Вы находитесь на странице: 1из 15

Sho

OrganizaodoEstado
1. NoesGerais:
O Estado unitrio abrange trs espcies: Estado unitrio puro (absoluta centralizao do poder) Estado unitrio descentralizadoadministrativamente(aexecuodasdecisespolticasdescentralizada)eEstadounitriodescentralizado administrativaepoliticamente(descentralizaopolticaeadministrativa). FormadeEstado:FederaoouEstadoUnitrio. FormadeGoverno:RepblicaouMonarquia. SistemadeGoverno:PresidencialismoouParlamentarismo.

2. OrganizaodoEstadonoBrasil:
FormadeEstado:Federao. FormadeGoverno:Repblica. SistemadeGoverno:Presidencialismo.

Federao

1. Origem:
AformafederativadoEstadotevesuaorigemnos Estados Unidos. As treze colnias britnicas da Amrica ao se tornarem independentes,estabeleceramumpactodecolaboraoparaseprotegeremdasameaasdaantigametrpole.Todavia,neste pactohaviaodireitodesecesso(direitoderetirada),queostornavafragilizados. Para solucionar esse problema, os Estados estabeleceram uma forma federativa de estado em que no se permitiria mas o direitodesecesso.Assim,osEstadoscederampartedasuasoberaniaparaumrgocentral,formandoosEstadosUnidos daAmrica.

2. Movimentos:
OfederalismobrasileirochamadodeFederalismoatpico, pois no resultou de um processo de agregao daquilo que era separado,maissimdeumprocessodedesagregaodoImprio,transformandoasprovnciasemEstados. M ovim e ntoce ntrpe to(de foraparade ntro):OsEstadoscederamparceladesuasoberaniaformandoumrgo central.FederaodosEstadosUnidos. M ovim e ntoce ntrfugo(doce ntroparafora):OEstadounitriodescentralizouse.FederaodoBrasil.

3. Caractersticas:
Ine xis t nciadodire itode s e ce s s o:Nosepermiteodireitoderetiradadealgumentedafederao,tantoquea tentativaderetiradaensejaaintervenofederal. Conforme o princpio da indissolubilidade do vnculo federativo, a Repblica Federativa do Brasil formadapelaunioindissolveldosEstadoseMunicpiosedoDistritoFederal(art.1 daCF). No ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de estado (art.60,4 ,IdaCF). De s ce ntralizaopoltica:Osentesdafederaopossuemautonomia. Cons tituio rgida com o bas e jurdica: As competncias dos entes da federao esto estabelecidas numa constituiorgida.

Sobe raniadoEs tadoFe de ral:Enquantoosestadossoautnomosentresi,nostermosdaConstituioFederal,o Passoberano. Autoorganizao dos e s tados m e m bros :Os Estados organizamse atravs da elaborao das constituies estaduais. rgore pre s e ntativodos e s tados m e m bros :Senado. rgoguardiodaCons tituio:SupremoTribunalFederal.

4. Conceito:
Federaoumaformadeestadocaracterizadapelaexistnciadeduasoumaisordensjurdicasqueincidemsimultaneamente sobreomesmoterritriosemquesepossafalaremhierarquiaentreelas,masemcamposdiferentesdeatuao.

5. ComponentesdaRepblicaFederativadoBrasil:
ARepblicaFederativadoBrasilformadapelaUnio,Estados,DistritoFederaleMunicpios. ARepblicaFederativadoBrasil,formadapelaunioindissolveldosEstadoseMunicpiosedoDistritoFederal,constituise emEstadodemocrticodeDireito...(art.1 daCF). AorganizaopolticoadministrativadaRepblicaFederativadoBrasilcompreendeaUnio,osEstados,oDistritoFederale osMunicpios,todosautnomos,nostermosdestaconstituio(art.18daCF).

6. FundamentosdaRepblicaFederativadoBrasil:
Pluralismopoltico(art.1 ,VdaCF). Valoressociaisdotrabalhoedalivreiniciativa(art.1 ,IVdaCF). Dignidadedapessoahumana(art.1 ,IIIdaCF). Cidadania(art.1 ,IIdaCF). Soberania(art.1 ,IdaCF):aRepblicaFederativadoBrasil(conjuntoformadopelaUnio,Estados,DistritoFederale Municpios)quepossuisoberaniaenoaUnio.

7. ObjetivosfundamentaisdaRepblicaFederativadoBrasil:
Erradicarapobrezaeamarginalizaoereduzirasdesigualdadessociaiseregionais(art.3 ,IIIdaCF): AEC31/00criouoFundodeCombateeErradicaodaPobrezaparavigorarat2010.Talfundodeve ser regulamentado por lei complementar, contando em seu Conselho Consultivo e de Acompanhamento com representantesdaSociedadeCivil. Promoverobemdetodos,sempreconceitodeorigem,raa,sexo,cor,idadeequaisqueroutrasformasdediscriminao (art.3 ,IVdaCF). Construirumasociedadelivre,justaesolidria(art.3 ,IdaCF). Garantirodesenvolvimentonacional(art.3 ,IIdaCF).

8. PrincpiosqueregemaRepblicaFederativadoBrasilnasrelaesinternacionais:
Soluopacificadosconflitos(art.4 ,VIIdaCF). Defesadapaz(art.4 ,VIdaCF). IgualdadeentreosEstados(art.4 ,VdaCF). Nointerveno(art.4 ,IVdaCF). Independncianacional(art.4 ,IdaCF). Respeitoaosdosdireitoshumanos(art.4 ,IIdaCF). Autodeterminaodospovos(art.4 ,IIIdaCF).

Repdioaoterrorismoeaoracismo(art.4 ,VIIIdaCF). Cooperaoenteospovosparaoprogressodahumanidade(art.4 ,IXdaCF). Concesso de asilo poltico (art. 4 , X da CF): Asilo poltico o acolhimento de estrangeiro que est sofrendo perseguio geralmente do seu prprio pas, em razo de dissidncia poltica, livre manifestao do pensamento ou ainda,crimesrelacionadoscomaseguranadoEstadoquenoconfiguremdelitosnodireitopenalcomum.

A Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica e social e cultural dos povos da Amrica Latina, visandoformaodeumacomunidadelatinoamericanadenaes(art.4 ,pargrafonicodaCF). Desta forma, o Brasil assinou o Tratado de Assuno (1991) juntamente com a Argentina, Paraguai e Uruguai, formando o Mercosul (Mercado Comum do Sul). O processo integracionista compreende trs etapas, o livre comrcio (eliminao das barreiras ao comrcio entre os membros), a unio aduaneira (aplicao de uma tarifa externa comum ao comrcio com terceirospases)eomercadocomum(livrecirculaodefatoresdeproduo).OMercosulencontrasenasegundafase. OProtocolodeOuroPreto(1994)reconheceuapersonalidadededireitointernacionalaoBloco.

9. IdiomaOficialdaRepblicaFederativadoBrasil:
A lngua portuguesa o idioma oficial (art. 13 da CF). O ensino fundamental regular ser ministrado em lngua portuguesa, asseguradascomunidadesindgenastambmautilizaodesuaslnguasmaternaseprocessosprpriosdeaprendizagem (art.210,2 daCF).

10. SmbolosdaRepblicaFederativadoBrasil:
SosmbolosdaRepblicaFederativadoBrasil:abandeira,hino,armaseselonacionais(art.13,1 daCF).OsEstados,o DistritoFederaleosMunicpiospoderotersmbolosprprios(art.13,2 daCF).

11. VedaesconstitucionaisaosentesdaFederao:
AUnio,osEstados,oDistritoFederaleosMunicpiosnopodero: Estabelecercultosreligiososouigrejas,subvencionlos,embaraarlhesofuncionamentooumantercomelesouseus representantes relaes de dependncia ou aliana, ressalvada, na forma da lei, a colaborao de interesse pblico (art.19,IdaCF).EsteincisodemonstraqueoBrasil um Estado Laico, isto , que no pode estar ligado a nenhuma religio. Recusarfaosdocumentospblicos(art.19,IIdaCF). Criardistinesentrebrasileiros(art.19,IIIdaCF):Trazoprincpiodaisonomia. Criarprefernciasentresi(art.19,IIIdaCF):Semprejuzodeoutrasgarantiasasseguradasaocontribuinte,vedado Unio,aosEstados, ao Distrito Federal e aos Municpios instituir imposto sobre patrimnio, renda ou servios uns dos outros(art.150,VI,adaCF).

Unio

1. Caractersticas:
Inte rnam e nte :AUnioumapessoajurdicadedireitopblicointerno.autnoma,umavezquepossuicapacidadede autoorganizao,autogoverno,autoadministraoeautolegislao,configurandoaautonomiafinanceira,administrativa epoltica. Inte rnacionalm e nte :EmboraaUnionoseconfundacomoEstadoFederal(RepblicaFederativadoBrasil),poder representlointernacionalmente.

2. BensdaUnio:
Osqueatualmentelhepertencemeosquelhevieremaseratribudos(art.20,IdaCF). Asterrasdevolutasindispensveisdefesadasfronteiras,dasfortificaeseconstruesmilitares,dasviasfederais decomunicaoepreservaoambiental,definidasemlei(art.20,IIdaCF): Asterrasdevolutas(terrasvazias)situadasnafaixadefronteira(faixade150Kmlarguraaolongodas fronteirasterrestresvoltadasparadefesadoterritrionacional)sobenspblicosdominicaispertencentesUnio.As demais,desdequenotenhamsidotrespassadasaosMunicpios,sodepropriedadedosEstados.

Oslagos,riosequaisquercorrentesdeguaemterrenosdeseudomnio,ouquebanhemmaisdeumEstado,sirvamde limitescomoutrospases,ouseestendamaterritrioestrangeirooudeleprovenham,bemcomoosterrenosmarginaise aspraiasfluviais(art.20,IIIdaCF). As ilhas fluviais e lacustres nas zonas limtrofes com outros pases as praias martimas as ilhas ocenicas e as costeiras,excludas,destas,asreasreferidasnoart.26,II(art.20,IVdaCF). Osrecursosnaturaisdaplataformacontinentaledazonaeconmicaexclusiva(art.20,VdaCF). Zonaeconmicaexclusiva:Compreendeumafaixaqueseestendedas12s200milhasmartimas,contadasa partirdaslinhasdebasequeservemparamediralarguradomarterritorial(art.6 daLei8617/93). Plataformacontinental:Compreendeoleitoeosubsolodasreassubmarinasqueseestendemalmdoseu marterritorial,emtodaaextensodoprolongamentonaturaldeseuterritrioterrestre,atobordoexteriorda margemcontinental,ou at uma distncia de 200 milhas martimas das linhas de base, a partir das quais se mede a largura do mar territorial, nos casos em que o bordo exterior da margem continental no atinja essa distncia(art.11dalei8617/93).

Omarterritorial(art.20,VIdaCF):Compreendeumafaixade12milhasmartimasdelargura,medidaapartirdalinha baixamar do litoral continental e insular, tal como indicada nas cartas nuticas de grande escala, reconhecidas oficialmentenoBrasil(art.1 dalei8617/93). A zona contgua brasileira compreende uma faixa que se estende das 12 s 24 milhas martimas, contadasapartirdaslinhasdebasequeservemparamediralarguradomarterritorial(art.4 dalei8617/93).

Osterrenosdemarinhaeseusacrescidos(art.20,VIIdaCF). Ospotenciaisdeenergiahidrulica(art.20,VIIIdaCF). Osrecursosminerais,inclusiveosdosubsolo(art.20,IXdaCF). Ascavidadesnaturaissubterrneaseosstiosarqueolgicoseprhistricos(art.20,XdaCF). Asterrastradicionalmenteocupadaspelosndios(art.20,XIdaCF).

assegurada,nostermosdalei,aosEstados,aoDistritoFederaleaosMunicpios,bemcomoargosdaadministraodireta da Unio, participao no resultado da explorao de petrleo ou gs natural, de recursos hdricos para fins de gerao de energiaeltricaedeoutrosrecursosmineraisnorespectivoterritrio,plataformacontinental,marterritorialouzonaeconmica exclusiva,oucompensaofinanceiraporessaexplorao(art.20,1 daCF).

