Вы находитесь на странице: 1из 35

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Ol pessoal, muito bom estar aqui com vocs iniciando este curso de exerccios de Direito do Trabalho, focado na banca FCC. Melhor ainda, que teremos dois concursos organizados pela FCC e que j esto em andamento. Adequarei o curso de modo a atender aos dois editais. Sendo assim, para que vocs possam comparar o contedo programtico dos Editais, coloquei abaixo o contedo de cada Edital. Edital do TRT 8 Regio Analista Judicirio rea Judiciria e Analista Judicirio rea Judiciria Especialidade Execuo de Mandados Direito do Trabalho Definio, fontes e princpios. Interpretao, integrao e aplicao do Direito do Trabalho. Relao de Trabalho e Relao de Emprego: distines; trabalho autnomo, eventual, avulso e trabalho por equipe; Cooperativas de mo de obra; Contrato de Estgio; Relao de Emprego: conceito e critrios para caracterizao. Sujeitos da relao de emprego: empregado e empregador. Grupo econmico e sucesso de empregadores. Indisponibilidade de direitos: renncia e transao. Contrato de Trabalho: conceito, caracteres, morfologia, espcies, efeitos, prova e nulidades. Contratos especiais de trabalho. Contrato de Trabalho e Contratos afins. Poderes contratuais do empregador. Trabalho do Menor e da Mulher. Trabalho Domstico. Terceirizao. Trabalho temporrio. Flexibilizao. Danos morais e demais efeitos conexos ao contrato de trabalho. Execuo do Contrato Individual do Trabalho: obrigaes dos sujeitos do contrato de trabalho; identificao profissional; durao do trabalho: jornada e horrio de trabalho, flexibilizao da jornada de trabalho, hora normal e extraordinria, remunerao da hora extraordinria, trabalho noturno, jornadas especiais de trabalho. Intervalos: intra e interjornadas. Repouso Semanal Remunerado. Frias Anuais. Alteraes das condies de trabalho. Suspenso e Interrupo do Contrato de Trabalho. Segurana e Medicina do Trabalho. Remunerao e salrio: distines, denominaes, classificaes, formas de pagamento e parcelas salariais; garantias salariais. Cessao do contrato de trabalho: modalidades, efeitos e parcelas salariais. Trmino do contrato de trabalho por ato culposo do empregado e do empregador: justa causa e resciso indireta. Aviso prvio. Estabilidade e garantias de emprego: sindicalista, cipeiro, gestante,reabilitados e portadores de necessidades especiais; garantia de emprego contra prticas discriminatrias. Direito
www.pontodosconcursos.com.br 1

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Coletivo do Trabalho: definio, contedo e princpios. Organizao sindical. Negociao coletiva. Mediao e arbitragem. Sistema de garantias sindicais. Direito de greve. Analista Judicirio rea Administrativa Direito do Trabalho Definio, fontes e princpios. Contrato individual do trabalho: conceito, requisitos e classificao. Sujeitos do contrato de trabalho: do empregado e do empregador. Relao de emprego e relao de trabalho: distino, requisitos, modalidades. Responsabilidade solidria e subsidiria das empresas; sucesso de empregadores e grupo econmico. Segurana e Medicina do trabalho. Identificao Profissional (da Carteira de Trabalho e Previdncia). Durao do trabalho: da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio. Sistema de compensao de jornada de trabalho. Remunerao e salrio: distines; denominaes, classificaes, formas de pagamento e parcelas salariais. Causas de interrupo e suspenso do contrato de trabalho. Cessao do contrato de trabalho: modalidades, efeitos e princpios aplicveis. Trmino do contrato por ato culposo do empregado: justa causa; trmino do contrato de trabalho por ato culposo do empregador: resciso indireta. Tcnico Judicirio rea Administrativa Noes de Direito do Trabalho Definio, fontes e princpios. Contrato individual do trabalho: conceito, requisitos e classificao. Sujeitos do contrato de trabalho: do empregado e do empregador. Relao de emprego e relao de trabalho: distino, requisitos, modalidades. Responsabilidade solidria e subsidiria das empresas; sucesso de empregadores e grupo econmico. Segurana e Medicina do trabalho. Identificao Profissional (da Carteira de Trabalho e Previdncia). Durao do trabalho: da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio. Sistema de compensao de jornada de trabalho. Remunerao e salrio: distines; denominaes, classificaes, formas de pagamento e parcelas salariais. Causas de interrupo e suspenso do contrato de trabalho. Cessao do contrato de trabalho: modalidades, efeitos e princpios aplicveis. Trmino do contrato por ato culposo do empregado: justa causa; trmino do contrato de trabalho por ato culposo do empregador: resciso indireta.
www.pontodosconcursos.com.br 2

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Edital do TRT Piau Tcnico Judicirio rea Administrativa Noes de Direito do Trabalho Dos princpios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7. da CF/88).Da relao de trabalho e da relao de emprego: requisitos e distino. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterizao; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Do contrato individual de trabalho: conceito, classificao e caractersticas. Da alterao do contrato de trabalho: alterao unilateral e bilateral; o jus variandi. Da suspenso e interrupo do contrato de trabalho: caracterizao e distino. Da resciso do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrria; da culpa recproca; da indenizao. Do aviso prvio. Da durao do trabalho; da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio. Do salrio-mnimo; irredutibilidade e garantia. Das frias: do direito a frias e da sua durao; da concesso e da poca das frias; da remunerao e do abono de frias. Do salrio e da remunerao: conceito e distines; composio do salrio; modalidades de salrio; formas e meios de pagamento do salrio; 13 salrio. Da prescrio e decadncia. Da segurana e medicina no trabalho: das atividades perigosas ou insalubres. Da proteo ao trabalho do menor. Da proteo ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licena-maternidade. Do direito coletivo do trabalho: das convenes e acordos coletivos de trabalho. Das comisses de Conciliao Prvia. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais dos TST. Analista Judicirio rea Judiciria e Analista Judicirio rea Judiciria Especialidade Execuo de Mandados Direito do Trabalho Direito do Trabalho: Dos princpios e fontes do Direito do Trabalho. Dos direitos constitucionais dos trabalhadores (art. 7. da CF/88). Da relao de trabalho e da relao de emprego: requisitos e distino; relaes de trabalho lato sensu: trabalho autnomo, trabalho eventual, trabalho temporrio e trabalho avulso. Dos sujeitos do contrato de trabalho stricto sensu: do empregado e do empregador: conceito e caracterizao; dos poderes do empregador no contrato de trabalho. Do empregado domstico. Do grupo econmico; da sucesso de empregadores; da responsabilidade solidria. Do contrato individual de trabalho:
www.pontodosconcursos.com.br 3

