Вы находитесь на странице: 1из 10

O PLANEJAMENTO ESTRATGICO EM EMPRESAS DE SERVIOS CONTBEIS Geovana Alves de Lima Fedato1 Anelise Rehn2 Ednei Isidoro de Almeida3 RESUMO

Planejar atividade importante para o andamento das atividades empresariais. O clima de mudanas cotidianas afeta as empresas e requer que elas estejam num processo de reciclagem contnuo, conhecendo profundamente, alm do prprio negcio, tambm o ambiente onde atua. Neste prisma, apresentado o planejamento estratgico como ferramenta de auxlio a gesto nas organizaes contbeis, uma vez que tal ferramenta contribui para um profundo repensar sobre a organizao, seus procedimentos, culminando com o conhecimento do ambiente interno e externo, para que, a partir deste ponto, o futuro possa ser planejado, propondo objetivos desafiadores. Para o desenvolvimento do estudo, o mtodo foi o de pesquisa bibliogrfica. dada nfase s estratgias, consideradas como ponto crucial, pois retratam o mecanismo de ao e, por meio delas, a administrao estabelecer como sero alcanados sua misso e objetivos. O estudo demonstra em sua reviso bibliogrfica um modelo para implantao do planejamento estratgico, em que a empresa de servio contbil poder valer-se de tal instrumento para refletir sobre sua atividade, impondo um rumo ao escritrio, de forma a estar ou a se manter preparada para a competitividade. Palavras-chave: Planejamento Estratgico. Estratgia. Empresa Contbil. 1 INTRODUO Diante dos novos desafios e contnuas mudanas, as organizaes precisam ser geis nos procedimentos e nas tomadas de deciso. Numa poca em que impera o conhecimento, a escolha, ou at mesmo a busca de alternativas, questo de sobrevivncia. A realidade hoje de quase escassez de recursos, por isso h a necessidade da remunerao, da melhor forma possvel, do fator de produo empregado, ou seja, da maximizao do lucro utilizando o mnimo de recursos possveis. Desta forma, surge o grande desafio do mundo dos negcios que garantir a sobrevivncia das organizaes e o seu desenvolvimento com sucesso a longo prazo, sabendo adaptar-se de modo eficiente ao meio. A sobrevivncia empresarial est atrelada s estratgias que a empresa adotar como ao, como direo a seguir. O desafio est em desenvolver estratgias competitivas que garantam a excelncia e a diferenciao da empresa no mbito em que atua. Desta forma, estas devem ser pensadas em conjunto, estruturadas e na sequncia implantadas. O presente estudo tem o objetivo de apresentar o planejamento estratgico como uma ferramenta para a empresa conhecer a si prpria e se preparar para o futuro. Para tal, deve estar empenhada em conhecer seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e as ameaas do ambiente em que atua.

Professora departamento de Cincias Contbeis, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: geovanagf@yahoo.com.br; 2 Professora departamento de Administrao, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: anelise.rehn@hotmail.com; 3 Professor departamento de Cincias Contbeis, Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT - Campus Sinop. E-mail: dneisidoro@gmail.com.

