Вы находитесь на странице: 1из 135

DIREITO CONSTITUCIONAL

RAFAEL FERNANDEZ

SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAO PENITENCIRIA

Direitos e Garantias Fundamentais


(Ttulo II, CF/88)

qDireitos e Deveres Individuais e Coletivos (art. 5) qDireitos Sociais (arts. 6 ao art. 11) qNacionalidade (arts. 12 e 13) qDireitos Polticos (arts. 14 a 16) qPartidos Polticos (art. 17)

Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


(Art. 5, CF)

Localizao dos Direitos e Deveres Individuais e Coletivos


Explicitamente no Art. 5, CF Implicitamente ao longo de todo o texto da CF (ADI 939-7/DF) No regime e nos princpios adotados pela CF (Art. 5, 2) Nos tratados e convenes internacionais de que a RFB seja parte (Art. 5, 2 e 3)

Evoluo dos Direitos Fundamentais


(Classificao Doutrinria dos Direitos Fundamentais)

1a Dimenso ou Gerao: Liberdade 2a Dimenso ou Gerao: Igualdade 3a Dimenso ou Gerao: Solidariedade/Fraternidade 4a Dimenso ou Gerao: Evoluo da Cincia/Gentica* 5a Dimenso ou Gerao: Realidade Virtual*

1 DIMENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


So direitos fundamentais de primeira gerao ou dimenso aqueles inspirados nas doutrinas iluministas e jusnaturalistas dos sculos XVII, XVIII e XIX, so as liberdades pblicas, como os direitos polticos e civis, e as liberdades clssicas como o direito vida, segurana, propriedade etc. Tratam-se de direitos de oposio diante do Estado, circunscrevendo uma rea de no-interveno do Estado perante a independncia e autonomia do indivduo, ou seja, so liberdades negativas onde o Estado deve permanecer no campo do no-fazer.

2 DIMENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS A segunda dimenso trata dos direitos referentes igualdade, que surgiram impulsionados e inspirados pela primeira Revoluo Industrial, na Europa do sculo XIX, decorrentes das pssimas e precrias condies trabalhistas e humanitrias em que se encontrava o proletariado. Tais condies de trabalho foram determinantes para a ecloso de movimentos como o Cartista, na Inglaterra, e a Comuna de Paris, em 1948, que buscaram reivindicaes de cunho trabalhista e de assistncia social...

2 DIMENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


...Logo aps, observamos o incio do sculo XX ser marcado pela Primeira Guerra Mundial e pelo estabelecimento de direitos sociais, que so o grande escopo da segunda dimenso. Comprovamos essa forte presena de direitos sociais no Tratado de Versalhes, 1919 (OIT) e na Constituio de Weimar, de 1919, na Alemanha. Tal gerao, que contaminou o sculo XX, abarca, principalmente, os direitos sociais, econmicos e culturais. So direitos positivos, reais, concretos e objetivos, pois conduzem indivduos materialmente desiguais s matrias dos direitos atravs de instrumentos do Estado presente e intervencionista. Reclamam a igualdade material, atravs da interveno positiva do Estado, para sua concretizao.

3 DIMENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS Na terceira dimenso foram contemplados os direitos metaindividuais e supraindividuais. Temos como melhores exemplos desses direitos, os difusos e os coletivos. Aqui a palavra de ordem a solidariedade ou fraternidade...

3 DIMENSO DOS DIREITOS FUNDAMENTAIS


...A sociedade encontra-se marcada por grandes mudanas e novas preocupaes na ordem mundial, como o consumo de massa, o crescente desenvolvimento tecnolgico e cientfico, a sustentabilidade etc. O indivduo e a coletividade comeam a reclamar para si e para as geraes futuras o direito ao meio ambiente sadio, no poludo e equilibrado (art. 225, CF/88), ao desenvolvimento econmico sustentvel, busca pela paz, a normatizao das regras de mercado e a proteo do consumidor entre outras matrias que afetam diretamente o bem estar da coletividade. A terceira dimenso, alm de fortemente humanizada, busca atingir valores e princpios universais, pois no se destina apenas proteo de interesses individuais, nem de grupos especficos ou de um espao temporal fixo e determinado, mas reflete temas destinados coletividade como um todo, englobando a atual sociedade bem como as geraes futuras.

Classificao Doutrinria dos Direitos Fundamentais 1a Dimenso 2a Dimenso 3a Dimenso

Sculos XVII, XVIII e XIX Estado Liberal Direitos Negativos Liberdade Direitos Civis e Polticos

Meados do sculo XIX Estado Social Direitos Positivos Igualdade Direitos Sociais, Econmicos e Culturais

Sculo XX Fraternidade Direito ao Meio Ambiente sadio, Paz, ao Progresso, Defesa do Consumidor

Direitos versus Garantias


Direitos Fundamentais: possuem carter declaratrio e so bens e vantagens em si mesmos considerados. Garantias Fundamentais: possuem carter assecuratrio (preventivo) ou reparatrio (repressivo) e funcionam como mecanismos ou instrumentos de proteo aos direitos, limitando o poder.

