Вы находитесь на странице: 1из 19

CLONAGEM

Os clones no chamaram muita ateno durante anos, pois a clonagem se restringia principalmente a plantas e protozorios. Porm em 1996, um anncio marcou a histria da gentica. O escocs Ian Wilmut, do Instituto Roslin, de Edimburgo, com a colaborao da empresa de biotecnologia PPL Therapeutics conseguiram a proeza de mostrar que era possvel a partir de uma clula somtica diferenciada clonar um mamfero, tratava-se de uma ovelha da raa Finn Dorset chamada de Dolly.

O maior feito dos cientistas, foi fazer com que uma clula adulta se tornasse totipotente (clulas-tronco) de novo. As clulas-tronco (ou totipotentes) possuem a capacidade de se diferenciarem em diferentes tipos de clulas, em um processo antes considerado irreversvel. Como foi realizado o processo de clonagem da ovelha Dolly?

Eles isolaram uma clula mamria congelada de uma ovelha da raa Finn Dorset de seis anos de idade e a colocaram numa cultura com baixa concentrao de nutrientes. Com isso a clula entrou em um estado de latncia parando de crescer. Em paralelo, foi retirado o vulo no fertilizado de uma outra ovelha, da raa Scottish Blackface, de cor escura. Desse vulo no fertilizado foi retirado o ncleo, transformando-o em um vulo no fertilizado e sem ncleo. Atravs de um processo de eletrofuso ocorreu a unio do ncleo da ovelha da raa Finn Dorset com o vulo sem ncleo da ovelha da raa Scottish Blackface, dando incio diviso celular: uma clula em duas, duas em quatro, quatro em oito e assim por diante.

Na fase de oito a 16 clulas, as clulas se diferenciam formando uma massa de clulas internas originando o embrio propriamente dito. Aps seis dias, esse embrio, agora com cerca de 100 clulas, chamado de blastocisto. O blastocisto foi colocado no tero de uma outra ovelha da raa Scottish Blackface que funcionou como "barriga de aluguel". Aps a gestao, esta ovelha que escura deu luz um filhote branquinho da raa Finn Dorset chamada Dolly. Apesar do sucesso da clonagem, a tcnica apresentou alguns erros:
A esquerda ovelha da raa Finn Dorset e a direita ovelha da raa Scottish Blackface

A ovelha Dolly no era to idntica ao doador do ncleo, apesar de herdar da ovelha branca o DNA contido nos cromossomos do ncleo da clula mamria, ela tambm herdou da ovelha escura o DNA contido nas mitocndrias, organelas que ficam no citoplasma das clulas. Com o passar do tempo foi percebido que Dolly apresentava as extremidades dos cromossomos (telmeros) diminuda gerando envelhecimento celular precoce. Devido ao envelhecimento, Dolly sofria de artrite no quadril e joelho da pata traseira esquerda. Sugere-se que isto ocorra pelo fato de que ela tenha sido criada a partir de uma clula adulta de seis anos (idade da ovelha doadora do ncleo), e no de um embrio. Dolly foi sacrificada aos 6 anos de idade, depois de uma vida marcada por envelhecimento precoce e doenas. Em seus ltimos dias, Dolly estava com uma doena degenerativa e incurvel nos pulmes. Os problemas de sade de Dolly levantam dvidas sobre a possibilidade da prtica de copiar a vida.

Clonagem "Reprodutiva" X Clonagem "Teraputica" A Clonagem Reprodutiva pretendida para produzir uma duplicata de um indivduo existente. utilizada a tcnica chamada de Transferncia Nuclear (TN): Baseia-se na remoo do ncleo de um vulo e substituio por um outro ncleo de outra clula somtica. Aps a fuso, vai havendo a diferenciao das clulas Aps cinco dias de fecundao, o embrio agora com 200 a 250 clulas, forma um cisto chamado blastocisto. nesta fase que ocorre a implantao do embrio na cavidade uterina. O blastocisto apresenta as clulas divididas em dois grupos: camada externa (trofoectoderma), que vai formar a placenta e o saco amnitico; e camada interna que dar origem aos tecidos do feto. Aps o perodo de gestao surge um indivduo com patrimnio gentico idntico ao do doador da clula somtica.

Ilustrao de Sirio J. B. Canado pesquisa fapesp n 73, de maro de 2002

para

suplemento

especial

clonagem

da

A Clonagem "Teraputica" um procedimento cujos estgios iniciais so idnticos a clonagem para fins reprodutivo, difere somente no fato do blastocisto no ser introduzido em um tero. Ele utizado em laboratrio para a produo de clulastronco (totipotentes) a fim de produzir tecidos ou rgo para transplante. Esta tcnica tem como objetivo produzir uma cpia saudvel do tecido ou do rgo de uma pessoa doente para transplante. As clulas-tronco so classificadas em dois tipos: clulas-tronco embrionrias e clulas-tronco adultas. As clulas-tronco embrionrias so particularmente importantes porque so multifuncionais, isto , podem ser diferenciadas em diferentes tipos de clulas. Podem ser utilizadas no intuito de restautar a funo de um rgo ou tecido, transplantando novas clulas para substituir as clulas perdidas pela doena, ou substituir clulas que no funcionam adequadamente devido a um defeito gentico (ex.: doenas neurolgicas, diabetes, problemas cardacos, derrames, leses da coluna cervical e doenas sangneas). As clulastronco adultas no possuem essa capacidade de se transformar em qualquer tecido. As clulas musculares vo originar clulas musculares, as clulas de fgado vo originar clulas de fgado, e assim por diante.

Esta tcnica esbarra numa delicada questo: aps a coleta das clulas, o embrio seria descartado. Seria lcito matar uma vida para salvar outra? Mas, afinal, quando comea mesmo a vida?

Ilustrao

de

Sirio

J.

B.

Canado

para

suplemento

especial

clonagem

da

pesquisa fapesp n 73, de maro de 2002

Pontos negativos da clonagem: Tcnica de baixa eficincia. Vrios fetos morrem durante a gestao ou logo aps o nascimento. Grande nmero de anomalias Envelhecimento Precoce Os clones seriam maiores do que o normal, denominado de sndrome do filhote grande (large offspring syndrome LOS) Leses hepticas, tumores, baixa imunidade.

Pontos positivos da clonagem: Utilizao da tcnica de clonagem para obteno de clulas tronco a fim de restautar a funo de um rgos ou tecido. A clonagem "teraputica" teria a vantagem de no oferecer riscos de rejeio se o doador fosse a prpria pessoa. (ex.: reconstituir a medula em algum que se tornou paraplgico aps um acidente, ou substituir o tecido cardaco em uma pessoa que sofreu um infarto). Diminuio ou fim do trfico clandestido de rgos Ajudar casais infrteis que no podem ter filhos, mesmo aps anos de tratamento de infertilidade. Melhoramento animal, resgate de material gentico, maximizao do potencial gentico de uma raa.

