Вы находитесь на странице: 1из 37

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Cabecinhas, R. (2006) Identidade e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste in Martins, M.; Sousa, H. & Cabecinhas, R. (Eds.) (2006) Comunicao e Lusofonia: Para uma abordagem crtica da cultura e dos media, Porto: Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade e Campo das Letras, pp. 183-214. Ttulo: Identidade e memria social: estudos comparativos em Portugal e Timor-Leste

Autor: Rosa Cabecinhas, Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade, Universidade do Minho

Resumo: Nesta comunicao apresentamos os resultados preliminares de uma investigao emprica sobre identidade social e percepes da histria, cujos dados foram recolhidos atravs de inqurito por questionrio em dois pases: Portugal e Timor-Leste. Esta investigao foi realizada no mbito de um projecto internacional sobre identidade e memria social, tendo como objectivo analisar as representaes da histria construdas pelos jovens dos diversos pases da Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP).
Nesta comunicao examinamos as representaes de jovens portugueses e de jovens timorenses sobre a histria da humanidade, em geral, e sobre a histria nacional dos respectivos pases, em particular. Investigamos as representaes hegemnicas e polmicas, o papel da identidade social e as emoes associadas s personalidades e aos acontecimentos considerados mais marcantes na histria da humanidade e nas respectivas histrias nacionais. Na discusso dos resultados reflectimos sobre o impacto do processo de globalizao, por um lado, e o impacto da lusofonia, enquanto zona cultural e lingustica, por outro.

Palavras-chave: identidade social; memria social; representaes sociais

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Pgina 1 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Identidade e memria social: Estudos comparativos em Portugal e Timor-Leste1

Globalizao, identidade e memria social

Num mundo em acelerado processo de globalizao, em que as presses para a massificao cultural so constantes, cada grupo (nacional, regional, lingustico, etc.) ao mesmo tempo que absorve e transforma as ideias circulantes nos meios de comunicao globais, tenta preservar o que considera ser a sua identidade cultural prpria, valorizando as suas tradies, usos e costumes, e definindo o seu lugar singular no mundo. O modo como os grupos nacionais representam a sua histria fundamental na definio da sua prpria identidade. A construo da histria de cada nao sempre um processo comparativo, j que a histria de cada grupo nacional depende das relaes estabelecidas com outros grupos. A forma como cada grupo interpreta o seu passado, determina o seu posicionamento no presente e as suas estratgias para o futuro. Essas estratgias definem no s as relaes dentro do grupo como as relaes com os outros grupos, numa dinmica onde, conforme o momento histrico, pode prevalecer a estabilidade ou a mudana, a resistncia ou a adaptao, a preservao das fronteiras ou a sua diluio. No caso especfico dos oito pases que constituem a Comunidade de Pases de Lngua Portuguesa (CPLP), a adeso a esta comunidade traduz no s reconhecimento da longa relao histrica que os une, mas tambm o desejo da manuteno dessa relao, embora com novo enquadramento: a relao colonial foi substituda por uma relao ps-colonial, assente em princpios de cooperao e solidariedade, tendo como objectivos a difuso e enriquecimento da Lngua Portuguesa e a preservao de um vnculo histrico e um patrimnio comum resultantes de uma convivncia multissecular (Declarao Constitutiva da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, 17 de Julho de 1996: www.cplp.org). Mas que imagens tm os jovens desse passado e herana comum? Ser que esse
A autora agradece ao Prof. Benjamim Corte-Real, Reitor da Universidade Nacional Timor Loro Sae (UNTL), e Fundao das Universidades Portuguesas (FUP), a autorizao para realizar este estudo junto dos estudantes da UNTL/FUP. Agradece ainda aos Professores Aurlio Guterres, Domingos de Sousa, Domingos Maia, Jos Antnio da Costa, Jos Mattoso e Miguel Maia dos Santos os seus ensinamentos sobre a histria e a cultura timorenses. Um agradecimento muito especial ao Dr. Joo Paulo Esperana pela sua colaborao na recolha de dados. Finalmente, agradece a todos os estudantes, portugueses e timorenses, que participaram voluntariamente nestes estudos.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 2 de 37 www.cecs.uminho.pt
1

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

passado comum tem o mesmo significado e suscita as mesmas emoes nos jovens portugueses e nos jovens dos pases que foram colonizados por Portugal? De que forma os conflitos que opuseram o pas colonizador e os pases colonizados so recordados pelos jovens nascidos no ps-25 de Abril, que no tiveram qualquer experincia directa do perodo colonial? Sero esses conflitos esquecidos, silenciados ou reforados? Ser que quando pensam na histria da humanidade os jovens de hoje evocam espontaneamente acontecimentos que marcaram este espao geograficamente descontnuo mas identificado pelo idioma comum (CPLP; 17 de Julho de 1996), que geralmente designamos como espao lusfono? Estas e outras questes levaram-nos a iniciar um trabalho de investigao sobre identidade e memria social no espao lusfono, trabalho esse do qual aqui damos conta dos resultados da fase exploratria, realizada em Portugal e em Timor-Leste. Este trabalho integra-se num projecto de investigao mais amplo sobre polticas de comunicao e discursos no espao lusfono (e.g. Martins, 2004; Sousa e Marinho, 2004). A comparao dos dados recolhidos em Portugal e em Timor-Leste parece-nos particularmente interessante, dada grande distncia geogrfica entre os dois pases e o facto de Timor-Leste ser o mais recente membro da CPLP (a sua adeso ocorreu em 2002, aps a restaurao da independncia). Para alm da distncia geogrfica, temos igualmente que ter em conta o facto da lngua portuguesa ter sido banida como lngua de ensino durante a ocupao indonsia e as presses para a indonesiao (Mattoso, 2005: 104).

Para a compreenso das dinmicas identitrias necessrio ter em conta que cada indivduo pertence simultaneamente a vrios grupos (por exemplo, portugus ou timorense, homem ou mulher, jovem ou idoso, etc.). A salincia das diversas pertenas grupais depende do contexto e das posies relativas dos grupos numa dada estrutura social (Deschamps, 1982; Lorenzi-Cioldi, 2002). A ampla investigao desenvolvida nas ltimas dcadas sobre os processos de formao, manuteno e mudana das representaes sociais (e.g. Moscovici, 1988, 1998) contribuiu com um novo olhar na forma de conceber a relao entre o indivduo e a sociedade, e para o reconhecimento da importncia dos processos comunicativos, mediticos e informais, na forma como determinado grupo constri a realidade. As representaes sociais so conceptualizadas como uma modalidade de conhecimento socialmente elaborada e compartilhada, com um objectivo prtico, e contribuindo para a
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 3 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

percepo de uma realidade comum a um determinado grupo. As representaes sociais constituem a forma como os indivduos apropriam o mundo que os rodeia, ajudando-os a compreender e a agir (Jodelet, 1989). Na sua obra, Moscovici estabelece a distino entre trs tipos de representaes sociais, em funo do seu estdio de desenvolvimento e do seu modo de circulao na sociedade. As representaes hegemnicas so partilhadas por todos os membros de um grupo altamente estruturado (uma nao, um partido, etc.), prevalecendo implicitamente em todas as prticas simblicas desse grupo, apresentando grande grau de uniformidade e coercividade. Por seu turno, as representaes emancipadas so o produto da cooperao entre grupos que esto em contacto mais ou menos prximo: cada grupo cria as suas prprias interpretaes ou verses e partilha-as com os outros. Por ltimo, as representaes controversas ou polmicas so geradas no decurso de uma controvrsia social ou um conflito entre grupos, no sendo partilhadas pela sociedade no conjunto (1988: 221-222). Serge Moscovici estabeleceu uma ligao entre os diferentes estdios de desenvolvimento das representaes sociais e trs modalidades comunicativas: a difuso, a propagao e a propaganda. Na difuso verifica-se distanciamento e diversidade no tratamento dado aos temas, com nfase na informao, sem tomadas explcitas de posio da parte do emissor, mas tambm sem uma sistematizao das diferentes posies face ao tema. A propagao visa produzir uma norma geral, englobante e conciliadora de posies potencialmente diferentes, procurando organizar elementos divergentes de forma a torn-los compatveis com valores mais centrais para os vrios grupos implicados. Em contrapartida, na propaganda a forma de abordar os assuntos dicotomizada, procurando salientar que h apenas um caminho a seguir, rejeitando qualquer moderao. Esta modalidade de comunicao em torno de dicotomias redutoras ocorre quando h um conflito que ameaa a identidade do grupo, separando um ns que estamos certos, de um eles que esto errados (Castro, 2004: 366). A compreenso do contedo de uma representao exige a sua integrao na dinmica social onde tal representao se desenvolve. A estrutura social remete para clivagens, diferenciaes e relaes de dominao (e.g. Bourdieu, 1979). Assim, necessrio ter em conta, por um lado, a relao entre as representaes sociais e as configuraes culturais dominantes e, por outro, a dinmica social no seu conjunto. A conjugao destes dois factores ajuda a compreender as presses para a hegemonia e a consequente reificao de certas representaes sociais.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 4 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Os meios de comunicao social contribuem para a consensualidade alargada de algumas representaes sociais, isto , para o seu carcter hegemnico. Na fabricao dessa hegemonia destaca-se o papel da televiso. Uma representao s adquire foros de verdade e de realidade quando partilhada - as imagens veiculadas atravs do ecr facilitam a ideia de consenso, de partilha por uma larga comunidade. Por outro lado, as representaes vivem de metforas e a televiso permite fazer corresponder a cada palavra um rosto, a cada conceito e ideia uma imagem (Vala, 2000: 493). As representaes sociais constituem um conceito fundamental para entender o modo como a histria recordada ou esquecida pelos indivduos em funo das suas identidades sociais. O estudo das representaes sociais da histria que cada pas constri permite-nos igualmente compreender porque que cada pas reage de maneira diferente aos mesmos acontecimentos. As representaes sociais da histria so como mapas das origens e das misses histricas de cada grupo, estando em permanente negociao ao longo do tempo, produzindo e reflectindo as mudanas da sociedade (Liu e Hilton, 2005). Assim, a memria conceptualizada, no como algo meramente individual, mas como um processo social, que depende das pertenas e redes sociais dos indivduos. Na nossa perspectiva, recordar algo muito mais do que simplesmente reproduzir factos, pois trata-se de um processo de reconstruo selectivo e parcial. Para esse processo de reconstruo selectivo contribuem aspectos de ordem cognitiva e motivacional. O carcter social da memria resulta de vrios factores: o processo de recordar social, dado que a evocao das recordaes feita a partir de dicas de contexto; os pontos de referncia que cada indivduo utiliza para codificar, armazenar e recuperar informao so definidos socialmente; e a memria individual no poderia funcionar sem conceitos, ideias, imagens e representaes que so socialmente construdos e partilhados. Ou seja, a memria de cada indivduo social no seu contedo (eventos, personagens, etc.) e no seu processo (codificao, armazenamento e recuperao da informao). Reconhecer o carcter social da memria no implica pressupor uma uniformidade nas recordaes, j que cada indivduo activo no processamento da informao. Cada indivduo recorda factos diferentes e de um modo diferente e grupos sociais diferentes face a um mesmo acontecimento reconstroem memrias diferentes (Echabe e Castro, 1998). O indivduo recorda atravs da linguagem, pois esta que lhe fornece as categorias atravs das quais apreende a realidade. A linguagem medeia a relao entre o indivduo e o grupo, sendo fundamental para no entendimento do que Halbwachs (1925/1994) designa
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 5 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

