Вы находитесь на странице: 1из 13

UNIVERSIDADE DE SO PAULO

Faculdade de Cincias Farmacuticas Departamento de Anlises Clnicas e Toxicolgicas

DOPAGEM (doping)
USO DE SUBSTNCIAS QUMICAS OU MEIOS CAPAZES DE ALTERAR ARTIFICIALMENTE O DESEMPENHO NUMA ATIVIDADE FSICA OU INTELECTUAL

Prof. Dr. Mauricio Yonamine

CONTROLE DA DOPAGEM NO ESPORTE

COMIT OLMPICO INTERNACIONAL

Cdigo Anti-doping do Movimento Olmpico - doping


o uso de um expediente - substncia ou mtodo - que pode ser potencialmente q p p prejudicial sade dos atletas e/ou adversrios, capaz de aumentar seu desempenho e que resulta na presena de uma substncia proibida ou na evidncia do uso de um mtodo proibido no organismo do atleta.

Cdigo anti-doping
PROIBE O USO DO DOPING; RELACIONA SUBSTNCIAS E MTODOS PROIBIDOS; PROIBIDOS DETERMINA A OBRIGATORIEDADE DOS ATLETAS SUBMETEREM-SE AO CONTROLE; ESTABELECE AS SANES.

CONTROLE DA DOPAGEM
DEFESA DA TICA ESPORTIVA E MDICA; CHANCES IGUAIS NA COMPETIO; PROTEO DA SADE DO ATLETA.

DOPAGEM

INTOXICAES:
INTERAO FRMACO + ATLETA + CONDIES CLIMTICAS
DOSES EXCESSIVAS USO: ASSOCIAES MEDICAMENTOSAS

LISTA DE SUBSTNCIAS PROIBIDAS


Narcticos e estimulantes (1967) Esterides anablicos (1975) Poucos casos positivos - exceo: Moscou (1980) Diurticos e bloqueadores beta-adrenrgicos (1985) Atletas de tiro apresentavam certificados de certificados hipertenso arterial Diurticos amplamente utilizados em esportes com categorias de peso como halterofilismo, boxe e jud Dopagem sangnea (1985) Transfuses abertamente utilizadas no ciclismo

LISTA DE SUBSTNCIAS PROIBIDAS


Hormnios peptdicos (1989) Includa aps constatao do uso de EPO e hGH nos Jogos de Seul (1988) Canabinides (1989) Classe de substncias sujeitas a certas restries Agentes anablicos no-esteroidais/ agonistas beta 2 (1993)

AGNCIA MUNDIAL ANTIDOPING (AMA) World Anti Doping Agency (WADA)


Criada em 2000. Revisa a lista de substncias proibidas anualmente. De acordo com AMA, as substncias e mtodos proibidos devem apresentar pelo menos duas das seguintes caractersticas; possibilidade de aumento de desempenho, risco sade, violao do esprito esportivo.

LISTA DE SUBSTNCIAS E MTODOS PROIBIDOS


A lista divulgada pela Agncia Mundial Anti-doping (AMA) com vigncia em 2010: SUBSTNCIAS PROIBIDAS: S1. Agentes anablicos
1. Esterides anablicos andrognicos 2. Outros agentes anablicos

S2. Hormnios e substncias relacionadas


1. Eritropoietina 2. Hormnio de crescimento (GH) e fator de crescimento semelhante insulina (IGF-1) 3. Gonadotrofinas (LH, hCG) 4. Insulina 5.Corticotrofinas

LISTA DE SUBSTNCIAS E MTODOS PROIBIDOS


SUBSTNCIAS PROIBIDAS: S3. Agonistas beta-2 S4. Agentes com atividade antiestrognica S5. Diurticos e outros agentes mascarantes S6. Estimulantes S7. Narcticos S8. Canabinides S9. Glicocorticides

LISTA DE SUBSTNCIAS E MTODOS PROIBIDOS


MTODOS PROIBIDOS M1. Aumento de carreadores de oxignio a. D i sangneo Doping b. Uso de produtos que aumentem a captao e o transporte de oxignio M2. Manipulao farmacolgica, qumica e fsica M3. Doping gentico