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

conceito, classificao e caractersticas. Da alterao do contrato de trabalho: alterao unilateral e bilateral; o jus variandi. Da suspenso e interrupo do contrato de trabalho: caracterizao e distino. Da resciso do contrato de trabalho: das justas causas; da despedida indireta; da dispensa arbitrria; da culpa recproca; da indenizao. Do aviso prvio. Da estabilidade e garantias provisrias de emprego: das formas de estabilidade; da despedida e da reintegrao de empregado estvel. Da durao do trabalho; da jornada de trabalho; dos perodos de descanso; do intervalo para repouso e alimentao; do descanso semanal remunerado; do trabalho noturno e do trabalho extraordinrio; do sistema de compensao de horas. Do salrio-mnimo: irredutibilidade e garantia. Das frias: do direito a frias e da sua durao; da concesso e da poca das frias; da remunerao e do abono de frias. Do salrio e da remunerao: conceito e distines; composio do salrio; modalidades de salrio; formas e meios de pagamento do salrio; 13 salrio. Da equiparao salarial; do princpio da igualdade de salrio; do desvio de funo. Do FGTS. Da prescrio e decadncia. Da segurana e medicina no trabalho: da CIPA; das atividades insalubres ou perigosas. Da proteo ao trabalho do menor. Da proteo ao trabalho da mulher; da estabilidade da gestante; da licena - maternidade. Do direito coletivo do trabalho: da liberdade sindical (Conveno n. 87 da OIT); da organizao sindical: conceito de categoria; categoria diferenciada; das convenes e acordos coletivos de trabalho. Do direito de greve; dos servios essenciais. Das comisses de Conciliao Prvia. Da renncia e transao. Smulas e Orientaes Jurisprudenciais dos TST.

Aula 1 Pacote de exerccios FCC Direito do Trabalho


A didtica que utilizarei ser a de apresentar os exerccios (seguindo o contedo programtico do edital) e coment-los. Em seguida, postarei as mesmas questes sem comentrios. Portanto, aqueles que preferirem, podero ir direto s questes sem comentrios do item 1.2, resolv-las e somente depois, ler as questes comentadas do item 1.1, para avaliar os erros e acertos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

1.1. Questes FCC comentadas: 1. (Tcnico judicirio TRT-GO\2008) Os turmeiros ou gatos que agenciam o trabalho do bia-fria (A) no estabelecem com ele vnculo empregatcio, no sendo equiparados a empregador. (B) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao jurdica existente. (C) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao econmica existente. (D) estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo equiparados a empregador, na forma da Consolidao das Leis do Trabalho. (E) estabelecem com ele vnculo empregatcio uma vez que suportam o risco do negcio em razo da capacidade econmicofinanceira existente. Comentrios: Os chamados turmeiros ou gatos, que agenciam o trabalho do bia-fria, no estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo, portanto, inadmissvel invocar o art. 4 da Lei 5.889/73, para equipar-los a empregador (Alice Monteiro de Barros) Portanto, os gatos ou turmeiros so os agenciadores dos fazendeiros que, em nome destes, fazem a intermediao da mode-obra entre o empregador rural e o bia-fria. Este tipo de trabalhador no poder ser considerado empregador, por isso no estabelecem com o bia-fria vnculo de emprego. 2. (Analista Judicirio TRT 18 Regio\2008) A rede de lojas de departamento Areia Branca terceirizou, regularmente, o servio de conservao e limpeza de suas lojas empresa Limpe Bem, assim como o servio de vigilncia empresa Segura Mais. Neste caso, havendo inadimplncia das obrigaes trabalhistas, a rede de lojas Areia Branca (A) no poder ser responsabilizada solidariamente ou subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais. (B) poder ser responsabilizada solidariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais. (C) poder ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e solidariamente pelos da empresa Segura Mais.
www.pontodosconcursos.com.br 5

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

(D) poder ser responsabilizada solidariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e subsidiariamente pelos da empresa Segura Mais. (E) poder ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais. Comentrios: Letra E (Smula 331, IV do TST) Relembrando o tema: A terceirizao o fenmeno pelo qual o trabalhador inserido no processo produtivo do tomador de servios, sem que este tenha obrigaes trabalhistas, pois estas so obrigaes da empresa de terceirizao. A Smula 331 do TST dispe sobre a terceirizao, que ser permitida nos casos de trabalho temporrio, nos servios de vigilncia, conservao e limpeza e nos servios ligados atividade- meio do tomador dos servios. A terceirizao lcita aquela admitida pela lei 6.019/74 (Trabalho Temporrio), pela Lei 7.102/83 (Servios de vigilncia), pela Smula 331 do TST e nos servios especializados ligados atividade-meio do tomador de servios, desde que sem pessoalidade e subordinao direta. Mesmo na hiptese de terceirizao lcita, a empresa tomadora de servios responsvel subsidiariamente pelo cumprimento das obrigaes trabalhistas assumidas pela prestadora de servios, ainda que se trate de entes da Administrao Pblica. Qualquer outro tipo de terceirizao ser ilcita, como por exemplo, a que ocorrer nas atividades-fim do tomador de servios. Quando a terceirizao for ilcita o vnculo de emprego ir formar-se diretamente com a empresa tomadora de servios. Neste caso, a responsabilidade solidria e o empregado poder escolher se ingressa com a reclamao trabalhista contra uma das empresas ou contra todas. Quando a terceirizao for considerada ilcita, o empregado da empresa terceirizada poder pleitear a equiparao salarial em relao aos trabalhadores da empresa cliente, porque, neste caso, a relao de emprego se estabelece diretamente com a empresa cliente.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Quando a terceirizao lcita os trabalhadores no podero postular a equiparao salarial com os empregados da empresa tomadora. Intermediador de mo-de-obra

Trabalhador (Terceirizado) Tomador de Servios

A responsabilidade ser solidria entre o tomador e o intermediador de mo-de-obra quando a subcontratao for irregular. Neste caso o vnculo ir formar-se com o tomador. A Smula 331 do TST refere-se responsabilidade subsidiria do tomador quando a terceirizao for regular ou legal.

Smula 331 do TST I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988).

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993). 3. (Analista judicirio Execuo de mandados TRT 16 Regio\2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio. III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) III e IV. (C) III. (D) I e II. (E) II. Comentrios: Letra C. A Lei 6019/74 autoriza a intermediao de mo-de-obra, para atender a necessidade transitria de substituio de pessoal regular e permanente do tomador de servios, bem como no caso de acrscimo extraordinrio de servios. Vejamos, os erros das assertivas: I. Errada. A lei fala em seu artigo dcimo que este contrato, no poder exceder a 3 meses.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

II. Errada. Os direitos do trabalhador temporrio esto previstos no art. 12 da citada lei, alm do direito ao FGTS previsto na Lei 8036/90. No h aviso prvio, quando ocorrer terminao do contrato de trabalho temporrio. Art. 12 da Lei 6019/74 Ficam assegurados ao trabalhador temporrio os seguintes direitos: a) remunerao equivalente percebida pelos empregados de mesma categoria da empresa tomadora ou cliente, calculados base horria, garantida, em qualquer hiptese, a percepo do salrio mnimo regional; b) jornada de oito horas, remuneradas as horas extraordinrias no excedentes de duas, com acrscimo de 20% (vinte por cento); c) frias proporcionais, nos termos do artigo 25 da Lei n 5107, de 13 de setembro de 1966; d) repouso semanal remunerado; e) adicional por trabalho noturno; f) indenizao por dispensa sem justa causa ou trmino normal do contrato, correspondente a 1/12 (um doze avos) do pagamento recebido; g) seguro contra acidente do trabalho; h) proteo previdenciria nos termos do disposto na Lei Orgnica da Previdncia Social, com as alteraes introduzidas pela Lei n 5.890, de 8 de junho de 1973 (art. 5, item III, letra "c" do Decreto n 72.771, de 6 de setembro de 1973). 1 - Registrar-se- na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do trabalhador sua condio de temporrio. 2 - A empresa tomadora ou cliente obrigada a comunicar empresa de trabalho temporrio a ocorrncia de todo acidente cuja vtima seja um assalariado posto sua disposio, considerando-se local de trabalho, para efeito da legislao especfica, tanto aquele onde se efetua a prestao

