Вы находитесь на странице: 1из 31

Sistema Digestrio

Composto pela cavidade oral, faringe, esfago, estmago, intestino delgado, intestino grosso, fgado, vescula biliar, pncreas e glndulas salivares.

Cavidade Oral
- Teto: palato duro e palato mole - Assoalho: diafragma muscular (genio-hiide e milo-hiide) e a lngua - Paredes laterais: bochechas - Parede anterior: lbios e rima da boca - Parede posterior: istmo das fauces

A cavidade oral dividida em duas regies pelos arcos dentais maxilares e mandibulares, so elas: - Vestbulo da boca: externo aos dentes, tem a forma de ferradura, comunica-se com a cavidade bucal/oral propriamente dita atravs do espao retromolar. limitada anteriormente pelos lbios e rima da boca, lateralmente pelas bochechas, superiormente pelo sulco gengivo-labial superior e frnulo do lbio superior, inferiormente pelo sulco gengivo-labial inferior e frnulo do lbio inferior e posteriormente pelos dentes. - Cavidade bucal/oral propriamente dita: localiza-se internamente aos dentes, est limitada anteriormente pelos dentes, superiormente pelo palato, inferiormente pela lngua e diafragma muscular e posteriormente pelo istmo das fauces. Esqueleto sseo da cavidade oral: maxila e palatino (palato duro), temporal, mandbula, esfenide e hiide. Bochehas: possuem fscia e mucosa oral em sua poro interna, alm do msculo bucinador que se une posteriormente com o msculo constritor superior da faringe.

Lngua: possui um pice anterior e uma raiz posterior que est inserida na mandbula e no osso hiide. Os 2/3 anteriores da lngua o dorso ou poro prsulcal e o tero posterior a poro ps-sulcal, essas tuas partes so separadas pelo sulco terminal da lngua, em seu vrtice h o forame cego da lngua e anteriormente esto as papilas cirvunvaladas. O sulco mediano da lngua separa o dorso da lngua em duas pores laterais, esse sulco se projeta internamente na lngua formando o septo sagital mediano da lngua. Na face inferior da lngua h o frnulo da lngua, carncula sublingual, prega franjada, prega sublingual. Na poro ps-sulcal encontram-se as tonsilas linguais e as pregas que ligam a raiz da lngua epiglote, prega glosso-epigltica mediana, pregas glosso-epiglticas laterais direita e esquerda e as valculas epiglticas (entre a mediana e as laterais). As papilas esto presentes na rea pr-sulcal da lngua, so elas: - Fungiformes: se concentram em sua maioria no pice e nas margens da lngua. - Filiformes: esto em sua maioria no centro do dorso da lngua, no apresentam botes gustativos. - Folhaceas: esto localizadas na margem da lngua prximo ao sulco terminal, possuem formato de prega. - Circunvaladas: situam-se anteriormente ao sulco terminal, so grandes. Os msculos da lngua so divididos em dois grandes grupos, lembrando que esses msculos so pares: -Msculos intrnsecos: longitudinal superior, transverso, vertical e longitudinal inferior. - Msculos extrnsecos: genioglosso (O= espinhas genianas superiores/ I= corpo do hiide e dorso da lngua / A= protruso), estiloglosso ( O= processo estilide do temporal/ I= face lateral da lngua/ A= retrao), hioglosso (O= osso hiide/ I= face lateral da lngua / A= depresso) e o palatoglosso ( O= aponeurose palatina/ I= margem da lngua / A= deprime o palato).

Irrigao da lngua

- a. dorsal da lngua - a. profunda da lngua - a. sublngual

a. lingual

a. cartida externa

Drenagem da lngua

- v. dorsal da lngua - v. profunda da lngua - v. sublingual

v. lingual

v. jugular interna

Inervao da lngua

- Glossofarngeo (IX): sensibilidade geral e especial do tero posterior - Facial intermdio (VII): sensibilidade especial dos 2/3 anteriores - Trigmeo (V): sensibilidade geral dos 2/3 anteriores - Vago (X): sensibilidade especial e geral da poro anterior da epiglote - Hipoglosso (XII): motricidade dos msculos da lngua, exceto do palatoglosso (X) Glndulas salivares: so divididas em menores, que esto espalhadas por toda a cavidade oral e as maiores que so: a partida localiza-se fora da cavidade oral, situa-se anteriormente ao pavilho auricular, seu ducto se abre na cavidade oral ao nvel do segundo molar superior. A sublingual e a submandibular esto localizadas no assoalho da cavidade oral e desembocam na carncula sublingual, principalmente. Palato duro: formado pelo processo palatino da maxila e pela lmina horizontal do osso palatino, separa a cavidade oral da cavidade nasal, a mucosa do palato duro na cavidade oral possui pregas palatinas transversas, rafe do palato e a papila incisiva.

Palato mole: serve principalmente para obstruir a nasofaringe no momento da deglutio. formado por cinco msculos: tensor do vu palatino (O= fossa escafide do esfenide e espinha do esfenide / I= aponeurose palatina / A= tensiona o palato mole), levantador do vu palatino (O= parte petrosa do temporal / I= aponeurose palatina / A= eleva o palato mole), palatoglosso (O= aponeurose palatina/ I= margem da lngua / A= deprime o palato) e o palatofarngeo ( O= aponeurose palatina / I= parede da faringe / A= deprime o palato) e o msculo da vula ( O= espinha nasal posterior / I= tecido conjuntivo da vula / A= eleva e retrai a vula).

