Вы находитесь на странице: 1из 6

www.materialconcursos.com.

br

15 truques do Word
Facilite sua vida com dicas do processador de textos da Microsoft. O Word popular processador de textos da Microsoft conta com atalhos nodocumentados, comandos escondidos e uma infinidade de possibilidades de personalizao. Nem todos esses comandos esto nos manuais do programa, o que os torna ainda mais interessantes. Nesta reportagem selecionamos 15 dicas para o Microsoft Word 2003, a verso atual do software. Com estas dicas voc poder trabalhar mais rapidamente em seus documentos e melhorar seus textos com recursos adicionais. 1) FONTES NA MEDIDA Existe uma maneira simples de aumentar ou reduzir a fonte do seu documento sem usar o mouse e a barra de ferramentas. Para aumentar a fonte, basta usar a combinao Ctrl + Shift + >. J para diminuir, s fazer o inverso, ou seja, Ctrl + Shift + <.

2) BOTO NA BARRA Algumas pessoas precisam de recursos que nem sempre esto na barra de ferramentas. Por exemplo, suponha que voc use com freqncia a funo contar caracteres do Word. Para adicionar um atalho para ela, clique em Ferramentas e selecione Personalizar. Em seguida, clique na aba Comandos, escolha Reorganizar Comandos e marque a opo Barra de Ferramentas. Com a opo Padro selecionada, clique em Adicionar. Agora s escolher o comando que ir incluir. A opo de contar palavras est em Ferramentas, Contar Palavras. Clique em OK e o boto aparecer na barra de ferramentas. 3) SMBOLO INSTANTNEO Todo mundo sabe que para fazer aquela bolinha de 1, 2 e assim por diante preciso pressionar a combinao de teclas ALT + 167 do teclado numrico. Se voc usa um desktop, sem problemas. No entanto, isso costuma ser uma chateao quando estamos trabalhando num notebook, que no tem teclado numrico. Para criar um atalho para esse ou qualquer outro smbolo, clique em Inserir e escolha Smbolo. Agora selecione o smbolo desejado (os smbolos e , por exemplo, esto no grupo Latim-1). Ao lado do

www.materialconcursos.com.br
boto Tecla de Atalho aparece uma opo de atalho. Quer criar um novo caminho? Clique em Tecla de Atalho. Agora, s digitar uma nova combinao de teclas para o seu smbolo, tomando cuidado para no substituir um atalho j existente.

4) LIQUIDAO DE QUEBRAS Voc j deve ter recebido um texto exportado de outro programa cheio de quebras de linha em lugares errados. Para casos como esse voc tem duas opes: ou gasta seus dedos excluindo as quebras manualmente ou faz isso de uma s vez. claro que voc vai car com a segunda opo. Clique em Editar, Substituir e na caixa Localizar digite ^l (acento circunexo seguido por um L minsculo). Deixe o campo Substituir Por em branco e mande substituir. O Word ir remover todas as quebras de linha manuais do documento. Alm desta combinao h diversas outras. A combinao ^p, por exemplo, serve para retirar as marcas de pargrafo, enquanto ^t indica tabulao.

www.materialconcursos.com.br
5) MARCA-TEXTO MO Uma funo bastante usada no Word o marca-texto. Porm, a nica forma de acessar esse comando pela barra de ferramentas. Para facilitar as coisas, vamos criar um atalho para essa funo. Clique em Ferramentas e escolha Personalizar. Depois clique na guia Barra de Ferramentas, pressione o boto Teclado, que aparece embaixo da janela, e localize a opo desejada na lista. O marca-texto, por exemplo, est em Todos os Comandos/Realce. Agora s digitar um novo atalho no campo Pressione a Nova Tecla de Atalho. Uma boa opo para o marca-texto a tecla F11, que no usada no Word. Clique em Atribuir e a operao concluda.

6) TEXTO-MODELO Existe um comando escondido no Word 2003 que possibilita criar um texto-modelo sem usar dezenas de vezes os comandos copiar e colar. Tudo o que voc tem a fazer , a qualquer momento, iniciar um novo pargrafo digitando a seqncia =rand(x,y). No lugar de x coloque o nmero de pargrafos que deseja criar. Substitua o y pelo nmero de frases que quer inserir em cada pargrafo. Pressione a tecla Enter. Seu documento ser preenchido pela frase A ligeira raposa marrom ataca o co preguioso, que, apenas por curiosidade, a traduo de The quick brown fox jumps over the lazy dog, expresso que utiliza todas as letras do idioma ingls. 7) ARQUIVO DE VERSES Se voc est em dvida sobre qual das 22 verses do seu texto est melhor e quer passar a rdua tarefa de escolha para o seu chefe, saiba que no preciso encher a caixa de email dele com um monte de arquivos. O Word conta com um recurso que arquiva diferentes verses do mesmo texto num nico documento. Para aproveitar o recurso, clique em Arquivo e escolha Verses. Pressione o boto Salvar Agora e entre com um comentrio. possvel armazenar quantas verses quiser dentro do mesmo arquivo.

www.materialconcursos.com.br
Depois, quando seu chefe receber o texto, s ele acionar o mesmo atalho (Arquivo/Verses) e clicar na verso que quer visualizar.