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

1.1 Problema de pesquisa Em pocas de globalizao e modernizao dos meios de trabalho, principalmente por meio da tecnologia e da informtica, de suma importncia que as empresas se mantenham atualizadas, atentas realidade interna e externa da organizao. Para isso, procurar novas alternativas, estar atento s oportunidades de modo a visar projeo futura uma necessidade. O planejamento estratgico uma ferramenta que auxilia o autoconhecimento, bem como incorpora as variveis externas entidade. Na empresa contbil esta ferramenta torna-se indispensvel, pois, mantendo seu ambiente interno organizado mediante um bom gerenciamento e planejamento de suas atividades, ter melhores condies de atender s demandas de mercado e conquista e satisfao de seus clientes. Neste contexto, observa-se a necessidade de discutir sobre as formas possveis de inserir o planejamento estratgico no ambiente de um escritrio de contabilidade. 1.2 Objetivo geral Apresentar de forma terica o planejamento estratgico como uma ferramenta auxiliar da gesto da empresa de servios contbeis. 1.3 Objetivos especficos - Conceituar estratgia e planejamento estratgico; - Demonstrar os componentes do planejamento estratgico; - Explanar sobre metodologia de implantao de planejamento estratgico para empresas de servios contbeis. 1.4 Justificativa Com a internacionalizao da economia e a consequente abertura de mercado, percebese uma crescente demanda por profissionais com domnio terico e prtico, conhecedores da realidade empresarial, fator primordial para o desenvolvimento das empresas modernas, capazes de criar alternativas frente a desafios que uma nova dinmica do mundo organizacional exige. Diante desta necessidade, fundamenta-se a reflexo aqui proposta. Muitas empresas de sucesso tm conseguido posio devido importncia com que vem tratando o tema planejamento estratgico, pois com a implantao deste comeam a se conhecer e a pensar seus pontos fortes e fracos. Muitas no conhecem esta eficiente ferramenta, seus fundamentos, objetivos e, por isso, no usufruem dos inmeros recursos que este pode oferecer organizao. Para as empresas de contabilidade do municpio de Sinop-MT esta pesquisa apresentase como primordial, considerando o atual contexto, no qual a concorrncia acirrada e, por isso, o planejamento das atividades torna-se necessrio, na medida em que, partindo da realidade da empresa, elabora estratgias para projet-la no futuro, o que envolve profundo conhecimento do negcio e a verificao sistemtica das tendncias. 1.5 Metodologia Para a realizao do estudo, o mtodo escolhido foi o da pesquisa bibliogrfica que, segundo Cervo e Bervian (1983) citado por Raupp e Beuren (2006), explica um problema a partir de referenciais tericos publicados em documentos e busca conhecer e analisar as contribuies culturais ou cientficas do passado existentes sobre um determinado assunto, tema ou problema. Para o desenvolvimento da pesquisa foram utilizados materiais j publicados em livros bem como artigos.

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

2 A ATIVIDADE DE PLANEJAMENTO Qualquer atividade humana requer planejamento, um plano antes de executar uma ao. Isto realizado at com as funes mais elementares. A ao realizada sem qualquer tipo de preparo uma atividade aleatria que conduz, em geral, o indivduo e as organizaes a destinos no esperados, com resultados imprevisveis, podendo concatenar situaes piores que aquelas anteriormente existentes. O processo de planejar a mais antiga e tradicional das vises e termina com um plano. O processo administrativo, desta forma, nas empresas deve ser provocado por um planejamento. Para Figueiredo e Fabri (2000; p. 56), o planejamento uma das funes administrativas essenciais para o bom andamento da empresa. Para Oliveira (2002), o planejamento no uma previso, predio, planos ou resoluo de problemas, planejamento. Para ele, deve ser entendido como um processo desenvolvido para alcanar uma situao desejada de modo mais eficiente, eficaz e efetivo. O jargo popular lembra que se voc no souber onde pretende chegar, qualquer caminho serve. Prioritariamente, a empresa deve, ento, traar metas, objetivos, enfim, planejar para que todos se comprometam com o curso da ao e se tornem conhecedores do caminho a ser percorrido, das prioridades e dos passos.
Planejar significa pensar antecipadamente as aes que se desenvolvero em tempo futuro. O planejamento realiza-se em duas funes: a estratgica e a operacional. Na funo estratgica que se introduz a nova empresa. (FIGUEIREDO e FABRI, 2000; p. 56).

A essncia do planejamento concentra-se em visualizar as oportunidades e problemas do futuro, podendo assim explor-los. 2.1 Estratgia e planejamento estratgico As estratgias sero o foco do planejamento estratgico, pois representam como a entidade dever agir para alcanar os objetivos traados. Para Thompson & Strickland (2003), a estratgia conceituada como uma combinao de aes planejadas e reaes adaptveis para o processo em desenvolvimento e eventos competitivos. Dentre as vrias vises para estratgia, uma delas que esta se constitui numa forma de estabelecer o propsito organizacional. Vista como uma maneira clara de definir as metas e objetivos da organizao em longo prazo, detalha os principais programas de ao necessrios para se alcanar estes objetivos empregando os recursos necessrios. Porter (1999) defende a utilizao de estratgias competitivas, cujo lema se concentra em ser diferente. Para o autor, o posicionamento estratgico requer desempenho de atividades diferentes das exercidas pelos concorrentes, ou at mesmo o desempenho das mesmas atividades de maneira diferente. As organizaes, de acordo com Porter (1986, p.50), podem contar com trs abordagens estratgicas genricas para enfrentar as foras competitivas e serem bem sucedidas. Segundo ele, as trs estratgias genricas so: liderana no custo total, diferenciao e enfoque. Conforme seu entendimento, a liderana no custo exige: a construo agressiva de instalaes em escala eficiente; uma perseguio vigorosa de redues de custo pela experincia; um controle rgido do custo e das despesas gerais, que no seja permitido a formao de contas marginais dos clientes e a minimizao do custo em reas como pesquisa e desenvolvimento, assistncia, fora de vendas, publicidade etc. A diferenciao para Porter (1999) consiste em diferenciar o produto ou o servio oferecido pela empresa criando algo que seja nico. No se pretende ignorar os custos, mas sim desconsider-los enquanto alvo estratgico primrio. A ltima estratgia genrica neste

