Вы находитесь на странице: 1из 22

A questo ambiental em Marx*

GUILLERMO FOLADORI**

Introduo
Toda transformao ocorrida na realidade constitui a verdadeira prova para as teorias e mtodos cientficos. Por isso, o desafio de confront-las com a realidade e de polemizar em tomo de suas modificaes ou rejeies deve ser recebido com aprovao. Neste sentido, as trs ltimas dcadas constituram a prova mais difcil para o pensamento marxista desde a sua origem. Primeiro, pelas significativas transformaes no mundo do trabalho ocorridas desde meados dos anos setenta. O crescimento do setor de servios, a expanso da flexibilizao do trabalho, os processos de automao, o trabalho em tempo parcial, etc so questionadores evidentes da vigncia do trabalho assalariado e do papel da classe operria, como central na explicao marxiana das contradies internas do sistema capitalista c suas tendncias de evoluo. Em segundo lugar, pela derrocada do socialismo real em fins da dcada passada, compreendida por muitos como a comprovao mais contundente dos erros da teoria marxiana, ainda que devamos manifestar que esse argumento confunde as coisas de cabo a rabo, j que Marx dedicou sua vida anlise c crtica do funcionamento do sistema capitalista, enquanto pouco teorizou sobre o socialismo. No obstante, o desmoronamento de uma sociedade que pretendia converter-se em uma etapa de desenvolvimento superior ao capitalismo, certamente, questiona a possibilidade de que isto ocorra ou, pelo menos, destri a utopia daqueles que possuem ideais pouco consistentes.

*Traduo do castelhano de Patricia Vieira Trpia. Agradecimentos a Eduardo Mei pela cuidadosa reviso. **Professor da Universidade da Repblica, Uruguai. Membro do conselho de colaboradores internacionais de Crtica marxista.

140 . A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

Em terceiro lugar est a crise ambiental. Ela tambm constitui um desafio ao materialismo histrico como mtodo e teoria do valor-mais valia-lucro desenvolvida por Marx em O Capital. Ou no est em flagrante oposio concepo marxiana a possibilidade de que o capital, em seu desenvolvimento, se depare com limites naturais, antes que com a oposio da classe operria? Neste artigo, estabelecemos um dilogo em torno deste ltimo aspecto, tanto com os analistas que vem nos problemas ambientais uma contundente comprovao do "pequeno flego" do pensamento marxiano quanto com aqueles que defendem, com diversos argumentos, a atualidade do marxismo. A crtica ecolgica ao marxismo De uma perspectiva ecolgica, as crticas ao marxismo so variadas e muitos sustentam-nas. No obstante, tal qual assinala John Bellamy Foster(1) em um artigo muito esc1arecedor, estas podem ser agrupadas em dois grandes temas: o das foras produtivas e o do valor. Sob o primeiro, incluirse-iam as crticas direcionadas a mostrar que Marx considerava o desenvolvimento das foras produtivas como positivo em si mesmo, que entendia a produo de uma perspectiva prometica, que tomava a natureza to somente como um objeto a ser dominado e que, ao utilizar os conceitos de produo ou de produtividade, no levava em conta os prejuzos que a ao humana poderia provocar na natureza. O segundo tema inclui a crtica a Marx por ele ignorar o papel.da natureza na teoria do valor-trabalho. Quo produtivista foi Marx? Este primeiro tema tem, por sua vez, duas vertentes. De um lado, aquela que pode ser considerada como a base filosfica de Marx, criticada como produtivista, coincidente com o esprito do mito de Prometeu; ou por considerar a natureza to-somente como o objeto de trabalho e de explorao econmica. Tratar-se-ia de uma concepo antropocntrica comum poca, que no podia entender a libertao do ser humano, se no fosse atravs da dominao de toda a natureza (2). Por outro lado, podemos agrupar as formu1. John Bellamy Foster, Marx and the environment. Monthly review, New York: julho/agosto 1995. 2. 100 Benton, Greening Marx. New left review, London, 194: 1992. Anthony Giddens, A contemporary critic of historical materialism. London, McMillan, 1981. Victor Ferkiss, Nature, technology and saciety. New York, New York University Press. 1993. Norberto Bobbio, Which socialism?". R. Bellamy, Marxism, socialism and democracy, Minneapolis, University of Minessota Press, 1987. John Clark, Marx's inorganic body. Environmental ethics, 11(3): 1989.

CRTICA MARXISTA. 141

laes em torno dos possveis limites fsicos ao desenvolvimento econmico. Neste contexto, a cincia e a tecnologia teriam, para Marx, capacidade ilimitada, desconsiderando aquilo que atualmente se denomina "resultados imprevistos" do uso tecnolgico e tambm os potenciais limites fsicos ao desenvolvimento econmico. Inclumos tambm aqui o tratamento indistinto dado por Marx aos recursos naturais renovveis e no-renovveis (3). No que diz respeito ao mito de Prometeu, enquanto reificador da tecnologia, Ted Benton critica Marx por sua "viso prometica e produtivista da histria (4)", Vctor Ferkiss critica: "A atitude de Marx face ao mundo sempre conserva aquela crena prometica glorificadora da conquista humana da natureza(5)"; ou ainda John Clark:
O "homem" prometico de Marx (...) um ser que no se sente em casa na natureza, que no v a Terra como a "morada" da ecologia. um esprito indomvel que deve submeter a natureza em sua busca da auto-realizao (u.) Para tal ser, as foras da natureza, seja na forma de sua prpria natureza interna ingovernvel ou dos poderes ameaadores da natureza exterior, devem ser subjugadas (6).

Se bem que Bellamy Foster assinala que este mito reivindica tanto a tecnologia quanto a criatividade e libertao das amarras religiosas (7). Todavia, os significados do mito so diametralmente opostos nos usos que dele fazem Plato e squilo. De tal forma que o mito de Prometeu tanto pode ser considerado como reivindicador dos avanos produtivos do ser humano, como tambm da libertao do ser humano de suas prprias amarras sociais. neste sentido o resumo que se segue de Bellamy Foster:
To importante era o mito de Prometeu para a Grcia Antiga, que a oposio de classe na democracia, entre os cidados trabalhadores e os aristocratas opositores democracia, pode ser vista nas formulaes radicalmente distin-

3. Ted Benton, "Marxism and natural limits". New left review, London, 178: 1989. Joan Martnez Alier & Klauss Schlpmann, La ecologia e la economa. Mxico D.F., Fondo de Cultura Econmica, 1993. James O'Connor, "La segunda contradiccin del capitalismo: sus causas y consecuencias". El cielo por asalto. Buenos Aires: otoo 1991. Jos Manuel Naredo, La economa en evolucin, Madrid, Siglo XXI, 1987. 4. Ted Benton, "Marxism and natural limits". New left review, London, 178: 1989.

5. John Bellamy Foster, "Marx and the environment". Monthly review, New York: julho/agosto 1995, p. 109. 6. Ibidem. 7. "O crime de Prometeu, aos olhos de Zeus, foi ler erguido a humanidade da degradao e misria primitiva at um nvel em que pudesse rivalizar com os deuses. Foi apropriadamente castigado para loda a eternidade." (Robert Nisbet, Histria da idia de progresso, Braslia, Editora da Universidade de Braslia, 1985).

142. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

tas deste mito, representadas respectivamente pelo Prometeu acorrentado de squilo e pelo uso do mesmo mito por Plato em seu Homem poltico. Marx, compreendendo o carter de classe revolucionrio do conflito na antigidade, identificou-se claramente com o Prometeu de squilo, antes que com o de Plato (8).

Mas, alm da reificao da tecnologia no mito de Prometeu, ser difcil alcanar a desejada harmonia com a natureza sem um desenvolvimento tecnolgico; claro que no como a atual tecnologia capitalista, que em lugar de libertar o ser humano do trabalho o converte em seu escravo, e em lugar de utilizar racionalmente os recursos, esgota-os e desperdia-os. E neste sentido, a crtica de Marx acumulao do capital, que constitui o cerne de seu trabalho cientfico, est muito mais prxima de uma harmonia com a natureza do que do domnio prometico em sua verso produtivista, equivocadamente ressaltada por alguns leitores; ou, como disse Marshal Berman:
Finalmente, positivo que Marcuse afirme, como sempre tem afirmado a Escola de Frankfurt, o ideal de harmonia entre o homem e a natureza. Porm, para ns, igualmente importante compreender que, qualquer que seja o contedo concreto deste equilbrio e harmonia (3,4) questo por si mesma bastante espinhosa(3,4), sua criao requereria uma extensa atividade e luta prometica (9).

As palavras esto hoje em dia envolvidas por uma peculiar subjetividade que tende a rejeitar certas expresses mais por seu significado literal ou vulgar, do que pelo contexto em que foram empregadas, como por exemplo, domnio sobre a natureza como oposto a equilbrio ou harmonia com a natureza. Bellamy Foster menciona o trabalho de William Leis The Domination of nature, no qual demonstra que expresses como "controle da natureza" ou "domnio sobre a natureza" eram correntes entre os pensadores do sculo XIX. Mas, ao contrrio de um domnio unilateral sobre a natureza, tanto Marx quanto Engels criticaram o capitalismo por sua arrogncia frente a ela; j nos Manuscritos econmico-filosficos de 1844, Marx reivindicava a necessidade de uma reconciliao em uma futura formao econmica (10). Por sua vez, Engels considerou inclusive os efeitos secundrios, no deseja8. Ibidem, p. 111. Bellamy Foster retoma aqui as pesquisas histricas de Leonard P. Wessell Jr. Prometheus bound: the mythic structure of Karl Marx's scientific thinking. Louisiana State University Press, 1984; e Linda M. Lewis The promethean politics of Milton, Blake and Shelley, University or Missouri Press, 1922.
9. Marshall Berrnan, Todo lo slido se desvanece en el aire. La experiencia de la modernidad. Mxico D.F., Siglo XXI, 1988, p. 127. 10. Karl Marx, "Manuscritos econmico-filosficos de 1844" Marx-Engels, Escritos econmicos varios. Mxico D.F., Grijalbo, 1966.

CRTICA MARXISTA. 143

dos, da tecnologia. A seguinte citao poderia muito bem ser um pargrafo do livro de Alfred Crosby Imperialismo ecologico. La expansin biologica de Europa. 900-1900 (11), onde o autor mostra as transformaes ecolgicas fruto da expanso populacional europia, no obstante ter sido escrita cem anos antes:
Os introdutores da batata na Europa no podiam saber que, com o tubrculo farinceo, propagavam tambm a doena da escrofulose. E, da mesma maneira, ou parecida, tudo nos faz lembrar, passo a passo, que o homem no domina a natureza, e nem muito menos maneira como um conquistador domina um povo estrangeiro, quer dizer como algum que alheio natureza, seno que fazemos parte dela com nosso corpo, nosso sangue e nosso crebro, que nos encontramos em meio a ela e que todo nosso domnio sobre a natureza (3,4)e a vantagem que, em funo disto, levamos face s demais criaturas (3,4) consiste na possibilidade de chegar a conhecer suas leis e de saber aplic-las corretamente (12).

E tambm esteve atento ao que hoje em dia chamaramos de resultados no previstos da tecnologia:
No devemos, sem dvida, nos vangloriar de nossas vitrias humanas sobre a natureza. Esta se vinga de ns por cada uma das denotas que lhe infringimos. certo que todas elas se traduzem principalmente nos resultados previstos e calculados, porm acarretam, ademais, outros imprevistos, com os quais no contvamos e que, no poucas vezes, contraminam os primeiros. Aqueles que destruram os bosques da Mesopotmia, Grcia, sia Menor e outras regies, para obter terras cultivveis, no imaginavam que, ao faz-lo, lanavam as bases para o estado de destruio em que se acham atualmente estes pases, j que, ao devastar os bosques, acabaram com os centros de condensao e de armazenamento de umidade (13).

Como conciliar as crticas que se fazem a Marx, por uma suposta mentalidade produtivista, que considera o avano tecnolgico positivo em si mesmo, com formulaes como as seguintes?
E todo progresso da agricultura capitalista no somente um progresso na arte de esgotar o operrio, seno por sua vez na arte de esgotar o solo (...) A produo capitalista, conseqentemente, no desenvolve a tcnica e a combinao do processo social de produo seno solapando, ao mesmo tempo, os mananciais de toda a riqueza: a terra e o trabalhador (14).
11. Alfred. W. Crosby, Imperialismo ecolgico. La expansin biolgica de Europa, 900-1900. Barcelona, Crtica/Grijalbo, 1988. 12. Friedrich Engels, Dialtica de la naturaleza. Mxico D.F., Grijalbo, 1961, pp. 151.152. 13. Ibidem. 14. Karl Marx, El Capital, Siglo XXI. Mxico D.F., 1979, tomo I, vol 2, pp. 612.611. 144. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

certo que, entre os dois resultados da produo capitalista, esgotar o operrio e o solo, Marx dedica sua ateno ao primeiro. Seu objeto de estudo foi a anlise do sistema capitalista e de seus efeitos sobre a classe operria. No obstante, seu mtodo lhe permitiu ver mais alm do seu objeto de estudo, assinalando os impactos concomitantes da produo capitalista sobre a natureza. Engels foi explcito no Anti-Dhring, quando comparou o uso capitalista da cincia com o aprendiz de feiticeiro, que desencadeia foras da natureza mas incapaz de control-las (15). A magnitude da crise ambiental atual no pde ser prevista por Marx, e no o foi. Mas tampouco pode-se atribuir-lhe um desinteresse pelo futuro do mundo natural. Todas as suas formulaes partem de uma filosofia de unio do ser humano com a natureza, nas palavras de Marx,
A natureza o corpo inorgnico do homem; ou seja, a natureza enquanto no o prprio corpo humano. Que o homem vive da natureza quer dizer que a natureza seu corpo, com o qual deve manter-se num processo constante, para no morrer. A afirmao de que a vida fsica e espiritual do homem se acha integrada com a natureza no tem outro sentido que o de que a natureza se acha integrada consigo mesma e que o homem parte da natureza (16).