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

do trabalho, quanto a sede da empresa de trabalho temporrio. III. Correta. Art. 13 da Lei 6019/74 - Constituem justa causa para resciso do contrato do trabalhador temporrio os atos e circunstncias mencionados nos artigos 482 e 483, da Consolidao das Leis do Trabalho, ocorrentes entre o trabalhador e a empresa de trabalho temporrio ou entre aquele e a empresa cliente onde estiver prestando servio. IV. Errada. A lei probe a contratao de estrangeiro como trabalhador temporrio quando portador de visto provisrio. 4. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Os turmeiros ou gatos que agenciam o trabalho do bia-fria (A) no estabelecem com ele vnculo empregatcio, no sendo equiparados a empregador. (B) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao jurdica existente. (C) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao econmica existente. (D) estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo equiparados a empregador, na forma da Consolidao das Leis do Trabalho. (E) estabelecem com ele vnculo empregatcio uma vez que suportam o risco do negcio em razo da capacidade econmicofinanceira existente. Comentrios: Os chamados turmeiros ou gatos, que agenciam o trabalho do bia-fria, no estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo, portanto, inadmissvel invocar o art. 4 da Lei 5.889/73, para equipar-los a empregador (Alice Monteiro de Barros) Portanto, os gatos ou turmeiros so os agenciadores dos fazendeiros que, em nome destes, fazem a intermediao da mode-obra entre o empregador rural e o bia-fria. Este tipo de trabalhador no poder ser considerado empregador, por isso no estabelecem com o bia-fria vnculo de emprego.

www.pontodosconcursos.com.br

10

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

5. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Aps a edio da Constituio Federal de 1988, a contratao irregular de trabalhador, por meio de empresa interposta, (A) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica indireta ou fundacional. (B) gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. (C) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica direta. (D) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica indireta. (E) no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. Comentrios: De acordo com a Smula 331 do TST que trata da terceirizao, a contratao de irregular de trabalhador por empresa interposta no gerar vnculo de emprego com rgos da Administrao pblica direta, indireta ou fundacional (Smula 331, II do TST) Smula 331 do TST I - A contratao de trabalhadores por empresa interposta ilegal, formando-se o vnculo diretamente com o tomador dos servios, salvo no caso de trabalho temporrio (Lei n 6.019, de 03.01.1974). II - A contratao irregular de trabalhador, mediante empresa interposta, no gera vnculo de emprego com os rgos da administrao pblica direta, indireta ou fundacional (art. 37, II, da CF/1988). III - No forma vnculo de emprego com o tomador a contratao de servios de vigilncia (Lei n 7.102, de 20.06.1983) e de conservao e limpeza, bem como a de servios especializados ligados atividade-meio do tomador, desde que inexistente a pessoalidade e a subordinao direta. IV - O inadimplemento das obrigaes trabalhistas, por parte do empregador, implica a responsabilidade subsidiria do tomador dos servios, quanto quelas obrigaes, inclusive quanto aos rgos da administrao direta, das autarquias, das fundaes pblicas, das empresas pblicas e das sociedades de economia mista, desde que hajam participado da relao processual e constem tambm do ttulo executivo judicial (art. 71 da Lei n 8.666, de 21.06.1993).

www.pontodosconcursos.com.br

11

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Em relao a este tema bom lembrar a Smula 363 do TST! Smula 363 do TST A contratao de servidor pblico, aps a CF/1988, sem prvia aprovao em concurso pblico, encontra bice no respectivo art. 37, II e 2, somente lhe conferindo direito ao pagamento da contraprestao pactuada, em relao ao nmero de horas trabalhadas, respeitado o valor da hora do salrio mnimo, e dos valores referentes aos depsitos do FGTS. A Smula 363 do TST estabelece as verbas que sero devidas quando reconhecida a nulidade de um contrato de trabalho com a Administrao sem a prvia existncia de um concurso pblico. So elas: os depsitos do FGTS e os salrios referentes s horas trabalhadas. 6. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) So requisitos indispensveis para a configurao do vnculo empregatcio: a) pessoalidade, eventualidade, subordinao e onerosidade. b) pessoalidade, habitualidade, subordinao e exclusividade. c) pessoalidade, habitualidade, subordinao e onerosidade. d) alteridade, autonomia, exclusividade e onerosidade. e) habitualidade, autonomia e finalidade lucrativa. Comentrios: Os requisitos para a configurao da relao de emprego so: pessoalidade, no-eventualidade, onerosidade, subordinao jurdica, alteridade e que o trabalho seja prestado por pessoa fsica. Exclusividade e autonomia no so requisitos da relao de emprego. importante ressaltar que a assinatura da CTPS tambm no requisito da relao de emprego, sendo apenas conseqncia da mesma. Habitualidade sinnimo de no-eventualidade, portanto correta a assertiva c. 7. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) correto afirmar que: a) no se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego.

www.pontodosconcursos.com.br

12

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

b) no se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado,ainda que no esteja caracterizada a relao de emprego. c) Apenas o trabalho realizado no estabelecimento do empregador caracteriza a relao de emprego. d) O trabalho executado no domiclio do empregado sempre ser considerado autnomo. e) O trabalho executado no domiclio do empregado sempre ser considerado eventual. Comentrios: Correta a letra a, conforme o artigo 6 da CLT. o que a doutrina denomina de trabalho em domiclio, como exemplo podemos citar o trabalho das costureiras que trabalham em sua residncia de forma subordinada e com a presena dos elementos da relao de emprego. Art. 6 da CLT No se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. 8. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) Os preceitos constantes da Consolidao das leis do trabalho, salvo quando, houver expressa determinao em sentido contrrio, no se aplicam: a) aos empregados urbanos, aos trabalhadores avulsos e aos empregados em domiclio. b) Aos empregados terceirizados, trabalhadores avulsos e temporrios. c) Aos empregados terceirizados, aos trabalhadores rurais e aos funcionrios pblicos da Unio. d) Aos empregados domsticos, aos trabalhadores rurais e aos funcionrios pblicos da Unio. e) Aos empregados domsticos, aos empregados em domiclio e aos funcionrios pblicos da Unio. Comentrios: Esta prova ocorreu no ano de 2004, mesmo ano da Emenda Constitucional n 45 que ampliou a competncia da justia do trabalho e no art. 114, I, estabelece que ela ser competente para processar e julgar aes de relao de trabalho que abrangemos entes da administrao pblica direta e indireta da
www.pontodosconcursos.com.br 13

