Вы находитесь на странице: 1из 4

Funo social da propriedade rural

A funo social da propriedade rural deve atender aos seguintes requisitos descritos no artigo 186 da Constituio Federal de 1988: Aproveitamento racional e adequado; Utilizao adequada dos recursos naturais disponveis e preservao do meio ambiente; Observncia das disposies que regulam as relaes de trabalho; Explorao que favorea o bem estar dos proprietrios e dos trabalhadores. Para alguns autores, a noo de funo social da propriedade estabelece paralelo entre proteo da propriedade individual e uma utilizao da propriedade de acordo com as expectativas da sociedade. No se trata de impor sociedade uma ausncia de propriedade, ou at mesmo impedir o direito individual de propriedade, apenas se estabelece obrigao mtua, tanto do proprietrio, quanto da sociedade, de forma a favorecer toda coletividade, e no apenas a utilizao individual. Cumpre citar a definio objetiva de funo social da propriedade: trata-se de concepo de funo, atribuda ao bem, que impe a adoo, por parte do Estado, de medidas fundamentadas no bem comum, por meio de interveno de natureza econmica, tendo em vista a necessidade de coordenar a situao jurdica, individual, de exerccio do direito de propriedade. Direito de propriedade o direito de usar, gozar e dispor de sua propriedade evitando dessa forma a perda arbitrria do bem e contra a vontade do proprietrio, exceto nos casos de desapropriao e de usucapio. Nossa Constituio Federal de 1988 consagra o direito de propriedade e a funo social da propriedade como garantias fundamentais, elegendo a funo social como principio da Ordem Economia e Financeira e da atividade econmica no Brasil. Alm do texto constitucional traar os elementos atuais para a definio da funo social da propriedade, finaliza com a previso de desapropriao funo social.

O direito de propriedade consagrado em dois momentos distintos e relevantes da Constituio Federativa do Brasil: como garantia individual e como principio da Ordem Econmica. O direito de propriedade, alis, encontra-se assegurado ao indivduo em quase que a totalidade das leis do mundo e, na maioria dos casos, condicionado funo social que lhe inerente.

Funo social e os processos que envolvem litgios coletivos pela posse da terra rural A posse que merece proteo jurdica aquela que, nos termos do Cdigo Civil, seja justa e de boa f, e aquela que, em razo da Constituio da Repblica e das leis que regulamentam a matria, recaia sobre terras que cumpram a funo social, em todos os seus elementos (econmico, ambiental e social), escapando da possibilidade de servir Reforma Agrria. ilegal a utilizao dos institutos da legtima defesa da posse e do desforo imediato quando se tratar de aes de preservao de terras que no cumpram com sua destinao constitucional.

Requisitos condicionantes da funo social da propriedade rural Conforme acima exposto, o texto de lei constitucional (Art. 186 da Constituio Federal) e infraconstitucional (Art. 9 da Lei 8.629/93 e Art. 2 da Lei 4.504/64) estabeleceu condicionantes objetivos como requisitos para o cumprimento integral da funo social da propriedade rural. Para que a funo social da propriedade rural seja cumprida se faz necessrio que a explorao da terra se d nos termos econmicos, ambientais e sociais definidos em lei. Portanto, no h meios de cumprimento da funo social de forma parcial ou inacabada como, por exemplo, atendimento aos ndices econmicos e desatendimento aos critrios ambientais e sociais. O ordenamento ptrio no concebe a idia de produtividade com devastao ambiental, ou de produtividade com explorao do trabalho indigno ou inseguro.

Os incisos do Artigo 186 da Constituio Federal contemplam direitos sociais (direitos humanos sociais e econmicos de segunda gerao) e direitos ambientais (direitos humanos difusos de terceira gerao) tambm expressos no prprio corpo da Constituio Federal por meio de outros Artigos. Os incisos do Artigo 186 criam uma zona de inter-relao entre diversos ramos de direito de modo que, conjugados de forma sistemtica, respeitando-se a unidade da Constituio, contemplam a busca incansvel pelos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil, expressos com a positivao do Artigo 3 da Constituio Federal de 1988. O cumprimento dos requisitos da funo social deve possuir como ponto de partida o Artigo 186 da Constituio Federal que servir de lente pela qual o operador de direito dever interpretar quaisquer outros Artigos infraconstitucionais. Acerca dos requisitos do princpio funo social da propriedade rural, Darcy Walmor Zibetti os fundamenta como partes de uma teoria tridimensional da funo social da terra. Oportuno discordar do referido autor, pois a idia de dimenso exige o conceito de nveis, tamanhos e importncia, o que no o caso. Os requisitos do princpio da funo social da propriedade rural estabelecidos no texto constitucional e infraconstitucional encontram-se perfilados em nveis de idntica importncia na busca de seus objetivos fundamentais, jamais podendo ser aceita qualquer idia tridimensional. E por estarem no mesmo nvel de importncia os requisitos do Artigo 186 da Constituio Federal de 1988, possuem trs as finalidades expressas: uma finalidade de ordem econmica; uma outra finalidade de ordem social; e uma finalidade de ordem ecolgica. Examinando, pois, o mencionado art. 186 da Constituio Federal de 1988, sero trs as finalidades da norma que se pode aduzir do esprito mesmo dos patamares de exigncia: uma finalidade de ordem econmica, especialmente consagrada no inciso I que, revela a preocupao com a produo e a produtividade;

uma outra finalidade de ordem social, especialmente consagrada no inciso III, que demonstra o cuidado com a segurana advinda das relaes de trabalhistas; e por derradeiro uma finalidade de ordem ecolgica, especialmente consagrada no inciso II, que claramente determina a obrigao de se proteger o meio ambiente. Por mais rigorosos que possam parecer os requisitos da funo social da propriedade rural, esta apenas e to somente estar cumprida se a propriedade rural atender, de forma conjunta, as determinaes expressas nos incisos do Artigo 186, ou seja, se atender as finalidades ecolgica, trabalhista e social. A seguir sero expostos os requisitos da funo social da propriedade rural, porm de forma breve, para no perder de foco o presente tema ligado diretamente com o inciso III do Artigo 186 da Constituio Federal.

Вам также может понравиться