Вы находитесь на странице: 1из 4

JOS SERRA: o principal sobre o aborto dizer a verdade

Joo Portelinha dAngola

Por Joo Portelinha dAngola

O candidato do PSDB Presidncia da Repblica, Jos Serra, enfatizou a questo do aborto em seu primeiro programa eleitoral na TV no segundo turno. Ele disse que sempre condenou o aborto e afirmou ter valores cristos. O que est em questo agora nessa campanha no apenas ser contra ou a favor. a mentira! De repente diz que contra por motivos eleitorais. Isso est errado. Acho que cada um tem suas crenas e a gente deve respeitar a crena das pessoais. Agora, a questo dizer a verdade. Eu sempre disse isso h muitos anos, todos conhecem minha posio a esse respeito, afirmou. O tucano disse ainda ser contra o aborto por uma questo religiosa e pessoal e de f ntima. J a candidata petista Presidncia da Repblica, Dilma Rousseff no primeiro programa do horrio eleitoral gratuito no rdio, no segundo turno, desmentiu os boatos de que seria favorvel ao aborto. "Quero fazer no segundo turno uma campanha em favor da vida", afirmou.

Por seu turno, o candidato a vice de Dilma afirma ser contra a descriminalizao. Gravou uma entrevista num programa religioso onde disse que achava muito grave que se colocasse a questo da f com o Estado. Que vena o melhor para o pas, at porque a Dilma no vai ser presidente dos catlicos ou dos evanglicos, mas do pas. Na nossa constituio j determina que o Estado laico e no pode se confundir uma coisa com outra. Enfatizou. Em depoimento, o presidente Luiz Incio Lula da Silva fez lembrar que sofreu campanha difamatria semelhante, mas, que em seu governo, houve mais democracia e liberdade. Por outro lado, o arcebispo metropolitano de So Paulo, cardeal dom Odilo Scherer, que tambm membro do Conselho Permanente da Confederao Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), disse considerar que no positiva para o debate eleitoral a polarizao em torno da questo do aborto. Mas, para ele, os candidatos devem apresentar claramente suas ideias sobre o tema. Quando perguntado se a posio do candidato sobre o aborto seria fundamental na hora de escolher o prximo presidente da Repblica, o cardeal foi apologista que outros assuntos tambm devem ser levados em considerao. [o aborto] uma das questes que os eleitores tm que saber o posicionamento dos candidatos. Porm, a polarizao em torno do assunto no boa, porque temos muitos assuntos que devem tambm ser levados em considerao [na hora do voto], disse. Na noite de quarta-feira, dia 6, em Braslia, a Comisso Brasileira Justia e Paz, rgo ligado CNBB, criticou o uso da religio para fins eleitorais e disse que grupos desconsideram orientaes daquele rgo catlico. A comisso divulgou nota na qual comenta o momento poltico brasileiro. A Comisso Brasileira Justia e Paz (CBJP) est preocupada com o momento poltico na sua relao com a religio. Muitos grupos, em nome da f crist, tm criado dificuldades para o voto livre e consciente. Desconsideram a manifestao da presidncia da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil de 16 de setembro, Na proximidade das eleies, quando reiterou a posio da 48 Assembleia Geral da entidade, realizada neste ano em Braslia. Esses grupos continuaram, inclusive, usando o nome da CNBB, induzindo erroneamente os fiis a acreditarem que ela tivesse imposto veto a candidatos nestas eleies. Continua sendo instrumentalizada

eleitoralmente a nota da presidncia do Regional Sul 1 da CNBB, fato que consideramos lamentvel, porque tem levado muitos catlicos a se afastarem de nossas comunidades e parquias. Constrangem nossa conscincia cidad, como cristos, atos, gestos e discursos que ferem a maturidade da democracia, desrespeitam o direito de livre deciso, confundindo os cristos e comprometendo a comunho eclesial. Os eleitores tm o direito de optar pela candidatura Presidncia da Repblica que sua conscincia lhe indicar, como livre escolha, tendo como referencial valores ticos e os princpios da Doutrina Social da Igreja, como promoo e defesa da dignidade da pessoa humana, com a incluso social de todos os cidados e cidads, principalmente dos empobrecidos. Nesse sentido, a CBJP, em parceria com outras entidades, realizou debate, transmitido por emissoras de inspirao crist, entre as candidaturas Presidncia da Republica no intento de refletir os desafios postos ao Brasil na perspetiva de favorecer o voto consciente e livre. Igualmente, copatrocinou um subsdio para formao da cidadania, sob o ttulo: Eleies 2010: cho e horizonte. Mas como Serra afirma que foi sempre contra o aborto e que o principal em debate sobre aborto dizer a verdade. Vamos faz-lo, como sugere o prprio candidato: Se nos lembramos bem, foi Jos Serra, ento Ministro da Sade em novembro de 1998, que assinou uma Norma Tcnica da sua pasta implantando o atendimento na rede SUS de toda mulher, vtima de violncia sexual, interessada em praticar o aborto. Naquela altura, foi feito um manual que descrevia as tcnicas a serem utilizadas! At 12 semanas, o mdico poder optar pelo esvaziamento da cavidade uterina, de acordo com dois mtodos. O primeiro, a dilatao do colo uterino e a curetagem. O segundo, a aspirao manual, alm de um jogo de dilatadores anatmicos, seringas com vcuos. "A tcnica consiste em dilatar o colo uterino at que fique compatvel com a idade gestacional. Introduz-se a cnula correspondente e se procede aspirao da cavidade uterina, tomando-se o cuidado de verificar o momento correto do trmino do procedimento, ocasio esta em que se sente a aspereza das paredes uterinas, a formao de sangue espumoso e o enluvamento da cnula pelo tero, e em que as pacientes sob anestesia para cervical referem clicas.

Na apresentao do Manual, dizia: As mulheres vm conquistando nas ltimas dcadas direitos sociais que a histria e a cultura reservaram aos homens durante sculos. no entanto, ainda permanecem relaes significativamente desiguais entre ambos os sexos, sendo o mais grave deles a violncia sexual contra a mulher. dever do Estado e da sociedade civil delinearem estratgias para terminar com esta violncia. E, ao setor sade compete acolher as vtimas, e no virar as costas para elas, buscando minimizar sua dor e evitar outros agravos. O brao executivo das aes de sade no Brasil formado pelos estados e municpios e, a eles que o Ministrio da Sade oferece subsdios para medidas que assegurem a estas mulheres a harmonia necessria para prosseguirem, com dignidade, suas vidas. Ass. Jos Serra, Ministro da Sade. Na ocasio a dita Norma mereceu uma condenao enftica da 45 Reunio da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), assinada pelo ento Secretrio Geral da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, em 25 de agosto de 2000. Na realidade Serra trata o aborto como um direito da mulher. Acho at louvvel como poltica pblica... Todos Estados modernos e democrticos defendem essa poltica. Agora, que no nos diga que sempre foi contra o aborto para tirar dividendos polticos e que a Dilma que a favor do aborto! Corroborando com o candidato Serra o principal sobre o aborto mesmo dizer a verdade! Joo Portelinha dAngola escritor e poeta Angolano, formado em Direito e professor universitrio. Ele autor de vrios livros. O seu mais recente livro "O DIA QUE UM NGOLA DESCOBRIU PORTUGAL". Autor do Coluna, "Angolensis Mirabilis" no Zwela Angola. Visite o seu Blog Joo Portelinha dAngola.

Вам также может понравиться