Em Las formas que preceden a la produccin capitalista (17), Marx procura entender as razes pelas quais o ser humano separou-se de seus laos com a natureza, e consigo mesmo, e reivindica uma prtica para recuperar aquela unidade. O conceito que atualmente se utiliza como argumento de conscientizao acerca da importncia da harmonia com a natureza o de garantir s geraes futuras um meio ambiente melhor do que o existente - foi inclusive utilizado por Marx com as mesmas palavras, a tal ponto que a seguinte frase poderia passar como parte de um discurso escrito nos dias atuais e no h cem anos atrs:
Do ponto de vista de uma formao econmico-social superior, a propriedade privada do planeta nas mos de indivduos isolados parecer to absurda como a propriedade privada de um homem nas mos de outro. Nem sequer

15. Giuseppe Pretipino, EI pensamiento filosfico de Engels. Naturaleza y sociedad en la perspectiva terica marxista. Mxico D.F., Siglo XXI, 1977.
16. Karl Marx, "Manuscritos econmico-filosficos de 1844" Marx-Engels, Escritos econmicos varios. Mxico D.F., Grijalbo, 1966, p. 67.

17. Karl Marx, Elementos fundamentales para la critica de la economia poltica (Grundrisse) 1857-1858, Mxico D.F., Siglo XXI, 1984, tomo I.

CRTICA MARXISTA. 145

toda a sociedade, uma nao, mais ainda, todas as sociedade contemporneas juntas so proprietrias da Terra. Somente so seus possuidores, seus usufruturios, e devem melhor-la, como boni patres familias, para as geraes futuras (18).

pertinente criticar Marx por no ter previsto os "limites ambientais" que, 100 anos aps ter sido escrito O Capital, so colocados pela produo capitalista? certo que alguns autores da poca de Marx e Engels, e mesmo anteriores, preocuparam-se com as barreiras fsicas ao desenvolvimento capitalista. Malthus, por exemplo, elaborou a teoria do contraposto crescimento geomtrico da populao e o aritmtico dos alimentos. O informe para o Clube de Roma Los lmites del crescimiento (1973) poderia ser entendido como uma confirmao moderna das afirmaes malthusianas. Porm, mesmo que, em qualquer um dos casos, se enfatizem as possveis barreiras fsicas, a partir da anlise de Marx podemos entender que o problema social e poltico sempre anterior ao das possveis barreiras fsicas. assim que na sociedade capitalista enormes volumes de alimentos so desperdiados anualmente quando seus preos no chegam a cobrir os custos de produo; pois na Comunidade Econmica Europia alimentam-se as vacas com o leite em p que elas prprias haviam produzido anteriormente na forma lquida; nos Estados Unidos destinam-se milhes de dlares para que os agricultores no semeiem e, tudo isso, ainda que outros milhes, porm de pessoas, morram de fome. A contradio entre o valor de uso c o valor das mercadorias, que o ponto de partida da exposio marxiana do capitalismo, tambm a origem do entendimento destas contradies (19). Nos ltimos anos da vida de Marx, j na dcada de 80 do sculo passado, uma srie de trabalhos, que hoje podem ser considerados como de economia
18. Karl Marx, El Capital, Siglo XXI. Mxico D.F., 1981, tomo III, vol8, p. 987.

19. Apesar de parecer que a atual crise ambienta I coloca o desenvolvimento do capitalismo, e at prpria existncia humana, diante de limites fsicos, no se pode desconsiderar os seguintes elementos: a) o mundo no finito do ponto de vista energtico, j que a energia solar pode ser considerada infinita para os objetivos humanos; b) a entropia (aumento da energia no utilizvel) se resume a um problema de ritmos. Se a entropia gerada pela produo humana e a vida em todas as suas formas compensada pela energia diariamente recebida do Sol, no h porque acontecer uma crise entrpica. A idia de colocar satlites-espelhos que reflitam a luz solar em regies de momentos noturnos urna resposta tecnolgica que leva a retardar o efeito entrpico da produo; c) os materiais so finitos neste planeta, mas no despropositada a possibilidade de que no futuro utilizem-se certos materiais extrados, por exemplo, da lua; d) a possibilidade de destruio da espcie humana por uma crise ambiental cada vez maior, porm 31. e com todas as reservas do caso, porque ainda fico cientfica (3,4) pode chegar o dia em que uma parte reduzida do planeta escape para colonizar outros enquanto este se converte em lixo radioativo. Por isso, o problema social e poltico est sempre posto ao se considerar a crise ambiental.

146. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

ecolgica, foi publicada em diversos idiomas e pases europeus. Graas ao cuidadoso livro de Joan Martnez Alier La ecologa y la economia (20) temos atualmente acesso evoluo do pensamento em economia ecol6gica. Martnez Alier resenha autores como Podolinsky e Sacher que deram, talvez, os primeiros passos na medio fsica/energtica (quilocalorias) [21]. Podolinsky manteve, inclusive, correspondncia com Marx, onde lhe anunciou seu interesse em combinar a teoria da mais-valia com sua contabilidade energtica. Tudo indica, a julgar pelas concluses tiradas por Martnez Alier daquelas formulaes, que nem Marx, e menos ainda Engels, consideraram interessante esta possibilidade. A contabilidade energtica pode ser importante como critrio planificador de certos ramos da atividade econmica, na medida em que permite discernir a orientao econmica daquela atividade energeticamente mais rentvel, e constitui tambm um elemento objetivo de crtica s bases energticas dos atuais sistemas econmicos (22). Porm no podemos concordar com Martnez Alier em sua refutao ao marxismo, entre outras razes, por no haver incorporado a contabilidade energtica teoria da mais-valia: "A contabilidade energtica proporcionaria uma base cientfica teoria do valor-trabalho, um ponto de vista que nem Marx nem Engels apreciaram (23)." As formulaes crticas de Martnez Alier ao marxismo no do em nada. Uma coisa considerar a necessidade de se levar em conta a contabilidade energtica como um elemento a mais na planificao da futura sociedade, outra, muito distinta, investigar os mecanismos scio-econmicos atravs
20. Joan Martnez Alier & Klauss Schlpmann, Op. cit. 21. Com o objetivo de comparar a potencial idade dos diferentes tipos de energia, estes podem ser convertidos em calor. O procedimento consiste em isolar a matria, ou fonte energtica, em um recipiente suspenso em uma quantidade de gua temperatura conhecida. A diferena de temperatura a cada 1 .000 gramas de gua, uma vez que se submete combusto ou exposio da luz da fonte energtica, constitui o ndice que se conhece como quilocaloria. 22. A seguinte citao mostra uma faceta diferente da entropia: "Que dizer da atividade intelectual? Quanta perda de entropia implica a transformao de umas cores separadas em um belo quadro, ou de sons caticos em uma magnfica sinfonia, ou umas palavras soltas em uma grande obra literria, ou alguns pensamentos em um novo e surpreendente conceito? Os fsicos, disso, no querem saber nada. Aplicam o conceito de entropia transferncia de energia e nada mais. A transferncia de energia inerente converso de algumas palavras desordenadas no Rei Lear algo que no pode ser medido com os mtodos fsicos correntes. (Sem dvida, um novo ramo das Matemticas, chamado 'teoria da informao', emprega o conceito de entropia de novas e surpreendentes formas. Definitivamente, isto pode levar-nos a determinar se a atividade intelectual da Humanidade pode ser considerada como violadora da segunda lei da termodinmica)." (lsaac Asimov, Op. cit., p. 156.) 23. Joan Martnez Alier & Klauss Schlpmann, Op. cit., p. 69.

