Вы находитесь на странице: 1из 39

1

HISTRICO O gerador elementar foi inventado na Inglaterra em 1831 por MICHAEL FARADAY, e nos Estados Unidos , mais ou menos na mesma poca, por JOSEPH HENRY. PRINCPIO DE FUNCIONAMENTO O gerador sncrono, ou gerador, tem como funo transformar a energia mecnica fornecida por uma mquina primria (turbina, motor diesel ou gs) em energia eltrica. O funcionamento est baseado na lei da induo eletromagntica de Faraday. Toda vez que uma espira ficar imersa em um campo magntico varivel ser induzida uma fora eletromotriz(f.e.m.) e aparecer uma tenso CA. As partes principais de um gerador so: ROTOR: A parte mvel do gerador cujo campo magntico gerado e excita o gerador. So os plos da mquina. alimentado em corrente contnua com uma baixa tenso, gasta de 1% a 7% da potncia nominal da gerador. ESTATOR: A parte fixa do gerador. Local onde ficam as bobinas que geram a tenso ao serem aplicadas uma f.e.m. sobre elas. ANIS COLETORES e ESCOVAS: Tem por funo levar alimentao ao rotor. Atualmente os geradores so fabricados com excitatriz que substitui o sistema de escovas.

Construtivamente, o gerador pode ser de duas formas: Armadura girante e plos estacionrios ou armadura estacionria e plos girantes . Armadura estacionria e plos girantes a forma construtiva mais difundia, porque apresenta uma srie de vantagens, entre as quais pode-se citar: Maior facilidade de isolao das bobinas para altas tenses. mais fcil isolar um elemento estacionrio do que um rotativo, devido ao peso, tamanho e foras centrifugas. Como o campo funciona com baixas tenses, sendo mais fcil isol-lo.

A cada giro do rotor teremos um ciclo completo da tenso gerada, para uma mquina de um par de plos. Os enrolamentos podem ser construdos com um nmero maior de pares de plos, que se distribuiro alternadamente (um norte e um sul). Neste caso, teremos um ciclo a cada par de plos. Sendo N " a rotao da mquina em "rpm" e f " a freqncia em ciclos por segundo (Hz = Herz) teremos:

Hz = N*P 60
Onde: N = velocidade em RPM; P = Par de plos; 60 = Constante. Ento: 3600 RPM Hz = (3600 * 1)/60 = 60 Hz.

Para um Gerador de quatro plos: 1500 RPM Hz = (1500 * 2)/60 = 50 Hz 1800 RPM Hz = (1800 * 2)/60 = 60 Hz Pelos resultados acima, podemos concluir que existe uma relao fixa entre freqncia da f.e.m. gerada e a rotao da mquina primria. Devido ao fato da rotao e da freqncia estarem sincronizadas, esta mquina denomina de gerador sncrono.

Gerao trifsica O sistema trifsico formado pela associao de trs sistemas monofsicos de tenses U1 , U2 e U3 tais que a defasagem entre elas seja de 120. O enrolamento desse tipo de gerador constitudo por trs conjuntos de bobinas dispostas simetricamente no espao, formando entre si tambm um ngulo de 120. Para que o sistema seja equilibrado isto , U1 = U2= U3 o nmero de espiras de cada bobina tambm dever ser igual.

Tenso nominal mltipla Nos sistemas trifsicos, a tenso entre fases determinada pelas ligaes de fechamento que forem executadas. Normalmente os geradores so fornecidos com 12 terminais de bobinas do induzido para serem ligados de forma a gerar tenso em 220/127 V, 380/220 V ou 440/254 V. Os diferentes valores possveis de tenso so o resultado do arranjo das bobinas, que so construdas em grupos, resultando para cada fase um conjunto de 2 bobinas que podem ser ligadas em: Ligao estrela paralelo; Ligao estrela srie; Ligao zig-zag;

10

comum em geradores o fornecimento em trs tenses 220/380/440. O procedimento nestes casos para se obter 380V ligar o gerador em 440 V, e alterar a referncia no regulador de tenso, de modo a se obter a reduo de tenso (reduo da induo magntica). Deste modo, poderemos obter trs tenses na ligao Y, que a mais comum em geradores.

importante salientar que esta ligao s deve ser executada sob orientao do suporte tcnico da STEMAC pois STEMAC, implica em algumas modificaes nas caractersticas tcnicas do equipamento. Este tipo de ligao visa melhorar o desempenho do equipamento com relao presena de harmnicas no sistema, e de cargas desbalanceadas, porm existe uma perda de potncia em funo deste fechamento, cerca de 15% a 20% da nominal do GMG.

