Вы находитесь на странице: 1из 2

InformANDES

SINDICATO NACIONAL DOS DOCENTES DAS INSTITUIES DE ENSINO SUPERIOR - ANDES-SN

Informativo Especial Setor das Ifes - Braslia (DF) - Maio, 2012

No d para esperar bons tempos, hora de ir luta


Docentes tm contribudo para a ampliao e fortalecimento das instituies federais de ensino, chegada a hora de o governo reconhecer o trabalho da categoria tos adequados ao desenvolvimento da universidade pblica e autnoma, como manda a Constituio Federal. Tambm tem buscado a incorporao das gratificaes ao vencimento bsico para que o salrio conste em uma linha s no contracheque e seja patrimnio permanente do docente, significando uma valorizao consistente do vencimento base, hoje estacionado em R$ 557,51 para uma carga horria de 20 horas semanais. Os docentes das instituies federais de ensino brasileiras tm feito um esforo extraordinrio para responder positivamente a todas as demandas apresentadas pela sociedade brasileira, tanto no que diz respeito produo e difuso cientfica, quanto na educao de qualidade at os graus mais elevados da ps-graduao. Os avanos acadmicos, no entanto, no tm sido correspondidos pelo governo, que se escuda por trs de nmeros a respeito da expanso para restringir os meios necessrios ao funcionamento das instituies e impor condies de trabalho cada vez mais precrias. Nega, at mesmo, a correo inflacionria dos salrios e desrespeita um acordo emergencial assinado ano passado que previa o prazo de 31 de maro parar chegar a um resultado conclusivo sobre a reestruturao da carreira docente. A categoria, organizada no ANDES-SN, tem insistido na atualizao do plano de carreira para que sejam preservados os conceiA postura oficial de descaso com os professores federais. Ao agir assim, o governo demonstra desrespeito com a sociedade que clama por educao pblica e principalmente com os alunos que escolheram estudar nas universidades, institutos e centros federais. A educao um servio pblico, direito de todos e dever do Estado, que deve ser oferecido com qualidade, mas isto impossvel de acontecer quando se tem professores desmotivados, preocupado em complementar a renda para sobrevivncia familiar ou, at mesmo, em busca de outros concursos pblicos para carreiras melhor remuneradas. Qualidade exige condies para dedicao integral dos docentes universidade na construo de projetos acadmicos de longo prazo. S dessa forma ser possvel chegarmos s solues que a populao cobra e necessita. A categoria no aguenta mais esperar pelos bons tempos, que nunca chegam. hora de se preparar para a luta.

Pauta do indicativo de greve:


a) Pela reestruturao da carreira docente, prevista no Acordo 04/2011, descumprido pelo governo federal, com valorizao do piso e incorporao das gratificaes; b) Pela valorizao e melhoria das condies de trabalho docente nas IFES. Com referncia na Pauta da Campanha 2012 aprovada no 31 Congresso do ANDES-SN e j protocolada junto ao governo.

Programe-se! Agenda de mobilizao:


1 maio: Atos do dia do Trabalhador; 2 a 11 de maio: rodada nacional de assembleias gerais, para deliberar sobre o indicativo de greve nacional dos docentes das Ifes, por tempo indeterminado, a partir do dia 17 de maio; 12 de maio: reunio do setor das Ifes em Braslia, para deliberar sobre a deflagrao da greve nacional; 14 e 15 de maio: rodada nacional de assembleias gerais para deflagrao da greve em cada instituio. As AG devem incluir na pauta: a transformao daquela AG em permanente de greve; instalao do comando local de greve; definir o protocolo de comunicao de entrada em greve na respectiva Ifes; indicao do representante no Comando Nacional de Greve; 17 de maio: deflagrao da greve nacional dos docentes das IFES.

A greve deve ser do tamanho da nossa indignao


Seja nos intervalos das aulas, nas reunies, nas assemblias ou nos debates virtuais, grande e crescente a insatisfao dos docentes com a atitude protelatria do governo em relao nossa campanha 2012. A categoria est no limite da pacincia, j que nem mesmo o acordo assinado ano passado foi cumprindo. O dia 31 de maro passou e as negociaes em torno do plano de carreira caminham a passos de tartaruga. Se so muitos os motivos para a indignao dos docentes, precisa ser maior a resposta que a categoria deve dar ao governo. A ltima reunio do Setor das Instituies Federais de Ensino Superior (Ifes) apontou para a deflagrao de greve nacional por tempo indeterminado a partir do dia 17 de maio. Ao tomar essa deciso, o Setor sinalizou que a categoria no aceita mais as atitudes evazivas do governo e que est disposta a ir para o enfrentamento. Cabe, agora, o debate nas assembleias gerais, a mobilizao e a construo da greve pelos professores. "A greve tem que ser slida e j nascer, simultaneamente, em todas as sees sindicais para ganhar grande projeo nacional e assim enfrentar a dureza do governo que se demonstrou extremamente antidemocrtico no trato com os conflitos grevistas", defende a presidente do ANDES-SN, Marina Barbosa. A necessidade, portanto, j comear uma greve forte e coesa em todas as Ifes do pas para que o governo sinta, desde o incio, o tamanho da indignao da categoria e mude de atitude.

O direito de greve
A greve um instrumento de luta legtimo e um direito de todos os trabalhadores previsto na Constituio. Leia a Cartilha elaborada pelo Coletivo Nacional de Advogados dos Servidores Pblicos, j enviada s ssind.

Tarefas imediatas
- Procure saber mais sobre a pauta de reivindicao, opine organize e mobilize os professores em todos os setores da sua unidade. - Fale com os estudantes e explique porque estamos recorrendo greve como instrumento de luta. - Precisamos sensibilizar a opinio pblica sobre a necessidade de valorizao do professor federal. Os institutos, centros e universidades federais prestam um servio pblico essencial sociedade brasileira. - Vamos levar a nossa luta aos rgos de imprensa, com aes polticas e argumentos que comprovem a importncia das nossas reivindicaes. - As sees sindicais devem acelerar o processo de constituio e protocolizao das pautas locais e estabelecimento de negociao com as reitorias. - preciso tambm remeter a pauta local para a secretaria do ANDES-SN, para integrar a tabulao nacional. - Participe das atividades promovidas por sua seo sindical. Leve sua opinio e suas propostas para debate nas assembleias gerais.

Nossos direitos cabem no papel. Em nossas mos cabe a conquista.

Expediente: Imprensa ANDES-SN E-mail: imprensa@andes.org.br Twitter: @andessn Site: www.andes.org.br

Вам также может понравиться