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Unio. Ressalta-se que encontra-se suspensa por Liminar a competncia da justia do trabalho para processar e julgar os servidores pblicos da Unio. Porm, apesar da competncia para julgamento ser da justia do trabalho conforme Emenda Constitucional 45/04, as normas da CLT no se aplicaro aos funcionrios pblicos da Unio. As normas da CLT aplicam-se aos empregados urbanos, trabalhadores avulsos, empregados em domiclio, trabalhadores temporrios e terceirizados. Correta a letra d Art. 7 da CLT Os preceitos constantes da presente Consolidao, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrrio, no se aplicam: a) aos empregados domsticos, assim considerados, de um modo geral, os que prestam servios de natureza no-econmica pessoa ou famlia, no mbito residencial destas; b) aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que, exercendo funes diretamente ligadas agricultura e pecuria, no sejam empregados em atividades que, pelos mtodos de execuo dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operaes, se classifiquem como industriais ou comerciais; c) aos funcionrios pblicos da Unio, dos Estados e dos Municpios e aos respectivos extranumerrios em servio nas prprias reparties; d) aos servidores de autarquias paraestatais, desde que sujeitos a regime prprio de proteo ao trabalho que lhes assegure situao anloga dos funcionrios pblicos. 9. (Tcnico Judicirio TRT\SP 2004) Considere: I. Considera-se empregado a pessoa fsica, que presta servios de natureza no-eventual, com subordinao e mediante salrio. II. Entre a empresa que detm a direo, o controle, ou administrao de outra e esta ltima h responsabilidade solidria. III. Somente a pessoa jurdica pode ser considerada empregador para os efeitos da CLT. IV. Associao beneficente sem fins lucrativos no pode admitir empregados. V.

www.pontodosconcursos.com.br

14

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Est correto o que se afirma apenas em: a) I. b) I e II. c) I, II e III. d) II e III. e) IV. Comentrios: O gabarito da questo a letra b. A assertiva I est correta traz o conceito de empregado do art. 3 da CLT. A assertiva II traz o conceito de grupo econmico e est correta tambm. O erro da assertiva III que a pessoa fsica tambm poder ser considerada empregador. Ao passo que a IV est errada pois a associao beneficente poder contratar empregados e ser equiparada ao empregador neste caso. Art. 2 da CLT Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. Conceito de Grupo econmico: Art. 2, pargrafo 2. Responsabilidade Solidria Passiva Art. 3 da CLT Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob a dependncia deste e mediante salrio.

www.pontodosconcursos.com.br

15

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Empregado s poder ser pessoa fsica Pargrafo nico No haver distines relativas espcie de emprego e condio de trabalhador, nem entre o trabalho intelectual, tcnico e manual. 10. (Analista Judicirio TRT-PI 2004) O contrato de trabalho de atividades empresariais de carter transitrio: a) poder ser prorrogado por duas vezes, de forma tcita ou expressa, sob pena de novo ajuste do contrato a prazo determinado. b) No poder ser prorrogado, sob pena de se tornar contrato a prazo indeterminado. c) Admite mais de uma prorrogao como contrato a prazo determinado, desde que autorizado pelo Ministrio do Trabalho. d) Admite apenas uma prorrogao, sob pena de autuao pelo Auditor Fiscal do trabalho. e) Admite apenas uma prorrogao, sob pena de se tornar contrato por prazo indeterminado. Comentrios: Correta a letra e. O Contrato de Prazo Determinado que for prorrogado mais de uma vez passar a vigorar como contrato de prazo indeterminado.(art. 443, pargrafo 2. B c/c art. 451 da CLT) Art. 443 da CLT- O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1 Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. 2 O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia.

www.pontodosconcursos.com.br

16

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Art. 451 da CLT O contrato de trabalho por prazo determinado que, tcita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passar a vigorar sem determinao de prazo. 11. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) A relao de emprego pressupe: a) o requisito da exclusividade dos servios prestados. b) Impessoalidade na prestao de servios. c) Pessoalidade na prestao dos servios. d) Eventualidade na prestao dos servios. e) Observncia da forma legal para a contratao. Comentrios: Correta a letra c ELEMENTOS DA RELAO DE EMPREGO: 1) Trabalho prestado por Pessoa Natural ou Fsica: a prestao de servios que o Direito do Trabalho toma em considerao aquela pactuada por uma Pessoa Fsica ou Natural. Assim, o empregado ser sempre pessoa natural ou fsica, j o empregador poder ser pessoa fsica ou natural ou pessoa jurdica. 2) Pessoalidade: essencial para que se configure a relao de emprego que a prestao do trabalho pela pessoa natural/fsica tenha carter de infungibilidade no que tange ao empregado, ou seja que ele no possa ser substitudo por outra pessoa. 3) Trabalho prestado em situao de subordinao : o empregado exerce a sua atividade com dependncia ao empregador por quem dirigido, exercendo assim um trabalho subordinado juridicamente. 4) Onerosidade: a onerosidade manifesta-se atravs do pagamento pelo empregador de parcelas destinadas a remunerar o empregado em funo do contrato empregatcio pactuado. O empregado tem o dever de prestar servios e o empregador tem a obrigao de pagar salrios( contraprestao).Exemplo de trabalho sem onerosidade o servio voluntrio que no gera vnculo empregatcio pois prestado gratuitamente( Lei 9.608/98). H autores que acrescentam como requisito da relao de emprego a alteridade ou ajenidad, significando que o empregado presta servios por conta alheia sem correr os riscos do negcio.

www.pontodosconcursos.com.br

17

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

5) No-eventualide: Para que haja relao empregatcia necessrio que o trabalho prestado tenha carter de permanncia, no podendo ser espordico. Ateno: exclusividade e assinatura de CTPS no so requisitos da relao de emprego. 12. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) A responsabilidade pelas obrigaes trabalhistas, de empresas pertencentes ao mesmo grupo econmico, ser: a) apenas da empresa principal. b) da empresa principal e, subsidiariamente, da subordinada. c) da empresa sucessora e da empresa sucedida, subsidiariamente. d) de qualquer uma das empresas, solidariamente. e) de qualquer uma das empresas, subsidiariamente. Comentrios: Correta a letra d. A responsabilidade do grupo econmico solidria conforme o art. 2, pargrafo 2 da CLT. Art. 2 da CLT Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados. Grupo Econmico 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo, embora, cada uma delas, personalidade jurdica prpria, estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra, constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas.

www.pontodosconcursos.com.br

18

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

13. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) Na ausncia de disposies legais ou contratuais, so formas de integrao do Direito do Trabalho: a) Analogia, eqidade, princpios de direito e do Direito do trabalho. b) Analogia, eqidade, os costumes e pareceres do Ministrio Pblico do trabalho. c) Analogia, eqidade, jurisprudncia e sentena normativa. d) Princpios e normas gerais do direito, jurisprudncia e sentena normativa. e) Princpios e normas gerais do direito, eqidade e sentena normativa. Comentrios: Correta a letra a. Integrao do direito suprir lacunas quando no existirem normas e disposies aplicveis ao caso em anlise. Art. 8 da CLT As autoridades administrativas e a Justia do Trabalho, na falta de disposies legais ou contratuais, decidiro, conforme o caso, pela jurisprudncia, por analogia, por eqidade e outros princpios e normas gerais de direito, principalmente do direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevalea sobre o interesse pblico. Pargrafo nico O direito comum ser fonte subsidiria do direito do trabalho, naquilo em que no for incompatvel com os princpios fundamentais deste. 14. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRTAM\2005) A relao de emprego protegida pelas leis trabalhistas pressupe: a) prestao de servios, contrato escrito e onerosidade. b) Prestao de servios a ttulo oneroso ou gratuito, por pessoa fsica ou jurdica. c) Subordinao tcnica, onerosidade e pessoalidade. d) Subordinao jurdica, pessoalidade, onerosidade e noeventualidade. e) Impessoalidade, eventualidade e formalidade na contratao. Comentrios: Correta a letra d.