O aperto das conexes deve ser feita de acordo com a tabela acima, retirada do manual de instalao e manuteno linha G plus, da WEG. Este procedimento visa evitar a fadiga do material, bem como no danific-lo no momento do aperto. Deve-se tambm, quando da reviso das conexes, verificar a fixao do(s) TC(s) instalado(s) na bazeta do gerador e o sentido do(s) mesmo(s), que pode(m) estar(em) invertido(s) e gerar(em) erro de leitura pelo sistema.

A resistncia de isolamento do enrolamento deve ser medida antes da entrada em servio. Se o equipamento for armazenado, deve-se fazer uma verificao peridica, durante este perodo. A tabela acima indica a ordem de grandeza dos valores que podem ser esperados ao utilizar o Megmetro em mquina limpa e seca, a 40C, quando a tenso de ensaio (1000 V) aplicada durante 1 minuto. O valor mnimo admissvel para a resistncia Rm do isolamento dada pela frmula: Rm = Un + 1 Onde: Rm - resistncia de isolamento mnima recomendada em Mega Ohm com o enrolamento temperatura de 40C. Un - tenso nominal da mquina, em kV. Se o ensaio for feito em temperatura ambiente diferente de 40C, ser necessrio corrigir a leitura para 40C, utilizando-se uma curva de variao da resistncia do isolamento em funo da temperatura, levantada com a prpria mquina. Estes dados so fornecidos pelo fabricante. Se os valores de resistncia forem diferentes dos mostrados na tabela acima, o gerador dever ser submetido ao processo de secagem descrito no manual do equipamento.

COMPORTAMENTO DO GERADOR VAZIO E SOB CARGA


Em vazio (rotao constante), a tenso de armadura depende do fluxo magntico gerado pelos plos de excitao, ou ainda da corrente que circula pelo enrolamento de campo (rotor). Isto porque o estator no percorrido por corrente, portanto nula a reao da armadura cujo efeito alterar o fluxo total. Carga puramente resistiva: Se o gerador alimenta um circuito puramente resistivo, a corrente de carga gera um campo magntico no estator. Campo magntico induzido produz dois plos defasados de 90 em atraso em relao aos plos principais do rotor, e estes exercem sobre os plos uma fora contrria ao movimento, gastando-se potncia mecnica para se manter o rotor girando. Devido a perda de tenso nos enrolamentos da armadura ser necessrio aumentar a corrente de excitao para manter a tenso nominal.

Carga puramente indutiva: Neste caso, a corrente de carga est defasada em 90 em atraso em relao a tenso, e o campo de reao do armadura (estator) estar consequentemente na mesma direo do campo principal, mas em polaridade oposta. O efeito da carga indutiva desmagnetizante. As cargas indutivas armazenam energia no seu campo indutor e a devolvem totalmente ao gerador, no exercendo nenhum conjugado frenante sobre o induzido. Neste caso, s ser necessrio energia mecnica para compensar as perdas. Devido ao feito desmagnetizante ser necessrio um grande aumento da corrente de excitao para se manter a tenso nominal.

EXCITAO Para manter constante a tenso de sada do gerador, necessrio regular o sistema de excitao, pois a intensidade do campo magntico induzido que determina este valor, dessa forma, aplicado o regulador de tenso no sistema, que o equipamento que monitora as variaes de tenso de sada do gerador e atua diretamente na excitatriz para que esta aumente ou diminua o fluxo do campo magntico, mantendo constante a tenso para qualquer solicitao de carga. Quanto a forma construtiva, duas so as configuraes bsicas para o sistema de excitao do gerador; EXCITAO DINMICA e EXCITAO ESTTICA. O primeiro, denominado excitao dinmica, montado no prprio eixo do gerador com ponte de diodos girantes. O segundo, denominado excitao esttica, constitudo por um retificador utiliza a prpria energia gerada pelo gerador para alimentar o campo com corrente continua. Nos geradores antigos este gerador de corrente contnua era um dnamo, com escovas e coletor de lminas de cobre. Atualmente utiliza-se um pequeno gerador de plos fixos, cuja corrente alternada gerada no induzido rotativo retificada por uma ponte retificadora de onda completa, tambm girante, que transfere a corrente retificada diretamente ao campo do gerador, sem a necessidade de escovas. Este sistema denominado Brushless e largamente utilizado.

