Вы находитесь на странице: 1из 6

As Seis Caractersticas das Atitudes Mentais Slidas e Positivas Vamos examinar estas seis caractersticas de atitudes mentais positivas.

Enquanto isso, lembre-se de que no existe uma mais importante do que outra. As seis so apresentadas em seqncia, mas a interao simultnea de todas elas funcionando juntas que cria a sinergia para uma slida atitude mental positiva. I - Motivao Interior 0 primeiro elemento descoberto por Gary foi a direo de motivao interior usada por estes atletas em reabilitao. Eles se aproximavam de uma meta especfica, afastando-se das conseqncias desagradveis. No eram filmes de Hollywood, ou imagens "new age", de um desejo de vencer, em geral, de ser o melhor ou evitar fazer papel de bobo. Estes atletas tinham vises atraentes, pessoais e especficas de metas desejveis ou conseqncias desagradveis. Por exemplo, uma promissora nadadora adolescente estava tratando uma leso. Ela no s queria recuperar a sade, como desejava concorrer a uma bolsa de estudos na universidade. Estava motivada e direcionada para a sua meta. Um outro caso, um homem de quarenta e dois anos de idade, estava se reabilitando para evitar piorar de uma artrite. Sua motivao era afastar-se de uma possvel conseqncia de uma doena quase sempre debilitante. Entretanto, os grandes atletas usam as duas direes de motivao. Imaginam vividamente conseqncias indesejadas especficas que merecem ser evitadas e, depois, metas bastante desejveis e vlidas que os puxem para frente. Ao fazerem isto, conseguem o mximo de motivao.

II. O Valor de Padres Altos

O segundo elemento notado por Gary em relao a estes atletas em reabilitao foi que eles se dedicavam a recuperar totalmente a fora e a sade. Esta era a meta que os guiava, seu primeiro e ltimo padro. A atitude deles era de no aceitar nada menos do que isso. De fato, muitos deles no s desejavam recuperar a fora e sade totais, como queriam ainda mais. Desejavam estar em melhores condies do que antes da leso. Sabiam que eram capazes disto e no se contentavam com menos. Estes atletas mediam seus resultados finais comparando-os com estes padres interiores. Poderiam ter fixado padres mais razoveis, mas nenhum deles fez isso. Tinham que dar o melhor de si mesmos. Freqentemente, lemos sobre esta obsesso dos atletas. Pense um pouco. Se voc exigisse o melhor de si mesmo e, no momento, isso fosse impossvel, talvez fosse o incio de uma depresso. Estes atletas tambm precisavam saber esperar este resultado, ainda que impossvel no momento, de uma forma que os motivasse para que no futuro isso pudesse acontecer. O terceiro e o quarto elemento so as chaves para conseguir isto. aqui que

comea a ficar claro como importantssimo que estes seis elementos funcionem juntos para criar uma atitude mental positiva slida.

III. Segmentao de Metas

O terceiro elemento-chave encontrado em todos esse atletas foi a sua habilidade para se concentrarem no processo de recuperar a sade e a condio atltica passo a passo. Em termos da PNL, eles foram capazes de decidir a que segmento prestar ateno. Voc j pensou em todo o esforo necessrio para conseguir superar uma leso grave a dor, a frustrao, o tempo, os incrveis esforos exigidos s para chegar ao ponto de onde saiu? Ou orientar um projeto importante na empresa coordenar departamentos, manter as pessoas motivadas, acompanhar detalhes importantes, e fazer as coisas se encaixarem? Se fosse pensar em todo o trabalho envolvido nestes projetos ao mesmo tempo, voc no resistiria. Por outro lado, enfrentando estes projetos aos poucos, um passo de cada vez, voc consegue chegar at o fim e complet-lo. No caso de Gary Faris, ele tinha que sobreviver antes de ficar de p, ficar de p antes de poder andar e voltar a andar antes de poder correr. Esses atletas, entretanto, segmentavam ainda mais as suas metas. A habilidade para fazer cinco movimentos em vez de quatro antes de ficarem exaustos, ou de flexionarem o p s mais um quarto de polegada eram as metas que poderiam atingir naquele dia. Segmentar um empreendimento difcil, ou que exija muito esforo, tem duas vantagens. Primeiro, permite a concentrao nas pequenas tarefas que podem ser feitas no momento. Segundo, Gary e os outros atletas que ele estudou, sentiam uma enorme satisfao ao completarem cada uma dessas etapas. Com pequenos segmentos mensurveis diariamente experimentavam o sucesso a cada pequeno marco no caminho para a meta final de fora e sade totais. Cada passo ao longo do caminho se tornava uma nova meta com suas prprias satisfaes. Ser capaz de focalizar metas especficas atingveis e a satisfao do sucesso em cada uma delas, mantm viva a motivao.

