Вы находитесь на странице: 1из 38

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

MANUAL DO SINASC_LOCAL

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Mdulo - Usurio Captulo 01 - Introduo

O SINASC um instrumento fundamental para informaes sobre nascidos vivos, tendo um documento padronizado para a coleta das informaes sobre aqueles eventos, a Declarao de Nascidos Vivos - DN. A DN utilizada nos hospitais e nas demais instituies de sade, onde ocorrem ou possam ocorrer partos, e nos Cartrios do Registro Civil para os partos ocorridos em domiclio. O sistema funciona em ambiente local, possui dependncia de plataforma e manuteno caso a caso. Este manual tem por objetivo orientar o Administrador do sistema SINASC, demonstrando uma forma simples de como utiliz-lo. O Administrador responsvel pela identificao do micro e o cadastro dos usurios. Ser necessria a senha do Administrador da Mquina/Computador para fazer instalaes ou alteraes de qualquer configurao, para o bom funcionamento do Sistema SINASC 1.8.

Informaes Bsicas:
1) Todas as datas so formatadas no campo, ou seja, digite apenas os nmeros correspondentes ao dia, ms e ano, no formato dd/mm/aaaa, sem digitar as barras separadas, elas sero exibidas automaticamente na medida em que os nmeros forem digitados. 2) Os campos numricos no aceitaro caracteres ou letras, um alerta ser exibido caso isso acontea. 3) A navegao do sistema torna mais prtica e rpida com o uso da tecla TAB para passar de um campo para outro. 4) A tecla Enter s ser usada no final da tela quando todos os campos obrigatrios estiverem preenchidos e o cursor estiver sobre o boto. Algumas telas no permitiro esta ao, exigindo que o boto seja clicado com o mouse. 5) Os campos em que sero digitados os textos como, por exemplo, Nome da Me, sero transformados em letras maisculas automaticamente, ao sair do campo (utilizando mouse ou a tecla TAB). Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 2

Manual do Sinasc Mdulo Usurio 6) Para retornar o campo utilize as teclas SHIFT + TAB ou utilize o mouse. 7) Todos os campos que possuam uma caixa para o cdigo e outra para o nome, como por exemplo, cdigo municpio, cdigo - Estabelecimento de sade, entre outros, oferecem duas formas de preenchimento: 8) Para preencher os campos a partir do nmero do cdigo digite o nmero na caixa de texto do cdigo e ao sair do campo (utilizando o mouse ou a tecla TAB) o nome correspondente aparecer automaticamente na caixa de texto ao lado. 9) Para preencher os campos a partir do nome digite o nome ou a(s) primeira(s) letra(s) na caixa de texto nome e ao sair do campo (utilizando o mouse ou a tecla TAB), aparecer informao ou as informaes selecionadas. Clique no item correto, e ao sair do campo o cdigo ser preenchido automaticamente. 10) Caso queira visualizar todos os registros de um determinado campo (como por exemplo, todos os municpios de um estado) digite *. Ao sair do campo ser montada uma lista com todos os dados.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 02 - Acesso ao Sistema


Atravs do Browser (Navegador de Internet) Para acessar o sistema necessrio que o Browser (Navegador de Internet) esteja instalado no computador. Para ter acesso a este browser (navegador), clique no menu Iniciar, Programas,Internet Explorer. No campo endereo seguida tecle enter. digitar: http://localhost/sinasc_local. Em

O SINASC trabalha juntamente com o Sistema de Segurana, onde atravs dele ser autorizado o acesso do usurio ao sistema. Digite o nome de Usurio, a Senha e depois clique no boto Ok. Para obter o nome de usurio necessrio solicitar o cadastro junto ao administrador do sistema. Primeiro Acesso ao Sistema A senha ser cadastrada no primeiro acesso, aps o clique do boto OK, necessrio que entre novamente com a senha digitada anteriormente para que ela seja cadastrada no sistema, a seguir, clique no boto OK novamente. necessrio lembrar que o nome do usurio e a senha devero ser sempre digitados em letra minscula. O nome do usurio ser cadastrado junto ao ADMINISTRADOR DO SISTEMA, e repassado para o usurio.
Tela de acesso ao sistema

