Вы находитесь на странице: 1из 19

SEMINRIO REIKI III

LUIZ FRANKLIN MATTOS


MESTRE NO SISTEMA REIKI USUI MESTRE NO SISTEMA KARUNA KI MESTRE EM KARUNA REIKI N 500.076

REFLEXO
Antes de decidir continuar no caminho da Cura pelo REIKI, pare e pense um pouco nestas palavras. Medite em cada uma delas, pense bem, e ento decida-se com conscincia.

Faze bem o que te compete fazer no mundo; cumpre bem as tuas tarefas; ocupa-te da obra que encontras, para faz-la o melhor possvel: assim ser muito til para ti. A atividade melhor que a ociosidade. A atividade fortalece a mente e o corpo, e conduz a uma vida longa e normal; a ociosidade enfraquece tanto o corpo como a mente, e conduz a uma vida impotente e anormal de durao incerta. (Bhagavad Gt, III - 8).

Faze bem o que te compete fazer no mundo; cumpre bem as tuas tarefas; ocupate da obra que encontras, para faz-la o melhor possvel: assim ser muito til para ti. A atividade melhor que a ociosidade. A atividade fortalece a mente e o corpo, e conduz a uma vida longa e normal; a ociosidade enfraquece tanto o corpo como a mente, e conduz a uma vida impotente e anormal de durao incerta. (Bhagavad Gt, III - 8).

A Lei do Amor substitui a personalidade pela fuso dos seres; extingue as misrias sociais. Ditoso aquele que, ultrapassando a sua humanidade, ama com amplo amor os seus irmos em sofrimento! Ditoso aquele que ama, pois no conhece a misria da alma nem a do corpo. ( Kardec, in o Evangelho segundo o Espiritismo)

S como o oceano, que recebe todos os rios e riachos. A Calma imensa do oceano no se pertuba; recebe-os e no os sente. Domina o teu ser inferior com teu ser divino. Domina o divino com o eterno... Pe-te de guarda ao inferior, para que no macule o superior. ( H.P. Blavatsky, A Voz do Silncio).

APRESENTAO Voc passou por dois nveis distintos de sintonizao em REIKI. No primeiro nvel sentiu o aumento da energia, da fora ki, concentrando-se na cura do corpo fsico. No segundo nvel, com os dois outros smbolos, voc foi capaz de iniciar a cura do corpo emocional e mental, aprimorando as tcnicas de cura distncia. Neste TERCEIRO NVEL o grau de MESTRE. Muitos Instrutores da atualidade, esto dividindo este Nvel em dois subnveis distintos: o Nvel III A (para os que querem apenas praticar e aplicar Reiki) e o Nvel III B (para os que buscam ser instrutores, que desejam ensinar e iniciar outros praticantes). Geralmente prefiro avaliar individualmente cada um dos postulantes entre cada sintonizao, para tentar perceber / sentir o grau de maturidade de cada um, as vivncias e experincias de cada um deles. No existe a obrigatoriedade de vnculo entre o Instrutor e o Aprendiz, mas por questes bvias, prefiro subdividir o Nvel III em dois estgios: um exclusivamente para cura (III-A) e um para a instruo (III-B). No h um prazo determinado ou especfico entre cada sub-nvel. Apresento uma proposta de estgio supervisionado com o postulante recebendo orientaes, atravs da observao direta e treino constante, para quando for realizar seus procedimentos de instruo e sintonizao se sinta seguro e com o mnimo de experincia.

ESTA A SUA RESPONSABILIDADE No deseje os poderes psquicos; eles viro quando o Mestre achar que melhor te ser possu-los. For-los muito cedo traz consigo diversas pertubaes; freqentemente o seu possuidor desencaminhado por falazes espritos da natureza ou ento se torna vaidoso e se julga isento de cair em erro ( Krishnamurti, Aos Ps do Mestre).

Deste ponto em diante h uma necessidade de estabelecer um patamar de diferena entre TER ou SER. No basta ter o ttulo de mestre, antes de tudo, preciso ser um verdadeiro mestre. Lembremos que Jesus j alertava aos seus Discpulos que o maior seria aquele mais servisse aos outros. Pois bem, a cura divina, a energia csmica que circula o planeta por misericrdia divina deve ser doada incondicionalmente, a qualquer um que necessite, que deseje, que solicite. Este o momento de ampla disseminao e distribuio do REIKI e da energia csmica. Seja responsvel e questione-se sempre: onde eu quero chegar com isso? Ento, com a resposta sincera em seu corao, segue adiante ou pare imediatamente!

Em termos holsticos e espirituais cura e medicina so duas disciplinas diferentes! A lei brasileira exige o seguinte: Todas as afirmaes contidas nestes textos no possuem nenhuma relao com a Medicina, Curas Mdicas ou Prticas Mdicas. As afirmaes se referem exclusivamente com a CURA em sentido HOLSTICO onde o bem-estar energtico e espiritual determinam condies de harmonizao energtica. Em caso de doena procure um mdico e no recomendamos a interrupo de nenhum tipo de tratamento mdico.

