Вы находитесь на странице: 1из 10

AA1000: Estrutura de gesto da responsabilidade corporativa

Informaes gerais

Produzido por BSD Brasil. Pode ser reproduzido desde que citada a fonte.

Introduo
Lanada em novembro de 1999, em verso ainda no definitiva, a norma AA1000 tem o desafio de ser o primeiro padro internacional de gesto da responsabilidade corporativa, com foco na contabilidade, auditoria e relato social e tico. A verso preliminar foi baseada em projetos pilotos de vrias empresas que realizavam seu planejamento estratgico e gerenciamento visando uma poltica de responsabilidade tica e social. O ISEA - Institute of Social and Ethical Accountability uma organizao no-governamental sediada em Londres, Reino Unido, que tem como misso promover e dar suporte s organizaes na implementao de sistemas de gesto ticos e sociais. Em sua primeira experincia neste sentido, o ISEA prestou assessoria e reuniu os vrios casos organizacionais que resultaram na AA1000. Hoje, a organizao possui um papel fundamental no aprimoramento e divulgao da norma: ela quem monitora a formao de seus gestores, alm de promover e regulamentar a AA1000. Recentemente, o ISEA, num esforo de aperfeioamento contnuo, estabeleceu uma fase de consulta a partes interessadas para reviso da norma e apresentao de uma srie de mdulos para uma verso mais aprofundada, a AA1000S. O primeiro destes novos elementos, sobre a Garantia da Qualidade e Verificao Externa, foi lanado no final de 2002. Os mdulos a serem lanados em 2003 abordam os seguintes temas: Medio e Comunicao da Qualidade do Engajamento de Partes Interessadas1, Integrao de Processos de Accountability2 com Sistemas de Gesto e Medio Existentes, Governana e Gerenciamento de Risco, e Gesto de Accountability para Pequenas Organizaes.

1 2

Partes interessadas como traduo de stakeholders. A BSD no traduz o termo accountability por acreditar que seu amplo significado de percepo e melhoria da responsabilidade e prestao de contas das organizaes em relao aos seus pblicos interessados no encontra equivalente na lngua portuguesa. ------ Pgina 2

O que AA1000?
AA1000 uma norma de accountability, com foco em assegurar a qualidade da contabilidade, auditoria e relato social e tico. composta por princpios e um conjunto de padres de processo. Os padres de processo da AA1000 associam a definio e a integrao dos valores da organizao com o desenvolvimento das metas de desempenho e a avaliao e comunicao do desempenho organizacional. Atravs deste processo, focado no engajamento da organizao com partes interessadas, a AA1000 vincula questes sociais e ticas gesto estratgica e operaes da organizao. A AA1000 objetiva apoiar a aprendizagem organizacional e o desempenho geral - social e tico, ambiental e econmico - e, portanto, a contribuio da organizao em direo ao caminho do desenvolvimento sustentvel. Ela busca alcanar seu objetivo atravs da melhoria da qualidade da contabilidade, auditoria e relato social e tico. O processo AA1000 pode apoiar a gesto estratgica e as operaes de uma organizao, dando a ela assistncia para: a) b) c) Alinhar seus sistemas e atividades com seus valores; Aprender sobre os impactos de seus sistemas e atividades, incluindo as percepes de partes interessadas sobre esses impactos; Servir como parte de uma estrutura para controle interno para possibilitar organizao identificar, avaliar e melhor gerenciar os riscos que surgem de seus impactos sobre e as relaes com suas partes interessadas; Atender ao legtimo interesse das partes interessadas em informaes a respeito do impacto social e tico das atividades da organizao e seus processos de tomada de deciso; Construir vantagem competitiva atravs da projeo de uma postura definida sobre questes sociais e ticas.

d)

e)

------ Pgina 3

Quem pode utilizar a AA1000?


A AA1000 foi desenhada para contemplar as necessidades e requerimentos de todos os tipos de organizaes adotantes. Estas incluem: a) b) c) Organizaes grandes e pequenas; Organizaes de instalao nica, e organizaes de instalaes mltiplas e multinacionais; Organizaes pblicas, privadas e sem fins lucrativos.