Alguns quesitos sobe Cels Tronco

.As clulas-tronco so conhecidas como clulas-me ou clulas estaminais, porque no possuem funo determinada. Elas tm como caracterstica principal a capacidade de se transformar em diversos tipos de tecidos que formam o corpo humano. Dividem-se em clulas-tronco embrionrias, que de ora em diante chamaremos de CTEs, e em clulas-tronco adultas, que denomiraremos CTAs.As CTEs, presentes no embrio do 5 ao 15 dia de vida, tm como caracterstica principal a capacidade de se transformar em qualquer outro tipo de clula como, por exemplo, em ossos, nervos, msculos e sangue. Por isso, os pesquisadores acreditam que as pesquisas com as CTEs, ainda em fase de testes, sejam mais promissoras do que as CTAs. As CTAs, tambm chamadas de somticas, podem ser encontradas em diversas partes do corpo humano. As mais utilizadas para fins medicinais so as clulas de cordo umbilical, da placenta e da medula ssea. Pelo fato de serem retiradas do prprio paciente, oferecem baixo risco de rejeio nos tratamentos mdicos. A desvantagem que apresentam em relao s CTEs a baixa capacidade de transformao em outras clulas.
Cientistas acreditam que, no futuro, as clulas-tronco possam ser empregadas na cura de diversas doenas como, por exemplo, mal de Alzheimer, leucemia, mal de Parkinson e at mesmo diabetes. A expectativa que, por meio de mtodos teraputicos, vrias leses e doenas degenerativas sejam curadas. Tecidos, msculos, nervos e at mesmo rgos podero ser reconstitudos com a aplicao deste tipo de tratamento, combatendo diversas doenas crnicas.As pesquisas com CTEs recebem fortes crticas de diversos setores da sociedade, inclusive de segmentos espiritualistas da comunidade cientfica, porque, para a sua utilizao, h necessidade de se destruir o embrio, considerado uma vida o em formao.A utilizao das CTEs em pesquisas e em terapias foi autorizada pelo art. 5 da Lei n 11.105, de 24.3.2005, conhecida como Lei de Biossegurana. um dos temas que mais tem despertado polmicas, nos ltimos tempos, porque, para a realizao desses procedimentos mdicos, como j dito, necessrio destruir os embries fertilizados in vitro, gerando problemas ticos e jurdicos dos mais delicados, ante a controvrsia levantada sobre o marco inicial da vida humana a concepo!A questo que se coloca nos debates emblemtica: o progresso da Medicina e a cura de doenas devem ser buscados a qualquer preo? Como ficam os direitos dos embries? Teriam eles status de pessoa? Essas so algumas das reflexes bioticas e biojurdicas que demandam esse tipo de pesquisa, as quais devem guiar as polticas institucionais de se permitir ou no a utilizao de embries para esses fins, em vista do preceito milenar de que a vida a fonte primria de todos os outros bens jurdicos.O assunto ganhou destaque na mdia depois do ajuizamento, em maio de 2005, na Suprema Corte do pas, pela Procuradoria-Geral da Repblica, de uma Ao de Inconstitucionalidade do art. 5 da Lei de Biossegurana (ADI 3510), que autoriza a utilizao, com o consentimento dos genitores, para fins de pesquisas e terapias, de CTEs obtidas de embries humanos congelados excedentes nas Clnicas de Reproduo Assistida,[i] produzidos por fertilizao in vitro. Por conta disso, em 20.04.2007, a pedido da Procuradoria-Geral da Repblica, foi realizada a primeira Audincia Pblica da histria do Supremo Tribunal Federal um instrumento democrtico previsto na Carta Magna, de controle da constitucionalidade das leis , com vistas a reunir dados cientficos para o julgamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade.Nessa audincia, foram colhidos subsdios tericos e tcnicos de vrios integrantes da comunidade cientfica do Brasil, pr e contra a utilizao das CTEs. 2. Opinies favorveis utilizao das CTEs. O argumento central dos cientistas que defendem a utilizao das CTEs nas pesquisas o de que, como elas sero descartadas de qualquer modo, seja porque ultrapassaram o prazo de congelamento de trs anos previsto na Lei de Biossegurana, seja porque se tratam de embries inviveis, os quais no seriam bons para a utilizao na reproduo assistida, no haveria problema tico algum em aproveitlas, sobretudo em nome do progresso da cincia mdica, cujo eventual xito vir a proporcionar o avano

das pesquisas e a cura de muitas doenas que afligem os seres humanos, conforme j ocorre com a doao de rgos de pacientes com morte cerebral ou enceflica. 3. Opinies contrrias utilizao das CTEs. J outros membros da comunidade cientfica, sobretudo os adeptos de determinados segmentos espiritualistas, que defendem a tese contrria, sustentam, basicamente, que o incio da vida humana ocorre na concepo e, como pode haver almas ligadas em alguns dos embries, seria muito arriscada a utilizao deles nessas pesquisas, pois estar-se-ia impedindo o nascimento dessas individualidades, configurando o chamado aborto de proveta. Os defensores dos embries acrescentam ainda que no h como se fazer juzo tico daquilo que no se conhece com profundidade, sobretudo porque, nos experimentos com animais, tem havido rejeio e ocorrncia de tumores malignos. Com base nisso, recomendam que se continue utilizando as CTAs, nas pesquisas e nas teraputicas, que tm proporcionado resultados muito mais seguros e positivos do que as CTEs. 4. O porqu da aprovao do art. 5 da Lei de Biossegurana. Investigando um pouco o histrico que precedeu a aprovao da Lei impugnada, detectamos que os parlamentares, cedendo presso de grupos defensores das pesquisas com CTEs, utilizaram a astuta estratgia de incluir o dispositivo legal, ora questionado no STF (art. 5), no projeto legislativo, depois transformado na Lei de Biossegurana, que, no geral, uma lei muito positiva, diria at avanada para pases em desenvolvimento como o Brasil, a qual despertou grande simpatia a comear pelo nome: bio + segurana, que apresenta o rtulo de uma lei protetora do meio-ambiente.Alguns juristas se levantaram, em vo, contra essa mescla, na lei, de embries humanos e OGM organismos geneticamente modificados, mais conhecidos como transgnicos.Se fosse elaborado um projeto em separado, para tratar especificamente da utilizao dos embries excedentes, dificilmente seria aprovado, em virtude da tradio cultural do povo brasileiro, que contra o aborto, em sua grande maioria, exatamente porque a realizao dessas pesquisas impe a necessidade de se destruir os embries, produto da concepo, marco inicial do incio da vida humana, tese prevalecente entre os defensores dos direitos humanos, que tem o respaldo da Embriologia, do Direito Civil Nacional e Internacional e das religies ditas crists, como se ver adiante. Por seu lado, o Legislativo aprovou esse dispositivo impugnado na ao de inconstitucionalidade, contaminado pela sndrome da medicina dogmtica, sob a presso do marketing cientfico de grupos, entre eles os laboratrios e setores da indstria farmacutica, interessados na aprovao da lei, os quais, em clima de uma quase chantagem emocional, e garantindo resultados, chegaram a patrocinar a ida de grupos de pessoas, portadoras de doenas degenerativas, muitas delas deficientes fsicos em suas cadeiras de roda, para sensibilizar os parlamentares.Essa estratgia poltica desencadeou vrias reaes de repdio dos grupos opositores, como, por exemplo, o desabafo do mdico esprita Dcio Indoli Jnior, que, em artigo[ii] de sua autoria, publicado no site da Associao Mdico-Esprita do Brasil, declarou:(...) Assistimos recentemente votao da lei de biossegurana cercada de uma presso social que, na minha opinio, foi criada sinteticamente por uma exposio assimtrica do tema pela mdia. Acredito que a opinio pblica no foi devidamente esclarecida quanto a esta questo. Pde-se ver, na televiso, portadores de deficincia fsica chorando, emocionados, com a aprovao da lei, o que mostra como eles foram iludidos, pois possibilidades tericas foram colocadas como verdades, alguns pesquisadores chegaram a colocar prazos de 2 a 5 anos para a obteno de resultados prticos, sendo que no se sabe nem se estes objetivos podero ser alcanados, quanto mais estabelecer um tempo para que isso ocorra. Na cincia, no h como prever resultados, pois ela trata, justamente, de explorar o desconhecido, hipteses consideradas como verdadeiras por muitos anos j se mostraram falsas, assim como, objetivos que pareciam inatingveis, foram alcanados. Trabalhar pelo desenvolvimento da cincia uma obrigao de todos, estudar todas as possibilidades de progresso tambm, mas no se podem garantir resultados, principalmente quando estas promessas geram falsas expectativas em pessoas to sofridas, manipulando suas esperanas. Criou-se uma iluso perigosa a respeito do assunto e, conseqentemente, uma opinio equivocada. O argumento de salvar vidas com pores de clulas que iriam "para o lixo" imoral, minimizando e "coisificando" o embrio. O que mais preocupa, com relao a este tema, que abrimos um grave precedente, pois, agora, o embrio, desrespeitado e desclassificado como ser humano, possibilitar tornar lcito tambm o aborto, tanto que os grupos pr-aborto tm intensificado muito suas campanhas iniciando a abordagem pela legalizao do aborto dos anencfalos. Recentemente, o Ministrio da Sade divulgou norma facilitando o aborto de vtimas de estupro, no exigindo qualquer tipo de comprovao do fato, e tentando eximir o mdico de qualquer responsabilidade legal, abrindo uma brecha para a institucionalizao do aborto generalizado. J que o embrio congelado no vida, por que o embrio no tero seria? A noo da populao sobre o que um zigoto, um embrio ou um feto muito pobre, facilitando a campanha em favor do aborto. Alguns mdicos j