GRANDE INVOCAO (ltima Estrofe)


Do ponto de Luz dentro da Mente de Deus, Que a Luz penetre nas mentes dos homens Que a Luz desa a Terra Do ponto de Amor dentro do Corao de Deus Que o amor flua para os coraes dos homens Que Cristo possa voltar a Terra Do centro onde a Vontade de Deus conhecida Que o propsito oriente as pequenas vontades dos homens O propsito que os Mestres conhecem e ao qual servem

Do Centro que denominamos Raa dos Homens Que o Plano de Amor e de Luz se realize E que ele possa selar a porta onde habita o mal Que a Luz, o Amor e o Poder restaurem o Plano sobre a Terra.

MANTRA DA UNIFICAO Os filhos dos homens so um e EU SOU um com eles. Busco Amar no odiar. Busco curar no ferir. Busco servir, no ocupar servio. Que a dor traga a devida recompensa de Amor e de Paz. Que o homem controle a forma externa, a vida e os acontecimentos, e traga Luz, o amor que subjaz em tudo quanto acontece. Que a venha a viso e percepo externa. Que o futuro seja desvelado Que cessem as divises externas; Que a unidade interna se manifeste; Que o Amor prevalea E que todos os Homens Amem!

A ORIGEM DO REIKI : A VERSO QUE CONTAM O fundador do Reiki como sistema de harmonizao natural Dr. Mikao Usui, sacerdote, que no final do sculo XIX era reitor na Universidade de Doshisha, em Kyoto - Japo. Um de seus alunos perguntou se o Dr. Mikao Usui aceitava o contedo da Bblia. Aps a resposta afirmativa, o aluno continuou seu questionamento perguntando como que processava-se a cura, propiciada por vrios Mestres da antigidade. No sabendo responder ao seu aluno, a resposta a esta questo fundamentou a procura de Mikao Usui, transformando completamente seu objetivo de vida. Uma semente foi plantada. No dia seguinte, Dr. Usui demitiu-se de seu cargo de reitor da Universidade e viajou para os Estados Unidos da Amrica onde permaneceu durante vrios anos. Aprofundou seus estudos nas Escrituras Sagradas na Universidade de Chicago na tentativa de desvendar o segredo de como Jesus e seus discpulos curavam os doentes. No tendo encontrado a resposta, retornou ao Japo e aprofundou-se na filosofia budista em diversos mosteiros. Encontrou apoio de um abade que tambm estava interessado nesta mesma questo. E assim entrou em contato com os Sutras, escrituras budista. Estudou as tradues japonesas nas escrituras budista, mas no encontrou a explicao que buscava. Decidiu aprender snscrito para ter acesso aos textos budista originais e s documentaes que no tinham sido traduzidas. Aps 7 anos, finalmente encontrou o que tanto procurava! Anotaes de um discpulo de Buda lhe deram a chave, os smbolos e a descrio de como este grande Mestre curava. Embora tenha redescoberto o conhecimento, no tinha ainda o poder da cura. Havia comentado o fato com seu velho amigo abade e decidiu dirigir-se a uma montanha sagrada para meditar em busca deste poder. Na montanha sagrada meditou durante vinte e um dias. Para ajudar na sua contagem do tempo, colocou diante de si a mesma quantidade de pedrinhas que eram descartadas uma a uma, dia aps dia. No 21 dia viu no horizonte luzes que vindo ao seu encontro deram formao aos smbolos que ele havia encontrado nas anotaes em snscrito. Perdeu os sentidos e ao recobr-los percebeu ter entrado em contato com o poder de cura que tanto procurava. Primeira constatao foi que apesar de ter jejuado durante 21 dias, no se sentia faminto, nem esgotado. Tinha recobrado miraculosamente as suas energias. A segunda, quando movido pela alegria de ter encontrado a resposta e querendo transmitir estes conhecimentos para o seu amigo abade, feriu-se no dedo do p , impondo suas mos sobre o ferimento, constatou, para sua surpresa, que a hemorragia e a dor cessaram instantaneamente. Ao p da montanha Mikao Usui parou num pequeno albergue e pediu uma refeio. O proprietrio percebendo pelo aspecto do monge que o mesmo havia passado por um jejum de vrios dias na montanha sagrada decidiu prepararlhe uma refeio leve. Esta lhe foi servida por uma menina que pelo seu aspecto

percebia-se estar com muita dor de dente. Com o toque das mos de Mikao Usui, a dor que afligia a menina desapareceu. Ao regressar ao mosteiro, Usui soube que seu amigo estava acamado com ataque de artrite. Impondo-lhe as mos nos pontos doloridos, aliviou-o da dor com as suas mos de cura. O abade curado exclamou contente: Isto Reiki! Energia Universal da Vida Durante os sete anos seguintes, Dr. Usui trabalhou curando doentes em um gueto de mendigos no Japo. Algumas pessoas que haviam sido beneficiadas pelo toque de suas mos assumiram novos papis em suas vidas. Mas, algumas retornaram a vida antiga, pois no queriam assumir as suas novas responsabilidades. Mikao Usui diante deste fato sentiu a necessidade de criar as Mximas de Vida no Sistema Reiki, que so:

OS 5 PRINCPIOS DO REIKI 1 - PRECISAMENTE HOJE, NO TE PREOCUPES 2- PRECISAMENTE HOJE, NO TE ABORREAS 3 - HONRA TEUS PAIS, MESTRES E AMIGOS 4 - GANHA TEU PO DIRIO HONESTAMENTE 5 - DEMONSTRA GRATIDO PARA COM TUDO O QUE VIVO. A ORIGEM DO REIKI : NOVA VERSO Em 1922 Mikao Usui abriu uma escola em Tquio para ensinar um sistema de cura baseado em energia. Mikao Usui criou esse sistema utilizando elementos do Qigong Taosta, Budismo Tendai Japons e Medicina Chinesa. O sistema prope uma forma de viver, atravs do uso intencional de um conjunto de afirmaes que devero fazer parte do dia-a-dia dos praticantes. A histria do sistema curativo de Usui , contudo, outra. A maioria das histrias de Hawayo Takata parecem ter sido criadas para tornar os ensinamentos de Usui aceitveis para os americanos no ps-guerra. Mikao Usui nasceu em 15 de agosto de 1865 no distrito de Gifu, Japo. Por volta de 1900 ele criou um sistema natural de cura baseado na medicina Oriental estabelecida. O sistema utilizava smbolos, tinha um grupo de afirmaes e empregava sete posies principais de mos fixadas em importantes acupontos. Era baseado em antigas prticas energticas taostas, permitindo ao praticante atrair energia e pass-la para o cliente sem a necessidade de recarregar . Ele foi enviado muito jovem a um monastrio budista que fundamentou seu interesse pela cura. Ele no teve nenhuma conexo com qualquer escola crist e nunca foi a Chicago (a Universidade da Califrnia Divinity School nem mesmo

exista naquela poca). Ele provavelmente nunca deixou o Japo e provavelmente fez todas suas pesquisas em uma das muitas bibliotecas de Kyoto. Depois de gastar muitos anos em sua pesquisa de modo a se conectar energia sem passar anos em exerccios e treinamentos ele meditou no Templo de Kurama numa regio um ponto de poder. Afirma-se que ele passou por um perodo de 21 (vinte e um) dias de purificao e foi presenteado com as informaes com as quais ele vislumbrou completar seu sistema ao final da meditao.de uma enorme refeio seguida da cura de abscesso dental do doente no deveriam ser tratadas com muita credibilidade. Elas s aparecem nas verses Ocidentais da histria . Ele ento passou sete anos na parte pobre de Kyoto e em 1922 abriu uma escola em Tquio, onde ele treinou muitos alunos, dezesseis a nvel de professor, antes de morrer em 9 de maro de 1926 em Fukuyama. Usui no era um doutor. O ttulo dele era sensei um termo que significa professor ou mestre. O termo doutor no Oeste foi aplicado, claro, a acadmicos, inicialmente da igreja. O termo sensei aplicado aos professores de artes marciais japonesas como o karate. O fundador de uma sociedade curativa daquele tempo, Jiro Asuke, tinha comentado que Usui era um curandeiro muito popular, e considerado um pioneiro nesta forma de cura. Os nomes de alguns de seus alunos so conhecidos. Haviam trs oficiais navais: Taketomi, Hayashi e Guida que estudaram em 1925. Seu aluno principal era chamado Eguchi, que estudou em 1923 e passou o sistema a um homem denominado Miyazuki. Chujiro Hayashi nasceu em 1878 e recebeu o treinamento em 1925. Ele utilizou o conhecimento para abrir uma clnica curativa em Tquio. Hayashi desenvolveu um complexo sistema de imposio das mos satisfatrio para uso clnico; a clnica dele empregou um mtodo de cura que requeria o trabalho de vrios praticantes ao mesmo tempo em um cliente de forma a maximizar o fluxo de energia. Hayashi, alm de mudar o enfoque do sistema para se ajustar a um modelo mdico, tambm introduziu um sistema gradativo em suas aulas. VEJAM BEM ISTO:

Um dos modos de Hayashi adquirir terapeutas para sua clnica era fornecer o grau de nvel 1 de sintonizao em troca de 3 (trs) meses de ajuda no remunerada. Depois deste tempo ele ofereceria para aos melhores estudante o segundo nvel em troca de um compromisso adicional de 9 (nove) de meses. Aqueles que completassem esse ciclo teriam a chance de adquirir o 4 smbolo. Depois de um compromisso adicional de dois anos (o qual envolvia auxiliar Hayashi na sala de aula) eles aprendiam sintonizaes e tinham permisso para ensinar

