Вы находитесь на странице: 1из 3

O Uso de Bateria como Instrumento Musical

Por: Pr. Yuri Ravem Devido polmica deste assunto, o objetivo deste artigo responder s seguintes perguntas: a percusso era usada no templo do Antigo Testamento? A Bblia e o Esprito de Profecia probem o uso de percusso? Qual a posio oficial da Igreja Adventista do Stimo Dia a respeito da bateria? Definio: A bateria pode ser definida como os instrumentos de percusso de uma banda de msica ou de uma orquestra ( Dicionrio Brasileiro Globo, 50. ed. ). Em outras palavras, bateria ou percusso se referem aos vrios instrumentos que marcam o ritmo ou andamento musical, com timbres, tons e formas variadas. Uma bateria pode ser muito bem ilustrada pelos instrumentos de uma fanfarra. Exemplos de instrumentos de percusso: bumbo, caixa, pratos (cmbalo), etc. A Bateria no Templo do Antigo Testamento Em II Crnicas 29:25 (ver tambm I Crnicas 25) temos a seguinte descrio dos instrumentos do templo: Tambm estabeleceu os levitas na Casa do Senhor com cmbalos, alades e harpas, segundo o mandado de Davi... Alade e harpa so instrumentos de corda, todavia, cmbalo um instrumento de percusso, segundo o Dicionrio Bblico Adventista, pg. 254 . Note a descrio deste instrumento: Dois tipos de cmbalos tm sido achados pelos arquelogos. Um destes tipos consiste em dois pratos achatados, feitos de metal, que eram batidos um no outro de forma ritmada; o outro tipo consiste em duas espcies de conchas, batida uma na outra (R. N. Champlin, Enciclopdia de Bblia, Teologia e Filosofia, vol. 4. Pg.426). Hoje os cmbalos so usados na bateria convencional como ximbal (pratos sobrepostos) e pratos de vrios timbres e formas. Em Salmos 150 temos o convite ao louvor e adorao a Deus com vrios tipos de instrumentos: Louvai-O ao som da trombeta; louvai-O com saltrio e com harpa. Louvai-O com adufes e danas; louvai-O com instrumentos de cordas e com flautas. Louvai-O com cmbalos sonoros; louvai-O com cmbalos retumbantes (versos 3 a 5). Podemos concluir que havia instrumentos de percusso que eram usados na msica do templo, escolhido por orientao divina para o louvor e adorao. A Bblia ou Esprito de Profecia Probem a Bateria Como notamos a Bblia no probe o uso de bateria, pois no templo, havia instrumentos de percusso.

Sobre instrumentos musicais, E. G. White, inspirada por Deus, escreveu: Nas reunies realizadas, escolha-se um grupo de pessoas para tomar parte no servio de canto. E seja este acompanhado por instrumentos de msica habilmente tocados. No devemos opor ao uso de instrumentos musicais em nossa obra. Esta parte do servio deve ser cuidadosamente dirigida; pois o louvor de Deus em cntico ( Testimonies, vol. 9, pgs. 143 e 144; citado no Manual da Igreja, edio revisada em 2000, pg. 72). Uma vez que no h nenhum texto no Esprito de Profecia que condene o uso de bateria ou percusso como instrumento a ser usado no louvor (ou qualquer outro instrumento) pode-se afirmar o seguinte: a nfase no qual o instrumento a ser usado, mas como ele usado. A recomendao ser habilmente tocado, e claro, nos princpios bblicos. O Esprito de Profecia nos fornece ampla informao concernente msica de louvor e adorao, com princpios inspirados tanto para o canto como para o tipo de msica a ser ouvida e executada, mas no probe o uso de percusso. Posio Oficial da IASD A Igreja Adventista, para os que consideram a igreja remanescente, dirigida por Deus, no por homens. a igreja militante que vai vencer na graa de Jesus. O Esprito de Profecia nos revela qual deve ser nossa atitude em relao organizao da nossa igreja: Mas quando numa assemblia geral, exercido o juzo dos irmos reunidos de todas as partes do campo, independncia e juzo particulares no devem ser mantidos, mas renunciados. Nunca deve um obreiro considerar virtude a persistente conservao de sua atitude de independncia, contrariamente deciso do corpo geral. Deus ordenou que os representantes de Sua igreja de todas as partes da Terra, quando reunidos numa Associao Geral, devam ter autoridade ( Testemunhos Seletos, vol. 3, pg. 408). Sendo assim, qual a posio oficial da igreja resolvida em Associao Geral ? A resposta est em um documento que foi publicado na Revista Adventista, agosto de 2005, pgs. 12 a 16. Neste documento temos os princpios bblicos e do Esprito de Profecia resumidos e bem explicados. Sobre o uso de bateria, depois de estud-lo, podemos concluir o seguinte: a igreja no probe seu uso, mas devemos ter cuidado ao us-la, para que no tome o lugar da mensagem. A melodia deve estar em maior evidncia do que o acompanhamento, para que a letra da msica possa ser claramente compreendida e a mensagem propagada. Isso vale para todos os demais instrumentos musicais de acompanhamento. Cuidado com as Crticas Deus no nos colocou como juiz dos nossos irmos, por isso devemos ter cuidado ao conden-los pelo uso de esse ou aquele instrumento. No devemos abrir mo dos princpios bblicos e do Esprito de Profecia a respeito da msica, mas devemos respeitar os diferentes gostos e elementos culturais.

Nossa igreja tem rgos oficiais que divulgam a msica, como a Voz da Profecia. Quando criticamos estes rgos, estamos lutando contra nossa prpria obra. Cabe a Deus o direito de julgar, e o nosso de respeitar a igreja e seus lderes. muito mais fcil deixar a responsabilidade para a instituio da igreja do que tentar lev-la sobre si. A igreja respeita suas convices pessoais e gostos, por isso, respeite a igreja de Deus. Naquilo que ela ou seus lderes errarem, Deus far Seu juzo. Concluso Havia instrumentos de percusso ou bateria entre os instrumentos escolhidos para o templo do Antigo Testamento, mostrando que Deus no se opunha ao seu uso no servio de adorao e louvor. A Bblia e o Esprito de Profecia no probem o uso de instrumentos de percusso, mas recomenda princpios em que eles devam ser usados e executados. A posio oficial da igreja o uso equilibrado e cuidadoso de todos os instrumentos (incluindo a bateria), seguindo os princpios inspirados, mas no probe o uso de nenhum deles. Como cristos devemos ser cuidadosos tanto ao escolher nossa msica para louvor, adorao e outros fins, e tambm para no sermos crticos e emitir condenao deliberadamente, mas respeitar nossa igreja e suas recomendaes. Por: Pr. Yuri Ravem Distrital em Alfenas - MG Yuri Paiva [yuriravem@yahoo.com.br]

Вам также может понравиться