IV- Combinando Estruturas do Presente e do Futuro

O quarto elemento-chave comum entre os atletas que se reabilitaram com sucesso foi a maneira como pensavam no tempo, que combina duas habilidades. A primeira que, ao se concentrarem em pequenos segmentos e tarefas dirias, estes atletas vivem o presente. Eles pensam na nica tarefa que esto fazendo naquele momento. Arnold Schwarzenegger disse, a respeito do seu treinamento, que fazer um movimento uma vez com ateno vale o mesmo que fazer o exerccio dez vezes distrado.

Atletas distraem-se e desanimam facilmente quando pensam na incerteza do futuro. Por exemplo, se fazem projetos duvidando, com perguntas como, "Conseguirei voltar minha capacidade anterior?" ou, "Serei um sucesso?", podem comear a imaginar problemas e barreiras que no existiam at comearem a pensar nisto. Estas perguntas podem criar uma orientao negativa e diminuir a motivao. muito mais energizante perguntar, "O que posso fazer agora para alcanar o meu prximo marco?" Quando vivem a situao presente, plenamente, e se empenham em tornla melhor, eles assumem atitudes que despertam o que h de melhor em si mesmos. O mesmo vale para todos ns. A segunda habilidade relacionada com o tempo exatamente o oposto de estar plenamente no presente. a habilidade para pensar vvida e totalmente no futuro positivo. s vezes, uma orientao para o futuro muito mais benfica e motivadora do que estar no presente. Um atleta reabilitando-se depois de um acidente passa por momentos bem dolorosos. Nestas horas, muito mais til experimentar com antecedncia as recompensas que todo o seu esforo e sofrimento lhe traro. Enquanto estiver visualizando um corpo mais saudvel, com movimentos mais amplos, e de volta ao que voc gosta de fazer, o esforo e as dores do presente parecem um preo insignificante a pagar. Enquanto seu corpo se reconstitui e reaprende no presente, voc j est gozando o futuro. Esta meta atraente, de longo alcance, incentiva voc a andar para frente, mantendo slida a sua meta no presente. A motivao bem sucedida combina estas duas habilidades. Ao mesmo tempo que voc se concentra em realizar uma pequena tarefa disponvel, pode ver o grande e luminoso quadro das suas futuras conquistas puxando-o para frente.

V. Envolvimento Pessoal

O quinto elemento da reabilitao de sucesso e da atitude mental positiva o envolvimento pessoal do atleta. Gary descobriu que quanto mais os atletas participavam ativamente do seu prprio plano de reabilitao, mais eles se ajudavam, melhorando em muito as chances de sua total recuperao. Mesmo que fosse uma tarefa simples, como colocar gelo sobre uma regio inflamada, o ato de fazer isso sozinhos reforava o sentido de participao. A medicina do esporte, como tudo mais nesta era tecnolgica em que vivemos, se tornou muito complexa e detalhada, com legies de peritos e autoridades no assunto. Estes mdicos, fisioterapeutas, treinadores, enfermeiros e psiclogos passaram a maior parte de suas vidas profissionais aprendendo suas habilidades. Sua autoridade merecida mas, s vezes, este excesso de percia incentiva os atletas a se colocarem passivamente nas mos deles.

A pesquisa de Gary indica que isso um erro. Nem a concordncia passiva, nem a resistncia rebelde um caminho confivel para retornar excelncia pessoal. Atletas e todos ns, tambm, precisamos trabalhar ativamente junto com nossos tcnicos altamente especializados para produzir os resultados que desejamos. Se pensar nisto um pouco, ver que faz sentido. Voc j participou de uma equipe e depois teve que ficar sentado no banco de reservas durante um jogo ou reunio importante? Pode ter sido uma atitude apropriada na poca. No entanto, mesmo que tenha ficado excitado com o resultado final, provavelmente se sentiu distante, como se houvesse uma parede de vidro entre voc e a ao. Voc estava l, mas no estava jogando. No fazia parte realmente do jogo. Quando participamos, temos influncia sobre o que est acontecendo. Podemos sentir a diferena. Isto aumenta o nosso compromisso pessoal e concentra a nossa intensidade. Faznos mais determinados e ativos, o que nos leva a um envolvimento pessoal maior e a apostar mais no nosso futuro. Decidir por ns mesmos, ainda que sejam pequenas decises, importante.

VI. Comparaes (Self-to-Self]

0 sexto e ltimo elemento-chave para uma reabilitao atltica bem sucedida e para criar uma slida atitude mental positiva a maneira como estes atletas julgavam suas atitudes o tipo de comparaes mentais que fizeram. Comentaristas esportivos, estatsticas de jamais e fs incentivam regularmente os atletas a se compararem com outros atletas, vivos ou mortos. Se esto por cima, sentem-se bem; se a comparao no for favorvel, sentem-se mal e desconfortveis. Esta mesma tendncia est muito entranhada em muitos de ns. Desde cedo percebemos, ou exageradamente nos mostram na escola, que algumas crianas so mais espertas, algumas so mais atlticas, outras mais bonitas ou mais populares do que ns. Podemos ter estado por cima em uma escala, mas se verificssemos uma outra, estaramos por baixo. Ao entrarmos no mundo profissional, esta tendncia de nos compararmos com os outros continua e, em alguns casos, at aumenta. Conhecemos pessoas mais agressivas, espertas, ou mais hbeis na poltica do escritrio ou com os computadores. Como adultos, com freqncia fazemos estas comparaes de forma inconsciente e automaticamente. Comparamo-nos com artistas de cinema, com a mais recente personalidade de destaque dos negcios, com nossos vizinhos e seus estilos de vida, ou com qualquer outra pessoa vista. A mdia nos incentiva a fazer isto no trabalho e em casa, e continuamos agindo assim porque no sabemos o quanto isso nos custa. Atletas em recuperao sabem. Eles sabem que importantssimo no cair neste hbito mental. Sabem que devido s suas leses no momento, eles no podem "competir". Podem