3. Regiesadministrativas:
AUnio,paraefeitosadministrativos,poderarticularsuaaoemummesmocomplexogeoeconmicoesocial,visandoaseu desenvolvimentoereduodasdesigualdadesregionais(art.43daCF). Lei complementar dispor sobre: Condies para integrao de regies em desenvolvimento (art. 43, 1 , I da CF) e composiodosorganismosregionaisqueexecutaro,naformadalei,osplanosregionais,integrantesdosplanosnacionais dedesenvolvimentoeconmicoesocial,aprovadosjuntamentecomestes(art.43,1 ,IIdaCF). Algunsincentivosregionais,almdeoutros,naformadalei(art.43,2 daCF): Igualdadedetarifas,fretes,seguroseoutrositensdecustosepreosderesponsabilidadedoPoderPblico (art.43,2 ,IdaCF). Jurosfavorecidosparafinanciamentodeatividadesprioritrias(art.43,2 ,IIdaCF). Isenes, redues ou diferimento temporrio de tributos federais devidos por pessoas fsicas ou jurdicas (art.43,2 ,IIIdaCF). Prioridade para o aproveitamento econmico e social dos rios e das massas de gua represadas ou represveisnasregiesdebaixarendasujeitasasecasperidicas(art.43,2 ,IVdaCF).Nestasreas,a Unioincentivararecuperaodeterrasridasecooperarcomospequenosemdiosproprietriosrurais paraoestabelecimento,emsuasglebas,defontesdeguaedepequenairrigao(art.43,3 daCF).

Estadosmembros

1. Caractersticas:
Os Estados so pessoas jurdicas de direito pblico interno. So autnomos, uma vez que possuem capacidade de auto organizao,autogoverno,autoadministraoeautolegislao. Autoorganizao (art. 25 da CF): Os Estados organizamse e regemse pelas constituies e leis que adotarem, observadososprincpiosdaConstituioFederal. SegundoAlexandredeMorais,devemobservaros princpios constitucionais sensveis (art. 34, VII da CF), extensveis (aquelas normas comuns Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) e estabelecidos (aquelas normasqueorganizamafederao,estabelecempreceitos centrais de observncia obrigatria aos estadosmembros emsuaautoorganizao). Autoadministraoeautolegislao:OsEstadostmcompetnciaslegislativasenolegislativasprprias(art.251 da CF). Autogoverno:OsEstadosestruturamospoderesLegislativo(art.27daCF),Executivo(art.28daCF)eJudicirio(art. 125daCF).

2. FormaodosEstadosmembros:
OsEstadospodemincorporarseentresi,subdividirse ou desmembrarse para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito e do CongressoNacional,pormeiodeleicomplementar(art.18,3 daCF). Hiptesedealterabilidadedivisionalinternadoterritriobrasileiro: Incorporao:DoisoumaisEstadosseunemformandooutro. Subdiviso:UmEstadodivideseemoutros. Desmembramentoanexao:PartedeumEstadoseparaseparaanexarseemoutro,semqueooriginriopercaa suapersonalidade. Desmembramentoformao:PartedeumEstadoseparaseparaconstituiroutro,semqueooriginriopercaasua personalidade. Aprovaoporplebiscitoda populao diretamente interessada: esta condio essencial, de tal forma que se nohouveraprovaoporplebiscitonemsepassaprximafase. Aprovao do Congresso Nacional por meio de lei complementar: Superada a aprovao por plebiscito, necessrioquehajaproposituradeprojetodeleicomplementaraqualquerumadascasas.Aaprovaoocorrer pormaioriaabsoluta. Cabe ao Congresso Nacional com a sano do Presidente da Repblica dispor sobre a incorporao, subdiviso ou desmembramento de reas de territrios ou Estados, ouvidas as respectivas assemblias legislativas (art. 48, VI da CF). O parecerdasAssembliasLegislativasnovinculativo. Requisitos:

3. BensdosEstadosmembros(art.26daCF):
AsterrasdevolutasnocompreendidasentreasdaUnio. AsilhasfluviaiselacustresnopertencentesUnio Asguassuperficiaisousubterrneas,fluentes,emergenteseemdepsito,ressalvadas,nestecaso,naformadalei, asdecorrentesdeobrasdaUnio As reas, nas ilhas ocenicas e costeiras, que estiverem no seu domnio, excludas aquelas sob domnio da Unio, Municpiosouterceiros

4. Regiesmetropolitanas,aglomeraesurbanasemicrorregies:

Os Estado podero, mediante lei complementar, instituir regies metropolitanas, aglomeraes urbanas e microrregies, constitudasporagrupamentosdemunicpioslimtrofes,paraintegraraorganizao,oplanejamentoeaexecuodefunes polticasdeinteressepblico(art.25,3 daCF). Re gie s m e tropolitanas :Conjuntodemunicpioslimtrofes,ligadosporcertacontinuidadeurbana,queserenemem voltadeummunicpioplo. Aglom e rae s urbanas : Conjunto de municpios limtrofes que possuem as mesmas caractersticas e problemas comuns,masnoestoligadosporumacontinuidadeurbana.Haverummunicpiosede. M icrorre gie s : reas urbanas de municpios limtrofes, caracterizados pela grande densidade demogrfica e continuidadeurbana.Nohummunicpiosede.

Municpios

1. Caractersticas:
Os Municpios so pessoas jurdicas de direito pblico interno. So autnomos, uma vez que possuem capacidade de auto organizao,autogoverno,autoadministraoeautolegislao. Autoorganizao:OsMunicpiosorganizamseatravsdaleiorgnica,votadaem2turnos,cominterstciomnimode 10diaseaprovadapor2/3dosmembrosdaCmaraMunicipal,queapromulgar,atendidososprincpiosestabelecidos naConstituioFederalenaConstituioestadualeospreceitosestabelecidosnoart.29daCF(art.29daCF).Antes de1988,osMunicpiosdedeterminadoEstadoeramregidosporumanicaLeiorgnicaestadual. Autogove rno:OsMunicpiosestruturamoPoderExecutivoeLegislativo.NotmPoderJudicirioprprio. Autoadm inis traoe autole gis lao(art.30daCF):OsMunicpiostmcompetnciaslegislativasenolegislativas prprias.

