Вы находитесь на странице: 1из 8

1 A tica Epicurista

Para entender a tica Epicurista preciso entender a tica como os gregos entendiam: um estilo de vida ou uma esttica da existncia cujos referenciais so a Physis e o Ksmos. Portanto, a tica da excelncia, da virtude e do bem. Mas estes atributos no so ddivas, devem ser conquistados a cada dia, mesmo que para isso seja necessrio empregar uma estratgia, uma tcnica elaborada racionalmente. O resultado a sade, o equilbrio das foras, o resgate da harmonia que vem do cosmos e da natureza. A partir da estabelecem-se duas possibilidades: a sade da cidade, um projeto poltico voltado para a participao nas decises sobre o destino da plis, e a sade interior, projeto tico voltado para dentro do ser humano, para a busca de uma vida feliz, serena e prazerosa, mesmo nas adversidades. Quanto primeira possibilidade, observamos que Epicuro vive numa poca verdadeiramente conturbada, seja no plano poltico, seja no filosfico. O chamado perodo helenstico marcado pelo domnio macednio quando os cidados gregos j no decidem politicamente, e culturalmente sofrem grandes influncias. As monarquias impedem a participao poltica e as decises so centralizadas no soberano e seus colaboradores diretos. Na filosofia, as muitas interpretaes das teorias do um carter de relatividade s mximas, outrora to bem definidas como a verdade, o bem e a virtude. As conscincias gregas encontravam-se em grande confuso. Resta, portanto, uma segunda possibilidade, uma tica voltada para o interior do ser humano que se consolida como a tica de uma vida feliz, pautada na eliminao dos medos e na convico da capacidade humana de atingir a felicidade. A busca do prazer natural, encontrado nas coisas simples da vida e na amizade, associada ausncia das perturbaes e da dor, possibilita a realizao de uma vida feliz. Mas no se trata de um projeto individualista uma vez que est calcado na amizade, no compromisso e no sacrifcio, em que na h espao para a solido e o egosmo. O sbio, posto prova nas necessidades da vida, sabe mais dar generosamente
do que receber: to grande tesouro de ntima segurana e independncia dos desejos possui em si (Sent. Vatic, 44 In: Mandolfo, 1967) Os epicuristas dizem algures que mais doce fazer o bem do que receb-lo (Plutarco, Nom Posse suaviter etc.., XV, 4 In: Mondolfo, 1967)

2 a tica epicurista a tica da sabedoria, que possibilita a realizao, a plenitude da vida humana, que por sua vez acontece na prtica diria e que se torna mais importante que o conhecimento cientfico.
Epicuro, enquanto reafirma a necessidade da ontologia como fundamento da tica, inverte a hierarquia platnica-aristotlica e declara a tica superior fsica. cincia e sophia superpe-se a phrnesis, a sabedoria. (Reale, 1994).

A importncia que Epicuro d tica sinaliza uma tentativa de se criar um estilo de vida universal e atemporal que, por estar sendo elaborado num momento adverso e pela riqueza de seus elementos, mostra-se vivel nas diversas culturas e mentalidades. O fato de a tica epicurista estar sustentada na interiorizao da liberdade, da virtude, da solidariedade e da justia, confere-lhe um carter independente e autnomo diante das mudanas estruturais das sociedades historicamente constitudas. A edificao de uma estrutura interior slida possibilita aos seres humanos a vivncia feliz, independentemente dos atropelos causados pelos conflitos polticos e econmicos que permeiam todas as conjunturas sociais. Mas o que possibilita o desenvolvimento de uma teoria to rica e intrigante a viso que Epicuro tem do prazer. Escreve ele: O prazer o incio e o fim de uma vida feliz (carta sobre a felicidade: a Meneceu). E por prazer entende Epicuro a ausncia da dor fsica e a imperturbabilidade da alma. Pouco necessrio, naturalmente, pelo que diz respeito ao corpo: tudo o que suprime a dor pode dar-lhe ao mesmo tempo numerosas delcias (Lucrcio, Da Natureza, livro II, 20). Mas esse pouco a que se refere Lucrcio, torna-se muito quando entendido no como uma negatividade da vida e sim como a conquista de uma autonomia que permita o controle das sensaes que constituem a existncia humana. A supresso transforma-se em conquista de um espao extremamente profcuo onde transitam: o discernimento, para que se possa escolher os prazeres verdadeiros; a autonomia, para que no se deixe influenciar pelos prazeres e a integridade, para que se possa transmitir aos outros as conquistas. O remdio que deve ser usado e disseminado o tetraphrmakon, aquele que ataca as crendices e a ignorncia: No h o que temer quanto aos deuses, uma vez que os deuses tm seu prprio mundo, resolvido e plenamente feliz. H sim que imit-los em sua serenidade e autonomia. No h nada a temer quanto a morte pois quando ele chegar, j