DIREITO Direito vida Direito liberdade de locomoo Liberdade de manifestao do pensamento

GARANTIA Vedao pena de morte Habeas corpus Proibio da censura prvia

Caractersticas dos Direitos e Garantias Fundamentais qHistoricidade: possuem carter histrico, passando pelos tempos. qUniversalidade: deve alcanar todos os seres humanos. qLimitabilidade/Relatividade: no so absolutos e no caso concreto dever ser conjugada a mxima observncia dos direitos fundamentais envolvidos com a mnima restrio. qConcorrncia: podem ser exercidos cumulativamente. qIrrenunciabilidade: ser admitido seu no exerccio, mas no a sua renncia. qInalienabilidade: so indisponveis por serem conferidos a todos, ou seja, universais.

Caractersticas dos Direitos e Garantias Fundamentais


q Imprescritibilidade: no desaparecem pelo decurso do tempo. q Inviolabilidade: impossibilidade de no serem observados por normas subconstitucionais ou por atos administrativos. q Efetividade: o Estado dever garantir a efetivao desses direitos. q Interdependncia: as previses constitucionais, embora autnomas, possuem inmeras interseces para atingirem seus objetivos; logo, o direito ambulatrio est conectado ao habeas corpus e assim por diante. q Complementaridade: no devem ser interpretados de maneira isolada, mas sempre que possvel, de forma conjunta para alcanar as finalidades do constituinte.

Titulares ou Destinatrios de Direitos Fundamentais


CF, Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...)

Titulares ou Destinatrios de Direitos Fundamentais qPrincpio da Universalidade qRol meramente exemplificativo e enumerao aberta qCaput histrico da CREUB/1891 qRegime e Princpios adotados pela CF (Art. 5, 2) qTratados/Convenes Internacionais (Art. 5, 3) qEstrangeiros no residentes (turistas, passageiros etc) qAptridas ou heimatlos qPessoas Jurdicas de Direito Privado qPessoas Jurdicas de Direito Pblico qEmbrio (no ventre materno)

A aplicabilidade das normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais


(Art. 5, 1, CF/88)

As normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais tm aplicao imediata.

Abrangncia dos Direitos e Garantias Fundamentais


(Art. 5, 2, CF/88)

Rol Exemplificativo e Enumerao Aberta Os direitos e garantias expressos nesta Constituio no excluem outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte.

Abrangncia dos Direitos e Garantias Fundamentais


(Art. 5, 3, CF/88)

Tratados e Convenes Internacionais com fora de Emenda Constitucional


Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada casa do Congresso Nacional, em 2 turnos, por 3/5 dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. (EC 45/04)

Tratados e Convenes Internacionais


qA recepo dos tratados internacionais no direito brasileiro; qA natureza jurdica dos tratados internacionais que no versam sobre direitos humanos; qOs tratados internacionais sobre direitos humanos anteriores EC 45/04; e qA natureza jurdica da Conveno Americana de Direitos Humanos ou Pacto de San Jos da Costa Rica (1969).

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL CF, Art. 5, 4: O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Penal Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso.

TRIBUNAL PENAL INTERNACIONAL


q Criado pelo Estatuto de Roma em 2002 q Corte internacional permanente com jurisdio sobre pessoas acusadas de cometerem graves violaes aos direitos humanos e competente para julgar crimes contra a humanidade, genocdio, de guerra e o crime de agresso de um Estado contra outro. q Estado Soberano ou Organismo Internacional? q Acatamento de decises do TPI (CF, art. 105, I, i) e abrandamento das noes de soberania da RFB; q ADCT, Art. 7. O Brasil propugnar pela formao de um tribunal internacional dos direitos humanos. q A RFB assina o Estatuto de Roma em 07.02.2000; o Congresso o referenda atravs do Decreto Legislativo 112, de 06.06.2002, para em seguida ser promulgado pelo Decreto Presidencial 4.388, de 25.06.2002 e publicado no DOU um dia aps, quando entrou em vigncia.

Direitos Fundamentais
CF, Art. 5 Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade (...)

Direitos Fundamentais Bsicos


1.VIDA 2.LIBERDADE 3.IGUALDADE 4.SEGURANA 5.PROPRIEDADE

DIREITO VIDA
qElementar/Bsico qVida digna qExtrauterina e intrauterina qAborto qPena de Morte qF e r t i l i z a o i n v i t r o ; O S T F e a constitucionalidade do art. 5o da Lei 11.105/2005.

DIREITO LIBERDADE
qConceito muito amplo qLiberdade de locomoo qLiberdade de crena qLiberdade de convices qLiberdade de associao qLiberdade de reunio qLiberdade de expresso do pensamento

PRINCPIO DA ISONOMIA OU IGUALDADE


qCF, Art. 5, caput - Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza (...) qCF, Art. 5, I - homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos desta Constituio; qIgualdade na lei (legislador) qIgualdade perante a lei (aplicador da lei) qA diferenciao permitida, porm os critrios no podero ser arbitrrios, mas baseados em lei.

