Вы находитесь на странице: 1из 29

After Effects Canais RGB: so aqueles utilizados para a visualizao das cores Vermelho (R), Verde ( G) e Azul (B).

No sistema cor-luz, tambm chamado aditivo, a combinao (adio) de difere ntes intensidades destes canais resulta num certo conjunto de cores; Canal Alpha: o canal de transparncia de uma imagem, o quarto canal dentro do siste ma RGBA; Gamut: o conjunto de cores que um dado sistema pode gerar. Certas cores no podem s er reproduzidas utilizando o sistema cor-luz (RGB), mas podem ser geradas pelo s istema cor-pigmento (CMYK), tambm chamado subtrativo. E vice-versa. Abrangncia da representao das cores nos sistemas RGB e CMYK: Compresso de Vdeo: um vdeo pode ser armazenado em formato digital de forma comprimi da, o que diminui seu tamanho e facilita sua transmisso. Apesar de manter a mesma dimenso em tela, o tamanho em disco e a qualidade so muito diferentes, como podem os ver abaixo: Safe orte uma 90% Area (rea de Segurana): a rea til da frame que pode ser visualizada sem nenhum c num monitor de TV. Em geral, programas grficos permitem definir esta rea como porcentagem da tela. Considera-se, em geral, que esta rea seja equivalente a da frame.

Na ilustrao ao lado, a rea vermelha invisvel no monitor (invisible area), a amarela a ea segura para visualizao de ttulos (title safe), ou seja, nela os textos saem inte iros e sem distores nas bordas. A rea verde a segura para visualizar o filme em si (ac tion safe) Ao lado, temos um texto extrapolando a title safe area. Fonte: David Pogue, iMovie HD & iDVD 5: The Missing Manual. Sebastopol, Californ ia: Pogue Press/O'Reilly (2005): 186. Timecode: uma codificao atribuda a cada frame de um vdeo, que permite que a mesma sej a localizada precisamente dentro da linha de tempo. Em geral, o timecode utiliza do baseia-se no padro hour:minute:second:frame. A simples indicao do segundo em que a frame se encontra no seria suficiente, j que existem vrias frames por segundo; FPS: Frames per Second ou Frame Rate: o nmero de frames apresentadas por segundo num vdeo. Este nmero pode variar de acordo com a mdia final (Cinema = 24, TV PAL = 25, TV NTSC = 29.97) ; Aspect Ratio: a proporo entre a largura e a altura do vdeo. Para TV

convencional, utiliza-se 4x3, Widescreen requer a proporo 16x9 e Cinema utiliza 21 x9.

Adobe After Effects Parte 1 Conhecimentos Elementares Ativar e desativar panels e tabs Criar/Excluir/Resetar Workspace Workspace o conjunto de painis visveis em tela. Existem vrios prdefinidos; Voc pode criar sua prpria configurao de tela, contendo apenas os comandos que mais l he interessam. Para isto, utiliza a opo New Workspace. Para obter ajuda a respeito de algum comando especfico, basta digitar o seu nome no campo indicado abaixo e pressionar [Enter]. Com isto, o AfterEffectsrealizarum a consulta ao site da Adobe e apresentar o resultado numa tela do browser... Footage Item: consiste em cada elemento que ser utilizado na composio do filme fina l, podendo ser um vdeo, uma imagem, vetores, sons etc; Composio: a combinao dos footage itens mencionados anteriormente, com o objetivo de g erar um vdeo. Uma composio pode envolver mdias externas e recursos prprios do After E ffects.; Projeto: o arquivo do After Effects, cuja extenso AEP. Ele pode conter vrias composies . Em muitos casos, conveniente alterar a cor de fundo da composio, de forma que os el ementos vazados mostrem outra cor em seu canal alpha; Para isto, basta utilizar o menu Composition Background Color, ou ainda a tecla de atalho Ctrl+Shift+B.

1. Gerar vdeos brutos das animaes no Max; 2. Particionar os vdeos, separando os trechos em que sero necessrios efeitos especiais (voc pode renderizar por partes no Max ou usar um software de corte de vdeo); 3. Abrir um novo projeto no After Effects;

4. Criar pastas para organizar os dados a serem usados; 5. Criar uma ou mais composies vazias; 6. Configurar as propriedades de vdeo de cada composio; 7. Importar footage que sero utilizados (ex: os vdeos fragmentados do Max, imagens, s ons, vetores etc); 8. Acrescentar os footage s composies vazias, transformando-os em layers; 9. Ajustar as propriedades dos layers (3D, visibilidade, som etc); 10.Posicionar e dimensionar cada layer dentro da composio; 11.Organizar a linha do tempo de forma lgica; 12.Estabelecer keyframes em que ocorrero mudanas nas propriedades dos layers, gera ndo efeitos de animao como fade, aumento e diminuio de tamanho, rotao etc); 13.Aplicar efeitos complementares s propriedades dos layers; 14.Ajustar parmetros dos efeitos utilizando keyframes; 15.Renderizar a composio, gerando um vdeo de cada trecho; 16.Concatenar o vdeo gerado ao restante do material, utilizando um software mais simples, que suporte grande volume de dados, como o Adobe Premiere, por exemplo; 17.Renderizar o vdeo final; 18.Converter o vdeo digital para o formato do DVD e gravar a mdia. Abrir um novo projeto consiste simplesmente em criar um novo arquivo do After Ef fects, em branco , utilizando o comando File New New Project; Voc deve salvar o projeto com freqncia, evitando, assim, que o seu trabalho seja pe rdido por alguma falha do programa ou mesmo por falta de energia etc. Para isto, utilize o comando File Save... Ao criar um novo projeto, possvel ajustar alguns parmetros referentes s cores (Colo r Settings), visualizao das frames (Display Style) e freqncia do udio (Audio Settings ); Com relao s cores, pode-se definir, por exemplo, o nmero mximo disponvel para a aprese ntao grfica. A criao de pastas muito importante quando a quantidade de footages e/ou composies gra nde. Isto permite que as informaes sejam mais facilmente organizadas e localizadas ; Para criar uma nova pasta, clique com o boto direito do mouse sobre a regio indica da ao lado e escolha a opo New Folder. Em seguida, basta informar o nome da pasta.