Irrigao do palato:

a.palatina maior a. palatina descendente a. palatina menor a.palatina ascendente ramos palatinos a. facial a. farngea ascendente a.cartida externa a. maxilar

Drenagem do palato

Geralmente seguem as artrias e drenam para o plexo pterigide ou para o plexo farngeo.

Inervao do palato

- Nervos palatino maior, palatino menor e nasopalatino, ramos do gngio pterigopalatino (V2) e o IX par fazem a sensibilidade geral. - X par faz a inervao motora. Istmo das fauces: a abertura entre a cavidade oral e a orofaringe. A parede lateral formada pelos arcos palatoglossos, o teto formado pelo palato mole e o

assoalho pelo sulco terminal e raiz da lngua. Na regio das fauces (garganta), h os arcos palatoglosso e palatofaringeo, que so os msculos cobertos por mucosa, entre os dois arcos encontra-se a tonsila palatina repousando na fossa tonsilar. Dentes: so classificados em incisivos (corta o alimento e so em nmero de oito, quatro centrais e quatro laterais), caninos (so os mais longos e so em nmero de quatro), pr-molares (so em nmero de oito) e os molares (so em nmero de 12). Lembrando que h a dentio temporria composta por 20 dentes (oito incisivos, quatro caninos e oito molares) e a dentio permanente composta por 32 dentes j citados acima.

Irrigao dos dentes

aa. alveolares superior e inferior

a. maxilar

a.cartida externa

Drenagem dos dentes

aa. alveolares superior e inferior

plexo pterigide.

Inervao dos dentes

- n. alveolar superior: ramo de V2 do V par. - n. alveolar inferior: ramo de V3 do V par.

Faringe
um rgo musculofascial que une as cavidades nasal e oral, laringe e ao esfago. Inicia-se na base do crnio e desce at a margem inferior da cartilagem cricide ao nvel de CVI, continuando com o esfago. Suas margens superior e anterior so unidas a osso, cartilagem e ligamentos, os dois lados da parede so

unidos posteriormente formando a rafe da faringe (estrutura de tecido conjuntivo que desce do tubrculo farngeo do occipital at o nvel da CVI, onde depois se mistura com a parede posterior do esfago). Anteriormente a faringe se comunica com a cavidade nasal, oral e com a laringe, fazendo com que ela seja dividida em trs partes: - Nasofaringe: localiza-se posterior s coanas e acima do nvel do palato mole, seu teto formado pela base do crnio. O istmo da faringe o limite entre a nasofaringe e a orofaringe, corresponde ao esfncter palatofarngeo, fechado pelo palato mole. A tonsila farngea localiza-se na mucosa do teto da nasofaringe e repousa no recesso farngeo. Nas paredes laterais h o stio farngeo da tuba auditiva, trus tubrio e as pregas, prega salpingofaringea, salpingopalatina e salpingonasal. - Orofaringe: limitada superiormente pelo palato mole e inferiormente pela margem superior da epiglote, o arco palatogloso marca o limite entre a cavidade oral e a orofaringe, as tonsilas palatinas esto localizadas na parede lateral da orofaringe, entre os dois arcos. - Laringofaringe: estende-se da margem superior da epiglote at o incio do esfago (CVI e margem inferior da cartilagem cricide). O dito da laringe se abre para a poro anterior da laringofaringe, as valculas epiglticas esto relacionadas com essa poro da faringe, os recessos piriformes so canais entre a parte central da laringe e a lmina mais lateral da cartilagem tireidea. Os msculos da faringe so divididos em dois grandes grupos:

- Msculos constritores ou extrnsecos: constritor superior, constritor mdio e constritor inferior da faringe, todos inervados pelo X par. Juntos esses msculos possuem funo de estreitar a faringe. -Msculos longitudinais ou intrnsecos: estilofarngeo,

salpingofarngeo e palatofarngeo, o primeiro inervado pelo IX par e os dois ltimos pelo X par.

Irrigao da faringe

aa. palatina ascendente e a.tonsilar

a. facial

a. farngea ascendente

cartida externa, a.subclvia

r. farngeos

a. tireidea inferior

tronco tireocervical

Drenagem da faringe

feita para o plexo pterigideo e para as veias facial e jugular interna.

Inervao

- plexo farngeo: fibras motoras somticas do IX e X par, fibras parassimpticas do X par e fibras simpticas do tronco simptico (gnglios cervicais de C1-C3). - ramos farngeos do V2 do V par que inervam a orofaringe.

Esfago
um canal muscular que se estende da borda inferior da cartilagem cricide, na altura de CVI, desce anteriormente coluna vertebral, passando pelo mediastino posterior, pelo diafragma e termina no stio crdico do estmago, na altura de T11. Inicialmente localiza-se na linha mediana, a seguir inclina-se para a esquerda at a base do pescoo, depois volta gradualmente para a linha mediana (T5), e por fim desvia-se para a esquerda para adentrar o hiato esofgico do diafragma. O esfago a poro mais estreita do tubo digestivo, contendo locais que so bem mais estreitos denominados constries, so em nmero de quatro:

-Constrio

cricidea

ou

faringoesofgica:

causada

pelo

espessamento do msculo constritor inferior da faringe. - Constrio bronco-artica: causada pelo brnquio principal esquerdo.

- Constrio diafragmtica: causada pelo msculo diafragma.

- Constrio crdica: causada pela juno gastroesofgica. O esfago pode ser dividido em trs pores: - Poro cervical: possui relao anterior com a traquia e glndula tireidea, posteriormente com a coluna vertebral e em ambos os lados com a artria cartida comum e veia jugular.