defendem a interrupo da gestao de fetos portadores de qualquer anomalia, inclusive sndrome de Down. Onde vamos parar? Qual o limite tico que se estabelecer? O que est em questo agora no o benefcio para a cincia e sim o benefcio para a humanidade, o que pode no significar a mesma coisa, j que, em termos de cincia, toda e qualquer possibilidade de estudo ou pesquisa, sempre benfica, pois traz conhecimento, mesmo que este conhecimento seja a constatao de que no possvel atingir as metas inicialmente traadas por aquela linha de pesquisa; entretanto, devemos levar em considerao as questes ticas, j que os fins no justificam os meios. Deveramos estar discutindo a regulamentao da produo de embries com fins reprodutivos, e o fato de no os utilizar, ou de que eles sero descartados de qualquer maneira no pode ser justificativa para a utilizao dos mesmos com fins cientficos. O que deve ficar bem claro que um embrio considerado, pela prpria cincia materialista, como um ser humano vivo, devendo, portanto, ser respeitado como tal. O mundo vai evoluir sempre, pois este nosso destino inexorvel; vamos conquistar tecnologias cada vez mais importantes, entretanto, devemos escolher qual preo estamos dispostos a pagar por isso, quais os caminhos que devemos seguir. O uso de CTEs humanas no necessrio para o avano da cincia neste momento, acredito que, pelos trabalhos j desenvolvidos com as CTAs, chegaremos a grandes conquistas, e o estudo dos fatores epigenticos, acabaro por nos conduzir ao conceito de "Modelo Organizador Biolgico", ou perisprito, o que nos trar a possibilidade de, por exemplo, "construir" rgos em laboratrio a partir de clulas-tronco do prprio paciente, para um "auto-transplante", fundando a engenharia de rgos e tecidos. A despeito de nosso otimismo e entusiasmo, no percamos a serenidade, nem dispensemos a SEGURANA no avano da cincia, pois no temos como fazer juzo tico daquilo que no conhecemos completamente. Sigamos confiantes e dedicados nos estudos e no desenvolvimento das CTAs, dominando cada vez mais e melhor suas possibilidades, e enquanto isso, muita prudncia e responsabilidade (...). Destaques meus.Para se ter uma idia dos interesses econmicos em jogo, h notcias de que somente no estado da Califrnia (EUA) abriu-se caminho, por meio de um Plebiscito, para alocar cerca de 3 bilhes de dlares, no espao de dez anos, exclusivamente para as pesquisas de clulas-tronco. Estas informaes constam do artigo Pesquisas com clulas-tronco: aspectos cientficos, ticos e sociais, compilado a partir de uma palestra ministrada em So Paulo, por ZAGO e COVAS, no instituto Fernando Henrique Cardoso, no dia 30.11.2004,[iii] e confirmado pelo bilogo norte-americano David Baltimore, em entrevista Revisa VEJA, de 28 de maio de 2008.Talvez esses detalhes ajudem a explicar o porqu de a lei ter sido aprovada, no Brasil, com os dispositivos que agora esto sendo questionados do STF Supremo Tribunal Federal.Mas essa uma outra questo, que se pode aprofundar lendo o interessantssimo artigo, com enfoque histrico, de Dante Marcello Claramonte Gallian, sob o ttulo Por detrs do ltimo ato da cincia-espetculo: as clulas-tronco embrionrias, do qual extraio o seguinte trecho:(...) Por detrs de todo este espetculo, certamente no est o velho embate entre as luzes da cincia e as trevas da religio, mas sim o posicionamento ideolgico do cientificismo que, tomando como fundamento uma concepo meramente tecnicista e pragmtica de cincia e apoiada por uma leitura oportunista da filosofia, procura justificar o avano da cincia pelo bem dela mesma. (...)[iv] [Realcei]. 5. Alguns aspectos bioticos e biojurdicos. 5.1. tica. A tica, como todos sabemos, a parte da Filosofia que estuda a moral. O Dicionrio Aurlio define-a como o estudo dos juzos de apreciao que se referem conduta humana suscetvel de

qualificao do ponto de vista do bem ou do mal, seja relativamente a determinada sociedade, seja de modo absoluto (Sublinhei).

Segundo a tradio filosfico-religiosa, a tica constitui a teoria segundo a qual os imperativos ticos promanam de uma origem natural ou divina que transcende a livre autodeterminao do ser humano, incapaz de estabelecer com suas prprias foras um conjunto de regras e leis morais que atinja a perfeio necessria (Dicionrio Houaiss). Destaquei. tica vem do grego ethos (modo de ser, carter) e tem uma etimologia idntica ao radical latino mos (singular) e mores (plural), donde se origina a expresso moral (bons costumes). Portanto, ambas pertinem teoria dos costumes ou dos hbitos. A tica divide-se em Deontologia (cincia dos deveres) e Diceologia (cincia dos direitos).
Moral a regra de bem proceder, o que implica na capacidade de se distinguir o bem do mal. A sua infrao resulta numa sano, na maioria dos casos imposta pela prpria conscincia, que se traduz no

remorso. Em outros casos, a sano decorre de uma repulsa social. No sentido estrito, tica (profissional) o conjunto de princpios morais que regem a conduta funcional de determinada profisso. Por isso, necessita da complementao do termo profissional porque ela se aplica a uma atividade particular da pessoa humana. O desrespeito tica profissional, alm da sano subjetiva pertinente Moral, sujeita o infrator a uma sano concreta, externa, prevista no cdigo de conduta sistematizado pelo respectivo segmento profissional. A tica de qualquer profissional consiste na persistente aspirao de amoldar sua conduta aos princpios bsicos dos valores culturais prprios de sua misso, seus fins, em todas as esferas de atividade, tendo como instrumento normativo para atingir aquela finalidade o cdigo de deveres profissionais. No mbito da Medicina, consoante o Dicionrio Houaiss, a tica seria o conjunto

de regras de conduta moral, deontolgica e cientfica dos profissionais de sade com relao aos pacientes. (Grifei).

Analisando a histria da humanidade, com foco sobretudo na tragdia do holocausto da Segunda Guerra Mundial, em que mdicos nazistas, em nome da cincia, perpetravam abusos com experincias em seres humanos, os resultados desastrosos dessa prtica ajudou a formar um senso comum de que o progresso tecnolgico deve ser controlado, de modo que as novas descobertas cientficas no fiquem subordinadas a todo tipo de interesse, entre eles o interesse ideolgico e o comercial, pois a cincia jamais pode ser mais importante que o homem. Ou seja, parte-se da premissa de que a cincia foi feita para o homem e no o homem para a cincia.
5.2. Biotica.