3 no estaremos aqui para senti-la. A sensibilidade prpria de quem vive. Pode-se alcanar a felicidade uma vez que se trata de um atributo humano, que a ignorncia desvirtua. A felicidade esta nas coisas simples, no momento presente, vivido sem ansiedade. Pode-se suportar a dor pois quando ela forte demais perdemos os sentidos. Quando ela se prolonga porque trata-se de algo suportvel e no deve ser empecilho para a felicidade. So, portanto, as atitudes humanas diante de problemas como o medo e a sensao de impotncia que fazem da tica epicurista uma tica ativa, marcada pela racionalidade e o culto ao conhecimento. Eliminados os medos e alcanada a autonomia, resta viver uma vida prazerosa junto aos amigos. Mas os prazeres tambm devem passar pela racionalidade sob o risco de se voltar ao estado de dependncia e instabilidade. Os verdadeiros prazeres, os naturais, encontram-se na medida, no equilbrio e nunca no desmedido e na insensatez. O modelo o modelo da natureza, que nunca pede mais do que o necessrio. O corpo no tem fome mais do que se precisa comer e o esprito no invoca mais do que o mnimo para manter-se sereno. A justa medida traz a possibilidade da realizao plena da existncia, estvel e feliz. O conhecimento Fica claro no tratar-se de uma tarefa simples a de atingir o resultado esperado por Epicuro. Esta tarefa requer principalmente conhecimento sobre a natureza e sobre as foras que a regem. Conhecer para no se deixar enganar. Conhecer para no se deixar dominar pelo medo e pela angstia. A coerncia da tica epicurista est justamente na sua composio. A felicidade possvel tem como ponto de partida a superao do que se lhe inviabiliza: a ignorncia. O conhecimento torna-se fundamental como critrio para a ao da verdade que por sua vez vai possibilitar a escolha correta. instrumento extremamente til para o objetivo final da filosofia epicurista que o alcance de uma vida feliz. No entanto, preciso saber conhecer. So justamente as sensaes primeiro critrio de verdade que vo permitir a identificao dos procedimentos verdadeiros uma vez que para Epicuro, as sensaes so sempre verdadeiras e nunca se enganam. So manifestaes evidentes que chegam atravs dos sentidos de forma clara e precisa.

4
No h evidncia mais forte do que aquilo que sinto e percebo. Tenho fome, doem-me os dentes, vejo as folhas verdes, ouo o latido do co, toco a espessa superfcie da parede. No h argumento, no h dialtica que me faa no ter sentido o que senti, no ter visto o que vi. Enquanto tais, as sensaes no me enganam nunca. (Moraes, 1998)

