Вы находитесь на странице: 1из 6

AL 2.

1 CIDO OU BASE: UMA CLASSIFICAO DE ALGUNS MATERIAIS FATORES QUE AFETAM O pH DE UMA GUA
Questes-problema:
Ser que todas as guas possuem caractersticas qumicas idnticas? Como avaliar o pH de uma soluo aquosa? Ser que o pH da gua varia com a temperatura?

A classificao de guas e de outras solues aquosas em cidas, neutras ou alcalinas requer processos de avaliao qualitativa e quantitativa com recurso a indicadores (em soluo ou impregnados em papel), ou medidor de pH eletrnico, previamente calibrado, ou a outros sensores.

Competncias a desenvolver:

Classificar uma soluo aquosa como cida, neutra ou alcalina a partir da medio do pH ou do uso de indicadores. Comparar vantagens e desvantagens de diferentes processos de avaliao da acidez/alcalinidade de uma soluo aquosa. Verificar a variao do valor do pH provocada peia alterao da temperatura. Interpretar a variao do valor do pH provocada pela alterao da temperatura com base na autoionizao da gua e na Lei de Le Chtelier Relacionar a natureza cida ou bsica da gua analisada com caractersticas geolgicas da regio de captao.

Introduo:
Quando ingerimos uma bebida utilizamos muitas vezes o termo cido e, algumas vezes, o termo neutro. Uma gua gaseificada, uma limonada e uma cola, por exemplo, tm sabor cido. Relativamente a uma gua mineral no gaseificada dizemos que o seu sabor neutro. Para nos lavarmos, por vezes, utilizamos solues de gua ensaboada que so frequentemente bsicas. Existem ainda substncias, como o acar e o cloreto de sdio, cujas solues aquosas no apresentam carcter cido ou carcter alcalino. So solues neutras. Assim sendo, podemos classificar as solues aquosas em trs grupos: solues cidas, solues neutras e solues bsicas. Numa soluo aquosa existem sempre ies H3O+ (hidrnio) e ies HO- (hidrxido), devido autoprotlise ou auto-ionizao da gua, representada pela equao: (aq) Quando, numa soluo aquosa: H2O (I) + H2O (I) H3O+ (aq) + HO-

1(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

[H3O+] = [HO-] a soluo neutra. [H3O+] > [HO- ] a soluo cida. [H3O+] < [HO- ] a soluo bsica.

Quanto maior for a concentrao em ies H3O+ numa dada soluo aquosa, maior a acidez dessa soluo. Em qualquer soluo aquosa: [H3O+ ] x [HO- ] = Kw

Numa soluo aquosa neutra ou na gua pura: [H3O+] = [HO- ] = Para uma temperatura 25C: [H3O+] = [HO- ] =

Kw

1,00 10

-14

[H3O+] = [HO-] = 1,0x 10-7 moldm-3

pH de uma soluo O
Os qumicos caracterizam as solues aquosas com a ajuda de uma grandeza denominada pH. O valor do pH em solues aquosas vulgares est compreendido entre 0 e 14 e no tem unidades. O pH de uma soluo definido a partir da concentrao em ies H3O+ dessa soluo, expressa em moldm-3, atravs da relao: [H3O+] = 10-pH pH = - log ([H3O+]) / mol dm-3)

Para a gua pura ou uma soluo aquosa neutra, a 25 C: [H3O+] = 1,0x10-7 pH = - log( 1,0x10-7) pH = 7 Quanto maior for o carcter cido de uma soluo, ou seja, quanto maior for a sua concentrao em ies H3O+, menor ser o valor do seu pH.

Determinao do pH de uma soluo


A classificao das solues em cidas, neutras ou alcalinas pode ser feita por vrios processos. A avaliao pode ser aproximada, utilizando o indicador universal, ou rigorosa, utilizando o medidor de pH eletrnico (pH-metro), previamente calibrado, ou outros sensores.

Utilizando indicadores cido-base


2(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

Os indicadores cido-base so cidos fracos, geralmente orgnicos, em que a cor obtida em meio cido diferente da cor obtida em meio bsico. Existem indicadores cido-base em soluo ou impregnados em papel.

Os indicadores cido-base apresentam uma cor em soluo aquosa que depende do pH da mesma. Cada indicador apresenta uma zona de viragem, com uma cor correspondente mistura das duas cores cida e alcalina ou bsica. Alguns dos indicadores frequentemente mais utilizados no laboratrio so: fenolftalena, azul de bromotimol e alaranjado de metilo. Na tabela abaixo esto indicadas as cores apresentadas por diferentes indicadores em funo do pH das solues em que se encontram.
Indicador Alaranjado de metio Vermelho de metilo Tornesol Azul de briomotimol Fenolftaleina Zona de viragem (pH) 3,1-4,4 4,4 - 6,2 5,0 - 8,0 6,0 - 7,6 8,3-10,0 Cor da forma cida Vermelha Vermelha Vermelha Amarelo Incolor Cor da forma alcalina Amarela Amarela Azul Azul Carmim

O papel indicador de pH, simplesmente conhecido como papel de pH, um papel impregnado com uma mistura de vrios indicadores cido-base, cuja cor varia com o pH da soluo, permitindo, assim, estabelecer uma escala corada de pH. H vrios tipos de papel de pH. Uns apresentam uma gama relativamente alargada de cores diferentes para os valores de pH entre 1 e 10 ou entre 1 e 14; outros apresentam uma gama de cores diferentes para os valores de pH mais elevados, e so, por isso, mais utilizados para solues alcalinas; outros so mais utilizados para solues de valores de pH relativamente baixos. O papel de pH adquire uma cor bem definida quando fica em contacto com uma soluo de pH compreendido num intervalo de valores determinado. Este mtodo rpido e prtico, mas de leitura aproximada.

