Вы находитесь на странице: 1из 8

38 Exame

QUESTO 68

68) Com relao ao dcimo terceiro salrio, assinale a opo correta. A) Na dispensa com justa causa, cabe o pagamento do dcimo terceiro salrio proporcional ao empregado. B) O pagamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio dever ser feito entre fevereiro e novembro de cada ano, e o valor corresponder metade do salrio percebido no ms anterior, no estando o empregador obrigado a pagar o adiantamento, no mesmo ms, a todos os seus empregados. C) O empregador dever proceder ao adiantamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio no ms de novembro de cada ano e ao da segunda parcela, em dezembro. D) Todos os empregados devero receber o pagamento da primeira parcela do dcimo terceiro salrio no mesmo ms de cada ano, em face do princpio da igualdade.
QUESTO 69

69) Assinale a opo correta de acordo com o contrato individual de trabalho regido pela CLT. A) Um contrato de trabalho por prazo determinado de dois anos poder ser prorrogado uma nica vez, por igual perodo. B) No contrato mencionado, o contrato de experincia poder ser prorrogado uma nica vez, porm no poder exceder o prazo de noventa dias. C) O referido contrato somente poder ser acordado de forma expressa. D) exigida forma especial para a validade e eficcia do contrato em apreo, motivo pelo qual no permitida a forma verbal.
QUESTO 70

70) A respeito da proteo conferida ao menor trabalhador, assinale a opo correta. A) lcita a quitao advinda da resciso contratual firmada por empregado menor sem a assistncia do seu representante legal. B) Excepcionalmente, permitido o trabalho noturno de menores de 18 anos de idade, mas, em nenhuma hiptese, admitido o trabalho de menores de 16 anos de idade. C) No corre nenhum prazo prescricional contra os menores de 18 anos de idade. D) vedado ao menor empregado firmar recibos legais pelo pagamento dos salrios sem que esteja assistido pelos seus representantes.
QUESTO 72

72) Acerca da remunerao do trabalhador estipulada pela CLT e jurisprudncia do TST, assinale a opo correta. A) No integram a remunerao do trabalhador as gorjetas includas nas notas de servios e as oferecidas espontaneamente pelos clientes. B) O vale-refeio, fornecido por fora do contrato de trabalho, no tem carter salarial nem integra a remunerao do empregado para qualquer efeito legal. C) No se incluem nos salrios as ajudas de custo, assim como as dirias para viagem que no excedam cinquenta por cento do salrio percebido pelo empregado. D) No integram o salrio as comisses, percentagens, gratificaes ajustadas, dirias para viagens e abonos pagos pelo empregador.
QUESTO 73

73) Assinale a opo correta acerca do aviso prvio na CLT e em conformidade com o entendimento do TST. A) incabvel o aviso prvio nas rescises antecipadas dos contratos de experincia, mesmo ante a existncia de clusula assecuratria do direito recproco de resciso antes de expirado o termo ajustado.

B) O valor das horas extraordinrias habituais integra o aviso prvio indenizado. C) A falta de aviso prvio por parte do empregador d ao empregado o direito aos salrios correspondentes ao prazo do aviso, mas nem sempre garante a integrao desse perodo no seu tempo de servio. D) indevido o aviso prvio na despedida indireta.
QU ESTO 74

74) A respeito das Comisses de Conciliao Prvia, assinale a opo correta. A) O termo de conciliao considerado ttulo executivo judicial. B) vedada a dispensa dos representantes dos empregados membros das comisses em apreo at um ano aps o final do mandato, salvo se cometerem falta grave. C) obrigatria a instituio de tais comisses pelas empresas e sindicatos. D) As referidas comisses no interferem no curso do prazo prescricional.
QUESTO 75