Alm das sensaes, tambm as pr-noes so usadas como critrios para a determinao da verdade. Esta memorizao da sensibilidade e sua posterior conceituao possibilitam o retorno mente independentemente de uma nova sensao mas em funo de sensao passada. Uma vez originada da sensao, as pr-noes so tambm verdadeiras. Em ouvindo a palavra rvore, logo algum sabe do que se est falando, porque recorda as muitas percepes que teve relativamente a uma rvore (Ullmann, 1996). Trata-se, portanto, de uma noo universal rvore independente de pertencer a este ou aquele tipo de rvore. Ainda um outro critrio de verdade utilizado por Epicuro: os sentimentos de prazer ou dor, que acabam tornando-se regras para a ao humana uma vez que, segundo ele, todos os sentimentos esto relacionados a um ou a outro, sendo que o prazer inerente ao ser humano e a dor lhe totalmente estranha. Neste sentido, os prazeres devem ser buscados, porque so prprios da natureza humana, e as dores evitadas, pois no fazem parte de sua natureza. Aqui encontra-se, ao que parece, um dos princpios fundamentais da tica epicurista. Seja qual for o critrio usado, o importante que apresenta uma estrutura de conhecimento baseada na verdade iminente. Mas de onde viria ento o erro? Nunca das sensaes, das pr-noes ou dos sentimentos, mas das opinies que se formam sobre estes. As opinies, estas sim podem ser verdadeiras ou falsas por fugirem ao instante evidente e dependeram de uma confirmao da experincia ou pelo menos no sofrerem sua contestao. E as conseqncias das opinies falsas, dos erros, podem ser danosas aos indivduos e sociedade uma vez que podem determinar aes equivocadas para a resoluo dos problemas. Aes geralmente baseadas na superstio e na interveno do sobrenatural na vida humana.

5 O epicurismo hoje Resta-nos saber se o epicurismo representa ainda hoje uma significativa maneira de pensar assim como se sua tica uma tica que se mantm expressiva diante da problemtica existencial contempornea. Poderamos partir de uma constatao: a sociedade contempornea vive um malestar generalizado. A palavra chave crise: tica, poltica, econmica, afetiva, enfim, existencial. A tecnologia, o progresso, estabeleceram parmetros existenciais que se mostraram ineficientes para dar ao ser humano, ou pelo menos maioria deles, uma qualidade de vida satisfatria no que diz respeito s necessidades fundamentais e mais ainda aos desejos mais profundos de realizao pessoal e porque no dizer, de felicidade. Destitudo de seus direitos fundamentais como liberdade, criatividade, identidade e alteridade, o ser humano foi reduzido ao mercado de consumo, oscilando entre o espao que vai do consumidor ao consumido. Perdeu o gosto pelas coisas simples, tornou-se escravo da mercadoria, dos objetos e do tempo. No campo poltico a corrupo e os interesses de minorias dominantes ditam as atividades e selam o destino da grande maioria desguarnecida. Destino catastrfico, marcado pela misria material e intelectual. O ser humano dito comum, sente-se impotente diante da arrogncia e da falta de humanidade dos governantes que submetem seus pases s leis implacveis do mercado financeiro em detrimento das necessidades bsicas dos cidados. Diante desse quadro, parece-nos interessante o resgate de uma tica que trate dos valores de uma forma simples e ao mesmo tempo to abrangente como a tica epicurista. O que Epicuro percebeu e que os seres humanos de nosso tempo parecem no perceber que os prazeres tanto podem contribuir para o enriquecimento da existncia como podem contribuir para um estado de esvaziamento do ser que se v envolto numa seqncia de necessidade e devaneios sem perspectiva e que culminam com a destruio dos mais importantes componentes existenciais humanos: a autonomia, a liberdade, a criatividade. Da a necessidade de distinguir entre os prazeres verdadeiramente construtivos, aqueles que em nenhum momento criam dependncia, alienao ou contribuem para a perda da dignidade. Nesta perspectiva o ser humano precisa rever sua postura diante do consumo, da sexualidade e das relaes de poder. Autonomia a palavra chave, relao inteligente, coerente com a possibilidade humana de entendimento dos fenmenos scias e pessoais vividos e por viver. Grande contribuio a da tica