Graas revoluo tecno-cientfica, mdico e biolgica ocorrida nos ltimos anos, e que tem marcado profundamente o ser humano, a sociedade est sendo colocada frente a dilemas de difcil soluo e que variam, dependendo do ambiente e da cultura em que se verificam esses dilemas, compelindo o indivduo a rever conceitos e posies antes tidos como inquestionveis, sobretudo no setor da instituio famlia. Alguns exemplos: a) legalmente, quem a me na maternidade substitutiva ou barriga de aluguel? b) possvel a adoo de embries, como se fossem filhos? c) cabvel a ao de alimentos em benefcio do feto? [j existem precedentes jurisprudenciais a respeito]; d) a destruio do embrio in vitro constituise num crime semelhante ao aborto? e) no caso da morte do beneficirio do material gentico, como ficar a questo sucessria e da orfandade do embrio? A Biotica, nome cunhado a partir da juno das palavras gregas bios (vida) e ethike (tica), nasceu da necessidade de se disciplinar, luz de princpios morais, a conduta dos profissionais da rea biomdica, que, a reboque do admirvel progresso da biotecnologia, passaram a experimentar uma radical mudana nas formas tradicionais de agir e decidir, passveis de colocar em risco a sade humana e o meio ambiente. Em boa hora, a Biotica veio para blindar os direitos fundamentais do homem, alando-o como objeto central de sua teoria, com vistas a proteg-lo da desumanizao que vem tomando conta da Medicina, em virtude dessas inovaes tecnolgicas. Marcelo Martins Eullio, especialista em Direito Constitucional pela UFPI, em artigo de sua autoria denominado Biotica e sua interdisciplinaridade com o Direito, traz o seguinte conceito, colhido na Encyclopedia of Bioethics por Leo Pessini e Christian de Paul Barchifontaine:
Biotica o estudo sistemtico da conduta humana no mbito das cincias da vida e da sade, enquanto [v] essa conduta examinada luz de valores e princpios morais (...).

5.3. Biodireito. Como vimos na introduo, a temtica possui contornos ticos de grande relevncia que se embricam com o Direito, pois enseja a necessidade de se discutir o que Vida e quando ela comea, pois isso fundamental para se aferir a constitucionalidade dos dispositivos legais impugnados na ao intentada pela Procuradoria-Geral da Repblica. Zalmino Zimmermann, presidente da ABRAME Associao Brasileira dos Magistrados Espritas, em bem fundamentado artigo[vi] sobre a questo do aborto, que tem pontos de contato com o assunto em pauta, enfatiza:1. O direito vida o primeiro dos direitos naturais. Diz com a prpria natureza humana, da o seu carter inviolvel, intemporal e universal [CANOTILHO]. Caracteriza-se como um direito supraestatal; paira acima do Estado. Os direitos supraestatais, ensinava o mestre Pontes de Miranda, no existem conforme os cria ou regula a lei; existem a despeito das leis que os pretendem modificar ou conceituar. No resultam das leis, precedem-nas; no tm o contedo que elas lhes do, recebem-no do direito das gentes (...).10. O direito vida integra-se pessoa, categoria humana, desde o primeiro momento de existncia intra-uterina at o bito, abrangendo o direito de nascer e viver, de trabalhar e subsistir (art. 7, art. 203, III, CF), de ser socialmente assistida (art. 203, CF), de receber alimentos (art. 5, LVII, CF), no importando se nascitura, criana, adolescente ou idosa (art. 203, 227, 1, 230, CF, Estatuto da Criana e do Adolescente, Estatuto do Idoso) ou se portador de anomalias fsicas ou psquicas (art. 227, 1, II, CF). A Ordem Jurdica respeita e protege, assim, o bem supremo que a vida humana, em todas as fases de sua manifestao.11. A vida no uma concesso jurdico-estatal e, inclusive, o direito a ela transcende ao direito da pessoa sobre si mesma. A pessoa no vive s para si, mas tambm para a sociedade.No h, assim, como admitir a licitude de um ato que atente contra a vida humana, cortando a possibilidade de seu desenvolvimento e impedindo ao seu titular o cumprimento de sua misso social, caracterizando-se, pois, tambm, na verdade, como ato de lesa-sociedade.O Biodireito, tomando por fontes imediatas a Biotica e a Biogentica, apresenta-se como a nova disciplina que surgiu da necessidade de se traar limites jurdicos ao dos profissionais da sade, tendo por alvo principal a proteo da vida humana, cuja dignidade deve ficar a salvo de violaes, posto que tanto o avano tecnolgico como a ordem jurdica s se legitimam se tm por escopo o bem comum.

Para nortear a conduta dos operadores desses segmentos, foram concebidos vrios princpios a serem observados. Os fundamentais so: os princpios da autonomia e da beneficncia (de ordem teleolgica estudo dos fins humanos), os princpios da no-maleficncia e da justia (de ordem deontolgica estudo dos deveres)[vii] e o princpio da prudncia ou precauo.[viii]
O Direito, como fenmeno sociolgico, interdisciplinar, chamado a definir o alcance desses e de outros princpios, em harmonia com os valores sociais.

O princpio da AUTONOMIA, como o prprio nome indica, consiste em se respeitar o paciente em sua capacidade de se autogovernar. Requer, por isso, do profissional da sade o dever de respeitar a vontade do paciente, ou de seu representante, levando em conta, dentro de certos limites, seus valores morais e crenas religiosas, reconhecendo-lhe o domnio sobre o corpo, sobre a mente e sobre a intimidade, de forma a restringir a intromisso alheia no mundo daquele que est sendo submetido a tratamento. Por esse princpio, o valor da pessoa visto como um bem incondicional, considerando o homem como FIM e no MEIO. Entretanto, essa liberdade de tomar decises, visto que no absoluta, implica em responsabilidades, esbarrando em limites impostos por princpios maiores, como o caso da prpria vida. J o princpio da BENEFICNCIA impe ao profissional da sade a obrigao moral de atuar em benefcio do outro, do prximo, para atingir o seu bem-estar,

fomentando a solidariedade no meio social, o dever de proteger o direito do outro, sobretudo o do mais fraco, livrando-o, tambm, do perigo. O princpio da NO-MALEFICNCIA considerado como um desdobramento do princpio da BENEFICNCIA, trazendo, nsita, a obrigao de no acarretar dano intencional ao paciente. Na essncia, encerra uma obrigao de nofazer, caracterizada pela absteno, pela situao omissiva, com vistas ao bem-estar do paciente:
[Esses princpios] baseia[m]-se na tradio hipocrtica de que o profissional da sade, em particular o mdico, s pode usar o tratamento para o bem do enfermo, segundo sua capacidade e juzo, e nunca para fazer o mal ou praticar a injustia (...). Duas so as regras dos atos de beneficncia: no causar [ix] dano e maximizar os benefcios, minimizando os possveis riscos. Sublinhei. O princpio da JUSTIA destina-se a fomentar as condutas virtuosas, que deita razes em outro princpio no menos importante: o da IGUALDADE entre os sujeitos de direitos e deveres, segundo a lei do merecimento, em que os iguais devem ser tratados de forma igual e os desiguais de forma desigual, sem perder de foco que, no tocante s leis naturais do nascimento e da morte, nenhum homem superior ao outro.

Por esse princpio, a prtica mdica deve revestir-se de imparcialidade na distribuio dos riscos e benefcios sade do paciente. Finalmente, o princpio da PRECAUO ou PRUDNCIA recomenda a tomada, pelos pesquisadores, de atitudes ou aes preventivas e controladoras, visando diminuio e ou a eliminao dos riscos sade humana e ao meio ambiente, em decorrncia do emprego ou do desenvolvimento de tecnologias modernas. No caso da utilizao das CTEs, para fins de pesquisa e terapias, de se perguntar se est sendo respeitado este princpio, considerando a possibilidade da existncia de Espritos ligados aos embries.
A tica no contemporiza com a posio dogmtica de setores da comunidade cientfica, que procuram fazer da cincia um fim em si mesma, sob o plio da intangibilidade sagrada do avano cientfico, incorrendo em concepes filosficas que relativizam o conceito da vida humana. [x] O autor da Ao de Inconstitucionalidade pr-falada toma como fundamento jurdico principal que o dispositivo questionado o fere os princpios da dignidade humana e da inviolabilidade do direito vida, insculpidos no art. 1 , inciso o III, c/c o art. 5 , caput, da Constituio Federal.Com fundamento na doutrina clssica da Embriologia, parte do pressuposto de que o incio da vida humana comea na fecundao, que resulta na formao da clula-ovo, a nossa primeira morada, testemunha silenciosa e eloqente de trs bilhes e

