Вы находитесь на странице: 1из 14

BOLETIM DE PSICOLOGIA, 2007, VOL.

LVII, N 127: 139-152

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN


LUSA DE OLIVEIRA Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo. Ncleo de Estudos Junguianos

RESUMO
Com base nos conceitos da Psicologia Analtica e de Joseph Campbell, este artigo consiste na anlise simblica da personagem de quadrinhos Batman uma imagem contempornea do heri, desde sua criao, por Bob Kane, em 1939, at os dias atuais. Identificaram-se as grandes etapas do ciclo herico, discriminadas a partir dos diferentes momentos da evoluo da personagem, como apresentadas em histrias em quadrinhos, sries e filmes. O foco da anlise recaiu sobre as caractersticas do heri e tarefas realizadas, ressaltando as transformaes ocorridas. A anlise dinmica desse tipo de heri permite uma aproximao dos temas psicolgicos correntes na atualidade. A realizao do ciclo herico, tal como formulado por Campbell, evidencia caractersticas arquetpicas do personagem Batman. Palavras-chave: Super-heris, arqutipo do heri, Batman, Psicologia Analtica.

ABSTRACT
HERO JOURNEY IN BATMAN TRAJECTORY This article offers a symbolic analysis of Batman, a contemporary hero image, from his creation by Bob Kane in 1939 up to the present based on the concepts of Analytical Psychology and Joseph Campbell. Crucial stages in the heroic cycle are identified, discriminating the main themes in comic books, series and films at the length of the different periods into the characters evolution. The analysis focuses on the heros characteristics and tasks accomplished, emphasizing transformations that take place. The dynamic analysis of this type of character provides ways for approaching the prevalent psychological issues of our times. The completion of the heroic cycle, as formulated by Joseph Campbell, evidences archetypal aspects of the character Batman. Key words: Super-heroes, hero archetype, Batman, Analytical Pasichology.

Endereo para correspondncia: Rua Cubato, 929, cj 86, Vila Mariana. So Paulo, SP. CEP: 04013-043; Fone: 5083-7275; E-mail: luisa-oliveira@uol.com.br

LUSA DE OLIVEIRA

INTRODUO Diariamente, os meios de comunicao (televiso, jornais, revistas em quadrinhos) produzem e veiculam histrias que comovem grande parcela da populao. Essas produes, em sintonia com o pblico, esto atreladas s demandas do mercado para garantir audincia e vendas. Os quadrinhos constituem uma importante fonte de criao e divulgao de personagens, que posteriormente so lanados em outros formatos como cinema e televiso. Na dcada de 30, perodo entre as duas Grandes Guerras Mundiais, os superheris surgiram nos Estados Unidos. Houve uma profuso de personagens com caractersticas extraordinrias, idealizados para salvar a humanidade da ao das foras do mal. Alguns personagens como Batman e Super-Homem continuam, ainda hoje, no imaginrio do grande pblico. Suas trajetrias foram contadas e recontadas ao longo de mais de 60 anos. Pode-se considerar que os motivos abordados pelos meios de comunicao expressam necessidades coletivas em destaque no momento histrico em que elas se apresentam e inserem. Para Vergueiro (1998), Enquanto meio de comunicao, elas [as histrias em quadrinhos] seguem a tendncia geral da indstria cultural, de pasteurizar contedos, esconder individualidades locais e regionais, buscando atingir o mximo de pessoas possvel. ... Em tese, pelo menos, quanto mais universais forem as problemticas tratadas nesses meios, maiores as chances de seus produtos atingirem um amplo espectro da populao. Nesse sentido, os personagens ganham evidncia ao traduzirem temas universais que ressoam nos leitores, atendendo s necessidades de expresso dos conflitos constelados no momento histrico a que se referem. Os analistas junguianos tradicionalmente se dedicaram ao estudo dos contos de fadas, por consider-los uma das formas mais puras de expresso do inconsciente coletivo. Nessas histrias, aspectos individuais e culturais foram minimizados, possibilitando uma expresso mais clara das estruturas e processos psquicos. A idia central que as histrias contadas e recontadas pela humanidade ao longo do tempo perdem caractersticas regionais, at a representao tornar-se cada vez mais coletiva, sobressaindo o ncleo de significado. As necessidades humanas mais fundamentais e os

