Вы находитесь на странице: 1из 14

Bomba de corrupto: Materiais necessrios:

1 - Cano de 75 mm. 2 Cano de 25 mm . 3 - Cap Soldvel para cano de 75 mm. 4 - Fita de alumnio 2 cm/3 mm. 5 - Adaptador Roscvel com Anel para Caixa d'gua, para o cano de 75 mm. 6 Borracha para a presso sandlias HAVAIANAS. 7 - Luva Roscvel com um Plug Roscvel "Acabamento". 8 Rebites, para broca 3/16.

9 - Cap 25 mm 3/4 "Acabamento". Ferramentas:

1 Serra 2 Furadeira 3 Broca 3/16 4 Rebitadeira 5 Alicates 6 Broca chata 7 Faz rosca para canos na medida de 25 mm 8 Trena e lixas para acabamento. Vamos comear cortando o cano principal, de 75 mm, pela minha altura 1.76m deixo o cano com tamanho de 75 cm, um jeito legal de calcular a altura ideal esticar o brao para baixo, a altura que o punho ficar o ideal para a altura do manete da bomba. O cano central de 25 mm o deixo com 70 cm. Assim que cortar o cano de 25 mm , em ambas as extremidades faa a rosca.

Prximo passo fazer o furo no cap soldvel para cano de 75 mm. Com a broca chata comece a faze um furo bem no centro do cap, reparem que todos os caps tm uma marcao central assim facilitara o furo central.

Aps o furo central com a broca, faa 3 furos que serviro de suspiro para a sada de ar.

Coloque o cap no cano de 75 mm. Pegue a fita de alumnio e de uma dobrada de mais ou menos 45.

Faa um furo no alumnio e no cano para prender com o rebite, caso na figura o rebite j esta colocado.

Com as mos v modelando o alumnio no cap, estas setas em vermelho sero o lugar dos rebites.

Com a ajuda de um alicate ou uma segunda pessoa, segure o alumnio no formato da curva, fure e prenda os rebites, alumnio j rebitado.

Para o manete, serre 10 cm do cano de 25 mm e coloque na sobra do alumnio, para o acabamento coloque um cap de 25 mm.

Para maior segurana faa um furo no cano vazando o alumnio e coloque um arrebite, para no ter perigo de o manete sair.

Vamos fazer o puxador, pegue a luva roscavel junto com o alumnio e faa dois furos e use o rebite.

Com a ajuda de um alicate v entortando o alumnio ate a forma de um triangulo.

Coloque um pedao de cano de 25 mm no alumnio e finalize com os rebites.

Para a borracha, separe uma sola de sandlia havaianas, coloque o cano de 75 mm para fazer a marcao do corte, use uma caneta.

Com um estilete recorte a sandlia nas laterais e no centro para colocar ela no adaptador roscvel, com a lixa ou um esmeril v fazendo o desgaste da borracha ate ficar bem uniforme, esta a parte mais chata, regular a espessura da borracha para entrar no cano.

Com ela colocada no adaptador faa o teste no cano para ver se no ficou nenhum buraco ou falha, se casso a borracha ficar menor que a espessura do cano s apertar o adaptador que a borracha vai dilatando.

Coloque o cano roscvel no adaptador.

Coloque primeiro o conjunto acima dentro do cano de 75 mm, passe o cano de 25 mm pelo buraco do cap, e finalize colocando o puxador. Pronto sua bomba de corruptos esta finalizada, para melhor funcionamento da mesma lubrifique ela com grafite em p.

Espero que tenham gostado. Autor: Fabrcio Prado

Bomba de suco O corrupto uma tima isca para pesca de praia. Para ter ideia, um dia estava pescando com esta isca e o mar muito batido, sol a pino, em fim tudo de ruim. A vara bateu mais forte, e quando fui tirar era um belo pt graudo, so que fisgado por dois anzois. Pegou o primeiro corrupto e ainda foi no segundo. Infelizmente aqui no RJ so conheco em duas praias vizinhas, Praia Rasa em Buzios e Unamar.

Abaixo como fazer uma bomba para captura de corruptos que eu fiz, inclusive ela e resistente, mas mesmo assim se voce quiser faca logo mais de uma. Eu fiz ao mesmo tempo tres, e duas eu dei. Ha lojas de material de construcao que vendem canos e tubos a metro. Material 1 mt de tubo de esgoto de 50 mm, dependendo de sua estatura pode diminuir um pouco. 1 tampao de 50 mm que devera ter um furo no centro para passar quase justo o cano do embolo, e mais um pequeno furo para saida do ar quando voce puxar o embolo. IMPORTANTE: nao deve ser colado para permitir futuras regulagens na pressao. A regulagem se da apertando-se a flange que "espreme" a borracha para fora. 1 metro de cano de 20mm soldavel (nao ha rosca, as partes sao unidas com cola propria). 1 "T" de 20 mm soldavel 2 tampoes de 20 mm soldaveis 1 flange de 20 mm onde sera colocada a borracha para fazer a succao. 1 sandalia havaiana achada na rua com a tira quebrada( so as legitimas havaianas). Desta sandalia devera ser cortada uma rodela do diametro interno do tubo de 50 mm e um furo no centro onde entrara a flange 2 pedacos de 5 cm de tubo de 20 mm para serem colocados no "T" ligando este aos tampoes que fazem o acabamento do embolo onde pegamos para puxar. Ela pronta.

Cano e tampao do tubo que nao deve ser colado.

Parcialmente desmontada. Proximo a flange a parte interna devera ser fechada, eu usei um pouco de papel e lacrei com Araldite, pode ser uma rolha.

Parcialmente desmontada. O cabo onde pegamos pode ser visto o meio do "T' colado ao cano e os extremos do "T" colados ao canos de 5 cm e neste os dois pequenos tampoes que terminam o acabamento, estes ultimos podem ser dispensados.

Voce pode perceber que desta forma onde o cabo e centrado dificulta mais a quebra do que o modelo onde o cabo eh como de bengala. Tambem nao tem o pedaco de cano para apoio, o que enfraqueceria, voce pega direto no tubo branco e no cabo para usar. A partir dai voce podera aplicar suas variacoes. Um item em que devemos ter especial ateno o comprimento com que a bomba ir ser confeccionada. Ela deve ter o tamanho ideal para quem ir us-la. Se for comprida demais, fica muita difcil a captura da isca. Se for curta demais, o pescador com certeza sentir dor nas costas durante a caa da isca. A idia do tamanho ideal seria: Segurando a bomba pelo cabo e com o brao esticado,, a ponta dever tocar no cho.

Colaborao Jorge Dias Martins (membro do Forum Pesca de Praia)

Вам также может понравиться