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

mbito o enfoque, que consiste em enfocar um determinado grupo de clientes. No mbito de atuao de prestao de servios contbeis, a formulao de estratgias deve ser olhada com cautela, pois, principalmente em relao aos custos, a questo tica precisa ser considerada porque os servios so, em sua maioria, tabelados e desrespeitar esta regra para conseguir o cliente pode comprometer seriamente a reputao do escritrio. Neste sentido, Figueiredo e Fabri (2000) destacam que os principais fatores de sucesso das empresas contbeis so qualidade dos servios contbeis, marketing da empresa contbil, desenvolvimento profissional e tico e responsabilidade. Em se tratando de tica, esta deve ser vista de forma ampla, abrangendo inclusive a questo anteriormente apontada. No entanto, h que se considerar que tanto a diferenciao como o enfoque podem ser praticados e at mesmo almejados na formulao dos objetivos e metas da organizao de servios contbeis. A organizao contbil pode buscar especializao numa determinada rea procurando atender necessidades especficas dos clientes, como tambm pode tentar diferenciar-se oferecendo dentro do rol de ferramentas, principalmente da contabilidade gerencial, outros servios aos clientes. Para implantar de modo coeso as estratgias formuladas, surge a figura do planejamento estratgico que, segundo Oliveira (1999; p. 42), uma metodologia gerencial que permite estabelecer a direo a ser seguida pela empresa, visando a maior grau de interao com o ambiente. Segundo Chiavenato (2001, p. 111), o planejamento uma funo administrativa que determina antecipadamente quais so os objetivos a alcanar e o que deve ser feito para alcan-los. Para Cobra (1995, p. 16), planejar estrategicamente criar condies para que as organizaes decidam rapidamente diante de oportunidades e ameaas, otimizando as vantagens competitivas em relao ao ambiente concorrencial em que atuam. Para Mosimann e Fisch (apud OLIVEIRA et al. (2004, p. 39) o planejamento estratgico pode ser conceituado como aquele planejamento que, centrado na interao da empresa com seu ambiente externo, focalizando as ameaas e oportunidades ambientais e seus reflexos na prpria empresa, evidencia seus pontos fortes e fracos, define as diretrizes estratgicas. O planejamento estratgico no deve ser considerado apenas como uma afirmao das aspiraes de uma empresa, uma vez que inclui tambm o que deve ser feito para transformar essas aspiraes em realidade, tendo como objetivo criar um diferencial entre a empresa e seus concorrentes. Para Chiavenato e Sapiro (2003), o planejamento estratgico consiste na determinao de estratgias organizacionais em que se busca a insero da organizao e de sua misso no ambiente em que ela est atuando, devendo maximizar os resultados e minimizar as deficincias, utilizando princpios de maior eficincia, eficcia e efetividade. O planejamento estratgico posto em ao provoca modificaes em pessoas, em tecnologia e em sistemas, as quais contribuem para o alcance da eficcia do empreendimento. De acordo com Oliveira et al. (2004, p. 40-41), na estruturao dos planos estratgicos, deve-se considerar os seguintes quesitos:
Quais so as reas e funes envolvidas; Quais so as hierarquias envolvidas; Quais so os responsveis pela operacionalizao; Quais e quantos so os dados internos a serem considerados; Quais e quantos so os dados externos a serem considerados.