Os sucessores de Takata espalharam o sistema por toda a Amrica Norte e partes da Europa. Porm com o passar do tempo os ensinamentos foram modificados, inclusive com justificativas de preos exorbitantes. Alguns professores incorporaram as prprias filosofias de vida ou suas modalidades curativas em seus ensinamentos, freqentemente sem contar para os estudantes o que eles estavam fazendo. Alguns criaram ou adotaram novos smbolos e mantras. H alguns que afirmam oferecer o ensinamento completo at professor/mestre em um fim de semana! Alguns sites da Internet publicam smbolos e mtodos de sintonizao. AS ORIGENS DO SISTEMA DE CURA USUI Ao contrrio do ensino Ocidental que faz do sistema de Usui uma tradio oral, o sistema foi documentado detalhadamente pelo prprio Usui. Era exigido que cada estudante pretendente a se tornar professor tivesse cpias das anotaes do seu professor; estas foram conferidos cuidadosamente quanto sua preciso. Prtica pedaggica considervel tambm era exigida antes que o novo professor pudesse agir por si s. Este mtodo de ensino mantido como parte do Reik Tradicional Japons (RTJ). Usui misturou elementos de Qigong Taosta, Budismo Tendai japons e medicina chinesa para criar seu sistema. A Medicina chinesa tradicional [MCT], baseia-se em trs livros. esta aforma que era utilizada por Usui. A base da seqncia de tratamento energizar o meridiano da Vescula Biliar que vai do canto exterior do olho, sobre a cabea, ziguezagueando para baixo pelos lados do corpo at terminar na unha do quarto dedo do p. Cada uma das posies de mos progressivamente estimula o fluxo descendente de energia neste meridiano. A dos olhos estimula o meridiano da Vescula. A posio n7 de fato trabalha no ponto do rim associado ao meridiano da vescula que a me do meridiano da vescula biliar. A conexo com o sistema feita por meio de uma srie de autorizaes, sintonizaes ou iniciaes, que podem ser consideradas tradicionais, ou seja, que senguem normas e prescries o mais prxima possvel das originais. Embora no seja um religio confessional, o REIKI vem incorporando alguns conceitos religiosos sem perder em qualidade do processo. Para ser capaz de se ministrar preciso passa por um processo que so conhecidos como transformaes no Reiki Tradicional Japons e em alinhamentos ou iniciaes nos sistemas Ocidentais.

NOVOS FATOS HISTRICOS SOBRE USUI E O REIKI No Reiki, a histria do sistema e de como ele foi desenvolvido tem sido sempre uma parte importante para a compreenso e conhecimento do sistema. At muito recentemente (cerca de 1998) as nicas informaes que eram conhecidas eram as histrias que a Sra. Takata ensinava sobre a descoberta do sistema Reiki por Mikao Usui. Desde 1998, um nmero de mestres ocidentais de Reiki (Frank Petter, Dave King, Hiroshi Doi, Andrew Bowling e Rick Rivard) tem feito contatos no Japo e aprendido o Reiki que continuou l, separado das tradies ocidentais. A histria mais comum sobre o Reiki, no mundo ocidental, veio dos ensinamentos da Sra. Takata. Esta histria contada na maioria dos estilos de Reiki e pela Aliana Reiki (Reiki Alliance). Deve ser entendido que essa era a histria que a Sra. Takata ensinava. A Sra. Takata era uma americana de origens japonesas (NT: Nascida no Hawai). Ela estava tentando transportar a cultura japonesa, idias e prticas para americanos com mentes e crenas crists. Alm disto, isso seguiu um perodo histrico onde o Japo havia estado em guerra com os Estados Unidos. A histria tradicional que o Dr. Usui estava ensinando em uma universidade crist, chamada Universidade Doshisha, em Kyoto (Japo), em meados do sculo XIX. Seus estudantes comearam a perguntar-lhe se ele acreditava que Jesus poderia curar, como estava na Bblia. Quando ele respondeu que sim, eles perguntaram a ele como fazer tais curas, para que eles pudessem acreditar tambm. Dr. Usui no sabia como curar. Ele comeou a questionar os lderes da igreja, que tambm no sabiam como isso era obtido. Ento, ele se lanou em uma busca para aprender esses mtodos. Conforme a histria conta, ele viajou atravs do Japo, China, estudou na Universidade de Chicago e eventualmente voltou ao Japo. De acordo com a histria, Usui havia falhado em encontrar esta grande cura e, ento, ele subiu o monte Kurama para uma meditao de 21 dias, acompanhada de um jejum pelo mesmo perodo. No final dos 21 dias, quando Usui estava para desistir, ele viu uma grande luz se aproximando dele. Ele estava cheio de medo mas ficou parado. A luz o acertou no centro de sua testa (no terceiro olho). Isto o deixou inconsciente, mas ao despertar, ele viu milhares de pequenas bolhas brilhantes e os smbolos do Reiki foram mostrados, individualmente, para ele. O significadoe a aplicao de cada smbolo do Reiki eram aparentes para ele. Ao Dr. Usui foram creditadas as seguintes curas: do seu prprio dedo do p (que ele teria machucado ao descer o monte), uma garota (que tinha um inchao no rosto, proveniente de uma inflamao dentria) e de ter comido uma refeio completa aps um jejum de 21 dias. Ele comeou a curar mendigos nos subrbios de Kyoto. Ele descobriu que aqueles que havia curado retornaram s mesmas doenas. Ele descobriu que muitas pessoas se agarravam as suas doenas porque elas eram teis para elas. Estas pessoas preferiam viver com suas doenas, porque eram tratadas por outras pessoas e por vrias outras razes. Foi ento que Usui sentiu que o tratamento deveria incluir no somente o fsico mas tambm o espiritual e o emocional. Usui tambm decidiu no mais