- Poro torcica: situa-se direita e posterior ao arco artico e desce pelo mediastino posterior direita da aorta descendente torcica, possui relao anterior com a traquia, brnquio principal esquerdo e pericdio e a relao posterior feita com a coluna vertebral. Abaixo das razes dos pulmes forma-se o plexo esofgico, o esfago penetra no abdome atravs do diafragma ao nvel de T10. - Poro abdominal: situa-se no sulco esofgico na poro posterior do lobo esquerdo do fgado. peritonizado e se liga ao stio crdico do estmago. Estrutura histolgica: possui a camada mucosa que a camada que reverte internamente o rgo, constituda principalmente por epitlio estratificado

pavimentoso no queratinizado. A submucosa formada por tecido conjuntivo e nela se encontra o plexo submucoso que responsvel pelo controle da secreo das glndulas esofgicas presente nessa regio. A camada muscular formada por um feixe longitudinal externo e outro circular interno, entre os dois encontra-se o plexo mioentrico que controla os movimentos gastrintestinais da regio, lembrando que na poro cervical s h musculatura estriada esqueltica, na poro torcica mista e na poro abdominal somente musculatura lisa. A camada serosa (mais externa) s est presente no esfago abdominal que peritonizado.

Irrigao do esfago

Poro cervical: r. esofgico Poro torcica: r. esofficos aa. esofgicas r. esofgicos Poro abdominal: r. esofgicos r. esofgicos

a. tireidea inferior aa. brnquicas,

tronco tireocervical

aorta torcica a. frnica superior a. frnica inferior a. gstrica esquerda

Drenagem do esfago

vv. esofgicas

v. tireidea inferior v.zigo v.hemizigo vv. gstricas

Inervao

- n. larngeo recorrente: ramo do X par e responsvel pela inervao eferente somtica - plexos submucoso e mioentrico: formados pela poro parassimptica do vago e fazem a inervao eferente visceral. - X par e gnglios torcicos II-V: realizam a inervao aferente visceral.

Peritnio
a mais extensa membrana serosa do corpo, que reveste as paredes abdominais e plvicas e as vsceras. O peritnio parietal reveste internamente as paredes das cavidades plvica e abdominal, enquanto que o peritnio visceral recobre os rgos. Nos homens uma cavidade completamente fechada, j na mulher a h uma comunicao com o meio externo, pois o stio abdominal da tuba

uterina se abre diretamente da cavidade peritoneal. A superfcie livre do peritnio uma camada lisa de mesotlio achatado, lubrificada por pequena quantidade de lquido seroso, que permite o melhor deslizamento das vsceras parede da cavidade, ou sobre as outras vsceras, com o mnimo de atrito possvel. A superfcie de aderncia une-se s vsceras e superfcie interna da cavidade por meio da fscia de aderncia, formada por tecido conjuntivo, com se interligasse a vscera parede da cavidade. Cavidade peritoneal: localiza-se entre os folhetos parietal e visceral do peritnio, em condies normais essa cavidade virtual, pois esses dois folhetos esto em contato. Essa cavidade dividida em duas partes pelo forame omental/forame epiplico/forame de winslow que localiza-se entre o duodeno e o fgado:

- Cavidade peritoneal propriamente dita/bolsa maior: relaciona-se com a maioria das estruturas abdominais, se estende do diafragma at a pelve. - Bolsa omental/bolsa menor: relaciona-se com a face dorsal do estmago e as estruturas circunvizinhas. Dependendo de como a vscera se relaciona com o peritnio ela pode ser: - Intraperitoneal: quando a vscera se encontra entre o peritnio parietal e o visceral, na cavidade peritoneal, cita-se como exemplo os ovrios. - Peritonizada: um rgo quase que totalmente recoberto por peritnio visceral, Exemplos: estmago, poro inicial do duodeno, bao, jejuno, leo, poro abdominal do esfago, colo sigmide, apndice vermiforme, colo transverso, entre outros. - Retroperitoneal: localiza-se posteriormente e parcialmente recoberto por peritnio visceral, est presa parece abdominal posterior pela fscia de aderncia. o melhor exemplo so os rins, porm o pncreas, ascendente e descedente tambm fazem parte desse grupo. duodeno, colos

- Subperitoneal: so rgos que esto abaixo do peritnio, como exemplo h a bexiga e a prstata. importante ressaltar que essa disposio dos rgos em relao ao peritnio, pode se modificar com o tempo relacionado com a vida fetal, pois h rgos que so considerados primariamente retroperitoneais, como por exemplo, os rins, que desde a o incio da vida intra-uterina j faziam parte desse grupo. Porm os rgos secundariamente retroperitoneais inicialmente eram totalmente envolvidos por peritnio, por tanto classificados como peritonizados, mas com o passar do tempo se tornaram retroperitoneais, so eles: pncreas, duodeno (exceto a parte superior), colos ascendente e descendente. Ligamentos peritoneais: so pregas bilaminadas e espessas de peritnio que unem as vsceras slidas parede abdominal ou outras vsceras, so eles: - Ligamento falciforme: liga o fgado parede abdominal anterior e ao diafragma, sua margem livre chamada de ligamento redondo do fgado, remanescente da veia umbilical fetal. - Ligamento esplenorrenal: ligamento entre o bao e o rim esquerdo. - Ligamento gastroesplnico: ligamento entre o estmago e o bao. - Ligamento gastrofrnico: ligamento entre o estmago e o diafragma. - Ligamento frenicolienal: ligamento entre o diafragma e o rim. - Ligamento frenicoclico : representa uma extenso lateral do omento maior.