como quadros colectivos da memria: os instrumentos de que a memria colectiva se serve para reconstruir uma imagem do passado em consonncia com as ideologias dominantes da sociedade, num determinado momento histrico. Na compreenso dos quadros colectivos da memria necessrio ter em considerao duas coordenadas fundamentais: o tempo e o espao (Halbawachs, 1950/1997). Como salienta Cunha, o facto da memria das pessoas que coexistem no espao e no tempo as transcender que define como campo de estudo a memria social. Esta partilha dos quadros sociais da memria conduz a questo, declaradamente, para o domnio da identidade (2003: 79). Na opinio deste autor, o aprofundamento das propostas pioneiras de Halbwachs passa pela clarificao de uma questo bsica: o papel do indivduo e da sociedade na fabricao e transmisso das memrias. Na sua anlise da memria social, Paul Connerton chamou a ateno para a dimenso narrativa. Segundo o autor, numa dada comunidade as histrias circulam e so partilhadas atravs das prticas sociais - como a comemorao, o ritual e a tradio - que representam e projectam uma certa identidade. A aco do indivduo neste processo activa e diferenciada, no sentido de que o posicionamento social ajuda a definir a capacidade de interveno do nesse processo e as modalidades que essa interveno assume. Uma vez que as imagens do passado legitimam geralmente uma ordem social presente (Connerton, 1989/1993: 3) a memria social pode ser conceptualizada como um campo de disputa, passando o controlo social e mesmo o exerccio do poder, pela capacidade de definir o memorvel e o que deve ser esquecido (Cunha, 2003: 86). Resumindo, na nossa perspectiva podemos considerar que toda memria social, uma vez que os nossos pensamentos, sentimentos e intenes, entre outros fenmenos aparentemente internos, so construdos atravs das prticas lingusticas e reificados pelos processos de comunicao humana (Gergen, 1994). Neste sentido, to importante quanto compreender o que recordamos, compreender porque e como determinados acontecimentos so recordados enquanto outros so esquecidos. Assim, entendemos a memria como um produto social construdo nos processos comunicativos, que reflecte as pertenas e as identidades sociais dos indivduos assim como as suas trajectrias pessoais, tambm elas marcadas pelo social. Neste sentido, a teoria das representaes sociais constitui uma ferramenta fundamental para compreender como as memrias histricas so construdas, como so partilhadas pelos indivduos e grupos e quais
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 6 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

as suas funes polticas e ideolgicas (Liu e Hilton, 2005).

Representaes sociais da histria em Portugal e Timor-Leste: estudos exploratrios

Como foi anteriormente referido, nesta comunicao examinamos os resultados de um inqurito realizado junto de jovens em dois pases, cuja histria marcada por uma longa relao de interdependncia: Portugal e Timor-Leste. Embora tratando-se de um trabalho sobre as percepes da histria e no sobre Histria propriamente dita, parece-nos conveniente abrir aqui um parntesis, com uma brevssima contextualizao histrica. Para essa contextualizao vamos, num primeiro momento, verificar a forma como cada um dos dois pases relata a sua histria nacional, fazendo ou no referncia relao entre os dois pases, nas respectivas pginas oficiais. Na seco sobre a histria no Portal do Governo da Repblica Portuguesa (http://www.portugal.gov.pt; consultado a 30 de Outubro de 2005), dado considervel destaque ao perodo dos descobrimentos e expanso portuguesa, que se traduziram na formao de um imprio que [] durar de 1415 a 1975. Referem-se as rotas portuguesas no Atlntico (destacando-se a descoberta das ilhas dos arquiplagos da Madeira e dos Aores, e do Brasil, descoberto oficialmente em 1500) e no ndico, levando os portugueses a conhecer a Etipia, a ndia, a Indochina, a China, o Tibete, as ilhas da futura Indonsia e o Japo. Curiosamente, referem-se as as ilhas da futura Indonsia, mas no efectuada qualquer referncia directa a Timor-Leste. Mais adiante, salienta-se que o fim da mais longa ditadura da histria da Europa Ocidental chegou em 25 de Abril de 1974, quando o Movimento das Foras Armadas, reinstaurou o regime democrtico []. Fechado o ciclo do imprio (com a descolonizao em meados da dcada de 70), Portugal aderiu actual Unio Europeia, mas sem deixar de procurar manter uma ligao estreita quer aos outros sete pases que falam portugus (o que levou criao da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa), quer s comunidades portuguesas e descendentes de portugueses espalhadas por todo o mundo (Portal do Governo da Repblica Portuguesa; consultado a 30/10/2005). Por sua vez, na pgina oficial do Governo da Repblica Democrtica de Timor-Leste (http://www.timor-leste.gov.tl; consultada a 30/10/2005) refere-se que os portugueses chegam ao que actualmente o enclave do Oecussi por volta de 1515 (traduo nossa).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 7 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Depois de contextualizada a colonizao portuguesa, que respeitou a sociedade tradicional timorense, mas se traduziu na sobreexplorao dos recursos naturais de Timor em benefcio da metrpole (primeiro o sndalo, at sua quase extino, e depois o caf, a cana de acar e o algodo), referida a mudana ocorrida com o 25 de Abril: em 1974, a transio para a democracia em Portugal teve um impacto repentino em todas as suas colnias. O clima poltico em Portugal virou esquerda e pela primeira vez os timorenses tiveram liberdade para formar os seus prprios partidos polticos. Depois de explicada a ocorrncia da Guerra Civil em 1975, refere-se a proclamao da independncia a 28 de Novembro de 1975 pela FRETILIN (Frente Revolucionria de Timor-Leste Independente) e a invaso do territrio pelas tropas indonsias, dez dias depois, a 7 de Dezembro. O perodo da ocupao indonsia descrito como um perodo de grande investimento financeiro da Indonsia que se traduziu num rpido crescimento econmico em Timor, entre 1993 e 1997. Mas acima de tudo, destacam-se as sistemticas violaes de direitos humanos ocorridas no territrio, nomeadamente os violentos massacres, que se traduziram em cerca de 200 000 mortos durante os 24 anos de ocupao (1975-1999). Salienta-se ainda que contrariamente aos portugueses, os indonsios implementaram um regime opressor, forte e directo, que nunca foi aceite pelos timorenses, empenhados em preservar a sua cultura e identidade nacional. Aps a queda do regime de Suharto, realiza-se finalmente um referendo pela autodeterminao de Timor-Leste promovido pela ONU, a 30 de Agosto de 1999. A divulgao dos resultados do referendo - 78% a favor da independncia - provocou uma reaco violentssima da parte dos militares indonsios e das milcias pr-integrao que se traduziu em cerca de 2000 mil mortos e destruio das infraestruturas, conduzindo fuga de cerca de um tero da populao para os campos de refugiados na parte ocidental da ilha. A violncia s terminou com a chegada das foras internacionais INTERFET, que restauraram a paz e segurana. Depois do perodo de administrao transitria pela ONU (1999-2002), Timor-Leste viria a tornar-se finalmente um Estado Independente a 20 de Maio de 2002 (http://www.timor-leste.gov.tl).

Constatamos, assim, que as pginas oficiais de ambos os pases referem o 25 de Abril de 1974 como o momento de viragem, que assinala o antes e o depois na vida de Portugal e das suas ex-colnias. De facto, o 25 de Abril representa no s o fim da ditadura em Portugal
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 8 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

e a democratizao do pas, mas tambm o fim do imprio colonial, nesse sentido trata-se de um acontecimento com implicaes na definio das fronteiras nacionais de vrios pases. A Revoluo dos Cravos provocou profundas mudanas na poltica interna e externa portuguesa. As medidas consideradas prioritrias foram simbolicamente expressas no slogan dos 3Ds descolonizao, democracia, desenvolvimento. O fim da guerra colonial tornou-se um imperativo, sendo frequentes as manifestaes de ruas gritando o slogan nem mais um s soldado para as colnias (Vieira, 1999: 171). As negociaes para o reconhecimento da autonomia dos diversos territrios comearam de imediato, tendo sido reconhecida a independncia das diversas ex-colnias africanas entre 1974 e 1975: Guin-Bissau (10 de Setembro de 1974; tinha sido proclamada unilateralmente em 1973, mas no reconhecida por Portugal), Moambique (25 de Junho de 1975), Cabo Verde (5 de Setembro de 1975), So Tom e Prncipe (12 Setembro de 1975), e Angola (11 de Novembro de 1975). A soberania indiana sobre Goa, Damo e Diu, integrados na Unio Indiana a 17 de Dezembro de 1961, foi reconhecida em 15 de Outubro de 1974. O enclave de Macau continuou sob administrao portuguesa at 20 de Dezembro de 1999, altura em que foi devolvido China. Quanto a Timor-Leste, como j foi referido, a FRETILIN proclama unilateralmente a independncia a 28 de Novembro de 1975, mas a Indonsia anexa o territrio a 7 de Dezembro, que passa a ser considerado a sua 27 Provncia. Esta anexao nunca foi reconhecida por Portugal nem pela ONU2. Em consonncia com os resultados do referendo em 1999, Timor-Leste tornou-se um Estado Independente a 20 de Maio de 2002.

Uma vez efectuado o breve enquadramento, vamos agora apresentar os procedimentos metodolgicos e os resultados dos estudos exploratrios efectuados em Portugal e TimorLeste. Como j referimos, em cada pas, analismos as representaes dos jovens sobre a histria da humanidade, em geral, e a histria nacional do respectivo pas, em particular. Quando nos debruamos especificamente sobre os grupos nacionais, necessrio ter em conta que cada grupo heterogneo, sendo constitudo por uma grande diversidade de indivduos, com diferentes percursos e experincias de vida e pertencendo a grupos com
2

