Вы находитесь на странице: 1из 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

INSTITUTO DE PERMACULTURA E ECOVILAS DA MATA ATLNTICA

IPEMA Permacultura

Tcnicas Alternativas

servios

Links

Contate-nos

AlgumasTcnicas e Materiais Alternativos


Tcnicas Fundao A Fundao deve estar apoiada em solo suficiente resistente as cargas da construo. Pedra. um material de excelente qualidade, impermevel e com capacidade de suportar grandes
cargas. J o concreto nada mais que uma imitao da rocha. Quando o concreto uma mistura de areia + brita e cimento. O cimento age como uma cola que junta os diversos gros no tamanho e forma que desejamos e que ainda necessita de aditivos para se tornar impermevel. Com a pedra no precisamos fazer nada disso. A construo com pedra foi largamente usada na antigidade e utilizada at hoje em regies onde encontrada em abundncia. Em algumas regies de altas montanhas no existe madeira, s pedra e gelo. Na regio do HIMALAIA, as paredes, moveis e telhas so feitos de pedras.

Cimento Reciclado.

Pode-se utilizar qualquer tipo de volume para produzir um concreto. Sua resistncia ser proporcional a dureza dos produtos usados, um exemplo de concreto reciclado substituir a brita por caco de vidro para se fazer contra piso, ou por bolinhas de cermica, pneu ralado (p), p de pedras( resto de marmorarias). s usar a imaginao aliada a alguns testes.

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 1 de 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

Sacos de Areia e argila: Utiliza-se sacos de fibras de nylon, enche-se de areia e coloca-se um ao lado do outro dentro de uma vala, mesma tcnica usada para fazer os baldrames de concreto, s que em vez de concreto voc coloca sacos de areia. As paredes que vem acima deste sacos podem ser de sacos de argila misturada com palha , depois colocamos uma tela em volta e rebocamos.

Estrutura e Vedao
Estrutura tem como funo suportar pesos Paredes tem como funo vedar espaos

Estrutura de Madeira.

um dos melhores sistemas de construo pr fabricada. A rapidez com que se coloca a cobertura outra vantagem, principalmente em regies que chove muito, e com o uso desta estrutura as paredes no sofrem esforos , podendo-se ento utilizar qualquer tipo de material para vedao. Em minhas obras utilizo postes de eucalipto comprados de ferro -velho das companhias eltricas, esta estrutura usada para construo em terrenos com grandes declives, evitando-se assim que se faa cortes no terreno e eliminando os muros de arrimo. A tcnica consiste em fazer um buraco no cho at encontrar solo mais resistente , coloca- se pedras no fundo para o poste apoiar e depois coloca-se areia ao redor junto com gua (quanto mais gua melhor) , a gua compacta os gros de areia e com isto o poste fica firme. No utilizo concreto algum para a construo da fundao.

Estrutura de Bambu.

Amplamente usada na SIA, constroem-se at 3 pavimentos com este material. O bambu utilizado o gigante. Amarra-se 3 ou 4 uns aos outros para formar um pilar com boa resistncia. Para sua maior durabilidade, cort-los nos meses secos e na lua minguante e queim-los levemente, este procedimento tambm ajuda a sec-los. Na parte que vai ficar enterrada, pode-se passar uma mo de leo queimado.

Materiais Bambu.

Um material nobre que pode ser usar para quase tudo: construo de paredes, telhas, estrutura, calhas, cercas, cestos, substitui o ferro nos concreto armado, para fazer moveis, andaimes ..., seu crescimento rpido e cresce em qualquer tipo de solo.

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 2 de 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

Pau a Pique.