6 epicurista quando mostra que o conhecimento fundamental para que se possa identificar os verdadeiros prazeres. Conhecimento que elucida o cotidiano de forma a evidenciar os acertos e os equvocos das aes humanas possibilitando a escolha que viabilizem realizao da vida feliz. Mostra-se tambm bastante prpria para os dias de hoje a luta travada por Epicuro contra a superstio e as crenas sobrenaturais. Vemos um mundo dominado pelo culto aos deuses que, atravs de seus representantes na terra prometem prosperidade e soluo fcil para todos os problemas. O culto aos objetos, aos ttulos e aos cargos mantm os seres hipnotizados e impossibilitados de enxergar as armadilhas postas no caminho, que impedem a realizao da vida, uma vez que estabelecem um processo contnuo de inquietude e desassossego. A dependncia e o medo, to combatidos por Epicuro so hoje marcantes e ditam o comportamento da grande maioria das pessoas. Epicuro desmistificou a dor e a morte, o que tambm se torna providencial em nossos dias. Em conseqncia ao medo e insegurana, o que se pensa hoje sobre a dor e a morte acaba tambm por prejudicar a vida no que nela h de melhor, sua prpria natureza. O ser humano foge da dor e da morte. Ignora suas existncias. Ao menor sinal de sua presena, providencia sua negao para tambm negar suas prprias limitaes e a fragilidade de tudo o que conquistou neste mundo. O analgsico, a droga, eliminam imediatamente a dor e a simulao afasta a idia da morte. Neste processo so cmplices a famlia, os mdicos e o prprio paciente. Epicuro pensou a dor e a morte como algo que, ao ser encarado e entendido, no impede a felicidade. A morte porque no pertence ao mundo sensvel, no chegando, portanto, a nos alcanar e a dor porque sempre passageira. Caso no seja, suportvel. Habitua-te a pensar que a morte no nada para ns, porque todo bem e todo mal residem na faculdade de sentir, da qual a morte , justamente a privao. (Epicuro). E Epicuro vai alm quando lembra a todos a possibilidade de se buscar imagens prazerosas que substituam as dolorosas. Imagens passadas, guardadas na memria e que podem ser acionadas a qualquer momento. um projeto de autonomia e integridade que faz do ser humano um ser capaz de direcionar suas sensaes para a positividade, sem se deixar tomar pelo medo e pela insegurana. Ao invs de fugir da dor e da morte preciso entend-las para que no consigam interferir na existncia feliz. A morte a dor s podem representar algo de ruim pra aqueles que no as entendem. Entendendo-as como processos inerentes aos seres e nunca como impeditivo

7 para a vida feliz, no h por que supervaloriz-las, buscando solues mgicas para elimin-las. Mas a grande contribuio do epicurismo para a sociedade contempornea a meu ver no que diz respeito possibilidade de felicidade nas adversidades. A receita der Epicuro contundente:
A quem no basta pouco, nada basta (...) A vida do insensato ingrata, encontra-se e, constante agitao e est sempre dirigida para o futuro (...) Se queres enriquecer Pitocles, no lhe acrescente riquezas: diminui-lhes os desejos (...) Ento quem obedece natureza e no s vs opinies a si prprio se basta em todos os casos. Com efeito, para o que suficiente por natureza, toda aquisio riqueza, mas, por comparao com o infinito dos desejos, at a maior riqueza pobreza (...) Quando te angustias com tuas angustias, te esqueces da natureza: a ti mesmo te impes infinitos desejos e temores. (Epicuro), Antologia de textos, 1980)

Trata-se de perceber a natureza humana como voltada para a felicidade, portanto pouco necessitada de elementos compensatrios de pseudocarncias. Epicuro divide os prazeres em dois tipos: Os naturais, tambm conhecidos como prazeres em repouso, so os verdadeiros pois no so frutos de carncia e nem se transformam em pesares. Advm do controle humano sobre si e da capacidade de no se deixar levar pelas opinies dos outros. Em contrapartida, existem os prazeres artificiais, prazeres em movimento por isso nunca so saciados so os falsos prazeres, criados pelos humanos diante da incapacidade de ver-se como ser autnomo. Nossa sociedade j percebeu a necessidade de buscar alternativas aos excessos da civilizao que se estabeleceu desde a modernidade. E a alternativa epicurista mostra-se interessante quando associa prazer negao da corrida pela satisfao porque no muda o objeto da felicidade humana mas mostra meios diferenciados para conquist-la. No se trata de negar a civilizao ou pregar a volta do ser humano ao estado selvagem mas, entender a necessidade de reverter o processo de construo e consumo de objetos nos quais encontra-se inserido at mesmo o prprio corpo humano. S assim ser possvel a construo de uma tica verdadeiramente humanista e neste sentido, sem sombra de dvidas, o epicurismo tem muito a contribuir.

Вам также может понравиться