A anexao foi reconhecida pelos Estados Unidos, que forneceu armamento e formao militar Indonsia (supostamente por temer o alastrar do comunismo na sia), e pela Austrlia, que passado uns anos firmou com a Indonsia um acordo para
Pgina 9 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

diferentes posicionamentos na estrutura social. Por limitaes de vria ordem, nesta comunicao debruamo-nos apenas sobre as percepes de jovens estudantes universitrios em Portugal e em Timor-Leste. Alertamos desde j que o nosso objectivo no generalizar os resultados populao em geral, mas analisar as percepes destes jovens, em particular, sabendo que so o fruto de um determinado tempo e espao. Em ambos os pases foram utilizados os mesmos procedimentos de recolha e de tratamento de dados, de modo a permitir anlises comparativas. Em Portugal os dados foram recolhidos na Universidade do Minho em Outubro de 2003 e em Timor-Leste foram recolhidos na Universidade Nacional Timor Loro Sae em Novembro de 2004. Participaram nestes estudos 214 estudantes universitrios, 118 portugueses (70 do sexo feminino e 48 do sexo masculino; idade mdia = 21 anos) e 96 timorenses (47 do sexo feminino e 49 do sexo masculino; idade mdia = 23 anos). Em Portugal participaram estudantes de licenciaturas em Comunicao Social, Gesto, Informtica e Sociologia e em Timor participaram estudantes de licenciaturas em Cincias Agrrias, Economia e Gesto, Engenharia Electrotcnica, Engenharia Informtica e Formao de Professores em Portugus. Todos os participantes portugueses declararam como lngua materna o portugus. No caso dos participantes timorenses verifica-se uma grande diversidade de lnguas maternas: ttum (60%), makasae (8%), mambae (7%), bunak (3%), fataluco (3%), portugus (3%) e ainda outras seis lnguas com percentagens inferiores. De referir a este propsito que em Timor foram escolhidos para participar neste estudo os alunos do 3ano dos cursos da Fundao das Universidades Portugueses (FUP), devido sua maior familiarizao com a lngua portuguesa. importante salientar que apesar desta maior familiarizao com a lngua portuguesa, a maioria dos participantes timorenses referiu o portugus como a sua terceira ou quarta lngua. Embora o questionrio estivesse redigido em portugus, alguns participantes responderam a algumas questes em ttum, sendo as suas respostas posteriormente traduzidas para portugus3. A grande diversidade de lnguas faladas pelos inquiridos um espelho da situao lingustica em Timor: pas com duas lnguas oficiais - o portugus e o ttum - e mais duas

a explorao do petrleo e gs no Mar de Timor; sobre as culpas repartidas na invaso de Timor, ver por exemplo, o artigo de Eduardo Lobo no Expresso, 23 de Dezembro de 2005. 3 As maiores dificuldades de resposta verificaram-se ao nvel das emoes associadas aos acontecimentos ou personalidades, registando-se a este nvel muitas respostas em branco. As respostas fornecidas em ttum foram gentilmente traduzidas pelo Dr. Joo Paulo Esperana (UNTL/FUP).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 10 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

lnguas de trabalho ingls e lngua indonsia e ainda cerca de uma vintena de outras lnguas e dialectos (sobre a situao lingustica em Timor, ver por exemplo: Esperana, 2001; Hull, 2001). Assim, embora tenhamos adoptado exactamente o mesmo procedimento de recolha de dados em ambos os pases, a dificuldade da tarefa para os participantes timorenses foi muito maior, tanto nas perguntas abertas, devido s limitaes de vocabulrio, como nas respostas em escalas fechadas, devido sua menor familiarizao com este tipo de escalas.

A aplicao do questionrio foi efectuada colectivamente em sala de aula. Os estudantes foram convidados a participar num estudo internacional sobre histria. A pgina de rosto do questionrio explicava aos participantes que o que interessava neste estudo era a sua opinio pessoal sobre a histria e no o seu nvel de conhecimentos. Na primeira parte do questionrio eram colocadas questes sobre a histria da humanidade nos ltimos mil anos4 e na segunda parte as questes reportavam-se histria nacional dos respectivos pases. As questes da terceira parte eram relativas aos nveis de identificao (nacional, regional, tnica, religiosa, etc.), terminando o questionrio com questes de caracterizao sociodemogrfica. Como j mencionmos, o questionrio aplicado tinha a mesma estrutura em ambos os pases, tendo sido efectuadas pequenas adaptaes de linguagem e de contedo, em funo do pr-teste realizado em cada um dos pases. O contedo da primeira parte do questionrio era exactamente igual para ambos os pases pois reportava-se histria da humanidade enquanto o contedo da segunda parte dizia respeito histria de Portugal ou histria de Timor-Leste, conforme o local de recolha de dados. Na terceira parte foram efectuadas algumas adaptaes no que respeita aos grupos de identificao em funo do local de recolha de dados. Apresentada a estrutura e contedo do questionrio em geral, vamos agora apresentar mais pormenorizadamente as questes colocadas em cada parte do questionrio. Histria universal. Na primeira parte, pedia-se aos participantes para listarem os 5 acontecimentos que consideravam mais relevantes na histria da humanidade. Uma vez efectuada a listagem, os participantes deveriam avaliar o impacto (positivo ou negativo) de cada um desses acontecimentos na histria da humanidade e finalmente deveriam indicar as emoes que associavam com cada acontecimento. Em seguida, solicitava-se aos
A primeira parte do questionrio foi construda de forma a permitir a comparao com os dados recolhidos noutros estudos internacionais, nomeadamente os de Liu e colaboradores (Liu, 1999; Liu et al., 2005).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 11 de 37 www.cecs.uminho.pt
4

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

participantes para listarem as 5 personalidades que consideravam terem tido mais relevantes na histria da humanidade. Uma vez efectuada a listagem, os participantes deveriam avaliar o impacto de cada uma das personalidades na histria da humanidade e, finalmente, indicar as emoes que associavam com cada personalidade. Histria nacional. Na segunda parte do questionrio, as questes eram idnticas primeira parte, mas desta vez relativas aos 5 acontecimentos e s 5 personalidades da histria nacional dos respectivos pases (Portugal ou Timor-Leste). Uma vez evocados 5 acontecimentos nacionais os participantes deveriam avaliar o seu impacto na histria nacional e indicar as emoes associadas a cada acontecimento, seguindo-se a evocao de 5 personalidades nacionais, a avaliao do seu impacto e as emoes suscitadas por cada personalidade. De referir que a evocao de acontecimentos e de personalidades era completamente livre, j que no era fornecida qualquer listagem prvia aos participantes, o que dificultou o nvel da tarefa. As emoes relativas aos acontecimentos e personalidades foram tambm recolhidas de forma aberta. J os nveis de impacto dos acontecimentos e das personalidades foram medidos atravs de escalas de 7 pontos (1=muito negativo; 7=muito positivo). Nveis de identificao. Na terceira parte eram medidos os nveis de identificao do participante com diversos grupos. Dado o carcter comparativo desta pesquisa, foram medidos os nveis de identificao no s com os grupos de pertena dos participantes, mas tambm com outros grupos de comparao considerados relevantes no mbito deste estudo. Assim, a cada participante foi solicitado que se pronunciasse sobre a sua identificao com 29 grupos. Os nveis de identificao foram medidos atravs de escalas de 7 pontos (1=nada identificado; 7=muito identificado). Caracterizao sociodemogrfica. Finalmente foram colocadas questes

sociodemogrficas, como o sexo, idade, nacionalidade e naturalidade dos participantes, a lngua materna e outras lnguas faladas.

Nas seces seguintes iremos apresentar e discutir sumariamente os resultados obtidos no que respeita s representaes da histria. Trata-se de uma primeira anlise meramente descritiva e, como j referimos, sem pretenses de generalizao. A anlise sistemtica dos padres e dos nveis de identificao dos inquiridos ser efectuada num trabalho posterior. Os resultados obtidos em Portugal e em Timor-Leste vo ser apresentados e discutidos simultaneamente, para facilitar uma anlise comparativa. Por limitaes de espao, nas
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 12 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

tabelas de resultados esto indicados apenas os dez acontecimentos ou personalidades considerados mais importantes (Top10) em cada uma das amostras. No entanto, sempre que se justifique faremos referncia ao longo do texto a outros acontecimentos ou personalidades evocados pelos participantes. De salientar ainda que na designao dos acontecimentos ou personalidades5 ser adoptada a terminologia mais frequentemente referida pelos participantes. Sempre que se justifique poderemos adoptar diferentes designaes para o mesmo acontecimento para indicar que este no designado de forma consensual. De referir ainda que nas tabelas apresentamos as percentagens de evocao global de cada acontecimento ou personalidade, agrupando os dados das cinco evocaes efectuadas por cada participante (recordamos que o questionrio solicitava cinco evocaes para cada questo: 5 acontecimentos mundiais, 5 personalidades mundiais, 5 acontecimentos nacionais e 5 personalidades nacionais).

Representaes da Histria Universal: Factos e Figuras

A Tabela 1 apresenta os dez acontecimentos mais referidos pelos jovens em Portugal e em Timor. Como podemos constatar, verificam-se algumas convergncias em ambos os pases relativamente aos acontecimentos considerados mais importantes na histria da humanidade. Tanto em Portugal com em Timor as guerras e conflitos so os acontecimentos mais evocados. Em Portugal o destaque vai para a II Guerra Mundial (79,7%) e a I Guerra Mundial (58,5%), seguindo-se a Guerra do Iraque (11,9%)6. Em Timor, embora a II Guerra Mundial e a I Guerra Mundial tambm estejam entre os dez acontecimentos mais evocados, o destaque vai para a Guerra do Iraque (69,8%), que surge em primeiro lugar na lista de acontecimentos mundiais. O conflito Israelo-rabe tambm merece maior destaque na amostra timorense (12,5%) do que na amostra portuguesa (3,3%). Apesar do questionrio remeter para os ltimos mil anos da histria universal,
No caso dos dados timorenses tivemos uma dificuldade adicional no que respeita s personalidades e que se deveu ao nosso desconhecimento inicial dos diversos nomes de cdigo usados pelos heris da resistncia timorense. De facto, na altura em que procedemos ao tratamento de dados ainda no estava disponvel a lista de nomes de cdigo recentemente publicada pelo historiador Jos Mattoso (2005, 24-26).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 13 de 37 www.cecs.uminho.pt
5

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

acontecimentos muito recentes, como a Guerra do Iraque (11,9% dos portugueses e 69,8% dos timorenses) e os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 (28% dos portugueses e 37,5% dos timorenses) obtiveram considervel destaque em ambos os grupos.

Enquanto o padro de resultados dos portugueses muito semelhante ao encontrado por Liu e colaboradores (Liu, 1999; Liu et al., 2005) em estudos efectuados em doze pases, o timorense difere consideravelmente. Na compreenso do padro de resultados dos timorenses temos que ter presente que este reflecte os assuntos da actualidade do momento em que o questionrio foi aplicado: em Novembro de 2004 G.W. Bush reeleito Presidente dos Estados Unidos da Amrica, aps uma intensa campanha baseada no lema do combate ao terrorismo global, sendo a Guerra do Iraque um dos assuntos mais polmicos da campanha presidencial7. O slogan usado na campanha de Bush, war on terror8, atravs do qual se justifica a importncia do Guerra no Iraque e o derrube de Saddam Hussein, parece ter tido um impacto particular nos jovens timorenses. Para alm da Guerra do Iraque e do 11 de Setembro de 2001, os jovens timorenses referem ainda com grande destaque o terrorismo global (29,2%) e alguns atentados terroristas especficos, nomeadamente os ocorridos na vizinha Indonsia (terrorismo em Bali; terrorismo em Jakarta), mas tambm os ocorridos em 2004 noutras partes do mundo (terrorismo na Rssia; terrorismo em Madrid). Para o grande destaque do terrorismo contriburam factores de ordem cognitiva (a recncia dos acontecimentos e a sua permanente reactualizao nos mdia), mas tambm factores de ordem motivacional, j que os participantes timorenses parecem ter efectuado uma associao entre os ataques terroristas noutras partes do globo e os massacres ocorridos no seu prprio territrio9. A referncia constante aos grupos islmicos radicais poder ter contribudo para esta forte associao. Tambm em Novembro de 2004 o conflito Israelo-rabe teve uma ampla cobertura nos mdia, devido ao estado de sade muito crtico em que se encontrava Yasir Arafat, que veio a
Entre os portugueses que referem o conflito no Iraque, 53% designam-o como Guerra do Iraque e 47% como Invaso do Iraque. Em Timor apenas a designao Guerra do Iraque utilizada. 7 Ver, por exemplo, a transcrio do primeiro debate televisivo durante a campanha, 30/09/2004, entre G.W. Bush e John F. Kerry, moderado por Jim Lehrer (PBS); http://www.washingtonpost.com/wp-srv/politics/debatereferee/debate_0930.html). 8 De referir que o primeiro registo do slogan war on terror na imprensa ocidental data dos finais dos anos quarenta do sculo XX, usado pelo Reino Unido para responder s crticas sobre o seu mandato na Palestina. Para uma discusso sobre o uso deste slogan ver http://news.bcc.co.uk/go/4719169.stm. Neste debate, como em muitas outras ocasies, a referncia aos grupos muulmanos islamicos radicais (radical Islamic Muslins) constante. 9 Este assunto ser explorado em mais detalhe noutro trabalho, atravs de uma anlise estrutural das representaes sociais.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 14 de 37 www.cecs.uminho.pt
6

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

falecer em Dezembro desse mesmo ano.