Omentos: so pregas bilaminadas de peritnio que liga o estmago a outras vsceras, h dois:

- Omento menor: estende-se da curvatura menor do estmago e da poro inicial do duodeno at o fgado. direita o omento menor termina em uma margem livre que equivale ao limite ventral do forame omental, a poro do omento menor entre o estmago e o fgado denominada ligamento hepatogstrico, e a poro entre o duodeno e o fgado chamado de ligamento hepatoduodenal. Prximo margem livre direito do omento menor encontra-se a trade heptica (artria heptica, veia porta e ducto coldoco) envolvida pela cpsula de Glisson.

- Omento maior: estende-se da curvatura maior do estmago e da primeira poro do duodeno passando como um avental que pende sobre o colo transverso e as alas do intestino delgado. ento dobrado sobre si mesmo para trs para se inserir no colo transverso. A poro entre o estmago e o colo transverso denominada ligamento gastroclico. Mesentrio: so pregas bilaminares de peritnio que ligam partes do intestino parede abdominal posterior, so divididas em: - Mesentrio propriamente dito: tem a forma de leque, prende as alas do jejuno e do leo parede abdominal posterior. Sua raiz tem cerca de 15cm e se estende da flexura duodenojejunal obliquamente at o nvel da articulao sacroilaca direita e juno ileocecal. - Mesocolo transverso: prega que prende o colo transverso parede abdominal posterior. - Mesocolo sigmide: prega que prende o colo sigmide parede abdominal posterior, - Mesoapndice: prega que prende o apndice vermiforme parede abdominal posterior. O peritnio no homem forma em cada lado do reto a fossa pararretal, ventralmente ao reto a fossa retovesical que limitada lateralmente por pregas retovesicais ou sacrogenitais. Na fase superior da bexiga forma-se a fossa paravesical. O peritnio na mulher forma a fossa pararretal e paravesical. A fossa retouterina formada entre o tero e o reto. A bolsa menor ou bolsa omental situa-se posterior ao omento menor e do estmago. Projeta-se superiormente at o diafragma e inferiormente por entre as lminas do omento maior. Sua margem esquerda formada pelo bao e pelos ligamentos gastroesplnico e esplenorrenal, sua margem direita abre-se para a cavidade peritoneal propriamente dita atravs do forame omental. O forame omental possui os seguintes limites: anterior margem livre do omento menor contendo a trade heptica; posterior veia cava inferior; superior lobo caudado do fgado e inferior parte superior do duodeno.

Os recessos duodenais so encontrados em torno da flexura duodenojejunal, so eles: recesso duodenal superior (localiza-se esquerda da poro ascendente do duodeno abaixo da prega duodenal superior ou prega duodenojejunal), recesso duodenal inferior (localiza-se superiormente prega duodenal inferior ou prega duodenomesoclica), recesso paraduodenal (posteriormente veia mesentrica inferior), recesso retroduodenal (situa-se posteriormente a poro horizontal do duodeno e ventralmente aorta abdominal). Os recessos cecais so encontrados na regio ileocecal, so eles: recesso ileocecal superior (situa-se entre o mesentrio do intestino delgado e a poro terminal do leo), recesso ileocecal inferior (localiza-se inferiormente prega ileocecal e superiormente ao mesoapndice) e o recesso retrocecal (situa-se exatamente posterior ao ceco). O recesso intersigmideo est situado no pice da raiz do mesocolo sigmide. Os sulcos paraclicos direito e esquerdo so resultados do arranjo dos colos ascendente e descendente e a fixao do mesocolo transverso e do mesentrio do intestino delgado na parede abdominal posterior. O sulco paraclico esquerdo localiza-se lateralmente ao colo descedente, e o sulco paraclico direito ao colo ascendente. Os sulcos paraclicos terminam de cada lado na goteira paraclica, na fossa ilaca.

Irrigao do peritnio

Peritnio parietal: a. epigstrica superior e a.musculofrnica a. epigstrica inferior Peritnio visceral: recebe sua vascularizao de acordo com a vscera com que se relaciona.

Drenagem do peritnio Peritnio parietal: v. torcica lateral e v. epigstrica superficial Peritnio visceral: segue a drenagem das vsceras.

Inervao do peritnio Peritnio parietal: sensvel a dor, temperatura, toque e presso, suprido pelos seis nervos torcicos inferiores e primeiro nervo lombar, os mesmo nervos que inervam msculos e pele adjacentes, alm disso, os nervos frnico e obturatrio tambm ajudam nessa inervao.

-Peritnio visceral: sensvel apenas ao estiramento e dilacerao, inervado pelos nervos aferentes autnomos que inervam as vsceras.

Estmago
Situa-se no quadrante superior esquerdo, parcialmente coberto pelas costelas, encontra-se na regio epigstrica e hipocndrica esquerda, limitado anteriormente pela parede abdominal, entre o fgado e o bao. O estmago possui duas aberturas: - stio crdico: localiza-se na regio de unio entre o esfago abdominal e o estmago, a margem esquerda do esfago forma um ngulo com a curvatura maior do estmago chamada incisura crdica. - stio pilrico: a abertura do estmago no duodeno, marcado na superfcie no estmago pela constrio pilrica.