CRTICA MARXISTA. 147

dos quais a sociedade capitalista se organiza. O ltimo, e no o primeiro, foi o propsito de Marx. No livro anteriormente citado, Martnez Alier compara a atividade agrcola na Espanha em 1950/51 e em 1978, obtendo o seguinte resultado: "Ainda que em 1950 e 1951, uma caloria de energia 'moderna' contribua para 'produzir' seis calorias de produo vegetal, esta relao est no final dos anos 70 abaixo de uma caloria por caloria (...) As novas tcnicas aumentaram a produtividade (24)? A pergunta de Martnez Alier pertinente, j que enquanto em termos energticos 1 moderna agricultura representa uma perda, em termos de valor implica importantes ganhos nos rendimentos; e tudo isso porque a moderna agricultura investe insumos como petrleo, fertilizantes, maquinaria, etc cuja produo gasta mais energia que imediatamente consegue descontar ao colocar tudo isso para produzir. Martnez Alier coloca-se a seguinte pergunta lgica: as novas tcnicas agrcolas aumentaram a produtividade? Se consideramos a contabilidade neoclssica, a resposta positiva; se atentamos para a contabilidade energtica, a resposta negativa. Aplicando a contabilidade energtica produo camponesa de muitos pases da Amrica Latina, em especial quela que usa prioritariamente trao humana e animal, seguramente obteremos saldos positivos e muito maiores do que os obtidos pela mesma contabilidade aplicada aos desenvolvidos fazendeiros norte-americanos. Porm, na realidade capitalista em que vivemos, quem enriquece e quem empobrece? Obviamente, o processo de diferenciao social no passa pela contabilidade energtica, e sim pelos valores de mercado. De forma que, enquanto Marx preocupava-se em estabelecer qual era o real funcionamento econmico da sociedade capitalista, quais as causas de diferenciao social, os mecanismos de extrao do excedente e a formao das modernas classes sociais, as preocupaes dos precursores da economia ecolgica podiam, na melhor das hipteses, demonstrar que a produo agrcola era energeticamente mais produtiva que a indstria, ou que o equivalente energtico ao salrio que o operrio recebia era menor que o contedo energtico do produto do seu trabalho. Porm estas investigaes, por mais importantes que possam ser tanto para a organizao de futuras sociedades como inclusive para a denncia do desperdcio energtico da atual, nada explicam acerca do real mecanismo de funcionamento da sociedade capitalista. Em resumo, as crticas dos modernos economistas ecolgicos ao marxismo confundem as coisas como so com o ideal de como deveriam ser.
24 Ibidem, p. 53. 148. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

Certamente Marx no considerou possveis barreiras fsicas ao desenvolvimento capitalista; ao contrrio, sups que, com o desenvolvimento tecnolgico, elas poderiam ser superadas. Porm nem sequer hoje em dia, quando as barreiras fsicas esto mais presentes que nunca, obsoleta a formulao de Marx de centrar a anlise na contradio capital/trabalho e explicar as crises capitalistas a partir desta contradio. A discusso da necessidade de uma renda como direito de vida independente do salrio, por exemplo, contm o reconhecimento explcito de que o capitalismo atual no capaz de dar trabalho permanente a toda a populao, contra os pressgios da economia neoclssica primeiro, e as medidas keynesianas posteriormente. Tambm um fato objetivo que as crises capitalistas desde princpios dos anos 70 no lograram se superar mais que transitoriamente (anos de recuperao seguidos de anos de recesso), margem dos problemas ambientais que, certo, agravam-nas e imprescindvel considerar. A construo das categorias para a anlise da sociedade um dos problemas metodolgicos chaves nas cincias sociais. A distino que realiza Marx entre as categorias historicamente determinadas como valor, mais-valia, lucro, ou a moderna renda da terra, e os conceitos mais gerais de trabalho, produo ou riqueza, fundamental para entender a dialtica das contradies sociais. certo que, em sua aparncia, os conceitos de foras produtivas, ou de produo, se tornam ahistricos, comuns a toda poca da sociedade humana; c, neste sentido, contrastam com os de mercadoria ou valor. Ento pode parecer que tm um grau de independncia que, certamente, Marx no lhes conferiu. Martnez Alier, por exemplo, escreve: "Ao contrrio, o discurso marxista sobre a 'produo' e as 'foras produtivas' historicamente no especfico e pretende ser aplicvel a todas as pocas (25)". Com isto pretende identificar a causa da predisposio de Marx a considerar o desenvolvimento das foras produtivas corno positivo em si. No obstante, no este o caminho que Marx seguiu no processo de investigao. Ao contrrio, o mtodo de Marx baseia-se na conexo entre o processo tcnico material e a forma social que assume. Suponhamos a anlise da tecnologia; ou de uma mquina em particular. Em um primeiro nvel, na anlise em si da mquina, esta representa um mecanismo que cumpre uma determinada funo. Neste sentido, toma o lugar da fora de trabalho, aumenta a sua produtividade e sua utilizao implica uma liberao do trabalhador da atividade que realizava. Se a anlise tivesse acabado a, a crtica de Martnez Alier, segundo a qual o conceito marxiano de produo
25. Ibidem, p. 269.

CRTICA MARXISTA. 149

ou foras produtivas metafsico, teria sido pertinente. Sem dvida, Marx continua sua anlise e assinala como, sob relaes capitalistas, a mquina assume o carter de capital constante. Isso significa que relaciona-se com o trabalho como trabalho assalariado; de forma que a liberao da atividade do trabalhador se converte em desemprego. Ou, ao contrrio, a mquina mantida margem da produo, enquanto a fora de trabalho est, em quantidade e preo, abaixo das necessidades e do custo de uso da mquina; como acontece em muitos engenhos de cana, onde as colhedeiras mecnicas so um meio de controle da alta dos salrios, ou do vai-e-vem da oferta de fora de trabalho, e permanecem normalmente paradas, disponveis nas garagens. O que em termos mais abstratos apareceria como liberao de cargas fsicas, em um nvel mais concreto, e ajustado forma historicamente determinada do trabalho, um elemento material que afasta o trabalho vivo do processo produtivo, bem como concorre diretamente regulando os salrios e a oferta d~ fora de trabalho. Tampouco termina a a anlise de Marx, que prossegue' e assinala como esta mquina, ao trocar-se por trabalho assalariado, ao assumir a forma de capital constante, serve aos objetivos de valorizar o prprio capital, mistificando a origem do trabalho excedente, ao faz-lo aparecer como resultado indistinto de todos os fatores da produo. No satisfeito, prossegue. No terceiro nvel, a mquina tambm assume a forma de um elemento na composio orgnica do capital; isto , na medida em que trocada com o trabalho vivo no setor em que est atuando. Com isto participa na concorrncia inter-setorial pelo nivelamento dos lucros. Colabora no aumento generalizado da composio mdia do capital e na queda da taxa mdia de lucro. Queda do lucro que o incio da crise capitalista. De maneira que em nenhum momento, a anlise marxiana das foras produtivas uma anlise per se, seno um caminho pelas diferentes fases que assume sob relaes sociais historicamente determinadas. certo que Marx e Engels no previram a possibilidade de escassez de materiais, ou no distinguiram entre os recursos naturais renovveis e os norenovveis, como aponta Martnez Alier:
Porm no h em Marx, nem nos economistas ou historiadores marxistas, uma anlise da reproduo ou substituio dos meios de produo utilizados em uma economia baseada em recursos esgotveis, isto , em recursos que no so reproduzveis ou substituveis, ao menos no sentido de que a semente de trigo ou uma mula podem ser reproduzidas ou substitudas. (...) Os esquemas marxistas de "reproduo simples" e de "reproduo ampliada" no levam em conta se a falta de recursos esgotveis pode colocar um limite

150 A

QUESTO AMBIENTAL EM MARX

inclusive "reproduo simples". Isto reflete o estatuto metafsico que o conceito de "produo" tem tido na economia marxista, tal qual na cincia econmica convencional (26)".