Afirma ainda Cobra (1995, p.18) que a essncia do planejamento estratgico de um lado, a otimizao de recursos, e de outros, a utilizao de toda a potencialidade

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

organizacional visando a obteno de vantagens competitivas durveis, pois o sucesso de uma organizao depende em larga escala de sua habilidade em obter vantagens competitivas, tornando-se as mais duradouras possveis. Ao considerar os grandes nveis hierrquicos, estes podem ser distinguidos em trs tipos de planejamento: planejamento estratgico; planejamento ttico e planejamento operacional. O planejamento ttico, de acordo com Oliveira (2002), objetiva otimizar apenas determinada rea de resultado e no a empresa como um todo. Funciona como uma decomposio dos objetivos, estratgias e polticas estabelecidos no planejamento estratgico. Seu desenvolvimento realizado em nveis organizacionais inferiores, tendo como principal finalidade utilizar eficientemente os recursos disponveis, colaborando para que os objetivos, previamente fixados, sejam atingidos. Para a consecuo do plano ttico preciso definir objetivos de curto prazo, uma vez que este ser o desmembramento de um plano de longo prazo, o estratgico. O planejamento operacional uma formalizao das metodologias de desenvolvimento e implantao estabelecidas, sendo feito, principalmente, atravs de documentos escritos. Em seu contedo deve contemplar detalhes importantes, como: os recursos necessrios para desenvolvimento e implantao do plano, procedimentos bsicos a serem adotados, resultados finais esperados, prazos estabelecidos a cumprir e os responsveis por sua execuo. 2.1.1 Algumas metodologias de elaborao do planejamento estratgico Independentemente da metodologia utilizada pela empresa, esta ferramenta de gesto deve estar presente para que o empreendimento alcance resultados satisfatrios, pois a necessidade de planejar estrategicamente exigvel para todas as organizaes que no estejam se aventurando, mas sim que estejam preocupadas com a sua permanncia no mercado de forma atuante e competitiva. Sero apresentados a seguir alguns modelos que fortalecem a existncia de componentes comuns ao estabelecer um planejamento estratgico: Modelo de Oliveira (2001): o planejamento estratgico composto de quatro fases, que so: diagnstico estratgico; misso da empresa; instrumentos prescritivos e quantitativos que ajudam a chegar situao desejada; controle e avaliao; Modelo de Almeida (1994), o processo de planejamento estratgico deve ser dividido em cinco etapas: orientao, composta pelo estabelecimento da misso e da vocao da empresa; diagnstico, onde so analisados os aspectos internos, anlise ambiental, campo de atuao e estratgia vigente; direo, que definem objetivos e metas; viabilidade, onde se realizam as projees e os controles e operacional, onde se definem e monitoram as aes e os cronogramas; Modelo de Vasconcellos Filho e Pagnoncelli (2001), o planejamento depende de oito passos, que so: definio do negcio; a misso; os princpios; a anlise do ambiente; a viso; os objetivos; as estratgias competitivas e os planos de ao; divulgao, implantao e acompanhamento. No existe um modelo considerado unnime, portanto as empresas devem utilizar o que mais se adaptar s suas necessidades e que for de mais fcil implementao, considerando os fatores internos e externos. 2.2 Organizao contbil A contabilidade um sistema de informao que fornece informaes patrimoniais aos mais diversos usurios. Desta forma, pode-se dizer que o negcio da empresa de contabilidade o fornecimento de informao. No cenrio nacional, as empresas de servios contbeis tm

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

muito espao para ampliao de atuao, no s oferece aos clientes outros produtos, como tambm se ocupa de novos nichos de mercado.
Organizao de servios contbeis aquela que tem como misso prestar servio de natureza contbil. Nela centralizam-se e executam-se as informaes patrimoniais de pessoas fsicas ou jurdicas, sob sua responsabilidade, que exercem as diversas atividades econmicas (FIGUEIREDO e FABRI, 2000, p. 44).