2. FormaodosMunicpios:
A criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios farseo por lei estadual, dentro do perodo determinadoporleicomplementarfederaledependerodeconsultaprvia,medianteplebiscito,spopulaesdosMunicpios envolvidos,apsdivulgaodosestudosdeviabilidadeMunicipal,apresentadosepublicadosnaformadalei(art.18,4 da CF). Re quis itos : Divulgaodeestudodeviabilidademunicipal Aprovaoporplebiscitodapopulaomunicipal:OplebiscitoserconvocadopelaAssemblialegislativa. Lei complementar federal: Determinar o perodo para criao, incorporao, fuso e desmembramento de Municpios. Leiestadual.

DistritoFederal

1. Caractersticas:
O Distrito Federal autnomo, uma vez que possui capacidade de autoorganizao, autogoverno, autoadministrao e autolegislao. Autoorganizao (art. 32 da CF): O Distrito Federal, vedada sua diviso em Municpios, regerse por lei orgnica, votadaem2turnos,com interstcio mnimo de 10 dias e aprovada por 2/3 dos membros da Cmara Legislativa, que a promulgar,atendidososprincpiosestabelecidosnaConstituioFederal. Autogoverno (art. 32, 2 e 3 ): O Distrito Federal estrutura o Poder Executivo e Legislativo. Quanto ao Poder Judicirio,competirprivativamenteUnioorganizaremantlo,afetandoparcialmenteaautonomiadoDistritoFederal. Compete Unio organizar e manter o Poder Judicirio, o Ministrio Pblico e a Defensoria Pblica do

DistritoFederal.(art.21,XIIIdaCF)organizaremanterapolciacivil,polciamilitareocorpodebombeirosmilitar,bem comoprestarassistnciafinanceiraaoDistritoFederalparaaexecuodeserviospblicos,pormeiodefundoprprio (art.21,XIVdaCF). Lei, federal dispor sobre a utilizao, pelo Governo do Distrito Federal, das policias civil, militar e do corpodebombeirosmilitar(art.32,4 daCF). Compete Unio legislar sobre organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do DistritoFederal,bemcomosuaorganizaoadministrativa(art.22,XVIIdaCF). Autoadministraoeautolegislao:ODistritoFederaltemcompetnciaslegislativasenolegislativasprprias.

TerritriosFederais

1. Caractersticas:
OTerritrionoentedafederao,massimintegrantedaUnio.Tratasedemeradescentralizaoadministrativoterritorial daUnio.Emboratenhapersonalidadejurdicanotemautonomiapoltica. Apartirde1988,noexistemmaisterritriosnoBrasil.Antigamente,eramterritrios:Roraima,AmapeFernandodeNoronha (art.15dosADCT).

2. FormaodeTerritriosFederais:
Leicomplementarirregularsuacriao,transformaoemEstadooureintegraoaoEstadodeorigem(art.18,2 daCF). OsEstadospodemincorporarseentresi,subdividirse ou desmembrarse para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do CongressoNacional,porleicomplementar(art.18,3 daCF).

3. DivisodosTerritriosemMunicpios:
DiferentementedoDistritoFederal,osterritriospodemserdivididosemMunicpios(art.33,1 daCF).

4. OrganizaoadministrativaejudiciriadosTerritrios:
LeifederaldisporsobreaorganizaoadministrativaejudiciriadosTerritrios(art.33daCF). CompeteUnioorganizaremanteroPoderJudicirio,oMinistrioPblicoeaDefensoriaPblicadosTerritrios(art.21,XIIIda CF),bemcomosuaorganizaoadministrativa(art.22,XVIIdaCF). NosTerritriosFederaiscommaisde100.000habitantes,almdeGovernador,haverrgosjudiciriosde1ae2ainstncia, membrosdoMinistrioPblicoedefensorespblicosfederais(art.33,3 daCF).

RepartiodeCompet ncias
1. RepartiodeCompetncias:
A Constituio estabelece a competncia de cada um dos entes federativos. A repartio de competncia est intimamente ligadapredominnciadointeresse. Unio:Cuidardematriasdeinteressegeral. Es tados :Cuidarodematriasdeinteresseregional Dis tritoFe de ral:Cuidardematriasdeinteresseregionalelocal. M unicpios :Cuidarodematriasdeinteresselocal.

Unio

1. Competncia:

Nolegislativa (administrativa ou material): para exercerfunesgovernamentais. Privativa (art. 22 da Concorrente (art. 24 Exclusiva(art.21daCF) Comum (cumulativa ou CF) daCF). paralela) Legislativa:paraeditarleis.