Para identificar o carcter de uma soluo aquosa atravs do papel do pH deve proceder-se do seguinte modo: 1 - Retirar um pedao de papel indicador da caixa respetiva e coloc-lo num vidro de relgio ou numa placa de vidro. 2Utilizar uma pipeta simples ou um tubo de vidro para retirar um pouco da soluo a testar.

3 4

- Colocar uma ou duas gotas de soluo sobre o papel indicador. - Comparar a cor adquirida pelo papel com a escala de cores inserida na tampa da caixa.

5 - O nmero correspondente cor do papel o pH da soluo.

Utilizando o aparelho medidor de pH


3(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

Os aparelhos medidores de pH permitem saber com preciso o valor do pH de uma soluo aquosa. Existem vrios tipos de medidores de pH, mas, no geral, estes aparelhos so constitudos por duas partes essenciais: um voltmetro e uma sonda (um eltrodo de vidro e um eltrodo de referncia) mergulhados numa soluo apropriada (soluotampo). Os medidores de pH digitais indicam diretamente o valor de pH, uma vez mergulhados os eltrodos na soluo a testar. No decorrer da medio, a soluo no deve ultrapassar o trao de referncia.

A natureza cida ou bsica de uma gua e as caractersticas geolgicas da regio de captao


As caractersticas da gua doce existente nos lagos, albufeiras, lagoas, rios e em lenis de gua subterrneas condicionam a utilizao dessas guas. Na tabela em baixo encontram-se as concentraes mssicas mximas recomendveis (VMR) e as concentraes mssicas mximas admissveis (VMA) de ies presentes numa gua potvel, presentes no Dirio da Repblica n. 176/98, Srie A de 1 de Agosto de 1998.
Ies Clcio Magnsio Potssio Sdio Sulfato Cloreto Nitrato Fluoreto Frmula de ies Ca K
2+ 2+

VMR / mgL-1 100 30 10 20 25 25 25

VMA 50 12 150 200-250 250 50 1,5

Mg

Na+ SO42ClNO3 F
-

Antes de chegar s nossas casas, a gua recolhida submetida a numerosos tratamentos fsicos e qumicos, bem como a exames microbiolgicos. A recolha da gua que vai ser submetida a anlise obedece tambm a normas como: conhecer o sitio e a profundidade a que a gua se encontra; utilizar recipientes apropriados para a recolha; rotular devidamente a amostra de gua, indicando data e hora da recolha, local e nome da pessoa que a recolheu.

Um consumidor deve ler o rtulo das garrafas de gua antes de as adquirir, de modo a escolher a gua que mais lhe convier. Uma das indicaes presentes em qualquer rtulo de uma gua mineral o valor do seu pH. O carcter mais ou menos cido de uma gua est relacionado com as caractersticas geolgicas da regio onde essa gua captada. Assim: solos baslticos, arenosos e granticos so solos cidos e as guas que deles brotam apresentam um pH < 7. As guas gasocarbnicas naturais so cidas; solos calcrios so solos bsicos ou alcalinos e as guas nascentes nestes solos tm pH > 7; solos argilosos so solos neutros e as suas guas apresentam um pH prximo de 7.

A medio do pH de uma gua deve ser feita preferencialmente no local de recolha. Caso tal no seja possvel, a gua deve ser transportada para o laboratrio de anlises em frascos de recolha apropriados, bem rolhados e sem bolhas de ar.
4(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

Pela sua diversidade geolgica, o nosso pas muito rico em guas minerais e a maior parte das fontes de guas minerais encontra-se no Norte do pas.

Anlise dos resultados obtidos e registos das concluses


Comparar as vantagens e as desvantagens dos diferentes processos de avaliao da acidez/alcalinidade de uma soluo aquosa; Interpretar a variao do valor do pH provocado pela alterao da temperatura com base na auto-ionizao da gua e na Lei de Le Chtelier; Relacionar a natureza cida ou bsica da gua analisada com as caratersticas da regio de captao.

Equipamento
Esguicho Frascos de recolha de guas diversas (quantidade varivel) Frigorfico Medidor de pH (ou sensor) Placa de aquecimento com agitador magntico Suporte para tubos de ensaio Termmetro de -10 o C a 110 C 9 tubos de ensaio Vareta de vidro

Reagentes
Indicador em papel: universal (de escala larga e estreita). Indicadores em soluo: alaranjado de metilo, vermelho de metilo, tornesol, fenolftalena, universal, ou outro que existam no laboratrio. Solues-tampo para calibrao do medidor de pH eletrnico.

Registo de observaes
Classificao da gua

Cor c/ os indicadores

pH (Temp. ambiente)

pH a

pH a

Classificao da gua

lnd.1

lnd.2

lnd.3

Medidor eletrnico

Medidor eletrnico

Medidor eletrnico

gua da torneira

gua de mesa 1

gua de mesa 2

gua de nascente

gua de poo

5(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

gua de furo

gua de aqurio

gua de rio

gua de mar

Ind. 1 _____________________ Ind. 2 _____________________ Ind. 3 _____________________

6(AL 2.1- cido ou base: uma classificao de alguns materiais)

Вам также может понравиться