oitocentos milhes de anos de nossa evoluo biolgica, um primor de sofisticao e complexidade(...) [xi] que contm, potencialmente, todas as caractersticas genticas do futuro beb: (...) no possvel interromper algum ponto do continuum zigoto, feto, criana, adulto, velho sem causar danos irreversveis ao bem maior, que a prpria vida.
A esses preceitos bsicos, mencionados na inicial, ajunte-se tambm o Direito Internacional: Pacto de San Jos, do qual o Brasil signatrio: Art. 4o, n. 1. Toda pessoa tem direito de que se respeite sua vida. Esse direito deve ser protegido pela lei e, em geral, desde o momento da concepo; a Declarao dos Direitos da Criana, adotada pela Assemblia Geral da ONU, desde 20.11.1959: A criana, dada a sua imaturidade fsica e mental, precisa de proteo legal apropriada, tanto antes como depois do nascimento; alm do art. 22 do Cdigo Civil Mexicano; do art. 75 do Cdigo Civil Chileno; do art. 70 do Cdigo Civil Argentino; do art. 41 da Conveno Americana sobre os Direitos Humanos; e da Lei de Proteo do

Embrio, na Alemanha.

O art. 2o do Cdigo Civil ptrio igualmente protege o direito do nascituro, revestindo-o de personalidade jurdica formal,[xvi] assim como o Estatuto da Criana e do Adolescente (Lei 8.069, de 13.7.1990), entre outros diplomas legais de tutela civil.

A Prof Dr Maria Helena Diniz, conceituada jurista e escritora, ao tratar do tema na atualssima obra O Estado Atual do Biodireito, escreveu:A CF de 1988, em seu art. 5, IX, proclama a liberdade da atividade cientfica como um dos direitos fundamentais, mas isso no significa que ela seja absoluta e no contenha qualquer limitao, pois h outros valores e bens jurdicos reconhecidos constitucionalmente, como a vida, a integridade fsica e psquica, a privacidade etc, que poderiam ser gravemente afetados pelo mau uso da liberdade de pesquisa cientfica.Havendo conflito entre a livre expresso da atividade cientfica e outro direito fundamental da pessoa humana, a soluo ou o ponto de equilbrio deve ser o respeito dignidade humana, fundamento do Estado Democrtico de Direito, previsto no art. 1, III, da CF. Nenhuma liberdade de investigao cientfica poder ser aceita se colocar em perigo a pessoa humana e sua dignidade. A liberdade cientfica sofrer as restries que forem imprescindveis para a preservao do ser humano na sua dignidade.[xvii] Grifei.Constituindo a vida a fonte primria de todos os outros bens jurdicos, a opinio dos juristas coerente com a opinio dos mdicos que pugnam pela humanizao da Medicina, demonstrando que muito arriscado relativizar os direitos do embrio.

1.

INTRODUO

Os avanos cientficos e tecnolgicos alcanados, sobretudo nas ltimas dcadas e, particularmente, na rea da sade tem nos colocado frente a novas situaes at bem pouco tempo atrs inimaginveis. Dentro deste contexto est a temtica que trazemos para discusso neste trabalho, o qual refere-se a sempre polmica questo das pesquisas envolvendo clulas-tronco. Nestas pesquisas, assim como em muitas outras h dois lados opostos. De um lado, temos a cincia revelando esperanas de melhoria na qualidade de vida de seres humanos portadores de certas doenas. De outro, temos o impasse de discusses ticas, morais e religiosas que precisam ser analisadas com responsabilidade. por esta razo, ou seja, por esta diversidade de compreenses acerca de um mesmo assunto que o tema referente s pesquisas com clulas-tronco entra no campo de anlise da Biotica que se baseia na multidisciplinaridade, nos costumes e na necessidade de respeito ao pluralismo moral social. 2. AS PESQUISAS COM CLULAS-TRONCO O campo da biomedicina vem avanando de forma evidente, ancorado nas novas tecnologias aplicadas sade. Uma destas tecnologias, a qual vem sendo alvo de discusses no mbito da biotica e do direito a terapia celular com a utilizao de clulas-tronco embrionrias. As implicaes ticas e legais desta forma de terapia residem no fato de se utilizarem embries humanos como fonte de clulas-tronco nas pesquisas para o tratamento e cura de algumas doenas degenerativas, como o diabetes tipo 1 e esclerose lateral amiotrfica, mas especialmente nos processos degenerativos dos tecidos nervoso e muscular, bem como leses traumticas - como as causadas por acidentes - por exemplo na medula espinhal. Enfermidades que antes eram intratveis ou incurveis ou leses at ento tidas como irreversveis passam a ter a promessa dos estudos referentes teraputica utilizando clulas-tronco embrionrias. Doenas degenerativas ou ainda leses em rgos vitais esto na lista da expanso no campo da teraputica com clulas-tronco. O mecanismo de ao deste tipo de clula no tratamento e cura de doenas a capacidade que as mesmas apresentam em diferenciar-se no tecido orgnico necessrio para substituir e/ou restaurar o tecido ou rgo lesado ou degenerado. Em entrevista concedida a tica Revista, o professor Antnio Teixeira coloca que as: clulas-tronco so aquelas que encerram as informaes capazes de gerar um novo ser vivo igual ao seu semelhante parental. A clula-tronco pluripotente aquela que resulta da fuso do gameta masculino (espermatozide) com o gameta feminino (vulo). Ela pluripotente porque pode diferenciar pelo menos 230 tipos de clulas diferentes no corpo humano. E ainda, ela pode se transformar em clula germinativa geradora de gametas masculino e feminino. As clulas embrionrias no adulto perderam essa capacidade pluripotencial de diferenciao, ainda que algum potencial seja mantido (2005, p. 6). Ao colocarmos aqui o conceito de clula-tronco e apontar a caracterstica principal das clulas-tronco embrionrias, Teixeira nos leva a entender o motivo pelo qual esse tipo de clula-tronco desejado quando se fala de terapia celular. A capacidade pluripotente de diferenciao, reduzido nas clulastronco adultas compromete uma gama de tecidos-alvo passveis de serem tratados com o uso da teraputica com clulas-tronco embrionrias. Apesar dos possveis benefcios associados s pesquisas com clulas-tronco embrionrias no podemos esquecer que os avanos da biomedicina freqentemente incluem implicaes ticas e morais, j que trazem a tona junto s suas pesquisas discusses sobre direito vida, efeitos colaterais, sofrimento e dor. Quanto s discusses sobre os aspectos ticos das pesquisas biomdicas trazemos o contedo presente no livro Biotica Cotidiana, de Giovanni Berlinguer, o qual coloca a questo da utilizao dos embries humanos em experimentos biomdicos como um problema emergente e uma complexa questo relacionada Biotica. O autor revela o desejo de:

uma perspectiva que veja a cincia, a lei e a moral unirem-se para resolver (ou quase) um problema de todos, recorrendo linguagem comum da preveno. Isso seria ainda mais positivo numa fase na qual emergem, nas fronteiras da pesquisa biomdica, possibilidades de novos conhecimentos, de aplicaes teis, e ao mesmo tempo, de profundas aberraes, diante das quais parece bem difcil prever a formao de um senso comum (p. 53). Ao prosseguir na sua escrita sobre a experimentao com embries, o autor problematiza, levando-nos a refletir a respeito da sorte daqueles embries no destinados a implantar-se no tero (p.53) e tambm sobre as discusses cientficas e morais que tocam a legitimidade ou no de utilizar embries humanos para experimentaes. O autor ainda assinala para a dificuldade de se chegar a um acordo e a leis uniformes sobre este assunto. No mesmo sentido, Berlinguer citando o contedo presente na Conveno Biotica Europia ou ainda Conveno de Oviedo para proteo dos direitos do homem e da dignidade do ser humano em relao biomedicina evidencia que a instituio se cala sobre a reproduo assistida, limitando-se a duas afirmaes sobre o embrio, presentes no artigo 18 desta Conveno. O autor nos mostra, no trecho subsequente, que este rgo se pronuncia de forma contraditria a respeito das pesquisas com embries humanos. Sobre as declaraes da Conveno: Uma bastante hipcrita, que enquanto a lei consente a pesquisa com embries in vitro, ela assegura uma proteo adequada ao embrio. [...] como se a pesquisa no implicasse quase sempre profundas alteraes do seu objeto, o embrio. A outra, mais precisa, que a criao de embries para fins de pesquisa proibida. Essa impe um limite apropriado e deveria evitar, caso extremo, a criao de fbricas de embries, mas foge ao dilema moral se lcito ou no, em geral, fazer experincias com embries. (p. 54). Em notcia divulgada pela Revista poca em 31 de Julho de 2010, temos a informao sobre o estado dos estudos com clulas-tronco embrionrias em humanos: Doze anos aps o "nascimento" da primeira linhagem de clulas-tronco embrionrias humanas, na Universidade de Wisconsin, a Administrao de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos (FDA) autorizou hoje, pela primeira vez, que essas clulas sejam injetadas experimentalmente em seres humanos. O estudo ser conduzido pela empresa de biotecnologia Geron, que financiou a pesquisa pioneira de Wisconsin, em 1998, e agora, aps uma dcada de experimentos in vitro e com animais, poder finalmente testar o potencial teraputico de suas clulas no organismo humano. Trata-se do primeiro e nico ensaio clnico com clulas-tronco embrionrias humanas aprovado no mundo at agora. A permisso ou proibio do uso de embries nas pesquisas com clulas-tronco est sob a jurisdio de cada pas, havendo, portanto, variaes neste quesito. No Brasil, recentemente, o Supremo Tribunal Federal, por meio da Lei de Biossegurana (Lei n 11.105 de 24/03/2005), autorizou tais pesquisas. Alm da tutela vida, as pesquisas com clulas-tronco, e nesse caso no apenas em se tratando das embrionrias, mas tambm das adultas, trazem ainda as questes envolvendo os possveis efeitos prejudiciais da utilizao destas clulas no organismo humano. H estudos que apontam a imprevisibilidade das clulas-tronco quando implantadas nos tecidos orgnicos, podendo at causar tumores, levando-se em conta a grande capacidade proliferativa desse tipo de clula. Isso aponta para a necessidade de mais estudos no sentido de determinar de forma confivel quais os mecanismos que a levam a diferenciar-se no tipo de clula desejado. Nesse sentido, Cristiane Segatto na Revista poca (2009) relata o caso de implantao de clulas-tronco em humano a fim de combater uma doena neurodegenerativa, mas que, alm de no surtir o efeito teraputico esperado resultou na formao de um tumor cerebral. A notcia ainda traz um trecho escrito pela a autora do estudo, Ninette Amariglio, da Universidade de Tel-Aviv, em Israel, o qual sugere que, apesar do resultado negativo encontrado os estudos com clulastronco no devem ser abandonados, mas h necessidade de maiores estudos para que se possa assegurar o uso dessas clulas e garantir os benefcios esperados sem riscos aqueles que sero beneficiados com os avanos nesse campo: Nossa descoberta no significa que a pesquisa com clulas-tronco para uso teraputico deva ser abandonada. Significa que preciso fazer extensas pesquisas sobre a biologia das clulas-tronco e estudos pr-clnicos rigorosos antes de oferecer qualquer tipo de terapia aos pacientes.

Como j referimos anteriormente, existem dois tipos de clulas-tronco, ambas com potencial teraputico em estudo: as clulas-tronco embrionrias e as adultas. Porm, a polmica quando se fala na teraputica por clulas-tronco quando ela feita com a utilizao das primeiras. Por serem clulas do tipo totipotente ou pluripotente, ou seja, por apresentar a capacidade de diferenciar-se em qualquer tecido do organismo humano, quando em comparao com as clulas-tronco adultas - em especial as presentes na medula ssea e no cordo umbilical - tem maior poder de regenerar os tecidos para os quais as clulas-tronco medulares, que produzem os diversos tipos de clulas do tecido sanguneo no so capazes de diferenciar-se, pois j esto programadas para gerar determinado tipo celular, apesar da plasticidade j verificada nesse tipo de clula-tronco. Apesar das vantagens teraputicas oferecidas pelas clulas-tronco embrionrias quando comparadas s adultas, a grande questo quando se fala da sua utilizao que esta interveno necessariamente mata o embrio. Os centros de pesquisa no campo da terapia celular com clulas-tronco embrionrias justificam que os embries utilizados so aqueles que por algum motivo foram descartados nas clnicas de fertilizao, e que somente so utilizados os embries que se encontram congelados h um tempo determinado, quando o seu uso passa a no ser adequado para fertilizao, j que a viabilidade do embrio aps ser implantado no tero diminui com o tempo de congelamento deste. Essa condio de se permitir a utilizao de embries descartados nas clnicas de fertilizao in vitro amparada na Lei n 11.105/05, especificamente pelo Art. 5o, no qual se assegura que: permitida, para fins de pesquisa e terapia, a utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no respectivo procedimento, atendidas as seguintes condies: I sejam embries inviveis; ou II sejam embries congelados h 3 (trs) anos ou mais, na data da publicao desta Lei, ou que, j congelados na data da publicao desta Lei, depois de completarem 3 (trs) anos, contados a partir da data de congelamento. A Constituio Federal de 1988 protege por meio da Lei de Biossegurana (Lei n 11.105 de 24/03/2005) a pesquisa com clulas-tronco embrionrias, desde que respeitadas as condies especficas para a utilizao de embries humanos para fins de pesquisa e terapia, que so a inviabilidade do embrio ou respeitando o tempo determinado de congelamento. Porm, nesse sentido surgem debates quanto viabilidade dos embries congelados e se h possibilidade dos mesmos, quando implantados no tero, desenvolverem-se normalmente apesar do tempo de congelamento. H discusses sobre se realmente o congelamento afeta a viabilidade dos embries e qual o critrio utilizado para garantir que, aps trs anos de congelamento, tempo defendido pela Lei de Biossegurana, o embrio no mais vivel para implantao no tero e, portanto, poder ser destinado s pesquisas no campo da terapia celular. J para aqueles que defendem a no necessidade de se sacrificar embries humanos nas pesquisas com clulas-tronco e apostam na eficcia teraputica das clulas-tronco adultas a principal justificativa que no podemos matar uma vida para salvar outra. Nesse sentido os mesmos, ancorados na defesa da vida, rejeitam tais pesquisas. O que os impele a apostar nas clulas adultas que elas podem ser retiradas de um doador, no caso das medulares, sem comprometimento do mesmo, j que so constantemente produzidas. J as que esto presentes no sangue do cordo umbilical e da placenta tambm no comprometem o doador, j que este material descartado aps o parto. Neste caso a autorizao da doao do material cabe me no momento do parto. Os estudos com clulas-tronco adultas tem demonstrado resultados promissores nos tratamentos de desordens hematolgicas, como a leucemia e em experimentos clnicos para tratamento de doenas autoimunes e degenerativas. Elas apresentam boa plasticidade e, portanto, se for oferecido ambiente adequado e fatores de crescimento para a sua diferenciao e proliferao em outros tecidos que no o sanguneo, preferencialmente aqueles que compartilham a mesma origem embriolgica, isso poder ser um passo avante no sentido de poupar a destruio de embries para pesquisas teraputicas e reduzir os embates ticos e morais a respeito. No podemos esquecer tambm que as discusses no campo cientfico e tecnolgico envolvem, e no poderia ser de outra forma, os aspectos polticos da vida em sociedade. Sendo assim, no sentido jurdico, a lei deve se adequar s mudanas sociais e ao desenvolvimento tecnolgico e cientfico no sentido de aliar os avanos no campo da biomedicina ao processo scio-histrico da humanidade, sem