www.pontodosconcursos.com.br

19

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Os requisitos da relao de emprego so: pessoalidade, onerosidade, subordinao jurdica, no-eventualidade na prestao dos servios e que o trabalho seja prestado por pessoa fsica. Como podemos observar durante este livro fizemos vrias questes sobre relao de emprego, sendo est um dos pontos mais cobrados de Direito do trabalho em concursos pblicos. 15. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRTAM\2005) O prazo prescricional para ajuizar ao trabalhista aps a extino do contrato de trabalho de at: a) 1 ano, podendo ser reclamados crditos relativos aos dois ltimos anos em que o trabalhador prestou servios. b) 2 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado,ainda que superior a cinco anos. c) 2 anos, podendo ser reclamados crditos relativos aos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ao. d) 5 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado. e) 7 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado. Comentrios: Correta a letra c Art. 7 da CRFB/88 So direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, alm de outros que visem melhoria de sua condio social: XXIX ao, quanto aos crditos resultantes das relaes de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, at o limite de dois anos aps a extino do contrato de trabalho; 16. (Analista judicirio TRT 18 Regio\2008) Com relao ao contrato de aprendizagem, certo que (A) modalidade de contrato especial, ajustado por escrito ou de forma verbal, por prazo determinado ou indeterminado. (B) o contrato de aprendizagem no pode ser estipulado por mais de dois anos. (C) no estar descaracterizado o contrato, em razo da informalidade existente, se o aprendiz que no concluiu o ensino fundamental no freqentar a escola.

www.pontodosconcursos.com.br

20

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

(D) o aprendiz poder trabalhar a partir dos dezesseis anos at os vinte e quatro anos de idade. (E) o aprendiz menor de dezoito anos no pode trabalhar com atividades insalubres, mas poder laborar no perodo noturno, sem prejuzo dos estudos escolares. Comentrios: Letra B. O contrato de aprendizagem um Contrato de Trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, objetivando assegurar, ao maior de 14 anos e a menor de 24 anos, a formao tcnico-profissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, bastando que os mesmos estejam inscritos em um programa de aprendizagem e comprometam-se a executar, com zelo e diligncia as tarefas necessrias sua formao. O contrato de aprendizagem no poder ultrapassar 2 anos de durao, sendo obrigatria a sua anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social do empregado, conforme estabelece o art. 428 da CLT. Art. 428 da CLT Contrato de aprendizagem o contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e por prazo determinado, em que o empregador se compromete a assegurar ao maior de 14 (quatorze) e menor de 24 (vinte e quatro) anos inscrito em programa de aprendizagem formao tcnico-profissional metdica, compatvel com o seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico, e o aprendiz, a executar com zelo e diligncia as tarefas necessrias a essa formao. 1. A validade do contrato de aprendizagem pressupe anotao na Carteira de Trabalho e Previdncia Social, matrcula e freqncia do aprendiz na escola, caso no haja concludo o ensino mdio, e inscrio em programa de aprendizagem desenvolvido sob orientao de entidade qualificada em formao tcnico-profissional metdica. 2 - Ao menor aprendiz, salvo condio mais favorvel, ser garantido o salrio mnimo hora. 3. O contrato de aprendizagem no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, exceto quando se tratar de aprendiz portador de deficincia.

www.pontodosconcursos.com.br

21

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

4 A formao tcnico-profissional a que se refere o caput deste artigo caracteriza-se por atividades tericas e prticas, metodicamente organizadas em tarefas de complexidade progressiva desenvolvidas no ambiente de trabalho. 5 A idade mxima prevista no caput deste artigo no se aplica a aprendizes portadores de deficincia. 6 Para os fins do contrato de aprendizagem, comprovao da escolaridade de aprendiz portador deficincia mental deve considerar, sobretudo, habilidades e competncias relacionadas com profissionalizao. (NR a de as a

7. Nas localidades onde no houver oferta de ensino mdio para o cumprimento do disposto no 1 deste artigo, a contratao do aprendiz poder ocorrer sem a freqncia escola, desde que ele j tenha concludo o ensino fundamental. 17. (Analista judicirio TRT 18 Regio\2008) A empresa de propaganda Azul prorrogou duas vezes o contrato de trabalho por prazo determinado de seu empregado Tcio, dentro do perodo de dois anos. A empresa de propaganda Amarela celebrou segundo contrato pelo prazo determinado de um ano com Zeus, aps oito meses da extino do contrato celebrado anteriormente. Neste caso, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) nenhum dos contratos de trabalho ser prorrogado por prazo indeterminado. (B) os contratos de trabalho de Tcio e de Zeus sero prorrogados por prazo indeterminado. (C) somente o contrato de trabalho de Zeus ser prorrogado por prazo indeterminado. (D) somente o contrato de trabalho de Tcio ser prorrogado por prazo indeterminado. (E) o contrato de trabalho de Tcio ser prorrogado por mais dois anos e o contrato de Zeus ser prorrogado por prazo indeterminado. Comentrios: Letra D. O contrato de prazo determinado ou contrato a termo a exceo ao princpio da continuidade da relao de emprego, e somente ser permitido nos casos previstos em lei.
www.pontodosconcursos.com.br 22

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Assim, toda vez que no houver prova da forma como o ajuste foi celebrado, presumir-se- que o contrato foi celebrado por prazo indeterminado. E, tambm, quando no forem atendidas as exigncias da lei para a celebrao de um contrato por prazo determinado, a pactuao entre as partes ser considerada como um contrato de prazo indeterminado. Exemplificando: O art. 445 da CLT estabelece que o contrato de trabalho no pode ser pactuado por mais de 2 anos, e um empregado e um empregador celebram um contrato de trabalho por prazo determinado, com durao de 3 anos. Neste caso, o contrato ser considerado um contrato de prazo indeterminado. O Contrato de prazo determinado no poder ser estipulado por perodo superior a 2 anos (art. 445 da CLT). Art. 445 da CLT O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451. Pargrafo nico - O contrato de experincia no poder exceder de 90 (noventa) dias Art. 451 da CLT O contrato de trabalho por prazo determinado que, tcita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passar a vigorar sem determinao de prazo. Art. 452 da CLT Considera-se por prazo indeterminado todo contrato que suceder, dentro de 6 (seis) meses, a outro contrato por prazo determinado, salvo se a expirao deste dependeu da execuo de servios especializados ou da realizao de certos acontecimentos. No caso em tela, somente o contrato de Tcio ser prorrogado por prazo indeterminado, porque a lei permite uma prorrogao e o contrato dele foi prorrogado duas vezes. Ao passo que o contrato de Zeus atendeu os requisitos legais, uma vez que a celebrao do segundo contrato respeitou o prazo de 6 meses.