18

O regulador de tenso compara a tenso de sada do gerador com o padro ajustado no potencimetro de ajuste de tenso e efetua as correes atuando no campo da excitatriz. No sistema de excitao esttica, a corrente que alimenta o campo do gerador retificada e controlada por uma excitatriz eletrnica. A conduo da corrente se faz por meio de um par de anis com escovas montado no eixo do gerador. Como utiliza a tenso gerada pelo gerador, necessita de um mnimo de tenso inicial, gerada pelo magnetismo remanente do gerador durante a partida, para iniciar o processo de retificao e alimentao do campo. Este processo de incio de gerao denominado escorva do gerador. importante salientar que existem nveis de queda de tenso para geradores quando da entrada de carga, considerados aceitveis e que estes valores dependem de fatores, tais como tipos de carga e percentual de carga aplicada. O importante que este valor no ultrapasse 7%.Porm existem casos em que valores superiores a este so considerados normais. Para valores diferentes deste, deve se consultar o suporte tcnico da STEMAC.

Atualmente a WEG MQUINAS produz duas linhas bsicas de mquinas sncronas: linha S e linha GTA. A linha S foi criada para atender aplicaes mais especficas e composta de produtos engenheirados (motores e geradores) com carcaas a partir da 355 at 2000 em baixa ou alta tenso. So fabricados em chapas de ao soldadas, abertos ou fechados com trocador de calor a ar ou gua. Acionadas geralmente por turbinas hidrulicas ou a vapor. A linha GTA uma evoluo das extintas linhas DK e BTA, composta somente de mquinas seriadas (geradores) normais, telecomunicaes e navais, com carcaas a partir da 200 at 400, somente em baixa tenso. So fabricadas em chapas de ao calandradas. Acionadas geralmente por motores diesel.

Geradores com excitao por escovas


No gerador DL, o campo alimentado em corrente contnua por escovas e anis coletores, e a tenso alternada retirada do estator, neste sistema normalmente o campo alimentado por uma excitatriz chamada de excitatriz esttica. A tenso de sada do gerador mantida constante para qualquer carga e fator de potncia, pois esta verifica constantemente a tenso de sada. Quando acionado na rotao nominal o processo de escorvamento se inicia pela pequena tenso residual do gerador. VANTAGENS: Menor tempo de resposta na recuperao de tenso. Menor queda de tenso na partida de motores de induo. DESVANTAGENS: Exige manuteno peridica no conjunto escovas e porta escovas. No aconselhvel a utilizao em centro de processamento de dados, telecomunicaes, devido a possibilidade de gerar rdio interferncia em funo de mau contato das escovas.

Geradores com excitao sem escovas (Brushless)


Os geradores BRUSHLESS, so compostos por um estator, um rotor, uma ponte de diodos girantes, uma excitatriz principal e uma excitatriz auxiliar, esta ltima com ims permanentes em alguns modelos. O processo de excitao do gerador comea pela excitatriz auxiliar que alimenta o regulador de tenso com uma tenso alternada. Esta tenso retificada e enviada a um gerador de plos fixos (excitatriz principal). A excitatriz principal envia uma tenso alternada para a ponte retificadora girante. Ento, essa tenso retificada e aplicada ao rotor da mquina. Neste sistema as escovas e porta escovas so eliminados pois a tenso de alimentao do campo do gerador obtida atravs da tenso induzida na excitatriz e o nico elemento de interao o campo magntico. A antiga linha D possua duas variaes: - DKBH: excitatriz auxiliar sem ms, montada internamente ao gerador. Neste tipo de excitatriz, se a mquina ficar parada por longos perodos, pode-se ter dificuldade de se iniciar o escorvamento. - DKBP: excitatriz auxiliar com ms, montada externamente o gerador (montada na tampa traseira). - SS (antigo DKBL) - No gerador tipo SS a alimentao do regulador obtida atravs de TAP's do prprio enrolamento para baixa tenso ou TP's (trafos de potencial) para alta tenso. Ento, no regulador, a tenso retificada e enviada a um gerador de plos fixos (excitatriz principal) e ponte retificadora girante.

