Вы находитесь на странице: 1из 11

CARTA ENCCLICA DO PAPA PIO XII

HUMANI GENERIS
SOBRE OPINIES FALSAS QUE AMEAAM A DOUTRINA CATLICA

A nossos venerveis irmos os Patriarcas, Primazes, Arcebispos e Bispos e demais Ordinrios locais em paz e comunho com a S Apostlica INTRODUO 1. As dissenses e erros do gnero humano em questes religiosas e morais tm sido sempre fonte e causa de intensa dor para todas as pessoas de boa vontade e, principalmente, para os filhos fiis e sinceros da Igreja; mas, de maneira especial, o continuam sendo hoje em dia, quando vemos combatidos at os prprios princpios da cultura crist. 2. No de admirar que haja constantemente discrdias e erros fora do redil de Cristo. Pois, embora possa realmente a razo humana com suas foras e sua luz natural chegar de forma absoluta ao conhecimento verdadeiro e certo de Deus, nico e pessoal, que sustm e governa o mundo com sua providncia, bem como ao conhecimento da lei natural, impressa pelo Criador em nossas almas, entretanto, no so poucos os obstculos que impedem a razo de fazer uso eficaz e frutuoso dessa sua capacidade natural. De fato, as verdades que se referem a Deus e s relaes entre os homens e Deus transcendem por completo a ordem dos seres sensveis e, quando entram na prtica da vida e a enformam, exigem o sacrifcio e a abnegao prpria. Ora, o entendimento humano encontra dificuldades na aquisio de tais verdades, j pela ao dos sentidos e da imaginao, j pelas ms inclinaes, nascidas do pecado original. Isso faz com que os homens, em semelhantes questes, facilmente se persuadam de ser falso e duvidoso o que no querem que seja verdadeiro. 3. Por isso deve-se defender que a revelao divina moralmente necessria para que, mesmo no estado atual do gnero humano, todos possam conhecer com facilidade, com firme certeza e sem nenhum erro, as verdades religiosas e morais que no so por si inacessveis razo.(1) 4. Ademais, por vezes, pode a mente humana encontrar dificuldade mesmo para formar juzo certo sobre a credibilidade da f catlica, no obstante os mltiplos e admirveis indcios externos ordenados por Deus para se poder provar certamente, por meio deles, a origem divina da religio crist, exclusivamente com a luz da razo. Isso ocorre porque o homem, levado por preconceitos, ou instigado pelas paixes e pela m vontade, no s pode negar a evidncia desses sinais externos, mas tambm resistir s inspiraes sobrenaturais que Deus infunde em nossas almas.

I. FALSAS DOUTRINAS ATUALMENTE EM VOGA 5. Se olharmos para fora do redil de Cristo, facilmente descobriremos as principais direes que seguem no poucos dos homens de estudo. Uns admitem sem discrio nem prudncia o sistema evolucionista, que at no prprio campo das cincias naturais no foi ainda indiscutivelmente provado, pretendendo que se deve estend-lo origem de todas as coisas, e com ousadia sustentam a hiptese monista e pantesta de um mundo submetido a perptua evoluo. Dessa hiptese se valem os comunistas para defender e propagar seu materialismo dialtico e arrancar das almas toda noo de Deus. 6. As falsas afirmaes de semelhante evolucionismo pelas quais se rechaa tudo o que absoluto, firme e imutvel, vieram abrir o caminho a uma moderna pseudo-filosofia que, em concorrncia contra o idealismo, o imanentismo e o pragmatismo, foi denominada existencialismo, porque nega as essncias imutveis das coisas e no se preocupa mais seno com a "existncia" de cada uma delas. 7. Existe igualmente um falso historicismo, que se atm s aos acontecimentos da vida humana e, tanto no campo da filosofia como no dos dogmas cristos, destri os fundamentos de toda verdade e lei absoluta. 8. Em meio a tanta confuso de opinies nos de algum consolo ao ver os que hoje, no raramente, abandonando as doutrinas do racionalismo em que haviam sido educados, desejam voltar aos mananciais da verdade revelada e reconhecer e professar a palavra de Deus conservada na Sagrada Escritura como fundamento da cincia sagrada. Contudo, ao mesmo tempo, lamentamos que no poucos desses, quanto mais firmemente aderem palavra de Deus, tanto mais rebaixam o valor da razo humana; e quanto mais entusiasticamente enaltecem a autoridade de Deus revelador, tanto mais asperamente desprezam o magistrio da Igreja, institudo por nosso Senhor Jesus Cristo para defender e interpretar as verdades reveladas. Esse modo de proceder no s est em contradio aberta com a Sagrada Escritura, como ainda pela experincia se mostra equvoco. Tanto assim que os prprios "dissidentes" com freqncia se lamentam publicamente da discrdia que entre eles reina em questes dogmticas, a tal ponto que se vem obrigados a confessar a necessidade de um magistrio vivo.

