Вы находитесь на странице: 1из 3

1/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10202/09

Origem: Paraba Previdncia - PBprev Natureza: Aposentadoria Responsvel: Diogo Flvio Lyra Batista Interessado: Linaldo Tom de Arajo Relator: Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes

APOSENTADORIA. Administrao indireta estadual. Paraba Previdncia - PBprev. Tornar sem efeito o ato concessrio de aposentadoria. Assinao de prazo.

RESOLUO RC2-TC 00118/12

RELATRIO Cuidam os presentes autos da anlise da legalidade da aposentadoria voluntria por tempo de contribuio concedida pela Paraba Previdncia - PBprev ao servidor Sr. LINALDO TOM DE ARAJO, CPF 083.707.969-15, Auditor Fiscal Tributrio, matrcula 147.735-8, lotado na Secretaria de Estado da Receita. Em anlise inicial, a Auditoria concluiu, em seu relatrio s fl. 41/42, pela ilegalidade do benefcio concedido, formalizado pela Portaria A - n 614, de 29 de maio de 2008, pois o benefcio fundamentou-se na regra de transio contida no art. 6, caput, incisos I, II, III e IV, da EC n 41/2003, e o interessado no preenchia o requisito do perodo mnimo de 20 anos de efetivo exerccio de servio pblico. Regularmente citado, o mesmo apresentou defesa s fls. 48/51 e fl. 55, tendo, em um dos itens de sua defesa, externado a inteno de retorno atividade. A Auditoria procedeu a analise da defesa, emitindo relatrio fls. 56/57, no qual concluiu ser necessria a notificao PBprev para, alternativamente corrigir o enquadramento legal do ato aposentatrio conforme o relatrio de fls. 41/42, ou para que tornar sem efeito a Portaria A n 614/08, fazendo o aposentando retornar atividade. Notificao da PBprev, sem manifestao.

2/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10202/09

A representante do Ministrio Pblico de Contas, Dra. Sheyla Barreto Braga de Queiroz, emitiu parecer s fls. 64/67, opinando pela denegativa de registro do ato aposentatrio do servidor Linaldo Tom de Sousa, nos moldes originalmente deferidos, determinando-se seu imediato retorno ativa. Sugeriu, ainda, a assinao de prazo ao atual gestor da PBPREV para fins de adoo das medidas administrativas cabveis e pertinentes ao retorno ativa do servidor em questo, sob pena de aplicao de multa e outras conseqncias. Antes de qualquer deciso, o ento gestor da PBprev, Sr. Diogo Flvio Lyra Batista, veio aos autos anexando documentao fls. 68/73, apresentando a retificao da Portaria A- n 614 de 05/06/08, atravs da Portaria A 1339/11, com novos clculos da aposentadoria do servidor em que se vislumbra diminuio do valor original. Aps despacho do d. Conselheiro Arnbio Alves Viana, fls. 74, o rgo Tcnico emitiu relatrio (fls. 75/76), concluindo conforme abaixo: Assim, em razo do exposto, de tudo mais que consta nos autos e tendo em vista que essa regra traz prejuzo ao servidor, por se tratar de proventos cujos clculos so feitos pela mdia aritmtica simples no fazendo jus integralidade sugerida na regra de transio (artigo 6 da EC n 41/2003) e conforme o pronunciamento da Douta Procuradoria s fls, 64/67, a Auditoria se manifesta no sentido de que seja baixada Resoluo determinando que o Presidente da PBPREV torne sem efeito o ato concessrio da aposentadoria, formalizado pela Portaria A n 1339 juntada s fls. 70, fazendo o aposentando retornar atividade. O processo foi agendando sem retornar ao Ministrio Pblico de Contas, dispensando-se as intimaes dos interessados.

VOTO DO RELATOR Adoto o entendimento da Auditoria e do Ministrio Pblico de Contas e VOTO pela baixa de resoluo para, no prazo de 60 (sessenta) dias, o atual ao gestor da PBprev tornar sem efeito o ato concessrio da aposentadoria, formalizado pela Portaria A - n 1339, constante s fl. 70, e adotar as medidas administrativas cabveis e pertinentes ao retorno ativa do servidor em questo, sob pena de aplicao de multa e outras consequncias.

3/3

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO 2 CMARA

PROCESSO TC 10202/09

DECISO DA 2 CMARA DO TCE/PB Vistos, relatados e discutidos os autos do PROCESSO TC 10202/09, referentes aposentadoria voluntria por tempo de contribuio, concedida pela Paraba Previdncia PBprev ao servidor Sr. LINALDO TOM DE ARAJO, CPF 083.707.969-15, Auditor Fiscal Tributrio, matrcula 147.735-8, lotado na Secretaria de Estado da Receita, os MEMBROS da 2 CMARA DO TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DA PARABA (TCE-PB), unanimidade, na sesso realizada nesta data, RESOLVEM assinar o prazo de 60 (sessenta) dias para o atual gestor da Paraba Previdncia - PBprev tornar sem efeito o ato concessrio da aposentadoria em favor do Sr. LINALDO TOM DE ARAJO, formalizado pela Portaria A - n 1339, constante s fl. 70, e adotar as medidas administrativas cabveis e pertinentes ao retorno ativa do servidor em questo, sob pena de aplicao de multa e outras conseqncias Publique-se, registre-se e cumpra-se. Mini-Plenrio Conselheiro Adailton Coelho Costa. Joo Pessoa, de 15 de maio de 2012.

Conselheiro Antnio Nominando Diniz Filho Presidente em exerccio

Conselheiro Andr Carlo Torres Pontes Relator

Conselheiro Substituto Antnio Cludio Silva Santos

Procuradora Sheyla Barreto Braga de Queiroz Representante do Ministrio Pblico junto ao TCE

Вам также может понравиться