www.pontodosconcursos.com.br

23

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

18. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) A empresa SOL necessita contratar empregado para a execuo de servio especfico, ou seja, tcnico especializado na implantao de equipamento altamente sofisticado. Nesse caso, a empresa (A) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de dois anos, sendo vedada qualquer prorrogao contratual dentro deste perodo. (B) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de um ano, permitida uma nica prorrogao contratual dentro deste perodo. (C) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de dois anos, permitida uma nica prorrogao contratual dentro deste perodo. (D) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de um ano, permitida no mximo duas prorrogaes contratuais dentro deste perodo. (E) no poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado por expressa vedao legal, caracterizando tpica contratao de empregado por prazo indeterminado. Comentrios: A regra a de que os contratos sejam pactuados por prazo indeterminado, atendendo ento ao princpio da continuidade da relao de emprego, somente por exceo ser admitido o contrato de prazo determinado. Contratos de prazo determinado ou a termo so os contratos celebrados por tempo certo ou determinado ou pelo menos de previso aproximada, como o contrato de safra. As partes j sabem o incio e o trmino do contrato. O Contrato de prazo determinado no poder ser estipulado por perodo superior a 2 anos (art. 445 da CLT). Art. 445 da CLT O contrato de trabalho por prazo determinado no poder ser estipulado por mais de 2 (dois) anos, observada a regra do art. 451. Pargrafo nico - O contrato de experincia no poder exceder de 90 (noventa) dias Art. 451 da CLT O contrato de trabalho por prazo determinado que, tcita ou expressamente, for prorrogado mais de uma vez passar a vigorar sem determinao de prazo.

www.pontodosconcursos.com.br

24

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Art. 443 da CLT O contrato individual de trabalho poder ser acordado tcita ou expressamente, verbalmente ou por escrito e por prazo determinado ou indeterminado. 1 - Considera-se como de prazo determinado o contrato de trabalho cuja vigncia dependa de termo prefixado ou da execuo de servios especificados ou ainda da realizao de certo acontecimento suscetvel de previso aproximada. 2 - O contrato por prazo determinado s ser vlido em se tratando: a) de servio cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo; b) de atividades empresariais de carter transitrio; c) de contrato de experincia. Por servios cuja natureza ou transitoriedade justifique a predeterminao do prazo, devemos entender que a necessidade da mo-de-obra transitria para a empresa. Tal fato ocorrer quando houver excesso de demanda para substituio de pessoal ou para atender perodo transitrio da atividade. Exemplificando: O empregado que ser contratado para cobrir as frias ou a licena-mdica de outro empregado. Por atividade empresarial de carter transitrio devemos entender a transitoriedade da atividade da empresa que de tempos em tempos ficar paralisada e no a atividade do empregado. Outro exemplo o da assertiva, uma vez que a implantao de um equipamento de informtica um servio transitrio. Portanto est correta a letra C. 19. (FCC/Juiz do Trabalho- TRT - 14 Regio/2005) Sobre princpios do Direito do Trabalho: I. O art. 468 da CLT, que restringe a possibilidade de alterao nas condies de trabalho pactuadas pelas partes, de forma expressa ou tcita, observa o princpio da condio mais benfica. II. A sucesso de empregadores, regulada pelos artigos 10 e 448 da CLT, em sua definio clssica, tem como suporte o princpio da
www.pontodosconcursos.com.br 25

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

continuidade da relao de emprego, o mesmo se podendo dizer da regra jurisprudencial que confere ao empregador o nus da prova do despedimento do empregado. III. Havendo dvida fundada quanto ao alcance da norma trabalhista a ser aplicada ao caso concreto, bem como em relao prova produzida no processo, dever o julgador, na condio de intrprete, decidir em favor do empregado, invocando o princpio do in dubio pro operario. IV. A regra legal que transfere a apenas uma das partes do contrato de trabalho os riscos da atividade econmica consagra o princpio da alteridade, peculiar ao Direito do Trabalho. a) H apenas uma proposio verdadeira. b) H apenas duas proposies verdadeiras. c) H apenas trs proposies verdadeiras. d) Todas as proposies so verdadeiras. e) Todas as proposies so falsas. Comentrios: Letra B. A assertiva I est incorreta, pois o art. 468 da CLT consagra o princpio da inalterabilidade contratual lesiva, determinando que as alteraes nos contratos individuais de trabalho somente podero ocorrer por mtuo consentimento e desde que no resultem prejuzos diretos ou indiretos para o empregado. O princpio da condio mais benfica determina que nos contratos de trabalho uma condio benfica ao empregado no poder ser substituda por outra menos vantajosa ao empregado. A assertiva II est correta pelo princpio da continuidade da relao de emprego ser de fato o fundamento da sucesso trabalhista descrita nos artigos 10 e 448 da CLT, uma vez que a sucesso configura-se quando haja transferncia da titularidade da empresa e que no haja soluo de continuidade na prestao de servios. J a Smula 212 do TST refere-se a este princpio como presuno favorvel ao empregado. Observem abaixo: Smula 212 do TST - DESPEDIMENTO. NUS DA PROVA O nus de provar o trmino do contrato de trabalho, quando negados a prestao de servio e o despedimento, do empregador, pois o princpio da continuidade da relao de emprego constitui presuno favorvel ao empregado. A assertiva III est incorreta, pois se refere ao princpio in dbio pro operrio, ou seja, na dvida entre duas normas a serem aplicadas ao empregado, dever aplicar-se a norma mais favorvel ao

www.pontodosconcursos.com.br

26

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

empregado. Porm, este princpio no dever ser aplicado no processo do trabalho, uma vez que neste caso dever aplicar-se o nus da prova, no podendo o juiz na dvida em relao a quem alega a verdade decidir favoravelmente ao empregado. J a assertiva IV est correta, uma vez que a alteridade consagra o princpio segundo o qual o risco do negcio do empregador no contrato de trabalho. 20. (FCC/Juiz do Trabalho- TRT - 14 Regio/2005) Sobre fontes do Direito do Trabalho: I. Os acordos coletivos, as convenes coletivas e as sentenas normativas so consideradas fontes autnomas do Direito do Trabalho. II. A lei a fonte material por excelncia do Direito do Trabalho. III. A hierarquia entre as diversas fontes do Direito do Trabalho se define em consonncia com o carter social e teleolgico desse ramo jurdico especializado, fazendo prevalecer, dentro de uma situao concreta, a norma mais favorvel ao empregado. IV. Pela teoria do conglobamento, para se buscar no ordenamento a norma mais favorvel ao obreiro deve ser verificado no o caso concreto individual que se apresenta, mas o trabalhador de forma objetiva, considerando para isso o conjunto normativo delineado em funo da matria tratada. a) H apenas uma proposio verdadeira. b) H apenas duas proposies verdadeiras. c) H apenas trs proposies verdadeiras. d) Todas as proposies so verdadeiras. e) Todas as proposies so falsas. Comentrios: Letra C. I- Incorreta, porque a sentena normativa considerada fonte formal heternoma de Direito do Trabalho. II- Correta, porque a lei e a CLT so fontes formais heternomas do Direito do Trabalho. III- Correta, porque h o princpio da norma mais favorvel ao empregado assim, a pirmide hierrquica das normas jurdicas no rgida no Direito do Trabalho, sendo o Direito do Trabalho um direito social que tem por finalidade a aplicao das normas mais favorveis ao empregado.

www.pontodosconcursos.com.br

27

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

IV- Correta esta assertiva. Aqui vale transcrever a lio do jurista Maurcio Godinho Delgado O operador jurdico deve buscar a regra mais favorvel enfocando globalmente o conjunto de regras componentes do sistema, discriminando, no mximo os preceitos em funo da matria, de modo a no perder, ao longo desse processo, o carter sistemtico da ordem jurdica e os sentidos lgico e teleolgico, bsicos que sempre devem informar o fenmeno do direito.