A curvatura menor do estmago forma a borda direita do rgo, prximo regio pilrica encontra-se a incisura angular, local onde se insere o ligamento hepatogstrico. A curvatura maior do estmago forma a borda esquerda do estmago, do fundo gstrico parte o ligamento gastrofrnico, da parte cranial do corpo do estmago parte o ligamento gastroesplnico e o omento maior liga-se a parte restante da curvatura maior. A face ventral do estmago recoberta por peritnio (omento maior), relacionase com o diafragma, lobo esquerdo e quadrado do fgado e com a parede abdominal anterior. A face dorsal tambm recoberta por peritnio, relaciona-se com o

diafragma, bao, glndula supra-renal esquerda, rim esquerdo, face ventral do pncreas, flexura clica esquerda e mesocolo transverso.

O estmago dividido nas seguintes partes ou regies: - Regio crdia: localiza-se ao redor do stio crdico. - Fundo gstrico: rea acima do nvel do stio crdico. - Corpo gstrico: a maior regio, entre o fundo e a regio pilrica. - Regio pilrica: dividida em antro e canal pilrico, a regio terminal do estmago e possui o esfncter pilrico. Histologicamente o estmago possui quatro camadas: - Mucosa: nessa camada esto presentes as pregas gstricas, que podem ser permanentes, localizadas prximo curvatura menor, ou temporrias, localizadas no centro do corpo. Entre as pregas permanente encontram-se as ruas gstricas ou vias salivares. O estmago possui epitlio simples cilndrico. - Submucosa: formada por tecido conjuntivo, vasos sanguneos e linfticos. Possui o plexo submucoso. - Muscular: possui duas camadas, uma circular interna e outra longitudinal externa, mais internamente encontram-se fibras oblquas que no chegam a formar camada. Possui o plexo mioentrico. - Serosa: formada por tecido conjuntivo que une a camada muscular ao mesotlio do peritnio.

Irrigao do estmago Tronco celaco

a. gstrica esquerda

a. heptica comum

a. esplnica

a. gastroduodenal a.gastromental direita

a.gstrica direita a. gastromental esquerda a. gstricas curtas

Drenagem do estmago Veia porta

v. gstrica direita v. gstrica esquerda

V. mesentrica superior

v. esplnica

v. gastromental direita

v. gstricas curtas v. gastromental esquerda

Inervao do estmago - parassimptica: tronco vagal anterior e posterior - simptica: fibras simpticas (nervo esplncnico maior) do plexo celaco advindas de T6-T9.

Intestino Delgado
formado pelo duodeno, jejuno e leo, se inicia do piloro do estmago at a juno ileocecal.

Duodeno: a parte mais curta, mais larga e mais fixa do intestino delgado, no possui mesentrio, e s parcialmente recoberta por peritnio, a maioria do rgo considerado retroperitoneal, porm sua poro inicial considerada peritonizada. Tem trajeto em forma de U em torno da cabea do pncreas, vai do piloro at a flexura duodenojejunal, pode ser dividido em quadro pores principais: - Poro superior: localiza-se anteriormente a corpo de L1, vai do piloro at o colo da vescula biliar, quase que totalmente revestida por peritnio, na sua borda superior se insere o ligamento hepatoduodenal. Nessa poro no h pregas circulares e sua poro inicial denominada ampola duodenal. Relaes de vizinhana: Superior: lobo quadrado do fgado e vescula biliar Inferior: cabea e colo do pncreas Posterior. : a. gastroduodenal, veia porta e ducto coldoco

- Poro descendente: localiza-se do lado direito da coluna vertebral (L1-L3), cruzado em seu tero mdio pelo colo transverso e essa poro curva-se em torno da cabea do pncreas. Nessa regio, como em todo o resto do intestino delgado, h a presena das pregas circulares, alm disso, nessa poro encontrase a papila duodenal maior, onde desemboca o ducto coldoco e o ducto pancretico principal, e a papila duodenal menos, que fica superiormente papila duodenal maior e onde desemboca o ducto pancretico acessrio. Relaes de vizinhana: Anterior: vescula biliar, impresso duodenal no lobo direito do fgado e colo transverso. Posterior : rim direito e veia cava inferior Medial: cabea do pncreas e ducto coldoco Lateral: flexura clica direita

- Poro horizontal: dirige-se transversalmente para a esquerda passando pela veia cava inferior, aorta abdominal e a L3. cruzada pela a. e v. mesentrica superior e pela raiz do mesentrio. Relaes de vizinhana: Superior: cabea do pncreas e processo uncinado Anterior: peritnio, alas do intestino delgado Posterior: m. psoas maior direito, aorta abdominal, veia cava inferior e vasos testicular ou ovrico direito. - Poro ascendente: corre para cima e ao longo do lado esquerdo da aorta abdominal para alcanar a margem inferior do corpo do pncreas, se curvando anteriormente para se unir ao jejuno, na flexura duodenojejunal, que suspensa pelo m. suspensor do duodeno. Relaes de vizinhana: Anterior e lateral: peritnio Posterior: m. psoas maior esquerdo, hilo renal esquerdo, aorta abdominal. Superior: pncreas

Irrigao do duodeno

Tronco celaco a. supraduodenal, a. heptica comum

a. mesentrica superior

a. pancreaticoduodenal inferior anterior e posterior a. gastroduodenal a.pancreaticoduodenal superior anterior e posterior