PRINCPIO DA LEGALIDADE
qN a s c e c o m o o p o s i o a o p o d e r autoritrio e antidemocrtico. qCF, Art. 5, II - ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei; (Princpio da Legalidade Ampla)

Proibio da Tortura
CF, Art. 5, III - ningum ser submetido a TORTURA nem a tratamento DESUMANO ou DEGRADANTE;

Liberdade de Expresso e Anonimato

CF, Art. 5, IV - livre a manifestao do pensamento, sendo vedado o anonimato.


STF: No exigncia do diploma de jornalismo para o exerccio profissional. A proibio ao anonimato impede, em regra, o acolhimento de denncias annimas (delao apcrifa). A proibio do anonimato tambm funciona como meio de responsabilizar quem cause danos em decorrncia de juzos/opinies ofensivas, caluniosas ou difamatrias.

Direito de Resposta
CF, Art. 5, V - assegurado o direito de resposta, proporcional ao agravo, alm da indenizao por dano material, moral ou imagem.
Princpio da Proporcionalidade no mesmo meio de comunicao (sonoro ou audiovisual), com o mesmo destaque e durao. Se escrito, o mesmo tamanho.

Liberdade de Expresso e Vedao Censura Prvia


CF, Art. 5, IX - livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena.
Relatividade; Vedao ao racismo e a inviolabilidade da vida privada e intimidade.

Sigilo da Fonte
CF, Art. 5, XIV - assegurado a todos o acesso informao e resguardado o sigilo da fonte, quando necessrio ao exerccio profissional.
Acesso informaes de que possam ser de interesse geral. O sigilo da fonte tem como principais destinatrios os jornalistas, para que possam obter importantes informaes que no obteriam sem essa garantia. O sigilo da fonte no conflita com a vedao ao anonimato. O jornalista proteger a fonte e veicular a informao em seu nome, respondendo por qualquer ato que viole intimidade ou a vida privada.

Intimidade, vida privada, honra e imagem


CF, Art. 5, X - so inviolveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenizao pelo dano material ou moral decorrente de sua violao.

Intimidade, vida privada, honra e imagem


(art. 5, inciso X, CF/88)

ANOTE!
1. O sigilo bancrio espcie do direito privacidade, mas esse direito dever ceder perante o interesse social, pblico e da justia. 2. A indenizao (material e moral) poder ser cumulativa. 3. Conforme o STF, no se faz necessrio ofensa reputao da pessoa para gerao de dano moral. 4. A simples publicao no consentida de fotografias pode gerar dano moral, pois gera desconforto e constrangimento ao indivduo. 5. A dor que se sente ao perder um familiar indenizvel a ttulo de danos morais, pois a expresso danos morais no se limita aos casos danosos imagem e a dignidade do indivduo como pessoa.

Liberdade de Crena Religiosa


CF, Art. 5, VI - inviolvel a liberdade de conscincia e de crena, sendo assegurado o livre exerccio dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteo aos locais de culto e a suas liturgias; CF, Art. 5, VII - assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao coletiva;
A Repblica Federativa do Brasil um Estado laico, mas no ateu. V. Prembulo e Art. 19, I da CF/88

Liberdade de crena religiosa e convico poltica e filosfica


(Escusa de conscincia, objeo de conscincia ou alegao de imperativo de conscincia)

CF, Art. 5, VIII - ningum ser privado de direitos por motivo de crena religiosa ou de convico filosfica ou poltica, salvo se as invocar para eximir-se de obrigao legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestao alternativa, fixada em lei;
Se tambm houver recusa na prestao alternativa, poder ocorrer privao de direitos. CF, Art. 15. vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de: (...) IV - recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII;

Inviolabilidade de domiclio
CF, Art. 5, XI - a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial;
Carter extensivo: Residncia, recinto fechado, escritrio, consultrio, dependncia privativa de pessoa jurdica etc.

Inviolabilidades das correspondncias e comunicaes


CF, Art. 5, XII - inviolvel o sigilo da correspondncia e das comunicaes telegrficas, de dados e das comunicaes telefnicas, salvo, no ltimo caso, por ordem judicial, nas hipteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigao criminal ou instruo processual penal;
STF: A garantia da inviolabilidade das correspondncias, comunicaes telegrficas e de dados no absoluta.

Requisitos para a Interceptao Telefnica


(art. 5, inciso XII, CF/88)

1. LEI prevendo situaes e procedimentos para que possa ocorrer a interceptao telefnica, sempre no mbito de investigao criminal ou instruo processual penal. (Lei n 9.296/96) 2. ORDEM JUDICIAL especfica para o caso em tese, ou seja, para o caso concreto (Reserva de Jurisdio)

Liberdade de Atividade Profissional


CF, Art. 5, XIII - livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer.
Norma constitucional de eficcia contida, dotada de aplicabilidade imediata, todavia sujeita a restries ulteriores impostas pelo legislador ordinrio.

