Вы находитесь на странице: 1из 5

1) O que so Ligas metlicas?

R: a combinao qumica de dois ou mais metais, afim de obter-se propriedades que no poderiam ser encontradas em um nico metal. 2) Defina metal-base. R: o metal de maior proporo em uma liga metlica. 3) Como se classificam as ligas metlicas? R: Ligas metlicas Ferrosas e no ferrosas 4) Classifique as ligas metlicas e fale sobre cada uma delas? R: Ligas metlicas Ferrosas e no ferrosas Ligas metlicas Ferrosas: So aquelas que contm o elemento qumico ferro em sua composio. Ligas metlicas no ferrosas: So aquelas que no contm o elemento qumico ferro em sua composio. 5) Quais so as ligas metlicas mais utilizadas? R: So os aos e os ferros fundidos, tambm conhecidos como ligas ferrocarbono. 6) Defina o que AO? R: So ligas ferrosas do tipo ferro carbono, em que o teor de carbono menor que 2%. 7) Como se d a obteno do ferro gusa? R: Atravs do processamento do minrio de ferro em um equipamento chamado de Alto forno. 8) O que alto forno? R: o equipamento utilizado para obteno do ferro gusa, construdo externamente de chapas metlicas e revestido internamente de tijolos refratrios, apoiado sob uma base de concreto. 9) Cite as principais partes do alto forno e fale sobre cada uma delas. R: O cadinho, a rampa e a cuba. O cadinho: Local onde fica acumulado o metal lquido. A rampa: Situa-se logo acima do cadinho, tem formato cnico e a altura de cerca de 4m ou mais. a regio mais quente do alto forno. A cuba: Situa-se logo acima da rampa, o dimetro varia de 10,5 a 7,5m e a altura cerca de 25m at juntar-se ao topo.
10) Como composta a carga para fuso no alto forno do ferro gusa?

R: Minrio de ferro, Coque metalrgico e o Fundente. 11) Qual a funo do fundente na fuso do ferro gusa no alto forno? R: Serve como elemento de limpeza qumica. 12) . Fale sobre cada elemento que compem a carga do alto forno para obteno do ferro gusa. Minrio de ferro: o minrio que ser processado para a retirada do ferro

Coque Metalrgico: o carvo mineral desidratado, o componente que fornece a energia calorfica necessria para a fuso do minrio. Fundente: Serve como elemento de limpeza qumica. 13) Como classificam-se os aos? R: Aos carbonos ou comuns e Aos ligas ou especiais. 14) O que um Ao carbono? R: So ligas metlicas ferrosas do tipo ferro-carbono, contendo ainda, silcio, fsforo, enxofre e mangans. 15) O que ainda contm alm do carbono e ferro os aos carbono? R: Silcio, fsforo, enxofre e mangans.
16) O que so os Aos ligas ou especiais?

R: So ligas metlicas do tipo ferro-carbono que contm os mesmos elementos qumicos dos aos carbono e mais elementos de liga para lhes dar caractersticas especiais. 17) Qual a influncia do mangans nas ligas dos aos? R: Aumenta a resistncia ao desgaste, ao choque e mantm a ductibilidade. 18) Cite as principais influencias dos elementos de liga nos aos. Nquel: Aumenta a resistncia a tenacidade, eleva o limite de elasticidade, aumenta a ductibilidade. Cromo: Aumenta a resistncia, aumenta a dureza, eleva o limite de elasticidade e resistncia corroso. Mangans: Aumenta a resistncia ao desgaste, ao choque e matm a ductibilidade. Tungstnio: Aumenta a resistncia ao calor, aumenta a dureza, a resistncia a ruptura. Molibdnio: Tem as mesmas influncias do tungstnio no ao, geralmente adicionado junto com o cromo produzindo os aos cromo-molibidnio de grande resistncia a esforos repetidos. Vandio: Melhora a resistncia trao, eleva os limites de elasticidade e de fadiga. Silcio: Aumenta a resistncia e a elasticidade. Cobalto: Influncia favoravelmente nas propriedades magnticas dos aos. Alumnio: Desoxida o ao. Cobre: Melhora a resistncia a corroso atmosfrica. Resistncia tenacidade a energia necessria para romper o material A ductilidade a propriedade que representa o grau de deformao que um material suporta at o momento de sua fratura. Materiais que suportam pouca ou nenhuma deformao no processo de ensaio de trao so considerados materiais frageis.