Benefcios potenciais
O principal benefcio trazido pelo AA1000 s organizaes que a adotam o prprio estabelecimento de um sistema de gesto para possibilitar a contabilidade, auditoria e relato social e tico, o que pode gerar, entre outras conseqncias: Prtica real do conceito de responsabilidade social; Imagem positiva e um melhor relacionamento com todos os pblicos; Capacidade de medir sucesso e benefcios por parmetros mais abrangentes (social, ambiental e econmico); Transformao de sua abordagem de compliance para a de sustentabilidade; Viso geral do que est acontecendo na organizao e conseqentemente possibilitar o gerenciamento pr-ativo de riscos potenciais; Melhores parmetros para tomada de deciso; Melhoria contnua graas ao feedback do stakeholder, que identifica pontos para melhoria e estabelece metas com indicadores que possam medir performance e progresso.

------ Pgina 4

Como utilizar
A AA1000 pode ser utilizado como: Uma referncia comum para confirmar a qualidade dos padres de responsabilidade social especializados, existentes e emergentes; Um sistema e processo independente e nico para gerenciar e comunicar a accountability e o desempenho social e tico.

Princpios
Fazem parte da norma onze princpios de qualidade que devem ser seguidos pela organizao adotante, agrupados a seguir por rea de referncia:

Escopo e natureza do processo da organizao Completude incluso imparcial nos processos de contabilidade, ao longo do tempo, de todas as reas apropriadas de atividades relacionadas com o desempenho social e tico da organizao. Materialidade incluso de informao significativa que pode afetar um ou mais grupos de partes interessadas e sua avaliao do desempenho social e tico da organizao. Regularidade e Convenincia necessidade de ao sistemtica e na hora certa do processo de contabilidade, auditoria e relato social e tico para apoiar a tomada de deciso da organizao e de suas partes interessadas.

Significncia da informao Garantia da qualidade atravs de um processo de auditoria de uma organizao por uma terceira parte (auditor) ou partes independentes e competentes. Acessibilidade comunicao apropriada e efetiva para as partes interessadas da organizao a respeito de seu processo de contabilidade, auditoria e relato social e tico e seu desempenho.

------ Pgina 5

Qualidade da informao Comparabilidade capacidade de comparar informao sobre o desempenho da organizao com perodos anteriores, metas de desempenho, e benchmarks externos tirados de outras organizaes, regulamentao obrigatria e normas no-obrigatrias. Confiabilidade permite organizao e suas partes interessadas dependerem da informao providenciada pela contabilidade, auditoria e relato social e tico para estarem livres de erro ou parcialidade. Relevncia utilidade da informao para a organizao e suas partes interessadas como um meio de construo de conhecimento e formao de opinies, e como suporte tomada de deciso. Entendimento compreenso da informao pela organizao e suas partes interessadas, incluindo questes de lngua, estilo e formato.

Gerenciamento do processo em base contnua Integrao ou integrao de sistemas, faz com que os processos de contabilidade, auditoria e relato social e tico sejam parte das operaes, sistemas e poltica da organizao, e no que sejam tratados como um exerccio isolado para produzir um relato social e tico. Melhoria contnua os passos, reconhecidos e externamente auditados, que foram dados para melhorar o desempenho em resposta aos resultados do processo de contabilidade, auditoria e relato social e tico e a necessidade por desenvolvimento contnuo do prprio processo de contabilidade, auditoria e relato dentro da organizao.

O Processo AA1000
O modelo de processo AA1000 determina atividades realizadas pela organizao adotante em ciclo contnuo. Cada atividade brevemente descrita aps o quadro a seguir.

------ Pgina 6

Engajamento de Partes Interessadas

Planejar

Levantar informaes

Auditar

Relatar

Estabelecer comprometimento

Identificar assuntos

Auditar relatrio(s)

Comunicar relatrio(s) e obter retorno

Identificar partes interessadas

Determinar escopo do processo

Definir / revisar valores

Identificar indicadores

Preparar relatrio(s)

Coletar informaes

Analisar informaes, estabelecer metas e desenvolver plano de melhoria

Integrar

------ Pgina 7

Planejamento (P)asso 1 Estabelecer procedimentos de engajamento e governana A organizao compromete-se com o processo de contabilidade, auditoria e relato social e tico e com o papel das partes interessadas dentro do processo. Ela define os procedimentos de governana para assegurar a incluso das partes interessadas no processo. P2 Identificar as partes interessadas

A organizao identifica suas partes interessadas e caracteriza seu relacionamento com cada um de seus grupos. P3 Definir/revisar valores

A organizao define ou revisa sua atual misso e valores.