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Troca de Senha do Usurio Clique nas letras azuis abaixo do boto Ok. Em seguida aparecer a tela com os campos a serem preenchidos. Digite o nome do Usurio, a Senha atual, a seguir digite a Nova Senha e a Confirmao a Nova Senha. Clique no boto OK. Aparecer a tela alerta informando que a senha foi trocada com sucesso. Clique no boto OK para retornar a tela anterior, onde ser digitado o nome do usurio e a nova senha.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 04 Conhecendo o Menu Principal


A tela do menu principal d acesso a todos os tpicos do sistema. Para acessar um tpico basta clicar sobre o item desejado. Tela do Menu Principal

Observao: Para o nvel digitador aparecero apenas os seguintes tpicos: Tabelas, Declarao de Nascidos Vivos e Relatrios.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 05 - Tabelas
Tela para acessar as Tabelas

O menu tabelas permite acesso a todos os tpicos relativos ao cadastro ou pesquisa dos itens bsicos da DNs. Importante lembrar que necessrio preencher os tpicos Bairro, Distrito e Logradouro antes de cadastrar a DN. Os tpicos, Ocupao, Estabelecimento de Sade e Cartrio so, somente, para pesquisa. Para acessar o tpico desejado, basta clicar em cima do item de sua escolha.

Tabela/Bairro Para inserir importante observar que para cadastrar Bairro, antes necessrio ter em mos uma listagem dos bairros com seus respectivos cdigos. Alguns municpios j tem no SINASCW ou SINANW os Bairros cadastrados, pode ser utilizado a listagem destes sistemas

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Para cadastrar um novo Bairro clique no boto Novo.
Tela inicial de bairro

Selecione a UF e digite o cdigo do Municpio ou o nome do Municpio, caso essas informaes j estejam preenchidas, digite o nome do Bairro. S poder cadastrar um Bairro de cada vez, basta digitar o nome dever ter um tamanho mximo por bairro de 60 caracteres e m seguida clique no boto OK.
Tela de cadastro de bairro

Imediatamente ser exibida uma janela confirmando o sucesso do cadastro, para continuar cadastrando clique no boto OK ou no boto Cancelar para voltar tela inicial do Bairro. Para retornar, clique no topo do sistema SINASC 1.8, abrir a tela do menu principal.

Para alterar Na tela inicial do bairro selecione a UF, digite o cdigo ou o nome do municpio. Caso essas informaes j estejam preenchidas corretas, basta digitar o nome ou a(s) primeira(s) letra(s) do bairro que deseja pesquisar, caso deseje pesquisar todos os bairros, basta deixar o campo bairro em 8 Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio branco, e em seguida clique em Pesquisar. Caso queira pesquisar todos os Bairros, basta deixar o campo bairro em branco, em seguida clicar no item Pesquisar.
Tela de pesquisa do bairro

Os dados localizados aparecero em uma lista abaixo do boto Novo.

Tela de resultado da pesquisa do bairro

Clique no nome do bairro que deseja alterar. Aparecer a tela abaixo.


Tela de alterao do bairro

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Altere os dados desejados, caso o bairro no exista mais, selecione a opo 2-Extinto no campo Status. Para finalizar a alterao, clique no boto Ok. Aparecer uma janela informando que a alterao foi feita com sucesso. Clique no boto Ok para retornar a tela inicial do bairro. Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8. Tabelas/Distrito Distrito: uma diviso administrativa do municpio. O municpio poder inserir como distrito os PSFs (Programa de Sade da Famlia) ou reas de abrangncia das Unidades de Sade. Esta diviso ajudar na analise dos dados e avaliao do quantitativo de Nascidos Vivos por PSF ou rea de abrangncia. Para Inserir Para cadastrar um novo Distrito, clique no boto Novo. importante observar que para cadastrar Distrito, antes necessrio cadastrar Bairro e definir a rea de abrangncia dos mesmos(Caso queira pesquisar todos os Distritos, basta deixar o campo bairro em branco, em seguida clicar no item Pesquisar). Selecione a UF e digite o Cdigo ou o nome do Municpio, caso essas informaes j estejam preenchidas, basta digitar o nome do Distrito. Selecione o(s) Bairro(s) desejado(s) na lista da esquerda, em seguida clique na seta direita, o(s) Bairro(s) selecionado(s) passar(o) automaticamente para a lista da direita. Caso deseje excluir algum Bairro basta selecionar o registro na lista da direita e clicar na seta esquerda. Em seguida clique no boto Ok.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