75) No que concerne s convenes coletivas de trabalho, assinale a opo correta. A) No lcito estipular durao de validade superior a dois anos para a conveno coletiva de trabalho. B) facultada a celebrao verbal de acordo coletivo de trabalho, desde que presentes, ao menos, duas testemunhas. C) Acordo coletivo o negcio jurdico pelo qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais do trabalho. D) Para ter validade, a conveno coletiva de trabalho deve ser, obrigatoriamente, homologada pela autoridade competente. 37 Exame 73) Acerca de negociao coletiva de trabalho, assinale a opo correta. A) Conveno coletiva de trabalho o acordo de carter normativo no qual o sindicato de empregados estipula condies de trabalho aplicveis no mbito de uma ou mais empresas. B) Tanto o acordo coletivo de trabalho quanto a conveno coletiva de trabalho tm prazo de vigncia de, no mximo, dois anos. C) Acordo coletivo de trabalho o acordo de carter normativo em que dois ou mais sindicatos representativos de categorias econmicas e profissionais estipulam condies de trabalho aplicveis, no mbito das respectivas representaes, s relaes individuais de trabalho. D) A participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho no obrigatria. 74) Jurema foi contratada por Alice, em 10/5/2007, para prestar servio como domstica. Em 10/11/2008, ela foi dispensada sem justa causa e no lhe foi exigido o cumprimento do aviso prvio. No dia 20/11/2008, Alice pagou a Jurema as verbas rescisrias. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta acerca do pagamento das verbas rescisrias. A) A empregadora, Alice, est sujeita ao pagamento da multa equivalente a 50% do salrio de Jurema, dado o atraso no pagamento das verbas rescisrias. B) A empregadora, Alice, no est sujeita ao pagamento de multa pelo atraso no pagamento de verbas rescisrias. C) A empregadora, Alice, est sujeita ao pagamento da multa equivalente a um salrio mnimo, em decorrncia do atraso no pagamento das verbas rescisrias. D) A empregadora, Alice, est sujeita ao pagamento da multa equivalente a 20% do salrio de Jurema, em decorrncia do atraso no pagamento das verbas rescisrias.

QUESTO 75

75) No que concerne ao trabalho da mulher, assinale a opo correta. A) A empregada gestante tem direito licena-maternidade de 120 dias, sem prejuzo do emprego e do salrio, devendo, mediante atestado mdico, notificar o seu empregador da data do incio do afastamento do emprego, que poder ocorrer entre o 28. dia antes do parto e ocorrncia deste. B) As empresas que tenham em seus quadros mais de 100 empregados so obrigadas a contratar, no mnimo, 20 mulheres, em obedincia CF e legislao ordinria. C) Os estabelecimentos em que trabalharem pelo menos 25 mulheres com mais de 16 anos de idade so obrigados a dispor de local apropriado onde seja permitido s empregadas, no perodo da amamentao, deixar, sob vigilncia e assistncia, os seus filhos. D) Ao empregador vedado empregar mulher em servio que demande o emprego de fora muscular superior a 25 quilos para o trabalho contnuo, exceto quanto remoo de material feita por impulso ou trao de vagonetes sobre trilhos, de carros-de-mo ou quaisquer aparelhos mecnicos.
QUESTO 76

76) Assinale a opo correta com relao ao direito do trabalhador ao descanso remunerado. A) O empregado que prestar servio em domingo ou feriado ter sempre o direito de receber, em dobro, o pagamento do labor referente a tais dias. B) O empregador est obrigado a discriminar, no contracheque do empregado, o valor do pagamento inerente ao repouso semanal. C) devido o pagamento do repouso semanal remunerado a empregado que se ausentar do trabalho, por at 7 dias consecutivos, em virtude de casamento. D) Para fins de percepo do salrio-enfermidade e da remunerao do repouso semanal, na justificativa da ausncia do empregado motivada por doena, deve-se observar a ordem preferencial dos atestados mdicos estabelecida em lei. 77) Suponha que Paulo, contratado para trabalhar em uma usina, em 18/7/2004, exera suas atividades em sistema eltrico, tendo contato com sistema de alta potncia duas vezes por semana, em mdia, durante uma hora em cada uma dessas vezes. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Em decorrncia do contato com sistema de alta potncia, Paulo tem direito percepo do adicional de insalubridade. B) O adicional de periculosidade a que Paulo faz jus no pode, ante o princpio da proteo, ser fixado em percentual inferior ao legalmente estabelecido nem ser calculado proporcionalmente ao tempo de exposio do empregado ao risco, ainda que por meio de conveno coletiva de trabalho ou acordo coletivo de trabalho. C) O clculo do adicional de periculosidade devido a Paulo deve ser efetuado sobre a totalidade das parcelas de natureza salarial por ele recebidas. D) O adicional de periculosidade a que Paulo faz jus deve incidir apenas sobre o seu salrio bsico, e no sobre este acrescido de outros adicionais.
QU ESTO 78

78) Um empregado contratado em 25/5/2006 trabalhou, durante a primeira semana do ms de outubro de 2008, cumprindo jornada das 8 h s 17 h, com 30 minutos de intervalo. Em 20/10/2008, o empregado cumpriu jornada das 16 h s 23 h, com uma hora de intervalo, e, em 21/10/2008, reiniciou o labor s 8 h, laborando at as 17 h, tendo gozado de intervalo de uma hora. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Quanto primeira semana do ms de outubro de 2008, foi regular a jornada de trabalho cumprida.