fazer o Reiki gratuitamente aps isso e que alguma troca de energia deveria ocorrer. ensinado que este sistema foi passado para o sucessor escolhido, o Sr. Chujiro Hayashi, que se tornou o novo Grande Mestre de Reiki. Tambm ensinado que o manto do Grande Mestrado foi passado para a Sra. Takata que o passou para a sua neta, a Sra. Phyllis Furumoto. Deve-se notar que a Sra. Takata nunca se referiu a ela prpria como Grande Mestre. Isto foi algo que alguns dos estudantes da Sra. Takata fizeram e que foi perpetuado como crena e dogma nas primeiras prticas da Aliana Reiki (cerca de 1982-1983). Pesquisas e informaes comearam a sair, fracionadas, do Japo na metade final da dcada de 1990. Dave King, o fundador do Tradicional Japanese Reiki (TJR) encontrou-se e foi treinado com mestres sobreviventes da linhagem direta do Dr. Hayashi e recebeu cpias do seu manual, alm de outros materiais. Frank Petter comeou a ensinar uma verso ocidental do Reiki no Japo e comeou a aprender as outras linhas existentes l e, tambm, comeou a investigar a histria. Hiroshi Doi foi um mestre iniciado por Barbara Weber Ray no ocidente (da escola Reiki Radincia - Radiance Reiki) e comeou a se corresponder com vrios mestres do ocidente. Petter comeou a escrever livros respeito do assunto e tanto Petter quanto Doi foram aos Estados Unidos e deram seminrios sobre as tcnicas das escolas japonesas. Estas fontes tem revelado novas informaes respeito do Dr. Usui e da descoberta do Reiki. Mikao Usui nasceu no dia 15 de agosto de 1865, em Yamagata (um distrito da prefeitura de Gifu), em uma vila chamada Yago. Usui estudou Budismo na escola e templo no monte Kurama quando era criana. Tambm pensado que ele pode ter estudado a forma japonesa de Chi Kung e outros sistemas orientais de cura. A maioria das histrias descrevem Usui como um colegial e que ele havia sido um estudante brilhante e esforado. Usui foi um homem de negcios bem sucedido. Cerca de 1914 ele foi meditar no monte Kurama e submeteu-se a um perodo de 21 dias de meditao e jejum. Durante essa meditao, a energia Reiki entrou pelo seu chackra da coroa. Ele descobriu que havia recebido o grande presente da cura. Ele soube que diferentemente dos seus exerccios de Chi Kung, que exauriam completamente sua energia pessoal, esta energia Reiki poderia curar sem exauri-lo. Ele passou, ento, sete anos em Kyoto. Abriu um escola em Tokyo, onde ele treinou seus estudantes em seu Usui Shiki Reiki Ryoho. pensado que ele treinou cerca de 2000 estudantes para os nveis de praticantes e 16 para o nvel de professor. Ele morreu em 9 de maro de 1926. O prprio Usui fundou uma sociedade de Reiki. Mikao Usui foi o primeiro presidente da organizao que ele chamou Usui Reiki Ryoho Gakkai. Usui morreu em 1926. Houve seis presidentes desde a morte de Usui. Nenhum deles era o Dr. Hayashi. Nenhum deles se chamou de Grande Mestre ou de portador da linhagem. Usui foi sucedido, em ordem por: Sr. Ushida, Sr. Takatome, Sr. Watanabe, Sr. Wanami, Sra. Koyama e o presidente atual Sr. Kondo. Informaes adicionais trouxeram revelaes respeito de Chujiro Hayashi. Dr. Chujiro Hayashi se tornou mestre em Reiki em 1925 e foi um dos estudantes de Usui. Dr. Hayashi foi um oficial reformado da Marinha Japonesa. Ele abriu uma clnica de Reiki que estava mais em conformidade com

o modelo mdico. Dr. Hayashi fez algumas modificaes no sistema e, principalmente, desenvolveu as 12 posies padro que so utilizadas atualmente no ocidente. da linhagem do Reiki. Enquanto a Sra. Furumoto certamente a cabea atual da Reiki Alliance e dalinhagem Hayashi-Takata, que trouxe o Reiki para a Amrica e grande parte do mundo, est claro que no existe a designao de Grande Mestre que Usui tenha passado para qualquer pessoa. Reiki tem evoludo substancialmente desde a poca da morte da Sra. Takata no mundo ocidental. Reiki espalhou-se pelos Estados Unidos, Europa e ndia. Vrios mestres tem adicionado ou suprimido tcnicas e modificado os ensinamentos. Alguns acrescentaram tcnicas tibetanas, Chi Kung, Wicca, novos smbolos e estilos completamente novos tem sido criados. Existem estilos agora como: Raku Kei Reiki, Vajra Reiki, Blue Star Celestial Reiki, Karuna Reiki, Seichim Reiki, Tera Mai Reiki tanto quanto muitas variaes do mtodo tradicional Usui. A grande maioria de praticantes so mestres independentes de Reiki. Na histria dos ensinamentos, conforme contada pela Sra. Takata, est relatado que: Dr. Usui estava ensinando em uma universidade catlica, chamada Universidade de Doshisha, em Kyoto, em meados de 1800. Quando seus estudantes comearam a perguntar ele se ele acreditava que Jesus podia curar as pessoas como estava escrito na Bblia. Quando ele respondeu que sim, eles o perguntaram como executar aquele tipo de cura para que eles tambm pudessem acreditar. Dr. Usui no sabia como curar. Ele comeou a questionar os lderes da igreja, que tambm no sabiam como isso era alcanado. Ento, lanou-se em uma busca para aprender estes mtodos. Conforme a histria segue, ele viajou atravs do Japo, China, estudou na Universidade de Chicago e eventualmente retornou para o Japo, onde ele viveu em um monastrio budista. A realidade parece ser que no h registros de que ele tenha estado na Universidade Doshisha, fosse como aluno ou professor. Do mesmo modo, no h registros dele na Universidade de Chicago, to pouco o curso que ele haveria frequentado existiu at algum tempo depois. Possivelmente, tudo isso foram embelezamentos que Takata adicionou para tornar o Reiki mais palatvel para os ocidentais que ela ensinou. Na histria de Takata, o Dr. Hayashi foi feito Grande Mestre de Reiki por Usui, antes de sua morte em 1926. Adicionalmente, o Reiki no teria sido mais praticado no Japo. Aps a morte da Sra. Takata, foi formada a Reiki Alliance encabeada por sua neta a Sra. Phyllis Lei Furumoto. A Sra. Furumoto tem alegado que ela a portadora da linhagem e Grande Mestre de Reiki, assim como detentora da linhagem espiritual. Para aqueles, que estejam lendo essas palavras, compreendam que eu realmente no acredito que a Sra. Takata estava nos guiando erroneamente no ocidente. A Sra. Takata e o presente que ela deu para o ocidente no podem e no devem ser subestimados ou subvalorizados. A Sra. Takata era uma mulher japonesa que estava tentando comunicar idias culturais e crenas para os ocidentais. Qualquer um que tenha visitado outros pases e vivido neles por algum tempo ir apreciar o quanto existe na vida diria no escrita e no comentada. A Sra. Takata usou histrias, lendas e outros mdiuns para comunicar o Reiki aos seus estudantes. Algumas dessas foram tomadas dogmaticamente e esto codificadas em algumas escolas Usui Shiki Ryoho