8) DIGRAMA DE VENN O Microsoft Word 2003 conta com uma excelente funo para criar diagramas de Venn, aquele conjunto de crculos sobrepostos muito usado em relatrios. Para adicionar um diagrama de Venn em seus textos, clique em Inserir, Diagrama e selecione o smbolo do diagrama de Venn. Pressione OK e inclua novos crculos escolhendo a opo Inserir Forma. Use a opo Clique Para Adicionar Texto para acrescentar textos a cada crculo individual e pronto: em poucos segundos voc criou seu diagrama de Venn. 9) MACRO EXPRESSA Suponha que voc queira repetir a mesma seqncia de comandos muitas vezes. Essa tarefa pode ser automatizada com certa facilidade se voc criar uma macro no Word. Clique em Ferramentas/Macro e escolha Gravar Nova Macro. D um nome qualquer para a macro e clique em OK. Agora s realizar a seqncia de comandos uma nica vez enquanto o smbolo do gravador permanece na tela. Quando terminar, clique em OK para que a macro seja gravada. Para execut-la, clique em Ferramentas/Macro e selecione Macros. Escolha sua macro na lista e acione o boto Executar. 10) EXTRATORDE FORMATAO Existe uma forma de remover a formatao de um texto do Word usando apenas dois atalhos. A primeira coisa a fazer selecionar todo o seu texto pressionando a combinao de teclas Ctrl + T e, em seguida, remover a formatao usando a combinao Ctrl + barra de espao. 11) SELEOEM RETALHOS Voc provavelmente j selecionou vrios arquivos do Windows de uma s vez mantendo a tecla Ctrl pressionada enquanto clicava sobre eles. Saiba que esse recurso tambm vale para o Word. Se voc mantiver a tecla Ctrl pressionada enquanto faz a

www.materialconcursos.com.br
seleo, possvel selecionar diferentes trechos de um documento de uma s vez. Depois voc pode mudar a fonte, a cor ou a formatao da maneira que desejar. 12) ORDEM NA IMPRESSO Dependendo do modelo da sua impressora, possvel que as pginas de um documento sejam impressas ao contrrio, ou seja, a primeira pgina car no nal da pilha. Uma sada simples para essa situao congurar o documento para imprimir na ordem inversa. Clique em Arquivo, Imprimir, Opes e marque a opo Ordem Inversa. Ao fazer isso seu documento ser impresso de trs para frente.

13) LINKS DA WEB Sempre que um link da web aparece nos seus documentos necessrio usar Ctrl + Clique para acess-lo. Existe uma forma de simplicar este trabalho. Clique em Ferramentas/Opes e acesse a guia Editar. Desmarque a opo Clicar com a Tecla CTRL Pressionada para Visitar o Hiperlink e pronto: basta um clique para ativar o link. Lembre-se apenas de que essa uma congurao do Word, e no do documento. Ao envi-lo para outro PC, a congurao desaparece.

14) DE VOLTAAO PONTO Quando estamos trabalhando num documento, bastante comum o uso da barra de rolagem para pesquisar trechos do mesmo texto. O difcil lembrar o local exato onde estvamos trabalhando antes da pesquisa. Para retornar ao ltimo trecho editado do documento, use a combinao de teclas Shift + F5. Se voc usar a combinao novamente, ir para a penltima modificao, e assim por diante. Esse comando uma ajuda e tanto em documentos grandes.

www.materialconcursos.com.br
15) MODIFIQUEOS ESTILOS Os estilos do Word como Ttulo 1, Ttulo 2 etc. usam padres de formatao predenidos. Para modic-los clique em Formatar, escolha Estilos e Formatao e, no painel que aparecer direita, clique com o boto direito sobre o estilo a ser alterado. Escolha Modicar e dena um novo formato. Marque a opo Atualizar Automaticamente e clique em OK. Isto ir atualizar o documento.

Вам также может понравиться