10

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela de cadastro do distrito

Aparecer uma tela informando que o cadastro foi feito com sucesso e para continuar cadastrando clique no boto Ok, caso contrrio clique no boto Cancelar para retornar a tela inicial do Distrito. Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8. Para alterar Na tela inicial do Distrito, selecione a UF, digite o cdigo ou o nome do Municpio, caso os campos j estejam preenchidos, basta clicar em pesquisar (Caso queira pesquisar todos os Distritos, basta deixar o campo bairro em branco, em seguida clicar no item Pesquisar). Uma lista com o(s) distrito(s) do municpio, aparecer abaixo do boto Novo.

Clique no item do Distrito que deseja alterar e em seguida aparecer a tela abaixo.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

11

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela de alterao do distrito

Altere os dados desejados, para continuar o cadastro clique no boto Ok. Caso o distrito no exista mais, selecione a opo 2-Extinto dentro de Status. Finalizada a alterao, clique no boto OK. Aparecer uma tela informando que a alterao foi feita com sucesso, clique no boto Ok para retornar a tela anterior do Distrito. Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8. Tabelas/Logradouro Para inserir Para inserir um novo Logradouro, clique no boto Novo. Selecione a UF, digite o cdigo ou o nome do municpio, caso essas informaes estejam preenchida, basta digitar o cdigo ou o nome do Bairro e o nome do Logradouro. Em seguida clique no boto OK. Aparecer uma tela informando que o cadastro foi feito com sucesso. Para continuar cadastrando basta clicar no boto OK, caso contrrio clique no boto Cancelar para retornar a tela inicial do Logradouro.

Para alterar Na tela inicial do logradouro, selecione a UF, digite o cdigo ou o nome do municpio, caso essas informaes estejam preenchidas, digite o cdigo ou o nome do bairro e digite o nome ou a primeira(s) letra(s) do logradouro que deseja pesquisar. Caso deseje pesquisar todos os logradouros basta deixar o campo logradouro em branco, em seguida clique em Pesquisar. Aparecer uma lista com o(s) logradouro(s) encontrado(s) abaixo do boto Novo. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 12

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Clique no nome do logradouro que deseja alterar. Altere os dados desejados, em seguida clique no boto Ok. Caso o logradouro no exista mais, selecione a opo 2-Extinto dentro de Status. Aparecer uma tela informando que a alterao foi feita com sucesso, clique no boto Ok, para retornar a tela inicial do Logradouro.

Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8. Tabelas/Ocupao Para pesquisar No campo Ocupao, digite o nome ou a(s) primeira(s) letra(s) do registro que deseja pesquisar, em seguida clique no item Pesquisar (Caso queira pesquisar todas as Ocupaes, basta deixar o campo bairro em branco, em seguida clicar no item Pesquisar). Para visualizar todas as ocupaes, basta deixar o campo Ocupao em branco e clicar no item Pesquisar. Uma lista aparecer abaixo com a(s) ocupao(es) encontrada(s). Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Tabelas/Estabelecimento de Sade Para pesquisar Selecione a UF, digite o cdigo o nome do o Municpio, caso essas informaes estejam preenchidas, basta digitar no campo Estabelecimento de sade o nome do estabelecimento ou a(s) primeira(s) letras(s) que deseja pesquisar(Caso deseje pesquisar todas basta deixar o campo Estabelecimento de sade em branco, e em seguida clique em Pesquisar). Aparecer uma listagem conforme tela abaixo com o(s) estabelecimento(s) de sade encontrado(s). Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

13

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 06 - Declarao de Nascidos Vivos


Acessar Declarao de Nascidos Vivos Para acessar a Declarao de Nascidos Vivos clique no item conforme indicado abaixo.
Tela do menu principal

Incluso Para incluir cadastro clique no item conforme indicado abaixo.