Tradicionais do ocidente. Algumas coisas no foram compreendidas conforme as pessoas tentaram aplicar o pensamento da nova era e filosofia com as quais estavam familiarizadas com o pensamento que estava sendo ensinado a elas. Algumas histrias parecem ter sido totalmente mal interpretadas, como a histria dos mendigos que no era para justificar o alto custo dos treinamentos ou a troca de energia mas para ensinar que algumas pessoas escolhem no se curar e mudar. Somente agora com o material do Reiki Ryoho proveniente do Japo que podemos ver qual era a inteno e como o sistema foi mudado. Meu apreo pela Sra. Takata e seus ensinamentos simples crescem mais e mais.

O QUARTO SMBOLO DAY KO MYO OBJETIVO: PROPORCIONAR A CURA DA ALMA EM SENTIDO AMPLO Trabalha no nvel do Esprito; Combate as desarmonias, desequilbrios e doenas pela raiz. A energia circulante pelo corpo aumenta potencialmente, distribuindo-se de modo igual e equilibrado; Estimula a glndula Timo, melhorando o sistema imunolgico; Multiplica, amplia, potencializa os efeitos e poderes dos outros smbolos do sistema Reiki; Possibilita cura de forma extrema, constante e poderosa.

O USO DO SMBOLO Pode ser usado em qualquer local ou horrio, inclusive se estivermos realizando pequenas tarefas. Mesmo assim, gostaria de recomendar, sua utilizao de forma adequada: com concentrao, respeito e de forma criteriosa. O Day Ko Myo deve ser sempre usado antes dos outros smbolos para amplia-los e potencializar ainda mais seus efeitos, isto inclui o tratamento com outros ou auto-tratamento. H citaes, que com este smbolo, podemos tratar simultaneamente multides. OS SMBOLOS. Apresentamos a verso tradicional do Day Ko Myo, bem como as verses Tibetanas e Moderna (No-convencional). Testei bastante as varias verses. Optei por uma delas. Todas funcionam com igual propriedade e intensidade.

Mesmo assim, devo citar que a verso moderna mais fcil de ser memorizada/desenhada, ganhando grande aceitao, principalmente aps a obra de Diane Stein ( Reiki Essencial). uma espiral em sentido horrio, que se move do centro para a periferia, conforme desenho ao final deste roteiro de estudos. Quando se desenha em sentido anti-horrio, o Day Ko Myo provoca a expanso da energia interna ( KI), que se adequa ou se liga a energia externa (KI). Isto fcil de compreender (ver Steiner), pois a natureza e os ciclos energticos movem-se em espirais (redemoinhos, furaes, chakras, etc) atraindo outras formas de energias. Aps o terceiro nvel o tempo de aplicao pode diminuir para um tero ou menos. Lembre-se que este smbolo carrega uma grande quantidade de energia para o local. uma energia de cura muito poderosa.

AS MODIFICAES ENERGTICAS Aps a sintonizao ocorrem alteraes significativas no campo mental profundo, uma redescoberta, auto-conhecimento, de forma intensa em alguns casos, o que pode ser difcil. Voc se liberta de bloqueios profundos e aps uma certa angstia advm uma profunda paz ou alegria. INICIAES: Este smbolo utilizado em iniciaes, junto com outro. Portanto os que quiserem ser mestres devem vivenciar muito o smbolo.

