Вы находитесь на странице: 1из 7

REFERENCIAS: http://www.psicologiananet.com.

br

http://www.universoautista.com.br/autismo
http://www.abcdasaude.com.br http://www.news-medical.net/health/Dopamine-Functions-(Portuguese).aspx http://apps.unibrasil.com.br/revista/index.php/saude/article/viewFile/245/193

AUTISMO

O QUE ?

TIPOS DE AUTISMOS: Autismo Atpico: no desenvolve relacionamentos sociais normais e freqentemente apresenta maneirismos bizarros e padres anormais de fala. Essas crianas tambm podem ter sndrome de Tourette, doena obsessivo-compulsiva ou hiperatividade. Autismo de Alto Nvel Funcional: o mesmo que Sndrome de Asperger, mas com atraso no desenvolvimento da fala. Sndrome de Asperger: as crianas com essa doena tm alguns sintomas de autismo, incluindo pouca habilidade social e falta de empatia, mas elas tm habilidades lingsticas apropriadas para a idade e um QI alto ou normal. A sndrome de Asperger reconhecida antes dos dois primeiros anos de vida da criana, apresenta maior ocorrncia no sexo masculino, caracterizada por inteligncia acima da normalidade, dficit na sociabilidade, interesses especficos e bizarros por clculo, astrologia, fsica, qumica etc.

Autismo (verbal): Autismo ecolalia: repetio de palavras que acabaram de ser ditas por outras pessoas.

Autismo (no-verbal):

Autismo Classico/Sndrome de Kanner: outro nome para designar o autismo.

PROBLEMAS PSIQUITRICOS ASSOCIADOS: TDAH (Transtorno de Dficit de Ateno e Hiperatividade) Tiques (inclusive sndrome de Tourette) DCD (Developmental Coordination Disorder Transtorno do Desenvolvimento da Coordenao) Hiperlexia Depresso e ansiedade (embora talvez no sejam transtornos?) Transtorno bipolar Mutismo seletivo Transtornos alimentares Transtornos do sono Transtornos de personalidade Esquizofrenia/ catatonia

COMO FUNCIONA O CEREBRO DO AUTISTA? O crebro de uma criana com autismo apresenta alteraes no corpo caloso, amgdala e cerebelo Dois dos neurotransmissores que parecem ser afetados so a serotonina, que afeta emoo e comportamento, e o glutamato, que tem um papel na atividade dos neurnios. Juntas, essas alteraes do crebro podem ser responsveis pelos comportamentos do autista.

Vrios estudos de pesquisa esto focados na ligao entre os genes e o autismo. O maior deles o Projeto Genoma do Autismo (Autism Genome Project) da NAAR (National Alliance for Autism Research - Aliana Nacional para Pesquisa sobre Autismo). Esse esforo colaborativo, realizado em aproximadamente 50 instituies de pesquisa, em 19 pases, est examinando os 30 mil genes que formam o genoma humano em busca dos genes que desencadeiam o autismo. SEROTONINA

Pacientes autistas apresentam altas taxas de serotonina no sangue. Pesquisas recentes mostram que h um desbalano nos nveis de serotonina no crebro de uma pessoa autista em relao ao de uma pessoa normal. Um estudo mostrou que, em autistas, a via neural dentato-tlamo-cortical, responsvel pela integrao sensorial e pela fala. A integrao sensorial nos autistas , portanto, muito debilitada, de modo que esses pacientes geralmente s conseguem utilizar um dos seus sentidos por vez. Isso explica, por exemplo, o porqu de um autista se concentrar to fortemente em uma atividade, mas no perceber as coisas que acontecem sua volta.

ERROS NA FENDA SINPTICA

O cientista brasileiro Alysson Muotri, em 2010, conseguiu a incrvel faanha de curar um neurnio autista. Em seus estudos, ele percebeu que o neurnio do paciente com autismo possui algumas caractersticas fsico-qumicas distintas daquelas de um neurnio normal. Entre elas, Alysson percebeu que os ncleos dos neurnios autistas eram bem menores do que os dos neurnios normais e que o nmero de sinapses que esses neurnios de pacientes autistas faziam era bastante reduzido. Esses dados vo ao encontro de outras pesquisas, tais como as desenvolvidas pela francesa Christelle M. Durand, que publicou que os neurnios autistas no s possuem menos sinapses do que o normal, como tambm possuem erros em sua formao, de tal modo que fiquem posicionadas de maneira incorreta uma em relao outra, perdendo a eficincia na transmisso dos sinais.