B) Quanto ao labor em 20/10/2008 e em 21/10/2008, ao empregado devido o pagamento de horas extras em decorrncia de no ter sido observado o intervalo determinado por lei. C) Ao empregado no devido o pagamento de nenhuma hora extra quanto ao labor em 20/11/2008 e em 21/10/2008. D) Ao empregado devido o pagamento de somente uma hora extra, considerandose o labor entre 20/10/2008 e 21/10/2008.
QUESTO 79

79) Suponha que determinada empregada, admitida em 10/1/2007 para prestar servio como auxiliar de cozinha em um restaurante, tenha adotado, em 13/11/2008, uma criana nascida em 28/5/2006. Nessa situao, a empregada A) tem direito a gozo de licena maternidade por um perodo de 60 dias, desde que apresente o termo judicial que comprove a efetivao da adoo. B) tem direito a gozo de licena maternidade por um perodo de 120 dias, desde que apresente o termo judicial que comprove a efetivao da adoo. C) no tem direito a gozo de licena maternidade em decorrncia da idade da criana adotada. D) no tem direito a gozo de licena maternidade por no ser me biolgica da criana. 80) Suponha que os integrantes da categoria de empregados nas empresas de distribuio de energia eltrica, por meio de interferncia da entidade sindical que os representa, pretendam entrar em greve, em vista de no ter sido possvel a negociao acerca do reajuste salarial a ser concedido categoria. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) No assegurado a esses empregados o direito de greve. B) A atividade executada pelos integrantes dessa categoria profissional no se caracteriza como essencial. C) Frustrada a negociao, facultada a cessao coletiva do trabalho, sendo afastada a possibilidade de recursos via arbitral. D) Caso a ctegoria decida pela greve, a entidade sindical dever comunicar a deciso aos empregadores e aos usurios com antecedncia mnima de 72 horas da paralisao.
QUE STO 81

81) Manuel, contratado por uma empresa de comunicao visual, no dia 18/9/2005, para prestar servios como desenhista, foi dispensado sem justa causa em 3/11/2008. Inconformado com o valor que receberia a ttulo de adicional noturno, frias e horas extras, Manuel firmou, no dia 11/11/2008, acordo com a empresa perante a comisso de conciliao prvia, recebendo, na ocasio, mais R$ 927,00, alm do valor que a empresa pretendia pagar-lhe. A comisso de conciliao prvia ressalvou as horas extras. Considerando essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Manuel no poder reclamar na justia do trabalho nenhuma parcela, visto que o acordo ocorreu regularmente. B) Manuel pode postular na justia do trabalho o pagamento de horas extras, dada a ressalva apresentada pela comisso de conciliao prvia. C) A comisso de conciliao prvia no poderia firmar acordo parcial indicando ressalvas. D) O ttulo decorrente da homologao somente pode ser questionado perante a comisso de conciliao prvia.
QUESTO 82

82) Em 23/9/1993, Joana foi contratada para prestar servios como secretria. A partir de 7/10/1995, passou a desempenhar a funo de confiana de gerente administrativa, recebendo uma gratificao correspondente a 30% do salrio de secretria. Em 18/9/2006, Joana foi dispensada, sem justo motivo, da funo de