TCNICAS DE UTILIZAO DOS SMBOLOS 1) PURIFICAES PARA CRISTAIS

A) Para energizar e purificar Cristais faa o seguinte: visualize os 4 smbolos do Reiki, comeando pelo smbolo 4. depois os smbolos 3, 2, 1. B) Para programar um Cristal ou reforar o objetivo de uma programao, segure os cristais entre as mos e visualize o Day Ko Myo, o Sei He Ki primeiro para purificar e em seguida visualize o Cho Ku Rei C) Caso esteja programando este cristal para CURA, faa como o item B e visualize o HON SHA ZE SHO NEN e o DAY KO MYO. Isto permite que a pedra sempre seja purificada ( auto-limpeza), mas sempre bom reforar esta programao quando a intuio pedir.

2) ELIXIRES E FLORAIS Quando preparar infuses, chs, florais, algum elixir ou medicamento, visualize e adicione o DAY KO MYO e o CHO KU REI . 3) BANHOS ENERGTICOS Voc pode energizar seus banhos no chuveiro ou banheira, ou ainda usando a imaginao criativa produzir um banho energtico de luz solar, de uma cachoeira, etc. Visualize os simbolos Day Ko Myo, Hon Sha Zen Sho Nen, Sei He Ki e Cho Ku Rei e implante-os na sada da gua do chuveiro, na banheira, etc. Se quiser visualize-os no sol ( desenhando-os) e depois projete uma cachoeira luminosa caindo do sol. Voc pode energizar ainda mais esta cachoeira de luz, alterando ou alternandos as cores do arco-ris ou ainda associando a cromoterapia com os smbolos Reiki para potencializar ainda mais o tratamento. O inverso tambm recomendado, ou seja, aplique o Reiki e associe a posio das mos as cores especficas.

SMBOLOS NO REIKI A disseminao da tradio do ensino do REIKI e sua popularizao, trouxeram uma srie de novos smbolos, que alguns Mestres modernos afirmam ser smbolos tibetanos ou budistas, perdidos antes de Dr. Usui. Pesquisas na literatura e na internet apontam para a existncia de cerca de 300 smbolos e infinitos Sistemas Reiki. S para exemplificar : Reiki dos Anjos, Reiki dos Cristais, Reiki dos Arcanjos, Kendo Reiki, etc. Tambm existe o Sistema Reiki Karuna (compaixo). De todos, me sintonizei com o Karuna Ki, que possui 12 smbolos, divididos em trs nveis com 4 smbolos cada nvel. O fato de serem potentes smbolos snscritos, tibetanos, budistas, taostas, etc, usados largamente, no os habilitam a ser considerados smbolos REIKI. Sabemos que todos os smbolos REIKI, possuem um atributo interno de proteo, de modo que no podem ser usados de forma negativa ou para o mal. Diane Stein, cita um destes smbolos no-Reiki que foi usado de forma desequilibrante, mas sem a inteno de malignidade. No apresento estes smbolos nesta apostila, mas se voc quiser us-los faa-o com muito critrio e pesquise bem suas funes e atribuies antes de aplic-los. Um dos smbolos amplamente usado e erroneamente denominado como smbolo Reiki o ANTAKARANA ( ANTAR = interior, meio + KARANA= instrumento). Trata-se de um smbolo TIBETANO, inclusive citado por Alice Bailey.

Diane Stein, no livro Reiki Essencial populariza seu uso e discreve uma srie de finalidades e objetivos deste smbolo, afirmando que possui proteo interna, no sendo possvel us-lo para o mal. Este smbolo usado em curas e meditaes, sendo capaz de concentrar a energia REIKI, desenvolvendo-a. Por sua estrutura capaz de realizar o mesmo com qualquer tipo de energia curadora. Acredita-se que este smbolo se ligue ao chakra coronrio, energizando-o. Isto representa a capacidade de sintonizao direta entre o nosso crebro fsico com o nosso EU SUPERIOR ( EU SOU), portanto seu uso consciente geraria um poderoso campo energtico, positivo, ativo e vibrante, na aura da pessoa ampliando a capacidade de doao de energia de cura. Assim, em resumo, o ANTAKARANA intensifica e potencializa todo e qualquer trabalho de cura, criando um fluxo de energia constante girando em torno da pessoa , geralmente subidno pelas costas ( coluna) at o chakra coronrio, descendo pela frente at os ps. um smbolo que atua em diferentes dimenses, anulando tambm energias negativas de objetos pessoais. KAHUNA REIKI Os Reikianos sintonizados no nvel III, podem oferecer e disponibilizar uma quantidade muito grande de energia curativa junto com as falanges da Cura e as altas esferas da espiritualidade. Isto chamado de Kahuna Reiki, uma cirurgia psquica. Esta tcnica pode ser usada em ns mesmos ou direcionada/ aplicada em outras pessoas. As doenas, em geral, so criadas por vrios tipos de bloqueios energticos de origem mental ou emocional. Com a remoo destas barreiras, o fluxo de energia (KI) circula livremente, voltando ao normal e possibilitando a cura. Lee Rand, desenvolveu esta tcnica ao conviver com os Kahunas no Hawaii.