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

LISTA DE SUBSTNCIAS E MTODOS PROIBIDOS


SUBSTNCIAS ESPECFICO PROIBIDAS EM UM ESPORTE

ESTIMULANTES Ex: anfetamina, metanfetamina, cocana, efedrina, fencanfamina, anfepramona, fenfluramina, femproporex, mefentermina, MDMA, selegilina, etc. Objetivo (doping) reduzir a fadiga, elevar o estado de alerta, otimismo, confiana, prolongar o estado de alerta, melhorar a ateno, poder de concentrao, aumentar a agressividade diminuir a sensibilidade dor Efeitos adversos: Palpitaes, elevao da presso arterial, taquicardia, ansiedade, anorexia, convulses, coma, morte.

P1. lcool P1 l l P2. Beta-bloqueadores P3. Diurticos

World Anti-doping Agency, The prohibited list: international standard, 2010.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
ESTIMULANTES Anfetamina

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
H CH2 CH N CH3 H
ESTIMULANTES Anfetamina Efeito ergognico? Resultados controversos: melhora de rendimento no ultrapassa 1% (margem anfetamnica) Observou-se que as anfetaminas no tm efeito sobre a capacidade de aumentar o trabalho aerbico, mas aumentam significativamente a capacidade d atletas em t l i ifi ti t id d dos tl t tolerar altos lt nveis de metabolismo anaerbico - mascara os sinais da fadiga e da dor. Efeitos adversos Agitao, ansiedade, taquicardia, hipertenso, colapso cardiovascular, confuso mental e parania. Apresenta efeito de tolerncia e pode levar dependncia.

Mortes de atletas- ciclistas. Decorrncia de distrbios nos centros de regulao da temperatura corporal e a dificuldade do tl t b i i de fadiga do i d b atleta em perceber sinais d f di d organismo quando sob a ao de anfetaminas Futebol americano: wide receivers: mais concentrao - doses de 5 a 15mg. line-backers: doses de 10-60mg defensive linemenagressividade e fora - doses de 30 a 150mg.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
OH
ESTIMULANTES EFEDRINA

Suplementos contendo Ephedra


CH 3 H

CH

CH N CH3

Ex. Xenadrine, Ephedrine Level, Ripped Fuel, Herbal Ecstasy, Diet Fuel

Encontrada em formulaes para alvio da asma, bronquite, gripes e resfriados. g p Presente em suplementos nutricionais contendo Ma-huang (Ephedra sp.).

Diversos casos envolvendo o uso de efedrinas tm sido relatados juntamente com esterides anablicos fisiculturismo e musculao. Ginastas utilizariam efedrinas para controle de peso devido s propriedades anorexgenas.

Suplementos Nutricionais
O uso de suplementos aumentou na ltima dcada. De US$ 8,3bi em 1994 para US$ 14bi em 1999 (EUA) Em 1994, Congresso Americano promulgou o DSHEA (Dietary Supplement and Health Education Act) Isenta produtos de fonte natural nutricionais) de fiscalizao pelo FDA. (suplementos

SUPLEMENTOS CONTENDO EPHEDRA

produtos naturais--------incuos? FDA 1993-1997 +800 relatos de efeitos adversos incluindo 15 casos de bito Efeitos: -47% associados ao sistema cardiovascular -18% sistema nervoso FDA 1997 Guia para regular venda e uso de efedrina em suplementos nutricionais -24mg dirios no superior a 7 dias -probe combinao CAF e outros estimulantes

FDA s poderia restringir seu uso ou remov-los do mercado se provasse o risco associado para humanos.