- Tabela 1

Resumindo, como se pode observar a influncia da globalizao e dos meios de comunicao muito notria nos resultados de ambos os grupos, embora o impacto dos assuntos da actualidade seja mais visvel nos resultados dos timorenses. Apesar destas convergncias de resultados obtidos com estudantes timorenses e portugueses, as pertenas nacionais desempenham importante papel na evocao dos acontecimentos da histria universal. Como podemos observar, ambos os grupos colocam acontecimentos da sua histria nacional como sendo importantes para a histria universal. Os portugueses destacam dois acontecimentos: os descobrimentos portugueses e o 25 de Abril de 1974. Para os portugueses, os descobrimentos surgem em quarto lugar (26,3%) na listagem dos acontecimentos mais importantes para a humanidade, enquanto que para os timorenses estes surgem em 21 lugar (4,2%). Para os portugueses, o 25 de Abril de 1974 obtm igualmente um lugar de destaque entre os acontecimentos mais importantes na histria universal (24,6%). Assim, os portugueses destacam dois acontecimentos relativos sua histria nacional no Top10 da histria universal. Em ambos os casos se trata de acontecimentos que envolvem no s a histria nacional de Portugal, mas a histria de outros grupos nacionais, j que estes so os momentos que assinalam o incio do imprio e o seu fim, com o processo de descolonizao que se seguiu ao 25 de Abril, como j salientmos anteriormente. Paralelamente, os timorenses colocam trs acontecimentos da sua histria nacional no Top10 da histria universal: o massacre de Santa Cruz(18,8%), a independncia de Timor (15,6%) e a invaso indonsia (8,3%). De salientar que a independncia de Timor (2,5%) e o massacre de Santa Cruz (massacres no cemitrio Dli: 1,7%) tambm foram referidos pelos portugueses como grandes acontecimentos mundiais, embora muito menor proporo de evocaes.

Para os timorenses a Declarao Universal dos Direitos Humanos (10 de Dezembro de 1948) est entre dez acontecimentos mais importantes na histria universal (7,3%) enquanto que para os portugueses este acontecimento obtm menor destaque (5,1%). De salientar que as referncias a questes relacionadas com os direitos das minorias sociais (direitos das
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 15 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

mulheres, direitos das crianas, direitos dos negros) so referidas com maior frequncia pelos participantes timorenses do que pelos portugueses10. Tambm as violaes aos direitos humanos obtm particular destaque nas respostas dos timorenses, tendo os jovens efectuados referncias directas a esta problemtica (genocdios; violao dos direitos humanos; violncia domstica; violncia sexual, etc.). Na interpretao destes dados, pertinente ter em conta os acontecimentos violentos e traumticos da histria recente de Timor, dos quais estes jovens timorenses tm experincia directa ou muito prxima.

Tal como nos resultados encontrados noutros pases (Liu, 1999), tanto em Portugal como em Timor se verifica uma predominncia de eventos polticos face a outro tipo de eventos (cientficos, ambientais, etc.). No entanto, no que respeita aos grandes grupos temticos registam-se algumas assimetrias entre os dois grupos: os acontecimentos ligados a questes humanitrias so mais destacados pelos timorenses, como ilustrmos atrs, mas tambm os ligados a questes econmicas e sociais (por exemplo: crise econmica, pobreza, fome, analfabetismo, etc.), o que remete para o grande peso das situaes objectivas de precariedade socioeconmica nas respostas dos jovens. Tambm so mais destacadas pelos timorenses as questes relativas sade pblica (HIV/AISD, doenas, doena das aves na sia, etc.) e aos desastres naturais (terramotos, tempestades, chuvas prolongadas, incndios). Em contrapartida, os jovens portugueses do maior destaque s conquistas tecnolgicas do que os timorenses, referindo-se nomeadamente descoberta da electricidade e inveno de diversos bens de consumo e as novas tecnologias de comunicao (computador, televiso, Internet, automvel, avio, etc.). Assim, as repostas dos timorenses espelham os condicionalismos ligados ao facto de este ser um dos pases mais pobres da sia. No ltimo relatrio do Programa das Naes Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Portugal surge em 27 lugar (0.904) enquanto Timor surge em 140 lugar (0.505), no ranking incluindo 177 pases do mundo (http://hdr.undp.org/reports/global/2005/pdf/HDR05_HDI.pdf). Verificamos que se inegvel a existncia de representaes hegemnicas sobre a histria universal, tambm notria a influncia do posicionamento dos grupos nacionais nessa histria e os seus recursos, simblicos e materiais. Neste estudo verificamos que cada
10

Neste aspecto os resultados timorenses vo ao encontro dos obtidos no Brasil, em Salvador da Bahia (ver Cabecinhas, Lima e Chaves, in press).
Pgina 16 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

grupo nacional atribui grande relevncia sua prpria histria, no contexto da histria universal. A influncia da globalizao notria, mas ser que a os laos histricos que unem os pases da CPLP tambm se fazem notar nos resultados? Embora tal no seja visvel na Tabela 1, uma vez que apenas os primeiros dez acontecimentos so apresentados, verificam-se em ambos os pases registos que se remetem para a relao entre os pases da CPLP. Assim, como j referimos, os portugueses incluem na lista dos grandes acontecimentos mundiais os massacres no cemitrio Dli (1,7%), a independncia de Timor (2,5%), mas tambm o Brasil Campeo Mundial 2002 (1,7%). Por seu turno, os timorenses incluem diversos acontecimentos relativos a Portugal e a outros pases de lngua oficial portuguesa entre os grandes acontecimentos mundiais: descobrimentos portugueses (4,2%); 25 de Abril de 1974 (4,2%); Euro 2004 (4,2%); Guerra em Angola (3,1%); Evangelizao de Timor (3,1%); Milagres de Ftima (2,1%)11. As referncias ao mundo lusfono fazem-se sentir nos resultados dos timorenses, totalizando 6,5% do total de evocaes de acontecimentos mundiais, mas qual o seu peso face s referncias aos pases asiticos, e muito em particular Indonsia? Para alm dos atentados terroristas em Bali e em Jacarta, aos quais j fizemos referncia, os timorenses consideram ainda a guerra em Aceh, a corrupo na Indonsia e as eleies presidenciais na Indonsia (ocorridas em Outubro de 2004), como importantes acontecimentos mundiais, totalizando 7,3% das evocaes. As referncias a outros pases asiticos so menores (2,1% do total de evocaes), no havendo nenhuma referncia ao outro grande pas vizinho, a Austrlia. Por seu turno, nos resultados dos portugueses as referncias aos outros pases da CPLP, em acontecimentos que no envolvem directamente Portugal, totalizam apenas 1,5% das evocaes, percentagem muito menor do que a verificada em Timor (6,5%). No h nas respostas dos portugueses qualquer referncia a pases asiticos, com excepo dos acontecimentos que envolvem conflitos com em que participaram pases ocidentais (por exemplo: Bomba atmica; Guerra do Vietname). Assim, os portugueses focalizam-se quase exclusivamente nos acontecimentos que envolvem directamente os pases ocidentais (Europa e Estados Unidos da Amrica) ou nos acontecimentos relativos ao seu antigo imprio colonial. Em contrapartida, nos timorenses
11

A Converso da Rssia ao Cristianismo (2,1%) surge igualmente na lista dos grandes acontecimentos da histria universal, o que se prende com a grande influncia da Igreja Catlica em Timor.
Pgina 17 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

so notrias as influncias no s da globalizao, ou melhor dizendo ocidentalizao, mas tambm as influncias da ocupao indonsia e da colonizao portuguesa. De salientar que os jovens timorenses que participaram neste estudo nasceram durante a ocupao indonsia e efectuaram o ensino secundrio em lngua indonsia, tendo optado pelo ensino universitrio em portugus12, constituindo por isso uma minoria.

A memria dos acontecimentos est sempre impregnada de emoes que conferem a cada evento uma conotao particular. A fim de verificarmos quais as emoes que portugueses e timorenses associam s suas memrias da histria da humanidade comparmos as suas respostas relativamente a cada um dos acontecimentos considerados mais relevantes. Os resultados indicam que existe forte semelhana na conotao emocional dos acontecimentos nos dois pases. As guerras so sentidas com tristeza, revolta, vergonha e frustrao. Os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 originam revolta, frustrao, perplexidade e medo. Os descobrimentos portugueses suscitam nos portugueses emoes positivas (orgulho, alegria, felicidade e fascnio) enquanto que nos timorenses suscitam emoes mais moderadas (contente). A independncia de Timor suscita emoes positivas em ambos os grupos (orgulho, alegria, felicidade) e o massacre de Santa Cruz emoes negativas em ambos os grupos, mas enquanto os portugueses mencionam revolta e tristeza, os timorenses referem um largo espectro de sentimentos negativos, o que reflecte o carcter traumtico de um acontecimento que viveram na sua adolescncia: revolta, medo, nervoso, zangado, pnico. Na sua globalidade, estes resultados confirmam outros encontrados na literatura (e.g., Liu e Hilton, 2005; Namer, 1983), demonstrando que a tonalidade emocional de um acontecimento depende das pertenas sociais, polticas, geogrficas e econmicas dos grupos envolvidos.

Paralelamente ao que se verificou relativamente aos acontecimentos, na Tabela 2 podemos constatar alguma convergncia em ambos os pases relativamente s personalidades consideradas mais importantes na histria da humanidade, ainda que neste caso se acentuem
12