A infraestrutura destas empresas est condicionada a diversos fatores, mas o que determina de forma preponderante o nmero de profissionais e a amplitude dos trabalhos nela desenvolvidos. Devido aos fatores de ordem mundial, como a globalizao, por exemplo, que tem exigido novas posturas das empresas em geral, a empresa contbil no poderia e no est inerte a esta situao. Situada neste ambiente de grandes mudanas, sente a necessidade de mudar para se adaptar, encontrando um novo posicionamento para que possa operar de forma eficiente. 2.2.1 Importncia do planejamento na empresa contbil Hoje a funo contbil vem ganhando espao em virtude de muitos fatores, dentre os quais podem ser destacados, corroborando com Rosa e Olinquevitch (2005): maior competitividade entre as empresas, o que faz com que elas se tornem mais eficientes, precisando de informaes aprimoradas, anlises especficas, voltadas para o futuro; necessidade crescente de controles que devem acompanhar o nvel de sofisticao organizacional e a necessidade de justificar coerentemente as decises perante acionistas e parceiros, fazendo com que o administrador se ampare em bases mais slidas, para isso estudos mais cuidadosos e qualitativos tornam-se imprescindveis. Neste complexo de interesses, vem aumentando gradativamente a responsabilidade do contador e, ao mesmo tempo, dando-lhe a possibilidade de ver ser negcio ampliado. Diante da complexidade do atual cenrio empresarial, cada vez maior o nmero de empresas que buscam ferramentas e tcnicas que as auxiliem no processo gerencial. O planejamento estratgico uma dessas ferramentas. Nas empresas competitivas, uma importante condio para sua sobrevivncia est ligada clara definio de seus objetivos e metas, bem como a exposio clara da maneira de atingi-los. O planejamento a preocupao, por parte dos dirigentes da empresa, com os efeitos futuros das decises tomadas ou deixadas de tomar no presente. 2.3 Metodologia de implantao em escritrio de contabilidade A tarefa do planejamento estabelecer aes adequadas para que os objetivos organizacionais sejam atingidos. Ou seja, aps fixados os objetivos, determina-se o que deve ser feito, quando dever ser feito, como dever ser feito e quem dever faze-lo. Portanto, o planejamento a ponte entre a situao atual e o objetivo desejado. Para fazer este caminho, h vrias alternativas e preciso escolher a mais adequada. H na literatura diversas formas de elaborao e implementao de planejamento estratgico nas empresas, conforme apontado anteriormente. Para Oliveira et al. (2004), quando da estruturao dos planos estratgicos devem ser consideradas questes como: quais sero as reas e hierarquias envolvidas responsveis pela operacionalizao, quais e quantos so os dados internos e externos a serem considerados. Completa Oliveira et al. (2004, p. 41), que a sequncia bsica para a elaborao de um plano estratgico compreende:
a determinao da misso da empresa; a anlise ambiental, que inclui a identificao dos fatores-chaves de sucesso e a anlise das variveis ambientais

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

crticas internas e externas; o estabelecimento de diretrizes e objetivos estratgicos; a determinao de estratgias e a avaliao dessas estratgias.

Tenrio (2005) orienta que o processo de planejamento estratgico constitudo das seguintes etapas: definio da misso, anlise do contexto externo, anlise do contexto interno, definio de objetivos, definio de estratgias e elaborao do plano.
FIGURA 3. Planejamento estratgico: metodologia

Misso

Plano de Ao

Anlise Externa

Estratgias

Anlise Interna

Objetivos

Fonte: Adaptado de Tenrio (2005).

Rosa e Marion (2004) sugerem um plano simplificado, o que chamam de Um Plano de Cinco Pginas, com a ideia de ser simples e objetivo, mas mantm em sua essncia os tpicos principais de um planejamento estratgico. Abaixo, cada etapa proposta por Tenrio e apresentada na Figura 3 ser explanada. No que se referem s estratgias, foi realizada uma pequena adaptao. MISSO: O primeiro passo na especificao de um processo formal de planejamento estratgico uma segmentao efetiva de negcios. A maior parte da ateno estratgica, tanto em termos de formulao como de implementao da estratgia, reside na unidade de negcios da empresa. Desta forma, a questo bsica a ser formulada : em qual negcio estamos? Trata-se de uma avaliao que traz consigo duas situaes: qual o negcio em que estamos e em que no deveramos estar?; e qual o negcio em que no estamos e em que deveramos estar? Para definir a misso do escritrio contbil, enfim necessrio responder perguntas como Qual trabalho traz maior gratificao? Onde seus recursos e talentos produziro melhores resultados? O que o escritrio sabe fazer de melhor ? Quais so as competncias fundamentais do escritrio ? . ANLISE EXTERNA: os fatores externos podem trazer ameaas e oportunidades ao escritrio. Neste tpico do planejamento, questes que refletem estas circunstncias devero ser levantadas. Exemplo de ameaas e oportunidades que podem atuar no mbito do escritrio contbil, segundo Figueiredo e Fabri (2000): Ameaas: Aumento do nmero de concorrentes e de baixa qualificao, sem condies de ofertar bons servios, mas que oferecem servios a preos menores do que a empresa organizada; Falta de conhecimento dos usurios dos servios contbeis do valor da Contabilidade para o bom andamento dos negcios; Mudanas constantes na legislao. Oportunidades: Os profissionais de contabilidade so os nicos fornecedores de servios de