SUPLEMENTOS CONTENDO EPHEDRA

SUBSTNCIAS PROIBIDAS Estimulantes EFEDRINA Efeito ergognico? -Pouca ou nenhuma melhora de desempenho quando avaliados parmetros como fora, resistncia, tempo de reao, capacidade aerbica e velocidade. Ef ti t da termognese e perda d peso em d de -Efetiva no aumento d t indivduos obesos (em assoc. com cafena)- atletas utilizariam efedrinas para perder peso e desenvolver massa muscular no provada esta capacidade em indivduos no obesos. Efeitos adversos - Dor de cabea, vertigem, problemas cardiovasculares, hipertenso, taquicardia, anorexia, insnia, etc.

at 2002 +1.800 casos de efeitos adversos No Brasil (2002): ANVISA probe a importao, distribuio e comercializao de produtos contendo efedrinas. 2003: verificou-se: -produtos contendo efedrina: 0,82% das vendas de produtos naturais -64% dos relatos de efeitos txicos 2004: FDA suspende a comercializao desses produtos nos EUA.

NOREFEDRINA (FENILPROPANOLAMINA) EFEDRINA X METANFETAMINA


OH CH CH N CH3

CH3 H

CH2

CH N CH3

CH3 H

OH CH CH N CH 3

H H

efedrina

metanfetamina

A beta-hidroxilao diminui a capacidade de atravessar a barreira hematoenceflica, o que faz com que tenha atividade central reduzida.

2000: ANVISA suspende a manipulao, venda e compra em territrio nacional da norefedrina devido a correlao com casos de AVC.

EFEDRINA - Caso Fatal no esporte

Estimulantes CAFENA

O CH 3 O N N CH3

CH 3 N N

Steve Bechler - Baltimore Orioles - Fev/2003

Presente em alimentos como ch, guaran e cacau. Componente de refrigerantes, bebidas energticas e algumas formulaes de especialidades farmacuticas.
Produto Caf (150 mL) Ch (150 mL) Chocolate (29 g) Refrigerantes cola (360 mL) Beb. energticas (250 mL) Cafena (mg) 60-85 mg 20-30 mg 6-20 mg 40 mg 80 mg

Estimulantes CAFENA
Mecanismo de ao: Antagonista de receptores de adenosina. A adenosina tem carter inibitrio e estruturalmente semelhante cafena. Aes farmacolgicas: estimula o SNC, age nos rins como diurtico, estimulam o msculo cardaco, relaxam a musculatura lisa, em especial a bronquial.

Estimulantes CAFENA Efeito ergognico? Melhora o estado de alerta, a capacidade de concentrao e ateno e diminui a fadiga (doses de 85 a 200mg). Melhora a eficincia do uso de fontes de energia, economizando glicognio e lib li i liberando id graxos. d cidos Facilitao do trabalho muscular, aumento da contrao cardaca e ligeira broncodilatao. Melhora o desempenho de atletas em atividades que envolvem resistncia, fora e eventos de longa durao. Em exerccios de curta durao e alta intensidade - no clara a eficincia da cafena.

Estimulantes CAFENA
Efeitos txicos: Doses letais esto na ordem de 50mg/Kg, Em doses elevadas: nuseas, vmitos, taquicardia, convulses, delrio coma e morte delrio, morte, Consumidores regulares de caf: distrbios epigstricos e lceras, Ingesto diria de 0,6 a 1,0g de cafena (8 xcaras de caf) pode caracterizar o cafeinismo: intoxicao crnica com sinais de irritabilidade, insnia, tremores, taquicardia e anorexia. Observaes: A Agncia Mundial Anti-doping estipulava um limite de concentrao urinria de 12 ug/mL (2003). Essa concentrao poderia ser obtida se um atleta utilizar 500mg de cafena em um curto perodo de tempo antes da coleta da amostra. Fenilpropanolamina foi retirada da lista de substncias proibidas no esporte.

