Вы находитесь на странице: 1из 2

Normas para a elaborao de uma resenha Definies Resenhar significa resumir, sintetizar, destacar os pontos principais de uma obra

cientfica. Resenha a apreciao de uma obra de forma avaliativa e crtica, apresentando suas linhas de pesquisa sintetizadas em contedos relevantes para o entendimento do leitor. Trata-se de um trabalho acadmico que contm a apresentao do contedo de um livro ou artigo e sua apreciao crtica. Fazer uma resenha o mesmo que fazer uma recenso (que significa apreciao breve de um livro ou de um escrito), ou seja, trata-se de resumir de maneira clara e sucinta um livro, artigo ou qualquer tipo de texto cientfico. Resenha a apresentao do contedo e um obra. Consiste na leitura, no resumo e na critica, com o intuito de formular um conceito sobre o material. Objetivos Destacar o tema principal abreviando o tempo do leitor na identificao do assunto, argumentado e articulado pelo resenhista. Tem o objetivo de estimular o aluno a compreender e criticar. Roteiro para elaborao de uma resenha: a- Uma leitura global da obra; b- Segunda leitura, no entanto mais analtica, levantando (selecionando) as idias e argumentos do autor; c- Sintetizao dos dados selecionados; d- Posicionamento crtico para construo da resenha; e- Pesquisa, se necessrio, para facilitar as argumentaes; f- Produo do texto propriamente dita. Dados a serem apresentados em uma resenha: Toda resenha deve ser, o mais bem identificada possvel, da, devem constar: O ttulo (ou cabealho contendo o nome da instituio de ensino, ttulo da resenha com identificao do texto resenhado, autor/a da resenha, objetivo do trabalho, local e data) A referncia bibliogrfica da obra (citao completa da fonte, podendo constar alguns dados bibliogrficos do autor da obra resenhada ). Texto dissertativo: Sntese do contedo caracterizando a rea do conhecimento e o objetivo do autor. (Introduo, corpo principal do texto

- uma breve anlise estrutural, ou seja, apresentao global do contedo e concluso com apreciao crtica). A avaliao crtica, argumentativa, fundamentada em pesquisas bibliogrficas e/ou na prpria obra; posicionamento final quanto ao artigo em si; que dever levar em considerao os seguintes pontos: - Contedo, objetivo(s) e destinatrio(s) - Plano estrutural e desenvolvimento lgico da temtica. - Linguagem, vocabulrio e estilo do autor. - Valor do texto para determinada rea de conhecimento. Referncias bibliogrficas de acordo com a ABNT.

Apresentao Grfica Papel A4 (210x297) Margens: Margem superior e esquerda 3 cm; Inferior e direita 2 cm. Caracteres (fontes): Arial, tamanho 12; Ttulos e subttulos: no mesmo tamanho, em negrito e/ou sublinhado; Espaamento: 1,5 entre linhas para todo texto e nas referncias: simples.

CONSIDERAES:
Antes de comear a escrever a resenha devemos nos certificar de ter feito uma boa leitura do texto. O autor da resenha deve possuir um conhecimento sobre o assunto abordado, uma vez que se prestar a dar opinio formada fundamentada na prpria obra ou outras bibliografias. Primeiro deve-se resumir o assunto e ressaltar as falhas sem entrar em detalhes, pois o objetivo informar. A resenha deve cumprir um objetivo claro: comunicar ao leitor os aspectos essenciais da obra em questo e situ-lo no assunto da melhor maneira possvel. O texto deve ser claro, inteligvel e dinmico. O/A leitor/a deve ter prazer nesta leitura e deve sentir-se convidado/a leitura do texto resenhado. A estrutura geral de uma resenha no se difere de um texto dissertativo, na qual se observa uma introduo, o desenvolvimento e as consideraes finais, sempre recalcadas, no entanto, nas opinies crticas do autor, embasadas em argumentos de certa originalidade, coerncia e profundidade. Caso haja necessidade de citao do prprio texto resenhado, isso deve ser feito entre aspas e/ou em destaque. Sempre deve haver referncia bibliogrfica.

Obs.: Para as resenhas realizadas em sala de aula e escritas mo, desconsiderar a apresentao grfica apresentada.

Вам также может понравиться