Utilize a opo New Composition, depois configure as caractersticas do vdeo a ser gera do. Preset: neste campo voc pode escolher uma configurao padro de vdeo, como por exemplo NTSC, PAL ou mesmo HDTV; Se preferir, voc pode alterar as dimenses do vdeo nos campos Width e Height, criand o uma dimenso personalizada; Em Pixel Aspect Ratio voc deve determinar a largura do pixel em funo da altura. Esc olhendo a opo Square, o pixel ficar quadrado, se preferir a opo NTSC a largura ficar i gual a 0,91 vezes a altura; Frame Rate: nmero de frames por segundo. Para o padro NTSC, por questes tcnicas, est e valor 29,97; Resolution: escolha a opo Full para que a dimenso configurada seja gerada corretame nte; Duration: durao final do vdeo a ser gerado. A importao simples, voc pode trazer um ou mais arquivos de uma s vez, utilizando File ou Multiple Files; Utilizando a opo PNG Sequence da tela de importao, vrias imagens PNG podem ser usadas para gerar uma animao quadro a quadro com transparncia. So aceitos arquivos de diversos formatos, sendo vdeos, imagens e vetores. Para que um footage item seja utilizado pelo AfterEffectscomo uma camada, basta arrast-lo para a regio de camadas na tela principal. Isto far com que ele aparea com o uma linha na lista de layers, como vemos ao lado: Cada camada tem propriedades individuais. Abaixo esto relacionadas as mais elemen tares: Para definir a ordem de sobreposio das camadas na visualizao final, possvel seleciona r e arrastar, mudando a ordem na listagem, como podemos ver ao lado:

A ordem das camadas algo importantssimo tambm para efeito de aplicao de combinaes entr camadas (blending) possvel visualizar uma previso do resultado final do vdeo. Para isto, voc pode utili zar os comandos do painel Preview:

importante diferenciar Play/Pause ( ) e RAM Preview ( ). Na primeira, o vdeo executado sem a presena do som, enquanto na segunda o mesmo in cludo. Tambm possvel navegar frame por frame, visualizar a previso em Loop e em tela cheia . Em muitos casos, no necessrio utilizar o footage inteiro, ento o AE disponibiliza u m recurso bem simples para cortar apenas um trecho a ser apresentado, bastando cli car sobre as extremidades da faixa que representa a durao da camada na timeline e arrastar: Alm disto, o layer no precisa necessariamente aparecer logo no incio do vdeo, seu inc io pode ser deslocado para um determinado momento que seja mais adequado. Para i sto, clique no meio da barra que representa a durao da camada e arraste:

1. Selecione o layer na lista; 2. Posicione a agulha no ponto em que o layer deve ser dividido; 3. Pressione Ctrl + Shift + D. Duplicar um layer: este um procedimento bastante usual para a utilizao em conjunto com comandos de masks, choma key e efeitos. 1. Selecione o layer na lista; 2. Pressione Ctrl + D. Trocar a cor de fundo do vdeo: evita confuses na identificao de reas de transparncia. 1. Clique na rea de previso; 2.

Pressione Ctrl + Shift + B; 3. Selecione a cor desejada.

Work Area um recurso interessante quando voc est analisando apenas uma parte da ti meline. Este recurso permite que voc recorte um trecho de interesse e foque o seu t rabalho sobre ele. Para definir este trecho de interesse, basta arrastar as extr emidades da barra indicada a seguir: O interessante em se trabalhar com uma work rea que algumas operaes demoradas podem ser realizadas somente sobre ela. Por exemplo, quando voc faz uma RAM Preview, qu e a previso completa, com som, ela somente gerada sobre o trecho delimitado. Da me sma forma, possvel renderizar e gravar apenas o trecho da Work Area, utilizando o comando Composition Save RAM Preview, ou simplesmente Ctrl + Numpad 0. Outras possibilidades envolvendo a delimitao da work area so os recortes. Voc pode r ecortar a composio ou uma camada usando a Work Area como referncia. Para acionar as opes de recorte, basta clicar com o boto direito sobre a WA, como m ostra a imagem ao lado: a) Lift Work Area: corta a camada, eliminando a poro equivalente WorkAreae deixando um vazio; b) Extract Work Area: corta a camada, eliminando a poro equivalente Wor k Area, mas sem deixar um espao vazio; c) Trim Comp to Work Area: recorta toda a composio, deixando apenas a regio delimitada pela Work Area. Para ir a um ponto exato do vdeo, basta clicar no tempo indicado acima da lista d e layers e digitar o timecode desejado na caixa de dilogo que aparecer: Algumas teclas so extremamente teis para agilizar a navegao na timeline:

a) Page Down / Page Up: Avanar / retroceder 1 frame; b) Shift + Page Down / Shift + Page Up: Avanar / retroceder 1 segundo na timeline; c) Shift + Home: ir para o incio da timeline; d) Shift + End : ir para o fim da timeline. Alm das possibilidades mais comuns de ajustes dos layers, existem outras que perm item realizar ajustes menos comuns, algumas delas muito teis em trabalhos especfic os. Para acionar estas opes, clique com o boto direito do mouse sobre o cabealho da lista de layers e escolha Switches: Layer Tmido (Shy): marque os layers menos importantes como Shy, assim eles podero ser ocultados facilmente, bastando clicar na opo Shy da barra de ttulos dos layers;

Modo de gerao: controla a forma de renderizao de layers que consistem em composies int eiras (Comp Layers); Qualidade: indica a qualidade com que a camada ser apresentada na previso. Isto um recurso para poupar tempo de processamento durante a montagem do vdeo, mas a qual idade final independente desta configurao; Efeitos: liga/desliga de uma s vez todos os efeitos aplicados sobre a camada. Fun ciona como uma espcie de chave geral, que afeta todos os efeitos aplicados de uma s vez; Frame Blend: quando uma camada tem sua durao aumentada, esta opo melhora a transio, cr iando uma mistura entre a frame atual e a prxima (transio blend); Motion Blur: ativa a visualizao de motion blur ( borrar quando ocorre movimento) para os layers. Este um artifcio interessante para aumentar a sensao de movimento natura l, pois simula a forma de captao do olho humano; Adjustment Layer: ligando esta opo, estamos informando que a camada ser utilizada c omo um layer de ajustes, ou seja, todos os ajustes aplicados sobre ela afetaro ig ualmente as camadas que estiverem abaixo. possvel criar um layer especfico para es te tipo de operao, utilizando o comando Layer New Adjustment Layer; Layer 3D: os layers que estiverem com esta opo ativada podero ter um comportamento tridimensional, mesmo que sejam 2D. Deste modo, operaes como mover e rotacionar po dero ser feitas no apenas no plano XY, mas tambm considerando o eixo Z. Os blend modes definem a forma com que uma camada ir se misturar com as outras, ger ando uma srie de combinaes. o mesmo raciocnio empregado em softwares como o Photoshop , s que para imagens em movimento; Para configurar o Blend Mode de uma camada, basta escolher a opo desejada nesta co luna: Existem muitas possibilidades de combinaes entre layers, vamos fazer um overview d as principais, utilizando ilustraes para tornar mais evidentes as mudanas ocorridas .

Blend modes Camada de cima Camada de baixo Blend modes

Camada de cima Camada de baixo Blend modes Camada de cima Camada de baixo Blend modes Camada de cima Camada de baixo Para indicar que este comando foi 1. Selecione o layer na lista; usado, a barra do layer na timeline 2. Pressione Ctrl + Alt + R. aparecer com listras: Alterar o tempo de durao 1. Selecione o layer na lista; 2. Acione o comando Layer Time Time Stretch. 3. Em Stretch Factor, preencha a porcentagem que deseja aumentar ou reduzir. Por ex emplo, se digitar 50%, o layer ficar com metade do seu tempo de durao. Se digitar 2 00%, ficar com o dobro do tempo. 4. Opcionalmente, voc pode digitar diretamente o tempo de durao desejado em New Durati on e o programa calcular a porcentagem equivalente.