1.2. Questes FCC sem comentrios: 1. (Tcnico judicirio TRT-GO\2008) Os turmeiros ou gatos que agenciam o trabalho do bia-fria (A) no estabelecem com ele vnculo empregatcio, no sendo equiparados a empregador. (B) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao jurdica existente. (C) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao econmica existente. (D) estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo equiparados a empregador, na forma da Consolidao das Leis do Trabalho. (E) estabelecem com ele vnculo empregatcio uma vez que suportam o risco do negcio em razo da capacidade econmicofinanceira existente. 2. ( Analista Judicirio TRT 18 Regio\2008) A rede de lojas de departamento Areia Branca terceirizou, regularmente, o servio de conservao e limpeza de suas lojas empresa Limpe Bem, assim como o servio de vigilncia empresa Segura Mais. Neste caso, havendo inadimplncia das obrigaes trabalhistas, a rede de lojas Areia Branca (A) no poder ser responsabilizada solidariamente ou subsidiariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais. (B) poder ser responsabilizada solidariamente pelos empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais. (C) poder ser responsabilizada subsidiariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e solidariamente pelos da empresa Segura Mais. (D) poder ser responsabilizada solidariamente pelos empregados da empresa Limpe Bem e subsidiariamente pelos da empresa Segura Mais.

www.pontodosconcursos.com.br

28

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

(E) poder ser responsabilizada subsidiariamente empregados das empresas Limpe Bem e Segura Mais.

pelos

3. (Analista judicirio Execuo de mandados TRT 16 Regio\2009) Considere as assertivas abaixo a respeito do trabalho temporrio. I. Em regra, o contrato entre a empresa de trabalho temporrio e a empresa tomadora ou cliente, com relao a um mesmo empregado, no poder exceder de cento e vinte dias. II. devido ao trabalhador temporrio, dentre outras verbas, adicional noturno, horas extras e aviso prvio. III. O trabalhador temporrio poder ser dispensado com justa causa, como tambm poder requerer a resciso indireta. IV. O estrangeiro portador de visto provisrio ou definitivo poder ser contratado como trabalhador temporrio. Est correto o que se afirma APENAS em (A) II e III. (B) III e IV. (C) III. (D) I e II. (E) II. 4. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Os turmeiros ou gatos que agenciam o trabalho do bia-fria (A) no estabelecem com ele vnculo empregatcio, no sendo equiparados a empregador. (B) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao jurdica existente. (C) estabelecem com ele vnculo empregatcio em razo da subordinao econmica existente. (D) estabelecem com ele vnculo empregatcio, sendo equiparados a empregador, na forma da Consolidao das Leis do Trabalho. (E) estabelecem com ele vnculo empregatcio uma vez que suportam o risco do negcio em razo da capacidade econmicofinanceira existente. 5. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) Aps a edio da Constituio Federal de 1988, a contratao irregular de trabalhador, por meio de empresa interposta, (A) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica indireta ou fundacional. (B) gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional.
www.pontodosconcursos.com.br 29

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

(C) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica direta. (D) gera vnculo de emprego apenas com os rgos da Administrao Pblica indireta. (E) no gera vnculo de emprego com os rgos da Administrao Pblica direta, indireta ou fundacional. 6. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) So requisitos indispensveis para a configurao do vnculo empregatcio: a) pessoalidade, eventualidade, subordinao e onerosidade. b) pessoalidade, habitualidade, subordinao e exclusividade. c) pessoalidade, habitualidade, subordinao e onerosidade. d) alteridade, autonomia, exclusividade e onerosidade. e) habitualidade, autonomia e finalidade lucrativa. 7. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) correto afirmar que: a)no se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado, desde que esteja caracterizada a relao de emprego. b) no se distingue entre o trabalho realizado no estabelecimento do empregador e o executado no domiclio do empregado,ainda que no esteja caracterizada a relao de emprego. c) Apenas o trabalho realizado no estabelecimento do empregador caracteriza a relao de emprego. d) O trabalho executado no domiclio do empregado sempre ser considerado autnomo. e) O trabalho executado no domiclio do empregado sempre ser considerado eventual. 8. (Tcnico Judicirio TRT-PI\2004) Os preceitos constantes da Consolidao das leis do trabalho, salvo quando, houver expressa determinao em sentido contrrio, no se aplicam: a) aos empregados urbanos, aos trabalhadores avulsos e aos empregados em domiclio. b) Aos empregados terceirizados, trabalhadores avulsos e temporrios. c) Aos empregados terceirizados, aos trabalhadores rurais e aos funcionrios pblicos da Unio.

www.pontodosconcursos.com.br

30

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

d) Aos empregados domsticos, aos trabalhadores rurais e aos funcionrios pblicos da Unio. e) Aos empregados domsticos, aos empregados em domiclio e aos funcionrios pblicos da Unio. 9. (Tcnico Judicirio TRT\SP 2004) Considere: a. Considera-se empregado a pessoa fsica, que presta servios de natureza no-eventual, com subordinao e mediante salrio. b. Entre a empresa que detm a direo, o controle, ou administrao de outra e esta ltima h responsabilidade solidria. c. Somente a pessoa jurdica pode ser considerada empregador para os efeitos da CLT. d. Associao beneficente sem fins lucrativos no pode admitir empregados. Est correto o que se afirma apenas em: f) I. g) I e II. h) I, II e III. i) II e III. j) IV. 10. (Analista Judicirio TRT-PI 2004) O contrato de trabalho de atividades empresariais de carter transitrio: f) poder ser prorrogado por duas vezes, de forma tcita ou expressa, sob pena de novo ajuste do contrato a prazo determinado. g) No poder ser prorrogado, sob pena de se tornar contrato a prazo indeterminado. h) Admite mais de uma prorrogao como contrato a prazo determinado, desde que autorizado pelo Ministrio do Trabalho. i) Admite apenas uma prorrogao, sob pena de autuao pelo Auditor Fiscal do trabalho. j) Admite apenas uma prorrogao, sob pena de se tornar contrato por prazo indeterminado.