Liberdade de Reunio
CF, Art. 5, XVI - todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, independentemente de autorizao, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo apenas exigido prvio aviso autoridade competente;
Abrange passeatas, comcios, desfiles etc. Alcana o direito de no se reunir. direito coletivo, ou seja, forma de manifestao coletiva da liberdade de expresso, onde pessoas se associam temporariamente. Caractersticas: finalidade pacfica, sem armas, locais abertos ao pblico, no frustar outra reunio anteriormente marcada, sem necessidade de autorizao e necessrio aviso prvio autoridade competente.

Liberdade de Associao
CF, Art. 5, XVII - plena a liberdade de associao para fins lcitos, vedada a de carter paramilitar. CF, Art. 5, XVIII - a criao de associaes e, na forma da lei, a de cooperativas independem de autorizao, sendo vedada a interferncia estatal em seu funcionamento. CF, Art. 5, XIX - as associaes s podero ser compulsoriamente dissolvidas ou ter suas atividades suspensas por deciso judicial, exigindo-se, no primeiro caso, o trnsito em julgado.

Liberdade de Associao
CF, Art. 5, XX - ningum poder ser compelido a associar-se ou a permanecer associado; CF, Art. 5, XXI - as entidades associativas, quando expressamente autorizadas, tm legitimidade para representar seus filiados judicial ou extrajudicialmente;

Direito de Propriedade
CF, Art. 5, XXII - garantido o direito de propriedade; CF, Art. 5, XXIII - a propriedade atender a sua funo social; CF, Art. 5, XXIV - a lei estabelecer o procedimento para desapropriao por necessidade ou utilidade pblica, ou por interesse social, mediante justa e prvia indenizao em dinheiro, ressalvados os casos previstos nesta constituio;
O direito de propriedade no absoluto. A propriedade urbana dever ser utilizada e edificada bem como se rural, produtiva, sob pena de desapropriao (interveno estatal) por interesse social se no atender sua funo social. V. Art. 182, 4, III, CF (Desapropriao urbanstica; carter sancionatrio) V. Art. 184, CF (Desapropriao rural; reforma agrria; carter sancionatrio) V. Art. 243, CF. (Desapropriao confiscatria; sem indenizao)

Direito de Propriedade
CF, Art. 5, XXV - no caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular, assegurada ao proprietrio indenizao ulterior, se houver dano; CF, Art. 5, XXVI - a pequena propriedade rural, assim definida em lei, desde que trabalhada pela famlia, no ser objeto de penhora para pagamento de dbitos decorrentes de sua atividade produtiva, dispondo a lei sobre os meios de financiar o seu desenvolvimento;
Requisio administrativa; Ato autoexecutrio; Direito Fundamental cujo titular o Estado; O Estado utilizar a propriedade particular de forma gratuita e compulsria; Todavia, h para o particular a garantia de indenizao posterior se do uso estatal resultar dano. (Art. 5, XXV, CF) Pequena propriedade rural e pequeno produtor rural (Art. 5, XXVI, CF) Imunidade ao imposto territorial rural para a pequena propriedade rural produtiva (Art. 153, 4, II, CF) Requisio de bens no Estado de Stio (Art. 139, VII, CF) Desapropriao Confiscatria (Art. 243, CF)

Propriedade de Bens Incorpreos


PROPRIEDADE INTELECTUAL

DIREITOS AUTORAIS
(CF, Art 5o XXVII e XXVIII)

PROPRIEDADE INDUSTRIAL
(CF, Art 5o XXIX)

Direitos Autorais
CF, Art. 5, XXVII - aos autores pertence o direito exclusivo de utilizao, publicao ou reproduo de suas obras, transmissvel aos herdeiros pelo tempo que a lei fixar;

Direitos Autorais
XXVIII - so assegurados, nos termos da lei: a) a proteo s participaes individuais em obras coletivas e reproduo da imagem e voz humanas, inclusive nas atividades desportivas; b) o direito de fiscalizao do aproveitamento econmico das obras que criarem ou de que participarem aos criadores, aos intrpretes e s respectivas representaes sindicais e associativas;

Propriedade industrial, marcas, patentes... CF/88, art. 5, XXIX - a lei assegurar aos autores de inventos industriais privilgio temporrio para sua utilizao, bem como proteo s criaes industriais, propriedade das marcas, aos nomes de empresas e a outros signos distintivos, tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnolgico e econmico do Pas;

Herana e sucesso de bens de estrangeiro


CF/88, art. 5, XXX - garantido o direito de herana; CF/88, art. 5, XXXI - a sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros, sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do "de cujus";
Entre a lei brasileira e a lei estrangeira (a do pas do falecido) ser aplicada a mais favorvel ao cnjuge ou aos filhos brasileiros, em relao aos bens sitos em territrio nacional.

