Вы находитесь на странице: 1из 23

Sistemas de Entrada e Sada

Introduo
MEMRIA

DISPOSITIVOS DE ENTRADA

UNIDADE LGICA E ARITMTICA

DISPOSITIVOS DE SADA

UNIDADE DE CONTROLE

Motivao

Motivao

Motivao

Motivao

Motivao

Conceitos Bsicos
A arquitetura de E/S de um computador constitui sua interface com o mundo externo. projetada para permitir um controle sistemtico da interao com o mundo exterior e fornecer ao sistema operacional as informaes necessrias para gerenciar a atividade de E/S de maneira efetiva.

Alm do processador e da memria, um terceiro elemento fundamental de um sistema de computao o conjunto de mdulos de E/S. Cada mdulo se conecta com o barramento do sistema ou com o comutador central e controla um ou mais dispositivos perifricos. Possuem uma lgica dedicada a desempenhar a funo de comunicao.

Mdulo de E/S
As funes principais de um mdulo so:
Fornecer uma interface com o processador e a memria atravs do barramento do sistema; Permitir a interface com um ou mais dispositivos perifricos.
Linhas de endereo

Barramento do sistema
Linhas de dados

Linhas de controle

Mdulo de E/S

...

Conexes com perifricos

Mdulo de E/S - funes


Mais especificamente, as funes de um mdulo de E/S so:
Controle e temporizao Comunicao com o processador envolve decodificao de comandos (enviados pelo processador como sinais atravs do barramento de controle), transferncia de dados, informaes de estado do mdulo (BUSY ou READY), reconhecimento de endereo (para cada dispositivo controlado pelo mdulo). Comunicao com os dispositivos envolve comandos, informao de estado e dados. rea de armazenamento temporrio de dados devido diferena de velocidade entre processador e memria e os dispositivos perifricos. Deteco de erros e envio de informaes de erro ao processador (mau funcionamento, paridade).

Mdulo de E/S - estrutura


Interface com barramento Interface com dispositivos

Registradores de dados
Linhas de dados Registradores de estado/controle

Lgica de interface com perifrico . . . Lgica de Entrada e Sada Lgica de interface com perifrico

Dados Estado Controle

Linhas de endereo Linhas de controle

Dados Estado Controle

Mdulos de E/S - tipos


Canais ou processadores: fazem a maior parte do trabalho de E/S. Controladores (de dispositivos): requerem maior controle do processador.

Conceitos bsicos - uma viso mais detalhada


INTERFACE
controlador

perifrico

processador

portas

barramento

Conceitos bsicos - uma viso mais detalhada


Perifricos dispositivo conectado ao computador para comunicao ou interao com o mundo externo. Interface componente de hardware que coordena a transferncia de dados entre processador e um ou mais perifricos. Controlador componente de hardware da interface que realiza todo o controle necessrio transferncia de dados. Driver conjunto de rotinas encarregadas da comunicao com a interface. Pode estar embutido no sistema operacional ou pode ser instalado posteriormente. Porta de E/S corresponde a um endereo no sistema de E/S do processador. Atravs delas, o processador recebe e envia dados, comandos e status aos perifricos. Barramentos conjunto de fios que transportam os sinais de dados, endereo e controle. Podem ser internos ou externos ao processador. Os externos podem ser denominados barramento local ou barramento de expanso.

Principais tcnicas de E/S


Na E/S programada, a E/S efetuada sob controle direto e contnuo do programa que requisitou a operao de E/S; Na E/S dirigida por interrupo, o programa envia um comando de E/S e ento continua a execuo de instrues at que ocorra uma interrupo gerada pelo hardware de E/S, sinalizando o trmino da operao de E/S; Na tcnica de Acesso Direto Memria, a E/S controlada por um processador especializado de E/S que se encarrega de transferir os blocos de dados.

Transferncia de Dados
A transferncia de dados entre a UCP e os dispositivos perifricos feita de duas maneiras: E/S mapeada em memria e E/S isolada.
E/S mapeada o programa v os dispositivos perifricos como endereos de memria, mandando dados para eles como se estivesse escrevendo na memria. O espao de endereamento fica truncado. H o circuito de lgica de decodificao de endereo; E/S isolada h endereos especficos (distintos dos da memria principal) para entrada e sada, assim como instrues especficas para ler e escrever portas de E/S.

Interrupes
Tratamento de interrupes interrupo uma suspenso da atividade do processador, causada por um evento externo (perifrico) ou pelo prprio processador (diviso por zero, overflow, traps). As interrupes podem ser vetorizadas e no vetorizadas.
Vetorizadas o processador recebe o cdigo da interrupo. Atravs deste cdigo, ele obtm, no vetor de interrupes, o endereo da rotina de tratamento; No vetorizadas ao receb-la, o processador executa uma rotina em um endereo constante ou executa uma instruo recebida do perifrico.

Interrupes
Interrrupes mascarveis e no-mascarveis podem ou no ser desabilitadas. Prioridade de interrupes para resolver conflitos quando ocorrem duas ou mais interrupes simultaneamente ou quando uma ocorre durante o tratamento de outra. A definio de prioridades feita, normalmente, por um hardware externo UCP. Controlador de interrupo pode permitir a programao das prioridades e habilitao individual das interrupes. Pode-se ligar dois ou mais controladores em cascata. Traps podem ser gerados por um erro de programa (diviso por zero) ou por instrues especficas (instruo INT).

Interrupes - prs e contras


a UCP dedica-se execuo de tarefas exclusivamente. uma maneira simples dos programas utilizarem recursos do sistema operacional. em contrapartida, exige hardware adicional. a gerao de interrupes aleatria (pipeline). o contexto da tarefa sendo executada deve ser salvo e restaurado.

DMA - Acesso direto memria


A intermediao da UCP em transferncias de dados deixa o sistema mais lento. Um controlador de acesso direto memria ou ADM um dispositivo que permite a transferncia de dados, diretamente da fonte para o destino, sem a intermediao da UCP. A UCP apenas inicializa e dispara a transferncia, que executada pelo controlador.

Barramentos
Um barramento o caminho fsico que conecta a UCP aos perifricos. Normalmente, a velocidade da UCP bem maior que a velocidade dos perifricos. Vrios padres de barramento so usados.

Portas paralelas e seriais


Interface serial envia um bit por vez. Pode usar paridade. O UART (Universal Asynchronous Receiver/Transmitter) serializa e envia os dados. Interface paralela transmite vrios bits em paralelo. Evoluiu para a transmisso bidirecional.

Bibliografia
Arquitetura de Computadores Pessoais Srie Livros Didticos do Instituto de Informtica da UFRGS, 1 edio, Editora Sagra Luzzatto Raul Fernando Weber; Arquitetura e Organizao de Computadores 5 edio, Editora Prentice Hall, William Stallings. Introduo Organizao e Arquitetura dos Computadores Ricardo Vargas Dorneles e Cristian Koliver

Вам также может понравиться