Tela inicial de incluso

Para inserir o(s) nmero(s) da DN(s) a ser digitada(s) Na tela inicial selecione a UF, digite o Cd.Municpio ou o nome do Municpio de Ocorrncia (poder ser inserida qualquer UF e Municpio desejado), selecione o Ano de Nascimento No campo Nmero da DN a ser digitada, preencha com o nmero da DN. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 14

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Para informar mais de um nmero da DN, digite o nmero e em seguida tecle TAB ou clique com o mouse fora do campo, o(s) nmero(s) da DN aparecer(o) na lista.
Tela de incluso

Ateno: ao acessar a tela de incluso de DN, por padro o sistema assumir a opo SIM para utilizar cadastro de logradouro. Caso no tenha o cadastro de logradouro marque a opo NO antes de proceder a incluso das DNs.
Observao 1: As informaes de UF e Municpios esto ligadas s DNs que sero digitadas, isso quer dizer que ao entrar na Incluso s ser permitida o cadastro de DNs por estabelecimento de sade deste municpio . aconselhvel que antes de entrar com os nmeros de DNs, separar as Declaraes por Local de Residncia. Observao 2: Antes de iniciar a digitao da DN verifique se todos os campos esto devidamente preenchidos. Campos em branco ou ignorados acarretam em prejuzo na avaliao de indicadores de sade Caso queira excluir da lista alguns nmeros de DN, selecione o nmero desejado e clique no item excluir DN, conforme figura abaixo.
Tela de excluso

Caso j exista cadastrado no banco algum nmero de DN repetido, aparecer o alerta informando que existe DN duplicada ou cancelada. Aps o procedimento, clique no boto Ok para salvar as informaes. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 15

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Observao 3: Caso no tenha digitado todas as DNs informadas, aparecer a mensagem ao entrar na incluso conforme tela abaixo.
Tela de alerta DNs a serem digitadas

Cuidado :Clicando no boto Cancelar, todos os nmeros de DNs informadas e no digitadas sero excludas. Obs.: Para cancelar a digitao da DN clique no link voltar para o menu inicial ou na seta, desta forma a digitao ser cancelada e caso deseje digital, dever comear tudo novamente.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

16

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Para inserir uma Declarao de Nascidos Vivos (DN)
Tela de cadastro da DN

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

17

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Nmero da DN: Recomendamos muita ateno na digitao deste item, erros na digitao do numero podem acarretar em duplicidades ou informaes incorretas. Preencha o campo Nmero DN. Observao 4: Caso o nmero no exista, aparecer uma janela informando que o nmero da DN no foi informado. Observao 5: Para verificar a(s) DN(s) informada(s) basta clicar no cone com o desenho de uma lupa ao lado do n da DN, em seguida aparecer uma janela com o(s) nmero(s) da(s) DN(s) a ser(em) digitada(s). possvel alterar ou excluir um nmero de DN. Pra evitar n de DN errada no recomendamos a utilizao deste recurso para completar a DN. I - Cartrio No necessrio digitar o cartrio II Ocorrncia Selecione o Local da Ocorrncia, caso o local seja Hospital ou Outros Estabelecimento de Sade ser necessrio informar o cdigo ou o nome do Estabelecimento de Sade. As informaes referentes ao endereo da instituio sero preenchidas automaticamente. 1. Hospital: Nascimentos ocorridos em ambiente hospitalar 2. Outros Estabelecimentos de Sade: Centros que no dispem de recursos obsttricos (postos de sade) 3. Domiclio: Nascimentos ocorridos no domiclio da parturiente ou outro domicilio qualquer 4. Outros: Nascimentos ocorridos em veculos, logradouros ou RN abandonados sem que se saiba a origem do local de nascimento Se o local for domicilio ou outros, selecione UF, cdigo ou nome do Municpio, cdigo ou nome do Bairro/Distrito, cdigo ou Endereo da ocorrncia se fora do estabelecimento ou da residncia da me, o Nmero, o Complemento e o CEP. III Me Informe o Nome da Me, o nmero do Carto SUS, a Idade, selecione o Estado Civil e a Escolaridade, digite o cdigo ou a Ocupao habitual e ramo de atividade, o nmero de filhos tidos em gestaes anteriores (nascidos vivos e nascidos mortos). Para os dados da residncia da Me, selecione a UF, o cdigo ou o nome do Municpio, o cdigo ou o nome do Bairro/Distrito, o cdigo ou nome do Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 18