Defesa do Consumidor
CF/88, art. 5, XXXII - o Estado promover, na forma da lei, a defesa do consumidor;
Norma constitucional de eficcia limitada Presuno de disparidade econmica entre as partes Atribuio de responsabilidade objetiva ao fornecedor por danos ocasionados por produtos ou servios ao consumidor e inverso de nus da prova em determinadas aes contra o fornecedor em que o consumidor figure como parte Princpio Fundamental da Ordem Econmica (Art. 170, V, CF) Art. 48, ADCT, CF/88 (120 dias) Lei 8.078/90 (Cdigo de Defesa do Consumidor)

Direito de Informao
CF/88, art. 5, XXXIII - todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado;
No um direito absoluto, pois poder ser restringido em funo da segurana nacional. Por qual valor a prefeitura comprou estas ambulncias? Quais so as clusulas previstas no instrumento licitatrio?

Princpio da Inafastabilidade de Jurisdio CF, Art. 5, XXXV - A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito.
Sistema de Jurisdio nica: somente o Poder Judicirio decide com fora de coisa julgada. Nem toda controvrsia poder ser submetida ao Poder Judicirio: como exemplo, a prtica de atos interna corporis e o mrito administrativo (convenincia e oportunidade; elementos motivo e objeto do ato). Inexistncia da instncia administrativa de curso forado ou da jurisdio condicionada : justia desportiva (CF, art. 217, 1), habeas data (STF, HD 22/DF, rel . Min. Celso de Mello, 19.09.1991) e ato/omisso administrativa contrria SV (Lei 11.417/2006, art. 7, 1). V. Smula 667, STF e SV 28

Direito Adquirido, Coisa Julgada e Ato jurdico Perfeito


CF, Art. 5, XXXVI - a lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada;
Garantia segurana jurdica V. Smula 654, STF STF: No existe direito adquirido em face do texto originrio de uma nova Constituio, mudana do padro monetrio, criao ou majorao de tributos e alterao de regime jurdico estatutrio. O STF ainda no apreciou quanto a possibilidade de ECs desconstiturem direitos adquiridos firmados no texto constitucional anterior.

Princpio do Juzo Natural


CF, Art. 5, XXXVII - no haver juzo ou tribunal de exceo; CF, Art. 5, LIII - ningum ser processado nem sentenciado seno pela autoridade competente;
Garantia de atuao imparcial do Poder Judicirio. Obstculos arbitrariedades ou casusmos com o estabelecimento de tribunais ad hoc (para o julgamento de caso especfico) ou ex post facto (criados aps o caso que ser julgado) ou com competncias no previstas pela CF.

Jri Popular
CF, Art. 5, XXXVIII - reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurados: a) a plenitude de defesa; b) o sigilo das votaes; c) a soberania dos veredictos; d) a competncia para o julgamento dos crimes contra a vida;

dolosos

Soberania popular. Escolha aleatria de cidados locais. Juiz Togado + 25 jurados sorteados entre alistados; 7 jurados comporo o Conselho de Sentena em cada sesso de julgamento. A soberania dos veredictos no exclui a recorribilidade de suas decises bem como poder ser objeto de reviso criminal.

Jri Popular
Soberania popular. Escolha aleatria de cidados locais. Juiz Togado + 25 jurados sorteados entre alistados; so 7 os jurados que comporo o Conselho de Sentena em cada sesso de julgamento. A soberania dos veredictos no exclui a recorribilidade de suas decises bem como poder ser objeto de reviso criminal. Foro especial por prerrogativa de funo (V. Arts. 102, I, b e 29, X, CF). V. Sumula 721, STF.

Princpio da Legalidade Penal e da Retroatividade da Lei Penal mais favorvel


CF, Art. 5, XXXIX - no h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal; CF, Art. 5, XL - a lei penal no retroagir, salvo para beneficiar o ru;

Vedao ao Racismo
CF, Art. 5, XLII - a prtica do racismo constitui crime inafianvel e imprescritvel, sujeito pena de recluso, nos termos da lei.

Tortura, Trfico de Entorpecentes, Terrorismo e Crimes Hediondos


CF, Art. 5, XLIII - a lei considerar crimes inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia a prtica da tortura, o trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, o terrorismo e os definidos como crimes hediondos, por eles respondendo os mandantes, os executores e os que, podendo evit-los, se omitirem.

Ao de Grupos Armados
CF, Art. 5, XLIV - constitui crime inafianvel e imprescritvel a ao de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado Democrtico.

Princpio da Intransmissibilidade da Pena ou da Pessoalidade da Pena


CF, Art. 5, XLV - nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido;

Princpio da Individualizao da Pena Penas Admitidas


CF, Art. 5, XLVI - a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, as seguintes: a) privao ou restrio da liberdade b) perda de bens c) multa d) prestao social alternativa e) suspenso ou interdio de direitos

Penas Vedadas
CF, Art. 5, XLVII - no haver PENAS: a) de morte, salvo em caso de guerra declarada, nos termos do art. 84, XIX b) de carter perptuo c) de trabalhos forados d) de banimento e) cruis

Extradio
CF, Art. 5, LI - nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes da naturalizao, ou de comprovado envolvimento em trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

Extradio
CF, Art. 5, LII - no ser concedida extradio de estrangeiro por crime poltico ou de opinio.

