Вы находитесь на странице: 1из 3

Caso tenham dificuldade para responder s questes abaixo, consultar os livros: 1) Degarmo, E. P. Materials and processes in manufacturing.

New York: McMillan, 1979. 1076 p. 2) Groover, Mikell P. Fundamentals of modern manufacturing: materials, processes and systems. New Jersey: Prentice Hall, 1996. 1061 p. Fundamentos da conformao plstica 1) o que dutilidade de um material e como pode ser determinada? 2) Quais so as propriedades mecnicas possveis de serem obtidas em um ensaio de trao? 3) Por que os processos de fabricao por conformao plstica so mais adequados para grandes lotes? 4) Algumas variveis dos processos de conformao plstica so escolhidas pelo engenheiro. De que forma, cada uma das variveis abaixo influencia a conformao? a. Matria prima (material) b. Geometria da ferramenta/matriz c. lubrificao d. temperatura inicial da conformao e. porcentagem de conformao. 5) Por que importante estimar a fora ou potncia requerida para a conformao de uma pea? 6) Por que importante conhecer e controlar a temperatura do material durante a conformao? 7) Se a temperatura da matria prima aumentada, que mudanas nas propriedades do material devem ocorrer para facilitar a conformao? 8) Cite as vantagens mecnicas e metalrgicas do trabalho a quente. 9) Cite os aspectos negativos do trabalho a quente 10) Por que as matrizes/ferrametas so normalmente aquecidas para o trabalho a quente? 11) Quais so as vantagens do trabalho a frio, quando comparado ao trabalho a quente? 12) Quais so as desvantagens do trabalho a frio? 13) Que propriedades do material so normalmente reduzidas no trabalho a frio? Laminao 14) Por que indesejvel reduzir o atrito entre cilindros e matria prima/produto na laminao? E por que desejvel? 15) Compare as vantagens e desvantagens em empregar um laminador duo, duo-reversvel, trio e quadruo. 16) Por que a sincronizao das velocidades dos cilindros fundamental em um trem de laminao? Forjamento 17) Quais so os dois tipos bsicos de mquinas empregadas no forjamento e quais as principais diferenas entre elas? 18) Quais so as diferenas entre o forjamento em matriz aberta e o forjamento em matriz fechada? 19) Por que o forjamento em matriz aberta no recomendado para a produo em larga escala de peas idnticas. 20) O que a recalcagem? Que tipo de equipamento empregado? D exemplos de peas que podem ser produzidas. Metalurgia do p

21) Que tipo de produto pode ser considerado adequado para a fabricao pela metalurgia do p? 22) Quais so as etapas bsicas do processo de metalurgia do p? Descreva resumidamente cada um deles. 23) Qual o mtodo mais comum para a obteno do p metlico? Descreva-o 24) Quais so os objetivos da etapa de mistura do(s) p(s)? 25) Como a adio de lubrificante afeta a compressibilidade do p? E a resistncia a verde? 26) O que limita a rea da seco transversal do sinterizado a alguns poucos cm2? 27) Por que a metalurgia do p no adequada para pequenas quantidades? 28) Quais os problemas ambientais e de segurana no processo de metalurgia do p? 29) Quais as vantagens da fabricao pela metalurgia do p? Estampagem 30) O que o retorno elstico em um dobramento? Por que ele ocorre? E como deve ser tratado no projeto de uma pea dobrada? 31) O que raio mnimo de dobramento, o que o influencia, e qual a diferena entre ele e o raio de dobramento de uma pea? 32) O que a linha neutra e de que forma empregada em um projeto de pea dobrada? 33) Qual a importncia da folga de corte e quais so os fatores que a influenciam? 34) Quais so as partes principais de um estampo? 35) Que tipos de peas so fabricadas por embutimento (estampagem profunda)? D exemplos. 36) Como possvel saber se um corpo volumtrico (copo) ser feito em 1 ou mais etapas (reembutimentos)? 37) Qual a importncia da lubrificao para os processos de estampagem? Extruso/trefilao 38) Quais as diferenas entre os processos de extruso e trefilao em termos de fora de conformao, temperatura usual de processo e produtos fabricados? 39) Qual a vantagem apresentada pela extruso inversa sobre a extruso direta? 40) Por que razo a extruso direta mais empregada? 41) possvel fabricar peas ocas pela extruso direta? Como? 42) Como deve ser o acabamento superficial de uma fieira? Por que? 43) Quando a fieira se desgasta e deixa de atender s tolerncias de projeto, o que pode ser feito com esta ferramenta? Por qu?

44) Como a Engenharia de controle e automao pode atuar em cada um dos processos de fabricao abordados nesta parte da disciplina? Cite 3 exemplos em cada um dos processos.

This document was created with Win2PDF available at http://www.daneprairie.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only.

Вам также может понравиться