A mais tradicional das tcnicas brasileiras, amplamente usada pelas populaes rurais , um dos melhores sistemas de pr- construo. Consiste em fazer uma tela usando o bambu ou outro tipo de material ( pode se tambm usar sobras de madereiras). Feito isto, os espaos devem ser preenchidos com barro, deixando secar por alguns dias antes de rebocar . Para proteger as paredes contra a umidade e chuvas, fazer uma faixa nas paredes externas e no banheiro utilizando material impermevel. Nas paredes externas utilizar faixas de 50cm , e na cozinha e banheiros de 1,50m . Este material impermevel pode ser feito de cacos de ardsia, azulejos ou de massa de cimento com leo ou algum outro impermeabilizante. Muito importante fazer o beiral do telhado com no mnimo 80cm ( o ideal 1metro).

Adobe.

O tijolo de adobe ainda usado em vrias regies do Brasil e em alguns pases do mundo. Para prepara-lo utilize solo argiloso. Faa um buraco perto do local da obra onde se encontre solo apropriado, colocamos gua e depois amassamos com os ps at sentir que tem boa liga. Necessitamos construir algumas formas de madeira com as dimenses de 40cm de comprimento, 20cm de largura e 15cm de altura. molhe a forma antes de colocar a argila e deixe o tijolo secar por 10 dias , virando a cada 2 dias. Para testar sua resistncia, coloque dois tijolos afastados entre si mais ou menos 30cm, coloque um outro por cima , se no rachar porque de boa qualidade.

Solo Cimento.

Como todas as tcnicas acima, usado como vedao. Apesar de suportar alguns esforos, necessita de estrutura. No vo dos pilares da estrutura, coloca-se uma madeira de cada lado, isto vai ser uma forma. O espao entre estes pilares pode variar entre 1,5m a 2m, a mistura para se fazer este tipo de concreto 10 para 1, isto 10 latas de terra e 1 lata de cimento, no vai gua e por isso a terra tem que ter um pouco de umidade natural. Para verificar isto, pega-se um punhado de terra na mo e faze-se uma bola, se no desmanchar porque esta com a umidade ideal, se no acrescente um mnimo de gua. Depois de feita a mistura , joga-se na forma e pila-se at ficar bem compacta. Depois de uns 30 minutos , retira-se a forma e fazemos outro trecho de parede, depois de seca podemos colocar a forma em cima desta parede de solo cimento e repetir o processo. cuidados: as formas devem se resistentes para no abrirem quando socadas, deve-se molhar o cimento levemente para que no trinque. Podemos utilizar esta tcnica para se fazer pisos, e depois impermeabilizar com silicone liquido.

Solo Cimento Armado. Esta tcnica consiste em colocar tela de galinheiro no vos dos
pilares da estrutura onde se deseja fazer a parede e utilizar um papelo ou outro material disponvel como suporte para a fixao do solo cimento. A mistura de 10 latas de terra e 1 de cimento e gua, pode se acrescentar um pouco de areia se a terra no for arenosa. depois de pronto , revestir com uma massa de reboco terra , areia e cal Pode-se acrescentar impermeabilizantes na mistura e utilizar este sistema para fazer telhados ou geodsicas.

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 3 de 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

Cobi.

Material muito parecido com o adobe. A diferena esta em que ele pode ser utilizado ainda mido, sua composio : argila , areia , fibras( capim seco ) e pedrisco. Sua mistura vai depender muito da proporo de areia que se encontra na argila e para que fins voc vai destinar o Cobi. Se for para fazer paredes, pode-se colocar quatro partes de argila, duas de areia e duas de pedrisco; se for para modelagens e acabamentos no colocamos pedriscos. O Cobi um excelente material para construes orgnicas, muita coisa pode ser feita a partir deste material, como por exemplo, fornos. Alm de tudo, possibilita o uso da imaginao.

Madeira de Reflorestamento.