Um material dctil aquele que se deforma sob tenso cisalhante. Ouro, cobre e alumnio so metais muito dcteis. O oposto de dctil frgil, quando o material se rompe sem sofrer grande deformao. 19) O que significa A-1080 na composio do ao segundo a ABNT? R: Ao carbono, no contm elemento predominante, com 0,80% de carbono. Padronizao dos aos pela ABNT A especificao obedece um sistema de nmeros e letras conforme o exposto abaixo: 1 algarismo: Classe do ao; 2 algarismo: Percentual do elemento de liga predominante; 3 e 4 algarismos: Teor de carbono. Tabela de Padronizao dos aos (ABNT) 1- Ao carbono; 2- Ao mangans; 3- Ao nquel-cromo; 4- Ao molibdnio; 5- Ao cromo; 6- Ao cromo-vandio; 7- Ao tungstnio; 8- Ao nquel-cromo-molibdnio; 9- Ao silcio-mangans.
20) O que significa A-1020 na composio dos aos carbonos segundo a

ABNT? R: Ao carbono, no contm elemento predominante, com 0,20% de carbono. 21) Como os ferros fundidos so classificados? R: Cinzento, Branco, Malevel, Nodular e Ligado.
22) Como os ferros fundidos so classificados?

R: Cinzento, Branco, Malevel, Nodular e Ligado. 23) Conceitue ferro fundido. R: uma liga metlica ferrosa do tipo ferro-carbono, em que o teor de carbono maior que 2%, contendo silcio, fsforo, enxofre e mangans. 24) Cite algumas das principais caractersticas do ferro fundido cinzento: 1- Baixa resistncia ao choque (impacto): 2- Cor cinza: 3- Alto teor de carbono; 4- Alta resistncia compresso; 5- Baixa resistncia trao; 6- Fcil de ser usinado; 7- No resiste ao choque trmico (trinca);

8- Absorve vibraes.
25) O ferro fundido soldado? Caso positivo; quais so os cuidados para

sold-lo? R: Sim. Pr-aquecer o local da solda; Soldar em ambiente fechado; Utilizar eletrodo prprio para ferro fundido; Resfriar a pea lentamente. 26) Quais so as aplicaes dos ferros fundido cinzento? R: o mais utilizado dos ferros fundidos na indstria, sendo exemplo de aplicaes, polias de mquinas, bloco de motores, corpo de mquinas, corpo de bombas, tambores de freios automotivos.

27) Cite as principais caractersticas do ferro fundido branco?

12345-

Fratura branca; Alta dureza; Alta resistncia ao desgaste por atrito; No usinvel; Baixa resistncia ao impacto (quebradio)

28) Quais as principais aplicaes do ferro fundido branco?

R: Devido a sua altssima dureza so utilizados em peas sujeitas a atrito elevado, como por exemplo, sapatos de freios de trem, revestimento de moinhos, cilindros de laminao, equipamentos de montagem de cimento, dentre outros.
29) O que vem a ser o ferro fundido malevel?

R: um ferro fundido derivado do ferro fundido branco aps um tratamento trmico de longa durao chamado de maleabilizao.
30) Cite as principais caractersticas do ferro fundido malevel?

12345-

Fcil usinagem; Alta resistncia corroso; Cor Cinzenta brilhante; Resistncia trao mdia; Ductibilidade razovel.

31) Quais as principais aplicaes do ferro fundido malevel?

R: Aplicaes na indstria mecnica eltrica, automotiva, construo civil, e de tratores. 32) Cite exemplos de peas que so fabricadas de ferro fundido malevel.

R: Conexes para tubulaes hidrulicas, conexes para linhas de transmisso eltrica, correntes, suportes de molas, caixas de direo e de diferencial, cubos de rodas, sapatos de freios, pedais de freios e de embreagem etc... 33) Defina ferro fundido nodular. R: um tipo de ferro fundido obtido a partir do ferro fundido cinzento, quando no estado lquido, pela introduo de elementos qumicos.

34) Caractersticas do cobre: 1- Cor avermelhada; 2- Alta maleabilidade; 3- Alta ductibilidade; 4- Baixa tenacidade; 5- Bom condutor de eletricidade 6- Resiste a corroso pela gua e alguns cidos. 35) Cite duas sub-ligas do bronze. R: Bronzes de chumbo e bronze de alumnio. 36) Defina Metal patente, metal branco ou anti-frico. R: uma liga especial que contm 5% de cobre, 85% de estanho e 10% de antimnio. So utilizados na fabricao de mancais.

Вам также может понравиться