II. INFILTRAO DESSES ERROS NO PENSAMENTO CATLICO 9. Os telogos e filsofos catlicos, que tm o grave encargo de defender e imprimir nas almas dos homens as verdades divinas e humanas, no devem ignorar nem desatender essas opinies que, mais ou menos, se apartam do reto caminho. Pelo contrrio, necessrio que as conheam bem; pois no se podem curar as enfermidades antes de serem bem conhecidas; ademais, nas mesmas falsas afirmaes se oculta por vezes um pouco de verdade; e, por fim, essas opinies falsas incitam a mente a investigar e ponderar com maior diligncia algumas verdades filosficas ou teolgicas. 10. Se nossos filsofos e telogos somente procurassem tirar esse fruto daquelas doutrinas, estudando-as com cautela, no teria motivo para intervir o magistrio da Igreja. Embora saibamos que os doutores catlicos em geral evitam contaminar-se com

tais erros, consta-nos, entretanto, que no faltam hoje os que, como nos tempos apostlicos, amando a novidade mais do que o devido e tambm temendo que os tenham por ignorantes dos progressos da cincia, intentam subtrair-se direo do sagrado Magistrio e, por esse motivo, acham-se no perigo de apartar-se insensivelmente da verdade revelada e fazer cair a outros consigo no erra. 11. Existe tambm outro perigo, que tanto mais grave quanto se oculta sob a capa de virtude. Muitos, deplorando a discrdia do gnero humano e a confuso reinante nas inteligncias dos homens e guiados por imprudente zelo das almas, sentem-se levados por interno impulso e ardente desejo a romper as barreiras que separam entre si as pessoas boas e honradas; e propugnam uma espcie de "irenismo" que, passando por alto as questes que dividem os homens, se prope no somente a combater em unio de foras contra o atesmo avassalaste, seno tambm a reconciliar opinies contrrias, mesmo no campo dogmtico. E, como houve antigamente os que se perguntavam se a apologtica tradicional da Igreja constitua mais impedimento do que ajuda para ganhar almas a Cristo, assim tambm no faltam agora os que se atreveram a propor seriamente a dvida de que talvez seja conveniente no s aperfeioar mas tambm reformar completamente a teologia e o mtodo que atualmente, com aprovao eclesistica, se emprega no ensino teolgico, a fim de que se propague mais eficazmente o reino de Cristo em todo o mundo, entre os homens de todas as civilizaes e de todas as opinies religiosas. 12. Se tais propugnadores no pretendessem mais do que acomodar, com alguma renovao, o ensino eclesistico e seus mtodos s condies e necessidades atuais, no haveria quase nada que temer; contudo, alguns deles, arrebatados por imprudente "irenismo", parecem considerar como bice para restabelecer a unidade fraterna justamente aquilo que se fundamenta nas prprias leis e princpios legados por Cristo e nas instituies por ele fundadas, ou o que constitui a defesa e o sustentculo da integridade da f, com a queda do qual se uniriam todas as coisas, sim, mas somente na comum runa. 13. Os que, ou por repreensvel desejo de novidade, ou por algum motivo louvvel, propugnam essas novas opinies, nem sempre as propem com a mesma intensidade, nem com a mesma clareza, nem com idnticos termos, nem sempre com unanimidade de pareceres; o que hoje ensinam alguns mais encobertamente, com certas cautelas e distines, outros mais audazes propalaro amanh abertamente e sem limitaes, com escndalo de muitos, em especial do clero jovem, e com detrimento da autoridade eclesistica. Mais cautelosamente costume tratar dessas matrias nos livros que so postos publicidade, j com maior liberdade se fala nos folhetos distribudos privadamente e nas conferncias e reunies. E no se divulgam somente estas doutrinas entre os membros de um e outro clero, nos seminrios e institutos religiosos, mas tambm entre os seculares, principalmente aqueles que se dedicam ao ensino da juventude.

