Вы находитесь на странице: 1из 9

Ligaes e Funes Qumicas - 9 Ano

Ligaes Qumicas
INTRODUO

Voc j verificou que alguns materiais so slidos (o carvo); outros, lquidos (a gua) e outros, gasosos (o ar); alguns so duros (granito) e outros moles (cera); alguns conduzem a corrente eltrica (metais), outros no (borracha); alguns quebram-se facilmente (vidro), outros no (ao), e assim por diante. Por que existe essa grande diferena de propriedades entre os materiais que conhecemos? Isso se deve, em grande parte, s ligaes existentes entre os tomos (ligaes qumicas) e arrumao espacial que da decorre (estrutura geomtrica do material). o que vamos estudar neste captulo e no seguinte. Continue lendo e responda os exerccios Hoje sabemos que, em condies ambientes, s os gases nobres so formados por tomos isolados uns dos outros, ou seja, tomos que tm pouca tendncia de se unir com outros tomos; dizemos ento que eles so muito estveis (pouco reativos). Os tomos dos demais elementos qumicos, ao contrrio, atraem-se no s mutuamente como tambm tomos de outros elementos, formando agregados suficientemente estveis, que constituem as substncias compostas. Assim, por exemplo, no existem sdio (Na) nem cloro (Cl) livres na natureza; no entanto, existem quantidades enormes de sal comum (NaCl), em que o sdio e o cloro aparecem unidos entre si. As foras que mantm os tomos unidos so fundamentalmente de natureza eltrica e so responsveis por ligaes qumicas. Na metade do sculo XX, os cientistas j haviam percebido que o tomo de hidrognio nunca se liga a mais de um outro tomo. J, por exemplo, o tomo de oxignio pode ligar-se a dois tomos de hidrognio, o de nitrognio a trs de hidrognio, o de carbono a quatro de hidrognio. Na prtica, quando dois tomos vo se unir, eles trocam eltrons entre si ou usam eltrons em parceria, procurando atingir a configurao eletrnica de um gs nobre. Surgem da os trs tipos comuns de ligao qumica inica, covalente e metlica. LIGAO INICA ou ELETROVALENTE O tomo de sdio cede definitivamente 1 eltron ao tomo de cloro. Desse modo, forma-se um on positivo (ction Na+) e um on negativo (nion Cl-), ambos com o octeto completo, ou seja, com a configurao de um gs nobre (no caso, nenio e argnio, respectivamente).

Considerando que essa explicao envolve apenas os eltrons da ltima camada (eltrons de valncia), comum simplificar a representao anterior da seguinte maneira:

Outros exemplos:

Como podemos observar, o nmero de ons que se unem inversamente proporcional s suas respectivas cargas (valncias). Disso resulta a seguinte regra geral de formulao: A ligao inica ocorre, em geral, entre tomos de metais com tomos de ametais, pois: os tomos dos metais possuem 1, 2 ou 3 eltrons na ltima camada e tm forte tendncia a perd-los (veja os casos do Na, do Mg e do Al, nos exemplos anteriores);

os tomos dos ametais possuem 5, 6 ou 7 eltrons na ltima camada e tm acentuada tendncia a receber mais 3, 2 ou 1 eltron e, assim, completar seus octetos eletrnicos (veja o caso do Cl, nos exemplos anteriores). Essa idia pode ser generalizada se olharmos para a Tabela Peridica. Como sabemos, nas colunas A, o nmero de eltrons na ltima camada de cada elemento coincide com o prprio nmero da coluna. Sendo assim, temos:

Os elementos da coluna 4A tm quatro eltrons na ltima camada. Eles no apresentam tendncia nem para perder nem para ganhar eltrons. Por esse motivo, quando esses elementos se unem a outros para atingir um octeto completo, tendem a no formar ligaes inicas. LIGAO COVALENTE ou MOLECULAR Consideremos, como primeiro exemplo, a unio entre dois tomos do elemento hidrognio (H) para formar a molcula da substncia simples hidrognio (H2):