CAFENA, FENILPROPANOLAMINA E PSEUDOEFEDRINA

SUBSTNCIAS PROIBIDAS ESTIMULANTES Cocana Em 1995 - COI - 6% dos casos positivos para estimulante no esporte.
Efeitos ergognicos? -Em doses baixas possvel que a cocana produza efeitos similares aos anfetamnicos. Entretanto os efeitos da anfetamina so mais duradouros. Efeitos txicos -Grande potencial de abuso-causa dependncia -Uso abusivo: parania, agressividade e depresso - altamente debilitante para o bom desempenho em prtica esportiva -Infarto do miocrdio, hipertenso.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS NARCTICOS

Ex. herona, morfina, metadona, petidina. -A prevalncia baixa (menos de 3%): no aumentam o A desempenho. Objetivo (doping): -Minimizar o sentimento de dor fsica, possibilitando ao atleta exercer atividades mesmo aps a ocorrncia de uma leso grave - Alto risco de se agravar a leso.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS NARCTICOS Efeitos adversos: -Sonolncia, alterao no humor, confuso mental, nuseas, vmitos. Com -Com o aumento da dose: depresso respiratria que pode levar morte, -Apresentam tolerncia e pode levar dependncia. Observaes: Para o tratamento da dor no esporte, antiinflamatrios no-esteroidais como o cido saliclico e o diclofenaco so de uso permitido.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS CANABINIDES (Maconha)

Poderia ser utilizada devido s suas propriedades ansiolticas, p p , Dificuldade de execuo de atividades que dependem de concentrao, ateno e capacidade de discernimento. Estudos realizados com 161 atletas em que foram administrados THC (via oral), alteraes no equilbrio, tempo de reao e destreza motora foram observados. Efeito ergoltico

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

CANABINIDES - Caso positivo no esporte

AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos 2. Outros agentes anablicos


1. Esterides anablicos andrognicos Ex. testosterona, nandrolona, estanozolol, boldenona, clostebol, fluoximesterona, metenolona, oxandrolona etc Objetivo (doping): -Aumento da massa muscular e fora, -inibio da degradao protica (efeito anti-catablico) Tpicos atletas usurios so aqueles que participam de modalidades que exigem fora, velocidade ou aparncia fsica.

Tomas Enge (2002) -perdeu o ttulo de p campeo da Frmula 3000 -suspenso por 12 meses

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos Mecanismo de ao:


E.A.A. Esterides anablicos sintticos produzidos atravs de substituies qumicas da molcula de testosterona, com o objetivo de aumentar a atividade anablica e diminuir os efeitos andrognicos. No existem formulaes 100% anablicas. Receptor
Complexo EAA-Receptor

AGENTES ANABLICOS
1. Esterides anablicos andrognicos

Estrutura base dos E. A.


18 12 13 14 8 7

Ncleo

19 1 4 5 9 10

11

17

O R1 R2
16 15

2 3

Protenas

Membrana plasmtica

Citoplasma

AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos Uso medicinal: Ganho de peso em casos de deficincia nutricional
crnica ou AIDS AIDS, Alvio de dor ssea acompanhada de osteoporose, Induo do catabolismo por corticosterides, Anemia severa, Estados de deficincia hormonal em homens.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

AGENTES ANABLICOS
1. Esterides anablicos andrognicos

Algumas dos esterides mais utilizados: - metandienona (Dianabol), - cipionato de testosterona (Testosterona Depot, Sustanon) (Deca durabolin, - decanoato de nandrolona (Deca-durabolin Durabolin) - oxandrolona (Anavar) - enantato de metenolona (Primobolan) - estanozolol ( Winstrol) - undecilenato de boldenona (Equipoise) - uso veterinrio

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

SUBSTNCIAS PROIBIDAS Agentes anablicos 1. Esterides anablicos andrognicos

AGENTES ANABLICOS
1. Esterides anablicos andrognicos
Formas de Uso: so administrados por via oral e intramuscular ciclos que duram de 4 a 12 semanas:

ciclo empilhamento - envolve o uso de vrios esterides p simultaneamente; ciclo em pirmide - doses que so gradualmente aumentadas e a seguir diminudas. Os perodos de abstinncia variam de 1 a 12 meses. As doses usadas costumam ser 10 a 100 vezes maiores que as teraputicas.