III. CONSEQNCIAS 1. Desprezo da teologia escolstica

14. Quanto teologia, o que alguns pretendem diminuir o mais possvel o significado dos dogmas e libertlos da maneira de exprimi-los j tradicional na Igreja, e dos conceitos filosficos usados pelos doutores catlicos, a fim de voltar, na exposio da doutrina catlica, s expresses empregadas pela Sagrada Escritura e pelos santos Padres. Esperam que, desse modo, o dogma, despojado de elementos que chamam extrnsecos revelao divina, possa comparar-se frutuosamente com as opinies dogmticas dos que esto separados da unidade da Igreja, e que, por esse caminho, se chegue pouco a pouco assimilao do dogma catlico e das opinies dos dissidentes. 15. Reduzindo a doutrina catlica a tais condies, crem que se abre tambm o caminho para obter, segundo exigem as necessidades atuais, que o dogma seja formulado com as categorias da filosofia moderna, quer se trate do imanentismo, ou do idealismo, ou do existencialismo, ou de qualquer outro sistema. Alguns mais audazes afirmam que isso se pode e se deve fazer tambm em virtude de que, segundo eles, os mistrios da f nunca se podem expressar por conceitos plenamente verdadeiros, mas s por conceitos aproximativos e que mudam continuamente, por meio dos quais a verdade se indica, certo, mas tambm necessariamente se desfigura. Por isso no pensam ser absurdo, mas antes, pelo contrrio, crem ser de todo necessrio que a teologia, conforme os diversos sistemas filosficos que no decurso do tempo lhe servem de instrumento, v substituindo os antigos conceitos por outros novos; de sorte que, de maneiras diversas e at certo ponto opostas, porm, segundo eles, equivalentes, faa humanas aquelas verdades divinas. Acrescentam que a histria dos dogmas consiste em expor as vrias formas que sucessivamente foi tomando a verdade revelada, de acordo com as vrias doutrinas e opinies que atravs dos sculos foram aparecendo. 16. Pelo que foi dito evidente que tais esforos no somente levam ao relativismo dogmtico, mas j de fato o contm, pois o desprezo da doutrina tradicional e de sua terminologia favorece tal relativismo e o fomenta. Ningum ignora que os termos empregados, tanto no ensino da teologia como pelo prprio magistrio da Igreja, para expressar tais conceitos podem ser aperfeioados e enriquecidos. sabido tambm que a Igreja no foi sempre constante no uso dos mesmos termos. Ademais, evidente que a Igreja no se pode ligar a qualquer efmero sistema filosfico; entretanto, as noes e os termos que os doutores catlicos, com geral aprovao, foram compondo durante o espao de vrios sculos para chegar a obter alguma inteligncia do dogma no se assentam, sem dvida, sobre bases to escorregadias. Fundam-se realmente em princpios e noes deduzidas do verdadeiro conhecimento das coisas criadas; deduo realizada luz da verdade revelada, que, por meio da Igreja, iluminava, como uma estrela, a mente humana. Por isso, no h que admirar terem sido algumas dessas noes no s empregadas mas tambm sancionadas por conclios ecumnicos; de sorte que no lcito apartar-se delas. 17. Abandonar, pois, ou repelir, ou negar valor a tantas e to importantes noes e expresses que homens de talento e santidade no comuns, com esforo multissecular, sob a vigilncia do sagrado magistrio e com a luz e guia do Esprito Santo, conceberam, expressaram e aperfeioaram para exprimir as verdades da f cada vez com maior exatido, e substitu-las por noes hipotticas e expresses flutuantes e vagas de uma filosofia moderna que, assim como a flor do campo, hoje existe e amanh cair, no s de suma imprudncia, mas tambm converte o dogma numa cana agitada pelo vento. O desprezo dos termos e noes que os telogos escolsticos costumam