Princpio do Devido Processo Legal (Due Process of Law) CF, Art. 5, LIV - ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal;

Contraditrio e Ampla Defesa


CF, Art. 5, LV - aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral so assegurados o contraditrio e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes;

Vedao prova ilcita


CF, Art. 5, LVI - so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos;

Princpio da Presuno de Inocncia


CF, Art. 5, LVII - ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria;

Identificao criminal do civilmente identificado CF, Art. 5, LVIII - o civilmente identificado no ser submetido a identificao criminal, salvo nas hipteses previstas em lei;
V. Art. 5, Lei 9.034/95 (Crime Organizado) Processo datiloscpico tocar piano e fotogrfico

Ao privada subsidiria da pblica


CF, Art. 5, LIX - ser admitida ao privada nos crimes de ao pblica, se esta no for intentada no prazo legal;

Possibilidades constitucionais de priso


CF, Art. 5, LXI - ningum ser preso seno em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade judiciria competente, salvo nos casos de transgresso militar ou crime propriamente militar, definidos em lei; CF, Art. 5, LXVI - ningum ser levado priso ou nela mantido, quando a lei admitir a liberdade provisria, com ou sem fiana;

Direito do preso a no autoincriminao


CF, Art. 5, LXIII - o preso ser informado de seus direitos, entre os quais o de permanecer calado, sendo-lhe assegurada a assistncia da famlia e de advogado;
Princpio da ampla defesa Direito ao silncio Direito pblico subjetivo assegurado a qualquer indivduo

Direitos do preso
CF, Art. 5, LXII - a priso de qualquer pessoa e o local onde se encontre sero comunicados imediatamente ao juiz competente e famlia do preso ou pessoa por ele indicada; CF, Art. 5, LXIV - o preso tem direito identificao dos responsveis por sua priso ou por seu interrogatrio policial; CF, Art. 5, LXV - a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria;
V. SV 11 (Uso de algemas em carter excepcional)

Priso civil por dvida (Devedor de alimentos/depositrio infiel)


CF, Art. 5, LXVII - no haver priso civil por dvida, salvo a do responsvel pelo inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e a do depositrio infiel;
Smula Vinculante 25 ( ilcita a priso civil de depositrio infiel, qualquer que seja a modalidade do depsito. ) V. Smula 619, STF (Revogada) V. Art 7, 7 da Conveno Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de San Jos da Costa Rica) V. Art. 11 do Pacto Internacional de Direitos Civis e Polticos

Assistncia jurdica gratuita


CF, Art. 5, LXXIV - o Estado prestar assistncia jurdica integral e gratuita aos que comprovarem insuficincia de recursos;
V. Art. 134, CF. Iseno do pagamento de honorrios advogatcios (e perito) e custas judiciais, para que no afete o sustento do requerente e de sua famlia. Assistncia em todos os graus pela Defensoria Pblica (instituio essencial funo jurisdicional do Estado). Direito pblico subjetivo estendido tambm s pessoas jurdicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos

Erro judicirio e excesso de priso


CF, Art. 5, LXXV - o Estado indenizar o condenado por erro judicirio, assim como o que ficar preso alm do tempo fixado na sentena;

O erro judicirio deste dispositivo exclusivo da esfera penal; Condenao penal indevida; H responsabilidade civil do Estado; Cabimento de indenizao por danos morais e materiais. A priso alm do tempo fixado decorre de erro administrativo, e no judicirio; H responsabilidade civil do Estado; A indenizao pelos danos patrimoniais e morais desta ao ou omisso estatal devero ser reclamados mediante ao cvel especfica.

ATENO!
ATOS NECESSRIOS AO EXERCCIO DA CIDADANIA: GRATUITOS NA FORMA DA LEI. REGISTRO DE NASCIMENTO: RECONHECIDAMENTE POBRES GRATUITO AOS

CERTIDO DE BITO: GRATUITO AOS RECONHECIDAMENTE POBRES ASSISTNCIA JURDICA INTEGRAL PELO ESTADO: GRATUITA A QUEM COMPROVE INSUFICINCIA DE RECURSOS.

Princpios da celeridade processual e da razovel durao do processo


CF, Art. 5, LXXVIII - a todos, no mbito judicial e administrativo, so assegurados a razovel durao do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitao.
A morosidade e a baixa efetividade dos processos judiciais promovem impunidade, inadimplncia e enfraquecem o regime democrtico. Princpios que reforam o direito de petio aos poderes pblicos, a inafastabilidade de jurisdio, o contraditrio, a ampla defesa e o devido processo legal.