Drenagem do duodeno Veia porta

V. mesentrica superior

veias pancreaticoduodenais

Inervao do duodeno - parassimptica: tronco vagal posterior via plexo celaco - simptica: fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor T8-T10) via plexo celaco e plexo mesentrico superior. Jejuno: forma os dois quintos proximais do intestino delgado depois do duodeno, comea na flexura duodeno jejunal e no possui uma estrutura anatmica que destaque o limite entra o final do jejuno e incio do leo. Possui cor vermelho forte, calibre de 4-5 cm, parece espessa e forte, vascularizao intensa, vasos retos longos, menos gordura no mesentrio, pregas circulares grandes e altas e poucos ndulos linfides. leo: constitui os trs quintos distais, termina na juno ileocecal, possui cor rosa plido, calibre de 2-3 cm, parede fina e leve, vascularizao pequena, vasos

retos curtos, bastante gordura no mesentrio, pregas circulares baixas e esparsas e muitos ndulos linfides. Irrigao do jejuno e leo Aorta abdominal a. mesentrica superior

aa. jejunais e aa. ileais arcos anastomticos intestinais aa. retas.

Drenagem do jejuno e leo

Veia porta v.mesentrica superior

vv. jejunais e vv. ileais

Inervao do jejuno e leo

- parassimptica: tronco vagal posterior - simptica - fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor de T8-T10), todas as fibras chegam atravs do plexo mesentrico superior.

Intestino Grosso
Consiste no ceco, apndice vermiforme, colos ascendente, transverso e descendente, no reto e no canal anal Comea na regio inguinal direita, sobe pelas regies lombar e hipocondrica direita, regio epigstrica e umbilical, depois

descende pelas regies hipocndrica, lombar e inguinal esquerdas. Diferencia-se do intestino delgado por apresentar as seguintes estruturas:

- Tnias: esto presentes nos colos do intestino grosso, podem ser de trs tipos, tnia livre, tnia omental(onde se prende do omento maior) e a tnia mesocollica (onde se prende o mesocolo) - Haustros: so saculaes nos colos delimitadas pelas pregas semilunares. - Apndices omentais: tambm chamados de apndices epiplicos,so pequenas concentraes de gordura. - Pregas semilunares: lembrando que no intestino delgado as pregas eram denominadas circulares. Ceco: a primeira poro do intestino grosso, se comunica com a poro final do leo e contnua com o colo ascendente. uma bolsa intestinal cega, situada na fossa ilaca direita, inferior juno ileocecal ou ileocecoclica. peritonizado, porm no possui mesentrio. Quando o leo entra no ceco forma a valva ileocecal, que contm o stio ileocecal, na poro superior da valva encontra-se o lbio ileoclico da valva ileocecal, na poro inferior da valva h o lbio ileocecal da valva ileocecal.De cada lado da valva ileocecal encontra-se o frnulo da valva ileocecal. O apndice vermiforme origina-se da face pstero-medial do ceco e se comunica com ele atravs do stio do apndice vermiforme, localiza-se inferior juno ileocecal, possui um mesentrio denominado mesoapndice.

Irrigao do ceco Aorta abdominal a.mesentrica superior

a. leocolica a. cecal anterior, a. cecal posterior e a. apendicular

Drenagem do ceco Veia porta v.mesentrica superior

v. ileoclica v. cecal anterior, v. cecal posterior e v. apendicular

Inervao do ceco - parassimptica: tronco vagal posterior - simptica: fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor T8-T10), todas as fibras chegam atravs do plexo mesentrico superior. Colo ascendente: a segunda parte do intestino grosso, ascende a partir do ceco at o lobo direito do fgado onde deixa a impresso clica, depois de curva para a esquerda na flexura clica direita. importante ressaltar que essa poro retroperitoneal, em 25% dos casos pode apresentar mesentrio curto. Irrigao do colo ascendente Aorta abdominal a.mesentrica superior

a. leocolica

a. clica direita

Drenagem do colo ascendente Veia porta v.mesentrica superior

v. ileoclica

v. clica direita

Inervao do colo ascendente - parassimptica: tronco vagal posterior - simptica - fibras simpticas (nervos esplncnicos de T9 - T11), todas as fibras chegam atravs do plexo mesentrico superior. Colo transverso: a parte mais larga e mais mvel do intestino grosso. Ele cruza o abdome a partir da flexura clica direita at a flexura clica esquerda, que menos mvel e se fixa ao diafragma atravs do ligamento frenoclico. Possui o mesocolo transverso que o liga parede abdominal posterior. importante ressaltar de a vascularizao e a inervao abaixo atuam nos 2/3 direito do colo transverso. Relaes de vizinhana: Superior: fgado, vescula biliar, curvatura maior do estmago e bao. Inferior: intestino delgado Anterior: omento maior Posterior: poro descendente do duodeno e cabea do pncreas.

Irrigao do colo transverso Aorta abdominal a.mesentrica superior

a. clica mdia

Drenagem do colo transverso Veia porta v.mesentrica superior

v. clica mdia

Inervao do colo transverso - parassimptica: tronco vagal posterior - simptica - fibras simpticas (nervos esplncnicos de T9-T11), todas as fibras chegam atravs do plexo mesentrico superior. Lembrando que essa vascularizao e inervao serve para os dois teros direitos do colo tranverso. Colo descendente e colo sigmide: o colo descendente retroperitoneal, segue da flexura clica esquerda at a fossa ilaca esquerda. O colo sigmide possui sua ala em formato de S, une o colo descendente ao reto, estende-se da fossa ilaca esquerda at S3, onde se une ao reto, na chamada juno retossigmidea, a partir dessa regio no h mais a presena das tnias do intestino grosso. O colo sigmide bastante livre, pois apresenta o mesocolo sigmide, sua raiz possui a forma de V invertido e estende-se ao longo dos vasos ilacos internos e ilacos comuns, por tanto um rgo considerado peritonizado. importante lembrar que as tnias e apndices omentais comeam a ficar menos constantes nessa regio.