140

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

mecanismos utilizados para lidar com elas so expressos de maneira simblica, capaz de tocar a sensibilidade humana. Os meios de comunicao apresentam imagens arquetpicas manifestas na atualidade e impregnadas por aspectos culturais. Para Beebe (2001), a compreenso dessas imagens importante na medida em que elas se referem cultura na qual esto imersas as pessoas que recorrem psicoterapia. Por entender que a anlise simblica de produtos dos meios de comunicao pode lanar luz sobre dinmicas consteladas na contemporaneidade, este artigo realiza a anlise simblica de Batman, uma imagem contempornea do heri. No mbito da Psicologia Analtica, a aproximao dessa imagem remete ao arqutipo do heri motivador do processo de desenvolvimento da conscincia. O heri o precursor arquetpico da humanidade em geral. O seu destino o modelo que deve ser seguido e que, na humanidade, sempre o foi na verdade, com atrasos e intervalos, mas o suficiente para que os estgios do mito herico faam parte dos constituintes do desenvolvimento da personalidade de cada indivduo (Neumann, 1990, p. 107). Alm dos conceitos da Psicologia Analtica, esta anlise da trajetria de Batman recorre s idias de Campbell (2002), segundo as quais o heri deve realizar duas grandes tarefas: na primeira, ele se retira do mundo cotidiano para iniciar uma jornada pelo desconhecido, saindo do mundo externo para o mundo interno. A primeira tarefa do heri consiste em retirar-se da cena mundana dos efeitos secundrios e iniciar uma jornada pelas regies causais da psique, onde residem efetivamente as dificuldades, para torn-las claras, erradic-las em favor de si mesmo (isto , combater os demnios infantis de sua cultura local) e penetrar no domnio da experincia e da assimilao direta e sem distores, daquilo que C. G. Jung denominou imagens arquetpicas (Campbell, 2002, p. 27). Realizada a primeira tarefa, o heri deve retornar ao nosso meio, transfigurado, e ensinar a lio de vida renovada que aprendeu (Campbell, 2002, p. 28). Assim, as grandes etapas do ciclo herico foram identificadas, discriminando os temas em destaque em histrias em quadrinhos, sries e filmes em diferentes momentos da evoluo do personagem. Para a consecuo deste estudo, foram desenvolvidas as seguintes etapas:

141

LUSA DE OLIVEIRA

reviso bibliogrfica, dos seriados e longas-metragens para discernir, entre o material disponvel, as histrias relevantes para a caracterizao de Batman tal como ele se apresenta atualmente; estudo e anlise dos longas-metragens e das histrias em quadrinhos relevantes, com foco nas caractersticas do heri e nas tarefas realizadas no ciclo herico; identificao e anlise das transformaes ocorridas.

OS PERSONAGENS SERIADOS E AS HISTRIAS EM QUADRINHOS: DE YELLOW KID A BATMAN Os quadrinhos com personagens seriados comearam a se desenvolver nos Estados Unidos. Em 1895, o primeiro personagem seriado Yellow Kid , um menino que usava um camisolo amarelo com frases cmicas e/ou sarcsticas, surgiu na imprensa norteamericana. Este personagem fez muito sucesso e possibilitou a percepo de que os leitores preferiam quando o texto era acompanhado por imagens. A camisola deu lugar aos baloons e Yellow Kid foi a base para o surgimento das histrias em quadrinhos com personagens seriados e peridicos tal como se apresentam hoje (Moya, 1997).

A partir deste precursor, surgiram vrios outros personagens. Em 1911, foi a vez de Krazy Kat, seguido do Gato Flix e dos personagens de Walt Disney. O ano de 1929 foi considerado o incio da era de ouro dos quadrinhos, com o aparecimento de trs personagens que fizeram imenso sucesso: Tarzan, Buck Rogers e Dick Tracy. A dcada de 30 trouxe novos personagens envolvidos com os mesmos temas: a vida nas selvas, o espao e o mundo do crime. So eles: Jungle Jim, Flash Gordon e X-9. At esse momento, as histrias desses personagens eram publicadas em jornais, em tiras dirias e pginas dominicais. Em 1934, surgiram os primeiros gibis com a republicao das tiras em histrias completas. Neste mesmo ano, surgiu o Mandrake. Em 1936, foi a vez do Fantasma. O grande evento das histrias em quadrinhos viria a ocorrer em 1938, com a criao do Super-Homem. Lanado experimentalmente pela DC Comics, na Action Comics Magazine, este personagem conquistou a imaginao das crianas norte-americanas e rapidamente a revista dobrou a tiragem. Estava aberta uma nova frente nos quadrinhos: a era dos super-heris.