Jos M. Naredo, em um imprescindvel livro acerca da relao entre a histria do pensamento econmico e a ecologia (La economa en evolucin), faz a mesma crtica:
A idia presente nesses autores de buscar a origem da riqueza e do valor 0/4 seja de uso ou de troca 0/4 no trabalho, independentemente das caractersticas da atividade a que se tenha destinada, de maneira que acabe parecendo algum objeto material til, contribui para dar um tratamento indiferenciado a todas as atividades que esto encobertas sob a noo unificadora de produo, como de fato ocorre no mercado capitalista. O qual supe fazer abstrao da viabilidade fsica e do impacto que podem ter tais atividades sobre o meio em que se desenvolvem, que vm condicionadas pela forma em que captam, transformam e degradam os materiais e a energia. Como no podia deixar de ser dentro destas coordenadas, Marx e Engels no se preocuparam em saber quais seriam os mananciais de energia e os materiais capazes de assegurar que, na nova sociedade comunista, as fontes de riqueza jorrariam abundantemente. E sua viso pretensamente materialista do econmico aparece desconectada da inteno, comum a outros autores de sua poca, de desvendar, com a ajuda das cincias da natureza, o funcionamento dos ciclos de energia e de materiais, que mantm a vida no planeta c de direcionar para este conhecimento uma gesto econmica dos recursos (27).

No vamos nos estender sobre todos os pontos desta citao (28). Esta crtica, que toma como parmetro central o carter renovvel ou no dos recursos energticos, tem a debilidade em sua prpria virtude. A virtude consiste em considerar a economia de uma perspectiva energtica dos recursos e dos refugos. uma virtude porque transcende as contradies sociais prprias do sistema capitalista e acentua o nvel e a orientao do desenvolvimento tecnolgico. Uma anlise dos materiais e da energia, desta perspectiva, facilmente demonstraria que o processo econmico mais produti26. Ibidem, p. 270. 27. Jos Manuel Naredo, La economia en evolucin, Madrid, Siglo XXI, 1987, p. 17. 28. Em primeiro lugar, para Marx, a origem da riqueza enquanto valor de uso est no s no trabalho seno tambm na natureza. NO trabalho, portanto, no a nica fonte de valores de uso que produz, da riqueza material. O trabalho o pai desta, como disse William Petty, e a terra sua me.N (Karl Marx, EI Capital, Mxico D.F., Siglo XXI, 1977, tomo I, vol 1, p. 53). Em segundo lugar, j assinalamos acima, a confuso entre o funcionamento da realidade e a idia que alguns economistas ecolgicos sustentam sobre como deveria ser. No se trata de buscar a origem do valor onde parea ser correto, ou de criar outro conceito de valor, seno de desvendar as categorias historicamente determinadas do sistema capitalista. Isto , o valor no reconhece a diferena entre materiais renovveis e no renovveis, nem entre atividades que geram resultados positivos ou negativos.

CRTICA MARXISTA. 151

vo aquele baseado na energia solar (esta no deve ser considerada finita, ainda que em si mesma o seja, devido ao fato de que sua durao, estimada em mais 5 bilhes de anos, ultrapassa qualquer perspectiva histrico-humana, e que a Terra recebe energia solar que se dissipa independentemente de sua utilizao, por isso considera-se a luz solar a nica fonte energtica realmente inesgotvel). Neste sentido, a economia ecolgica capaz de criticar no somente o sistema capitalista seno qualquer um, e especialmente todo desenvolvimento industrial baseado em recursos naturais no-renovveis. A debilidade, tal qual assinalamos acima, consiste em sua prpria virtude: ao tratar-se de uma crtica da racionalidade energtica do funcionamento econmico, esquece como a sociedade realmente se organiza; colocando a discusso poltica das alternativas e as crticas situao atual em um terreno inteiramente retrico, sem fundamento com as razes materiais dos interesses de classe. Uma formulao auto-denominada "ecomarxismo", que pretende fornecer instrumentos tericos para analisar a contradio entre as barreiras fsicas e as crises do valor no capitalismo, realizada por James O'Connor. O'Connor desenvolve o que denomina "a segunda contradio do capitalismo". A base de sua argumentao consiste em que o capital funciona imerso em condies de produo que no so criadas como mercadorias, tal como a prpria fora de trabalho, o espao urbano, o meio ambiente natural, etc. Agora, enquanto o funcionamento interno do capitalismo gera o que O'Connor chama a primeira contradio (valor/mais-valia, capital constante/varivel), que foi o centro das investigaes de Marx, a relao entre o funcionamento do capitalismo e suas condies externas de produo provoca uma segunda contradio, sobre a qual Marx nunca desenvolveu uma teoria (29). Nas palavras de O'Connor: "A causa bsica da segunda contradio a apropriao auto-destrutiva pelo capitalismo e o uso que ele faz da fora de trabalho, do espao e da natureza exterior, ou seja, do meio ambiente (30)". O resultado desta segunda contradio seria que o capital encontra-se com limites fsicos criados por ele mesmo: "(...) limites de espao, limites da fora de trabalho disciplinada e socializada, de boas terras, de gua pura, etc (31)".
29. O'Connor disse: Quando o capital ameaa a si prprio, danificando ou destruindo suas prprias condies de produo (uma possibilidade sobre a qual Marx nunca elaborou uma teoria), ameaa a si mesmo com uma crise econmica do tipo de 'emprego de custos. (James O'Connor, La segunda contradiccin del capitalismo: sus causas y consecuencias. EI cielo por asalto. Buenos Aires: Otoo 1991, p. 123). 30. Ibidem, p. 121. 31.Ibidem, p. 122. 152. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

Estes limites fsicos so relativos, porm a lutados capitalistas individuais para reduzir seus custos de produo lanando mo, por exemplo, de recursos naturais que no so mercadoria, generalizam a propriedade privada sobre eles, converte-os em mercadoria e, conseqentemente, provoca o aumento dos preos, o que significa um limite para o capital em seu conjunto; o resultado so barreiras econmicas em forma de crises: (...) a poltica dos capitalistas individuais para baixar os custos resultou em maiores custos para o capital em seu conjull1o (32). Diferentemente da primeira contradio (capital constante/varivel) que provocaria, segundo O'Connor, crise de superproduo, esta segunda contradio gera crise de custos:
A segunda contradio ataca pelo lado dos custos. Aponta que, quando os capitalistas individuais reduzem custos, por exemplo quando externalizam os custos para as condies de produo (naturais ou da fora de trabalho ou urbanas) com a inteno de manter os lucros, o efeito no desejado aumentar os custos de outros capitalistas (e no limite de todo o capital), diminuindo os lucros obtidos na produo. A primeira contradio se manifesta em sua forma mais pura como uma crise de realizao; a segunda como uma crise de liquidez (33).