2. Competncialegislativaprivativa(art.22daCF):
relevantelembrarquetalcompetnciapodeserdelegadaaosEstadoseaoDistritoFederalpormeiodeleicomplementar(art. 22,pargrafonicoe32,1 daCF). Direitocivil,comercial,penal,processual,eleitoral,agrrio,martimo,aeronutico,espacialedotrabalho(art.22,IdaCF). Desapropriao(art.22,IIdaCF). Requisiescivisemilitares,emcasodeiminenteperigoeemtempodeguerra(art.22,IIIdaCF). guas,energia,informtica,telecomunicaeseradiodifuso(art.22,IVdaCF). Serviopostal(art.22,VdaCF). Sistemamonetrioedemedidas,ttulosegarantiasdosmetais(art.22,VIdaCF). Polticadecrdito,cmbio,segurosetransfernciadevalores(art.22,VIIdaCF). Comrcioexterioreinterestadual(art.22,VIIIdaCF). Diretrizesdapolticanacionaldetransportes(art.22,IXdaCF). Regimedosportos,navegaolacustre,fluvial,martima,areaeaeroespacial(art.22,XdaCF). Trnsitoetransporte(art.22,XIdaCF). Jazidas,minas,outrosrecursosmineraisemetalurgia(art.22,XIIdaCF). Nacionalidade,cidadaniaenaturalizao(art.22,XIIIdaCF). Populaesindgenas(art.22,XIVdaCF). Emigraoeimigrao,entrada,extradioeexpulsodeestrangeiros(art.22,XVdaCF). Organizaodosistemanacionaldeempregoecondiesparaoexercciodeprofisses(art.22,XVIdaCF). Organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, bem como organizaoadministrativadestes(art.22,XVIIdaCF). Sistemaestatstico,sistemacartogrficoedegeologianacionais(art.22,XVIIIdaCF). Sistemasdepoupana,captaoegarantiadapoupanapopular(art.22,XIXdaCF). Sistemasdeconsrciosesorteios(art.22,XXdaCF). Normasgeraisdeorganizao,efetivos,materialblico,garantias,convocao e mobilizao das polcias militares e corposdebombeirosmilitares(art.22,XXIdaCF). Competnciadapolciafederaledaspolciasrodoviriaeferroviriafederais(art.22,XXIIdaCF). Seguridadesocial(art.22,XXIIIdaCF). Diretrizesebasesdaeducaonacional(art.22,XXIVdaCF). Registrospblicos(art.22,XXVdaCF). Atividadesnuclearesdequalquernatureza(art.22,XXVIdaCF). Normasgeraisdelicitaoecontratao,emtodasasmodalidades,paraasadministraespblicasdiretas,autrquicas efundacionaisdaUnio,Estados,DistritoFederaleMunicpios,obedecidoodispostonoart.37,XXI,eparaasempresas pblicasesociedadesdeeconomiamista,nostermosdoart.173,1,III(art.22,XXVIIdaCF). Defesaterritorial,defesaaeroespacial,defesamartima,defesacivilemobilizaonacional(art.22,XXVIIIdaCF). Propagandacomercial(art.22,XIXdaCF).

3. Competncialegislativaconcorrente(art.24daCF):
A Unio, os Estados e Distrito Federal possuem competncia para legislar sobre as matrias do artigo 24 da CF. No h possibilidadededelegaoporpartedaUnioaosEstadosmembroseDistritoFederaldasmatriaselencadasnoartigo24da CF. CompeteUnioestabelecernormasgeraissobreasmatriasdoartigo24daCF.Estacompetncianoexcluiacompetncia suplementardosEstados(ouDistritoFederal). AcompetnciasuplementardoEstadopodesedividiremduasespcies:Competnciasuplementarecompetnciasupletiva.Na suplementar,cabeaosEstados(ouDistritoFederal)estabelecernormasespecficassobreasmatriasdoartigo24daCF.Na supletiva, cabe aos Estados (ou Distrito Federal), tendo em vista inexistncia de lei federal sobre normas gerais, exercer a competncialegislativaplena,ouseja,editarnormasdecartergeraleespecfico(art.24,1 ,2 e3 daCF). Asuperveninciadeleifederalsobrenormasgeraissuspendeaeficciadaleiestadual(oudistrital)noquelheforcontrrio (art.24,4 daCF).Senoforemconflitantespassam,aconviverperfeitamente. Seanormageralfederal,quesuspenderaeficciadanormageralestadual(oudistrital),forrevogadaporoutranormageral federalnoconflitante,anormageralestadualvoltaraproduzirefeitos. Em razo do artigo 30, I da Constituio Federal, os Municpios tambm tm competncia suplementar s normas gerais e especficas,dentrodointeresselocalmunicipal.

Direitotributrio,financeiro,penitencirio,econmicoeurbanstico(art.24,IdaCF). Oramento(art.24,IIdaCF). Juntascomerciais(art.24,IIIdaCF). Custasdosserviosforenses(art.24,IVdaCF). Produoeconsumo(art.24,VdaCF). Florestas,caa,pesca,fauna,conservaodanatureza,defesadosoloedosrecursosnaturais,proteodomeio ambienteecontroledapoluio(art.24,VIdaCF) Proteoaopatrimniohistrico,cultural,artstico,tursticoepaisagstico(art.24,VIIdaCF). Responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, tursticoepaisagstico(art.24,VIIIdaCF). Educao,cultura,ensinoedesporto(art.24,IXdaCF). Criao,funcionamentoeprocessodojuizadodepequenascausas(art.24,XdaCF). Procedimentosemmatriaprocessual(art.24,XIdaCF). Previdnciasocial,proteoedefesadasade(art.24,XIIdaCF). AssistnciajurdicaeDefensoriapblica(art.24,XIIIdaCF). Proteoeintegraosocialdaspessoasportadorasdedeficincia(art.24,XIVdaCF). Proteoinfnciaejuventude(art.24,XVdaCF). Organizao,garantias,direitosedeveresdaspolciascivis(art.24,XVIdaCF).