www.pontodosconcursos.com.br

31

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

11. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) A relao de emprego pressupe: f) o requisito da exclusividade dos servios prestados. g) Impessoalidade na prestao de servios. h) Pessoalidade na prestao dos servios. i) Eventualidade na prestao dos servios. j) Observncia da forma legal para a contratao. 12. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) A responsabilidade pelas obrigaes trabalhistas, de empresas pertencentes ao mesmo grupo econmico, ser: a) apenas da empresa principal. b) da empresa principal e, subsidiariamente, da subordinada. c) da empresa sucessora e da empresa sucedida, subsidiariamente. d) de qualquer uma das empresas, solidariamente. e) de qualquer uma das empresas, subsidiariamente. 13. (Analista judicirio TRT-PI - 2004) Na ausncia de disposies legais ou contratuais, so formas de integrao do Direito do Trabalho: a) Analogia, eqidade, princpios de direito e do Direito do trabalho. b) Analogia, eqidade, os costumes e pareceres do Ministrio Pblico do trabalho. c) Analogia, eqidade, jurisprudncia e sentena normativa. d) Princpios e normas gerais do direito, jurisprudncia e sentena normativa. e) Princpios e normas gerais do direito, eqidade e sentena normativa. 14. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRTAM\2005) A relao de emprego protegida pelas leis trabalhistas pressupe: f) prestao de servios, contrato escrito e onerosidade. g) Prestao de servios a ttulo oneroso ou gratuito, por pessoa fsica ou jurdica. h) Subordinao tcnica, onerosidade e pessoalidade. i) Subordinao jurdica, pessoalidade, onerosidade e noeventualidade.

www.pontodosconcursos.com.br

32

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

Impessoalidade, eventualidade e formalidade na contratao. 15. (Analista Judicirio Execuo de Mandados TRTAM\2005) O prazo prescricional para ajuizar ao trabalhista aps a extino do contrato de trabalho de at: f) 1 ano, podendo ser reclamados crditos relativos aos dois ltimos anos em que o trabalhador prestou servios. g) 2 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado,ainda que superior a cinco anos. h) 2 anos, podendo ser reclamados crditos relativos aos cinco anos anteriores ao ajuizamento da ao. i) 5 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado. j) 7 anos, podendo ser reclamados crditos de todo o perodo trabalhado. 16. (Analista judicirio TRT 18 Regio\2008) Com relao ao contrato de aprendizagem, certo que (A) modalidade de contrato especial, ajustado por escrito ou de forma verbal, por prazo determinado ou indeterminado. (B) o contrato de aprendizagem no pode ser estipulado por mais de dois anos. (C) no estar descaracterizado o contrato, em razo da informalidade existente, se o aprendiz que no concluiu o ensino fundamental no freqentar a escola. (D) o aprendiz poder trabalhar a partir dos dezesseis anos at os vinte e quatro anos de idade. (E) o aprendiz menor de dezoito anos no pode trabalhar com atividades insalubres, mas poder laborar no perodo noturno, sem prejuzo dos estudos escolares. 17. (Analista judicirio TRT 18 Regio\2008) A empresa de propaganda Azul prorrogou duas vezes o contrato de trabalho por prazo determinado de seu empregado Tcio, dentro do perodo de dois anos. A empresa de propaganda Amarela celebrou segundo contrato pelo prazo determinado de um ano com Zeus, aps oito meses da extino do contrato celebrado anteriormente. Neste caso, de acordo com a Consolidao das Leis do Trabalho, (A) nenhum dos contratos de trabalho ser prorrogado por prazo indeterminado. (B) os contratos de trabalho de Tcio e de Zeus sero prorrogados por prazo indeterminado.
www.pontodosconcursos.com.br 33

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

(C) somente o contrato de trabalho de Zeus ser prorrogado por prazo indeterminado. (D) somente o contrato de trabalho de Tcio ser prorrogado por prazo indeterminado. (E) o contrato de trabalho de Tcio ser prorrogado por mais dois anos e o contrato de Zeus ser prorrogado por prazo indeterminado. 18. (Tcnico Judicirio TRT\GO 2008) A empresa SOL necessita contratar empregado para a execuo de servio especfico, ou seja, tcnico especializado na implantao de equipamento altamente sofisticado. Nesse caso, a empresa (A) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de dois anos, sendo vedada qualquer prorrogao contratual dentro deste perodo. (B) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de um ano, permitida uma nica prorrogao contratual dentro deste perodo. (C) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de dois anos, permitida uma nica prorrogao contratual dentro deste perodo. (D) poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado, desde que pelo prazo mximo de um ano, permitida no mximo duas prorrogaes contratuais dentro deste perodo. (E) no poder elaborar um contrato individual de trabalho com prazo determinado por expressa vedao legal, caracterizando tpica contratao de empregado por prazo indeterminado.

19. (FCC/Juiz do Trabalho- TRT - 14 Regio/2005) Sobre princpios do Direito do Trabalho: I. O art. 468 da CLT, que restringe a possibilidade de alterao nas condies de trabalho pactuadas pelas partes, de forma expressa ou tcita, observa o princpio da condio mais benfica. II. A sucesso de empregadores, regulada pelos artigos 10 e 448 da CLT, em sua definio clssica, tem como suporte o princpio da continuidade da relao de emprego, o mesmo se podendo dizer da regra jurisprudencial que confere ao empregador o nus da prova do despedimento do empregado. III. Havendo dvida fundada quanto ao alcance da norma trabalhista a ser aplicada ao caso concreto, bem como em relao prova produzida no processo, dever o julgador, na condio de

www.pontodosconcursos.com.br

34

CURSO ON-LINE - PACOTE DE EXERCCIOS TRT- 8 REGIO TCNICO JUDICIRIO REA ADMINISTRATIVA

intrprete, decidir em favor do empregado, invocando o princpio do in dubio pro operario. IV. A regra legal que transfere a apenas uma das partes do contrato de trabalho os riscos da atividade econmica consagra o princpio da alteridade, peculiar ao Direito do Trabalho. a) H apenas uma proposio verdadeira. b) H apenas duas proposies verdadeiras. c) H apenas trs proposies verdadeiras. d) Todas as proposies so verdadeiras. e) Todas as proposies so falsas.

20. (FCC/Juiz do Trabalho- TRT - 14 Regio/2005) Sobre fontes do Direito do Trabalho: I. Os acordos coletivos, as convenes coletivas e as sentenas normativas so consideradas fontes autnomas do Direito do Trabalho. II. A lei a fonte material por excelncia do Direito do Trabalho. III. A hierarquia entre as diversas fontes do Direito do Trabalho se define em consonncia com o carter social e teleolgico desse ramo jurdico especializado, fazendo prevalecer, dentro de uma situao concreta, a norma mais favorvel ao empregado. IV. Pela teoria do conglobamento, para se buscar no ordenamento a norma mais favorvel ao obreiro deve ser verificado no o caso concreto individual que se apresenta, mas o trabalhador de forma objetiva, considerando para isso o conjunto normativo delineado em funo da matria tratada. a) H apenas uma proposio verdadeira. b) H apenas duas proposies verdadeiras. c) H apenas trs proposies verdadeiras. d) Todas as proposies so verdadeiras. e) Todas as proposies so falsas.

Bem, por hoje s! At a prxima aula! Abs. Deborah Paiva

www.pontodosconcursos.com.br

35

Вам также может понравиться