que estes avanos estejam distanciados de sua aplicao prtica, com vistas a valorizar as novas descobertas cientficas que possam melhorar a sade e a vida das pessoas. Tambm ao falarmos das novas descobertas e avanos da biomedicina em sintonia com o desenvolvimento histrico, social e cultural de nossa sociedade no podemos esquecer que na totalidade das relaes estabelecidas no campo social emergem, em se tratando de pesquisas cientficas, os valores ticos e morais universalizados quando falamos dos direitos humanos, principalmente o direito e respeito vida. Dalmo de Abreu Dallari nos leva a reconhecer o direito primordial vida, o direito de ser pessoa, quando coloca que: Qualquer ao humana que tenha algum reflexo sobre as pessoas e seu ambiente deve implicar o reconhecimento de valores e uma avaliao de como estes podero ser afetados. O primeiro desses valores a prpria pessoa, com as peculiaridades que so inerentes sua natureza [...]. Ignorar essa valorao ao praticar atos que produzam algum efeito sobre a pessoa humana seja diretamente sobre ela ou atravs de modificaes do meio em que a pessoa existe, reduzir a pessoa condio de coisa, retirando dela sua dignidade (DALARI, 1998, p.231). Transpondo a escrita do autor para o contexto da experimentao com clulas-tronco embrionrias, se considerarmos o embrio como um ser vivo em potencial, bastando para isso que lhe seja fornecido ambiente adequado para que possa desenvolver-se, ento, como ser vivo que , tem o mesmo direito vida que a tutela existente sobre o feto, a criana, ou o adulto. Se o embrio for visto como um ser humano em seu estgio inicial de desenvolvimento, e no como um aglomerado de clulas inconsciente e sem autonomia, ento este passa a ter direito proteo. Esta discusso sobre quando e em quais condies o embrio pode ser considerado feto, ou seja, ser humano, ainda est longe de ser superada. Assim, no campo da tica mdica que surgem as discusses mais acirradas, as quais muitas vezes, dependendo do tema em questo, no chegam a um consenso entre os envolvidos. No seio destas discusses, debates, confuses e dificuldades consensuais surge a Biotica como instrumento dedicado a tratar dos temas que so polemizados justamente pelo seu teor tico, moral, e algumas vezes religioso. Seria a Biotica, portanto, o que podemos chamar tica da vida. Esta denominao pressupe como princpio mximo a defesa da vida, e no caso do que estamos tratando neste trabalho em relao aos embries humanos, da defesa vida humana. Nesta direo Vieira nos traz que o vocbulo biotica indica um conjunto de pesquisas e prticas pluridisciplinares, objetivando elucidar e solucionar questes ticas provocadas pelo avano das tecnocincias biomdicas (1999, p. 15). Aqui a autora sinaliza para o fato do ser humano no ser apenas natureza, aspecto biolgico, mas tambm sociedade. Desta forma impossvel negar a presena de valores ticos e morais no mbito social e cultural. Sendo assim, as questes ticas, tidas como problemas imprevistos pela nsia criativa da cincia no podem de maneira alguma ser dissociadas das pesquisas e experimentaes biomdicas, pois, se estas ltimas se justificam pela promoo de sade, tratamento e cura, tambm podem justificar-se na tica humana, principalmente no que diz respeito vida, caso dos embries. Podemos considerar que a Biotica estabelece restries e cuidados ao uso dos embries em pesquisa e teraputica, por se tratar o embrio de um ser humano em seu estgio inicial do desenvolvimento. Quanto a este ponto h diversas discusses sobre quando e por que considerar o embrio um ser humano. Enquanto temos entendimentos que colocam a existncia do ser humano desde o momento da concepo, ou seja, na formao do zigoto, ainda um aglomerado indiferenciado de clulas, pela unio entre vulo e espermatozide, outros entendem que somente podemos considerar o embrio um ser vivo quando se desenvolve nele o seu sistema nervoso, expresso de sua capacidade orgnica de sentir e enviar sinais aos rgos e sistemas do corpo. Debates a esse respeito vem se desenrolando juntamente com os avanos das pesquisas com o uso de embries para terapia celular. Agregando-se s discusses no campo cientfico e s que envolvem tica e moral tambm esto os valores religiosos acerca do assunto. Nesse caso a defesa da vida estritamente assegurada acima de qualquer justificativa cientfica ou legal e o debate sobre o uso de

embries para terapia celular se estende em carter semelhante para aqueles que envolvem o aborto e a eutansia, por exemplo. Outra questo a ser pensada ao falarmos de clulas-tronco a aura mgica, o encantamento que tem envolvido as pesquisas nesse campo da biomedicina. Sobre este assunto importante atentar para o fato de as expectativas da sociedade quanto s possibilidades de tratamento e cura para muitas doenas que nos afligem estarem muito alm do verdadeiro desenvolvimento das pesquisas. Com relao dicotomia promessa/realidade envolvendo clulas-tronco, em texto publicado na tica Revista, (ed. 6; nov./dez. 2005), intitulado O frgil vnculo entre a medicina e a sociedade, Carlos Roberto Gherardi coloca, em relao s expectativas criadas pela sociedade em relao promessa de tratamento e cura de doenas, de longevidade ancorada nos avanos da cincia: No bom que a sociedade acredite que o progresso do conhecimento cientfico torne vivel a cura de qualquer doena e efetivo distanciamento da morte, por que tal crena pode confundi-la em suas expectativas e provocar reaes equivocadas diante da frustrao e do infortnio (p.12). O autor nos leva a pensar com esta sua escrita sobre a representao social a respeito da infalibilidade e onipotncia, no sentido daquele que capaz de tudo fazer, da cincia. Nesse sentido, quando falamos da terapia celular temos a promessa de tratamento e cura de algumas enfermidades tidas como letais ou incapacitantes, de forma a modificar a perspectiva dos acometidos por estas doenas quanto prpria sobrevivncia e qualidade de vida. Porm, apesar das pesquisas nesse campo da biomedicina serem extremamente desejveis quando seu intuito primordial e sua justificativa so melhorar a vida das pessoas, o que vemos, repetidamente, que a divulgao destes avanos, principalmente no que tange aos meios miditicos, tem se mostrado incoerente, exagerada e por vezes mentirosa. Nesse sentido, em se tratando das pesquisas com clulas-tronco, Antnio Teixeira, em entrevista concedida tica Revista (ano III, n.2, mar./abr., 2005) nos traz o seu entendimento quanto ao andamento destas pesquisas: Particularmente, acho que de se lamentar a possibilidade de perda de tempo e dinheiro investido, quando setores do mundo cientfico prometem entregar sociedade aquilo que ainda no est pronto para ser entregue. Penso que esse benefcio poderia ser levado sociedade num prazo mais curto e, certamente mais seguro, se os cientistas no fossem pressionados a seguir a rota do pragmatismo poltico, que no pode antecipar ou oferecer o conhecimento cientfico bsico para resolver aquela questo crucial (p. 6). No poderamos, pois, ao falar nos avanos da cincia, desconsiderar a apropriao e divulgao, por vezes indevida dos avanos e descobertas cientficas pela mdia, como vem ocorrendo em se tratando de clulas-tronco. Infelizmente e com certa freqncia nos deparamos com manchetes de impacto sobre os estudos cientficos, que nos levam instantaneamente a acreditar na superioridade, infalibilidade e onipotncia da cincia, tal o modo como os dados e fatos cientficos so divulgados pela mdia. Cria-se ento a iluso de que podemos permanecer tranqilos enquanto estamos amparados nas mos da cincia, pois cabe a ela resolver nossos problemas, tratar e curar as enfermidades que nos acometem. Isso nos leva a refletir sobre os mecanismos ideolgicos utilizados pela mdia que nos levam a depositar cegamente nossa confiana nas promessas da cincia. No queremos saber que os estudos esto ainda insipientes, inconclusivos, ou que no se conhecem ainda os efeitos ou as causas. Importa-nos apenas o poderoso contedo da promessa trazida pela manchete. Mas tambm h o efeito contrrio: as decepes e frustraes quando as expectativas da sociedade em relao aos avanos cientficos no so correspondidas na realidade, levam a mesma a desconfiar da cincia, quando na verdade esta ltima est conduzindo as pesquisas conforme as condies existentes permitem. O que podemos perceber que, enquanto a cincia se esfora para oferecer sociedade um conhecimento seguro, mesmo que s custas de tempo e recurso financeiro, a mdia precipita-se ao publicar informaes superestimadas das descobertas cientficas. Esta divulgao antecipada e indevida que leva as pessoas frustrao e a desconfiar do dever primordial da cincia que deve ser o de melhorar a vida das pessoas. Nesse sentido, aps trazer um exemplo da apropriao dos dados cientficos pela mdia, Sawaia in GOLDENBERG nos atenta para o problema da interpretao muitas vezes equivocada destes fatos

