Вы находитесь на странице: 1из 8

Colgio Contec

Karl Marx e o Comunismo

16-05-2012

Colgio Contec

Karl Marx e o Comunismo


Trabalho apresentado pelas alunas Alessandra Maria Ribeiro Lopes e Juliane Paula Silva da srie 1A do EM com auxilio da professora Carolina do Colgio Contec Unidade Vila Velha.

16-05-2012

Sumrio
Introduo...........................................................................................................1 Desenvolvimento.................................................................................................2 Concluso............................................................................................................4 Referencias Bibliogrficas...................................................................................5

Introduo
Karl Marx um dos pensadores mais privilegiados de todos os tempos. Ele pertence ao seleto grupo de homens que mudaram o mundo. Suas ideias modificaram a forma como vemos nossas relaes econmicas, sociais e culturais. Alm de mudarem nosso entendimento da histria da humanidade, elas tambm foram colocadas em prtica e ajudaram a construir uma nova histria. Durante o sculo 20, uma boa parte das propostas econmicas e polticas de Karl Marx foram implantadas em quase um tero do planeta. Ainda que no seguindo exatamente a receita risca, a Unio das Repblicas Socialistas Soviticas e pases da Europa Oriental viveram sob a chamada doutrina marxista por dezenas de anos. Mas a abolio da propriedade privada e das classes sociais em busca da justia social trouxe efeitos colaterais que parecem no ter sido previstos por Marx, como o totalitarismo, a estagnao econmica e a perda das liberdades individuais.

Desenvolvimento
Karl Heinrich Marx foi um intelectual e revolucionrio alemo, fundador da doutrina comunista moderna, que atuou como economista, filsofo, historiador, terico poltico e jornalista. Marx foi o segundo de nove filhos, de uma famlia de origem judaica de classe mdia da cidade de Trveris, na poca no Reino da Prssia. Durante a vida de Marx, suas ideias receberam pouca ateno de outros estudiosos. Talvez o maior interesse tenha se verificado na Rssia, onde, em 1872, foi publicada a primeira traduo do Tomo I d'O Capital. Na Alemanha, a teoria de Marx foi ignorada durante bastante tempo, at que em 1879 um alemo estudioso da Economia Poltica, Adolph Wagner, comentou o trabalho de Marx ao longo de uma obra intitulada Allgemeine oder theoretische Volkswirthschaftslehre. A partir de ento, os escritos de Marx comearam a atrair cada vez mais ateno. Nos primeiros anos aps a morte de Marx, sua teoria obteve crescente influncia intelectual e poltica sobre os movimentos operrios (ao final do sculo XIX, o principal locus de debate da teoria era o Partido SocialDemocrata alemo) e, em menor proporo, sobre os crculos acadmicos ligados s cincias humanas notadamente na Universidade de Viena e na Universidade de Roma, primeiras instituies acadmicas a oferecerem cursos voltados para o estudo de Marx. Marx foi herdeiro da filosofia alem, considerado ao lado de Kant e Hegel um de seus grandes representantes. Foi um dos maiores (para muitos, o maior) pensadores de todos os tempos, tendo uma produo terica com a extenso e densidade de um Aristteles, de quem era um admirador. Como filsofo, se posiciona muito mais numa supra-filosofia, em que "realizar" a filosofia antes "aboli-la", ou ao realiz-la, ela e a realidade se transformam na prxis, a unio entre teoria e prtica. A teoria marxista , substancialmente, uma crtica radical das sociedades capitalistas. Mas uma crtica que no se limita a teoria em si. Marx, alis, se posiciona contra qualquer separao drstica entre teoria e prtica, entre pensamento e realidade, porque essas dimenses so abstraes mentais (categorias analticas) que, no plano concreto, real, integram uma mesma totalidade complexa. O marxismo constitui-se como a concepo materialista da Histria, longe de qualquer tipo de determinismo, mas compreendendo a predominncia da materialidade sobre a ideia, sendo esta possvel somente com o desenvolvimento daquela, e a compreenso das coisas em seu movimento, em

sua inter-determinao, que a dialtica. Portanto, no possvel entender os conceitos marxianos como foras produtivas, capital, entre outros, sem levar em conta o processo histrico, pois no so conceitos abstratos e sim uma abstrao do real, tendo como pressuposto que o real movimento. Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a Histria, isto , suas relaes de produo e suas relaes sociais fundam todo processo de formao da humanidade. Esta compreenso e concepo do homem radicalmente revolucionrias em todos os sentidos, pois a partir dela que Marx ir identificar a alienao do trabalho como a alienao fundante das demais. E com esta base filosfica que Marx compreende todas as demais cincias, tendo sua compreenso do real influenciado cada dia mais a cincia por sua consistncia.

Concluso
Marx tinha seu pensamento voltado contra o regime capitalista, pois para ele esse sistema era falho, pelo simples fato de haver uma desigualdade no meio da sociedade, Marx entendia que para nivelar o patamar da sociedade o pas teria que sofrer uma grande mudana em diversas partes do setor econmico, mas isso poderia causar futuramente uma quebra no prprio sistema econmico do pas. Ainda que no dizia abertamente Marx achava que o socialismo era o que mais poderia contribuir em questo ao desenvolvimento social.

Referencias Bibliogrficas
http://pessoas.hsw.uol.com.br/ http://pt.wikipedia.org/ http://cienciaseconomicasuni9.blogspot.com.br/

Вам также может понравиться