Time remapping uma tcnica que possibilita acelerar ou desacelerar trechos de um vd eo ao invs de fazer isto de maneira uniforme para o vdeo todo; Para permitir que este recurso seja utilizado, a primeira coisa a ser feita habilitar o modo Time Remapping para um layer: a) Selecione o layer desejado; b) Acesse o menu Layer Time Enable Time Remapping; c) Se preferir usar teclas de atalho, pressione Ctrl + Alt + T. Isto far com que uma nova propriedade seja disponibilizada para aquela camada: Ti me Remap; O prximo passo definir como o tempo ser alterado. Isto bastante simples:

a) Crie keyframes ao longo da timeline, nos momentos em que deseja que haja algu ma mudana de velocidade. Para isto, posicione a agulha no ponto e use esta opo: b) Em seguida, basta arrastar aquelas keyframes criadas para novas posies na linha do tempo. Desta forma, o trecho do vdeo que se iniciaria naquele ponto da linha de tempo adiado ou adiantado, gerando uma alterao na sua execuo. Quando uma alterao deste tipo feita, o nmero de frames por segundo (FPS) pode passa r a ser insuficiente para que as transies entre uma frame e outra fique suave . neces srio, ento, utilizar recursos complementares para que o programa minimize a percepo das frames separadamente. Esta tcnica conhecida como Frame Blending (mistura de frames).

Para ativar o recurso de Frame Blending num layer, basta escolher uma opo para est a coluna: A primeira opo chamada Frame Mix e a segunda se chama Pixel Motion. Veja a seguir a diferena entre elas:

a) Frame Mix: leva menos tempo para renderizar, mas uma opo mais simplificada, que basicamente faz a fuso entre a frame atual e a prxima. Pode ser interessante para aplicao em vdeos do tipo Stop Motion; b) Pixel Motion: demora mais para renderizar, mas gera resultados MUITO melhores para vdeos que tiveram sua velocidade drasticamente alterada. Ele calcula uma sri e de posies intermedirias para os pixels, individualmente. Abaixo encontra-se um exemplo da aplicao de blending do tipo Frame Mix entre duas c enas para tornar a transio mais suave: 1. Selecione o layer na lista; 2. Posicione a agulha no ponto em que o layer deve ser congelado; 3. Acione o comando Layer Time Freeze Time.

Ajustar a resoluo da previso Para ajustar a resoluo da previso como um todo, voc deve utilizar as opes disponveis na parte de baixo da regio de previso: Ver canais RGBA separados Isto possvel atravs destas opes da parte de baixo da regio de previso:

Muitas vezes interessante capturar um determinado momento da previso para, poster

iormente, compar-lo com outro, ou mesmo com aquele mesmo instante, aps aplicar alg uma alterao. Os comandos que executam este tipo de operao ficam na parte inferior da regio de previso e so os seguintes: Ao pressionar o boto da cmera, estar capturando a imagem atualmente apresentada na previso; Para rever a imagem capturada a qualquer momento, pressione e segure o cone da pes soa . A imagem capturada somente ser mostrada durante o tempo em que voc mantiver es te cone clicado.

Para poupar tempo ao visualizar o projeto e ao mesmo tempo focar seus esforos num a parte da composio, possvel isolar uma rea, uma parte da regio de previso, utilizando o comando Region of Interest. Ela se encontra no cone abaixo, disponvel na barra d a previso: Em seguida, abra um retngulo delimitando a regio de interesse. O restante da compo sio ser suprimido da tela; Este boto poder ser pressionado novamente a qualquer momento para que toda a compo sio seja mostrada novamente. Da mesma forma que em outros programas, como o Corel e o AutoCAD, possvel criar r eferncias que facilitam o posicionamento dos layers na rea grfica; possvel deixar visvel a rgua, eixos para alinhamento e acionar uma grade (grid), ut ilizando opes do menu View ou mesmo pelas opes disponveis na rea de previso

A opo Title/Action Safe apresenta bordas indicando a rea de segurana para ttulos e vde . Procure conter seu vdeo dentro da rea de segurana do vdeo. Keyframe um momento no tempo, mais especificamente uma frame, em que alguma muda na ocorre na animao. Esta mudana pode afetar qualquer propriedade de uma camada ou d os efeitos aplicados sobre ela; As propriedades mais comuns de uma camada so: anchor point, position, scale, rota tion, opacity e audio levels (caso tenha som): Para ajustar o valor de uma propriedade qualquer de uma camada ou de um efeito a plicado sobre a mesma, basta proceder da seguinte maneira:

a) Localize a propriedade nos detalhes da camada; b) Posicione a agulha no comeo da execuo da camada;

c) Ajuste o valor inicial da propriedade; d) Acione o stopwatch; e) Posicione a agulha num momento qualquer da linha do tempo; f) Altere o valor da propriedade para como deve ficar naquele momento do tempo; g) Repita os dois ltimos passos para outros momentos no tempo; h) Faa o mes mo com outras propriedades, o resultado da animao ser a combinao das modificaes. Como j vimos, possvel alterar a posio de uma camada, criando keyframes na timeline qu e indicaro os momentos em que a mudana dever ocorrer; Dizemos que o momento imediatamente antes da keyframe o IN, ou seja, a entrada, e o momento imediatamente depois dela OUT, ou seja, sada ; Quando o AE gera o movimento de transio entre uma posio e outra, este pode ser mais ou menos natural, dependendo dos tipos de keyframes envolvidas; Para acessar as configuraes possveis das keyframes, selecione uma ou mais keyframes e pressione o boto direito do mouse. No prximo slide encontram-se as principais c onfiguraes possveis. O cone que indica a keyframe muda de acordo com seu tipo. (Linear; Bezier e Continuous Bezier; Auto Bezier e Hold) a) Keyframe Interpolation Temporal: afeta a velocidade da mudana ao e acelerao); Linear (constante) ou Bezier (com desaceler

Spatial: afeta a forma do caminho que liga uma keyframe a outra (reto ou em curv a). b) Keyframe Velocity: permite que sejam informadas manualmente a velocidade de e ntrada e de sada na keyframe. Permite, tambm, informar uma margem de influncia, que determina o quanto antes a velocidade comea a diminuir e quanto depois ela demor a para ser retomada; c) Keyframe Assistant: permite a reduo radical da velocidade na aproximao da keyframe. As opes disponveis so: Easy Ease: grande reduo na chegada e na sada; Easy Ease In: grande reduo da velocidade na entrada; Easy Ease Out: grande reduo da velocidade na sada.