142

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

Em maio de 1939, foi publicada, na Detective Comics, a primeira histria do Batman, criada por Bob Kane.

AS ORIGENS DE BATMAN As primeiras histrias de Batman foram desenhadas por Bob Kane e escritas por Bill Finger, mas esse empreendimento se mostrou grande demais para duas pessoas. Uma srie de outros autores assinou histrias, sendo incontveis os ghost writers1 envolvidos no processo de criao. No entanto, nenhum desses autores promoveu alteraes significativas no ncleo da histria, ou seja, a forma como Bruce Wayne se transformou em Batman. A histria bsica de Batman pode ser assim resumida: aos 10 anos, Bruce foi ao cinema em companhia de seus pais. Quando procuravam um txi para voltar para casa, foram abordados por ladres. Bruce presenciou, nessa tentativa de assalto, o brutal assassinato de seu pai e sua me. Profundamente chocado, ele prometeu nunca esquecer esse evento e dedicar sua vida a fazer os criminosos pagarem por seus crimes. Bruce afastou-se de sua vida rotineira para se preparar fsica e mentalmente para sua tarefa. Adulto, ele sentia falta de um disfarce e pensou nas suas metas: criminosos so supersticiosos e covardes, ento o meu disfarce deve ser capaz de levar o terror a seus coraes. Eu devo me tornar uma criatura da noite, negra, terrvel... Um... Um... (Daniels, 1999, p. 35). Nesse momento, um enorme morcego invade a sala na qual Bruce se encontra, oferecendo a mscara que ele necessitava.

APRESENTAO DOS PERSONAGENS Os Arquiinimigos Batman conta com uma extensa lista de arquiinimigos. Os primeiros foram o Coringa e a Mulher-Gato, em Batman n 1 (1940). Esses dois personagens tm em comum a ausncia de histria pregressa. Simplesmente, quando o Batman apareceu, eles estavam l. Os demais inimigos (Pingim, Duas Caras, Espantalho, Cabea de Ovo, Charada, etc.) contam com uma identidade original e algum acontecimento que os fez mudar, transformando-os em grandes viles.

1. Expresso de uso corrente empregada para indicar autores que no assinam sua participao nas publicaes.

143

LUSA DE OLIVEIRA

Coringa e Mulher-Gato, objetos desta anlise, eram os nicos que ningum sabia exatamente quem eram e que acontecimentos os originaram. Ao longo dos anos, foram feitas tentativas de construo de uma histria prvia. Algumas geraram resistncia e insatisfao junto ao pblico, outras tiveram maior aceitao. Coringa Coringa o primeiro e mais importante membro da galeria de arquiinimigos de Batman. Ele est permanentemente arquitetando crimes e assassinatos. O crime perfeito, para ele, aquele que pode promover gargalhadas. Seu principal alvo o prprio Batman. Enquanto Batman srio, circunspecto e austero, Coringa expansivo, alegre e barulhento. O passado de Coringa incerto. Alguns acham que ele sofreu um acidente numa indstria qumica que resultou em sua pele branca, seus cabelos verdes e seu sorriso permanente. Outros acreditam que ele foi um comediante frustrado e fracassado. Ele teria uma esposa, que morreu grvida e na misria, pois Coringa era incapaz de se estabelecer profissionalmente. Essas verses no exerceram um impacto definitivo. No contexto das histrias em quadrinhos, apenas o prprio Coringa pode saber o que aconteceu. Sabe-se, certamente, que ele capaz de praticar todo tipo de crime, que matou Jason Todd (o segundo Robin) e Sarah Gordon, esposa do Comissrio Gordon e que disparou o tiro que deixou Brbara Gordon (a segunda Batgirl) paraplgica. Mulher-Gato A Mulher-Gato participa das histrias do Batman desde a primeira revista, lanada em 1940, na qual ela era simplesmente Cat. A partir da revista n 2, ela passa a ser conhecida como Mulher-Gato. Tal como o Coringa, houve algumas tentativas de retratar uma histria pregressa e uma identidade original para a Mulher-Gato. Mas, contrariamente ao que aconteceu com o Coringa, uma das verses (a de 1987) obteve a adeso dos fs. A Mulher-Gato Selina Kyle, filha mais velha de uma famlia desestruturada. Aps o suicdio de sua me, Selina e uma irm viveram em instituies para menores abandonados, tendo sofrido toda sorte de maus-tratos. Aos 13 anos, ela fugiu e foi morar nas ruas, onde aprendeu a ser uma exmia ladra. Com o aparecimento de Batman e inspirada por ele, Selina, at ento conhecida como Cat, passa a usar traje negro e se autodenominar Mulher-Gato.