Bases cerebrais
Dopamina (Gillberg et al 1987) Neurnios dopaminrgicos do mesencfalo So um principal Fonte de dopamina no crebro. A dopamina importante no Controle dos Movimentos, um

Sinalizao de Erro nd Previso de Recompensa, Motivao e cognio. Depleo de dopamina cerebral e um principal Caracteristica da Doena de Parkinson.

Serotonina (em retardo mental tambm) (Coleman 1976) Com base em evidncias implicando a disfuno da serotonina no Autismo Infantil, as drogas com efeitos serotoninrgicos tm sido investigadas quanto a sua utilidade clnica nesse transtorno. Mltiplos estudos tm examinado o potencial da fenfluramina, agonista indireto da serotonina, a qual promove a liberao desse neurotransmissor no espao pr-sinptico, ao mesmo tempo em que bloqueia sua recaptao. Embora a fenfluramina aumente abruptamente a neurotransmisso de serotonina, sua administrao em longo prazo resulta numa reduo da transmisso serotonina (5-HT) no SNC e, talvez, seja essa reduo da transmisso serotonina a responsvel pela melhora de alguns sintomas do Autismo Infantil.

Noradrenalina (Gillberg et al 1987) Neuroliginas (Jamain et al 2003) Glycinas, GABA, Ah, Glutamato ? Protena GFA (Ahlsen et al 1993) Gangliosides (Nordin et al 1998) Endorfinas (Gillberg et al 1985) Sistema imune (Plioplys 1989)

Curiosidades: Os pesquisadores usaram uma tecnologia de ressonncia magntica, chamada imagens de tensores de difuso, para avaliar os crebros de crianas de 6 meses, 1 ano e 2 anos de idade.

Isto permitiu criar imagens tridimensionais que mostram alteraes ao longo do tempo na "massa branca" de cada criana.

Vrios estudos de pesquisa esto focados na ligao entre os genes e o autismo. O maior deles o Projeto Genoma do Autismo (Autism Genome Project) da NAAR (National Alliance for Autism Research - Aliana Nacional para Pesquisa sobre Autismo). Esse esforo colaborativo, realizado em aproximadamente 50 instituies de pesquisa, em 19 pases, est examinando os 30 mil genes que formam o genoma humano em busca dos genes que desencadeiam o autismo.
PROJETO DE LEI N 2.913/2012 Inclui o autista como pessoa com deficincia. A Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais decreta: Art. 1 - Para fins de fruio dos direitos assegurados na Constituio do Estado, fica o indivduo com diagnstico de autismo reconhecido como pessoa com deficincia. Art. 2 - Em decorrncia do disposto nesta lei, ficam garantidos ao indivduo com autismo todos os benefcios e direitos das pessoas com deficincia, inclusive aqueles previstos nos arts. 218, pargrafo nico, e 224 da Constituio do Estado. Art. 3 - Esta lei entra em vigor na data de sua publicao. Sala das Reunies, 1 de maro de 2012. Marques Abreu Justificao: Este projeto objetiva a equiparao do autista s pessoas com deficincia. A importncia desta iniciativa decorre da falta de previso desse enquadramento, o que, por conseguinte, limita o acesso dos autistas a servios pblicos de sade, educao e lazer. De acordo com especialistas, o autismo um transtorno neurolgico que afeta o indivduo em trs reas: interao social, comunicao e imaginao. No se sabem exatamente as causas que levam sndrome, cujas caractersticas podem variar muito entre os indivduos. De modo geral, o distrbio aparece antes dos trs anos. O portador tem dificuldade de manter contato social, de se comunicar espontaneamente e de realizar tarefas cotidianas. A linguagem atrasada ou no se manifesta, nos casos mais graves, e o comportamento tende a ser repetitivo em reas de interesse. Os pais e familiares de pessoas com autismo, nos ltimos anos, vm se organizando em defesa dos direitos dos portadores da sndrome. Enfim, este projeto de lei visa proporcionar aos autistas e seus familiares o direito ateno integral sade e educao, com tratamento multidisciplinar e apoio psicolgico adequados conforme dispe os arts. 218 e 224 da Constituio do Estado. Por esses motivos, conto com o apoio dos meus nobres colegas para aprovao desta proposio. - Semelhante proposio foi apresentada anteriormente pela Deputada Ana Maria Resende. Anexe-se ao Projeto de Lei n 2.148/2011, nos termos do 2 do art. 173 do Regimento Interno.