Funes Qumicas
CIDOS

Os cidos so muito comuns em nosso dia-a-dia: o vinagre contm cido actico (C2H4O2); o limo, a laranja e demais frutas ctricas contm cido ctrico (C6H8O7); a bateria de um automvel contm cido sulfrico (H2SO4); o cido muritico, usado para a limpeza de pisos, azulejos etc., contm cido clordico (HCl); e assim por diante. Os cidos so muito usados, nas indstrias qumicas, para a produo de novos materiais. Em particular, o cido sulfrico o primeiro colocado em uso industrial. Devemos lembrar, porm, que acidentes com trens e caminhes transportando cido sulfrico podem dar origem a vazamentos do cido, com efeitos bastante danosos ao meio ambiente. Frmula Geral A carga total positiva dos H+ deve anular a carga total do radical negativo, de tal modo que a molcula seja eletricamente neutra. Desse modo, representando o nion (ou radical cido) por A e supondo sua valncia igual a +x, chegamos seguinte regra geral de formulao dos cidos:

Nomenclatura dos cidos a) Hidrcidos - No tm oxignio na molcula O nome feito com a terminao drico:

b) Oxicidos - Tm oxignio na molcula Quando o elemento forma apenas um oxicido, usa-se a terminao ico:

cidos importantes a) cido sulfrico H2SO4


O cido sulfrico o produto qumico mais utilizado na indstria; por isso costuma-se dizer que o consumo de cido sulfrico mede o desenvolvimento industrial de um pas. O H2SO4 puro um lquido incolor, oleoso, denso (d % 1,84 g/mL), corrosivo e extremamente solvel em gua (para dilu-lo, deve-se despej-lo lentamente em gua, e nunca o contrrio, pois, devido ao calor liberado, quando se despeja gua sobre H2SO4, ela vaporiza rapidamente e pode se projetar contra as mos ou o rosto do operador). O H2SO4 ferve a 338 C, que um valor bem acima da temperatura de ebulio dos cidos comuns; por isso considerado um cido fixo, isto , pouco voltil.

b) cido clordrico HCl


O HCl puro, chamado de gs clordrico ou cloridreto ou cloreto de hidrognio, um gs incolor, noinflamvel, muito txico e corrosivo. Esse gs muito solvel em gua (cerca de 450 L de gs clordrico por litro de gua, em condies ambientes). Sua soluo aquosa denominada cido clordrico. Trata-se de uma soluo incolor que, quando concentrada, contm cerca de 38% de HCl em massa, fumegante (pois libera vapores de HCl), sufocante, muito txica e corrosiva. O cido clordrico usado na hidrlise de amidos e protenas (indstria de alimentos); na produo de corantes, tintas, couros etc. Na limpeza de pisos e paredes de pedra ou de azulejo, usa-se o cido muritico, que o cido clordrico impuro. Alm disso, importante destacar que o cido clordrico um dos componentes do suco gstrico existente em nosso estmago. Sua ao ajudar a digesto dos alimentos.

c) cido ntrico HNO3


O cido ntrico um lquido incolor, muito txico e corrosivo. Ferve a 83 C. muito solvel em gua e, com o tempo e a influncia da luz, sua soluo fica avermelhada devido decomposio do HNO3 em NO2. O cido ntrico usado na produo de compostos orgnicos (explosivos, corantes, medicamentos etc.), na produo de fertilizantes agrcolas, etc.