Depois que uma camada criada, ela pode receber alteraes por meio de efeitos especia is. Estas alteraes podem ser desde ajustes na sua colorao, transies, mudanas no som, a a insero de elementos inexistentes, como raios, esferas de energia etc. Os efeitos aplicados se acumulam, o que pode resultar em infinitas combinaes intere ssantes. O procedimento bsico para a insero de um efeito sobre uma camada sempre o m esmo: a) V at o painel Effects & Presets e escolha o efeito desejado dentro de uma das categorias disponveis; b) Arraste e solte sobre o nome da camada ou sobre su a imagem na previso da animao. Isto far com que ele aparea como uma nova propriedade daquele layer; c) Ajuste os parmetros do efeito e suas mudanas nas keyframes, animando-o se achar necessrio. Uma dica importante: depois que se familiarizar com os nomes dos efeitos, voc pod er localiz-los mais rapidamente, bastando para isto digitar parte do nome no campo de pesquisa, que fica na parte superior do painel Effects & Presets: So muitos os pacotes de efeitos complementares disponveis na internet, a imensa ma ioria deles vendidos separadamente, j que so produzidos por empresas independentes . Estes pacotes vo sendo incorporados ao AfterEffectsde acordo com sua popularidade , mas isto somente ocorre nas mudanas de verso, quando a Adobe adquire os direitos sobre eles ou desenvolve solues equivalentes.

aplicam a vdeos e no a imagens estticas. Select: permite que voc clique sobre os objetos inseridos na composio, selecionando -os para que sejam alvo dos prximos comandos. Faz aparecer pontos de controle que permitem ajustes, como a escala, por exemplo; Pan: puxa a composio toda para os lados, sem alterar o zoom ou mover os objetos in dividualmente; Zoom: amplia ou diminui a visualizao da composio na tela de previso; Rotate: rotaciona os objetos selecionados; Camera: apresenta ferramentas que permitem rotacionar ou deslocar o ponto de vis ta de uma cmera (veremos mais sobre a criao de cmeras posteriormente); Pan Behind: permite que voc aplique um pan posio das Masks criadas para recort-la; sobre uma camada especfica, sem alterar a

Shapes: desenha figuras geomtricas regulares, que podem ser utilizadas para gerar mscaras ou novos elementos grficos na composio; Pen: permite a gerao de figuras geomtricas irregulares, contendo cantos vivos ou ar

redondamentos nos vrtices. muito til na criao de mscaras com o intuito de recortar al guma regio especfica; Text: comandos para criao de textos; Brush: permite pintar sobre uma camada. Para utilizar este comando, voc deve clicar duas vezes sobre a camada, entrando na edio dela. A pintura pode ser de 4 modos: a) b) c) d) Constant: aparece de uma vez e fica sempre visvel; Write On: gerada de forma animada e fica sempre visvel; Single Frame: dura apenas uma frame; Custom: voc define quantas frames a pintura vai durar.

Clone Stamp: funciona de forma idntica ferramenta clone do Photoshop, ou seja, co pia o contedo de uma parte para outra, substituindo-o. A diferena que a regio copiad a e a que recebe a cpia podem no ficar estticas, j que podem ser perfeitamente um vde o; Erase: apaga uma rea selecionada, fazendo-a ficar totalmente vazada, transparente ; Puppet Pin: permite a insero de pontos de controle sobre os objetos, o que resulta numa malha triangulada, que permite a animao mesmo de imagens estticas. Mais adian te discutiremos este recurso interessantssimo em maiores detalhes. Quando voc cria um texto, o AfterEffectsgera automaticamente uma nova camada; Isto pode ser feito basicamente de duas maneiras: atravs da ferramenta de textos da barra de comandos superior ou utilizando o comando Layer New Text... Automaticamente ao acionar um desses comandos, surgem os painis relacionados, que so Paragraph e Character;

Paragraph um painel em que possvel configurar o alinhamento do texto dentro do pa rgrafo que ser escrito (direita, esquerda, centro...); Character apresenta opes de configurao do texto em si, seu tamanho, espaamento entre caracteres, fonte, cores de contorno e preenchimento etc; O prximo slide tem indicaes das funes de cada regio dos painis mencionados. Criao de textos

Como j foi dito, ao criar um novo texto, cria-se tambm uma camada. Esta possui pro

priedades especficas: Em Animate, h uma srie de atributos que podem ser ativados para serem animados. Vale a pena explorar;

Source Text permite alterar o contedo do texto; Em Path voc pode escolher uma mask e fazer o texto seguir seu contorno. Obviament e voc tem que definir uma mask para o texto antes disto. Esta ferramenta possibilita animar objetos como se fossem marionetes, mesmo que eles tenham uma estrutura fixa;

O primeiro passo pregar tachinhas

nos pontos-chave para

o movimento, o que far o programa criar uma malha interpolada, uma triangulao que possibilitar dar movimento mesmo a objetos estticos:

Para visualizar a malha triangular que gerada para possibilitar o movimento, bast a ligar a opo Show, indicada a seguir: Expansion determina quanto a malha vai extrapolar os limites do personagem.

Depois de indicadas as posies das tachinhas, basta posicionar a agulha nas posies de sejadas ao longo da linha do tempo e arrastar cada tachinha para a posio desejada. A malha triangular se altera e a imagem acompanha proporcionalmente o movimento : Depois de realizadas todas as montagens necessrias, sobreposies de camadas, aplicao d e efeitos, ajustes em keyframes etc, necessrio gerar o vdeo de forma definitiva, c ombinando todas estas caractersticas para obteno do resultado final. Esse processo d enominado Renderizao do vdeo; O AfterEffectspermite que voc monte uma fila de trabalho, em que vrias composies pod em ser renderizadas numa certa ordem, em diferentes formatos e resolues. Para adic ionar um trabalho fila, faa o seguinte:

a) Acione o comando Composition Make Movie; b) V at a fila de render, que fica na aba Render Queue, no mesmo painel da lista de layers e ajuste os parmetros do Seguem alguns ajustes que podem ser feitos: Local de gravaoFormato do vdeo do arquivo gerado Depois que todos os trabalhos forem escalados na fila, voc poder utilizar o boto Re nder para que o trabalho de processamento seja iniciado: Em relao qualidade do vdeo a ser gerado, em alguns formatos, como o WMV por exemplo , necessrio editar em Output Module, os ajustes para Bitrate, aumentando a taxa mx ima de dados por segundo (Maximum Bitrate) e a qualidade da Imagem (Image Qualit y); Em Render Settings existem outras configuraes referentes qualidade do vdeo gerado. Em alguns formatos, a opo Audio Output vem desativada; Na fila de renderizao, clique em Output Module e faa os ajustes indicados na tela a o lado: Para ver previso com som, use o RAM Preview (Numlock 0): O AE no um software adequado para trabalhar com grande volume de dados, portanto v oc deve utiliz-lo prioritariamente para trabalhar cenas curtas, que exijam efeitos de algum tipo; O resultado final do trabalho ser um conjunto de fragmentos de vdeos, que necessit aro ser reunidos num nico vdeo final. Este processo se chama concatenao; Para concatenar vdeos, interessante que seja utilizado um aplicativo mais robusto , que tenha estabilidade para lidar com grandes quantidades de dados sem sofrer nenhuma pane indesejada. Um programa bastante confivel para esta aplicao o Adobe Pre miere, cujo funcionamento extremamente simples e intuitivo. Com o tempo, voc ver q ue muitos efeitos simples podero ser aplicados diretamente no Premiere, dispensan do o AE.