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

contabilidade, conforme legislao; Nmero de empresas que necessitam dos servios contbeis; Aumento crescente das necessidades das empresas em informaes gerenciais. A empresa de servio contbil dever observar os fatores externos que podero afetar o escritrio como economia, tecnologia, poltica, fatores sociais, concorrncia, clientes e outros agentes e deles absorver as oportunidades (eventos facilitadores, fatos positivos) sabendo administrar as ameaas (fatos causadores de transtornos). ANLISE INTERNA: a sobrevivncia das empresas de contabilidade depende da dedicao, da competncia administrativa e da diferenciao do servio oferecido. O proprietrio da empresa contbil deve considerar-se um cliente importante (seu prprio cliente) para quem preciso direcionar tempo para analisar questes da vida do escritrio. preciso conhecer sua prpria organizao, os pontos fortes e fracos do empreendimento para traar os rumos para que a empresa alcance o sucesso. Analisando os fatores internos que afetam o desempenho do escritrio, tem-se, por exemplo, os recursos humanos, como um item de fundamental importncia uma vez que, ao oferecer ao cliente informaes, estas esto embasadas em conhecimento. Para Figueiredo e Fabri (2000), alm do conhecimento tcnico exigido para o pessoal que trabalha nas empresas de contabilidade, existem certas habilidades e atitudes que so essenciais, sendo elas: cooperao, bom senso (capacidade de conduzir situaes vrias sem causar prejuzo imagem da empresa, responsabilidade (trabalha com informaes que muitas vezes exige grau de confiana), dedicao e pontualidade e limpeza e ordem. importante que o pessoal esteja motivado para que, alm de se envolver com o trabalho, envolvam-se tambm com a empresa em que trabalham, sentindo-se parte dela. Para alcanar tal objetivo preciso, entre outros itens, ter uma poltica salarial adequada, compatvel com o cargo, bem como manter um programa de treinamento atualizado. OBJETIVOS: aps conhecer profundamente o negcio, suas fraquezas e foras, definem-se os objetivos que devero ser alcanados. Para o propsito deste estudo, os objetivos devem focalizar o perodo de um ano e no ser muito numerosos e devem responder a questo: O que queremos atingir? Os objetivos devem ser situados no tempo, mensurveis (sempre que possvel), voltados para o crescimento e desenvolvimento e desafiadores. Deve ser sucinto, conciso, direto, claro. Devem enfocar itens como: nmero de clientes a conquistar, faturamento, presena no mercado. ESTRATGIAS: embora esta etapa no seja considerada por Rosa e Marion (2004), Tenrio (2005) considera que, aps os objetivos, as estratgias devem ser consideradas. Na verdade, Rosa e Marion (2004) as incluram no plano de ao. Neste trabalho, ser tratado de forma separada. Para Tenrio (2005), enquanto os objetivos do a idia das escolhas realizadas, as estratgias representam escolhas relativas forma e aos instrumentos necessrios para a realizao dos trabalhos: as estratgias constituem respostas s ameaas e s oportunidades identificadas quando da anlise do contexto, bem como aos pontos fracos e fortes encontrados na organizao (TENRIO, 2005, p. 39). PLANO DE AO: para responder aos objetivos propostos, tem-se a figura do plano de ao, ou seja, nesta etapa questiona-se: o que fazer para atingir os objetivos propostos? Entram em cena as estratgias que devero enfocar como se pretende atingir cada um dos objetivos. A estratgia a fora bsica que orienta os esforos de crescimento e diversificao. Segundo Rosa e Olinquevitch (2005), as estratgias precisam envolver: esforo de marketing, esforo de vendas, acordo e eventuais parcerias com terceiros, eventos e outros aspectos similares. Elas comporo o plano de ao que dever abordar: o que fazer, quem vai fazer e

