Вы находитесь на странице: 1из 4

Instalao dos pacotes necessrios # apt-get update ; apt-get install mysql-server-5.

0 proftpd apache2 php5-dev php5 php5-mysql php5gd php5-mcrypt libapache2-mod-php5 (ser perguntado se o "proftpd" deve ser executado com um servio "inetd" ou "standalone". Responda "standalone") Configurao do MySQL Server. Digite: # /usr/bin/mysqladmin -u root password 'nova_senha' (insere uma senha de root do MySQL Server para 'nova_senha'. Caso a senha j exista digite o comando a seguir) #/usr/bin/mysqladmin -u root -p password 'nova_senha' (muda a senha de root do MySQL Server para 'nova_senha'. Ser necessrio digitar a senha antiga) Configurao do ProFTPD # vi /etc/proftpd/proftpd.conf (arquivo de configurao do Proftpd. V para o final do arquivo e digite a linha a seguir) DefaultRoot ~ (torna o "/home", o diretrio raiz do FTP) RequireValidShell off (permite que um usurio realize os comando dentro do ambiente FTP sem ter um shell vlido) Salve e sai do arquivo Criando um usurio # adduser --shell /bin/false --home /var/www/ftpcacic ftpcacic (cria um usurio que ser usado pelo CACIC para download dos updates. Ser solicitada uma senha, ento digite uma) # mkdir /var/www/ftpcacic/agentes (cria um diretrio) # chown ftpcacic.ftpcacic /var/www/ftpcacic/agentes (muda o dono e o grupo do diretrio) # /etc/init.d/proftpd restart (reiniciando o servio FTP) Testando o funcionamento do ProFTPD. Para isso, acesse uma outra mquina na rede e digite: # ftp ip_do_servidor_cacic (solicitando um conexo FTP com o servidor Cacic) login: ftpcacic (usurio criado anteriormente) senha: senha_do_ftpcacic (senha criada anteriormente para o usurio "ftpcacic") ftp> quit (sai do ambiente FTP) Configurao do PHP # vi /etc/php5/apache2/php.ini (arquivo a ser editado) register_globals = On (o padro "Off", mude para "On") register_long_arrays = On (somente no php5) ;error_reporting = E_ALL & ~E_NOTICE (comente esta linha, acrescentando " ; " no seu inicio) error_reporting = E_COMPILE_ERROR|E_ERROR|E_CORE_ERROR (acrescente esta linha. Ela serve para que os warmings no sejam mostrados como erros) extension=mysql.so (descomente esta linha, ou seja, apague o " ; " do seu inicio) extension=gd.so (descomente esta linha, ou seja, apague o " ; " do seu inicio) extension=mcrypt.so (acrescente esta linha) Configurao do Apache # /etc/apache2/apache2.conf (arquivo a ser editado) AddDefaultCharset ISO-8859-1 (descomente esta linha, ou seja, apague o " # " do seu inicio) Download do Cacic. Abra um browser e digite: http://www.softwarepublico.gov.br (site oficial do Cacic. necessrio se cadastrar para realizar o download. Existe um link chamado Cacic, ento clique nele. Depois de realizado o download digite:) # tar -zxvf cacic-v222.tar.gz -C /var/www/ (descompacta e desempacota o arquivo)

Obs: o nome desse arquivo poder ser diferente a medida que novas verses forem surgindo. # chown -R www-data /var/www/cacic2 (muda as permisses do dono recursivamente do referido diretrio) Reinicializando os servios # /etc/init.d/proftpd restart (restarta o Proftpd) # /etc/init.d/mysql restart (restart o MySQL Server) # /etc/init.d/apache2 restart (restart o Apache) Configurao do Banco de Dados. Digite na URL de um browser: http://ip_servidor_cacic/cacic2/instalador/index.php (configurador automtico via browser. A pgina a seguir deve aparecer)

Clique em "Prximo" (licena do cacic "GPL verso 2") Clique em "Aceitar" (aceita a licena. Uma pgina de check-list ir aparecer) Clique em "Prximo" (uma tela para teste, construo de um DB e gravao ir aparecer) Clique em "Prximo" (tela p/ criar o usurio administrador do Cacic) Clique em "Salvar - Prximo" (tela de concluso) Clique em "Finalizar" (tela de administrao do Cacic)

Pronto, se a tela acima apareceu, ento se pode prosseguir com os passos seguintes Administrando o Servidor Cacic Digite o Usurio e a Senha" (de acordo com a figura anterior) Clique em "Administrao - Cadastro - SubRedes (para adicionar um subrede) Clique no boto "Incluir Nova Subrede" (a figura a seguir ser exibida)

"Local:" (local onde a rede se situa) "Subrede e Mscara:" (Subrede e Mscara dos equipamentos que sero inventriados) "Descrio:" (descrio) "Servidor de Aplicao:" (IP do servidor Cacic) "Servidor de Updates (FTP):" (IP do servidor FTP. Geralmente o mesmo IP do servidor Cacic) "Porta:" (porta do servidor FTP. Geralmente 21) "Limite FTP:" (limite de usurios simultneo vi FTP) "Usurio Servidor de Updates (para AGENTE):" (usurio FTP) "Senha para Login:" (senha do usurio FTP) "Usurio Servidor de Updates (para GERENTE):" (usurio FTP) "Senha para Login:" (senha do usurio FTP) "Path no Servidor de Updates:" (diretrio onde esto os agentes. Geralmente "agentes/") "Observaes:" (opcional) "Contato 1:" (Nome da pessoa responsvel pela rede) "E-mail:" (e-mail que sero enviadas as notificaes desta rede) "Telefone:" (telefone do responsvel pela rede) "Marcar todas as aes para essa rede:" (marque "Sim") "Seleo para coleta de informaes de sistemas monitorados:" (marque todas) Clique no boto "Gravar Informaes" (a tela a seguir dever aparecer)

Clique no nmero IP da Rede cadastrada (a tela a seguir dever aparecer)

Caso no aperea a tela anterior, verifique os IPs, porta, path, usurios, senhas etc (se alguns destes estiverem errados um "X" aparecer na conexo) Clique em "Manuteno - Updates de SubRedes" Marque "Marca/Desmarca todos os objetos" (com isso, todos os arquivos sero selecionados)

Marque "Marca/Desmarca todas as SubRedes" (com isso, todas as subredes sero selecionados) Clique no boto "Executar Updates - OK" (a tela a seguir dever aparecer) Para verificar se tudo est OK, siga os passos a seguir Clique em "Administrao - Cadastro - SubRedes Clique no nmero IP da Rede cadastrada (uma tela com os arquivos adicionados dever aparecer) Clique em "Administrao - Configurar Gerentes" (preencha os dados de acordo com a sua empresa) Clique no boto "Gravar Informaes" Clique em "Administrao - Configurar Agentes" (preencha os dados de acordo com a sua empresa) Clique no boto "Gravar Informaes" Clique em "Administrao - Mdulos" (a tela a seguir ir aparecer)

Clique em todos os mdulos e preencha os dados de acordo com a sua empresa (sempre clicando no boto "Gravar Informaes" ao terminar) Pronto o servidor Cacic est configurado. No entanto, interessante acessar todos os links para uma melhor customizao. Existe um manual completo sobre a instalao do Cacic em http://www.softwarepublico.gov.br

Вам также может понравиться