Вы находитесь на странице: 1из 9

Alguns Aspectos Conceituais sobre Orientao a Objetos

Prof. Kelber Albeche

Aspectos Conceituais sobre OO


Objetos devem conter toda a informao e comunicao necessria para implementar ou executar a entidade real que ele est representando. Os objetos devem encapsular toda a sua funcionalidade. Eles devem conter toda a informao necessria para executar a funo a que se propem. Objetos devem interagir com outros objetos atravs de mensagens e no devem permitir interao direta de outros objetos com seus atributos.

Prof. Kelber de Souza Albeche

Aspectos Conceituais sobre OO


A classe composta por atributos (variveis de instncia) e mtodos (aes / mensagens). Os atributos possuem nomes significativos que melhor definem o dado de negcio que representam. Os mtodos so sempre aes que representam comportamentos do objeto que representam. Em uma boa programao OO, somente os mtodos de objeto podem alterar o estado do objeto (atributos, variveis de instncia). Os mtodos recebem (ou no) parmetros que permitem customizar uma ao (comportamento) sobre os atributos.
Prof. Kelber de Souza Albeche 3

Aspectos Conceituais sobre OO


Cinco componentes chave do paradigma de orientao a objetos.: objeto, mensagem, classe, instncia e mtodo: Objeto: uma abstrao encapsulada que tem um estado interno dado por uma lista de atributos (variveis de instncia) cujos valores so nicos para o objeto. O objeto tambm conhece uma lista de mensagens que ele pode responder e sabe como responder cada uma. Mensagem: representada por um identificador que implica em uma ao a ser tomada pelo objeto que a recebe. Mensagens podem ser simples ou podem incluir parmetros que afetam como o objeto vai responder mensagem. A resposta tambm influenciada pelo estado interno do objeto.
Prof. Kelber de Souza Albeche 4

Aspectos Conceituais sobre OO


Classe: um modelo para a criao de um objeto. Inclui em sua descrio um nome para o tipo de objeto, uma lista de atributos (e seus tipos) e uma lista de mensagens com os mtodos correspondentes que o objeto desta classe sabe responder. Instncia: um objeto que tem suas propriedades definidas na descrio da classe. As propriedades que so nicas para cada instncias so os valores dos atributos. Mtodo: uma lista de instrues que define como um objeto responde (comportamento) a uma mensagem em particular. Toda mensagem em uma classe tem um mtodo correspondente.

Prof. Kelber de Souza Albeche

Resumindo
Traduzindo estas definies para o JAVA: classes so definies de estruturas, objetos so variveis do tipo de alguma classe (instncia de alguma classe), mtodos so funes dentro das classes e enviar uma mensagem para um objeto chamar um mtodo de um objeto. Resumindo: Objetos so instncias de classes que respondem a mensagens de acordo com os mtodos e atributos, descritos na classe.

Prof. Kelber de Souza Albeche

Classe ContaBancaria

Abrir Fechar Depositar

Cliente Tipo Saldo Cidade

Sacar VerSaldo

Profisso Atributos

(Parte escondida)

Mtodos (Protocolo de acesso)


Prof. Kelber de Souza Albeche 7

Exemplos
Duas instncias (objetos) da classe ContaEmBanco

Abrir Encerrar Depositar Sacar VerSaldo

Silvio Santos

Abrir Encerrar Depositar Sacar VerSaldo

Kelber Albeche

Especial
100.000,00

Comum
1,00

So Paulo
Empresrio

Porto Alegre
Professor

Conta do Silvio Santos

Conta do Kelber Albeche

Prof. Kelber de Souza Albeche

Prof. Kelber de Souza Albeche

Вам также может понравиться