Irrigao do colo descendente e sigmide Aorta abdominal a.mesentrica inferior

a. clica esquerda

aa. sigmideas

a. retal superior

Drenagem do colo descendente e sigmide Veia esplnica v.mesentrica inferior

v. clica esquerda vv. sigmideas

v. retal superior

Inervao do colo descendente e sigmide - parassimptica: nervos esplncnicos plvicos de S2-S4, atravs do plexo hipogstrico inferior. -simptica: fibras simpticas( nervos esplncnicos chegando atravs do plexo mesentrico inferior. A vascularizao e inervao comentados acima agem no tero mais esquerdo colo transverso. Reto: contnuo com o colo sigmide e dirige-se inferiormente at o canal anal. Em sua poro inicial tem calibre igual ao do colo sigmide, porm sua poro distal de dilata para formar a ampola retal. Apresenta trs pregas retais transversas, uma prega retal transversa superior, que se localiza no lado esquerdo, a prega retal transversa mdia, que se situa no lado direito, e a prega retal transversa inferior, que fica no lado esquerdo. Relaes de vizinhana: - Posterior: vasos retais superiores, m. piriforme esquerdo e o plexo sacral esquerdo. - Anterior: no homem o fundo da bexiga, e na mulher o tero. Canal anal: a poro terminal do intestino grosso, comea ao nvel da juno anorretal e termina no nus. Internamente apresenta o esfncter interno do nus que suspenso msculo levantador do nus e envolvido pelo esfncter externo do nus. A metade proximal do canal anal apresenta as colunas anais produzidas por um pregueamento da mucosa em torno do plexo hemorroidrio, so separadas entre si pelos seios anais, que terminam distalmente em vlvulas anais. A linha anorretal localiza-se na extremidade superior das coluna anais e divide o reto do canal anal, j a linha pectnea do canal anal divide este em superior e inferior. Irrigao do reto e canal anal Aorta abdominal a.mesentrica inferior a. ilaca interna a.pudenda interna lombares) de L1- L3,

a. retal superior a. retal mdia a. retal inferior Drenagem do reto e canal anal V. esplnica v.mesentrica inferior Veia cava inferior v. ilaca interna v.pudenda interna

v. retal superior

v. retal mdia

v. retal inferior

Inervao do reto e canal anal - parassimptica: nervos esplncnicos plvicos S2-S4 - simptica: fibras simpticas( nervos esplncnicos lombares L1-L3). Ambos chegando atravs do plexo mesentrico inferior(exceto as fibras parassimpticas), plexo retal superior, plexo hipogstrico superior e inferior. No canal anal chegam ainda fibras motoras somticas advindas de S2-S4 atravs do nervo pudendo.

Pncreas
uma glndula digestiva acessria, situa-se retroperitoneal e transversalmente ao longo da parede posterior do abdome, posterior ao estmago, entre o duodeno e o bao. Est localizado na regio epigstrica e hipocndrica esquerda. uma glndula mista, pois possui funo endcrina (produo de insulina e glucagon) e funo excrina, que a produo do suco pancretico, que adentra o duodeno atravs do ducto pancretico principal e o acessrio. O pncreas pode ser divido em quatro partes: - Cabea: aloja-se na curva do duodeno, e a parte expandida da glndula, fixada fortemente as pores descendente e horizontal do duodeno. O processo uncinado uma projeo inferior da cabea que se estende para o lado esquerdo.

- Colo: curto e se estende sobre os vasos mesentricos superiores, sua face superior adjacente ao piloro do estmago. A veia mesentrica superior une-

se veia esplnica para formar a veia porta na face posterior do colo do pncreas, nessa regio encontra-se a incisura pancretica.

- Corpo: de forma prismtica e possui trs faces, uma anterior (coberta por peritnio e pela face dorsal do estmago), uma posterior (no peritonizada, mantm relao com a aorta abdominal, veia esplnica, a. mesentrica superior e rim esquerdo) e a face inferior (mantm contato com a flexura duodenojejunal e com algumas alas do jejuno). - Cauda: a parte estreita que se estende para esquerda, at a face gstrica do bao, est intimamente relacionada com o hilo do bao e com a flexura clica esquerda. mvel e passa entre o ligamento esplenorrenal e os vasos esplnicos. O ducto pancretico principal sai da cauda do pncreas, segue at a cabea onde se curva inferiormente para se unir ao ducto coldoco, formando a ampola hepatopancretica ou ampola de Vater, que se abre na papila duodenal maior. O esfncter de Oddi e o esfncter do ducto pancretico controlam a o fluxo da bile e do suco pacretico, respectivamente. O ducto pancretico acessrio drena o suco pancretico produzido no processo uncinado e na parte inferior da cabea do pncreas. Desemboca no duodeno atravs da papila duodenal menor. Irrigao do pncreas Tronco celaco

a. heptica comum a. gastroduodenal aa.pancreaticoduodenal superior ant. e post.

a. esplnica

a. dorsal do pncreas a.pancretica inferior a.pancretica magna a. da cauda do pncreas

a. mesenttica superior

aa. pancreaticoduodenal inferior ant. e post.