REMDIOS CONSTITUCIONAIS

Remdios Constitucionais
NATUREZA JURDICA So os meios colocados disposio do indivduo (cidado ou estrangeiro) ou pessoa jurdica para salvaguardar direitos diante de ilegalidades ou abusos de poder cometidos pelo Poder Pblico.

Remdios Constitucionais Administrativos

Direito de Petio Obteno de Certido


Obs.: Independentemente do pagamento de taxas

DIREITO DE PETIO
CF/88, Art. 5, XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas: a) o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder;
Natureza informal e democrtica No requer advogado Garante participao poltica e fiscalizao na gesto da coisa pblica, efetivando o exerccio da cidadania Comporta 2 situaes: defesa de direitos e reparo de ilegalidade ou abuso de poder, sendo que na segunda poder ser exercida pelo interesse coletivo ou geral, desvinculada da comprovao da existncia de leso a interesses personalssimos do autor da petio Legitimao Universal: pessoa fsica ou jurdica, nacional ou estrangeira. Se no atendida a petio em prazo razovel Mandado de Segurana V. Art. 5, LXXVIII, CF e Smula Vinculante 21

DIREITO DE CERTIDO
CF/88, Art. 5, XXXIV - so a todos assegurados, independentemente do pagamento de taxas:
(...)

b) a obteno de certides em reparties pblicas, para defesa de direitos e esclarecimento de situaes de interesse pessoal;
O Estado obrigado a fornecer informaes solicitadas, salvo as excees de sigilo para a defesa nacional, da sociedade e do prprio Estado. A leso, por negativa ilegal ao fornecimento de certides, a este direito ser reparada na via do Mandado de Segurana e no do habeas data. No exigvel a demonstrao da finalidade especfica do pedido (jurisprudncia).

REMDIOS CONSTITUCIONAIS JUDICIAIS

1. HABEAS CORPUS 2. HABEAS DATA 3. MANDADO DE SEGURANA 4. MANDADO DE SEGURANA COLETIVO 5. MANDADO DE INJUNO 6. MANDADO DE INJUNO COLETIVO 7. AO POPULAR

Habeas Corpus

Habeas Corpus
(Art. 5, LXVIII, CF/88)

Conceder-se- "habeas-corpus" sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder.

Espcies: 1.Liberatrio/Repressivo (Alvar de Soltura) 2.Preventivo (Salvo Conduto)

Objetivo: PROTEGER O DIREITO DE LIVRE LOCOMOO, OU SEJA, O DIREITO DE IR E VIR.

Legitimidade Ativa:
QUALQUER PESSOA INDEPENDENTEMENTE DE CAPACIDADE CIVIL, COM EXCEO DO MAGISTRADO, NA QUALIDADE DE JUIZ.

Legitimidade Passiva: (AUTORIDADE COATORA)


1. AUTORIDADE PBLICA 2. PESSOA PRIVADA

NO ESQUEA!
1.GRATUITO 2.NICO REMDIO CONSTITUCIONAL JUDICIAL QUE DISPENSA ADVOGADO 3. NO CABER "HABEAS-CORPUS" EM RELAO A PUNIES DISCIPLINARES MILITARES. (STF, HC 70.648/RJ)

Habeas Data

Habeas Data
(Art. 5, LXXII, CF/88)

Conceder-se- "habeas-data": a) para assegurar o CONHECIMENTO de informaes relativas pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou de carter pblico. b) para a RETIFICAO de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo.

Objetivo:
PROTEGER DIREITO DE OBTER OU RETIFICAR INFORMAES SOBRE O IMPETRANTE CONSTANTE DE REGISTROS OU BANCOS DE DADOS GOVERNAMENTAL OU PBLICO.

Legitimidade Ativa:
1.PESSOA FSICA 2.PESSOA JURDICA 3.NACIONAL 4.ESTRANGEIRO

Legitimidade Passiva:
1.ENTIDADE GOVERNAMENTAL. 2.P E S S O A J U R D I C A Q U E T E N H A REGISTRO OU BANCO DE DADOS DE CARTER PBLICO.

NO ESQUEA!
1.GRATUITO 2.AGUARDA-SE A RECUSA ADMINISTRATIVA 3.SEMPRE INFORMAES SOBRE A PESSOA DO IMPETRANTE

Gratuidade
Art. 5, LXXVII - so gratuitas as aes de: 1)HABEAS-CORPUS 2)HABEAS-DATA 3)ATOS NECESSRIOS AO EXERCCIO DA CIDADANIA, na forma da lei.

MANDADO DE SEGURANA

MANDADO DE SEGURANA
(Art. 5, LXIX, CF/88)

Conceder-se- mandado de segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por "habeas-corpus" ou "habeas-data", quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico.

Espcies: 1.PREVENTIVO (JUSTO RECEIO) 2.REPRESSIVO (LESO CONCRETA)

Objetivo:
PROTEGER DIREITO LQUIDO E CERTO, NO AMPARADO POR HC OU HD.