Apesar de muitos aparelhos de DVD modernos aceitarem a leitura direta de arquivo s digitais, preciso pensar em termos de ampla compatibilidade no momento da distr ibuio de um vdeo. Recomenda-se, portanto, que vdeos destinados execuo em aparelhos de DVD sejam criados no formato especfico para este fim; Existem diversos programas que realizam a converso de vdeos digitais para DVD, ent re eles o CXtoDVD e o Nero, que, inclusive, criam interfaces de menu bastante in tuitivas; Caso seja necessrio utilizar parte de um DVD existente na nova composio, existem ta

mbm aplicativos que convertem a mdia DVD para formatos digitais como AVI, WMV e RM VW, entre eles o WinAVI; Teste o DVD gerado no maior nmero de aparelhos possvel antes de iniciar a distribu io em massa. O After pode utilizar arquivos que venham de outras aplicaes, no apenas como footag e itens, mas tambm como referncia para o projeto como um todo. Por exemplo, possvel importar toda a estrutura de um projeto do Premiere. Tambm existe a possibilidade de exportar o projeto para outros formatos. Para isto, voc deve utilizar os coma ndos de Import e Export, que ficam no menu File:

Adobe

After Effects Parte 2 Conhecimentos Avanados Animation Presets Backgrounds: Fundos de tela animados, alguns deles bastante teis para recorte uti lizando masks, gerando efeitos como nuvens (Fog Lights) e fenmenos microscpicos e macroscpicos naturais (Magma, Infection, Indiggestion, Germs etc); Behaviors: Animaes da tela em geral, como transies fade, rotaes (Rotate Over Time), ro lagens (Autoscroll), oscilaes (Wiggle), deslocamentos (Drift Over Time) etc; Image -Creative: Alteraes nas caractersticas da imagem, como sua colorao (Colorize, Spia, Grayscale), iluminao (Bloom) e formato (Dimensions, Inset);

Image -Special Effects: Alteraes nas caractersticas da imagem pela aplicao de efeios especiais como TV com problemas (Bad TV), viso noturna (Night Vision); Image Utilities: Espelhamento horizontal (Flop), vertical (Flip), inverso de cana l alpha (Invert Alpha), correo de cores (Levels);

Shapes: Insero de elementos como fundos (Backgrounds), objetos (Elements) e animaes adicionais (Sprites) que podem ser integradas cena. Tudo com base em figuras geo mtricas (Shapes); Sound Effects: insero de efeitos sonoros diversos no vdeo, acompanhando toda a sua execuo, especialmente os associados a telefonemas (Dialtone-US, Busy etc);

Synthetics: elementos sintticos animados, geralmente baseados em animaes randmicas, como raios (Lightning) e simulaes de elementos naturais (Cells);

Text: animaes gerais de textos;

pela indicao de suas coordenadas X, Y e Z; Transitions Dissolves: transies que dissolvem a tela; CENTER SPIRAL Transitions Movements: transies atravs da movimentao fragmentada da tela;

Transitions Wipes: transies do tipo descobrir partes da tela;

3D Channel Aplicaes para ambientes de composio tridimensionais que sero apresentadas mais detalhadamente num momento posterior. Audio Este grupo no insere nenhum som novo, mas altera as caractersticas do som existente no prprio elemento sobre o qual se aplica, criando diversos efeitos, co mo a reverberao (Reverb), que causa a impresso de que o ambiente maior, ajustes na distribuio do som pelas caixas (Stereo), modulao (Modul ator), inverter o som (Backwards) etc. Blur & Sharpen Ajusta a nitidez dos elementos, permitindo aumentar a sensao do movimento e a sua continuidade borrando as transies de diversas formas (radiais, lineares, p or deteco de contornos etc).

Channels Ajusta os canais de cores, resultando em efeitos sobre a camada, como a troca de colorao (Shift), inverso negativa (Invert) etc. Color Correction Neste grupo encontram-se as principais ferramentas para correo de cores da s camadas, fazendo com que elas fiquem em perfeita sintonia com as demais numa c omposio. Distort Como o prprio nome diz, composto de ferramentas que distorcem a camada, aplicando efeitos como o de lentes (CC Lens), mudanas de pginas (CC Page Turn) etc.

Expression Controls Permite criar controles de expresses como ngulos e cores que podem ser apl icados a vrias camadas de uma s vez, como um painel de controle. Estes controles d evem ser associados a um layer nulo. Generate Cria elementos como raios (Advanced Ligthning), feixes de laser (Beam), ondas e barras de som (Audio Spectrum e Waveform), brilhos pontuais (CC Light Ra ys), feixes de raios a um determinado ngulo (CC Light Sweep), clulas (Cell Pattern ), fractais (Fractal) etc. Keying Remoo de cores para aplicar efeitos de transparncia pela tcnica conhecida co mo Chroma Key (Color Key, KeyLight, Linear Color Key), remoo de uma faixa de absoro (Extract, Spill Suppressor) ou luminosidade (Luma Key). Matte Consitem em efeitos que recobrem reas com pixels falhos , ou seja, em branco ou transparentes, numa vizinhana de pixels coloridos. Noise & Grain Interferem na apresentao dos pixels, pois geram rudos e granulao da imagem (A dd Noise, Dust & Scratches, Median, Noise) e criam elementos que podem ser combi nados por blending mode com a camada (Fractal Noise). Obsolete Efeitos que foram substitudos por algoritmos mais eficientes, mas que for am mantidos nesta verso por compatibilidade. Provavelmente sero excludos nas verses posteriores do software (Basic 3D, Basic Text, Lightning e Path Text). Paint Pintura geral (Paint) ou quadro a quadro (Vector Paint). Perspective Distoro da imagem simulando seu mapeamento em geometrias tridimensionais ( CC Cylinder, CC Sphere), iluminao (CC Spotlight), sombreamento (Drop Shadow, Radia

l Shadow), molduras (Bevel Edges). Simulation Utilizando a camada como fundo, simula efeitos como bolhas (CC Bubble), gotas caindo sobre lquido (CC Drizzle), Mercrio (CC Mr. Mercury), sistemas de partc ulas (CC Particle Systems) que podem inclusive serem utilizados para simulao de fo go, partculas 3D (CC Particle World), Chuva (CC Rain), granulao (CC Scatterize), Ne ve (CC Snow) etc.

Stylize Aplicar filtros artsticos sobre as imagens, como simulao de pinceladas (Bru sh Strokes), vidro (CC Glass), caleidoscpios (CC Kaleida), desenhos (Cartoon), fi lme queimado (CC Burn Film), apresentao lado a lado com suavizao de bordas (CC RepeT ile), identificao e isolamento de limites e limiares (CC Threshold), efeito fantasm a (Color Emboss), relevo com ou sem blend (Emboss), deteco de arestas (Find Edges), exagero do brilho (Glow), mosaicos (Mosaic), alterao das bordas para rsticas (Roug hen Edges), jateamento (Scatter), luz estroboscpica (Strobe Light), texturizao com base em outro layer (Texturize) Synthetic Aperture Preset que faz alteraes avanadas nas cores. Exige registro, por isso no ser a bordado. BRUSH STROKES Text Insero de textos representando nmeros diversos como datas e valores fixos ( Numbers) e tempos de execuo (Timecode). Time Ajustes associados linha do tempo, nos quais as camadas podem ser borrad as (CC Time Blend), posterizadas a um dado intervalo de frames (Posterize Time), ter sua velocidade de execuo alterada (Time Warp) etc. Transition Transies diversas que possibilitam o desaparecimento gradual da camada par a dar lugar que se situa imediatamente abaixo. Utility Ferramentas auxiliares, que permitem converso entre perfis de cores e out ras operaes bastante especficas. O procedimento de Track Motion aquele no qual a posio, rotao ou escala de uma camada na animao fica atrelado ao movimento de uma regio de pixels do vdeo; Por exemplo, suponha que voc tenha criado uma camada com um texto sobre um vdeo e deseja que este texto se movimente automaticamente quando uma parte do vdeo se mo vimentar. Seria muito trabalhoso acompanhar o movimento do vdeo cena por cena e i r ajustando sua posio para que esta fique em sintonia. Esta uma situao que exige o us o de tracking; Um dos grandes problemas na utilizao desta tcnica justamente escolher os pixels a s erem seguidos. Eles devem estar presentes na tela o tempo todo para que o softwa re consiga fazer o mapeamento automtico;