empregar leva naturalmente a abalar a teologia especulativa, a qual, por fundar-se em razes teolgicas, eles julgam carecer de verdadeira certeza. 2. Desprezo do magistrio da Igreja 18. Desgraamente, esses amigos de novidades facilmente passam do desprezo da teologia escolstica ao pouco caso e at mesmo ao desprezo do prprio magistrio da Igreja, que tanto prestgio tem dado com a sua autoridade quela teologia. Apresentam este magistrio como empecilho ao progresso e obstculo cincia; e j existem acatlicos que o consideram como freio injusto, que impede alguns telogos mais cultos de renovar a teologia. Embora este sagrado magistrio, em questes de f e moral, deva ser para todo telogo a norma prxima e universal da verdade (visto que a ele confiou nosso Senhor Jesus Cristo a guarda, a defesa e a interpretao do depsito da f, ou seja, das Sagradas Escrituras e da Tradio divina), contudo, por vezes se ignora, como se no existisse, a obrigao que tm todos os fiis de fugir mesmo daqueles erros que se aproximam mais ou menos da heresia e, portanto, de observar tambm as constituies e decretos em que a Santa S proscreveu e proibiu tais falsas opinies. (2) Alguns h que de propsito desconhecem tudo quanto os sumos pontfices expuseram nas encclicas sobre o carter e a constituio da Igreja, a fim de fazer prevalecer um conceito vago, que eles professam e dizem ter tirado dos antigos Padres, principalmente dos gregos. Os sumos pontfices, dizem eles, no querem dirimir questes disputadas entre os telogos; e, assim, cumpre voltar s fontes primitivas e explicar com os escritos dos antigos as modernas constituies e decretos do magistrio. 19. Esse modo de falar pode parecer eloqente, mas no carece de falcia. Pois verdade que os romanos pontfices em geral concedem liberdade aos telogos nas questes controvertidas entre os mais acreditados doutores; porm, a histria ensina que muitas questes que antes eram objeto de livre discusso j no podem ser discutidas. 20. Nem se deve crer que os ensinamentos das encclicas no exijam, por si, assentimento, sob alegao de que os sumos pontfices no exercem nelas o supremo poder de seu magistrio. Entretanto, tais ensinamentos provm do magistrio ordinrio, para o qual valem tambm aquelas palavras: "Quem vos ouve a mim ouve" (Lc 10,16); e, na maioria das vezes, o que proposto e inculcado nas encclicas, j por outras razes pertence ao patrimnio da doutrina catlica. E, se os romanos pontfices em suas constituies pronunciam de caso pensado uma sentena em matria controvertida, evidente que, segundo a inteno e vontade dos mesmos pontfices, essa questo j no pode ser tida como objeto de livre discusso entre os telogos. 21. Tambm verdade que os telogos devem sempre voltar s fontes da revelao; pois, a eles cabe indicar de que maneira "se encontra, explcita ou implicitamente" na Sagrada Escritura e na divina Tradio o que ensina o magistrio vivo. Ademais, ambas as fontes da doutrina revelada contm tantos e to sublimes tesouros de verdade que nunca realmente se esgotaro. Por isso, com o estudo das fontes sagradas rejuvenescem continuamente as sagradas cincias; ao passo que, pelo contrrio, a especulao que deixa de investigar o depsito da f se torna estril, como vemos pela experincia. Entretanto, isto no autoriza a fazer da teologia, mesmo da chamada positiva, uma cincia meramente histrica. Pois, junto com as sagradas fontes, Deus deu sua Igreja o magistrio vivo para esclarecer tambm e salientar o que no depsito da f no se acha seno obscura e como que implicitamente. E o divino Redentor no confiou a

interpretao autntica desse depsito a cada um dos fiis, nem mesmo aos telogos, mas exclusivamente ao magistrio da Igreja. Se a Igreja exerce esse mnus (como o tem feito com freqncia no decurso dos sculos pelo exerccio, quer ordinrio, quer extraordinrio desse mesmo ofcio), evidentemente falso o mtodo que pretende explicar o claro pelo obscuro; antes, pelo contrrio, faz-se mister que todos sigam a ordem inversa. Eis porque nosso predecessor de imortal memria, Pio IX, ao ensinar que dever nobilssimo da teologia mostrar como uma doutrina definida pela Igreja est contida nas fontes, no sem grave motivo acrescentou aquelas palavras; "com o mesmo sentido com o qual foi definida pela Igreja".(3) 3. Desprezo das Sagradas Escrituras 22. Voltando s novas teorias de que acima tratamos, alguns h que propem ou insinuam nos nimos muitas opinies que diminuem a autoridade divina da Sagrada Escritura. Pois atrevem-se a adulterar o sentido das palavras com que o conclio Vaticano define que Deus o autor da Sagrada Escritura, e renovam uma teoria j muitas vezes condenada, segundo a qual a inerrncia da Sagrada Escritura se estende unicamente aos textos que tratam de Deus mesmo, ou da religio, ou da moral. Ainda mais, sem razo falam de um sentido humano da Bblia, sob o qual se oculta o sentido divino, que , segundo eles, o nico infalvel. Na interpretao da Sagrada Escritura no querem levar em considerao a analogia da f nem a tradio da Igreja; de modo que a doutrina dos santos Padres e do Sagrado magistrio deveria ser aferida por aquela das Sagradas Escrituras explicadas pelos exegetas de modo puramente humano; o que seria prefervel a expor a sagrada Escritura conforme a mente da Igreja, que foi constituda por nosso Senhor Jesus Cristo guarda e intrprete de todo o depsito das verdades reveladas. 23. Alm disso, o sentido literal da Sagrada Escritura e sua exposio, que tantos e to exmios exegetas, sob a vigilncia da Igreja, elaboraram, deve ceder lugar, segundo essas falsas opinies, a uma nova exegese a que chamam simblica ou espiritual; por meio dela, os livros do Antigo Testamento, que seriam atualmente na Igreja uma fonte fechada e oculta, se abririam finalmente para todos. Dessa maneira, afirmam, desaparecero todas as dificuldades que somente encontram os que se atm ao sentido literal das Escrituras. 24. Todos vem quanto se afastam essas opinies dos princpios e normas de hermenutica justamente estabelecidos por nossos predecessores de feliz memria, Leo XIII, na encclica Providentissimus, e Bento XV, na encclica Spiritus Paraclitus, e tambm por ns mesmo, na encclica Divino Afflante Spiritu. 4 . Erros subseqentes 25. E no h que admirar terem essas novidades produzido frutos venenosos em quase todos os captulos da teologia. Pe-se em dvida que a razo humana, sem o auxlio da divina revelao e da graa divina, possa demonstrar a existncia de Deus pessoal, com argumentos tirados das coisas criadas; nega-se que o mundo tenha tido princpio e afirma-se que a criao do mundo necessria, pois procede da necessria liberalidade do amor divino; nega-se tambm a Deus a prescincia eterna e infalvel das aes livres dos homens; opinies de todo contrrias s declaraes do conclio Vaticano.(4)