Gerador brushless (sem escovas) sem excitatriz auxiliar. Utiliza um enrolamento auxiliar independente, alojado nas ranhuras da armadura (bobina auxiliar). Serve para fornecer a tenso de alimentao para o regulador de tenso. A bobina auxiliar um bobinado auxiliar que fica alojado em algumas ranhuras do estator principal da mquina. Sua funo fornecer potncia para alimentar o campo da excitatriz principal, regulada e retificada pelo regulador de tenso. Em condies normais de operao do gerador, produzida uma tenso monofsica de freqncia nominal do gerador, sofrendo pequenas distores na forma de onda, dependendo do tipo de carga (resistiva, indutiva ou capacitiva). Em situaes de curto-circuito na sada do gerador, produzida uma tenso monofsica de terceira harmnica que alimenta o regulador de tenso e mantm o curto-circuito.

A ilustrao acima mostra o significado da nomenclatura utilizada pela WEG como exemplo, porm existem outros cdigos, que podem ser consultados diretamente no manual do equipamento. Geradores de outros fabricantes, tais como CRAMACO, NEW AGE / STAMFORD tambm podem ser consultados nos respectivos manuais.

DIODOS Normalmente as falhas nos diodos so provocadas por fatores externos (surtos de tenso, carga capacitiva e etc) No caso de ocorrer a queima de um diodo girante, necessrio tambm, verificar as condies dos demais. Quando um diodo danificado fica impossvel determinar o estado exato dos demais diodos, mesmo que o teste indique bom estado. Devido o conjunto de diodos fazer parte do circuito de excitao da mquina sncrona, recomenda-se a substituio de todos os diodos. Reduzindo o risco de novas paradas motivadas pela danificao dos demais diodos. Observar na instalao dos diodos as polaridades, pois trs diodos possuem catodo na carcaa e trs possuem anodo na carcaa

26

27

Teste nos Diodos A conduo de corrente deve acontecer apenas no sentido anodo-catodo, ou seja, na condio de polarizao direta.

A tabela acima determina a medida da chave do torqumetro e o torque a ser aplicado nos diodos, de acordo com suas dimenses.

POTNCIA ATIVA Potncia Ativa, que realiza o trabalho propriamente dito, gerando calor, iluminao, movimento, etc., e medida em KW. POTNCIA REATIVA A energia eltrica reativa normalmente expressa em kVAr. Por conveno, quando ela dada em valores positivos ela indutiva, e quando negativa ela capacitiva. A energia reativa indutiva necessria ao funcionamento de motores. Ela responsvel pela magnetizao dos enrolamentos de motores e transformadores. A energia reativa capacitiva normalmente fornecida ao sistema eltrico por capacitores. Outra forma de se explicar energia reativa considerando-se o sincronismo entre tenso e corrente. Quando temos apenas cargas resistivas, a tenso e a corrente esto em fase. Ao ligarmos uma carga indutiva (motor), a corrente est defasada 90 em atraso com relao a tenso. J as cargas capacitivas quando so alimentadas, a corrente defasada 90 em adianto com relao a tenso. POTNCIA APARENTE A energia total (ou aparente) a soma vetorial da energia reativa (indutiva e capacitiva) com a energia ativa.

Denomina-se GMG hbrido aquele que a potncia do gerador superior a do motor. Utiliza-se este tipo de GMG em casos de cargas reativas muito elevadas.

As entradas e sadas de ar devem ser mantidas desobstrudas a fim de que a troca de calor seja eficiente. Caso haja deficincia na troca de calor, o gerador ir sobre aquecer podendo danificar a bobinagem (queima do gerador).

Os geradores at a carcaa 315 (inclusive) possuem rolamentos blindados, com isso no se faz necessrio a relubrificao dos mesmos. Ao final da vida til do lubrificante, o rolamento deve ser substitudo. Para os geradores acima da carcaa 315, os rolamentos so relubrificveis, nestes casos necessrio seguir rigorosamente as instrues quanto a relubrificao (periodicidade, quantidade e tipo de graxa), contidos no manual do gerador.

A tabela acima informa o intervalo de manuteno, o tipo de rolamento, posio e a quantidade de graxa a ser colocada para geradores de carcaa superior a 315.

35

36

37

Para transporte do gerador, aps o desacoplado, fundamental que se faa o travamento do eixo, pois caso contrario podem ocorrer srios danos ao estator principal e ao rotor.

Para transporte do gerador, aps o desacoplado, fundamental que se faa o travamento do eixo, pois caso contrario podem ocorrer srios danos ao estator principal e ao rotor.

Вам также может понравиться