Ao abrigo de um Programa de Cooperao, desde Outubro de 2001 so ministradas na Universidade Nacional de Timor Lorosae (UNTL) cinco licenciaturas coordenadas pela Fundao das Universidades Portuguesas nas seguintes reas: Formao de Professores de Portugus, Engenharia Informtica, Engenharia Electrotcnica, Economia/Gesto e Cincias Agrrias (www.fup.pt). Este programa abarca cerca de 500 alunos dos 7000 da UNTL, sendo os restantes cursos ministrados, actualmente, em lngua indonsia.
Pgina 18 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

as divergncias entre os dois grupos. Como j foi referido, tais divergncias devem-se, em parte, ao facto da recolha de dados no ter sido efectuada no mesmo perodo em ambos os pases, o que determinou a utilizao de diferentes ncoras para pensar a histria universal. Enquanto para os portugueses a ncora foi a II Guerra Mundial, para os timorenses foi o terrorismo e a Guerra do Iraque, ambos extremamente salientes cognitivamente pela recente reeleio de G. W. Bush. Nos dados portugueses Hitler surge como o grande vilo da histria universal, sendo de longe a personalidade mais referida (77,1%), o que vai ao encontro dos resultados encontrados nos outros pases (Liu et al., 2005). Tambm semelhana dos resultados obtidos noutros pases, a maior parte das personalidades referidas so governantes e polticos. Do conjunto das personalidades mundiais evocadas pelos portugueses, a maior parte das personalidades no Top10 so homens brancos, oriundos de pases ocidentais (Europa ou Estados Unidos da Amrica). Em contrapartida, nos dados timorenses Bin Laden lidera a tabela (65,6%), sendo-lhe atribudo o papel de vilo na nova ordem universal, baseada no medo do terrorismo global, enquanto Hitler remetido para 12 lugar (16,7%). De salientar que em ambos os grupos se verifica uma forte associao entre a Bin Laden e G.W. Bush (e em menor grau Saddam): todos os portugueses que referiram Bin Laden tambm referiram Bush (ambos com 16,1%); quase todos os timorenses que referiram Bin Laden tambm referiram Bush, que ocupa o 2 lugar na lista das personalidades mundiais (52,1%). Por seu turno, Saddam referido em 9 lugar pelos portugueses13 e em 5 lugar pelos timorenses. Ambos os grupos destacam Joo Paulo II (26,3% dos portugueses e 17,7% dos timorenses) entre as grandes personalidades mundiais. O facto de a Igreja Catlica Apostlica Romana ser maioritria em ambos os pases contribuiu seguramente para este resultado, tendo Joo Paulo II efectuado visitas oficiais em ambos os pases, quatro a Portugal e uma a TimorLeste, durante o seu pontificado. Este destaque particularmente evidente em Portugal, onde Joo Paulo II surge como a segunda personalidade mundial. Este resultado pode parecer estranho se tivermos em conta a grande venerao do povo timorense por Joo Paulo II e o facto da sua visita a Dli, onde celebrou uma missa a 12 de Outubro de 1989, quando Timor era ainda um territrio ocupado

13

De recordar que os dados portugueses foram recolhidos antes da captura de Saddam (ocorrida em Dezembro de 2003).
Pgina 19 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

pela Indonsia, ser considerada um marco na luta timorense pela independncia (www.semanario.tp). Mais uma vez, na nossa opinio, o maior destaque obtido por Joo Paulo II em Portugal relativamente a Timor deve-se ao momento de recolha de dados. Recordamos que os dados em Portugal foram recolhidos em Outubro de 2003, ms em que se comemoraram os 25 anos do pontificado de Joo Paulo II, acontecimento que teve grande cobertura meditica em Portugal. Foram organizadas em Portugal diversas actividades comemorativas, com elevados nveis de participao da populao. A recncia deste acontecimento, pode ter aumentado a salincia desta personalidade em Portugal. Foram ainda evocadas outras personalidades envolvidas em causas humanitrias, destacando-se Nelson Mandela, que o ocupa o sexto lugar em ambos os grupos (referido por 17% dos portugueses e 21,9% dos timorenses).

- Tabela 2 --

Como podemos constatar na Tabela 2, todas as pessoas no Top10 das personalidades mundiais so homens, excepo da Madre Teresa de Calcut, sendo esta evocada por 18,6% dos portugueses e 6,3% dos timorenses. Este padro de resultados, fortemente androcntrico foi tambm encontrado nos outros pases (Liu et al., 2005). De referir que a percentagem total de evocaes de personalidades femininas muito baixa tanto em Portugal como em Timor (cerca de 5% do total de evocaes), semelhana do que acontece noutros pases. A segunda mulher mais evocada foi a Princesa Diana14 (5,6% dos portugueses e 8,3% dos timorenses). Em Portugal so ainda evocadas Joana dArc, Margaret Thatcher e Marie Curie (todas com 1,7%) e em Timor so evocadas Aung San Sun Kyi (designada como a Senhora da Birmnia), Mary Robinson e Megawati (todas com 2,1%). Tendo em conta que a maior parte dos participantes neste estudo so mulheres, este padro de resultados ilustra claramente os limites de considerar apenas as pertenas grupais na sua interpretao, j que tanto os homens como as mulheres projectam nas suas respostas a
14

De referir que Diana tambm a segunda mulher mais referida na maior parte dos pases onde foi efectuado este estudo. Tal facto demonstra bem o peso dos media na estruturao das memrias colectivas. De referir ainda que se verifica uma forte associao entre a Princesa Diana e a Madre Teresa, sendo evocadas quase sempre conjuntamente. Tal pode dever-se ao facto de ambas terem falecido no mesmo ano e ambas serem associadas a aces humanitrias, como nos referiram
Pgina 20 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

internalizao da dominao simblica masculina (Amncio, 1994). No entanto, a influncia do grupo de pertena no deixa de ser patente nos resultados, j que em ambos os pases as escassas referncias a personalidades femininas so efectuadas quase exclusivamente por mulheres, tal como se verificou nos dados recolhidos no Brasil (Cabecinhas, Lima e Chaves, in press).

Apesar destas convergncias de resultados obtidos com estudantes timorenses e portugueses, mais uma vez possvel observar claramente o impacto das pertenas identidades nacionais na evocao das personalidades da histria universal. Os portugueses colocam Salazar (24,6%) e Vasco da Gama (10,2%) no Top10 das personalidades mundiais. Outros portugueses so tambm considerados personalidades com impacto na histria da humanidade, entre os quais se destacam Cames (6,8%) e Afonso Henriques (5,9%). De referir que a nica referncia a personalidades de outros pases da CPLP a Xanana Gusmo, que colocado pelos portugueses em 24 lugar (5,1%), ex-aequo com Gorbachov e Napoleo. Os participantes timorenses tambm colocaram duas personalidades nacionais no Top10 das personalidades mundiais: Xanana Gusmo (36,5%), lder histrico da resistncia timorense e actual Presidente da Repblica Democrtica de Timor-Leste; e Ximenes Belo (19,8%), ex-Bispo de Dli, considerado como porta-voz da causa do povo timorense, tendo recebido, juntamente com Ramos Horta, o Prmio Nobel da Paz em 1996. Outras personalidades timorenses so mencionadas como personalidades mundiais, entre as quais se destacam Nicolau Lobato (5,21%), Presidente da FRETINLIN, morto em combate em 1978; liurai15 Boaventura (3,1%), que comandou a mais clebre rebelio contra o pagamento de impostos aos portugueses, conhecida como a Guerra de Manufahi; Mari Alkatiri (3,1%), actual Primeiro Ministro; e Ramos Horta (3,1%), actual Ministro de Estado dos Negcios Estrangeiros e Cooperao. Outras personalidades, directa ou indirectamente, ligadas histria de Timor so colocadas pelos timorenses entre as dez mais importantes pessoas na histria universal: Kofi Annan (34,4%), Secretrio Geral das Naes Unidas desde 1996; Suharto (19,8%), Presidente da Indonsia entre 1968 e 1998; e Srgio Vieira de Melo (17,7%), Administrador Transitrio

algumas jovens timorenses em entrevistas exploratrias (evocando sobretudo a campanha protagonizada por Diana em Angola conta as minas anti-pessoais). 15 Chefe tradicional timorense, ttulo normalmente hereditrio (Mattoso, 2005: 9).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 21 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

da ONU em Timor, entre 1999 e 200216. So ainda mencionadas outras personalidades relacionadas com a histria de Timor, embora com menor destaque: Bill Cliton (6,3%), ex-Presidente dos Estados Unidos da Amrica, que durante o seu mandato realizou vrias aces em favor da causa timorense; General Wiranto (6,3%), comande militar indonsio, acusado em 2003, pela Unidade de Crimes Graves da ONU, de crimes contra a humanidade cometidos em Timor em 1999; Habibie (4,2%), Presidente da Indonsia de 1998 a 1999, e que permitiu a realizao do referendo pela autodeterminao de Timor. Registaram-se igualmente referncias a Sukarno (2,1%), que declarou em 1945 a independncia da Indonsia e viria a tornar-se o seu primeiro Presidente, entre 1948 e 1968, e sua filha, Megawati Sukarnoputri (2,1%), Presidente da Indonsia entre 2001 e 2004. De referir que Megawati esteve presente na cerimnia da restaurao da independncia a 20 de Maio de 2002. Verificamos assim que diversas personalidades indonsias foram consideradas pelos timorenses como personalidades mundiais: Suharto, Wiranto, Habibie, Megawati, Sukarno. Todas estas personalidades, excepo de Sukarno17, estiveram envolvidas na histria recente de Timor. De entre as diversas personalidades indonsias evocadas pelos participantes, Suharto e Wiranto so os que suscitam emoes mais negativas enquanto Sukarno e Megawati suscitam emoes positivas. Embora com menor expresso, os jovens timorenses fazem referncias a algumas personalidades portuguesas. Mas, neste caso, no so os actores recentes da histria que so evocados: Cames (4,2%), Vasco da Gama (4,2%) e Salazar (2,1%). excepo de Salazar, as personalidades portuguesas evocadas suscitam emoes positivas. De salientar que as escassas referncias a portugueses so efectuadas pelos estudantes da licenciatura em Ensino de Portugus. Quanto a personalidades de outros pases de CPLP, para alm de Portugal, a
16

Terminada a sua misso em Timor, Srgio Vieira de Melo foi nomeado Alto Comissrio das Naes Unidas para os Direitos Humanos, em Setembro de 2002. Em maio de 2003, foi indicado pelo Secretrio Geral das Naes Unidas, Kofi Annan, como seu Representante Especial no Iraque, onde foi morto num atentado terrorista, em Bagdad, a 19 de Agosto de 2003. De referir que 3,13% dos timorenses inquiridos colocaram o atentado que vitimou Srgio Vieira de Mello entre os grandes acontecimentos da histria da humanidade. Curiosamente, no h qualquer referncia a esta personalidade nem a este acontecimento nos dados recolhidos no Brasil nem em Portugal, embora este acontecimento fosse muito recente na altura em que os dados foram recolhidos em ambos os pases (respectivamente, Novembro e Outubro de 2003). Para uma anlise comparativa Brasil Portugal ver Cabecinhas, Lima e Chaves, in press. 17 Pramoedya Ananta Toer, escritor indonsio em entrevista no Expresso em 13 de Julho de 1999 afirma: Aquilo que aconteceu em Timor-Leste em 1975, com a ocupao e a posterior represso, no nada menos que uma traio aos princpios dos fundadores da Indonsia moderna e independente. Sukarno, o pai da ptria, nunca considerou Timor-Leste como parte integrante da Indonsia; para ele, o territrio da Indonsia correspondia exactamente colnia holandesa, de Sabang a Merauke. Assim, depois de 1975, a Indonsia tornou-se duma antiga colnia numa potncia colonial, o que foi
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 22 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

nica evocada o brasileiro Srgio Vieira de Mello, ao qual j fizemos referncia. Resumindo, apesar do questionrio remeter para os ltimos mil anos da histria universal, acontecimentos muito recentes, como os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001 e a invaso do Iraque em 2003, conduziram grande salincia das personalidades associadas a estes acontecimentos George W. Bush, Bin Laden e Saddam Hussein - tanto para os portugueses como para os timorenses. Para alm destas personalidades, que

evidenciam o grande impacto da globalizao e dos meios de comunicao, cada pas faz referncia a algumas personalidades da sua histria nacional como sendo personalidades de impacto mundial. No caso dos timorenses, no s foram destacadas personalidades timorenses, como tambm os altos funcionrios da ONU envolvidos no processo de paz e de transio democrtica, assim como personalidades indonsias e portuguesas.