Que o movimento individual dos capitais na busca de reduzir os custos, por exemplo com o emprego de matrias-primas de regies naturais no monopolizadas, leve a uma alta generalizada destes mesmos produtos, e a um entrave para os posteriores investimentos de capital , efetivamente, uma tendncia do capitalismo; porm no nenhuma novidade, pois Marx a explicara em s~a teoria da renda diferencial I da terra, a despeito de O'Connor. O que no est claro porque a chamada "segunda contradio do capitalismo" , com efeito, uma contradio de mesmo nvel que a contradio capital-trabalho. O argumento de O'Connor que a alta crescente, por exemplo das matrias-primas, levaria queda dos lucros. Isto no mais do que uma exposio confusa da teoria da renda da terra de Ricardo. Ao contrrio de Ricardo, Marx explicou, em sua teoria da renda capitalista da terra, que apesar dos aumentos nos preos das matrias-primas, os lucros poderiam crescer em funo de: a) um aumento maior da produtividade do trabalho; b) uma diminuio dos salrios (seja pela diminuio do valor da fora de traba32. Ibidem, p. 125. 33. James O'Connor, Las dos contradicciones del capitalismo. Ecologa poltica. Barcelona, 1992, p.112.

CRTICA MARXISTA. 153

lho, seja por pagar a fora de trabalho abaixo de seu valor). Porm se O 'Connor quer concluir que o aumento dos custos leva o capitalista a reduzir os salrios e, com isto, a demanda, ento ver-se- que o capital no tem nenhuma alternativa aumentando a demanda de outros setores, como formulou Marx em seus esquemas de reproduo. Uma srie de perguntas fica sem resposta: o aumento na taxa de entropia implica necessariamente uma queda na taxa de lucro? quem paga os custos da diminuio da taxa de entropia? quais so os setores mais interessados na diminuio da taxa de entra pia? a crise ambiental representa uma restrio ao capitalismo ou vida da sociedade humana? Em nosso entendimento, a crise ambiental no uma restrio ao capitalismo; este pode superar os problemas de escassez ou aumento de custos com substituio de produtos, aumentos de produtividade do trabalho nos setores energticos, de matriasprimas e de reciclagem de produtos, ou ainda diminuindo os salrios. um problema para o capital a diminuio permanente da taxa de lucro como conseqncia do aumento da composio orgnica; e a constante agudizao das diferenas sociais que se manifestam em diversas modalidades da luta de classes. A suposta segunda contradio do capitalismo. sempre se reduz primeira. Porm enquanto o capital encontra, na prtica, sadas para suas barreiras fsico/econmicas, a populao em geral e as classes trabalhadoras com maior razo se vem sujeitadas, de maneira crescente, a viver em um mundo cada vez mais inspito por causa, principalmente, ainda que no de forma exclusiva, das relaes mercantis e capitalistas.

Valor e natureza Muitos autores pretendem demonstrar o desinteresse de Marx pela natureza, argumentando que a teoria do valor, eixo central em torno do qual gira toda a anlise do sistema capitalista, est baseada no trabalho humano e no considera a natureza como fonte de valor (34). Que Marx no considera a natureza em sua teoria do valor-trabalho, ou que a natureza no est presente no valor "marxista" das mercadorias, so ambas afirmaes incorretas. Para Marx, a base de to34. Herman Daly, & John Cobb (jr.), Para el bienestar comn. Reorientando la economa hace la comunidad, el ambiente y un futuro sostenible. Mxico D.F., Fondo de Cultura Econmica, 1993. Reiner Grundmann, Marxism and ecology. New York, Clarendon Press, 1991. E.P. Schumacher, Small is beautiful. study of economics as if people mattered. London, Blond and Briggs, 1974. Jos Manuel Naredo, Op. cit. O caso de Grundmann difere do restante. Em seu Marxism and ecology, desenvolve convincentemente a inter-relao entre as relaes tcnicas e a natureza, aprofundando com isto o conceito de alienao de Marx. No obstante, nas concluses de seu livro considera que a lei do valor no exerce nenhum papel importante e pode ser refutada tanto terica como praticamente, seguindo assim a moda do marxismo analtico.

154. A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

ambas afirmaes incorretas. Para Marx, a base de toda riqueza e de todo excedente e, portanto, da existncia de mercadorias e da produo capitalista, a produtividade natural da terra, entendida em sentido amplo de espao de vida e produo.
Como no primeiro dia da produo, convergem aqui o homem e a natureza, isto , os criadores originais do produto, e portanto os criadores tambm dos elementos materiais do capital. (...) Resultado geral: o capital, ao incorporar-se aos dois criadores originais da liqueza (3,4) a fora de trabalho e a terra(3,4), adquire uma fora expansiva (...)[35] "Esta produtividade natural do trabalho agrcola (no qual se inclui aqui o simples trabalho de colheita, caa, pesca ou pastoreio) constitui a base de todo sobretrabalho [36]" (...)

Mais ainda, o pressuposto da existncia do ser humano a produtividade da natureza. Nas sociedades mais primitivas, o ambiente assumido como uma extenso do prprio corpo fsico de seus integrantes. Nessas primeiras formas de organizao social, a relao com a natureza surge como algo espontneo, que fornece tanto o alimento, quanto a moradia e o espao vital em geral. Por isso, as primeiras formas de organizao social, assinala Marx, "(...) no aparece[m] como resultado seno como pressuposto da apropriao coletiva da terra e de sua utilizao." Como contrasta com a situao atual, na qual em lugar de ter acesso terra pelo simples fato de ser membro da comunidade, primeiro deve-se comprar um pedao da natureza, para que isto lhe sirva como credencial de cidadania! "Em Las formas que preceden a la produccin capitalista, Marx assinala a maneira" como as prprias relaes entre os seres humanos vo criando formas de organizao que constituem, ao mesmo tempo, meios que alteram aquela relao antiga, que representava a unidade indistinta entre o ser humano e seu meio natural. na sociedade capitalista que as mediaes so mais complexas, onde o valor atua como mediador das relaes humanas e do acesso ao restante da natureza, bitica e abitica. Porm este acmulo de mediaes nunca oculta, no pensamento marxiano, o fato de que a natureza constitui a base de toda atividade humana. E uma base diferenciada, tal qual a diversidade de todos os elementos naturais que provoca no trabalho humano rendimentos diferentes e tempos de transporte tambm diversos, tudo isso refletido nos valores mercantis e a partir dos quais os proprietrios das benes-

35. Karl Marx, El Capital, Siglo XXI. Mxico D.F., 1979, tomo I, vol 2, p. 747. 36. Karl Marx, EI Capital, Siglo XXI. Mxico D.F., 1981, tomo III, vol 8, p. 813.

CRTICA MARXISTA. 155

quais os proprietrios das benesses naturais reivindicam uma parte do produto de tal riqueza natural em forma de renda da terra. O ponto de partida da anlise marxiana a comparao entre o fim ltimo de todas as formas econmicas pr-capitalistas e a capitalista. Enquanto nas primeiras o objetivo da produo era obter valores de uso, na segunda, o objetivo a valorizao do prprio capital (D-M-D'). Nas palavras de Marx,
A circulao do dinheiro como capital , ao contrrio, um fim em si (...).37 (...) Nunca, portanto, se deve considerar o valor de uso como objetivo direto do capitalista. Tampouco o lucro isoladamente, seno o movimento incansvel de obteno de lucros (38).