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Logradouro, o nmero, o complemento, se necessrio, o CEP e o cdigo ou o nome do Pas. Observao 6: Se a escolaridade for pouco provvel para a ocupao selecionada, aparecer uma tela informando, clique no boto Ok, para a tela sair e ser trocada a informao de escolaridade. Observao 7: Se a idade da Me estiver entre 8 e 10 anos aparecer a tela solicitando para confirmar a idade, clique no boto Ok. Observao 8: Se a idade for invlida, aparecer a tela com o alerta solicitando para digitar idade maior ou igual a 8 anos, clique no boto Ok. Observao 9: Se a idade da Me for superior a 54 anos, aparecer a tela com o alerta informando que pouco provvel nesta idade, a mensagem solicita que confirme a idade da Me, clique no boto Ok. Observao 10: Ao selecionar o nmero de filhos que a mulher tem o sistema automaticamente soma. A seguir aparece a tela com o alerta informando que o somatrio de nascidos vivos e mortos pouco provvel se ultrapassar 12 filhos, feito isto, clique no boto Ok. IV - Gestao e Parto Selecione a durao da gestao, o tipo de gravidez, o tipo de parto e o nmero de consultas de pr-natal. Observao 11: Ao informar a opo 3 Tripla ou mais no campo Tipo de Gravidez aparecer uma tela solicitando a confirmao da informao.

V - Recm Nascido Informe a data do nascimento, a hora do nascimento, o sexo, ndice de Apagar, a raa/cor, o peso ao nascer. Informe se foi de detectada alguma malformao congnita e /ou anomalia cromossmica, caso a resposta seja Sim, clique em Quais?, Aparecer uma tela para a pesquisa CID-Malformao/Anomalia.
Tela de pesquisa CID-Malformao/Anomalia

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

19

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Digite o cdigo ou o nome da malformao congnita e /ou anomalia cromossmica, em seguida tecle TAB ou clique com mouse fora do campo. Para incluir essa informao clique no cone Caso queira excluir da lista alguma Malformao/Anomalia, selecione o item desejado e clique no item excluir, conforme figura abaixo.
Tela de excluir CID-Malformao/Anomalia

Depois de selecionada(s) a(s) informao(es), clique no boto OK, e os dados aparecero na tela principal, conforme o ilustrado abaixo.
Tela indicando o cdigo de Malformao/Anomalia

Para finalizar o cadastro da DN, clique no boto OK.

Observao 12: Tela alerta informando quando houver cadastro do ndice do apgar para domicilio, aparecer uma. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 13: Tela alerta informando que o valor do apgar est incorreto pois o mximo de apgar 10. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 20

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Observao 14: Tela alerta informando que pouco provvel o peso informado com relao ao perodo de gestao menos de 22 semanas. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 15: Tela alerta informando que pouco provvel o peso com relao ao perodo de gestao entre de 22 a 27 semanas. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 16: Tela alerta informando que pouco provvel o peso 2200 gramas, com relao ao perodo de gestao entre de 28 a 31 semanas. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 17: Se o peso for maior que 3500 gramas, em relao ao perodo de gestao, aparecer uma tela alerta informando que pouco provvel o peso com relao ao perodo de gestao entre de 32 a 36 semanas de gestao. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 18: Tela alerta informando que pouco provvel cada recm nascido pesar mais de 3000 gramas em casos de gravidez dupla. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 19: Tela alerta informando que pouco provvel cada recm nascido pesar mais de 2500 gramas em casos de Gravidez Tripla ou mais. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 20: Ao informar a opo I Ignorado do campo Sexo, aparecer a tela abaixo solicitando confirmao da informao. Clique no boto Ok para continuar o cadastro. Observao 21: Ao clicar no boto Ok aparecer uma tela de aviso. O sistema verifica se existe duplicidade no cadastro da DN. Observao 22: Caso ainda exista alguma DN para ser digitada, aparecer uma tela perguntando se deseja cadastrar a(s) DN(s) pendente(s), caso deseje clique em OK, ao contrrio clique no boto Cancelar para retornar a tela inicial. Observao 23: Tela alerta informando que os dados foram inseridos com sucesso. Caso no existam mais nmeros de DNs a serem digitadas, aparecer uma tela avisando.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

21

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Alterao/Excluso Para efetuar uma alterao ou excluso necessrio realizar uma pesquisa para localizar o registro desejado, clique no item, conforme indicado abaixo.