cientficos pela mdia quando coloca que na nsia de fornecer informaes contundentes e de fcil compreenso para satisfazer seus leitores, a mdia divulga os resultados da pesquisa por meio do raciocnio da causalidade simples (2003, p. 85), o que muitas vezes no corresponde totalidade e complexidade do processo de pesquisa, mas sim a uma simplificao extrema da informao que acaba por deturpar o seu sentido no contexto da pesquisa. Autor citado anteriormente, Gherardi (2005) comenta ainda em relao aos avanos na medicina: que se pode medir facilmente pelo importante aumento na esperana de vida daquelas comunidades que tiveram garantidos o direito e acesso sade. Todavia, esse avano no exclui, atualmente, as situaes conflituosas, criadas pelo aparecimento de uma verdadeira indstria da sade e da doena (p. 12). Ainda em relao ao que vem sendo discutido, e no sentido de afirmar o dito anteriormente em relao s representaes sociais sobre a cincia, o mesmo autor nos traz que: [...] importante que a sociedade conhea o carter transitrio do conhecimento cientfico e a ausncia de imutabilidade, de previsibilidade e de infalibilidade desse conhecimento (p. 12). Em suma, o que vem ocorrendo quando falamos de clulas-tronco que as descobertas e pesquisas neste campo, apesar das potencialidades oferecidas para o tratamento de algumas doenas, esto sendo superestimadas pela sociedade, e a mdia contribui substancialmente para isso. 3. CONSIDERAES FINAIS Podemos dizer que nos encontramos frente necessidade de transformaes no somente de alguns paradigmas tcnico-cientficos, como tambm dos compromissos de certos valores j existentes. Assim, que Garrafa (2007) nos diz que precisamos avanar de uma cincia eticamente responsvel que domina os seres humanos para uma tecnologia que esteja a servio da humanidade, o que se refere, pois, no s as pesquisas com clulas-tronco, mas a toda e qualquer pesquisa, principalmente aquelas que envolvem os seres humanos.

Na defesa da pesquisa com clulas-tronco embrionrias no Brasil: reflexes da Biotica e do Biodireito A Biotica tem contribudo com o desafio de pensar a cincia e sua atuao a partir do indivduo, nas mais diversas reas, destacadas a gentica, a reproduo

assistida, as pesquisas biomdicas, a relao mdico-paciente e a dignidade no final da vida. Sua proposta de refletir sobre as relaes do indivduo com os profissionais da rea da sade demonstrando a necessidade de considerao da pessoa humana, seu corpo e sua dignidade como valores inalienveis. Como maior desafio a Biotica encontra a necessidade de compartilhar decises no mbito da sade, construindo um caminho a ser seguido para equilibrar a relao da humanidade com a cincia no trato com a vida e com o meio ambiente. E isso se aplica, especialmente, s pesquisas que envolvem seres humanos, se estendendo ao conjunto do material biolgico, notadamente as clulas-tronco adultas e, especialmente, as derivadas de embries. O Biodireito tem por objeto a vida em aspectos multiformes. Alm de transdisciplinar essa nova rea do direito tem como fundamento vrios textos nacionais e internacionais. E, sendo uma disciplina que agrega vrios conhecimentos na busca da construo de uma base normativa slida, ela tende a contribuir para a formulao de uma biopoltica, na tentativa de consolidar condies de assegurar a proteo da vida humana frente s descobertas que possam por em risco a noo de humanidade que funda as sociedades livres, democrticas e pluralistas. Nesse sentido h a necessidade de conhecer e delimitar os poderes da biomedicina que conferem a possibilidade de transformao programada da vida planetria, a partir de uma atuao do Estado que imponha a transparncia da cincia e a responsabilidade social de seus atores. A preocupao com a sade e a qualidade de vida do ser humano vincula-se diretamente sobrevivncia do ser humano e concretizao dos Direitos Humanos. A Lei n 11.105/05, que entrou em vigor em 28 de maro de 2005, referida como a nova Lei de Biossegurana, autorizou, em seu artigo 5, a pesquisa e a terapia a partir da utilizao de clulas-tronco embrionrias obtidas de embries humanos produzidos por fertilizao in vitro e no utilizados no respectivo procedimento. Deve-se destacar que o artigo 6, nos seus pargrafos III e IV, probe a engenharia gentica em clula germinal humana, zigoto humano e embrio humano e a clonagem humana. A soluo definida na lei revela a preocupao em se evitar a mera produo de embries para a pesquisa e, por conseguinte, abre a possibilidade de atribuir um destino aos embries denominados sobrantes ou excedentrios, que seria o de contribuir com a cincia na busca de futuras aplicaes teraputicas. Observe-se que tais embries no faro parte de um projeto parental, no tendo chances de serem transferidos ao tero de uma mulher e desenvolverem-se at o nascimento. A rapidez com que as pesquisas cientficas se multiplicam demonstra a necessidade de tratar a questo conjugando diferentes perspectivas; destacando-se a preocupao em no tolher a liberdade da pesquisa e, por conseguinte, os avanos da biomedicina e, ao mesmo tempo, assegurar o direito sade e integridade fsica dos indivduos, notadamente das pessoas que apresentam patologias graves, para as quais a medicina convencional no responde satisfatoriamente. Em deciso histrica exarada pelos ministros do Supremo Tribunal Federal STF, no dia 29 de maio de 2008, foi julgada improcedente a Ao Direita de Inconstitucionalidade ADI/3510 que colocava sub judice o art. 5 da referida lei. Por seis votos a cinco os juzes consideraram pela constitucionalidade do artigo que autorizou as pesquisas com clulas-tronco embrionrias no pas. A tese favorvel liberao da pesquisas, defendida pelo relator da ao, ministro Ayres Britto, foi acompanhada tambm pelos ministros Celso de Mello, Marco Aurlio Mello, Joaquim Barbosa, Crmen Lcia Antunes Rocha e Ellen Gracie. Prevaleceu o entendimento do relator de que um embrio congelado, que jamais ser gerado, no pode gozar dos direitos de proteo da vida e da dignidade da pessoa humana. A problemtica do status do embrio humano constitui uma questo filosfica sem soluo. Os argumentos que postulam a favor, ou contra as pesquisas com

embries englobam uma complexa mescla de razes, argumentos e sentimentos que no facilitam os consensos. Acredita-se que o embrio in vitro possa ser passvel de proteo, mas no pessoa, no sendo detentor de direitos subjetivos. A ofensa dignidade da pessoa humana exige a existncia da pessoa humana, mas o embrio no pessoa. O grau de respeito e proteo ao embrio no seria o mesmo atribudo ao ser humano j nascido com vida. Assim, nos limites das previses da lei e do decreto que a regulamentou (Decreto n 5.591 de 22 de novembro de 2005), vislumbra-se uma poltica segura e transparente para as referidas pesquisas no pas. O Brasil adotou uma legislao que conjuga ao mesmo tempo ousadia e cautela, prudncia e responsabilidade no que concerne s pesquisas e futuras terapias com clulas-tronco embrionrias.

Вам также может понравиться