Вы находитесь на странице: 1из 7

Instrumentos de observao

Lunetas, telescpios e binculos so alguns dos instrumentos que nos auxiliam a enxergar detalhes de objetos distantes, como as montanhas, a Lua, as estrelas e muitos outros. Se quisermos observar em detalhes objetos pequenos, como um inseto, recorremos a outros instrumentos, como a lupa e o microscpio, cuja funo ampliar a imagem de objetos que se encontram prximos. Estes instrumentos pticos so constitudos basicamente pela associao de uma ou mais lentes. A lupa - tambm denominada microscpio simples - constituda de uma nica lente esfrica convergente.
Uma lente convergente - a lupa

Quanto maior for o aumento desejado, menor deve ser sua distncia focal. A lente s se comportar como lupa quando o objeto estiver colocado numa distncia inferior sua distncia focal. Apesar dessa ampliao, a lupa no serve para a observao de objetos muito pequenos como clulas e bactrias, pois nesses casos se faz necessrio um aumento muito grande. A soluo associarmos duas ou mais lentes convergentes, como no microscpio composto. Uma lente de distncia focal da ordem de milmetros denominada objetiva (prxima ao objeto) - associada a uma segunda lente - denominada ocular (prxima ao olho) - que funciona como lupa. Em relao primeira lente (objetiva), o objeto encontrase posicionado entre uma e duas distncias focais, o que permite a formao de uma imagem invertida e maior. Esta primeira imagem deve estar posicionada dentro da distncia focal da lente ocular, para que esta ltima funcione como uma lupa, cujo objeto a imagem obtida com a objetiva. A imagem final fornecida pela lente ocular ser maior ainda e invertida em relao ao objeto.
Um microscpio composto-para ver coisas muito pequenas

3) Um microscpio caseiro foi construdo com duas lentes convergentes de distncias focais iguais a 1 cm (objetiva) e 3 cm (ocular). De um objeto situado a 1,2 cm da objetiva, o instrumento fornece uma imagem virtual localizada 25 cm da ocular. Determine: a) o aumento linear transversal fornecido pela objetiva e pela ocular; b) o aumento linear transversal do microscpio; c) a distncia entre as duas lentes.

Nos finais do sculo XVI, depois de quatro sculos a aperfeioar e dar novas utilizaes s lentes, foi criada a lupa por Galileu e, usando-a, efectuou as primeiras observaes de objectos e seres. Com ele os cientistas da poca foram capazes de encontrar nos seres que j conheciam novos pormenores e caractersticas. No sculo XVI, a construo de aperfeioamento do microscpio, particularmente do sistema de lentes, expandiu-se. Antonie Van Leeuwenhoek e Zacharias Jansen, fabricantes de culos, desenvolveram os primeiros microscpios simples e compostos, respectivamente. Estes aparelhos utilizavam a luz reflectida pelo objecto fortemente iluminado. Vrios modelos foram a seguir construdos, entre os quais alguns de valor histrico, como por exemplo, o de Robert Hooke. Mas teria de decorrer quase um sculo at que o microscpio ptico composto, sucessivamente aperfeioado, fosse capaz de permitir imagens de grande qualidade.

CONSTITUIO DO M.O.C.
Actualmente, o microscpio ptico composto (M.O.C.) constitudo por duas partes uma parte mecnica e uma parte ptica. Cada parte engloba uma srie de componentes constituintes do microscpio.

A parte mecnica serve para dar estabilidade e suportar a parte ptica. Esta parte constituda por:

P ou Base suporta o microscpio, assegurando a sua estabilidade. Brao ou Coluna pea fixa base, na qual esto aplicadas todas as outras partes constituintes do microscpio. Tubo ou Canho cilindro que suporta os sistemas de lentes, localizando-se na extremidade superior a ocular e na inferior o revlver com objectivas. Platina pea circular, quadrada ou rectangular, paralela base, onde se coloca a preparao a observar, possuindo no centro um orifcio circular ou alongado que possibilita a passagem dos raios luminosos concentrados pelo condensador. Parafuso Macromtrico engrenagem que suporta o tubo e permite a sua deslocao a da platina. indispensvel para fazer a focagem. Parafuso Micromtrico imprime ao tubo ou platina movimentos de amplitude muito reduzida, completando a focagem. Permite explorara a profundidade de campo do microscpio. Revlver disco adaptado zona inferior do tubo, que suporta duas a quatro objectivas de diferentes ampliaes: por rotao possvel trocar rpida e comodamente de objectiva. A parte ptica constituda por: Sistema de Oculares e Sistema de Objectivas o conjunto de lentes que permitem a ampliao do objecto. A ampliao dada ao microscpio igual ao produto da ampliao da objectiva pela ampliao da ocular. Fonte Luminosa existem vrios tipos de fontes luminosas, podendo ser uma lmpada (iluminao artificial), ou um espelho que reflicta a luz solar (iluminao natural). Os dois tipos de iluminao tem virtudes e defeitos, mas destinam-se os dois iluminao da preparao, possibilitando assim a sua visualizao. Condensador distribui regularmente, no campo visual do microscpio, a luz reflectida pelo espelho. Diafragma regula a intensidade luminosa no campo visual do microscpio.