Tal como a memria dos acontecimentos, a evocao das personalidades tambm est impregnada de emoes. Os resultados indicam que existe forte semelhana na conotao emocional associada s personalidades mundiais evocadas por ambos os grupos. Hitler, Bin Laden e Saddam Hussein surgem como os grandes viles, tanto para portugueses como para timorenses, sendo-lhes associadas emoes fortemente negativas: revolta, repulsa, dio, medo. Os heris consensuais so os que lutaram por causas humanitrias Nelson Mandela e Madre Teresa de Calcut -, sendo-lhes associadas emoes fortemente positivas: admirao, orgulho e simpatia. Heris consensuais para ambos os grupos so tambm Xanana Gusmo e Joo Paulo II: tanto portugueses como timorenses consideram que estas personalidades tiveram um impacto muito positivo na histria da humanidade (M=6,8) e declaram sentir admirao, orgulho e gratido.

Representaes da Histria Nacional: Factos e Figuras

No que respeita aos acontecimentos da histria nacional de cada um dos pases, o tipo de memrias histricas evocadas difere consideravelmente em Portugal e em Timor. A principal diferena prende-se com a recncia dos acontecimentos evocados e a sua tonalidade emocional. Embora ambos os grupos privilegiem acontecimentos recentes em detrimento dos

no s um acto estpido, como tambm um acto desumano (http://primeirasedicoes.expresso.clix.pt/ed1396/r0801.asp?r0741,r0801&rel).


CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 23 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

mais distantes temporalmente, o que se justifica facilmente pela sua maior acessibilidade cognitiva, no caso dos timorenses essa focalizao no passado muito recente muito mais notria. Para tal ter contribudo seguramente o carcter traumtico dos acontecimentos. Em contrapartida, os portugueses evocam o glorioso passado distante, correspondente poca dos descobrimentos.

- Tabela 3

Como podemos observar na Tabela 3, os acontecimentos que assinalam a independncia nacional assumem um lugar de destaque em ambos os pases. Os portugueses referem a Fundao do estado portugus (1143; quando Afonso Henriques protagoniza a ruptura poltica com o Reino de Leo e proclamado Rei) e a Restaurao da independncia (1640; quando Portugal recupera a independncia, aps 80 anos de domnio espanhol). Ambos os acontecimentos so considerados muito positivos pelos participantes (M=6,75) e a eles so associadas emoes positivas. Por seu turno, os timorenses referem a [restaurao da] independncia de Timor-Leste18 (45,8%), a 20 de Maio de 2002, e os diversos acontecimentos que a precederam: o referendo de 1999 (43,8%) e o Prmio Nobel da Paz (14,6%), atribudo a Ximenes Belo e a Ramos Horta em 1996. A independncia de Timor o acontecimento que os participantes consideram como o mais positivo da histria do pas (M=6,95), seguido da atribuio do Prmio Nobel da Paz (M=6.91). O referendo de 30 de Agosto de 1999 obtm uma avaliao positiva, mas mais baixa (M=5,78), isto porque alguns participantes efectuam uma associao entre o referendo e as suas consequncias imediatas: o Setembro negro de 1999 (M=1,5), que se traduziu em massacres, violaes, pilhagens e incndios. O acontecimento que merece maior destaque para os jovens timorenses o massacre de Santa Cruz (78,1%), ocorrido a 12 de Novembro de 1991. Nesse dia, o exrcito indonsio abriu fogo sobre milhares de manifestantes pacficos, que se dirigiam ao cemitrio de Santa Cruz para homenagear Sebastio Gomes, jovem timorense assassinado duas semanas antes na igreja de Motael. Estima-se que este massacre resultou em cerca de 300 mortos. As filmagens do massacre efectuadas pelo jornalista Max Stahl, percorreram o mundo, dando origem maior campanha de denncia do genocdio contra o povo de Timor-Leste, aumentando as
18

A maior parte dos timorenses coloca simplesmente a data do acontecimento 20 de Maio de 2002, outros referem a Independncia de Timor 2002 e outros referem a Restaurao da Independncia 2002.
Pgina 24 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

presses sobre os principais organismos internacionais com vista resoluo da questo de Timor.

As divergncias mais notrias no padro de resposta dos portugueses e timorenses registam-se na evocao e tonalidade emocional associada aos acontecimentos relacionados com os descobrimentos, o colonialismo e a descolonizao. Os portugueses colocam os descobrimentos como o segundo evento mais importante da sua histria nacional, com uma percentagem de evocaes muito prxima da do 25 de Abril de 1974 (respectivamente, 79,7% e 80,5%). Ambos os acontecimentos so considerados pelos participantes como muito positivos (respectivamente: M=6,58 e M=6,41). Tendo em conta que os descobrimentos constituem um acontecimento bastante remoto, a sua elevada salincia deve-se ao facto de este ser constantemente reactualizado nos manuais escolares e nos media, onde apresentado como o momento mais glorioso da histria nacional. A este propsito salientar os resultados obtidos por Miranda (2002), em que os jovens portugueses valorizam sobretudo a sua Histria face a outros elementos de comparao com os outros pases. As questes ligadas colonizao e descolonizao merecem particular destaque nos dados portugueses: colonialismo (16,1%); descolonizao (16,1%); Guerra Colonial (10,2%). Contrariamente aos descobrimentos, cujo impacto na histria nacional considerado consensualmente positivo (M=6,41), o colonialismo avaliado negativamente (M=2,18), sendo a Guerra Colonial considerada o acontecimento mais negativo da histria nacional (M=1,27), ambos suscitando emoes fortemente negativas. Por seu turno, a

descolonizao afigura-se como o acontecimento mais polmico, uma vez que as opinies sobre a sua valncia cobrem todo o espectro da escala, desde as mais positivas s mais negativas, o que d origem a uma mdia de valncia que, embora negativa, pouco se distncia do ponto neutro da escala (M=3,53). Os timorenses fazem referncia colonizao portuguesa (11,5%) como um dos acontecimentos mais importantes na histria nacional e tambm, embora com menor destaque, evangelizao de Timor e chegada dos missionrios portugueses (5,2%). Os timorenses avaliam o colonialismo portugus de forma negativa (M=2,3), no entanto, avaliam de forma muito positiva a chegada dos missionrios portugueses e a evangelizao portuguesa (M=6,8). Assim, constata-se de forma clara uma ambivalncia em relao da presena portuguesa no territrio dependendo da ncora que activada no
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 25 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

contexto particular: a sobreexplorao dos recursos naturais avaliada negativamente, mas a evangelizao avaliada positivamente. Os acontecimentos considerados mais negativos na histria de Timor so a invaso do territrio pela Indonsia em 1975 (M=1,4) e os diversos massacres que ocorreram durante a ocupao indonsia, sendo os mais referidos, o massacre de Santa Cruz (1991), o massacre de Krars (1983), o massacre de Likia (1999), o massacre de Suai (1999), todos obtendo mdias de valncia muito negativas (M=1,4 e M=1,5) e suscitando emoes muito negativas: medo, pnico, revolta, nervoso. A Guerra Civil em 1975 tambm um dos acontecimentos avaliados mais negativamente (M=1,7). ainda dado considervel destaque tragdia 4 de Dezembro de 2002 (M=2,2), o que provavelmente se deve recncia do acontecimento e ao facto de se ter registado uma reincidncia no mesmo dia em 2003. Tendo em conta a juventude dos inquiridos natural que os acontecimentos que eles prprios presenciaram recentemente estejam muito mais disponveis em memria e por isso sejam mais facilmente evocados do que acontecimentos mais distantes do quais apenas ouviram falar. A falta de uma historiografia nacional faz-se igualmente notar. No demais salientar a extrema dificuldade da tarefa que pedimos a estes jovens, j que os livros de histria a que tiveram acesso durante o seu percurso escolar foram os livros indonsios e mais recentemente os livros portugueses, quando esta lngua foi reintroduzida oficialmente no territrio. Mas falta uma histria escrita pelos timorenses. Em algumas entrevistas exploratrias os jovens estudantes declaram no saber o que est para trs. Talvez por isso, as referncias ao passado anterior ocupao indonsia so pouco frequentes. Assim, por exemplo, a proclamao unilateral de independncia a 28 de Novembro de 1975 foi evocada por 5,2% dos participantes e um acontecimento to dramtico como a invaso nipnica (de Fevereiro de 1942 a Setembro de 1945) durante a qual se estima tenham perdido a vida cerca de 50 000 timorenses, foi referida por 4,2% dos jovens.

Os nicos acontecimentos que so referidos como importantes na histria nacional de ambos os grupos e que suscitam emoes diferenciadas so precisamente aqueles em que a histria das duas naes est interligada. J referimos que tanto os jovens portugueses como os jovens timorenses evocam a colonizao atribuindo-lhe uma conotao negativa (respectivamente, M=2,2 e M=2,3). No contexto da histria nacional, a colonizao suscita
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 26 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

nos jovens portugueses frustrao, vergonha, revolta, mas tambm orgulho. Por seu turno, os jovens timorenses declaram sentir-se frustrados e zangados com a colonizao portuguesa. Outro acontecimento referido por ambos os grupos o 25 de Abril, referido por 80,5% dos participantes portugueses e 6,3% dos timorenses19. Enquanto nos portugueses o 25 de Abril suscita admirao, alegria e felicidade. Os timorenses referem emoes ambivalentes: alegria, admirao e frustrao. Esta ambivalncia verifica-se igualmente na evocao da Guerra de Manufahi (referida por 5,2% dos timorenses). A mais clebre revolta de timorenses contra os portugueses foi reprimida com um banho de sangue em 1912 (Mattoso, 2005: 32). Os jovens timorenses referem sentir simultaneamente orgulho e tristeza face a este acontecimento. Em contrapartida, a ocupao indonsia suscita consensualmente emoes muito negativas: revolta, frustrao, tristeza, medo, zanga.

A Tabela 4 apresenta as personalidades mais referidas pelos participantes no mbito da histria nacional dos respectivos pases. Como podemos observar, o padro de resultados apresenta considerveis divergncias. A divergncia mais notria diz respeito valncia avaliativa e tonalidade emocional associadas s personalidades evocadas. Em Portugal, apesar do muito apregoado pessimismo nacional (e.g. Gil, 2004), dentre as dez personalidades mais evocadas (Top10), todas so avaliadas de forma positiva, excepo de Antnio Oliveira Salazar, cujo impacto na histria de Portugal considerado muito negativo pelos jovens (M=2,25). No entanto, trata-se de longe a personalidade com maior percentagem de evocao (77,1%). Em contrapartida, em Timor, cerca de metade das personalidades que figuram no Top10 so viles enquanto a outra metade so heris. Xanana Gusmo a personalidade mais evocada (85,4%), seguido dos laureados com o Prmio Nobel da Paz, Ximenes Belo (82,3%) e Ramos Horta (56,3%). A estas personalidades atribudo um papel muito positivo na histria de Timor (todos com mdias de valncia superiores a 6,5), o mesmo acontecendo com outros lderes religiosos (Baslio de Nascimento) ou polticos (Nicolau Lobato, Mrio Carrascalo, Francisco Xavier Amaral) embora com mdias de impacto mais baixas.
19

So os estudantes mais velhos, frequentando o curso de formao de professores, que referem este acontecimento. Enquanto os participantes portugueses evocam o acontecimento referindo a data 25 de Abril de 1974 ou simplesmente 25 de Abril, os jovens timorenses evocam a Revoluo dos Cravos, sem referir a data. Passa-se um fenmeno paralelo no que respeita independncia de Timor: os timorenses referem-se maioritariamente data 20 de Maio de 2002 enquanto os portugueses designam o acontecimento sem data Independncia de Timor.
Pgina 27 de 37 www.cecs.uminho.pt