144

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

Sua eficincia em roubos possibilitou que ela acumulasse muito dinheiro e comeasse a freqentar a alta sociedade de Gotham City. Foi nessa poca que Selina namorou Bruce Wayne. A Mulher-Gato a grande paixo de Batman. Os Auxiliares Alfred Mordomo da famlia Wayne, Alfred ficou encarregado de cuidar de Bruce desde o assassinato de seus pais. Ele est entre os mais confiveis e constantes aliados de Bruce e de Batman. Alm dos cuidados cotidianos, Alfred possui profundos conhecimentos de Medicina, auxilia nas investigaes e excelente motorista. Ele zela pelos segredos de Bruce/ Batman, cuida de suas feridas e lembra-lhe suas limitaes (Miller e Mazzucchelli, 2002a). Apareceu pela primeira vez na revista Batman n 16, em 1943. Comissrio Gordon James Gordon sempre foi um policial correto, combatendo o crime e a corrupo do departamento de polcia. A retido de seu carter chamou a ateno de Batman, que desenvolveu com ele uma forte aliana, favorecendo sua ascenso ao cargo de comissrio. As principais ocorrncias policiais de Gotham City so comunicadas a Batman pelo Comissrio Gordon. Batgirl A Batgirl mais conhecida Brbara Gordon, filha adotiva do Comissrio Gordon. Ela foi inspirada por Batman, mas contava com recursos prprios e se fazia presente em todos os confrontos importantes. Sua carreira como Batgirl foi interrompida abruptamente por um tiro do Coringa, que a deixou paraplgica. Em cadeira de rodas, Brbara tornou-se especialista em computao, organizando e acessando uma imensa base de dados. A partir de ento, ela se tornou o Orculo, dedicando-se investigao e orientao de novos combatentes do crime (Moore, 2002). Robin Dick Grayson e toda sua famlia eram trapezistas. Depois da morte de seus pais (assassinados por Duas Caras), ele se tornou pupilo de Batman. Jovem, hbil, atltico e inteligente, o menino-prodgio participa das aventuras de Batman desde 1940. Segundo Daniels (1999), Bob Kane decidiu criar Robin porque entendia que Batman estava encerrado em uma solido insuportvel. A capacidade lgica de Robin fez dele um excelente parceiro nas investigaes da dupla dinmica.

145

LUSA DE OLIVEIRA

A AVENTURA DO HERI A presente anlise da trajetria de Batman foi organizada considerando trs perodos: de 1939 a 1960, de 1970 a 1980 e de 1990 a 2000. A participao de muitos autores no processo de criao de enredos para Batman promoveu diversificaes nos rumos da histria, por meio de mudanas na apresentao, caracterizao e rede de relaes dos personagens. Mesmo que a origem de Batman no tenha sido significativamente alterada, foram e so realizadas revises regulares que harmonizam a diversidade de histrias produzidas. No caso de Batman, a primeira grande reviso ocorreu na dcada de 1960. A definio dos trs perodos analisados teve como critrios a ocorrncia de grandes revises e o surgimento de mudanas expressivas quanto ao sentido da jornada herica.

1939-1960 O primeiro passo da jornada do heri o chamado da aventura. Algum acontecimento tira o heri do cotidianamente conhecido. Segundo Campbell (2002, p. 66), o chamado da aventura significa que o destino convocou o heri e transferiu-lhe o centro da gravidade do seio da sociedade para uma regio desconhecida. A morte violenta dos pais de Bruce Wayne, quando ele contava 10 anos de idade, chamou-o para a jornada. Seu mundo foi transformado radicalmente. As referncias familiares desapareceram e o pequeno Bruce foi lanado em uma realidade brutal. Nesse momento, ele prometeu no esquecer o que lhe acontecera, dedicando sua vida luta contra o crime, num esforo para que sua histria no se repetisse com outros. Bruce Wayne atende imediatamente ao chamado. Abandona sua vida cotidiana para dedicar-se a sua misso. Ningum sabe exatamente onde ele esteve durante um perodo de 12 anos. A populao de Gotham City acredita que ele fez uma viagem ao exterior, mas a possibilidade mais verossmil que ele tenha permanecido na cidade, escondido em uma caverna desconhecida, situada embaixo da manso dos Wayne. Nesse local, Bruce realizou seu treinamento, desenvolvendo suas aptides fsicas e mentais (Miller e Mazzucchelli, 2002b). A caverna um smbolo anlogo ao do ventre da baleia, presente em numerosos mitos de origem, de renascimento e de iniciao. Regio desconhecida, sombria, de limites inexplorados, a entrada na caverna um caminho para dentro, uma interiorizao, um retorno s origens, ao centro.