26. Alguns tambm pem em discusso se os anjos so pessoas; e se a matria difere essencialmente do esprito. Outros desvirtuam o conceito de gratuidade da ordem sobrenatural, sustentando que Deus no pode criar seres inteligentes sem orden-los e cham-los viso beatfica. E no s isso, mas, ainda, passando por cima das definies do conclio de Trento, destri-se o conceito de pecado original juntamente com o de pecado em geral, como ofensa a Deus, e tambm o da satisfao que Cristo ofereceu por ns. Nem faltam os que defendem que a doutrina da transubstanciao, baseada como est num conceito filosfico j antiquado de substncia, deve ser corrigida; de maneira que a presena real de Cristo na santssima eucaristia se reduza a um simbolismo, no qual as espcies consagradas no so mais do que sinais externos da presena espiritual de Cristo e de sua unio ntima com os fis, membros seus no corpo mstico. 27. Alguns no se consideram obrigados a abraar a doutrina que h poucos anos expusemos numa encclica e que est fundamentada nas fontes da revelao, segundo a qual o corpo mstico de Cristo e a Igreja catlica romana so uma mesma coisa.(5) Outros reduzem a uma frmula v a necessidade de pertencer Igreja verdadeira para conseguir a salvao eterna. E outros, malmente, no admitem o carter racional da credibilidade da f crist. 28. Sabemos que esses e outros erros semelhantes serpenteiam entre alguns filhos nossos, desviados pelo zelo imprudente ou pela falsa cincia; e nos vemos obrigado a repetir-lhes, com tristeza, verdades conhecidssimas e erros manifestos, e a indicar-lhes, no sem ansiedade, os perigos de erro a que se expem. 5. Desprezo da filosofia escolstica 29. coisa sabida o quanto estima a Igreja a humana razo, qual compete demonstrar com certeza a existncia de Deus nico e pessoal, comprovar invencivelmente os fundamentos da prpria f crist por meio de suas notas divinas, expressar de maneira conveniente a lei que o Criador imprimiu nas almas dos homens, e, por fim, alcanar algum conhecimento, por certo frutuosssimo, dos mistrios.(6) Mas a razo somente poder exercer tal oficio de modo apto e seguro se tiver sido cultivada convenientemente, isto , se houver sido nutrida com aquela s filosofia, que j como que um patrimnio herdado das precedentes geraes crists e que por conseguinte goza de uma autoridade de ordem superior, porquanto o prprio Magistrio da Igreja utilizou os seus princpios e os seus fundamentais assertos, manifestados e definidos lentamente por homens de grande talento, para comprovar a mesma revelao divina. Essa filosofia, reconhecida e aceita pela Igreja, defende o verdadeiro e reto valor do conhecimento humano, os inconcussos princpios metafsicos, a saber, os da razo suficiente, causalidade e finalidade, e a posse da verdade certa e imutvel. 30. verdade que em tal filosofia se expem muitas coisas que, nem direta, nem indiretamente, se referem f ou aos costumes, e que, por isso mesmo, a Igreja deixa livre disputa dos peritos; entretanto, em outras muitas no existe tal liberdade, principalmente no que diz respeito aos princpios e aos fundamentais assertos que h pouco recordamos. Mesmo nessas questes fundamentais pode-se revestir a filosofia com mais aptas e ricas vestes, refor-la com mais eficazes expresses, despoj-la de certos modos escolares menos adequados, enriquec-la com cautela com certos elementos do progressivo pensamento humano; contudo, jamais licito derrub-la ou contamin-la com falsos princpios, ou estim-la como um grande monumento, mas j