Como resultado do tracking, so geradas keyframes. 1. Crie uma camada com um vdeo e outra com um objeto que dever ficar atrelado aos pix els. Por exemplo, um vdeo de uma pessoa falando e movimentando levemente o rosto e outro contendo um texto; 2. Selecione o layer do vdeo, clique com o boto direito e escolha Track Motion. Com i sto, aparecero dois retngulos para que voc indique a regio de pixels a ser seguida; 3. Mova os retngulos sobre uma rea que tenha pixels que se destaquem dos demais pelo seu contraste; 4. Redimensione os retngulos para que o interno enquadre os pixels de interesse e o maior demarque uma regio de vizinhana. Cuidado: no faa uma regio de vizinhana muito pequena, pois o programa poder perder o foco de vista; 5. No painel de controle Tracker, possvel solicitar ao programa o que dever ser rastre ado : position, rotation e/ou scale. Se for escolhida a opo Rotation, por exemplo, o prprio programa criar outro Track Point para ter referncia de rotao. No caso de Posi tion, apenas um ponto sufuciente; 6. Clicando em [Edit Target...] voc poder selecionar a camada do objeto que dever acom panhar o movimento do pixel, no caso a camada do texto; 7. Em Analyze, clique na seta de Play para ver se o rastreamento dos pixels est sendo realizado adequadamente; 8. Finalmente, clique em [Apply] para criar as Keyframes. Voc poder fazer ajustes finos na movimentao, mas o grosso j foi feito. Se voc no quiser associar o tracking diretamente ao layer que ser movimentado, por exemplo por querer que o mesmo afete vrios layers e no apenas um, possvel contornar este problema, criando uma camada de objeto nulo (Menu Layer Null Object) e ass ociando o tracking a ela. Em seguida, basta criar parentesco com todas as camada s que deseja linkar: Em muitos casos, ocorrem trepidaes indesejadas no momento da filmagem, o que resul ta num vdeo tremido , com aparncia amadora; Para corrigir este problema, o After Effects disponibiliza um recurso bastante i

nteressante, chamado Stabilize Motion, que, como o prprio nome diz, estabiliza o movimento da cmera, tornando-o mais uniforme; Seu funcionamento muito parecido com o Track Motion, inclusive utilizado o mesmo painel de controle. A diferena que, ao invs de rastrear o movimento dos pontos, o p rograma movimenta todo o vdeo o quanto for necessrio para que os pontos indicados fi quem estveis; Para acionar o comando Stabilize Motion, selecione a camada a ser estabilizada e use a opo Stabilize Motion do menu superior Animation. Para estabilizar o vdeo, o AfterEffectsexige que pelo menos um ponto seja informa do. Da mesma forma que ocorre no comando de Track, o ponto precisa estar localiz ado numa regio em que haja forte contraste, que evidencie uma regio de pixels; O ponto informado fica sempre na mesma posio e os demais ficam livres para trepidao, ento em muitos casos mais interessante indicar mais que um ponto, de modo que o programa passa a procurar uma soluo que deixe os dois pontos estveis, o que gera um resultado mais interessante; Clicando em Rotation, aparece um segundo ponto e o programa tenta estabilizar a rotao entre ele e o primeiro; Para estabilizar a posio por dois pontos, clique em Rotation, que gera um segundo ponto e, em seguida, volte a deixar apenas Position marcada. Depois posicione os dois pontos normalmente. Mscaras so recortes realizados sobre uma camada, deixando-a apenas parcialmente vi svel; As regies escondidas pelas mscaras so apresentadas como canal alpha, ou seja, como tr ansparncia; Por exemplo, suponha que voc queira inserir uma imagem JPG de um aparelho de TV n uma cena, fazendo aparecer em sua tela um vdeo qualquer, em movimento. Uma altern ativa seria eliminar por mscara a tela da TV, deixando visvel a camada que estiver logo abaixo dela, que pode ser o vdeo; Uma mscara pode ser gerada a partir de um recorte irregular, utilizando a ferrame nta Pen ou a partir de figuras geomtricas regulares, comandos disponveis na barra superior: Podemos chamar de Shapes as figuras geomtricas que no so utilizadas para recortes e sim para gerar reas opacas, como mostram os exemplos a seguir: Para gerar uma Shape, voc deve criar uma camada especial para isto (Menu Layer Ne w Shape Layer e utilizar os mesmos comandos de gerao de mscaras.

Outra forma de gerar um objeto slido criar uma camada que preencha a tela toda com uma cor e recort-la com uma mscara. Este tipo de camada gerada atravs dos do menu La yer New Solid. Muitas vezes, necessrio criar mscaras animadas, aquelas que acompanham o movimento do vdeo. Para isto, seria necessrio condicionar o movimento da mscara a um track p oint, o que s diretamente possvel por meio de scripts; Para contornar este problema, voc pode fazer isto:

1. Crie um layer shape ou solid no formato e posio da mask; 2. Associe um tracking a este layer, fazendo-o se movimentar acompanhando os pixels desejados; 3. Na camada que deseja recortar, crie uma mscara vazia, clicando com o boto direito sobre o seu nome e escolhendo a opo Mask New Mask; 4. Escolha a opo indicada abaixo:

Chroma Key uma tcnica na qual uma cor presente na imagem passa constituir o canal alfa num vdeo (transparncia). Em geral, esta cor azul ou verde. Azul geralmente esc olhido por ser uma cor complementar pele humana, evitando confuso, mas o verde ta mbm interessante, j que as cmeras digitais captam esta cor com maior eficincia e ela demanda menor iluminao. Existem softwares especializados na execuo deste tipo de trabalho, mas o After Effects possui ferramentas que realizam relativamente bem esta tarefa. A lgumas orientaes so fundamentais para que se tenha sucesso neste tipo de trabalho, a comear pela produo do vdeo bruto. Faa a gravao do vdeo com fundo em cor caracterstica geralmente verde ou azul, dependen do do que ficar em foco na cena. Evidentemente, voc deve evitar que o alvo da gravao possua cores prximas do fundo, caso contrrio estas podero sofrer int erferncias; A cor deve ser o mais uniforme possvel, para que a mesma possa ser substituda pela tcnica aqui descrita, dando lugar a um fundo transparente;

Evite sombras desnecessrias, ento procure posicionar o alvo da filmagem a uma distn cia razovel do fundo, de modo que sua sombra no afete a colorao da parte posterior. Veja um exemplo desta situao no prximo slide.