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

As personalidades cujo impacto foi considerado mais negativo na histria de Timor foram os lderes das milcias, Eurico Guterres (M=1,2) e Joo Tavares (M=1,2). Os jovens timorenses tambm atriburam um impacto negativo a Ablio Osrio e a Francisco Lopes da Cruz, embora no to acentuado. Ainda que no figurem no Top10 no podemos deixar de mencionar outras das personalidades consideradas pelos jovens como tendo tido um impacto importante na histria de Timor, seja ele positivo ou negativo. Assim, no plo positivo destacam-se as referncias aos lderes das FALINTIL (Foras Armadas da Libertao Nacional de Timor-Leste), que os jovens designam maioritariamente pelos seus nomes de cdigo: Sahe (7,3%); Taur Matan Ruak (7,3%), Konis Santana (6,3%), Lu-Olo (5,2%), L-Sete (4,2%), David Alex (3,2%), entre outros com percentagens de evocao menores. A estes heris, que lutaram pela libertao do seu povo, so associadas emoes muito positivas: admirao, orgulho e gratido. Entre as personalidades estrangeiras a quem atribudo um impacto importante na histria de Timor, destaca-se no plo positivo Srgio Vieira de Mello (4,2% das referncias; mdia de impacto =6,7). No plo negativo destacam-se Suharto (9,4%; mdia de impacto =1,3) e Wiranto (6,3%; mdia de impacto =1,3), a quem so atribudas emoes negativas: dio, raiva, repulsa, medo. Em Portugal apenas uma mulher colocada entre as dez mais importantes personalidades nacionais: a fadista Amlia Rodrigues (1920-1999). Em Timor-Leste nenhuma mulher colocada no Top10, no entanto, trs personalidades nacionais femininas so destacadas: Rosa Muki Bonaparte (7,3%), fundadora da OPMT (Organizao Popular das Mulheres Timorenses; 28 de Agosto de 1975) e que viria a ser assassinada pelas tropas indonsias; Olindina Maria Caeiro (3,2%); e Ana Pessoa (2,1%). No total as referncias a personalidades nacionais femininas muito baixa em ambos os pases. Este padro de resultados, fortemente androcntrico, semelhante ao que foi encontrado relativamente histria universal.

- Tabela 4

Resumindo, no caso dos portugueses, Salazar a nica personalidade colocada no Top10 cujo impacto na histria nacional foi considerado negativo, sendo atribudo s restantes personalidades um impacto positivo, com particular destaque para Cames, Eusbio, Afonso Henriques e Vasco da Gama. No caso dos timorenses, surgem no Top10 personalidades com
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 28 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

tonalidade emocional claramente positiva ou claramente negativa. Na listagem portuguesa os polticos esto em maioria, embora seja tambm dado lugar de destaque a poetas (Cames, Fernando Pessoa), navegadores (Vasco da Gama, Pedro lvares Cabral) e a futebolistas (Eusbio e Lus Figo). Na listagem timorense os polticos constituem igualmente a maioria, sendo dado enorme relevo s personalidades associadas luta pela independncia do Timor-Leste, mas tambm aos que se opuseram a ela. Na listagem timorense os lderes religiosos obtm considervel destaque (Ximenes Belo, Baslio de Nascimento), o que se prende com o papel decisivo da Igreja Catlica timorense na luta pela independncia do territrio (Cf: Mattoso, 2005).

Consideraes Finais

O objectivo deste trabalho foi analisar o papel das pertenas nacionais na estruturao das memrias histricas de jovens portugueses e timorenses. No que respeita histria universal, as memrias evocadas pelos jovens evidenciam, por um lado, a influncia do processo de globalizao e, por outro, a influncia da proximidade, seja ela geogrfica, cultural ou lingustica. Ao recordar a histria da humanidade, os participantes de ambos os pases evocaram um ncleo comum de acontecimentos e personalidades histricas, mas tambm acontecimentos e personalidades especficos das suas histrias nacionais. No caso especfico dos jovens timorenses, os resultados evidenciam claramente a influncia da ocupao indonsia na estruturao das memrias, mas tambm, embora em menor grau, a influncia da pertena comunidade lusfona. Este resultado o reflexo da socializao formal a que foram submetidos estes jovens, j que fizeram quase todo o seu percurso escolar em lngua indonsia e s mais recentemente comearam a ter contacto com a lngua portuguesa, na universidade e atravs dos media20. Julgamos, no entanto, que os resultados teriam sido bem diferentes se o questionrio tivesse sido redigido em ttum ou em malaio. Apesar de os participantes terem sido chamados a pronunciar-se sobre os ltimos mil anos da histria da humanidade, verificou-se uma grande focalizao no passado recente (sobretudo na histria do sculo XX). Os acontecimentos e personalidades evocados

No perodo em que realizmos este estudo havia apenas um jornal semanal em lngua portuguesa Semanrio (www.semanario.tp). Pouco depois de terminada a recolha de dados, foi inaugurado o Timor Contacto a 20 de Novembro de 2004 (ver http://programas.rtp.pt/canais-tv/rtpi/magazine.php?canal=5).
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 29 de 37 www.cecs.uminho.pt

20

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

reflectem, como j salientmos, a grande influncia processo de globalizao, registando-se, imensas semelhanas com os resultados obtidos com jovens estudantes em outros pases da Amrica, sia, Europa e Ocenia (e.g., Cabecinhas et al., in press; Liu et al., 2005). Verifica-se uma focalizao nos acontecimentos e personalidades com forte impacto emocional, seja ele positivo ou negativo. Nos dois pases os grandes conflitos blicos que marcaram a histria do sculo XX e os atentados terroristas ocorridos no incio do sculo XXI originaram o mesmo tipo de emoes negativas, ao passo que os eventos e as personalidades relacionados com as lutas pela auto-determinao dos povos, a promoo da igualdade e dos direitos humanos desencadeiam emoes positivas nos participantes de ambos os pases. Os temas predominantes em ambos os pases so de natureza blica e poltica: guerras, revolues, terrorismo, genocdios. Na nfase dada a outros temas verifica-se uma assimetria entre portugueses e timorenses: os portugueses do maior relevo a problemticas ligadas s novas tecnologias e aos bens de consumo (por exemplo, a inveno de meios transportes, novas tecnologias de informao e comunicao) enquanto que os timorenses do maior destaque a questes humanitrias (Declarao Universal dos Direitos Humanos, etc.), a questes socioeconmicas (fome, pobreza, etc.), sade pblica (Sida, gripe das aves, etc.) e s catstrofes naturais (terramotos, tempestades, etc.). Tais resultados evidenciam o grande peso das situaes objectivas de precariedade socioeconmica nas respostas dos jovens. Assim, as respostas dos timorenses espelham os condicionalismos ligados ao facto de este ser um dos pases mais pobres da sia enquanto as respostas dos portugueses denunciam o estilo de vida consumista tpico dos pases mais desenvolvidos. Em ambos os pases se verifica um esquecimento das personagens femininas. As personalidades consideradas mais importantes so na sua esmagadora maioria homens, brancos e cristos, oriundos de pases ocidentais (Amrica do Norte e Europa), especialmente no caso dos dados portugueses. Paralelamente ao que se verificou nas evocaes da histria universal, os dados evidenciam tambm o silenciamento do papel das mulheres e outras minorias sociais na histria nacional. No entanto, no caso dos timorenses dado claro destaque s personalidades que se empenharam na luta pela independncia, nomeadamente os guerrilheiros das FALINTIL. Os massacres sofridos pela populao timorense, a luta contra a ocupao indonsia e a conquista da independncia so os acontecimentos aos quais os jovens timorenses do maior destaque no mbito da sua histria nacional.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 30 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Os descobrimentos so considerados como um dos acontecimentos mais importantes da histria de Portugal, suscitando emoes consensualmente positivas nos jovens portugueses, o que denuncia a persistncia da idealizao deste perodo da histria de Portugal, tal como tem vindo a ser evidenciado empiricamente por diversos autores (e.g. S, Oliveira e Prado, 2004; Vala e Saint-Maurice, 2004). No entanto, importante ter em conta que os nossos resultados evidenciam no uma idealizao da colonizao, mas uma idealizao dos

descobrimentos, dos quais so desligados os efeitos nefastos da colonizao. Assim, como refere Loureno (1990: 22), estamos perante uma estranha permanncia no seio da mudana j que o imprio permanece no nosso imaginrio. Na mesma linha de ideias, Alexandre (1999: 143-144) considera que o mito do lusotropicalismo no se dissipou com a queda do Imprio, continuando a circular de forma difusa, mesmo nas camadas mais jovens. Segundo o autor esta persistncia deve-se, por um lado, ao peso avassalador dos aparelhos ideolgicos do Estado Novo na formao das mentalidades, com consequncias a longo prazo e, por outro, ao paralelismo entre o lusotropicalismo e algumas das ideias de fundo do nacionalismo portugus (a capacidade colonizadora, a faculdade de relacionamento harmonioso com os povos de outras raas, a misso civilizadora do pas). Ao evocarem espontaneamente a colonizao os participantes portugueses, tal como os timorenses, associam a esse acontecimento, sobretudo, emoes de tonalidade negativa. Apesar de avaliarem o colonialismo portugus de forma negativa, os timorenses avaliam de forma muito positiva a chegada dos missionrios portugueses e a evangelizao portuguesa. Assim, constata-se de forma clara uma ambivalncia em relao da presena portuguesa no territrio dependendo da ncora que activada no contexto particular: a colonizao conotada com explorao dos recursos naturais sendo avaliada negativamente, enquanto a evangelizao avaliada positivamente. De um modo geral, os resultados encontrados neste estudo confirmam amplamente aos pressupostos adoptados de que a memria se constri e se expressa socialmente, de tal maneira que tanto a codificao, quanto o armazenamento e a recuperao das informaes so produtos das relaes sociais dos indivduos e grupos. Embora tenhamos recolhido dados que nos permitem analisar os padres de identificao dos participantes com diversos grupos (nacionais, supranacionais, tnicos, etc.) e averiguar a relao entre os padres de identificao dos participantes e a vivncia emocional das memrias histricas, essa uma anlise complexa que ainda no conclumos. Com base
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 31 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

em anlises complementares destes dados e tambm com a recolha de novos dados, pretendemos explorar de forma mais sistemtica o papel da identidade social na estruturao das memrias. Neste trabalho efectumos apenas comparaes em funo das pertenas nacionais. A sua continuidade exige o aprofundamento das questes de gnero, grupo tnico e gerao. Como j referimos, neste estudo participaram apenas jovens, cujos dados no podem ser extrapolados para a populao em geral. Na interpretao dos dados que aqui apresentamos no podemos esquecer que estes so o fruto de um determinado momento histrico: os dados foram recolhidos num dado espao e num dado tempo e esses elementos, como salientou Halbwachs, so fundamentais na estruturao das memrias colectivas. Como refere Sousa Santos (1987/2001), toda a cincia datada e localizada. O nosso trabalho no constitui excepo. Os resultados obtidos em Portugal e em Timor evidenciam claramente que as memrias histricas possuem elementos de consenso e de conflito, no podendo ser desligadas da estrutura social e do contexto particular em que so activadas.

