Вы находитесь на странице: 1из 6

ISEL

FUNDAMENTOS DE PROGRAMAO
Semestre SET- MAR - 2010/2011 Trabalho prtico final

DEEA
Seco de Engenharia de Sistemas

1 Introduo
1.1 Objectivo do trabalho
O trabalho consiste: 1.1.1 Na construo de um programa em linguagem C, que implemente quer a codificao de uma palavra ou frase em CDIGO MORSE, quer a descodificao de uma sequncia de CDIGO MORSE para uma palavra ou frase, a partir das correspondentes tabelas de equivalncia indicadas no ponto 2.2 deste enunciado e utilizando funes das libraries de C constantes do C-Reference Card. 1.1.2 Na elaborao de um pequeno relatrio explicativo ( at 10 pginas ). O trabalho deve ser elaborado de acordo com as indicaes e os requisitos enunciados neste documento.

1.2 Formao dos grupos


O trabalho dever ser feito individualmente ou em grupos de 2 alunos que devero pertencer obrigatoriamente ao mesmo Turno da Prtica.

1.3 Entrega dos trabalhos


Os trabalhos devero ser enviados preferencialmente para a rea da disciplina de FP do MOODLE, at s 24 horas da data do 1 Exame da disciplina (25-Janeiro-2011) ou por e-mail (no caso de dificuldades de acesso ao MOODLE) para o endereo fp@deea.isel.ipl.pt e devero cumprir obrigatoriamente os requisitos que a seguir se enumeram. No e-mail, dever constar explicitamente a seguinte informao: - Nmero, nome e n de telemvel dos alunos constituintes do grupo.
( Este contacto de telemvel tem-se verificado essencial para contactos urgentes.)

- E os anexos a seguir indicados, compactados em ficheiro .rar cujo nome dever conter o nmero e o nome dos alunos constituintes do grupo :

Exemplo:
46576JOAOSILVA+46577AFONSOOLIVEIRA.rar
1- Anexo com o documento relativo ao relatrio elaborado conforme o descrito no ponto 3 deste enunciado ). 2- Anexo dos ficheiros de cdigo do programa (apenas os ficheiros .cpp e .h) 3- Anexo com o ficheiro executvel do programa.

4- Anexo com os ficheiros ASCII gerados pelo OUTPUT do programa. NOTA IMPORTANTE: Sem esta informao o trabalho no ser considerado.

1.4 Avaliao dos trabalhos


A avaliao feita por um jri, composto por 2 docentes da disciplina, e ter em considerao os seguintes aspectos: o relatrio apresentado. o programa implementado. a apresentao/discusso do trabalho.

As discusses do Trabalho Prtico (PROJECTO), tero lugar nas salas INF1 e INF2, nos dias 14 e 15 de Fevereiro de 2011. Aps o Exame de FP da poca de Recurso (08-Fevereiro-2011) e na altura da publicao dos resultados deste exame, ser tambm publicado o calendrio das discusses prticas (Grupo, Dia e Hora da Discusso), nos locais habituais de divulgao (Vitrina junto aos Laboratrios INF1 e INF2 e na rea da Disciplina no MOODLE).

2 Enunciado do problema
Pretende-se implementar um programa em linguagem C desenvolvido em ambiente Visual Studio, utilizando os conhecimentos adquiridos na Unidade Curricular de FUNDAMENTOS DE PROGRAMAO e que permita funcionar como CODIFICADOR/DESCODIFICADOR para CDIGO MORSE. 2

2.1- O que o Cdigo Morse?


Os alunos devero ler atentamente a explicao descrita na WIKIPDIA no seguinte endereo: http://pt.wikipedia.org/wiki/Codigo_morse e para informao complementar resultante de traduo automtica, devero visitar o seguinte endereo na Internet: http://www.worldlingo.com/ma/enwiki/pt/Morse_code ser interessante navegarem pelos links assinalados no hipertexto (palavras sublinhadas ou destacadas a azul), nas pginas dos endereos supracitados pois tero uma explicao abrangente do Cdigo Morse. No Cdigo Morse, importante terem em conta as seguintes regras: 1- Um trao ( - ,dash) igual a trs pontos ( ,dots) 2- O espao entre partes do cdigo da mesma LETRA igual a um ponto. 3- O espao entre duas LETRAS igual a trs pontos ( ). 4- O espao entre duas palavras igual a sete pontos ( .). 5- O final de perodo dado pela tecla ENTER no caso da Codificao, ou pela sequncia equivalente ao FULL-STOP ( .-.-.- ) no Caso da Descodificao.

2.2- Que Cdigo Morse dever ser interpretado pelo programa ?


