Вы находитесь на странице: 1из 10

1

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD.

contribuio de

da

teoria no

das

inteligncias das

mltiplas

Gardner

enfrentamento

principais barreiras existentes no processo de aprendizagem do adulto com Sndrome de Down. A insero e a permanncia destes jovens no contexto escolar e a participao social na comunidade onde vivem e no mercado de trabalho.

Edivnia de Almeida Morini Marcela Vidal Ferreira Maria Lcia da Silva Ramos

Itanhomi/MG 2010

FACULDADE EDUCACIONAL DA LAPA CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA EAD.

A contribuio da teoria das inteligncias mltiplas de Gardner no enfrentamento das principais barreiras existentes no processo de aprendizagem do adulto com sndrome de down. A insero e a permanncia destes jovens no contexto escolar e a participao social na comunidade onde vivem e no mercado de trabalho.

Edivnia de Almeida Morini Marcela Vidal Ferreira Maria Lcia da Silva Ramos

Projeto de Pesquisa Apresentado ao departamento de Didtica da Fundao Universidade do Tocantins/ Faculdade Educacional da Lapa como exigncia parcial para obteno do ttulo de formao em Pedagogia. Prof.: Miguel de Jesus Castriani

Itanhomi/MG 2010

Sumrio 1 Tema da Pesquisa..............................................................03 2 Problematizao.................................................................04 3 Objetivos ............................................................................05 4 Justificativa ........................................................................06 5 Reviso de Literatura ........................................................07 6 Metodologia .......................................................................08 7 Referncias Bibliogrficas ...............................................09

1 - TEMA A contribuio da teoria das inteligncias mltiplas de Gardner no

enfrentamento das principais barreiras existentes no processo de aprendizagem do adulto com Sndrome de Down. A insero e a permanncia destes jovens no contexto escolar e a participao social na comunidade onde vivem e no mercado de trabalho.

2 PROBLEMATIZAO

De que forma as inteligncias mltiplas podero contribuir para a autonomia do adulto com Sndrome de Down e como o educador dever atuar no desenvolvimento destas inteligncias no Down considerando a diferena entre a idade cronolgica e a idade funcional?

3 - OBJETIVOS:

3.1 Objetivo Geral:

Construir coletivamente alternativas pedaggicas com suporte de recursos didticos adequados a efetivao de projetos de trabalho, atividades e procedimentos de insero da questo da incluso do adulto com Sndrome de Down no ambiente escolar.

3.2 Objetivos Especficos Definir a prtica social da escola na incluso do adulto com sndrome de Down considerando a educao como um direito de todos, que precisa ser respeitado. Conhecer a experincia de aprendizagem de um Down. Conhecer a importncia do papel do educador no processo de aprendizagem destes adultos, no que diz respeito integrao e interao social. Conhecer informaes da Educao Especial na Educao Bsica. Desenvolver prticas inovadoras de ensino-aprendizagem.

2 - JUSTIFICATIVA Este trabalho focar em analisar a Educao Especial no mbito da Educao Bsica, em particular a educao dos adultos com Sndrome de Down tendo o cuidado de no reforar os modelos de educao existentes. A educao falha. Cabe a escola desenvolver uma pedagogia eficiente para garantir a aprendizagem da leitura e da escrita, alm de exercer um papel social previsto na Constituio Brasileira como um direito. A Sndrome de Down uma alterao gentica, que ocorre durante a diviso celular. O indivduo portador desta Sndrome possui um comprometimento intelectual e para desenvolver todo o seu potencial necessita de um trabalho de estimulao desde o seu nascimento. Os especialistas aconselham a treinar o indivduo com comprometimento intelectual para uma vida com autonomia. Isso significa ensinar a realizar sem ajuda tarefas do cotidiano, como fazer compras no supermercado, usar o sistema de transporte pblico e cozinhar. No ato de ensinar e aprender destes indivduos precisa haver acompanhamento, parcerias com a rede disponvel, os profissionais precisam adquirir conhecimento especfico e trabalhar com o significado do ensino-aprendizagem, determinado pela experincia. Incluir o indivduo com necessidades educacionais especiais na sala de aula regular no significa apenas colocar mais uma carteira no local. Exige mudanas radicais de professores, diretores, colegas de turma, funcionrios e da prpria poltica educacional da escola. difcil encontrar professores da Educao Bsica que estejam preparados para receber um estudante que seria integrado na Educao Especial. Portanto se faz necessrio uma reflexo conjunta dos profissionais da escola sobre a aplicao de prticas motivadoras e inovadoras no processo ensinoaprendizagem. O fato que o assunto incluso social precisa ser mais conhecido, esclarecido e principalmente vivido.