Efeitos txicos Os esterides anablicos diferem-se na potncia, entretanto, em doses equipotentes, os efeitos txicos so similares. -Aumento da razo LDL/HDL, reteno de gua e hipertenso. Alto risco para o aparecimento de doenas cardiovasculares como aterosclerose e infarto do miocrdio.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS Agentes anablicos 1. Esterides anablicos andrognicos

SUBSTNCIAS PROIBIDAS

Agentes anablicos
1. Esterides anablicos andrognicos Efeitos txicos -Alterao do eixo hipotlamohipfise-gonadal (supresso quase completa das gonadotrofinas hi fi i FSH e LH) hipofisrias LH). -Atrofia testicular, infertilidade e perda de libido (impotncia) - reversvel.

Efeitos txicos -Coletases e tumores no fgado, mais freqentemente com o uso de derivados C-17 alquilados. Carcinomas hepticos associados aos E.A. no produzem metstase e regridem aps a descontinuao do uso.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos


Efeitos txicos -Ginecomastia permanente.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos


Efeitos txicos -Virilizao em mulheres (crescimento de plos na face face, braos e pernas e a voz se torna mais grave; aumento do tamanho do clitris, atrofia das mamas e padro masculino de calvcie; irregularidades nos ciclos menstruais, anovulao e amenorria.

OH CH3 CH3 H O H H

Aromatase
H H HO

OH CH 3

testosterona

estradiol

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos


Efeitos txicos -Formao exagerada de acnes, oleosidade da pele e cabelos alopcia e dermatite cabelos, seborrica.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 1. Esterides anablicos andrognicos


Efeitos txicos -Alteraes psicolgicas: Personalidade anti-social e narcisismo patolgico. Alterao de humor, aumento da agressividade, psicose O uso de esterides tm sido associado a casos de homicdio e violncia, principalmente contra mulheres. Sndrome de abstinncia -profunda depresso.

-Aumento nas leses msculo-tendinosas em usurios de EAA, explicada pelo aumento da fora muscular com concomitante diminuio da elasticidade dos tendes.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 2. Outros agentes anablicos

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES ANABLICOS 2. Outros agentes anablicos


Observao: Apesar do abuso de agonistas beta-2 estar atualmente difundido no meio esportivo, a d i ti dose d clembuterol verificada para produzir de l b t l ifi d d i um efeito anablico em animais foi aproximadamente 100x maior que a tolerada para um ser humano. Efeitos adversos: -Taquicardia, vasodilatao perifrica, hipocalemia, tremores nas mos, tenso nervosa e dores de cabea.

Ex. clembuterol - agonista beta-2 (na teraputica utilizado como g ( broncodilatador para o tratamento da asma) Objetivo (doping): -Foi verificado em 1993 que o clembuterol tinha a propriedade de aumentar a massa muscular e reduzir a gordura corporal.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS SUBSTNCIAS PROIBIDAS HORMNIOS PEPTDICOS HORMNIOS PEPTDICOS


1. Eritropoietina (EPO) Efetivo? -Estudo demonstrou que repetidas administraes de EPO aumentam o poder aerbico mximo de 4.2 a 4.88L/min e a concentrao de hemoglobina de 152g/L a 169g/L. Efeitos adversos: -Aumento da presso arterial, aumento da viscosidade do sangue, -Problemas cardiovasculares como trombose, derrame cerebral e hipertrofia ventricular, -Risco acentuado devido desidratao que pode ocorrer durante exerccios prolongados.

1. Eritropoietina (EPO) Glicoprotena produzida nos rins e no f d R Gli t d id i fgado. Regulador d l d da produo de clulas vermelhas pela medula ssea. Objetivo (doping): -Elevar artificialmente a produo de eritrcitos de modo a aumentar a capacidade de transporte de O2 para o organismo, melhorando o rendimento aerbico e o desempenho fsico.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS HORMNIOS PEPTDICOS 2. Hormnio de crescimento (GH)


Objetivo (doping): -Aumentar a massa muscular, fora e estatura -Aumentar a massa corporal magra e melhorar a aparncia fsica. Efeitos ergognicos? -Estudos cientficos controlados no demonstraram qualquer efeito sobre a sntese de protenas em msculos especficos ou aumento de fora. Observaes:-Devido ao alto custo atletas tm procurado usar substncias que aumentariam a produo endgena de GH. Ex. a.a. como arginina, ornitina, lisina e triptofano. - efetividade discutida.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS HORMNIOS PEPTDICOS 2. Hormnio de crescimento (GH)

rhGH -verso sinttica do GH verso Indicaes clnicas: deficincia de GH em adultos e crianas, crianas com sndrome de Turner queimaduras e outras condies catablicas.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS HORMNIOS PEPTDICOS 2. Hormnio de crescimento (GH)