4. CompetnciaNoLegislativaExclusiva(art.21daCF):
Estacompetnciaindelegvel ManterrelaescomEstadosestrangeiroseparticipardeorganizaesinternacionais(art.21,IdaCF). Declararaguerraecelebrarapaz(art.21,IIdaCF). Asseguraradefesanacional(art.21,IIIdaCF). Permitir, nos casos previstos em lei complementar, que foras estrangeiras transitem pelo territrio nacional ou nele permaneamtemporariamente(art.21,IVdaCF). Decretaroestadodestio,oestadodedefesaeaintervenofederal(art.21,VdaCF). Autorizarefiscalizaraproduoeocomrciodematerialblico(art.21,VIdaCF). Emitirmoeda(art.21,VIIdaCF). AdministrarasreservascambiaisdoPasefiscalizarasoperaesdenaturezafinanceira,especialmenteasdecrdito, cmbioecapitalizao,bemcomoasdesegurosedeprevidnciaprivada(art.21,VIIIdaCF). Elaborareexecutarplanosnacionaiseregionaisdeordenaodoterritrioededesenvolvimentoeconmicoesocial (art.21,IXdaCF). Manteroserviopostaleocorreioareonacional(art.21,XdaCF). Explorar,diretamenteoumedianteautorizao,concessooupermisso,osserviosdetelecomunicaes,nostermos dalei,quedisporsobreaorganizaodosservios,acriaodeumrgoreguladoreoutrosaspectosinstitucionais (art.21,XIdaCF). Explorar,diretamenteoumedianteautorizao,concessooupermisso(art.21,XIIdaCF): Osserviosderadiodifusosonora,desonseimagens(art.21,XII,adaCF). Os servios e instalaes de energia eltrica e o aproveitamento energtico dos cursos de gua, em articulaocomosEstadosondesesituamospotenciaishidroenergticos(art.21,XII,bdaCF). Anavegaoarea,aeroespacialeainfraestruturaaeroporturia(art.21,XII,cdaCF). Os servios de transporte ferrovirio e aquavirio entre portos brasileiros e fronteiras nacionais, ou que transponhamoslimitesdeEstadoouTerritrio(art.21,XII,ddaCF). Osserviosdetransporterodoviriointerestadualeinternacionaldepassageiros(art.21,XII,edaCF) Osportosmartimos,fluviaiselacustres(art.21,XII,fdaCF). OrganizaremanteroPoderJudicirio,oMinistrioPblicoeaDefensoriaPblicadoDistritoFederaledosTerritrios(art. 21,XIIIdaCF). Organizaremanterapolciacivil,apolciamilitareocorpodebombeirosmilitardoDistritoFederal,bemcomoprestar assistnciafinanceiraaoDistritoFederalparaaexecuodeserviospblicos,pormeiodefundoprprio(art.21,XIV daCF). Organizaremanterosserviosoficiaisdeestatstica,geografia,geologiaecartografiadembitonacional(art.21,XVda CF). Exerceraclassificao,paraefeitoindicativo,dediversespblicasedeprogramasderdioeteleviso(art.21,XVIda CF). Concederanistia(art.21,XVIIdaCF). Planejarepromoveradefesapermanentecontraascalamidadespblicas,especialmenteassecaseasinundaes(art. 21,XVIIIdaCF). Instituirsistemanacionaldegerenciamentoderecursoshdricosedefinircritriosdeoutorgadedireitosdeseuuso(art. 21,XVIXdaCF). Instituirdiretrizesparaodesenvolvimentourbano,inclusivehabitao,saneamentobsicoetransportesurbanos(art.21, XXdaCF). Estabelecerprincpiosediretrizesparaosistemanacionaldeviao(art.21,XXIdaCF).

Executarosserviosdepolciamartima,aeroporturiaedefronteiras(art.21,XXIIdaCF). Explorar os servios e instalaes nucleares de qualquer natureza e exercer monoplio estatal sobre a pesquisa, a lavra, o enriquecimento e reprocessamento, a industrializao e o comrcio de minrios nucleares e seus derivados, atendidososseguintesprincpiosecondies(art.21,XXIIIdaCF): Todaatividadenuclearemterritrionacionalsomenteseradmitidaparafinspacficosemedianteaprovao doCongressoNacional(art.21,XXIII,adaCF). Sob regime de concesso ou permisso, autorizada a utilizao de radioistopos para a pesquisa e usos medicinais,agrcolas,industriaiseatividadesanlogas(art.21,XXIII,bdaCF). Aresponsabilidadecivilpordanosnuclearesindependedaexistnciadeculpa(art.21,XXIII,cdaCF).

Organizar,mantereexecutarainspeodotrabalho(art.21,XXIVdaCF). Estabelecerasreaseascondiesparaoexercciodaatividadedegarimpagem,emformaassociativa(art.21,XXV daCF).

5. CompetnciaNolegislativaComum(art.23daCF):
AUnio,osEstados,oDistritoFederaleosMunicpiospossuemcompetnciaparalegislarsobreasmatriasdoartigo23da CF. LeicomplementarfixarnormasparaacooperaoentreaUnioeosEstados,oDistritoFederaleosMunicpios,tendoem vistaoequilbriododesenvolvimentoedobemestaremmbitonacional(art.23,pargrafonicodaCF). ZelarpelaguardadaConstituio,dasleisedasinstituiesdemocrticaseconservaropatrimniopblico(art.23,Ida CF). Cuidardasadeeassistnciapblica,daproteoegarantiadaspessoasportadorasdedeficincia(art.23,IIdaCF). Protegerosdocumentos,asobraseoutrosbensdevalorhistrico,artsticoecultural,osmonumentos,aspaisagens naturaisnotveiseosstiosarqueolgicos(art.23,IIIdaCF). Impediraevaso,adestruioeadescaracterizaodeobrasdearteedeoutrosbensdevalorhistrico,artsticoou cultural(art.23,IVdaCF). Proporcionarosmeiosdeacessocultura,educaoecincia(art.23,VdaCF). Protegeromeioambienteecombaterapoluioemqualquerdesuasformas(art.23,VIdaCF). Preservarasflorestas,afaunaeaflora(art.23,VIIdaCF). Fomentaraproduoagropecuriaeorganizaroabastecimentoalimentar(art.23,VIIIdaCF). Promoverprogramasdeconstruodemoradiaseamelhoriadascondieshabitacionaisedesaneamentobsico(art. 23,IXdaCF). Combater as causas da pobreza e os fatores de marginalizao, promovendo a integrao social dos setores desfavorecidos(art.23,XdaCF). Registrar,acompanharefiscalizarasconcessesdedireitosdepesquisaeexploraoderecursoshdricoseminerais emseusterritrios(art.23,XIdaCF). Estabelecereimplantarpolticadeeducaoparaaseguranadotrnsito(art.23,XIIdaCF).

Estados
1. Competncia:
Nolegislativa (administrativa Legislativa oumaterial) Comum Residual Expressa Residual (cumulativaou (remanescenteou (remanescente paralela) reservada) oureservada)
Competncianolegislativacomum(art.23daCF):JfoiestudadanoitemUnio. Competncianolegislativaresidual:SoreservadasaosEstadosascompetnciasquenolhessejamvedadaspela Constituio Federal (art. 25, 1 da CF). Cabe aos Estados todas as competncias que no forem da Unio, dos Municpiosecomuns. Competncia legislativa expressa: Os Estados organizamse e regemse pelas Constituies e leis que adotarem, observadoosprincpiosdestaConstituio(art.25,1 daCF).