Tela de alterao/excluso

Aparecer a tela abaixo.


Tela de filtro alterao/excluso

Pesquisa por Nmero da DN


Para pesquisar por nmero de DN: Digite o nmero da DN que deseja encontrar e em seguida clique em Pesquisar.

Caso o registro seja encontrado, aparecer uma lista abaixo do boto Pesquisar, clique no registro desejado conforme indicado abaixo, e a tela para a alterao ou excluso do registro aparecer com todos os dados.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

22

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela de resultado da pesquisa por nmero de DN

Caso o registro seja encontrado, aparecer uma lista abaixo do boto Pesquisar, clique no registro desejado e a tela para alterao ou excluso da DN aparecer com todos os dados cadastrados. Observao 1: Caso no exista declarao com o nmero de DN digitado, exibir a tela abaixo. Tela de pesquisa por nmero de DN no localizada

Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Pesquisa por Nome da Me


Para pesquisar por Nome da Me, clique no item indicado. Selecione o Tipo de Municpio, a UF, o cdigo ou o nome do municpio, o cdigo ou o nome do Pas (esse campo poder permanecer em branco) e por ltimo digite o nome da Me e em seguida clique em pesquisar. Caso o registro seja encontrado, aparecer uma lista abaixo do boto Pesquisar, clique no registro desejado e a tela para alterao ou excluso da DN aparecer com todos os dados cadastrados. Observao 2: caso no exista declarao com o nome da Me digitado, exibir a tela abaixo. Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 23

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Pesquisa por Local de Ocorrncia


Para pesquisar por Local de Ocorrncia, clique no item indicado. Selecione o Local de Ocorrncia, a UF, digite o Cd.Municpio ou o nome do Municpio e o Cd.Estabelecimento ou o Nome do Estabelecimento e clique no boto Pesquisar. Caso o registro seja encontrado, aparecer uma lista abaixo do boto Pesquisar clique no registro desejado e a tela para alterao ou excluso da DN aparecer com todos os dados. Observao 3: caso no exista declarao com o Local de Ocorrncia digitado, exibir a tela abaixo.
Tela de resultado da pesquisa no localizada pelo local de ocorrncia

Para Alterar
Na tela de Alterao/Excluso, onde contm todas as informaes do registro, altere os dados desejados e em seguida clique no boto Ok. Imediatamente ser exibida uma janela confirmando que a Declarao de Nascidos Vivos foi atualizada com sucesso, clique no boto OK.

Para Excluir
Na tela de Alterao/Excluso, onde contm todas as informaes do registro, verifique os dados a serem excludos e clique no boto Excluir. Aparecer uma tela solicitando a confirmao da excluso, caso esteja tudo correto, clique no boto Ok, caso contrrio clique no boto Cancelar. Aps a confirmao da excluso aparecer a tela alerta informando a excluso com sucesso. Clique no boto Ok e a tela voltar imediatamente ao menu inicial Incluso e Alterao/Excluso. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 24

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 07 Relatrios

Acessar Relatrios

Com os relatrios possvel a visualizao dos dados inseridos no sistema. Para abrir um relatrio basta clicar no item desejado. Para visualizar algum relatrio, necessrio fazer um filtro dos dados. Alguns relatrios possuem pginas devido quantidade de registros, para acessar uma prxima pgina basta clicar sobre o nmero no final da pgina.
Tela relatrios de declaraes de nascidos vivos

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

25

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Exemplo de Relatrio Selecione o item Nmero de DN. Preencha o nmero da DN e depois clique no boto Ok.
Tela filtro de relatrios

Aparecer a tela abaixo com o resultado do preenchimento da tela anterior. Tela exemplo de relatrio

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

26

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 08 - Controle de Distribuio de DNs


O controle do envio de DNs deve ser realizado por todos os nveis hierrquicos (Estado Regional Municpio). O municpio dever controlar o envio para os estabelecimentos de sade e cartrios. Para acessar o Controle de Distribuio de DNs clique no item conforme indicado abaixo.
Tela de acesso ao controle de distribuio de DNs

Aparecer a tela do menu principal de Controle de Distribuio de DNs.