Referncias bibliogrficas Alexandre, V. (1999). O Imprio e a ideia de raa (sculos XIX e XX). In J. Vala (Coord.). Novos Racismos: Perspectivas Comparativas (pp. 133-144). Oeiras: Celta. Amncio, L. (1994). Masculino e Feminino: A Construo Social da Diferena, Porto, Afrontamento. BCC (2005). War on terror. http://news.bcc.co.uk/go/4719169.stm. Bourdieu, P. (1979). La Distinction. Paris: Minuit. Cabecinhas, R., Lima, M., & Chaves, A. (in press). Identidades nacionais e memria social: hegemonia e polmica nas representaes sociais da histria. In: M. I. Joo e J. Miranda (Org.) Identidades Nacionais em Debate. Oeiras: Celta. Castro, P. (2004). O descobrimento do Brasil na imprensa portuguesa: uma vontade de futuro. Psicologia, XVII (2), 363-380. Comunidade de Pases de lngua Portuguesa (1996). Declarao Constitutiva da Comunidade dos Pases de Lngua Portuguesa, 17 de Julho de 1996; www.cplp.org. Connerton, P. (1989/1993). Como as sociedades recordam. Oeiras: Celta.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 32 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Correia, P. P. (1999). Descolonizao. In Brando de Brito, J. M. (Org.). Do Marcelismo ao fim do imprio. Lisboa: Circulo de Leitores. Cunha, L. (2003). Entre espao e representao: Comunidade e memria social. Tese de doutoramento. Braga: Universidade do Minho. Deschamps, J-C. (1982). Social identity and relations of power between groups. In: H. Tajfel (Ed.) Social Identity and Intergroup Relations. Cambridge: Cambridge University Press. Echabe, A.E., & Castro, J.L.G. (1998). Social memory: macropsychological aspects. In U. Flick (Ed.), The Psychology of the Social, pp. 91-106. Cambridge: Cambridge University Press. Eley, G. & Suny, R.G. (1996). Introduction: from the moment of social history to the work of cultural representation. In G. Eley e R.G. Suny (Eds.). Becoming national (pp. 3-37). Nova Iorque/Oxford: Oxford University Press. Esperana, J.P. (2001). Estudos de lingustica timorense. Aveiro: Sul. Expresso (1999). Entrevista a Pramoedya Ananta Toer.

(http://primeirasedicoes.expresso.clix.pt/ed1396/r0801.asp?r0741,r0801&rel). Fundao das Unversidades Portuguesas (2004). Programa de Cooperao com Timor-Leste; www.fup.pt. Gergen, K. (1994). Towards transformation in social knowledge. Londres:SAGE. Governo da Repblica Democrtica de Timor-Leste (2005). Local History.

http://www.east-timor.gov.tl, consultado a 30 de Outubro de 2005. Governo da Repblica Portuguesa (2005). Histria. http://www.portugal.gov.pt, consultado a 30 de Outubro de 2005. Halbwachs, M. (1925/1994). Les cadres sociaux de la mmoire. Paris: Albin Michel. Halbwachs, M. (1950/1997). La mmoire collective. Paris: Albin Michel. Hull, G. (2001). Identidade, lngua e poltica educacional. Dli: Instituto Cames. Jodelet, D. (1989). Les Reprsentations sociales: un domaine en expantion. In: D. Jodelet (ed.), Les reprsentations Sociales, Paris, PUF.

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Pgina 33 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Liu, J.H. (1999). Social representations of history: Preliminary notes on content and consequences around the Pacific Rim. International Journal of Intercultural Relations, 23, 215-236. Liu, J.H. (2003). Socials Representations of History. International Journal of Intercultural Relationships, 12, 104-125. Liu, J.H., & Hilton, D. (2005). How the past weighs on the present: Towards a social psychology of histories. British Journal of Social Psychology, 44, 537-556. Liu, J.H., Goldstein-Hawes, R., Hilton, D.J., Huang, L.L., Gastardo-Conaco, C., DreslerHawke, E., Pittolo, F., Y.-Y., Hong, F., Ward, C., Abraham, S., Kashima, Y., Kashima, E., Ohashi, M., Yuki, M., & Hidaka, Y. (2005). Social representation of events in world history across 12 cultures. Journal of Cross-Cultural Psychology, 36, 171-191. Lobo, E. (2005). Conivncia criminosa. Expresso, 23/12/2005. Lorenzi-Cioldi, F. (1994). Les Androgynes. Paris: PUF. Lorenzi-Cioldi, F. (2002). Les Reprsentations des groupes dominants et domins Collections et agrgats. Grenoble, Presses Universitaires de Grenoble. Loureno, E. (1990). Ns e a Europa ou as duas razes. Lisboa: Imprensa Nacional Casa da Moeda. Martins, M. L. (2004). Lusofonia e Luso-tropicalismo : equvocos e possibilidades de dois conceitos hiper-identitrios. Conferncia inaugural no X Congresso Brasileiro de Lngua Portuguesa, realizado em So Paulo pela Pontifcia Universidade Catlica, entre 28 de Abril e 1 de Maio de 2004. Mattoso, J. (2005). A Dignidade. Konis Santana e a Resistncia Timorense. Lisboa: Temas e Debates. Miranda, J. (2002). Identidade nacional. Do mito ao sentido estratgico. Uma anlise psicossociolgica das comparaes entre os Portugueses e os Outros. Oeiras: Celta. Moscovici, S. (1981). On social representations. In: J. P. Forgas (ed.), Social Cognition Perspectives on Everyday understanding, London, Academic Press. Moscovici, S. (1984). The phenomena of social representattions. In R.M. Farr e S. Moscovici (Eds.), Social Representations (pp. 3-69). Cambridge: Cambridge University Press. Moscovici, S. (1988). Notes towards a description of social representations. European Journal of Social Psychology, 18, 211-250.
CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 34 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Moscovici, S. (1998). The history and actuality of social representations. In U. Flick (Ed.). The Psychology of the social (pp. 209-247). Cambridge: Cambridge University Press. Rdio Televiso Portuguesa (2004). RTPi - Magazine Timor Contacto (http://programas.rtp.pt/canais-tv/rtpi/magazine.php?canal=5). S, C.P., Oliveira, D.O., & Prado, L.A. (2004). As memrias colectivas do descobrimento do Brasil: imagem comum e juzos diferenciados nas populaes portuguesa e brasileira. Psicologia, XVII (2), 275-291. Santos, B. S. (1987/2001). Um discurso sobre as cincias (12. ed.) Porto. Afrontamento. Schank, R.C., & Abelson, R.P. (1995). Knowledge and memory: The real story. In R.S. Wyer (Ed.), Knowledge and Memory: The real story (pp. 1-86). Hillsdale:LEA. Semanrio (2004). www.semanario.tp; Edies semanais consultadas online. Sousa, H., & Marinho, S. (2004). Lusocom: a Study of Communications Policies and Discourses in the Lusophone Space. Comunicao apresentada International Communication Section da Conferncia Cientfica da International Association for Media Communication Research (IAMCR) Scientific Conference, Porto Alegre, Julho 2004. Tajfel, H. (1982). Comportamento intergrupo e psicologia social da mudana. In Vrios (Eds.). Mudana Social e Psicologia Social (pp.13-24). Lisboa: Livros Horizonte. Vieira, J. (1999). Portugal Sculo XX: Crnica em Imagens 1970-1980. Lisboa: Circulo de Leitores. Washigton Post (2004). G.W. Bush John F. Kerry Debate;

http://www.washingtonpost.com/wp-srv/politics/debatereferee/debate_0930.html.

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Pgina 35 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Tabela 1 - Representaes da Histria Universal: os acontecimentos mais referidos Portugueses (N=118) Acontecimentos II Guerra Mundial I Guerra Mundial 11 Setembro 2001 Descobrimentos 25 Abril 1974 Revoluo industrial Ida Lua Guerra/Invaso Iraque Bomba atmica Queda do Murro de Berlim % 79,7 58,5 28,0 26,3 24,6 20,3 14,4 11,9 11,9 11,0 Timorenses (N=96) Acontecimentos Guerra do Iraque II Guerra Mundial 11 Setembro 2001 Terrorismo Global Massacre de Santa Cruz 1991 Independncia de Timor 2002 Conflito Israelo-rabe Invaso indonsia 1975 D Universal Direitos Humanos I Guerra Mundial % 69,8 45,8 37,5 29,2 18,8 15,6 12,5 8,3 7,3 7,3

Nota: % = percentagem de evocaes espontneas de determinado acontecimento.

Tabela 2 - Representaes da Histria Universal: as personalidades mais referidas Portugueses (N=118) Personalidades Hitler Joo Paulo II Salazar Einstein Madre Teresa Calcut Mandela Bin Laden G.W. Bush Saddam Hussein Estaline Vasco da Gama % 77,1 26,3 24,6 22,9 18,6 17,0 16,1 16,1 14,4 10,2 10,2 Timorenses (N=96) Personalidades Bin Laden G.W. Bush Xanana Gusmo Kofi Annan Saddam Hussein Mandela Ximenes Belo Suharto Che Guevara Joo Paulo II Srgio Vieira de Mello % 65,6 52,1 36,5 34,4 30,2 21,9 20,8 19,8 17,7 17,7 17,7

Nota: %=percentagem de evocaes espontneas de determinada personalidade.

CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade

Pgina 36 de 37 www.cecs.uminho.pt

Rosa Cabecinhas

Identidades e Memria Social: Estudos comparativos em Portugal e em Timor-Leste

Tabela 3 - Representaes da Histria Nacional: os acontecimentos mais referidos Portugueses (N=118) Acontecimentos 25 Abril 1974 Descobrimentos Implantao da Repblica Adeso Unio Europeia Salazarismo/Estado Novo Fundao Colonialismo Descolonizao Restaurao Expo98 Guerra Colonial % 80,5 79,7 41,5 36,4 30,0 20,3 16,1 16,1 11,0 10,2 10,2 Timorenses (N=96) Acontecimentos Massacre de Santa Cruz 20 de Maio de 2002 Referendo 1999 Setembro negro 1999 Guerra Civil 1975 Invaso/Ocupao indonsia Tragdia 4 Dezembro 2002 Massacres 1999 Massacre Krars 1983 Prmio Nobel da Paz 1996 Colonizao portuguesa % 78,1 45,8 43,8 39,6 32,3 31,3 22,9 18,8 14,6 14,6 11,5

Nota: % = percentagem de evocaes espontneas de determinado acontecimento.

Tabela 4 - Representaes da Histria Nacional: as personalidades mais referidas Portugueses (N=118) Personalidades Salazar Mrio Soares Afonso Henriques Cames Vasco da Gama Fernando Pessoa Cavaco Silva Amlia Rodrigues S Carneiro Eusbio Lus Figo Pedro lvares Cabral % 77,1 50,3 44,9 35,6 25,7 21,4 18,8 15,4 8,6 8,5 8,5 8,5 Timorenses (N=96) Personalidades Xanana Gusmo Ximenes Belo Ramos Horta Nicolau Lobato Mari Alkatiri Eurico Guterres Mrio Carrascalo Joo Tavares Francisco Xavier do Amaral Baslio de Nascimento Francisco Lopes da Cruz Ablio Osrio % 85,42 82,29 56,25 33,33 31,25 28,13 18,75 17,71 14,58 10,42 10,42 9,38

Nota: % = percentagem de evocaes espontneas de determinada personalidade.


CECS Centro de Estudos de Comunicao e Sociedade Pgina 37 de 37 www.cecs.uminho.pt

Вам также может понравиться