Delegada concorrente pelaUnio

Suplementar

Competncialegislativaremanescente:SoreservadasaosEstadosascompetnciasquenolhessejamvedadaspela Constituio Federal (art. 25, 1 da CF). Cabe aos Estados todas as competncias que no forem da Unio e dos Municpios. Excepcionalmente, a Constituio estabelece algumas competncias enumeradas aos Estadosmembros, como a criao, incorporao, fuso e o desmembramento de municpios por meio de lei estadual (art. 18, 4 da CF) explorao diretamente, ou mediante concesso, dos servios locais de gs canalizado, na forma da lei, vedada a edio de medida provisria para a sua regulamentao (art. 25, 2 da CF) a instituio mediante lei complementar estadualdasregiesmetropolitanas,aglomeradosurbanosemicrorregies(art.25,3 daCF).

Competncialegislativaconcorrentesuplementar:JfoiestudadanoitemUnio. CompetnciaLegislativadelegadapelaUnio:JfoiestudadanoitemUnio(art.22,pargrafonicodaCF). CompetnciaLegislativaconcorrente:JfoiestudadanoitemUnio.

Municpios

1. Competncia:

Nole gis lativa(adm inis trativa oum ate rial) Comum Privativa Expressa (cumulativa ou(enumerada) paralela) Le gis lativa Interesselocal Suplementar Planodiretor

Competncianolegislativacomum:JfoiestudadanoitemUnio. Competncia nolegislativa privativa (art. 30, III IX da CF): Hipteses descritas, presumindose o interesse local. CompeteaosMunicpios: Instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedadedeprestarcontasepublicarbalancetesnosprazosfixadosemlei(art.30,IIIdaCF).

Criar,organizaresuprimirdistritos,observadaalegislaoestadual(art.30,IVdaCF). Organizareprestar,diretamenteousobregimedeconcessooupermisso,osserviospblicosdeinteresse local,includoodetransportecoletivo,quetemcarteressencial(art.30,VdaCF). Manter,comacooperaotcnicaefinanceiradaUnioedoEstado,programasdeeducaoprescolare deensinofundamental(art.30,VIdaCF). Prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao(art.30,VIIdaCF). Promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamentoedaocupaodosolourbano(art.30,VIIIdaCF). Promover a proteo do patrimnio histricocultural local, observada a legislao e a ao fiscalizadora federaleestadual(art.30,IXdaCF). CompetnciaLegislativaparainstituiroplanodiretor:Oplanodiretor,aprovadopelaCmaraMunicipal,obrigatriopara cidadescommaisde20.000habitantes,oinstrumentobsicodapolticadedesenvolvimentoedeexpansourbana CompetnciaLegislativasuplementar(art.30,IIdaCF):CabeaosMunicpiossuplementaralegislaoFederaleestadual noquecouber,relacionadoaointeresselocal. Competncialegislativaexpressa:OsMunicpiostmcompetnciaparaelaboraraprprialeiorgnica(art.29daCF). CompetnciaLegislativaparaassuntosdeinteresselocal.(art.30,IdaCF).

(art.182,1 daCF).Apropriedadecumpreafunosocialquandoatendeaoplanodiretor.

DistritoFederal
1. Competncia:

Nolegislativa(administrativa Legislativa: Ao Distrito Federal so atribudas as competncias legislativas reservadas aos oumaterial) EstadoseaosMunicpios(art.32,1 daCF). Comum (cumulativa ou Expressa Residual Delegada Concorrente Suplementar Interesselocal paralela) CompetnciasuplementardosMunicpios(art.30,IIdaCF). Competncialegislativaparaassuntosdeinteresselocal(art.30,Ie32,1 daCF). Competncialegislativaconcorrentesuplementar:JfoiestudadanoitemUnio. CompetnciaLegislativadelegadapelaUnio:JfoiestudadanoitemUnio(art.22,pargrafonicodaCF). CompetnciaLegislativaconcorrente:JfoiestudadanoitemUnio Competncialegislativaresidual:Todacompetnciaquenoforvedada,aoDistritoFederalestarreservada(art.25,1 daCF). Competncianolegislativacomum:JfoiestudadanoitemUnio. Competncialegislativaexpressa:ODistritoFederaltemcompetnciaparaelaboraraprprialeiorgnica(art.32daCF).

Interveno
1. Conceito:
Interveno uma medida atravs da qual quebrase excepcional e temporariamente a autonomia de determinado ente federativo,nashiptesestaxativamenteprevistasnaConstituioFederal. Tratase de mecanismo utilizado para assegurar a permanncia do pacto federativo, ou seja, para impedir a tentativa de secesso(princpiodaindissociabilidadedopactofederativo). Aintervenoumaexceo,poisemregratodososentesfederativossodotadosdeautonomia.Aorganizaopoltico administrativadoBrasilcompreendeaUnio,osEstados,oDistritoFederaleosMunicpios,todosautnomos,nostermosda Constituio(art.18daCF).

2. Intervenes:
IntervenodaUnio:nosEstados,noDistritoFederalenosMunicpioslocalizadosemterritriofederal. IntervenodosEstados:nosMunicpioslocalizadosnosseusterritrios.

IntervenoFederalnosEstadosenoDistritoFederal

1. Conceito:
ProcessoatravsdoqualaUnioquebraexcepcionaletemporariamenteaautonomiadosEstadosoudoDistritoFederalpor descumprimentodasregraslocalizadasnoartigo34daConstituioFederal

2. Hiptesesdeintervenofederal:
Roltaxativo Paramanteraintegridadenacional(art.34,IdaCF).

PararepelirinvasoestrangeiraoudeumaunidadedaFederaoemoutra(art.34,IIdaCF). Paraprtermoagravecomprometimentodaordempblica(art.34,IIIdaCF). Paragarantirolivreexercciodequalquerdospoderesnasunidadesdafederao(art.34,IVdaCF). ParareorganizarasfunesdaunidadedaFederaoque(art.34,VdaCF): Suspenderopagamentodadvidafundadapormaisde2anosconsecutivos,salvomotivodeforamaior.