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

quando. Este plano servir tanto de orientao da ao, quanto de instrumento de controle para as revises mensais e trimestrais. Desta forma, o planejamento estar completo neste momento e bastar ser realimentando constantemente, com acompanhamento que se far atravs do controle e avaliao dos itens elaborados e aplicados. 3 CONSIDERAES FINAIS Na poca em que o acirramento da concorrncia pode ser observado por todos os ngulos, quando a cada momento surge modernizao dos meios de trabalho por meio da tecnologia e da informtica, as organizaes no podem estar inertes, necessitam de acompanhar e at mesmo de, se possvel, estar frente dessas mudanas. O trabalho ora apresentado procurou dar nfase ao planejamento como instrumento capaz de trazer mudanas positivas nas organizaes. Este estudou procurou mostrar que o planejamento possibilita que a empresa conhea sua capacidade para, a partir da, passar a projetar o seu caminho, seus objetivos e metas, determinando estratgias para funcionar e obter sucesso. No ambiente atual, as empresas precisam ser constantemente inovadas, rever periodicamente o que cria valor para os clientes para adequar seu modo de atuao s necessidades deles. Isso se constitui num verdadeiro desafio para as organizaes de servios contbeis, pois so organizaes cuja caracterstica a dinamicidade, exigida principalmente pelos rgos fiscalizadores tributrios. No entanto, s isso no suficiente, preciso rever-se tambm como sistema empresarial que gera valor aos clientes. Sem a pretenso de esgotar o assunto, foi apresentado um modelo simples de planejamento estratgico que viesse a atender ao ramo de negcio contbil, uma vez que o escritrio contbil sempre manteve uma posio passiva, atitude est que deve ser alterada por busca de novos meios de relacionamentos, pois, neste ambiente de mudanas, as estratgias dos escritrios voltados prestao de servios contbeis tambm devem ser repensadas ou at criadas. Em ltima anlise, procurou-se, com o objeto de estudo, propor reflexes sobre a importncia do planejamento em qualquer organizao, trazer o incremento estratgico no como algo inovador, mas como uma ferramenta poderosa que precisa ser mais explorada, tendo em vista os benefcios que pode trazer ao empreendimento. REFERNCIAS ALMEIDA, M. I. R. Desenvolvimento de um modelo de planejamento estratgico para grupo de pequenas empresas. 1994. Tese (Doutorado) FEA-USP, So Paulo, 1994. CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratgico: fundamentos e aplicaes. 18.ed. Rio de Janeiro: Campus, 2004. COBRA, M. Plano estratgico de marketing. 3. ed. So Paulo: Atlas, 1995. FIGUEIREDO, S.; FABRI, P. E. Gesto de empresas contbeis. So Paulo: Atlas, 2000. OLIVEIRA, D. P. R.. Planejamento estratgico conceitos, metodologia, prticas. So Paulo: Atlas, 2002. OLIVEIRA, D. P. R. Estratgia empresarial e vantagem competitiva: como estabelecer,

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

implementar e avaliar. 3. ed. So Paulo: Atlas, 2001. _________, D. P. R. Excelncia na administrao estratgica. 4 ed. So Paulo: Atlas, 1999. OLIVEIRA, L.M.; PEREZ JR.; J. H.; SILVA, C. A. S. Controladoria estratgica. 2. ed. So Paulo, Atlas, 2004 PORTER, E. Estratgia competitiva. Rio de Janeiro: Campus, 1986. _________, M.E. Competio: estratgias competitivas essenciais. Rio de Janeiro: Campus, 1999. PRESTES, M. L. M. A pesquisa e a construo do conhecimento cientfico: do planejamento aos textos, da escola academia. So Paulo: Respel, 2003. RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicvel s cincias sociais. In: BEUREN, I. M. (Org.) Como elaborar trabalhos monogrficos em contabilidade. So Paulo: Atlas, 2006. ROSA, J. A.; OLINQUEVITCH, J. L. De contador a consultor: estratgia para ampliao do portflio de servios do escritrio contbil. So Paulo: IOB Thompson, 2005. ROSA, J. A.; MARION, J. C.. Marketing do escritrio contbil. So Paulo: IOB Thompson, 2004. TENRIO, F.G. Gesto de ongs principais funes gerenciais. 9. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. THOMSON, A. A., STRICKLAND, A. J. Planejamento estratgico: elaborao, implementao e execuo. So Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002. VASCONCELLOS FILHO, P. ; PAGNONCELLI, D. Construindo estratgias para vencer. 9. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2001.

Revista Contabilidade & Amaznia, Sinop, v. 2, n. 1, 2009

10

Вам также может понравиться