PROPOSTA DE SEQUNCIA METODOLGICA PARA A CIRURGIA 1) Faa uma boa entrevista com a pessoa que vai receber a Cirurgia Psquica, busque identificar a origem e o problema, onde se localiza, em que parte do corpo haver manipulao energtica. 2) Induza o paciente a imaginar o bloqueio energtico que ser cirurgiado como tendo uma forma e uma cor, para facilitar a visualizao de sua Retirada. 3) O paciente pode estar deitado ou sentado ( evite fazer a cirurgia com ele em p). 4) Desenhe Day Ko Myo em ambas as mos, bata palmas 3 vezes (bem baixo), repetindo seu mantra junto. Faa a mesma coisa com Cho Ku Rei. 5) Trace um Cho Ku Rei gigante em sua frente e atravesse-o ou faa um em cada um dos seus chakras para proteo e auto-defesa psquica. 6) Mentalize o alongamento das energias curativas e ectoplasmticas que envolvem seus dedos, um a um. Imagine que com uma das mos voc pega um dedo e estica por uns 25 ou 30 centmetros eles ficam formados por uma

substncia esbranquiada e malevel. Faa a expirao Ki ao estic-los: encoste a lingua no cu da boca e expire fazendo um som ssshhhhhiiii . Isto deve ser um fator que fortalea as suas energias, a pontncia energtica de cada dedo, como um bisturi de energia luminosa e vibrante. Sinta esta fora, fazendo seus dedos esticarem, brilharem e terem energia intensa e pura. 7) mantenha a inteno mental e espiritual de cura, com atitudes mentais positivas, demonstre a sua auto-confiana, sua f, sua fora, sua capacidade de auxiliar. 8) Pea a pessoa para mentalizar o problema e o local a ser tratado. Trace o Chokurei sobre a rea onde est o bloqueio ou problema. 9) Utilize seus dedos energticos ( voce pode ficar de p para o paciente) com confiana e determinao, com seus dedos-bisturis de energias encontre o bloqueio, segure-o, puxando-o da pessoa, retirando-o do corpo do paciente e remetendo para o cosmos ou queimando-o em uma fogueira violeta. 10) Quando voc encontrar a energia negativa e for retirar, inspire vigorosamente com um som audvel. Quando voc liberar a energia expire KI vigorosamente. 11) Terminando o processo encolha / retraia cada dedo um por vez com sopros vigorosos e audveis. 12) Preencha o local com os simbolos 4,3,2,1 e aplique Reiki. 13)Como esta tcnica implica em ajuste energtico, o paciente pode sentir fraqueza, enjo, dores de cabea, vmito, diarria, durante ou aps a cirurgia psquica. 14)Recomende que faa repouso, alimentao frugal ou leve e beba muita gua nos 3 ou 7 dias consecutivos .

MTODOS DE UTILIZAO DO ANTAKARANA DESENHOS: 1) Desenhe e deixe-o visvel na parede do local onde voc aplica Reiki ou realiza seu trabalho de cura, pois assim, ele pode trazer um fluxo constante de energia; 2) Pode ser usado para criar uma mandala; 3) Desenhe-o sobre o leito de atendimento DESENHO MENTAL 1) No leito de atendimento; 2) No chakra coronrio; 3) Em um ambiente especfico. CRIANDO UMA MANDALA 1) A mandala para se enviar Reiki deve ser energizada sempre a cada 72 horas. 2) Pode - e deve - ser usada para enviar energia de cura para um nmero grande de pessoas; 3) Para resolver problemas pessoais.

PARA CONSTRUIR A MANDALA: Procure um local muito tranquilo e pessoal, como se fosse seu oratrio ou altar. Ele deve ser forrado (cartolina, pano) com a cor que voc quiser ou se sintonizar. Recomendo que no se use o preto. Desenhe o Antakarana para ser colocado neste local. Voc vai necessitar de seis cristais bipolares ou de ponta, um cristal gerador ou pirmide, e um cristal mestre. Limpe, energize e programe os Cristais da seguinte forma: segure cada um dos cristais entre as mos, desenhe os smbolo 4, 3, 2, afirme por trs vezes o objetivo da programao, como por exemplo, este cristal esta sendo programado para cura. Em seguida desenhe o smbolo 1 e continue com ele entre as mos por dez minutos. Coloque um cristal bipolar em cada ponta smbolo. Coloque o cristal gerador ou pirmide no centro da mandala com os pedidos ou afirmaes dentro de pequenos envelopes individuais em baixo. Coloque o cristal mestre do lado de fora da Mandala. Atrs dos papis com os pedidos ou nomes de pessoas devem ser desenhados os smbolos Reiki. Aplique dez minutos de Reiki sobre a Mandala desenhando os smbolos, sem encostar as mos. Segurando o cristal mestre aponte-o e gire-o sobre o cristal do meio, em seguida mova o cristal mestre em direo a um dos cristais externos, passando para o do lado voltando para o meio retornando para o mesmo cristal e continuando o processo como se estivesse cortando uma torta. Mentalize a energia saindo do cristal mestre energizando cada um dos outros cristais. Repita o processo uma dez vzes repetindo ou mentalizando afirmaes Esta mandala est sendo energizada para ...... ( repetir o objetivo trs vezes = curar, curar, curar). Este processo pode ser ativadado a cada 3 dias ( 72 horas), ou quando voc quiser. Ao terminar / retirar o pedido devemos realizar a limpeza dos cristais.

Este o RAKU o Smbolo do Mestre usado nas Iniciaes

Вам также может понравиться