Deixar de entregar aos Municpios receitas tributrias fixadas nesta Constituio, dentro dos prazos estabelecidosemlei. Formarepublicana,sistemarepresentativoeregimedemocrtico(art.34,VII,adaCF). Direitosdapessoahumana(art.34,VII,bdaCF). Autonomiamunicipal(art.34,VII,cdaCF). Prestaodecontasdaadministraopblica,diretaeindireta(art.34,VII,ddaCF). Aplicao do mnimo exigido da receita resultante de impostos estaduais, compreendida proveniente de transferncias,namanutenoedesenvolvimentodoensinoenasaeseserviospblicosdesade(art. 34,VII,edaCF). Paraproveraexecuodeleifederal,ordemoudecisojudicial(art.34,VIdaCF). Paraasseguraraobservnciadosseguintesprincpiosconstitucionais(art.34,VIIdaCF):

3. Espcies:

Inte rve noe s pontne a:OPresidentedaRepblicadecretaaintervenofederaldeofcio. Defesadaunidadenacional(art.34,IeIIdaCF). Defesadaordempblica(art.34,IIIdaCF). Defesadasfinanaspblicas(art.34,VdaCF). Inte rve noprovocada:OPresidentedaRepblicadependedaprovocaodeterceirosparadecretarainterveno federal. Intervenoprovocadaporsolicitao:DefesadosPoderesExecutivoouLegislativolocais. Se a coao recair sobre o Poder Legislativo ou Executivo, a decretao da interveno federal pelo PresidentedaRepblicadependerdesolicitaodoPoderLegislativoouExecutivocoactoouimpedido(art.34,IVeart 36,I,1apartedaCF). Intervenoprovocadaporrequisio: Requisio do STF: Se a coao recair sobre o Poder Judicirio, impedindo seu livre exerccio nas unidadesdafederao(art.34,IVeart.36,II2apartedaCF). RequisiodoSTF,STJouTSE:Nocasodedesobedinciaordemoudecisojudicial(art.34,VIda CF). OSTFpoderequisitarnosnashiptesesdedescumprimentodesuasprpriasdecisescomotambmnas hiptesesdedescumprimentodedecisesdaJustiaFederal,Estadual,doTrabalhooudaJustiaMilitar. Intervenoprovocadaporprovimentoderepresentao:

Provimento do STF de representao do PGR: No caso de ofensa aos princpios constitucionais sensveisenocasoderecusaexecuodeleifederal(art.36,IIIdaCF).AiniciativadoProcurador GeraldaRepblicanadamaisdoquealegitimaoparaaproposituradaAodeexecutoriedadede leifederaleAodeinconstitucionalidadeinterventiva.

4. Decretointerventivo:
CompeteaoPresidentedaRepblicaadecretaoeexecuodaintervenofederal(art.84,XdaCF). Nas hipteses de intervenes espontneas, o Presidente da Repblica ouvir o Conselho da Repblica e o Conselho de DefesaNacional(art.90,IeIIdaCF). ODecretodeintervenoespecificaraamplitude,oprazo,ascondiesdeexecuoe,secouber,nomearointerventor, afastandoasautoridadesenvolvidas.Cessadososmotivosdainterveno,asautoridadesafastadasdeseuscargosaestes voltaro,salvoimpedimentolegal(art.36,4 daCF). Controle poltico:OdecretodeintervenosersubmetidoaoCongressoNacionalnoprazode24horas(art.36,1 da CF). Se este estiver em recesso, farse convocao extraordinria neste mesmo prazo (art. 36, 2 da CF). O CongressoNacionalpoder(art.49,IVdaCF): Aprovaraintervenofederal. Rejeitar a interveno federal: Se o Congresso Nacional suspendla, o Presidente da Repblica dever cessloimediatamentesobpenadecometercrimederesponsabilidade(art.85,IIdaCF). Dis pe ns adocontrole poltico:Nas hipteses do artigo 34, incisos VI e VII da Constituio Federal. O decreto se limitar a suspender a execuo do ato impugnado. Se essa medida no for suficiente para o restabelecimento da normalidade,oPresidentedecretaraintervenofederalesubmeteraocontrolepoltico(art.36,3 daCF).

Interveno Federal nos Municpios existentes nos territriosfederais

1. Hiptese:
Temcabimentonasmesmashiptesesdeintervenoestadual(art.35daCF).

IntervenoEstadual

1. Conceito:
ProcessoatravsdoqualosEstadosquebramexcepcionaletemporariamenteaautonomiadosMunicpiospordescumprimento dasregraslocalizadasnoartigo35daConstituioFederal.

2. Hiptesesdeintervenoestadual:
TribunaldeJustiaderprovimentoarepresentaoparaasseguraraobservnciadeprincpiosindicadosnaconstituio estadual,ouparaproveraexecuodelei,deordemoudedecisojudicial(art.35,IVdaCF). Notiversidoaplicadoomnimoexigidodareceitamunicipalnamanutenoedesenvolvimentodoensinoenasaese serviospblicosdesade(art.35,IIIdaCF). Deixardeserpaga,semmotivodeforamaior,pordoisanosconsecutivos,advidafundada(art.35,IdaCF). Noforemprestadasascontasdevidas,naformadalei(art.35,IIdaCF).

3. Decretointerventivo:
CompeteaoGovernadoradecretaoeexecuodaintervenoestadual. ODecretodeintervenoespecificaraamplitude,oprazo,ascondiesdeexecuoe,secouber,nomearointerventor, afastandoasautoridadesenvolvidas.Cessadososmotivosdainterveno,asautoridadesafastadasdeseuscargosaestes voltaro,salvoimpedimentolegal(art.36,4 daCF). Controlepoltico:OdecretodeintervenosersubmetidoAssembliaLegislativanoprazode24horas(art.36,1

daCF).Seestiveremrecesso,farseconvocaoextraordinrianestemesmoprazo(art.36,2 daCF). Dispensadocontrolepoltico:art.35,IVdaCF.Odecretoselimitarasuspenderaexecuodoatoimpugnado.Se essa medida no for suficiente para o restabelecimento da normalidade, o Governador decretar a interveno estadualesubmeteraocontrolepoltico(art.36,3 daCF).

Вам также может понравиться