BASES OU HIDRXIDOS As bases so muito comuns em nosso cotidiano. Vrios lquidos de limpeza usados nas cozinhas contm bases, como o hidrxido de sdio (NaOH), presente em substncias para desentupir pias, o hidrxido de amnio (NH4OH), encontrado no amonaco etc. O chamado leite de magnsia, usado para combater a acidez estomacal, contm hidrxido de magnsio (Mg (OH)2). As bases so tambm muito usadas nas indstrias qumicas. O hidrxido de sdio, por exemplo, empregado na produo de sabes, detergentes, tecidos etc. Frmula Geral A carga positiva do ction neutralizada pela carga negativa total das oxidrilas, originando a seguinte regra geral de formulao das bases:

Nomenclatura das bases

Bases importantes a) Hidrxido de sdio NaOH O hidrxido de sdio, tambm chamado de soda custica, um slido branco, de ponto de fuso 318 C, muito txico e corrosivo e bastante solvel em gua (dissoluo muito exotrmica). uma das bases mais usadas pela indstria qumica, servindo na preparao de compostos orgnicos (sabo, seda artificial, celofane etc.), na purificao de leos vegetais, na purificao de derivados do petrleo, na fabricao de produtos para desentupir pias etc. b) Hidrxido de clcio Ca(OH)2 O hidrxido de clcio conhecido por cal hidratada, cal extinta ou cal apagada. Esses nomes provm de seu mtodo de preparao, que por hidratao do xido de clcio (CaO), chamado de cal viva ou cal virgem:

O Ca(OH)2 um slido branco pouco solvel em gua. A suspenso aquosa de Ca(OH)2 chamada de leite de cal ou gua de cal. O maior uso do hidrxido de clcio na construo civil:
na preparao de argamassa (massa para assentar tijolos); na pintura de paredes (caiao).

usada tambm na agricultura, como inseticida e fungicida, e ainda no tratamento (purificao) de guas e esgotos. SAIS Os sais so tambm muito comuns em nosso cotidiano: o sal comum, NaCl (cloreto de sdio), est presente em nossa alimentao, na conservao de alimentos (carne-seca, bacalhau e outros) etc; o bicarbonato de sdio, NaHCO3, usado como anticido e tambm no preparo de bolos e biscoitos; o sulfato de sdio, Na2SO4 (sal de Glauber), e

o sulfato de magnsio, MgSO4 (sal amargo), so usados como purgante; o gesso usado em ortopedia ou em construo o sulfato de clcio hidratado, 2 CaSO4.H2O; e assim por diante. Os sais tambm so muito usados nas indstrias qumicas. O sal comum (NaCl) muito usado na fabricao da soda custica (NaOH), do gs hidrognio (H2) e do gs cloro (Cl2). Outro exemplo importante o do calcrio (CaCO3) usado na fabricao da cal (CaO), do vidro, do cimento, como fundente em indstrias metalrgicas etc.

Frmula geral dos sais normais Um sal normal formado por um ction B, proveniente da base, e um nion A, proveniente do cido, segundo o esquema:

Nomenclatura dos sais normais O nome de um sal normal deriva do cido e da base que lhe do origem. Assim, para obter o nome de um sal, basta alterar a terminao do nome do cido correspondente, de acordo com o seguinte cdigo:

Sais importantes a) Cloreto de sdio NaCl obtido da gua do mar (processo de salinas) ou de minas subterrneas (sal-gema). usado diretamente na alimentao ou na conservao de carnes e de pescados. Na alimentao, importante que o sal contenha pequenas quantidades de compostos do iodo (NaI, KI, NaIO3 etc.); caso contrrio, a pessoa poder sofrer dilatao da glndula tireide, uma doena conhecida como bcio ou papo. Uma soluo aquosa com 0,92% de NaCl chamada de soro fisiolgico e usada em medicina. b) Carbonato de sdio Na2CO3 tambm conhecido como soda ou barrilha. Sua principal aplicao a fabricao do vidro, de acordo com a equao:

O Na2CO3 usado tambm na fabricao de sabes, de corantes, no tratamento de gua de piscina etc. c) Hipoclorito de sdio NaOCl umalvejante usado no branqueamento de roupas (gua de lavadeira ou gua sanitria). tambm vendido como cloro e usado no tratamento de piscinas. Sendo agente antisptico, usado na limpeza de casas, hospitais etc. Em pequenas quantidades pode ser adicionado gua para lavagem de vegetais.

Вам также может понравиться