Вы находитесь на странице: 1из 2

Usina Hidreltrica

Por Caroline Faria O uso da fora das guas para gerar energia bastante antigo e comeou com a utilizao das chamadas noras, ou rodas dgua do tipo horizontal, que atravs da ao direta de uma queda dgua produz energia mecnica e so usadas desde o sculo I a.C.. A partir do sculo XVIII, com o surgimento de tecnologias como o motor, o dnamo, a lmpada e a turbina hidrulica, foi possvel converter a energia mecnica em eletricidade.

Esquema de uma usina Hidreltrica

Mas o acionamento do primeiro sistema de converso de hidroenergia em energia eltrica do mundo ocorreria somente em 1897 quando entrou em funcionamento a hidreltrica de Nigara Falls (EUA) idealizada por Nikola Tesla com o apoio da Westinghouse. De l para c o modelo praticamente o mesmo, com mudanas apenas nas tecnologias que permitem maior eficincia e confiabilidade do sistema. Cerca de 20% da energia eltrica gerada no mundo todo proveniente de hidreltricas. Em nmeros aproximados, s no Brasil, a energia hidreltrica responsvel por 75 milhes de KW. So 158 usinas em funcionamento, outras 9 usinas esto em construo e existem 26 outorgadas (com permisso para serem construdas). Uma usina hidreltrica, no Brasil, pode ser classificada de acordo com a sua potncia de gerao de energia em dois tipos principais: as PCHs, ou pequenas centrais hidreltricas que produzem de 1MW a 30 MW e possui um reservatrio com rea inferior a 3 km (Resoluo ANEEL N. 394/98), e as GCHs, ou grandes centrais hidroeltricas que produzem acima de 30 MW. A maior hidreltrica do mundo ainda a usina de Itaipu pertencente ao Brasil e ao Paraguai. Situada no rio Paran Itaipu tem uma capacidade de 13.300 MW, respondendo por 20% da demanda nacional e 95% da demanda paraguaia de energia eltrica. Mas em 2009 Itaipu perder seu ttulo de maior do mundo para a Hidreltrica de Trs Gargantas que est sendo construda no rio Yang-Ts, na China. Trs Gargantas ter uma capacidade de produzir 85 bilhes de KWh.

Hidreltrica de Machadinho-RS

Claro que os impactos ambientais destes dois grandes empreendimentos so to colossais quanto eles prprios: Trs Gargantas ir engolir 13 cidades, 4500 aldeias e 162 stios arqueolgicos importantssimos para a China. Sem contar os impactos sobre a flora, fauna, solo, alteraes do microclima da regio, ciclo hidrolgico e as milhares de pessoas que tiveram de ser realocadas. De fato as usinas hidreltricas so uma fonte renovvel de energia, mas isso no significa que sejam ambientalmente corretas e nem que so menos nocivas que outras fontes unanimemente nocivas. Uma tentativa de minimizar os impactos das hidreltricas a substituio dos grandes empreendimentos por PCHs, porm esse ainda um tema bastante controverso j que mesmo que em menor escala, as PCHs tambm causam impactos.

Como funciona uma usina hidreltrica?


O princpio bsico usar a fora de uma queda d'gua para gerar energia eltrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela presso da gua de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produziro energia. No Brasil, as hidreltricas so as principais responsveis pela luz que no nos deixa no escuro. Se bem que, no ano passado, vivemos na sombra do apago, um perodo de racionamento provocado, entre outros motivos, pela falta de chuvas. Mas o que as chuvas tm a ver com eletricidade? que, quando h um perodo grande de seca, os rios perdem volume e o nvel do reservatrio das usinas cai, diminuindo a fora da queda d'gua. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia. Aps a crise de 2001, o governo ampliou os planos para construir usinas movidas a queima de gs natural. "Uma grande hidreltrica custa muito caro para construir e tem grande impacto ambiental, mas por outro lado uma fonte de energia limpa e renovvel, que no depende de combustveis fsseis", diz o engenheiro Lineu Belico dos Reis, autor do livro Energia Eltrica para o Desenvolvimento Sustentvel e professor da USP. Enquanto os novos tipos de usina no ficam prontos, o Brasil continua dependendo de suas hidreltricas. S a de Itaipu, no rio Paran, a maior do mundo, produz 12 600 megawatts, 25% do consumo de energia de todo o Brasil.

Вам также может понравиться