146

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

O carter central da caverna faz com que ela seja o lugar do nascimento e da regenerao; tambm da iniciao, que um novo nascimento. ... Entrar na caverna , portanto, retornar origem e, da, subir ao cu, sair do cosmo (Chevalier e Gheerbrant, 2002, p. 216). Dessa descida, Bruce Wayne volta transformado. Sente-se pronto para cumprir sua tarefa, contudo, uma nova identidade essencial. Um disfarce que possa torn-lo reconhecido como uma fora eficaz contra o crime. O morcego que invadiu a sala de sua casa trouxe a imagem que necessitava. Este evento um aceno sobrenatural que sintetiza os anseios de Bruce e aponta para a transformao final. A partir desse momento, ele Batman. Esses dois smbolos intimamente relacionados a caverna e o morcego passam a fazer parte de Batman. A caverna a morada do morcego, nico mamfero capaz de voar. Ele um animal noturno que vive em grutas e cavernas. De acordo com as ONGs, International Bat Conservartion e Friends of Bats, existem cerca de 900 espcies de morcegos das quais apenas trs se alimentam de sangue. As demais se alimentam de frutas e insetos, exercendo importante papel na polinizao (Aprile, 2006). Os aspectos positivos no so suficientes para evitar o carter sinistro ligado ao morcego, pois o morcego inclui-se no rol daqueles que vivem na escurido, nas trevas, que se escondem do mundo diurno. Mora em grutas de difcil acesso ou em casas arruinadas. Como se no bastasse, passa o dia inteiro dependurado de cabea para baixo. mamfero e, contudo, voa. Parece criatura de um mundo que funcionaria s avessas do nosso (Augras, 1995, p. 161). Na Idade Mdia, para retratar o demnio eram-lhe atribudas asas de morcego, contrastando com as asas resplandecentes dos anjos (Augras, 1995). Alm disso, o morcego est associado longevidade, porque se supe que ele prprio a possua, uma vez que vive nas cavernas que so uma passagem para o domnio dos Imortais , e ali se alimenta de concrees vivificantes (Chevalier e Gheerbrant, 2002, p. 216). Nesse perodo, Batman foi confrontado com duas tarefas: tornar-se conhecido pelos bandidos e ser aceito pela populao de Gotham City. Ele havia se preparado racional e intencionalmente para cumprir sua misso, contou com a colaborao de auxiliares eficazes e pde, ento, integrar-se estrutura social na qual convivia, como um recurso do departamento de polcia.

147

LUSA DE OLIVEIRA

Batman um heri da ao. Seus atos so de coragem. Suas qualidades so persistncia, determinao, disciplina. Ele desenvolve e maneja amplo arsenal de armas, hbil na luta. Recebe o chamado, sofre uma transformao e retorna para colocar as habilidades desenvolvidas a servio de sua cidade, sem que haja conflitos aparentes, com total desprendimento de sua vida pessoal. O Bem e o Mal esto bem definidos, no sendo necessria qualquer reflexo para identific-los. Os sacrifcios pessoais no so avaliados. Batman tem uma misso e a cumpre. Wahba (2004) prope e analisa trs tipos de heris: o heri da razo, o heri da misso e o heri da complexidade. A caracterizao do heri da razo um retrato da organizao de Batman: O heri da razo o heri do dever. Neste, os limites esto bem demarcados e so fixos, inquestionveis. O mal est fora, combat-lo se torna prioritrio e o ato herico est acima de qualquer relacionamento. ... A luta herica diria, a lgica, infalvel; a ao guerreira ou mental segue coordenadas muito bem estabelecidas. ... Coragem significa aferrar-se s convices e lutar por elas com bravura e deciso unvoca (Wahba, 2004, p. 218). Ao acompanhar a trajetria de Batman, percebe-se que o caminho a ser percorrido aparentemente claro, pois diante dele surgem duas foras desconhecidas e irracionais, condensadas nos personagens Coringa e Mulher-Gato.