fora de moda. Pois a verdade e sua expresso filosfica no podem mudar com o tempo, principalmente quando se trata dos princpios que a mente humana conhece por si mesmos, ou daqueles juzos que se apiam tanto na sabedoria dos sculos como no consenso e fundamento da revelao divina. Qualquer verdade que a mente humana, procurando com retido, descobre no pode estar em contradio com outra verdade j alcanada, pois Deus, verdade suprema, criou e rege a humana inteligncia, de tal modo que no ope cada dia novas verdades s j adquiridas, mas, apartados os erros que porventura se tiverem introduzido, edifica a verdade sobre a verdade, de forma to ordenada e orgnica como vemos estar constituda a prpria natureza da qual se extrai a verdade. Por esse motivo o cristo, seja filsofo, seja telogo, no abraa apressada e levianamente qualquer novidade que no decurso do tempo se proponha, mas deve sopes-la com suma diligncia e submet-la a justo exame a fim de que no venha perder a verdade j adquirida ou a corrompa, com grave perigo e detrimento da mesma f. 31. Se tudo quanto expusemos for bem considerado, facilmente se compreender porque a Igreja exige que os futuros sacerdotes sejam instrudos nas disciplinas filosficas, segundo o mtodo, a doutrina e os princpios do Doutor Anglico,(7) visto que, atravs da experincia de muitos sculos, conhece perfeitamente que o mtodo e o sistema do Aquinate se distinguem por seu valor singular, tanto para a educao dos jovens quanto para a investigao das mais recnditas verdades, e que sua doutrina est afinada como que em unssono com a divina revelao e eficacssima para assegurar os fundamentos da f e para recolher de modo til e seguro os frutos do so progresso.(8) 32. E, pois, altamente deplorvel que hoje em dia desprezem alguns a filosofia que a Igreja aceitou e aprovou, e que, imprudentemente, a tachem de antiquada em suas formas e racionalstica, como dizem, em seus processos. Pois afirmam que essa nossa filosofa defende erroneamente a possibilidade de uma metafsica absolutamente verdadeira, ao passo que eles sustentam, contrariamente, que as verdades, principalmente as transcendentes, s podem ser expressas por doutrinas divergentes que mutuamente se completam, embora paream opor-se entre si. Pelo que, concedem que a filosofia ensinada em nossas escolas, com a lcida exposio e soluo dos problemas, com a exata preciso de conceitos e com as claras distines, pode ser conveniente preparao ao estudo da teologia, como de fato o foi adaptando-se perfeitamente mentalidade medieval; crem, porm, que no o mtodo que corresponde cultura e s necessidades modernas. Acrescentam, ainda, que a filosofia perene s a filosofia das essncias imutveis, enquanto a mente moderna deve considerar a "existncia" de cada um dos seres e a vida em sua fluncia contnua. E, ao desprezarem esta filosofia, enaltecem outras, antigas ou modernas, orientais ou ocidentais, de forma tal a parecer insinuar que toda filosofia ou doutrina opinvel, com o acrscimo de algumas correes ou complementos, se for necessrio, harmonizar-se- com o dogma catlico; o que nenhum fiel pode duvidar seja de todo falso, principalmente quando se trata dos errneos sistemas chamados imanentismo, ou idealismo, ou materialismo, seja histrico, seja dialtico, ou tambm existencialismo, tanto no caso de defender o atesmo, quanto no de impugnar o valor do raciocnio metafsico. 33. Por fim, acusam a filosofia ensinada em nossas escolas do defeito de atender s inteligncia no processo do conhecimento, sem levar em conta o papel da vontade e dos sentimentos. O que certamente no verdade; de fato, a filosofia crist jamais negou a utilidade e a eficcia das boas disposies de toda alma para conhecer e abraar