Drenagem do pncreas Veia porta

Veia esplnica

Veia mesentrica superior

vv. pancreticas

vv. pancreaticoduodenais

Inervao do pncreas - parassimptica: tronco vagal posterior - simptica: fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor T5-T9) ambas pelo plexo celaco.

Fgado
a maior glndula do corpo, ocupa o hipocndrio direito, regio epigstrica e pode estender-se ao hipocndrio esquerdo. Localiza-se inferiormente ao diafragma, armazena glicognio e secreta a bile. Faces do fgado: possui a face diafragmtica, que superior, anterior e um pouco posterior e a face visceral, que pstero-inferior. - Face diafragmtica: lisa e cncava, em sua poro anterior encontram-se os recessos subfrnicos, que so os espaos entre o diafragma e o fgado, esses recessos so divididos em direito e esquerdo pelo ligamento falciforme do fgado. O recesso hepatorrenal encontra-se no lado direito, entre o fgado e o rim direito, comunica-se com o recesso subfrnico direito. Essa face recoberta por peritnio visceral, exceto posteriormente na rea nua do fgado, onde h o contato do rgo com o diafragma.O ligamento falciforme termina inferiormente no ligamento redondo do fgado, e superiormente se continua com o ligamento coronrio

esquerdo e direito, que segue formando o ligamento triangular esquerdo e direito. Nessa face h as impresses costais. - Face visceral: coberta por peritnio, exceto no leito da vescula biliar e a veia porta, ou seja, no hilo heptico. Nessa face onde se prende o omento menor. A face visceral est relacionada com as seguintes estruturas, que deixam impresso no parnquima pulmonar, so elas: - Impresso gstrica: lado direito do estmago - Impresso esofgica: poro abdominal do esfago - Impresso clica: flexura clica direita - Impresso renal: rim direito - Impresso supra-renal: glndula supra-renal direita - Impresso duodenal: poro superior do duodeno - Fossa cstica: onde repousa a vescula biliar Partes funcionais do fgado: o fgado possui pores direita e esquerda funcionalmente independentes, pois cada uma possui seu prprio suprimento sanguneo, proveniente da a. heptica e veia porta, e sua prpria drenagem venosa e biliar. Diviso anatmica: o fgado possui quatro lobos, o esquerdo, o direito, o caudado e o quadrado. Na face visceral pode-se observar que o lobo esquerdo separado do quadrado pela fissura do ligamento redondo, isso em uma viso mais anterior, posteriormente o lobo esquerdo separado do lobo caudado pela fissura do ligamento venoso do fgado. Ainda na face visceral o lobo direito separado do lobo quadrado pela vescula biliar e do lobo caudado pela veia cava inferior, e a fissura portal separa o lobo caudado do quadrado. Na face diafragmtica o lobo direito separado do esquerdo pelo ligamento falciforme. O ligamento redondo um remanescente da veia umbilical fetal e o ligamento venoso um remanescente fibroso do ducto venoso fetal. Ressaltando ainda que o lobo caudado possui dois processos, o processo papilar e o processo caudado.

Hilo heptico: localiza-se na fissura portal e o local por onde vasos e nervos saem e chegam ao fgado, composto pelas seguintes estruturas: a. heptica, v. porta, ductos hepticos, plexo nervoso heptico e vasos linfticos. Segmentos hepticos: so pores do fgado que possui vascularizao e drenagem da bile independentes, ou seja, so regies possivelmente dissecveis, e que desse modo no afetar a funcionalidade geral do rgo. No corresponde diretamente diviso anatmica do rgo, por tanto o fgado dividido em oito segmentos: - Lobo caudado: segmento posterior do fgado (segmento I) -Lobo esquerdo: segmento posterior lateral esquerdo do fgado (segmento II), segmento anterior lateral esquerdo do fgado (segmento III) e segmento medial esquerdo do fgado, que possui uma parte superior e outra inferior (segmento IV). - Lobo direito: segmento anterior medial direito do fgado (segmento V), segmento anterior lateral direito do fgado (segmento VI), segmento posterior lateral direito do fgado (segmento VII) e o segmento posterior medial direito (segmento VIII).

Irrigao do fgado

Tronco celaco

a. heptica comum a. heptica direita a. heptica esquerda a.cstica

Drenagem do fgado

Veia porta

Veia cava inferior

ramos direito e esquerdo

vv. hepticas direita, mdia e esquerda

importante ressaltar que as veias hepticas so intersegmentares, ou seja, no adentram os segmentos hepticos.

Inervao do fgado - parassimptica: tronco vagal anterior e posterior - simptica: fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor T6-T9) atravs do plexo heptico.

Vescula biliar e ductos biliares


A vescula biliar situa-se na fossa cstica na face visceral do fgado, o peritnio envolve completamente seu fundo. Esse rgo possui funo de armazenar a bile, dividido em fundo, corpo, infundbulo e colo. O ducto cstico um canal que interliga o colo da vescula biliar ao o ducto heptico comum, formando assim o ducto coldoco, que junto com o ducto pancretico principal formam a ampola hepatoduodenal.

Irrigao da vescula biliar: a. cstica (ramo da heptica direita) Drenagem da vescula biliar: v. cstica (drena pra porta) Inervao da vescula biliar: - parassimptica: tronco vagal anterior e posterior - simptica: fibras simpticas (nervos esplncnicos maior e menor T6-T9) atravs do plexo heptico.

Ufa! bom estudo! =) Julyra Pinheiro

Вам также может понравиться