Contabilidade P4 Identificar temas crticos

A organizao identifica temas crticos atravs do engajamento com suas partes interessadas em relao s suas atividades e ao desempenho social e tico. P5 Determinar o escopo do processo

A organizao determina, com base no engajamento com suas partes interessadas, o escopo do processo atual em termos de partes interessadas, localizaes geogrficas, unidades operacionais e questes a serem includas, e identifica como ela planeja considerar as partes interessadas, as operaes, as localizaes ou as questes excludas em ciclos futuros. Ela identifica o prazo do ciclo atual. A organizao tambm identifica o(s) mtodo(s) de auditoria, o escopo da auditoria e o(s) auditor(es) para fornecer um alto nvel de garantia de qualidade para todos as suas partes interessadas. P6 Identificar indicadores

A organizao identifica os indicadores sociais e ticos atravs do engajamento com suas partes interessadas. P7 Coletar informaes

A organizao coleta informaes sobre seu desempenho em relao aos indicadores identificados.

------ Pgina 8

P8

Analisar informaes, estabelecer metas e desenvolver o plano de melhoria

A partir das informaes coletadas, a organizao: a) b) Avalia seu desempenho frente aos valores, objetivos e metas previamente estabelecidos; Usa esta avaliao e engajamento com as partes interessadas para desenvolver ou revisar os objetivos e metas para o futuro, com um foco na melhoria do desempenho.

Auditoria e relato P9 Preparar o relato

A organizao prepara o relato social e tico (comunicao escrita ou verbal) ou relatos relacionados ao processo realizado num determinado perodo. P1O Auditar o relato

A organizao prepara e apia a auditoria externa do processo, incluindo o relato social e tico. P11 Comunicar o relato e obter retorno de informao

A organizao comunica informaes sobre o processo e o desempenho social e tico da organizao a todos os grupos de partes interessadas.

Integrao P12 Estabelecer e integrar sistemas

A organizao estabelece sistemas para apoiar o processo e o alcance contnuo de seus objetivos e metas alinhados com seus valores.

------ Pgina 9

BSD Business meets Social Development


No Brasil desde 1999, a BSD uma empresa de consultoria para implementao e monitoramento de normas e certificaes nas reas de: Fair & Ethical Trade (Comrcio Justo e tico) FLO3 e ETI4 Responsabilidade Social Empresarial SA80005, AA10006 e GRI7 A BSD, com sede em So Paulo, a parceira latino-americana da BSD Business and Social Development GmbH da Sua, fundada em 1998 em Zurique.

Nossa Misso
Contribuir para o desenvolvimento de negcios sustentveis atravs da aplicao de prticas inovadoras que promovam a tica, a transparncia e a responsabilidade social nas atividades das organizaes.

Mais informaes
Entre em contato com a BSD Rua Manoel da Nbrega, 595 cj. 43 04001-083 Paraso So Paulo SP Brasil Fone/fax: 55 11 3051 4600 bsd.brasil@bsd-net.com http://www.bsd-net.com

FLO: Fair Trade Labelling Organizations International organizao que rene diferentes iniciativas nacionais de comrcio justo que trabalham com produtos sob critrios de monitoramento e certificao determinados e gerenciados pela FLO. Mais informaes: www.fairtrade.net 4 ETI: Ethical Trade Initiative aliana de empresas, ONGs e sindicatos comprometidos em trabalharem juntos para identificar e promover o comrcio tico. Mais informaes: www.eti.org.uk 5 SA8000: Social Accountability 8000 - padro global de certificao que busca garantir direitos bsicos dos trabalhadores. Mais informaes: www.sa8000.org 6 AA1000: AccountAbility 1000 padro para gesto interna da responsabilidade social de empresas que engloba o processo de levantamento de informaes, auditoria e relato social e tico, com enfoque no dilogo com partes interessadas. Mais informaes: www.accountability.org.uk 7 GRI: Global Reporting Initiative iniciativa de padronizao global de relatrios de sustentabilidade social, ambiental e econmica. Mais informaes: www.globalreporting.org ------ Pgina 10

Вам также может понравиться