plenamente os princpios religiosos e morais; ainda mais, sempre ensinou que a falta de tais disposies pode ser a causa de que o entendimento, sufocado pelas paixes e pela m vontade, se obscurea a ponto de no mais ver como convm. E o Doutor Comum cr que o entendimento capaz de perceber de certo modo os mais altos bens correspondentes ordem moral, tanto natural como sobrenatural, enquanto experimentar no ntimo certa afetiva "conaturalidade" com esses mesmos bens, seja ela natural, seja fruto da graa; (9) e claro est quanto esse conhecimento, por assim dizer, subconsciente, ajuda as investigaes da razo. Porm, uma coisa reconhecer a fora dos sentimentos para auxiliar a razo a alcanar conhecimento mais certo e mais seguro das realidades morais, e outra o que intentam esses inovadores, isto , atribuir s faculdades volitiva e afetiva certo poder de intuio, e afirmar que o homem, quando, pelo exerccio da razo, no pode discernir o que deva abraar como verdadeiro, recorra vontade, mediante a qual escolher livremente entre as opinies opostas, com inaceitvel mistura de conhecimento e de vontade. 34. Nem h que admirar se ponham em perigo, com essas novas opinies, as duas disciplinas filosficas que, pela sua prpria natureza, esto estreitamente relacionadas com a doutrina catlica, a saber, a teodicia e a tica, cuja funo acreditam no seja demonstrar coisa alguma acerca de Deus ou de qualquer outro ser transcendente, mas antes mostrar que os ensinamentos da f sobre Deus, ser pessoal, e seus preceitos, esto inteiramente de acordo com as necessidades da vida e que por isso mesmo todos devem aceit-los para evitar a desesperao e obter a salvao eterna; tudo isso est em oposio aberta aos documentos de nossos predecessores Leo XIII e Pio X e no se pode conciliar com os decretos do conclio Vaticano. No haveria, certamente, tais desvios da verdade que deplorar se tambm no terreno filosfico todos olhassem com a devida reverncia ao magistrio da Igreja, ao qual compete, por divina instituio, no s custodiar e interpretar o depsito da verdade revelada, mas tambm vigiar sobre as disciplinas filosficas para que os dogmas catlicos no sofram dano algum da parte das opinies no corretas. 6. Erros relativos a certas cincias positivas 35. Resta-nos agora dizer algo acerca de algumas questes que, embora pertenam s disciplinas a que costume chamar positivas, entretanto, se entrelaam mais ou menos com as verdades da f crist. No poucos rogam insistentemente que a religio catlica tenha em mxima conta a tais cincias; o que certamente digno de louvor quando se trata de fatos na realidade demonstrados, mas que ho de admitir-se com cautela quando se trata de hipteses, ainda que de algum modo apoiadas na cincia humana, que tocam a doutrina contida na sagrada Escritura ou na tradio. Se tais conjecturas opinveis se opem direta ou indiretamente doutrina que Deus revelou, ento esses postulados no se podem admitir de modo algum. 36. Por isso o magistrio da Igreja no probe que nas investigaes e disputas entre homens doutos de ambos os campos se trate da doutrina do evolucionismo, que busca a origem do corpo humano em matria viva preexistente (pois a f nos obriga a reter que as almas so diretamente criadas por Deus), segundo o estgio atual das cincias humanas e da sagrada teologia, de modo que as razes de uma e outra opinio, isto , dos que defendem ou impugnam tal doutrina, sejam ponderadas e julgadas com a devida gravidade, moderao e comedimento, contanto que todos estejam dispostos a obedecer ao ditame da Igreja, a quem Cristo conferiu o encargo de interpretar autenticamente as