FONTE: http://pinnaclestudio.helpmax.net/p t/edicao-de-duas-trilhas-comstudio-plus/a-fer ramenta-chromakey/ Na verdade, para minimizar esta situao, o ideal que voc utilize o sistema de iluminao de 3 pontos, enfatizando a contraluz para que o recorte fique mais fcil na ps-produo; FONTE: http://www.fazendovideo.com.br/vtluz2.asp O fundo utilizado deve ter o maior contraste possvel em relao s cores presentes nos alvos da filmagens e deve ter uma superfcie difusa, evitando reflexos concentrado s. Se possvel, evite a presena de cores de mesma matiz no alvo; O vdeo deve ter boa resoluo, caso contrrio o trabalho de recorte da regio em que se e ncontra o personagem pode ser severamente prejudicado; Os parmetros de Chroma configurados para um ngulo de apresentao do personagem geralm ente so totalmente diferentes, portanto fragmente o vdeo de acordo com os diferent es pontos de vista necessrios; Para evitar preocupaes desnecessrias com reas mais escuras, realize

o recorte do excesso, a rea totalmente intil do vdeo, utilizando mscaras;

Quando voc aplica Chroma Key sobre um vdeo, na verdade est gerando uma mscar a dinmica, ou seja, uma mscara que muda com o decorrer do vdeo, acompanhando a cor escolhida para o recorte . O problema que esta cor no uniforme por causa da iluminao i regular; No limite entre a cor a ser removida e o personagem, existe uma regio problemtica, pois h um conjunto de pixels de transio que, se removidos, podem resultar em serri lhado ou mesmo afetar de forma importante a imagem do personagem. Por este motiv o, interessante que voc faa um tratamento prvio no vdeo, procurando evidenciar as di ferenas entre as cores. Isto pode ser feito utilizando os comandos do grupo Color Correction do painel Effects & Presets. Os comandos, em muitos casos, se compor tam de forma bastante semelhante com os do Photoshop. Aplique o Efeito Keylight, que fica no grupo Keying de Effects & Presets. Esta a penas uma das possibilidades, mas vem se apresentando como a mais eficiente para a maioria das situaes. Escolha a cor do fundo como a que dever ser removida. Procure usar o conta-gotas para selecionar uma amostra bem prxima do personagem. Isto resultar na remoo ara analisar a qualidade desta remoo, temos os seguintes recursos:

da cor. P

Utilizando a opo Screen Matte, possvel ver em preto as regies que ficaro com transpar cia e em branco as regies em que a cor original do vdeo ser utilizada; Utilizando Final Result, vemos como ficar o resultado final do Chroma. A transparn cia pode ser visualizada como uma malha xadrez; Utilizando Final Result, vemos como ficar o resultado final do Chroma. Se preferi r visualizar o fundo da tela como uma grade de transparncia (Transparency Grid) a o invs da cor do fundo, que pode causar enganos, voc tem a possibilidade de ligar a opo destacada na imagem que segue. Esta opo fica localizada logo abaixo do painel de previso:

Utilizando Source, vemos como o vdeo original, assim podemos analisar se houve alg uma perda de informao nas bordas ou dentro da rea de interesse. Tambm podemos retorn ar sempre ao vdeo original para checar eventuais mudanas na colorao interna; No modo Screen Matte, se o fundo no estiver 100% preto, isto sinal de que certamen te h resduos de regies opacas. Da mesma forma, se o plano principal no estiver 100% branco sinal de que houve interferncia do Chroma sobre as cores que deveriam ter s ido preservadas; Detectados os problemas, algumas providncias podem ser tomadas para melhorar a qu alidade do trabalho. As opes que seguem devem ser ajustadas sem exageros, pois a co mbinao delas, e no apenas uma, que apresentar um resultado satisfatrio; No modo Screen Matte: Voc pode intensificar o branco para que ele fique mais facilmente perceptvel, dimi nuindo o valor de Clip White. Tambm possvel destacar mais o preto, aumentando o va lor de Clip Black; Persistindo um limiar indesejado em volta do personagem, possvel realizar um reco rte mais prximo, diminuindo o valor de Screen Shrink/Grow. Este limiar pode ser a umentado atravs do mesmo comando, caso isto seja interessante;

Para que o contorno no apresente um resultado serrilhado, ainda em Screen Matt e, existe a opo Screen Pre-blur, cujo efeito equivalente utilizao de tcnicas de anti aliasing nas bordas;

No modo Final Result: Opcionalmente, voc pode aumentar a tolerncia de reconhecimento da cor de fundo, in crementando o valor de Screen Gain; Em Edge Colour Correction possvel alterar a colorao do contorno, o que pode torn-la mais harmnica com relao ao novo fundo; Em Foreground Colour Correction, podemos ajustar a cor predominante no personage m, fazendo-o ficar mais compatvel com o novo fundo, parecendo estar no mesmo ambien

te.

Outras dicas importantes

Caso existam regies vazadas dentro da rea de interesse, uma soluo possvel gerar uma cp a da camada, aplicar mscaras para isolar os locais de transparncia indesejada e co locar esta camada por baixo, o que cobrir os eventuais buracos. Para o caso de reas transparentes que se movam, possvel ajustar o posicionamento d e forma manual ou mesmo fazer com que as mscaras sigam automaticamente os movimen tos dos objetos animados, utilizando as tcnicas de tracking, conforme j foi explic ado anteriormente. Uma alternativa ao efeito Keylight utilizar Color Key. um recurso mais simples, n o qual voc basicamente seleciona a cor, informa uma tolerncia e um valor para suav izao dos limites (Feather). Como podem existir vrias tonalidades da cor de fundo po r causa da falta de uniformidade na iluminao, muitas pessoas optam por aumentar me nos o valor da tolerncia, aplicando vrias vezes o Color Key com amostras de diferentes posies. Ajustes Finais de Colorao Depois de realizada a sobreposio da camada com chroma key com uma camada de fundo, interessante realizar ajustes de colorao para que ambas fiquem em harmonia. Isto n ecessrio, j que cada uma foi criada com uma iluminao especfica. Para isto, devem ser utilizados os recursos disponveis no grupo Color Correction, em Effects & Presets . Suponhamos que voc queira aplicar um efeito sobre todas as camadas que estejam so brepostas, simultaneamente. Por exemplo, suponha que voc quer apresentar o result ado no modo Night Vision. Para isto, voc deve criar um tipo de camada especial, c hamada Adjustement Layer e coloc-la em sobreposio a todas as que devero ser ajustada s. Depois, aplique todos os efeitos desejados sobre ela.

Gerao de Vdeo com canal Alpha habilitado No After Effects possvel gerar um vdeo com fundo transparente, que pode ser integr ado a outros elementos de composio. Isto particularmente interessante quando no se deseja criar um projeto com excesso de informaes, ento cria-se um projeto separado para gerar o vdeo e posteriormente este poder ser utilizado dentro de outro projet o, j com transparncia configurada. Para isto, deve ser configurar um parmetro simples no momento da renderizao, que in dica que o resultado da mesma deve incluir a transparncia. Acione a tela de confi gurao de Output Module, como mostrado a seguir: Em seguida, ser apresentada uma caixa de dilogo na qual devem ser especificados os

canais de sada referentes s cores Vermelho (R), Verde (G), Azul (B), alm dos dados de transparncia (Alpha), como vemos a seguir: Ligando a opo 3D para uma camada, voc habilita um grande conjunto de possibilidades , que no se resumem apenas a poder rotacionar ou mover a camada em 3 dimenses. Ist o permite, tambm, que voc utilize recursos avanados, como a criao de cmeras e luzes: Ao lado, vemos um exemplo de composio que aparenta ser tridimensional, mas que foi criada a partir de uma srie de elementos bidimensionais, integrados por meio de uma cmera e luzes diversas. O After permite complementar a iluminao e alterar a visualizao 3D dos footage.