Tela de controle de distribuio de DN

Controle de Envio Para acessar o controle de envio clique no item Controle de Envio no Menu.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

27

Manual do Sinasc Mdulo Usurio Para inserir Selecione a UF, digite o Cd.Municpio ou o nome do Municpio, o Cd.Estab. ou o Nome do Estabelecimento, a Faixa Incio, a Faixa Fim e a Data de Envio, em seguida clique no boto OK.
Tela controle de envio

O dado cadastrado aparecer numa listagem abaixo, para fazer qualquer alterao clique no boto Alterar.
Tela controle de envio

Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

28

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Para alterar Selecione a UF, digite o Cd. Municpio ou nome do Municpio e o Cd. Estab. ou Nome Estabelecimento, ao sair do campo Nome estabelecimento clicando com o mouse ou teclando a tecla TAB, todos os registros desse Estabelecimento aparecero abaixo do boto Ok. Clique no cone Alterar do registro que deseja modificar. Recibo do Controle de Envio Este recurso deve ser utilizado sempre que houver distribuio de DN. O nvel que proceder a distribuio dever imprimir o recibo, solicitar a assinatura do receptor e arquivar o documento. Fica a critrio do usurio a entrega de copia para o recetor. Para acessar o recibo do controle de envio clique no item Recibo do Controle de Envio

Para consultar Selecione a UF, digite o Cdigo Municpio ou o nome do Municpio e o Cdigo do Estabelecimento ou o nome do Estabelecimento de Sade, em seguida clique no item Ok.
Tela inicial recibo do controle de envio

Para visualizar o registro desejado, clique no item Visualizar Relatrio. Uma nova janela abrir contendo as informaes. Para retornar clique no cone X.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

29

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela recibo de controle de remessa

Consulta DN no Digitada : Esta opo tem por objetivo identificar o saldo de DNs nos diversos nveis hierrquicos. Para acessar a consulta de DN no digitada, clique no item Consulta DN no Digitada. Para Consultar Selecione a UF, digite o Cd. Municpio ou o nome do Municpio e o Cd. Estab ou o Nome Estabelecimento e tecle TAB ou clique com o mouse fora do campo. Aparecer uma lista contendo a quantidade de DNs utilizadas/no utilizadas/canceladas

Para verificar o nmero das DN(s) canceladas, basta clicar no nmero abaixo de Qtd Cancelada. Para verificar o nmero das DN(s) utilizadas, basta clicar no nmero abaixo de Qtd Utilizada. Para verificar o nmero das DN(s) no utilizadas, basta clicar no nmero abaixo de Qtd no Utilizada.

Cancelamento DNs : DNs canceladas so aquelas que por algum motivo foram rasuradas ou utilizadas para emisso de 2 via. Quando h extravio da Declarao de Nascido Vivo (DN), o responsvel pelo recm-nascido dever retornar ao rgo que emitiu a DN, solicitando a segunda Via. O responsvel pela documentao mdica, por sua vez, recorrer ao livro de ocorrncia de parto, recuperando os dados nele contidos, transcrevendo as informaes de prprio punho em uma DN em branco, lembrando que deve constar que se trata de uma Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 30

Manual do Sinasc Mdulo Usurio segunda Via, riscando a numerao e colocando o numero da DN original. Quando ocorrer alterao de informao na DN j emitida e for necessrio a emisso de segunda via, o responsvel pela alterao dever riscar a numerao e transcrever o numero da DN original para a nova e constar que se trata de uma segunda via devido a alterao de dados. Observao 1: Quando do cancelamento de DN necessrio a reteno das trs vias (branca, rosa e amarela) pelo rgo emissor e encaminhamento para a SMS efetuar o cancelamento no sistema. Para acessar o cancelamento DN, clique no item Cancelamento de DNs. Selecione a UF, digite o Cd.Municpio ou o nome do Municpio, o Cd. Estab. ou o Nome Estabelecimento e o N de DN cancelada, em seguida clique no boto Ok.
Tela inicial de cancelamento da DN

Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Para alterar Selecione a UF, digite o cdigo ou o nome do municpio e o cdigo ou o nome do estabelecimento, ao sair do campo Nome do Estabelecimento clicando com o mouse ou teclando a tela TAB, todos os registros desse Estabelecimento aparecero abaixo do boto OK.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

31

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela cancelamento da DN

Clique no item Alterar, do registro que deseja modificar. Os dados aparecero nos campos acima, altere o dado desejado e clique no boto Ok.
Tela cancelamento da DN

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

32

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 09 Duplicidade: As duplicidades no Sistema de Nascidos Vivos ocorrem por:


Erro na digitao do nmero da DN; SMS digita os seus residentes com ocorrncia em outro municpio ( j digitados no municpio de ocorrncia); No cumprimento das regras na emisso da segunda via (mesmo Nascido Vivo com nmeros de DN diferente); Sobreposio de dados (numero da DN seguinte na ordem de digitao com os dados da DN anteriormente digitada) Para acessar a duplicidade, clique no item conforme indicado abaixo.
Tela do menu principal

Para pesquisar as DNs, entre no item de pesquisa, que foi feito para facilitar e agilizar o controle das Duplicidades. Visualize os itens de pesquisa na tela abaixo:
Tela do menu de duplicidade

Nmero da DN Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

33

Manual do Sinasc Mdulo Usurio S aparecer a tela caso exista duas ou mais DNs com o mesmo nmero caso contrario aparecer a tela de alerta indicando a ausncia de duplicidade: Clique no boto OK para voltar ao menu inicial.

Padro Na pesquisa de duplicidade existe uma forma Padro de pesquisa. Entre no menu de pesquisa de duplicidade e depois clique item Padro. Selecione a UF, digite o Cdigo Municpio ou o nome do Municpio e selecione o Local de Ocorrncia, em seguida clique no botam Ok.

Tela de duplicidade.

Seleo de Variveis Para ajudar a achar as DNs que foram geradas em duplicidade, existe uma forma diferenciada em que o usurio poder escolher o que existe em comum com as partes. Clicando em Seleo de Variveis aparecer a tela abaixo para que possa escolher a(s) varivel (eis), que deseja ter em comum. Aps clique no boto OK.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

34

Manual do Sinasc Mdulo Usurio


Tela de duplicidade por variveis

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

35

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 10 - Atualizao de Dados


Os arquivos (txt) gerados neste item atualizam os registros das tabelas de Bairro e Logradouro do Sistema Local. Deve ser utilizado somente em caso de ter o SIM e SINASC instalado. Ex.: O cadastro de bairro e logradouro do SIM pode ser atualizado para o SINASC e vice-versa, evitando redigitao no outro Sistema. Os arquivos das informaes atualizadas devero ser enviados para atualizar os registros, utilizando o Sistema de Importao/Exportao. Para acessar a atualizao de dados, clique no item conforme indicado abaixo.
Tela de atualizao de dados

Atualizaes Clique no item Atualizaes conforme indicado abaixo.


Tela inicial de atualizao de dados

Selecione a UF, digite o Cd. Municpio e o nome do Municpio, clique no boto Ok, abrir uma tela com as seguintes opes. Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006 36

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Tela de Bairro

Escolha a opo de "Salvar". Aparecer a opo de Salvar Como, modifique a opo "Salvar com tipo:" para "Todos os arquivos" salvar o arquivo no diretrio de sua preferncia e de acordo com a necessidade. Selecione o diretrio que deseja salvar o arquivo. Clique no boto Salvar. Enquanto o arquivo estiver sendo salvo no diretrio escolhido, ser exibida a tela abaixo.

Para retornar ao menu principal, clique no topo do sistema SINASC 1.8.

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

37

Manual do Sinasc Mdulo Usurio

Captulo 11 Ajuda para o Usurio


O SINASC_Local oferece uma opo de Ajuda disponvel no cone existente no cabealho do sistema. Nas telas de Ajuda possvel obter informaes de utilizao e esclarecer dvidas com relao ao sistema, basta clicar sobre o item correspondente sua dvida para ler as informaes sobre o assunto em questo.
Topo do sistema

Tela de ajuda

Diretoria de Vigilncia Epidemiolgica/SES/SC - 2006

38

Вам также может понравиться