Os alunos devero considerar unicamente as tabelas de equivalncia referidas na pgina supra mencionada da WIKIPDIA, e respeitantes aos seguintes smbolos: - LETRAS Maisculas de A a Z - DGITOS de 1 a 0 - PONTUAES COMUNS de [.] a [@] O programa dever escrever os dados e resultados no ecr do monitor e num ficheiro de texto ASCII. 3

2.3 -Programa em linguagem C


O programa, ter de cumprir os seguintes requisitos de INPUT/OUTPUT: 2.3.1- O programa, dever ter um menu inicial que pedir ao utilizador para indicar se quer codificar ou descodificar CDIGO MORSE ou se deseja sair do programa. 2.3.2- Escolhida a opo (CODIFICAO ou DESCODIFICAO), o programa pedir de uma forma clara ao utilizador, se quer que a palavra ou frase a codificar (CODIFICAO) ou a sequncia de pontos e traos de CDIGO MORSE a descodificar (DESCODIFICAO) seja fornecida pelo teclado, ou se deseja que o INPUT seja fornecido atravs dos dados contidos num ficheiro de texto ASCII a indicar pelo utilizador.

Exemplo:
Como quer fornecer os dados para o processamento ? [1 ou 2] Por Teclado ( responda 1 ), por Ficheiro (responda 2 ). > 2.3.3- Se o utilizador optar por responder 1 (Teclado), o programa dever apresentar no ecr do monitor quer para a codificao quer para a descodificao a seguinte interrogao: Qual a palavra ou frase a codificar ? ou Qual a sequncia de CDIGO MORSE a descodificar ? ( na descodificao ) ( na codificao )

2.3.4- Se o utilizador optar por responder 2 (Ficheiro), o programa dever apresentar no ecr do monitor quer na codificao quer na descodificao, as seguintes perguntas: Qual o drive onde reside o ficheiro ? > Qual o nome do ficheiro de texto? >

2.3.5 - No caso do INPUT ser feito atravs do teclado, o programa dever enviar o OUTPUT para o ecr e para o ficheiro criado, cumprindo exactamente o seguinte: - Escreve o nmero relativo codificao / descodificao feita pelo programa; 4

- Escreve todos os INPUTS e OUTPUTS devidamente identificados quer se trate duma codificao ou descodificao. Exemplificando, quer no ecr quer no ficheiro ASCII, dever ser escrito o seguinte: 1.a CODIFICAO: H E L P . . .-.. .--.

Input: Output: 2.a

CODIFICAO: S O S ---

Input: Output: 3.a

CODIFICAO: Outra palavra ou frase cdigo Morse correspondente

Input: Output:

Ou 1.a DESCODIFICAO: . . .-.. .--. H E L P

Input: Output: 2.a

DESCODIFICAO: --- S O S

Input: Output: 3.a

DESCODIFICAO: Outra sequncia de Cdigo Morse Palavra ou frase correspondente

Input: Output:

2.3.6 - No caso do INPUT ser feito atravs de ficheiro ASCII, o programa dever criar um novo ficheiro e escrever sempre no ecr e nesse novo ficheiro, o mencionado no ponto 2.3.5. anterior

2.3.7 - Aps cada codificao / descodificao, o programa dever perguntar ao utilizador se quer continuar ou no a processar novos dados. 5

- Se o utilizador responder afirmativamente o programa iniciar novo processamento a partir do indicado no ponto 2.3.1., isto , o programa dever voltar ao menu inicial para iniciar nova codificao / descodificao ou terminar se for essa a vontade do utilizador escrevendo nos OUTPUTS duas linhas de asteriscos que funcionaro como separador entre diferentes Corridas do programa. - Se o utilizador responder negativamente o programa terminar, e devero ser escritas quer no ecr, quer no ficheiro de OUTPUT duas linhas de asteriscos.

3 Relatrio
O relatrio dever ser composto por: Uma capa, com a identificao dos autores do trabalho conforme descrito no ponto 1.3 do presente enunciado. O corpo do relatrio no dever exceder as 10 pginas.

O contedo do relatrio dever ser composto pelos seguintes pontos: Introduo. Anlise do problema. Estudo do problema e apresentao da soluo. Caractersticas dos algoritmos utilizados, etc. Implementao do programa. Descrio narrativa ou atravs de diagramas da estrutura/organizao do programa, mdulos implementados, descrio sumria das funes, etc. Resultados obtidos por resoluo manual. Apresentao de resultados obtidos manualmente, para pelo menos 4 casos relevantes de codificao/ descodificao ( S 1 palavra ou frase de palavras ) . Resultados obtidos pelo programa para os exemplos manuais. Apresentao de resultados obtidos com o programa para casos relevantes e objecto dos clculos manuais. Listagem do ficheiro ASCII criado pelo programa. Dever ser includa no relatrio, a listagem de todos os ficheiros ASCII criados, contendo os dados e resultados do programa, conforme pedido neste enunciado. Anexos. Caso existam outros aspectos considerados relevantes para o trabalho, inclui-los em anexo.

Вам также может понравиться