Вы находитесь на странице: 1из 3

Apostila publicada pela COMISSO INTERNA DE QUALIDADE E PRODUTIVIDADE DA FCF-USP, So Paulo, 2000, 15 p., 1000 exemplares.

ALFREDO TENUTA FILHO, MICHELE VITOLO, TEREZINHA DE JESUS ANDREOLI PINTO e YARA MARIA LIMA MARDEGAN

Faculdade de Cincias Farmacuticas da USP; Av.Prof. Lineu Prestes, 580, B. 13 A, 05508-900, So Paulo, SP, Brasil. Email: fcf@usp.br.

Como surgiu o Projeto de Implementao de Sistema de Gesto ambiental na FCF/USP? A partir de 1996 a Direo da Faculdade nomeou as Comisses de Descartes Laboratoriais e Biossegurana para assessor-la na gesto de suas atividades especficas. Estas Comisses, a partir de 2000 iniciaram trabalho conjunto, e, a seguir este trabalho foi fortalecido com a integrao da CIPA na realizao de eventos e cursos voltados comunidade USP e externa a esta. A Comisso de Qualidade e Produtividade, embora constituda desde 1996, em atendimento Portaria GR-2985, de 29-1-96, passou a voltar-se para a Gesto Ambiental em 2000. Neste projeto foi possvel obter-se a anuncia e proposta de trabalho coesa entre as quatro Comisses. A meta de todas a segurana no trabalho, qualidade de vida e preservao do meio ambiente, propondo entre outros o objetivo da Implementao do Sistema de Gesto Ambiental na FCF/USP. As Organizaes tem obrigatoriedade em certificar-se o Sistema de Gesto Ambiental? As Instituies tem o dever de cumprir s normas estabelecidas em leis, decretos, portarias e diversas outras instrues que regulamentam os procedimentos adequados segurana seja do homem, seja do meio-ambiente. O Sistema de Gesto Ambiental parte de iniciativa da Organizao, atravs do seu comprometimento pblico, estabelecendo uma Poltica Ambiental que adotar na gesto de seus processos. O que gesto ambiental? Reconhecimento da organizao de que a gesto do ambiente prioritria e fator determinante do desenvolvimento sustentvel. A partir deste reconhecimento so estabelecidas polticas, programas e procedimentos para conduzir suas atividades de modo ambientalmente seguro. Como nasceu a gesto ambiental? A partir de conferncias mundiais iniciadas na dcada de 70 foram discutidos temas ambientais e a necessidade das naes estabelecerem polticas de controle da poluio ambiental. Na dcada de 80 os conceitos de proteo ao Meio Ambiente comearam a se ampliar, tendo a dcada de 90 se caracterizado pela globalizao dos conceitos e pela sistematizao das aes, e as indstrias incorporado em seus planejamentos estratgicos a varivel ambiental. O que passivo ambiental? Consiste na responsabilidade ambiental referente a impactos presentes, gerados na produo de bens, atividades desenvolvidas ou servios prestados. O que sistema de gesto?

Um sistema de gesto pode ser definido como a estrutura organizacional, suas atividades, responsabilidades, prticas, procedimentos e processos, bem como os recursos necessrios para implementar a gesto de qualidade de um produto, atividade ou servio, de acordo com a poltica estabelecida pela organizao. Como devem ser desenvolvidos os produtos e servios numa organizao que possui um sistema de gesto ambiental? A organizao deve desenvolver e fornecer produtos ou servios que no produzam impacto indevido sobre o ambiente, sejam seguros em sua utilizao, e ao mesmo tempo apresentem o menor consumo de energia e de recursos naturais, que sejam reciclados, reutilizados e sua disposio final no seja perigosa. O que poltica ambiental? Declarao de uma organizao expondo suas intenes e princpios em relao ao seu desempenho ambiental global, que prev uma estrutura para ao e definio de objetivos e metas ambientais. O que desempenho ambiental? Resultados mensurveis do sistema de gesto ambiental, relativos ao controle de uma organizao sobre seus aspectos ambientais, com base na sua poltica, seus objetivos e metas ambientais. O que auditoria do Sistema de Gesto Ambiental (SGA)? Instrumento de gesto da organizao que compete a avaliao objetiva, sistemtica e peridica do sistema de gerenciamento ambiental, incluindo tanto a estrutura organizacional, como o desempenho dos sistemas e equipamentos de controle da poluio existentes na organizao. Quem realiza as auditorias? A organizao propicia treinamento atravs de empresas credenciadas para formar auditores internos que sero responsveis pela avaliao peridica do atendimento legislao e regulamentos ambientais pertinentes. Auditores externos so contratados para realizar as auditorias iniciais para Certificao, e, semestralmente para manuteno do Certificado. Quais itens so avaliados na auditoria ambiental? Poltica ambiental, treinamento, comunicao, controle de documentao, registro e auditoria interna. O que objetivo ambiental? Propsito ambiental global, decorrente da poltica ambiental, que uma organizao se prope a atingir, sendo quantificado sempre que exeqvel. O que certificao? A certificao de produtos, sistemas ou servios consiste em um atestado, fornecido por organismos pblicos ou privados, de conformidade a um determinado referencial. A certificao tem por objetivo demonstrar que um determinado produto, servio ou sistema se

distingue dos seus concorrentes. A certificao traz ao consumidor uma garantia da qualidade do bem ou servio adquirido. Qual a diferena entre certificao de um produto e de um sistema de gesto? Quando demonstrada a existncia de sistema de gesto de produo de bens ou servio o certificado conferido ao Sistema de Gesto; quando demonstrada a existncia de produtos que cumprem os requisitos de um referencial selo conferido ao produto. O que a srie ISO-14000? Com a funo de harmonizar padres de Gesto Ambiental, a ISO, entidade privada com sede em Genebra, instalou em 1993, um comit (TC-207) com o objetivo de elaborar normas de Gesto Ambiental e suas ferramentas. Foi criada uma srie de normas, dentre elas a NBRISO14001, que trata da gesto ambiental das organizaes. Quais so as regras para implementar um sistema de gesto? 1. Registrar o que deve ser feito atravs de documentos; 2. Cumprir o que est documentado; 3. Acompanhar atravs de auditorias internas se o que foi documentado est sendo cumprido, adotando medidas preventivas e corretivas se necessrio; 4. Conservar os registros de todas as aes atravs de documentos diversos (atas de reunio, certificados etc).

Bibliografia: Postila do Curso Legislao Ambiental aplicada ao Sistema de Gesto Ambiental ISO14001, Bureau Veritas Brasil Sociedade Classificadora e Certificadora Ltda., S. Paulo, 2001 Postila do Curso ISO14001 Interpretao e Implementao, Bureau Veritas Brasil Sociedade Classificadora e Certificadora Ltda., S. Paulo, 2001 Cremonesi, V. Guia prtico de certificao e manuteno do sistema de gesto ambiental, Ed. Tocalino, S.Paulo, 2000, 135 p.

Вам также может понравиться