5 - REVISO DE LITERATURA Pretende-se desenvolver uma pesquisa em que se possa estudar e compreender como ser possvel mudar pensamentos e atitudes responsabilizando a sociedade pela escola, tornando a educao um novo espao pblico crtico-reflexivo. Pretende-se abordar neste trabalho as causas e efeitos da Sndrome de Down assim como informar os sentimentos com relao ao indivduo na vida adulta, tentando desmascarar o preconceito no espao escolar, comunitrio e familiar. Hoje a Educao Especial assunto que vem ocupando lugar de destaque em novelas, na Literatura, reportagens de revistas e muitos congressos. O adulto com sndrome de down tem comprometimento intelectual, ou seja, apresenta desordens manifestadas por dificuldades significativas na aquisio e uso da audio, fala, leitura, escrita, raciocnio ou habilidades matemticas. As dificuldades de aprendizagem normalmente so identificadas na fase de escolarizao, por profissionais como psiclogos, psicopedagogos, atravs de avaliaes especficas de inteligncia, contedos e processos de aprendizagem. Hoje o fato de um indivduo ser analfabeto sinnimo da excluso social. A incluso escolar segundo Aranha (2001) refere-se ao processo de insero de alunos com necessidades educacionais especiais em classes comuns. Desenvolver a inteligncia ensinar a transformar as informaes em conhecimento. A colocao do indivduo com comprometimento intelectual na classe comum, o professor deve receber um suporte do professor da rea de Educao Especial. Porque o processo de incluso visa desenvolver ao mximo a capacidade de integrao da educao especial na educao bsica e o aprendizado. A incluso Social um processo constante que precisa ser continuamente revisto. Os professores de Educao Bsica precisam inovar conhecimentos, se adequarem para atender esta nova realidade educativa.

6 - METODOLOGIA

No curso de Pedagogia FAEL, pretende-se desenvolver uma pesquisa qualitativa, fazendo abordagem sobre estudos de alguns autores como Gardner, Piaget, Werneck, Fonseca e outros. em que se possa investigar, aproximar e compreender como se d o processo de aprendizagem, a insero e a permanncia do adulto com trissomia 21 na Educao Escolar. O trabalho de campo ser desenvolvido no ambiente escolar que o Down estiver inserido, e tambm no contexto familiar e ser desenvolvido com atividades pedaggicas como: desenhos, pintura, escrita, msica entre outras atividades que englobam a Teoria das Inteligncias Mltiplas de Gardner. Alm de questionrio, entrevistas para conhecer a vida social destes adultos. Pretende-se ainda buscar auxlio psicopedaggico, psicolgico e fonoaudiolgico para anlise das atividades desenvolvidas para o desfecho da presente pesquisa. Em toda bibliografia pesquisada, destacamos com relevncia a importncia, do educador, da escola, da comunidade, do trabalho Interdisciplinar e multidisciplinar nos processos de construo da linguagem, da metodologia diversificada e ainda a importncia de pesquisar, conhecer para atuar com a Educao Especial na Educao Bsica. No negamos a afirmao de que o Down apresenta algumas limitaes e at mesmo precise de condies especiais para aprendizagem, mais enfatizamos, que estes atravs de estimulaes adequadas, com o apoio e intervenes adequadas, esses indivduos podem ter sucesso escolar e continuar a progredir e ter uma vida digna e feliz.

7 - REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FONSECA, Vitor. Introduo s dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995. GARDNER, Howard. Inteligncias Mltiplas: a teoria na prtica 1. ed. Porto Alegre : Artes Mdicas, 1995 COELHO, Teresa Maria; JOS, Elizabete da Assuno. Problemas de Aprendizagem. So Paulo: tica, 1999. FONSECA, Vitor. Introduo s dificuldades de aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1995. Aranha, M. S. F. Incluso Social e Municipalizao, In: Novas Diretrizes da Educao Especial. So Paulo: Secretaria Estadual de Educao, p. 12-17, 2001. ARANHA, Maria Salete Fabio. Paradigmas da relao da sociedade com as pessoas com deficincia. In Revista do Ministrio Pblico do Trabalho, Ano XI, n. 21, maro, 2001, pp. 160-173. BRASIL. Parecer n. 17, Diretrizes Nacionais para a Educao Especial na Educao Bsica. Braslia: Conselho Nacional de Educao, 2001. UNESCO. Declarao de Salamanca e linha de ao sobre necessidades educativas especiais. Braslia, CORDE, 1994. LDB n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dirio Oficial da Unio, 23 de dezembro de 1996. BRASIL. Estatuto da Criana e do Adolescente (ECA). Braslia, Conselho Nacional dos Direitos da Criana e do Adolescente, 1997.

Вам также может понравиться