Amplamente utilizado nos pases frios , o pinus usado em grande escala nas construes, toda a estrutura da casa feita de madeira branca , no sul do Brasil este material mais usado devido as grandes rea de Reflorestamento l existente. O eucalipto tambm um excelente material que esta sendo usado como estrutura nas construes e at para a fabricao de moveis. Ser a madeira a ser utilizada no futuro, as madeiras de lei vo se tornar carssimas e de uso proibitivo. Tenho usado a anos o eucalipto como sistema estrutural e o pinus desde a alguns anos atrs. Erroneamente pensamos que por ser o pinus uma madeira macia o cupim pode destrui-la em pouco tempo. O pinus possui uma resina que o cupim no gosta, e o eucalipto para ser protegido desta praga , utiliza-se leo queimado ou faz-se tratamento qumico em auto-claves. As paredes tambm podem ser feitas de pinus , quando revestidas internamente com lambris se tornam excelente isolante trmico.

Madeira com certificao.

Algumas madereiras com mais viso esto praticando o Manejo florestal, sabem que tem muito a ganhar com esta prtica ,no futuro bem prximo, s vo permitir explorao de madeira com o manejo de suas reservas.

Cobertura A cobertura tem como funo proteger da chuva e do sol. Telhas de Barro.

Sua principal mateira prima a terra e necessita de lenha para sua queima ,se a lenha usada for de reflorescimento como o eucalipto uma boa opo. as produzidas de fibro cimento so condenadas em vrios pases do mundo por causarem doenas e polurem o meio ambiente quando se joga no lixo. Podemos utilizar outros materiais e tcnicas para cobertura.

Folhas de Palmeiras.

Excelente isolante trmico, sua durabilidade vria entre 5 a 10 anos, no um material pesado por isto dispensa grandes estruturas.

Telhas de Madeira.

Cavaco, podemos usar madeira de reflorestamento para sua fabricao, com tratamento adequado elas duram muitos anos, ou telhas de madeira retiradas com manejo florestal.

Cimento Armado ou Solo cimento armado.

Podemos dar a forma que quisermos com este tipo de tcnica, podemos fazer telhados com formas convencionais ou em formas de meia lua.

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 4 de 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

Material Reciclado.

Tem algumas empresas fabricando telhas a partir de embalagens de longa vida, podemos usar vrios materiais com embalagem de pet, papelo laminado, latas recicladas, vai depender do material disponvel e do uso de alguns impermeabilizantes e da inclinao necessria.

Telhas de Pedra.

Podem ser de ardsia se esta tiver em abundncia na regio, ou de lajedo, no Nepal este tipo de telha muito usado pelas populaes que vivem nas montanhas, na Chapada Diamantina tambm pude observar o uso do lajedo como telha.

Telhado Jardim.

Usado em regies quentes ou muito frias , exige uma laje impermevel e em cima colocamos uma pequena camada de terra onde nasce alguma planta com a funo de absorve os raios solares.

Materiais Reciclados

Pneus, podemos fazer muros de arrimo com pneus velhos, ou at mesmo paredes de depsitos, excelente isolante acstico e trmico. Eu visitei uma casa em que todas as paredes eram de pneus;

Sacos de fibra, Papelo,

enchendo de solo cimento para fazer muro de arrimo e conteno.

podemos fazer paredes de vedao, paredes armada com tela e cimento, telhados de papelo, tratados com manta e resina;

Embalagem de Pet, Calha de pet,

cortando os fundos e a boca, depois ao meio, vira uma telha, colando em fileiras teremos um telhado transparente e colorido; corte do mesmo jeito que a telha e utilize como calha;

Garrafas de vidro,

para colocar nas paredes e melhorar a iluminao ou no piso. Podemos criar vrias utilidades para diversos materiais, depende da facilidade de se conseguir e da nossa imaginao

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 5 de 6

eco materiais- Instituto de Permacultura da Mata Atntica :::::

19/05/12 15:55

ECO CASA SAIBA MAIS...

Conhea uma loja especializada na venda de produtos ecolgicos

[ FECHAR JANELA ]

http://www.ipemabrasil.org.br/ecomateriais.htm

Pgina 6 de 6

Вам также может понравиться