1970-1980 Nesse perodo, a histria pessoal do personagem, com suas perdas e conflitos, comea a ganhar destaque. Batman relembra regularmente o momento traumtico quando ele presenciou a morte de seus pais. Suas atividades como super-heri tornam-se um testemunho de suas perdas. A tristeza o sentimento dominante, pois a cada batalha ele resgata o menino abandonado diante dos pais mortos. medida que os sentimentos tornam-se preponderantes, ele se aproxima da Mulher-Gato. O gato um smbolo ambivalente, que transita entre a bondade e a maldade. No Egito Antigo, especialmente em Bubastis, na 22 dinastia (945-715 a.C.), o gato era venerado como a deusa Bastet, protetora e benfeitora do homem. Esta deusa estava ligada ao canto, msica e dana, considerada protetora das mulheres grvidas, do amor, da

148

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

alegria e do prazer de viver. Posteriormente, os gatos foram associados a poderes demonacos e ao feminino. Von Franz (2000, p. 70) analisa a simbologia do gato: Era voz corrente [na Idade Mdia] que algumas mulheres tinham o poder de introduzir suas almas em gatos pretos. Essas mulheres seriam bruxas, dedicadas no mais aos poderes da luz, mas aos poderes das trevas, ao demnio. A dissociao catlica com relao aos instintos, sexualidade e, falando de modo geral, ao elemento natural feminino, provavelmente tem muito a ver com esse desenvolvimento do gato como smbolo do feminino instintivo e destrutivo. O gato foi visto tambm como meio, como mediador entre o Bem e o Mal, entre as esferas humanas e divinas, pois, Como ele tem acesso a ambas as esferas e se sente vontade nas duas, ele tem muita sabedoria proftica a oferecer e pode ensinar-nos a manter em equilbrio valores conflitantes. Como smbolo da conscincia, o gato uma entidade psquica que conhece o caminho desde que aprendamos a confiar nele, respeitando-o, obedecendo-o e seguindo-o para onde quer que ele v (Von Franz, 2000, p. 72). Compreendidos simbolicamente, o morcego e o gato partilham intimidade com alguns pares de opostos: o bem e o mal, o terrestre e o celeste. Batman e a Mulher-Gato esto profundamente ligados. como se eles tivessem sido feitos um para o outro, mas as correspondncias simblicas encontram resoluo em atitudes opostas. Batman, em resposta agresso que sofreu, defende a estrutura social tal e qual ela se apresenta, como se isto tornasse possvel a recuperao da unidade perdida. A Mulher-Gato, por sua vez, volta-se contra essa organizao em ataque aos seus agressores, que se enquadram no sistema, como se assim pudesse ter seus valores reconhecidos. O que fica fora do campo visual de ambos que tanto os agressores dele quanto os dela so fruto de um mesmo desequilbrio.

149

LUSA DE OLIVEIRA

1990-2000 No perodo mais recente, Batman comea a prestar ateno em como sua ao engendra efeitos negativos no seu ambiente. O embate com o Coringa ganha destaque. A contraposio exercida pelo Coringa passa a ser compreendida no contexto do relacionamento com Batman. Enquanto Batman controlado, dissimulado, silencioso, lgico, obscuro, o Coringa impulsivo, aleatrio, fantasioso, escancarado, colorido, alegre, musical. O Coringa o contraponto de Batman. Todo e qualquer acessrio que Batman cria imediatamente assimilado pelo Coringa. Ao longo das histrias, esse embate o mais vigoroso e o de mais difcil negociao. O Coringa faz referncia clara s cartas do baralho. No tar, a carta coringa o Louco. Ele no numerado e est fora do jogo, porque o louco est fora dos limites da razo, fora das normas da sociedade (Chevalier e Gheerbrant, 2002, p. 560). Batman, como vrios super-heris (Homem-Aranha, Hulk, Wolverine), foi criado pela cincia e pelo conhecimento tecnolgico. A apropriao do desenvolvimento tecnolgico lana-os num caminho de ultrapassagem das limitaes humanas. Eles se tornam superiores. A tecnologia investida de autonomia. Conseqentemente, as oposies encontradas so igualmente autnomas e radicais. Em Batman, h oposio entre dever e alegria de viver, masculino e feminino, razo e sensibilidade, luz e trevas. A sensibilidade est a servio do crime. Batman comea a perceber que as oposies que encontra esto relacionadas s suas atitudes. Surge, ento, um heri capaz de tirar seu uniforme e expor suas cicatrizes. No se trata mais da revelao de complexos infantis, mas da aproximao s marcas engendradas por sua trajetria especfica. O sentido e o significado da batalha ganham importncia. Ele passa a avaliar, se seus atos hericos esto alicerados numa preocupao genuna com o outro ou se eles servem necessidade de vingana. possvel perceber, ento, uma relao diferente entre as foras do Bem e do Mal. Elas j no so to definidas e de fcil identificao. Observao, anlise e reflexo so necessrias. Neste momento, a luta herica de Batman est destinada mais manuteno do equilbrio entre essas foras do que tentativa de destruio da oposio.