Trata-se de uma diferena radical. Enquanto a produo pr-capitalista de valores de uso tem seu limite na satisfao das necessidades, a produo capitalista de mercadorias para aumentar o lucro no tem nenhum limite. Esta diferena, to simples e geral, est na base do esgotamento dos recursos naturais a um ritmo nunca suspeitado na histria da humanidade; porm tambm est na base da utilizao irracional de qualquer forma de energia e/ou de materiais e seres vivos. A economia poltica clssica preocupou-se consideravelmente com o futuro da taxa de lucro sob o aumento da acumulao capitalista. Tanto Adam Smith quanto David Ricardo, para citar somente os expoentes do pensamento econmico anteriores a Marx, concordam com a tendncia decrescente da taxa de lucro, ainda que por diferentes razes (Smith pela concorrncia, Ricardo pelo rendimento decrescente da terra). Tambm Marx analisou, no livro III d'O Capital este problema, constatando uma tendncia decrescente da taxa de lucro, ainda que devido . diminuio da taxa de mais-valia, por efeito do aumento da composio orgnica do capital, e uma srie de resultados concomitantes. Porm, o que nos interessa ressaltar aqui que, no satisfeito em constatar a tendncia de longo alcance, tambm estudou uma srie de elementos em contrrio que podem retardar tal tendncia queda. Pois bem, entre estes, como se pode ler no captulo XIV do livro IH, incluemse aqueles que surgem das economias de escala, como a reconverso dos lixos industriais em novos elementos da produo e as economias em funo da utilizao mais eficiente (menor desperdcio) da matria-prima. Tambm as matrias-primas de origem natural e a apropriao dos espaos virgens da

37. Karl Marx, El Capital, Mxico D.F., Sigla XXI, 1977, Tomo I, vol 1. 38. Ibidem, p. 187. 156 A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

natureza constituem elementos sem preo que tendem a diminuir os custos de produo e, com isso, a elevar a taxa de lucro. Ou o efeito contrrio, como a expanso dos investimentos de capital em novas regies, ou a apropriao de novas matrias-primas, que estabelecem uma nova fronteira para o capital, ao elevar o preo da terra ou de novas mercadorias incorporadas, provocando, com isto, uma diminuio da taxa mdia de lucro. O que era uma vantagem individual se transforma em uma barreira social para a classe capitalista em seu conjunto. Os dois plos em que podem ser agrupados todos os problemas ambientais, problemas derivados da devastao ou problemas derivados da poluio, foram considerados por Marx como essenciais para a dinmica da taxa de lucro. Com isto estamos assinalando uma srie de conseqncias tiradas diretamente por Marx, como aquelas relacionadas ao incremento do comrcio internacional para a obteno de matrias-primas ou alimentos mais baratos, ou a expanso poltica e militar, e outras para as quais Marx d inmeros elementos metodolgicos para abordar o papel dos recursos naturais no processo de acumulao de capital. Claro est que todas as referncias natureza, dentro de sua teoria do lucro e da crise, foram secundrias. No foi assim com as mais de 300 pginas dedicadas teoria da renda capitalista da terra. Neste ltimo caso, a natureza o tema explcito e central. Marx desenvolveu toda a seo sexta do livro III d'O Capital para analisar os efeitos do investimento de capital em um meio natural, heterogneo e monopolizvel; chamou a isto de teoria da renda da terra. Trata-se de uma aplicao da lei do valor quela parte da natureza que pode ser monopolizvel. A teoria da renda da terra explica como parte do lucro global derivado para pagar pelo uso de um pedao do planeta. Isto constitui uma irracionalidade dentro da prpria lgica do capital. Irracionalidade que fica evidente, por exemplo, nas cidades capitalistas mais avanadas onde a terra foi municipalizada. Ao tratar-se de um lucro extraordinrio, a renda da terra, que escapa ao nivelamento do lucro mdio, constitui um objetivo em si dos capitais, como o demonstra o crescimento sustentado, durante este sculo, dos capitalistas que so a um s tempo latifundirios (3,4) o que pode ser confirmado pela maioria das estatsticas dos pases desenvolvidos (3,4), isto , que deixaram o papel de arrendatrios para se converterem, eles prprios, em donos da terra. Com isto o solo, que constitui o meio fornecedor de boa parte dos recursos naturais, tende forosamente a converter-se no monoplio de cada vez menos grupos econmicos. Como legislar sobre a devastao e poluio quando a propriedade privada impe-se como barreira?

CRTICA MARXISTA. 157

Atravs da teoria da renda da terra podemos entender ento por qu, no fosse a propriedade privada da terra, os produtos agrcolas baixariam de valor, o que inclusive beneficiaria a classe capitalista; assim como a possibilidade de estender a produo s terras menos frteis, que no chegam a render e esto fora do mercado, com o que se 'incrementaria a riqueza social. Toda a teoria da renda diferencial I da terra est destinada a mostrar, entre outras coisas, como a natureza com suas diferenas de fertilidade converte o trabalho humano em mais ou menos produtivo. O trabalho humano gera mais ou menos valor segundo a fertilidade natural da terra em que aplicado. Explica, por exemplo, que dois investimentos iguais de capital, e destinados produo da mesma mercadoria, sobre duas parcelas de mesma extenso, rendem um valor de produto diferente segundo as diferenas de fertilidade de cada uma das tais parcelas; algo que, alm disso, qualquer agricultor conhece de sobra. O que isto seno incorporar o elemento natureza ao valor? Alm disso mostra tambm como o trabalho humano cria valores diferentes em terras que tm fertilidade e localizao iguais, ainda que com os mesmos investimentos de capital. Por exemplo, quando em superfcies de mesma extenso, topografia, fertilidade e localizao investem-se tambm iguais somas de capital, s que de maneiras diferentes, em um caso de forma extensiva em outro de maneira intensiva. Suponhamos duas cidades de mesma extenso, localizao, etc, com iguais investimentos de capital, porm em uma delas construram-se casas para morar, enquanto que na outra todo o investimento de capital orientou-se para a construo de prdios de apartamento, deixando neste ltimo caso mais terra livre. Pois bem, o preo da terra, que se mede pela renda capitalista por unidade de terra, ser mais alto no segundo caso que no primeiro (uma das possibilidades da renda diferencial II). O que , tambm, perfeitamente conhecido por aqueles que trabalham com investimentos imobilirios. E aqui se manifesta, evidentemente, como o tipo de relaes sociais pode modificar o resultado da atividade econmica, criando artificialmente diferenas semelhantes s naturais. De maneira que Marx no somente contemplou o papel da natureza na formao dos valores, seno foi mais alm, explicando como estes valores so o resultado de mltiplas combinaes, que ele analisa detalhadamente, entre a fertilidade e diversidade da natureza e os distintos investi1nentos de capital. Todo o processo de converso dos terrenos agrcolas em urbanos significa alcanar um novo nvel de renda diferencial II, o que explica a irracionalidade do sistema capitalista que constri a maioria de suas cidades em terrenos aptos para a agricultura. Tambm mediante o instrumental analtico da ren158 . A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