Efeitos adversos: -Similares aos sintomas da acromegalia, g , -Alteraes na estrutura esqueltica, alargamento dos dedos das mos e dos ps, aumento da cavidade ocular e prolongamento do queixo -Possibilidade de osteroporose e artrites, -Hiperglicemia, diabetes, aumento da concentrao sangnea de lipdios, reteno de lquido, hipertenso, problemas cardiovasculares, crescimento dos rgos internos, cardiomiopatias hipertrficas, cncer.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
HORMNIOS PEPTDICOS 2. Hormnio de crescimento (GH)

Acromegalia

22

29

37

42

SUBSTNCIAS PROIBIDAS SUBSTNCIAS PROIBIDAS


HORMNIOS PEPTDICOS HORMNIOS PEPTDICOS

2. Hormnio de crescimento (GH)

Efeitos adversos: - O aumento da sntese protica estimulada pelo GH provoca um engrossamento da pele conhecido como epiderme de elefante. - Antes da disponibilidade do GH sinttico era utilizado hormnio extrado das glndulas pituitrias de cadveres: Doena de Creutzfeldt-Jakob - doena lenta e progressiva caracterizada por distrbios no equilbrio corporal, disfasia, demncia e morte em 6-12 meses.

2. Fator de crescimento tipo insulina (IGF-1) Somatomedina C, secreo e sntese heptica estimulada pelo GH.
Objetivo (doping): -Possveis propriedades anablicas. Efeitos adversos: -Semelhantes aos observados com GH, -estudos tm relacionado altos nveis de IGF-1 com a incidncia de cncer de prstata.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS SUBSTNCIAS PROIBIDAS


HORMNIOS PEPTDICOS HORMNIOS PEPTDICOS

3. Gonadotrofina corinica (hCG) Hormnio produzido pela placenta - uso proibido somente para atletas do sexo masculino.
Objetivo (doping): - O hCG estimula as clulas de Leydig nos testculos para produo endgena de testosterona. Desta forma, o abuso de hCG no esporte tem por objetivo a obteno dos efeitos anablicos do esteride endgeno. Efeitos adversos: -Similares ao E.A. -Possibilidade de ginecomastia maior pois o hCG estimula a produo de estradiol.

3. Gonadotrofina corinica (hCG) Hormnio produzido pela placenta - uso proibido somente para atletas do sexo masculino.
Na dcada de da 70, algumas atletas motivo

costumavam planejar uma gravidez nas proximidades competio. O seriam os hormnios que nos primeiros meses de gestao aumentam a fora fsica e melhoram a capacidade respiratria. Depois dos jogos, elas praticavam o aborto.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
HORMNIOS PEPTDICOS

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
AGENTES COM ATIVIDADE ANTI-ESTROGNICA Clomifeno, ciclofenila, tamoxifeno e inibidores da aromatase so proibidos somente para atletas do sexo masculino.
OH CH 3 CH 3 H H O H

4. Hormnio luteinizante (LH) Produzido pelas clulas gonadotrficas da glndula pituitria. Uso proibido somente para atletas do sexo masculino.
Objetivo (doping) Obj ti (d i ) -O LH estimula a sntese e secreo de testosterona. Efeitos anablicos. Efeitos adversos: - Similares aos E.A. Observao: O abuso limitado devido ao alto custo e porque a meia-vida 50% menor que o hCG.