O primeiro passo para a criao de uma cmera no AE definir camadas na composio que poss am ser afetadas por elas. Para isto, basta ligar a opo 3D de algumas camadas; Em seguida, utilize o comando Layer New Camera, que far aparecer a tela abaixo:

Na tela de criao, possvel ajustar uma srie de configuraes: a) Name: nome da cmera. E lha um que facilite a sua identificao posterior, que indique sua funo na cena;

b) Preset: escolha uma lente padro para a cmera. Isto ajudar a simular a viso a part ir do olho humano ou criar uma distoro maior ou menor, se for desejvel. Isto ajusta r outras configuraes, como Zoom, Aperture, Focus Distance e Angle of View; c) Film Size: tamanho do filme. Pode ser indicado pela medida horizontal, vertic al ou diagonal, dependendo da configurao de Measure Film Size; d) Zoom: ajuste o valor do zoom numericamente aqui ou de forma mais prtica, visua lmente; e) Angle of View: ngulo de abrangncia da viso; f) Enable Depth of Field: ligando esta opo, voc habilita o desfoque dos objetos em segundo plano; g) Focus Distance: distncia focal, ou seja, esta opo define qual ser o primeiro plan o, que no ser desfocado pelo DOF; h) Lock to Zoom: faz a distncia focal ser sempre igual ao valor do Zoom; i) Aperture: tamanho da abertura da lente. Este parmetro afeta o desfoque devido ao DOF; j) F-Stop: outro parmetro tcnico, preferido por alguns fotgrafos para definir indire tamente a abertura; k) Blur Level: representa qual ser a intensidade do desfoque aplicado pelo DOF; l) Units: define as unidades de medida que sero utilizadas para ajustar os parmetr os da cmera. Deixe sempre configurado para milmetros. O procedimento de criao de uma cmera gera uma nova camada. Selecionando-a, possvel v isualizar a cmera e moviment-la usando a seta de seleo: Outra forma de ajustar a cmera atravs de comandos especficos disponveis na barra sup erior:

a) b) c) d)

Unified: faz todas as opes abaixo, cada uma usando um boto diferente do mouse; Orbit: rotaciona o ponto de vista da cmera; Track XY: desloca o ponto de vista no plano XY; Track Z: desloca o ponto de vista em Z (afasta ou aproxima).

Quando criamos diversas cmeras, podemos definir qual delas ser utilizada para visu alizar a composio, bastando para isto selecionar seu nome na lista que aparece na r ea de previso; Existem tambm outros ngulos de viso padres (front, left, top etc) que podem ser sele cionados. No AE, existe a possibilidade de criar luzes para afetar ambientes 3D. Elas pode m ter a funo de gerar efeitos complexos ou simplesmente complementar a iluminao orig inal dos elementos, integrando-os num ambiente mais homogneo; Para criar uma luz, basta acionar o comando Layer New Light..., o que abrir a tel a ao lado:

Depois de criar a luz, isto ir gerar uma nova camada na lista de layers, pois a l uz um elemento prprio do After que introduzido na composio. No prximo slide, h uma ex licao a respeito das opes disponveis na tela de criao. Name: nome da luz; Light Type: consiste no tipo da luz, que pode ser um desses:

a) Parallel: simula a luz solar, com raios paralelos, ou seja, simulando a emisso a partir de uma fonte em distncia infinita, com abrangncia total; b) Spot: luz que se delimita por um cone virtual e afeta uma rea circular onde in cide. Para este tipo de luz, podemos configurar os parmetros Cone Angle, que dete rmina a abertura do cone imaginrio e sua rea de abrangncia, alm do parmetro Cone Feat her, que determina a suavidade das bordas de transio claro-escuro da rea afetada. c) Point: emitida a partir de um ponto central, irradiando para todas as direes sua volta; d) Ambient: luz sem uma fonte definida, mas que contribui de forma geral com o brilho da cena. Intensity: intensidade da luz emitida; Color: cor (o padro branco); Cast Shadows: ligue esta opo caso queira que esta bre-se: somente os layers que estiverem com a opo siderados. Para configurar uma camada como geradora e pressione Alt + Shift + C. Para fazer aparecerem s para as camadas, pressione AA. fonte luminosa gere sombras. Lem de gerao de sombras ligada sero con de sombras, clique sobre ela as propriedades dos materiai

Shadow Darkness: esta opo controla quanto a sombra ser escura. Somente fica ativa se Cast Shadows estiver ligada.

Shadow Diffusion: determina o espalhamento das bordas da sombra gerada, fazendo com que ela seja mais ou menos suave. Da mesma forma que Shadow Darkness, esta o po somente estar disponvel se Cast Shadows estiver ativada. Muitos recursos adicionais aos padres do AfterEffectsso disponibilizados em forma de scripts, que so arquivos de extenso JSX que podem ser executados para complemen tar funcionalidades do AE. Para executar um arquivo deste tipo, faa o seguinte: 1. Baixe o arquivo; 2. Execute o comando File Scripts Run Script File; 3. Selecione o arquivo e clique em [Abrir]. Isto far com que a tela da interface do script seja aberta. Deste momento em diante, o procedimento vai variar de script para script, dependendo do tipo de informao que seja necessria para que ele funcio ne.

Adobe

After Effects Parte 3 Operaes Especficas No AfterEffectsexistem muitas maneiras de se obter os mesmos efeitos. Deste ponto em diante, vamos sugerir caminhos para a obteno de alguns efeitos muito requisita dos. Por exemplo, para gerar fumaa, faa isto: 1. Crie uma camada do tipo Slida (Layer New Solid); 2. Sobre ela, aplique o efeito Particle Playground; 3. Ajuste a velocidade das partculas em Cannon, Velocity, depois ajuste a fora da gra vidade em Gravity, Force. Ajuste a largura do feixe de partculas em Cannon, Barre l Radius. Fora estes ajustes, podem ser alterados o tamanho e quantidade de partc ulas, sua cor etc, explore as opes do comando; 4. Sobre a camada, aplique o efeito Fast Blur para esfumacear;

5. Crie uma mscara sobre a camada para recortar a regio em que deseja que a fumaa apar ea. Este um elemento que pode ser ajustado de diversas maneiras para se obter um efeit o realstico. Uma sugesto: 1. Crie uma camada do tipo Slida (Layer New Solid); 2. Sobre ela, aplique o efeito CC Particle World; 3. Em Physics, ajuste Animation para Explosive; 4. Em Particle, ajuste Particle Type para Faded Sphere; 5. Ajuste Birth Color para Amarelo; 6. Ajuste Death Color para Vermelho; 7. Ajuste Transfer Mode para Add; 8. Aumente Birth Rate e diminua Longevity; 9. Aumente o valor de Resistance e diminua o de Gravity at dar o formato desejado para a chama; 10.Ajuste Birth Size e Death Size; 11.Crie uma mscara sobre a camada para recortar a regio em que deseja que a fumaa aparea. Dvidas?

Вам также может понравиться