gerente, retornando s atividades de secretria e deixando de perceber o percentual inerente gratificao de funo. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. A) A empregada pode retornar ao cargo efetivo, sem o direito de receber o valor a ttulo de gratificao de funo, pois no mais se justifica tal pagamento. B) A empregada pode retornar ao cargo efetivo, devendo o empregador pagar-lhe, por pelo menos um ano, o valor correspondente a 50% do valor da gratificao de funo. C) Dado o tempo de exerccio na funo de confiana, a empregada somente pode ser dispensada do exerccio dessa funo por justo motivo. D) O empregador pode dispensar a empregada do exerccio da funo de confiana sem justo motivo, mas est obrigado a manter o pagamento do valor inerente gratificao. 36 EXAME 69) Se uma empresa de mdio porte publicar, em jornal de grande circulao, anncio oferecendo vagas para o cargo de secretrio executivo e a contratao de pessoas do sexo feminino estiver condicionada apresentao de documento mdico que ateste que a pretendente vaga no esteja em estado gestacional, nesse caso, a condio imposta no ato de contratao dever ser considerada A) improcedente, sendo possvel tornar-se regular mediante a concordncia expressa do respectivo sindicato da categoria profissional. B) procedente, visto que as funes do cargo oferecido no so compatveis com estado gestacional. C) procedente, dado que o poder de mando do empresrio possibilita tal exigncia para a contratao de pessoas do sexo feminino. D) improcedente, visto que representa um elemento limitador do acesso feminino ao mercado de trabalho. 70) A denominada aposentadoria por invalidez , em relao ao contrato de trabalho, causa de A) suspenso. B) interrupo. C) prorrogao. D) resciso.
QUE STO 71

71) Juarez, empregado da empresa Luz e Arte Ltda., sofreu uma queda em sua residncia, durante o gozo de descanso semanal remunerado. Em decorrncia do acidente, fraturou o tornozelo e precisou ficar afastado do trabalho por 28 dias. Nessa situao hipottica, os primeiros 15 dias de afastamento de Juarez so considerados A) interrupo do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pela previdncia social. B) interrupo do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador. C) suspenso do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pelo empregador. D) suspenso do contrato de trabalho, devendo ser remunerados pela previdncia social.
QUESTO 72

72) Antnio, contratado como vigilante noturno de uma instituio financeira, abandonou, em duas oportunidades distintas, sem justificativa, seu posto de trabalho, por cerca de 30 minutos, para resolver questes particulares, fato comprovado por testemunhas. Na situao hipottica apresentada, a atitude de Antnio, para fins de despedida por justa causa, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, considerada

A) abandono de emprego. B) ato de improbidade. C) ato de indisciplina ou de insubordinao. D) desdia no desempenho de suas funes. 73) A direo da empresa Vale Verde Ltda. divulgou, por meio de circular interna, a proibio de fumar nos ambientes fechados da empresa, tendo sido estabelecidos locais especficos para a prtica do tabagismo. Jorge, empregado da empresa Vale Verde Ltda., fumante h mais de 20 anos, descumpriu tal norma, e, por diversas vezes, foi flagrado fumando nos ambientes fechados da empresa, tendo sido, nessas ocasies, advertido pelo empregador. Considerando a situao hipottica acima e com base na legislao trabalhista, assinale a opo correta. A) A atitude de Jorge, que se caracteriza como incontinncia de conduta ou mau procedimento, constitui motivo de dispensa por justa causa. B) A atitude de Jorge no se caracteriza como desobedincia determinao do empregador dado o grau de dependncia em relao ao cigarro, j que ele fumante h mais de 20 anos. C) Como a atitude de Jorge no gera prejuzo para a empresa, mas apenas desconforto para seus colegas de trabalho, ele no pode ser punido por fumar em ambientes fechados da empresa. D) O ato de fumar nos ambientes fechados da empresa constitui motivo de despedida por justa causa por ato de indisciplina, uma vez que Jorge descumpriu uma ordem geral do empregador. 76) Anbal foi eleito membro do conselho fiscal do sindicato representativo de sua categoria profissional em 20 de maio de 2008. No dia 20 de agosto de 2008, Anbal foi demitido sem justa causa da empresa onde trabalhava. Segundo orientao do TST, nessa situao hipottica, a demisso de Anbal A) foi arbitrria, pois no houve nenhuma justificativa prvia ou inqurito capaz de provar justa causa para a demisso. B) foi regular, pois membro de conselho fiscal de sindicato no tem direito estabilidade provisria porquanto no representa ou atua na defesa de direitos da categoria respectiva, agindo somente na fiscalizao da gesto financeira do sindicato. C) foi irregular, pois Anbal gozava de estabilidade provisria desde sua eleio ao cargo de conselheiro fiscal do sindicato. D) somente seria regular se houvesse a extino da empresa.

