Вы находитесь на странице: 1из 2

ESCOLA BSICA INTEGRADA DA QUINTA DO CONDE

EDUCAO VISUAL
TRAADOS RIGOROSOS

ARCOS
ARCO ROMANO OU DE VOLTA INTEIRA
(dado o vo)
1. 2. Dado o segmento de recta AB (vo), achar a sua mediatriz. Com centro no pto O e abertura at A ou B traar a semicircunferncia que forma o arco.

Arco largamente utilizado pelos Romanos nas suas construes em pedra: pontes, aquedutos, arcos de triunfo, termas, baslicas, etc.

ARCO EM OGIVA PERFEITA


(dado o vo)
1. 2. 3. Dado o segmento de recta AB (vo), achar a sua mediatriz Com centro no pto A e abertura at B traar um arco Com centro no pto B a abertura at A traar o outro lado do arco.

Na Idade Mdia, o arco em ogiva, possibilitou a elevao da flecha dos arcos, permitindo ao mesmo tempo suportar melhor as cargas a que estavam sujeitos. Na arquitectura gtica, vamos encontrar a utilizao deste arco nos monumentos, imprimindolhes caractersticas de verticalidade.

ARCO EM OGIVA PERFEITA


(dado o vo e a flecha)
1. 2. 3. 4. 5. 6. Dado o segmento de recta AB (vo), achar a sua mediatriz. Marcar a altura da flecha na mediatriz (segmento recta OC). Unir o pto A ao C e o B ao C . Achar as mediatrizes destes sergmentos de recta (AC e BC). Prolongar as mediatrizes at que estas encontrem o segmento AB. Onde isso acontece esto os ptos O1 e O2. Com centro em O1 e abertura at B ou C traar o lado do arco. Com centro em O2 e abertura at A ou C, traar o outro lado do arco.

ARCO CONTRACURVADO
(dado o vo)
1. 2. 3. Dado o vo (segmento de recta AB), achar a sua mediatriz. Com centro no pto O1 e abertura at A ou B traar uma semi-circunferncia. Com a mesma abertura e centro no pto A traar um arco de O1 at cruzar com a semi-circunferncia desenhada anteriormente (pto O2). Fazer o mesmo com centro em B (pto O3). Ainda com a mesma abertura e centro em O2, traar um arco acima da semi circunferncia. Fazer o mesmo no pto O3. Com centro em O4 e a mesma abertura, traar dois arcos que se cruzem com os desenhados anteriormente (do origem aos ptos O5 e O6). Com centro nestes ptos e sempre a mesma abertura, traar os ltimos arcos que vo de O4 a O2 e de O4 a O3.

4.

5.

6.

Com a evoluo dos processos construtivos dos arcos, a sua forma alterou-se, dando lugar a novos estilos arquitectnicos e decorativos. No final da Idade Mdia , surge o arco contracurvado ou de querena, que marcou o final do estilo gtico e foi tambm utilizado pela arquitectura manuelina.

ARCO ABATIDO
(dado o vo e a flecha)
1. 2. 3. Dado o segmento de recta AB, achar a sua mediatriz. A partir do ponto D marcar a altura da flecha, (pto C). Unir o pto C aos A e B. Com centro em D, traar um arco que acaba na mediatriz (pto E). Com centro em C e abertura at E traar uma semi-circunferncia at aos segmentos de recta AC e CB. Encontram-se os ptos F e G. Achar a mediatriz dos segmentos AF e BG, que se prolongam at encontrar a mediatriz que divide o segmento AB (encontra-se o pto O1). Onde esta recta cruza o segmento AB temos os ptos O2 e O3. Com centro em O1 e abertura at C traamos a 1 parte do arco. Com centros em O2 e O3, fecha-se o arco.

4.

5. 6. 7.

Com o declnio da arte gtica, houve um regresso horizontalidade, que uma caracterstica da arte clssica. Assim, com a preocupao de ressurgir os ideais da cultura clssica no perodo do Renascimento, os arquitectos procuravam novas formas, sendo uma delas o arco abatido, imprimindo s construes caractersticas de horizontalidade.

Вам также может понравиться