Legitimidade Ativa:
1.PESSOA FSICA 2.PESSOA JURDICA 3.NACIONAL 4.ESTRANGEIRO

Legitimidade Passiva: (AUTORIDADE COATORA)


AUTORIDADE PBLICA AGENTE DE PJ NA ATRIBUIO DO PODER PBLICO

NO ESQUEA!
POSSUI CARTER SUBSIDIRIO, POIS SOMENTE SER CABVEL QUANDO NO HOUVER AMPARO DE HC OU HD

MANDADO DE SEGURANA COLETIVO

MANDADO DE SEGURANA COLETIVO


(Art. 5, LXX, CF/88)

LXX - o MS coletivo pode ser impetrado por: a)PARTIDO poltico com representao no CN; b)organizao SINDICAL, ENTIDADE DE CLASSE ou ASSOCIAO legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos 1 ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados;

Espcies: 1.PREVENTIVO (JUSTO RECEIO) 2.REPRESSIVO (LESO CONCRETA)

Objetivo:
PROTEGER DIREITO LQUIDO E CERTO, NO AMPARADO POR HC OU HD.

Legitimidade Ativa:
1.Partido Poltico (com representao no CN) 2.Organizao Sindical 3.Entidade de Classe 4.A ssociao (legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos 1 ano)

Legitimidade Passiva: (AUTORIDADE COATORA)


AUTORIDADE PBLICA AGENTE DE PJ NA ATRIBUIO DO PODER PBLICO

NO ESQUEA!
1. POSSUI CARTER SUBSIDIRIO, POIS SOMENTE SER CABVEL QUANDO NO HOUVER AMPARO DE HC OU HD. 2. SOMENTE TUTELA DE DIREITO DOS MEMBROS/ ASSOCIADOS. 3. INCABVEL A TUTELA DE DIREITO PRPRIO DE PARTIDO, SINDICATO, ENTIDADE DE CLASSE OU ASSOCIAO.

MANDADO DE INJUNO

MANDADO DE INJUNO
(Art. 5, LXXI, CF/88)

Conceder-se- mandado de injuno sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel o exerccio dos(as): 1. direitos e liberdades constitucionais 2. prerrogativas inerentes : a) nacionalidade b) soberania c) cidadania

Objetivo:
SUPRIR A FALTA DE NORMA QUE VIABILIZE O EXERCCIO DE DIREITOS E LIBERDADES CONSTITUCIONAIS E DAS PRERROGATIVAS INERENTES NACIONALIDADE, SOBERANIA E CIDADANIA.

Legitimidade Ativa:
1.PESSOA FSICA 2.PESSOA JURDICA 3.NACIONAL 4.ESTRANGEIRO

Legitimidade Passiva:
AGENTE PBLICO OMISSO RGO PBLICO OMISSO

NO ESQUEA!
OMISSO DE REGULAMENTAO DE NORMA CONSTITUCIONAL.

MANDADO DE INJUNO COLETIVO

1.P ossui os mesmos ELEMENTOS do Mandado de Injuno Individual 2. O MI Coletivo s existe por entendimento da JURISPRUDNCIA DO STF (MI 20/DF)

AO POPULAR

AO POPULAR
(Art. 5, LXXIII, CF/88) Qualquer CIDADO parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo (ao): PATRIMNIO PBLICO PATRIMNIO DE ENTIDADE DE QUE O ESTADO PARTICIPE MORALIDADE ADMINISTRATIVA MEIO AMBIENTE PATRIMNIO HISTRICO PATRIMNIO CULTURAL Ficar o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia.

Espcies: 1.Repressiva (Leso consumada) 2.Preventiva (Ameaa de leso)

Objetivo:
PROTEGER
1. 2. 3. 4. 5. 6. PATRIMNIO PBLICO PATRIMNIO DE ENTIDADE DE QUE O ESTADO PARTICIPE MORALIDADE ADMINISTRATIVA MEIO AMBIENTE PATRIMNIO HISTRICO PATRIMNIO CULTURAL

LEGITIMIDADE ATIVA CIDADO


O brasileiro, nato ou naturalizado, no gozo pleno de seus direitos polticos

CIDADO = 12 + 14

Legitimidade Passiva: 1.PESSOAS PBLICAS 2.PESSOAS PRIVADAS 3.ENTIDADES 4.AUTORIDADES 5.FUNCIONRIOS 6.ADMINISTRADORES

NO ESQUEA!
FICAR O AUTOR, SALVO COMPROVADA M-F, ISENTO DE: 1. CUSTAS JUDICIAIS 2. NUS DA SUCUMBNCIA

NO PODERO PROPOR AO POPULAR


qESTRANGEIRO qPESSOA JURDICA qPESSOA COM PERDA OU SUSPENSO DE DIREITOS POLTICOS qMINISTRIO PPLICO (MAS PODER DAR CONTINUIDADE)

SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAO PENITENCIRIA

Вам также может понравиться