Fonte Luminosa Devido a estes componentes serem de alta preciso e porque o microscpio um instrumento caro, requer cuidados especiais de transporte, utilizao e manuteno.

CARACTERSTICAS DA IMAGEM DO M.O.C.

O objecto a ser observado deve ser colocado muito perto do foco objecto do sistema da objectiva, para que se forme uma imagem real, invertida, de maiores dimenses, que vai servir de objecto em relao ocular. Esta, d uma imagem virtual, invertida (nos dois sentidos) em relao ao objecto a ser observado, que deve formarse entre o ponto prximo e o ponto remoto do olho do observador, ou seja, virtual.

A partir da observao de uma qualquer imagem ao microscpio, pode-se reparar que como em sequncia desta ser invertida, a imagem para se deslocar num determinado sentido, a preparao tem que se deslocar em sentido oposto. Se a objectiva fornecer uma imagem defeituosa com aberraes cromticas, esfricas eu com cortadura do campo a ocular vai ampliar as imperfeies dessa imagem. Estes defeitos do sistema ptico combatem-se com sistemas de lentes, algumas das quais com papel corrector, de modo que, as imagens sejam ntidas, planas e com pormenores bem separados. No M.O.C., a ampliao e o campo de visualizao so inversamente proporcionais, ou seja, quanto maior for a ampliao, menos a rea da preparao observada. O contrrio tambm se verifica.

PROFUNDIDADE DE CAMPO DO M.O.C.


Quando se utiliza o microscpio, pode-se observar preparaes com trs dimenses, ou seja, com largura, comprimento e profundidade.

A preparao observada continha dois cabelos cruzados, de modo que no se encontravam num plano comum: um encontrava-se num plano mais abaixo que o outro. Esta diferena de planos no se conseguiria detectar a olho nu, mas quando a preparao observada ao microscpio, so constatveis algumas consequncias dessa diferena de planos. Quando se observa nitidamente um certo plano, aqueles que se encontrarem acima ou abaixo plano focado ficam desfocados, apenas se conseguindo ver de modo pouco ntido. Isto significa que o campo do microscpio tem, tambm, uma certa profundidade, no sendo possvel focar simultaneamente dois planos diferentes.

Como se sabe, a profundidade de campo do microscpio muito pequena, o que implica que os objectos examinados ao microscpio devem ser de muito pequena espessura. A operao de focagem tanto mais delicada quanto menor for a distncia focal do sistema, ou seja, quanto maior for a ampliao, mais delicada ser a focagem e menos ntido ficar o plano que no estiver focado. Devido a isto, importante que, durante a observao, se proceda a uma manobra constante do parafuso micromtrico de modo a poder-se visualizar nitidamente pormenores nos diferentes planos, visualizando todos os campos existentes, um de cada vez.

RELAO ENTRE A REA OBSERVADA E A AMPLIAO UTILIZADA


A medida do campo do microscpio pode ser feita com a ajuda de micrmetros de objectiva ou de ocular. Na sua falta, o papel milimtrico permite medir, aproximadamente, o campo do microscpio nas diferentes ampliaes realizadas pelas lentes incorporadas em alguns componentes. A rea da superfcie observada atravs do microscpio composto sempre relativamente restrita e depende da ampliao utilizada. A rea do material observado varia na razo inversa da ampliao que se utiliza. Deste modo, pode-se relacionar a rea da superfcie com as ampliaes atravs da relao:

A 1 ampliao mnima A 2 ampliao mdia Para ampliaes maiores, a rea observada apenas de uma fraco do milmetro. A reduo progressiva da rea observada , no entanto, acompanhada de um aumento de detalhes. As maiores ampliaes permitem a observao de reas restritas, mas revelam pormenores no detectados com pequenas ampliaes. Torna-se portanto desnecessria a montagem de grandes fragmentos para observao microscpica. Tambm objectos de dimenses superiores s da rea do campo no podem ser completamente abrangidos.

Pode-se ento concluir que se deve iniciar a observao microscpica utilizando pequenas ampliaes, que permitam captar uma ideia de conjunto. A preparao deve ser percorrida nos vrios sentidos a fim de se localizar a zona de maior interesse. Dessa zona selecciona-se os elementos de maior importncia, centrandoos, e s depois se deve passar a objectivas de poder ampliador maior. Estas permitiro observar detalhadamente os pormenores desejados da preparao em causa.

Observaes: 1. A imagem proporcionada pelo M.O. aumentada, virtual e invertida em relao ao objeto examinado. 2. Calcula-se o aumento da imagem obtida ao M.O. multiplicando-se o valor do aumento da ocular pelo valor do aumento da objetiva. 3. Campo microscpico a rea da preparao que se est observando ao M.O. Quanto maior o aumento da imagem, menor a abrangncia do campo. 4. Em virtude do ltimo item, sempre se inicia a observao ao M.O. com uma combinao de lentes que proporcione o menor aumento, a fim de se ter uma viso panormica da regio que se quer observar com maior aumento.

Вам также может понравиться