COMO RECONHECER UM AUTISTA


Os testes abaixo so baseados no Manual Estatstico e Diagnstico da Associao Americana de Psiquiatria (DSM-IV), de 1994. O diagnstico final de autismo ou sndrome de Asperger s pode ser dado por um mdico.

Autismo
A) Analise as caractersticas da pessoa: [1] Problemas de interao social: 1a - Tem dificuldade para entender expresses faciais ou gestos corporais? 1b - Tem mais problemas para fazer amizade ou se relacionar que outras pessoas da sua idade ou grau de desenvolvimento intelectual? 1c - Raramente procura, espontaneamente, compartilhar interesses ou atividades prazerosas com outras pessoas? 1d - No corresponde a manifestaes de afeto ou aproximaes sociais? [2] Dficits de comunicao: 2a - Tem falta ou atraso do desenvolvimento da linguagem, no compensada por outros meios (apontar, usar mmica)? 2b - Inicia ou, em indivduos com linguagem adequada, mantm uma conversao? 2c - Repete palavras sem sentido aparente e em situaes estranhas; ou fala de forma estereotipada? 2d - incapaz de participar de brincadeiras de faz-de-conta? [3] Comportamento, atividades e interesses restritos e estranhos: 3a - excessivamente interessada e preocupada por um tema estranho? 3b - Se apega a rotinas ou rituais? 3c - Faz movimentos repetitivos e estranhos? 3d - Interessa-se demais por partes de objetos? O autista ter, no mnimo, seis dessas caractersticas. Sendo pelo menos duas do item 1, uma do item 2 e uma do item 3. B) S autista quem apresenta atraso ou alguma anormalidade em pelo menos uma das reas acima (social,

comunicao e interesse) presente antes dos 3 anos de idade Sndrome de Asperger A) A pessoa tem dificuldades para se socializar? [1] Ela tem dificuldade de olhar nos olhos ou no sabe usar a expresso facial, a postura corporal e os gestos para comunicar seus sentimentos? [2] incapaz de fazer amizade ou mesmo manter uma conversao com pessoas da sua idade? [3] No demonstra desejo de compartilhar situaes agradveis ou interesses (como apontar para objetos) [4] No corresponde a aproximaes sociais ou manifestaes de afeto? B) Tem comportamento, atividades e interesses restritos e estereotipados? [1] Preocupa-se demais com assuntos muito especficos e pouco ligados a sua realidade (como dinossauros ou nomes de planetas)? [2] muito apegada a rotinas ou rituais? [3] Faz movimentos repetitivos e estereotipados (como se balanar)? [4] Preocupa-se demais com partes de objetos? C) Suas limitaes causam srias dificuldades sociais, profissionais ou em outras reas importantes de sua vida? Os aspergers tm, pelo menos, duas das caractersticas do item A, uma do item B e a resposta positiva para o item C Outras pistas Alm dos critrios usados por profissionais de sade, bom ficar de olho em outras caractersticas comuns [1] A criana se incomoda com som alto? [2] Parece no ter noo de perigo? [3] Costuma se auto-agredir? [4] Parece ser um gnio, mas s no que se refere a um assunto?

[5] Encara demais as pessoas? [6] Teve otite grave quando beb? [7] Sofre de refluxo ou outro problema

gastrintestinal?

Вам также может понравиться