150

A JORNADA DO HERI NA TRAJETRIA DE BATMAN

CONCLUSES A anlise dinmica desse tipo de personagem permite uma aproximao dos temas psicolgicos correntes na atualidade. A realizao do ciclo herico, tal como formulado por Joseph Campbell evidencia caractersticas arquetpicas do personagem Batman. Considerando as etapas do processo de individuao, Batman est conscientizando e elaborando aspectos da sombra (Jung, 1981, 1998). Contedos reprimidos do inconsciente pessoal so resgatados, trazendo tona a criana ferida. H uma ampliao do contato com os prprios sentimentos e o conseqente aprofundamento dos relacionamentos afetivos. Elementos no-desenvolvidos, qualidades mantidas inconscientes, ganham forma nas projees identificadas no Coringa. A tenso entre opostos fica evidenciada, com menor tendncia unilateralidade. Esse processo de ampliao da conscincia permite que Batman ultrapasse uma viso bidimensional da realidade e busque novas perspectivas, que o aproximam da complexidade humana.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Aprile, M. (2006). Morcegos. Disponvel em: http://noticias.uol.com.br/materias/ ciencias/ult168u76.jhtm. Acesso em: 21 nov. 2006. Augras, M. (1995). Alteridade e dominao no Brasil. Rio de Janeiro: NAU. Beebe, J. (2001). The Anima in film. In: C. Haucke & I. Alister (Ed.). Jung & Film. Londres: Brunner-Routledge. Campbell, J. (2002). O heri de mil faces. So Paulo: Cultrix/Pensamento. Chevalier, J. & Gheerbrant, A. (2002). Dicionrio de smbolos. (17 ed.). Rio de Janeiro: Jos Olympio. Daniels, L. (1999). Batman: The complete history. San Francisco: Chronicle Books. Jung, C.G. (1981). O eu e o inconsciente. In: C.G. Jung, Obras completas. (Vol.VII). Petrpolis: Vozes. Jung, C.G. (1998). Fundamentos da Psicologia Analtica. In: C. G. Jung, Obras completas. (Vol. XVIII/I). Petrpolis: Vozes.

151

LUSA DE OLIVEIRA

Miller, F.& Mazzucchelli, D. (2002a). Batman: Ano um. So Paulo: Abril. Miller, F. & Mazzucchelli, D. (2002b). Batman: O cavaleiro das trevas 2. (vol. 3). So Paulo: Abril. Moore, A. (2002). A piada mortal. So Paulo: Opera Graphica. Moya, A. (1997). Shazam! So Paulo: Perspectiva. Neumann, E. (1990). Histria da origem da conscincia. So Paulo: Cultrix. Vergueiro, W. (1998). Alguns aspectos da sociedade e da cultura brasileiras nas histrias em quadrinhos. AGAQU: revista eletrnica especializada em histrias em quadrinhos e temas correlatos do Ncleo de Pesquisas de Histrias em Quadrinhos da Escola de Comunicaes e Artes da Universidade de So Paulo, vol 1, n 1. Disponvel em: <http://www.eca.usp.br/agaque/>. Acesso em: 15 jan. 2004. Von Franz, M. (2000). O gato: um conto da redeno feminina. So Paulo: Paulus. Wahba, L.L. (2004). O nosso heri atual: um heri da complexidade. Desafios da prtica: o paciente e o continente. Anais do II Congresso Latino-Americano de Psicologia Junguiana. So Paulo: Lector. 217-223.

Recebido em 22/05/06 Revisto em 14/12/06 Aceito em 20/12/06

152

Вам также может понравиться