at perder na comparao com atletas amadores medocres. Isto poderia ser seriamente desestimulante, e eles sabem disso. Em vez de se compararem com outros atletas em qualquer nvel, Gary Faris descobriu que, os que realmente tinham sucesso olhavam apenas para o seu prprio progresso. Eles faziam o que a PNL chama de auto comparaes. Eles se faziam perguntas como, "Quanto progredi desde ontem ou desde a semana passada? Desde o ms passado? Desde o ano passado?" Todos ns podemos aprender a fazer isto tambm. Podemos aprender a medir nosso progresso com nosso prprio desenvolvimento, seja no atletismo, no trabalho ou em casa. Este um dos insights que se aplicam no apenas a uma atitude mental positiva, mas a todos os aspectos da vida. Alguns dos melhores conferencistas motivacionais perguntaram, "O que faria se soubesse que no poderia falhar?"uma pergunta provocadora e estimulante, sem dvida. At agora qualquer um que tenha tentado, aprendido e em seguida dominado um esporte, profisso ou instrumento musical, sabe que os incontveis fracassos so a base de qualquer sucesso. Lembra-se de quando resolveu aprender a jogar golfe, tnis, tocar guitarra ou qualquer coisa assim? Sua mente, sem dvida, estava repleta de imagens de sucesso. Certamente, via a bola cortando o ar quase sem esforo nenhum ou ouvia belssimas notas musicais saindo suaves de seus dedos. Pode at ter tido sorte de experimentar esta beleza e excitao no incio. Depois, a realidade se fez presente. Coisas belas eram possveis com o instrumento da sua escolha: um taco, uma raquete, um instrumento de cordas ou teclado. Mas, o custo era um longo aprendizado de dedicao arte que voc escolheu. Muitos de ns decidimos que o instrumento musical era muito difcil, mas continuamos com o golfe, tnis ou outro esporte igualmente difcil. Ele agora j preencheu anos das nossas vidas, nos oferecendo frustraes profundas e recompensas transcendentais. Qual a diferena entre o que abandonamos e o que mantivemos? Com a pesquisa de PNL feita por Gary como guia, pelo menos parte da resposta a rapidez com que sentimos o nosso progresso. Como a nossa sociedade faz tantas comparaes entre uma pessoa e outra, deve haver algo positivo nisto e h. As realizaes dos outros nos mostram o que possvel uma pessoa fazer. So tambm modelos valiosos de como fazer isso. Estudando seus padres mentais e comportamento fsico, podemos aprender no s o que possvel mas, tambm, como possvel. Embora importante, existe tambm um enorme perigo nas comparaes entre uma pessoa e outra. Quando se constata uma enorme diferena de habilidades, pode-se concluir, "Eu jamais conseguiria fazer isto", ou "Ela deve ter um talento natural". Se o seu filho se mostra pouco promissor logo no incio dos seus estudos de matemtica ou cincias, pode no ter uma segunda chance se for bombardeado por comparaes. A concluso prematura , "No sou bom nisso". Tudo isso pode ser muito desanimador.

E, certamente, acabaria com o prazer criativo da conquista que encorajou o jovem Picasso, Mary Lou Retton e o, lento, estudante de matemtica, Albert Einstein, e at o superstar do basquete Michael Jordan, pessoas que se superaram vrias vezes. Lembre-se: O caminho real dos resultados medido pelo nosso prprio progresso. Tendo em mente esta auto comparao, nossos filhos podem se inspirar no sucesso dos outros, procurando modelos de excelncia, ou fontes de informao de alta qualidade sobre suas prprias melhorias, mas no como alvo de inveja ou cime. Eles aprendero a se deliciar com o sucesso dos outros, porque so modelos e guias para suas prprias possibilidades. Mais tarde, devero ser modelos de sucesso para uma futura gerao. Eles valorizaro seu prprio sucesso, porque puderam medi-lo. Ensinar seus filhos a fazerem menos parte da resposta a rapidez com que sentimos o nosso progresso. Quanto tempo demorou para a bola deslizar pelo ar? Quanto tempo levou para experimentarmos nossas primeiras noes de competncia, um autntico sentido de progresso? Este sentido de progresso se origina da comparao das nossas conquistas no incio e atualmente. Em outras palavras, de uma auto comparao. Texto extrado do livro: PNL:A Nova Tecnologia do Sucesso

Вам также может понравиться