da diferencial II que se explica porque, nas grandes cidades, comum deparar-se com casas antigas, fechadas ou abandonadas em reas centrais e com bons servios, enquanto se criam bairros residenciais nos arredores das cidades, com custos sociais muito maiores e ocupando reas, muitas vezes, de alta fertilidade agrcola. As possibilidades tericas e metodolgicas da renda diferencial II para a anlise dos problemas relativos aos recursos naturais so to amplas que impossvel resumi-Ias. Porm basta somente um ltimo exemplo bastante convincente. Desde fins dos anos oitenta, h uma tendncia bastante clara nos pases desenvolvidos para mudar sua poltica a respeito dos problemas ambientais. De medidas de controle e punio tem-se passado a instrumentos de mercado para enfrentar a devastao e a poluio (39). Pois bem, Marx demonstrou como, mesmo com uma diminuio dos preos reguladores de mercado (podemos supor que um imposto, um depsito compulsrio ou uma carta de crdito sobre o uso de recursos naturais funcione, para o capitalista, da mesma forma que uma diminuio do preo de venda da mercadoria derivada do investimento de capital), normalmente podem se realizar investimentos suplementares de capital, com rendimentos constantes (aos quais os investimentos suplementares se referem), que permitem pagar os cnones da renda (o que significa obter no somente a renda, mas o lucro mdio) e ganhar, alm disso, lucros extraordinrios (renda diferencial II) [40]. E mesmo em algumas situaes, colocando-nos no pior dos casos, com um aumento dos custos (pelas medidas de controle ecolgico), podem realizar-se investimentos suplementares relativamente menos produtivos e, enfim, obter lucros extraordinrios. Trata-se da explicao mais contundente da inviabilidade da manipulao dos preos como medida de defesa do meio ambiente, ao menos no que diz respeito aos problemas derivados da devastao. A teoria da renda absoluta permite entender por que, quando proprietrio e capitalista so a mesma pessoa, pode-se trabalhar terras relativamente mais frteis, com rendimentos decrescentes at anular a renda, o que tem efeitos negativos sobre a fertilidade de tais terras.

39. Um resumo simples das diferenas entre as polticas de planificao e controle e as medidas de mercado encontra-se em: Jean-Phillipe Barde, e Johanes Batist Opschoor, "From stick to carrot in the environment". The OECD Observer, Paris, 186: 1994, pp.23-31.

40. Para uma leitura metodolgica de grande atualidade ver os captulos XLI e XLII do livro III d'O Capital.

CRTICA MARXISTA.. 159

Ento, qual a validade das afirmaes segundo as quais Marx no teria considerado a natureza em sua teoria do valor? No somente a considerou como elaborou uma teoria especfica que mostra as peculiaridades que o investimento de capital tem nos espaos naturais monopolizados.

Concluses
Uma reviso cuidadosa das formulaes tericas de Marx sobre a relao sociedade/natureza permite vrias concluses. Marx era evidentemente antropocentrista. Com isto entendemos que o interesse pela natureza reside na importncia que tem para a realizao da espcie humana. Entretanto, a viso antropocntrica de Marx atribua ao tipo de relaes sociais a causa principal do distanciamento do ser humano da natureza, o que implicava uma utilizao classista dos recursos naturais e um esbanjamento irracional do mundo natural. Com isso submetia a tecnologia, e o desenvolvimento das foras produtivas em geral, a uma crtica histrica; isto , a uma anlise de seu uso sob determinadas relaes sociais. As crticas a Marx tanto por seu antropocentrismo como por um suposto produtivismo esto fora de questo. Em primeiro lugar, porque absolutan1ente todas as posturas humanas so sempre antropocntricas, mesmo quando ocultas sob uma suposta neutralidade ou racionalidade ecolgica em si (41). Em segundo lugar, porque tanto as barreiras como os acicates ao desenvolvimento das foras produtivas foram sempre, para Marx, as relaes sociais de produo. Certamente, pode-se discutir se a causa principal da crise ambiental reside no uso tecnolgico ou no tipo de relaes de produo, ou em ambos, ou outras muito distintas. Marx orienta-se pela segunda alternativa, porm uma coisa o resultado a que chegou a partir da anlise do capitalismo de seu tempo, e outra o mtodo que utilizou. Como bem assinalou Engels, o importante em Marx reside no mtodo: "(...) toda a maneira que tinha Marx de conceber as coisas no uma doutrina, seno um mtodo. No proporciona dogmas acabados, seno pontos de apoio para a investigao posterior e o mtodo para a investigao (42)".
41. Isto j o havia analisado convincentemente Reiner Grundmann em seu Marxism and ecology. 42. Carta a Werner Sombart, 11.03.1895. Citado por Pedro Scaron, "Advertencia..." (del traduclor al tomo II de El Capital). Mxico D.F., Siglo XXI, 1979, p. XV.

160 . A QUESTO AMBIENTAL EM MARX

Neste sentido, as possibilidades de utilizar o materialismo histrico para aprofundar as causas e foras que conduzem o comportamento humano em seu ambiente esto abertas. Reiner Grundmann, mesmo rejeitando a teoria do valor, prope uma interpretao da alienao por efeito do uso da tecnologia e suas repercusses no meio ambiente, que demonstra claramente esta possibilidade. A concluso de Grundmann, a partir de uma concepo marxista, que a principal causa da crise ambiental provm das relaes tcnicas, do uso da tecnologia. Ao contrrio, outros marxistas sustentam, como nica causa, as relaes sociais capitalistas (43), seguindo a orientao explcita de Marx. A distino entre recursos naturais renovveis e norenovveis, que certamente Marx no considerou, pode tambm ser contemplada dentro desta lgica e metodologia. Marx mostrou em sua teoria da renda capitalista da terra que tanto a propriedade quanto a heterogeneidade deste elemento natural implicam em que parte do valor se oriente seja ao proprietrio da terra; seja ao arrendatrio, quando este consegue, durante o prazo do contrato de arrendamento, obter rendimentos superiores aos padres estabelecidos ou representados formalmente. De forma que prestou especial ateno ao efeito da natureza sobre o valor. Mais ainda, mostrou que a fertilidade natural, ou uma localizao natural privilegiada, podia converter o trabalho em mais produtivo, gerando maior valor: Por ltimo, mostrou como parcelas exclusivas da natureza, quando eram monopolizadas, obtinham um preo no mercado sem ser produto do trabalho humano. De forma que as afirmaes de alguns crticos de que a teoria do valor-trabalho de Marx no contemplou a natureza esto fora de questo. Pode-se, enfim, perguntar o que est por trs tanto das diferentes polticas relativas ao meio ambiente, como das anlises: os limites sobrevivncia da espcie humana so fsicos ou sociais? Esta pergunta Marx no se colocou. Ele considerava o capitalismo como um modo de produo transitrio, uma calamidade para as classes exploradas, porm no um limite ao gnero humano como tal. Tampouco se indagou se o grau de poluio e a devastao do meio fsico poderiam criar limites fsicos vida do ser humano no globo. Tratam-se de temas da atualidade. No obstante, a explicao marxiana do funcionamento do sistema capitalista fornece elementos inigualveis para explicaras entraves sociais s possibilidades de regular ou planificar o uso dos recursos naturais.
43. Enrique Leff, Ecologa Y capital. Mxico D.F., Siglo XXI, 1994. Em Outro trabalho (Guillermo Foladori, "La tecnologa Y sus implicaciones en el comportamiento humano com su ambiente". Revista de ciencias sociales, FCU, Montevideo, 11: 1996), pretendemos nos aprofundar na proposta de Grundmann, ainda que sem lhes atribuir, s relaes tcnicas, o carter exclusivo ou prioritrio, como ele fez.

CRTICA MARXISTA. 161

Вам также может понравиться