78) Ciro trabalha como taxista para uma empresa que explora o servio de txi de um
municpio, sendo o automvel utilizado em servio por Ciro de propriedade da mencionada empresa. Em face da situao hipottica apresentada, de acordo com a legislao trabalhista, Ciro considerado A) empresrio. B) trabalhador avulso. C) trabalhador autnomo. D) empregado.
QUESTO 79

79) Pedro foi eleito para exercer o cargo de diretor da sociedade annima da qual j era empregado havia 12 anos. Segundo o estatuto da sociedade annima, o mandato de diretor era de 2 anos. Segundo orientao do TST, nessa situao hipottica, durante o perodo em que Pedro estiver exercendo o cargo de diretor, seu contrato de trabalho ficar A) rescindido.

B) interrompido. C) suspenso. D) prorrogado. 35 EXAME

69) Joo, motorista da Empresa de nibus Expresso Ltda., trabalhava na linha que
ligava dois municpios, em um mesmo estado, distantes 400 km um do outro. Findo o contrato de trabalho sem justa causa, Joo ingressou com reclamao trabalhista contra a empresa, pleiteando o pagamento de horas extras. A empresa juntou aos autos os relatrios dirios emitidos pelo tacgrafo do nibus, afirmando que tais relatrios comprovavam que Joo no laborava em jornada extraordinria. Considerando a situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. A) O tacgrafo, sem a existncia de outros elementos, no serve para controlar a jornada de trabalho do empregado que exerce jornada externa. B) O tacgrafo, por si s, um elemento capaz de demonstrar a jornada de trabalho, j que o espelho do tempo de durao da viagem, comprovando, assim, a jornada de trabalho. C) O tacgrafo no comprova jornada de trabalho em nenhuma hiptese, pois serve, apenas, para controlar a velocidade do nibus. D) O tacgrafo no serve como prova, pois no existe dispositivo na CLT que assim o classifique. 71) Francisco trabalhava na Empresa ABC Ltda., a qual, encerradas suas atividades, dispensou todos os seus empregados sem justa causa. Francisco resolveu, ento, ingressar com reclamao trabalhista para obter o pagamento do adicional de insalubridade. Com base na situao hipottica apresentada, assinale a opo correta. A) No possvel estabelecer condenao por adicional de insalubridade, visto que, com o encerramento das atividades da empresa, a realizao da percia torna-se invivel. B) Quando no for possvel a realizao da percia, por motivo de encerramento das atividades da empresa, o juiz pode utilizar-se de outros meios de prova para julgar o pedido de pagamento de adicional de insalubridade. C) Ocorrendo o encerramento das atividades da empresa, fica prejudicado o pedido de pagamento do adicional de insalubridade, pois fica descaracterizada a atividade em condies insalubres. D) Uma vez que trabalhou em condies insalubres durante todo o vnculo com a empresa, vindo a pleitear o pagamento do adicional somente aps a ruptura do contrato de trabalho, caracteriza-se a renncia tcita por parte de Francisco ao adicional. 72) Manuel foi contratado como trabalhador rural por uma empresa de pequeno porte, localizada em um municpio de 20.000 habitantes, na zona rural, e que beneficiava e distribua leite no mbito municipal. Manuel dirigia o caminho da empresa, fazendo a coleta de leite diretamente nas fazendas da regio e levando o produto at a empresa. Ao ser demitido sem justa causa, Manuel ingressou com reclamao trabalhista, pleiteando o seu enquadramento funcional como motorista e, no, como trabalhador rural. Com relao a essa situao hipottica, assinale a opo correta. A) Assiste razo a Manuel, visto que, tendo dirigido o caminho, a funo ficou caracterizada como motorista. B) Assiste razo a Manuel, pois trabalhador rural apenas aquele que exerce funes diretamente no campo.

C) No assiste razo a Manuel, pois considerado trabalhador rural o motorista que, trabalhando no mbito de empresa cuja atividade preponderantemente rural, no enfrenta o trnsito de estradas e cidades. D) No assiste razo a Manuel, visto que, desde a admisso, teve conhecimento prvio do trabalho e das condies de trabalho a que se sujeitaria. 79) Constitui direito aplicvel categoria dos empregados domsticos A) o seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntrio. B) o repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. C) a remunerao do trabalho noturno superior do diurno. D) o salrio-famlia. 80) No cabvel contrato de trabalho por prazo determinado em A) servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo. B) atividades empresariais de carter transitrio. C) contrato de empreitada. D) contrato de experincia.

Вам также может понравиться