Sagradas Escrituras e de defender os dogmas da f.(10) Porm, certas pessoas, ultrapassam com temerria audcia essa liberdade de discusso, agindo como se a prpria origem do corpo humano a partir de matria viva preexistente fosse j certa e absolutamente demonstrada pelos indcios at agora achados e pelos raciocnios neles baseados, e como se nada houvesse nas fontes da revelao que exigisse a mxima moderao e cautela nessa matria. 37. Mas, tratando-se de outra hiptese, isto , a do poligenismo, os filhos da Igreja no gozam da mesma liberdade, pois os fiis cristos no podem abraar a teoria de que depois de Ado tenha havido na terra verdadeiros homens no procedentes do mesmo protoparente por gerao natural, ou, ainda, que Ado signifique o conjunto dos primeiros pais; j que no se v claro de que modo tal afirmao pode harmonizar-se com o que as fontes da verdade revelada e os documentos do magistrio da Igreja ensinam acerca do pecado original, que procede do pecado verdadeiramente cometido por um s Ado e que, transmitindo-se a todos os homens pela gerao, prprio de cada um deles.(11) 38. Da mesma forma que nas cincias biolgicas e antropolgicas, h alguns que tambm nas histricas ultrapassam audazmente os limites e cautelas estabelecidos pela Igreja. De modo particular, deplorvel a maneira extraordinariamente livre de interpretar os livros histricos do Antigo Testamento. Os fautores dessa tendncia, para defender a sua causa, invocam indevidamente a carta que h no muito tempo a Comisso Pontifcia para os estudos bblicos enviou ao arcebispo de Paris.(12) Essa carta adverte claramente que os onze primeiros captulos do Gnesis, embora no concordem propriamente com o mtodo histrico usado pelos exmios historiadores greco-latinos e modernos, no obstante, pertencem ao gnero histrico em sentido verdadeiro, que os exegetas ho de investigar e precisar; e que os mesmos captulos, com estilo singelo e figurado, acomodado mente do povo pouco culto, contm as verdades principais e fundamentais em que se apia a nossa prpria salvao, bem como uma descrio popular da origem do gnero humano e do povo escolhido. Mas, se os antigos hagigrafos tomaram alguma coisa das tradies populares (o que se pode certamente conceder), nunca se deve esquecer que eles assim agiram ajudados pelo sopro da divina inspirao, a qual os tornava imunes de todo erro ao escolher e julgar aqueles documentos. 39. Todavia, o que se inseriu na Sagrada Escritura tirado das narraes populares, de modo algum deve comparar-se com as mitologias e outras narraes de tal gnero, as quais procedem mais de uma ilimitada imaginao do que daquele amor simplicidade e verdade que tanto resplandece nos livros do Antigo Testamento, a tal ponto que os nossos hagigrafos devem ser tidos neste particular como claramente superiores aos antigos escritores profanos.

IV. DIRETRIZES 40. Sabemos, verdade, que a maior parte dos doutores catlicos, que com sumo proveito trabalham nas universidades, nos seminrios e nos colgios religiosos, esto muito longe desses erros que hoje aberta e ocultamente se divulgam, ou por certo af de novidades, ou por imoderado desejo de apostolado. Porm, sabemos tambm que tais

opinies novas podem atrair os incautos, e, por isso mesmo, preferimos nos opor aos comeos do que oferecer remdio a uma enfermidade inveterada. 41. Pelo que, depois de meditar e considerar largamente diante do Senhor, para no faltar ao nosso sagrado dever, mandamos aos bispos e aos superiores religiosos, onerando gravissimamente suas conscincias, que com a mxima diligncia procurem que, nem nas classes, nem nas reunies, nem em escritos de qualquer gnero, se exponham tais opinies de modo algum, nem aos clrigos, nem aos fiis cristos. 42. Saibam quantos ensinam em institutos eclesisticos que no podero em conscincia exercer o oficio de ensinar, que lhes foi comado, se no receberem religiosamente as normas que temos dado e se no as cumprirem escrupulosamente na formao dos discpulos. E procurem infundir nas mentes e nos coraes dos mesmos aquela reverncia e obedincia que eles prprios em seu assduo labor devem professar ao magistrio da Igreja. 43. Esforcem-se com todo o alento e emulao por fazer avanar as cincias que professam; mas, evitem tambm ultrapassar os limites por ns estabelecidos para salvaguardar a verdade da f e da doutrina catlica. s novas questes que a moderna cultura e o progresso do tempo suscitaram, apliquem sua mais diligente investigao, entretanto, com a conveniente prudncia e cautela; e, finalmente, no creiam, cedendo a um falso "irenismo", que os dissidentes e os que esto no erro possam ser atrados com pleno xito, a no ser que a verdade ntegra que est viva na Igreja seja ensinada por todos sinceramente, sem corrupo nem diminuio alguma.

V. CONCLUSO 44. Fundados nessa esperana, que vossa pastoral solicitude ainda aumentar, concedemos, de todo o corao, como penhor dos dons celestiais e em sinal de nossa paterna benevolncia, a todos vs, venerveis irmos, a vosso clero e a vosso povo, a bno apostlica.

Dado em Roma, junto de So Pedro, no dia 12 de agosto de 1950, ano XII de nosso pontificado.

PIO PP. XII

Вам также может понравиться