OH CH 3

Aromatase
H HO

H H

testosterona

estradiol

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
AGENTES MASCARANTES
So produtos que tem a possibilidade de interferir na excreo de uma substncia proibida, para evitar sua presena na urina. Exemplos: Diurticos Alterao de pH Probenicida (inibe a excreo tubular)

SUBSTNCIAS PROIBIDAS
AGENTES MASCARANTES

Diurticos Ex. acetazolamida, furosemida, espironolactona, espironolactona clortalidona etc Objetivo (doping):

triantereno,

amilorida,

-Alterar as concentraes urinrias de substncias proibidas para dificultar sua deteco nos exames anti-doping.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS AGENTES MASCARANTES Exemplo: Alterao do pH urinrio- facilita ou no a excreo de anfetaminas anfetaminas. urina cida inalterada 48hs (5,5-6,0)60%

MTODOS PROIBIDOS AUMENTO DE CARREADORES DE O2


Dopagem sangnea Consiste na administrao de sangue ou produtos que contenham glbulos vermelhos a um atleta. Objetivo (doping) -Aumentar a capacidade de captao e transporte de O2 para os msculos. Efetivo? -Estudos tm demonstrado que esse procedimento aumenta em mdia 10% do poder aerbico mximo. Mesmo em atletas treinados quase impossvel obter esse aumento.

urina alcalina (7,5-8,0)- 3-7% inalterado 48hs- reabsorvida e biotransformada.

MTODOS PROIBIDOS AUMENTO DE CARREADORES DE O2


Dopagem sangnea Ergognico? -Estudos tm demonstrado melhora de desempenho: diminuio de 1min em corrida de 10Km - Efeito mantido mesmo aps 2 semanas. Efeitos adversos: -Trombose venosa, flebites, septicemia, desenvolvimento de reaes alrgicas ou hemolticas. Doenas infecciosas.

MTODOS PROIBIDOS MANIPULAO FARMACOLGICA, QUMICA E FSICA

Refere-se ao uso de substncias ou mtodos proibidos que objetivam alterar a validade e a integridade das amostras fornecidas pelos atletas Ex. substituio da amostra, diluio ou adulterao da urina e a administrao de substncias inibidoras da excreo renal.

MTODOS PROIBIDOS DOPING GENTICO


Terapia gentica: Inicialmente desenvolvida para tratar doenas musculares (distrofia muscular).

MTODOS PROIBIDOS DOPING GENTICO


Lee Sweeney, 1998. Universidade de Pensilvnia

-Aumento de cerca de 30% da fora muscular em ratos ratos. -Aumenta a massa muscular por mais tempo (meses). -Ainda no detectado em exames anti-doping de urina ou sangue.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS EM UM ESPORTE ESPECFICO


P1. lcool Poderia ser utilizado com o intuito de diminuir o nvel de ansiedade e tenso, Perda da coordenao motora, reduo da capacidade de julgamento O lcool proibido somente em competio em algumas modalidades esportivas (exemplos): -Aeronutica (0,20g/L) -Arco e flecha (0,10g/L) -Automobilismo -Futebol -Karat (0,40g/L) -Motociclismo

SUBSTNCIAS PROIBIDAS EM UM ESPORTE ESPECFICO


P2. Beta bloqueadores Ex: alprenolol, atenolol, propranolol, etc. metoprolol, oxprenolol, pindolol,

Como agentes da dopagem so utilizados para reduzir tremores e os efeitos da ansiedade em esportes como tiro ao alvo, arco e flecha, golfe, bilhar, boliche. Observaes: em um estudo verificou-se aumento de desempenho em 22 dos 33 atletas atiradores de elite Efeitos adversos: tontura, letargia, sonolncia, queda na presso arterial, nuseas.

SUBSTNCIAS PROIBIDAS EM UM ESPORTE ESPECFICO


P3. Diurticos Proibidos como agentes mascarantes
Outros usos como doping: -Reduzir o peso corpreo de modo a se colocar em categoria inferior (fisiculturismo halterofilismo pugilismo jud) (fisiculturismo, halterofilismo, pugilismo, jud). -Impedir a reteno de gua no organismo, fenmeno observado em usurios de E.A. Efeitos adversos: -Desidratao, tontura, cibra, cefalia, hipotenso, perda de conscincia e coordenao com possibilidade de insuficincia renal e circulatria.

Вам также может понравиться