Вы находитесь на странице: 1из 2

Farmcia Clnica em Oncologia Terapia de Suporte

Manejo de nuseas e vmitos


Nuseas e vmitos so vistos pelos pacientes como efeitos adversos assustadores e particularmente desagradveis da terapia citosttica. Sua severidade pode at mesmo levar ao trmino prematuro da terapia. Portanto pertinente prover uma terapia anti-emtica eficiente. As intervenes farmacuticas para a conduo de ajustes posolgicos devem ser guiadas pelos seguintes parmetros: Potencial emetognico da terapia citotxica, avaliando cada medicamento prescrito no protocolo; Fatores de riscos individuais dos pacientes; Diferentes fases da nusea e mese ( agudos, tardios, antecipatrios);

Aspectos farmacoeconmicos, avaliando o melhor protocolo, baseado em evidncia e resposta do paciente; O suporte para a implementao das intervenes teraputicas selecionadas deve ser: Cooperao entre paciente, mdico, farmacutico e outros profissionais; Medidas de adeso ao tratamento; Medidas profilticas adicionais.

Manejo da dor
A maioria dos pacientes com tumores apresenta dor durante o curso de sua doena, muitas vezes, devido compresso de razes nervosas. A causa, o tipo e a intensidade da dor pode ser diferente. A dor necessita ter diagnstico precoce e a terapia imediata e apropriada, incluindo todas as diferentes opes de tratamento. importante incluir o manejo da dor no plano de cuidado do paciente, e isso deve incluir opes farmacoteraputicas bem como alternativas de tratamento preconizados na literatura (baseadas em evidncias). Tambm deve-se disponibilizar alternativas teraputicas no farmacolgicas.

Alopcia

Alopcia pode ser um efeito adverso srio para alguns pacientes tratados com terapia citosttica. Embora opes de tratamento ainda sejam limitadas, a preocupao com a alopcia e seus aspectos devem ser considerados no plano de cuidado e comentados na ateno ao paciente. Por ser uma reao que identifca o problema do paciente, ele muitas vezes adia ou se recusa a iniciar o tratamento para que ningum saiba que ele tem cncer. Nesse cenrio a atuao multidisciplinar de farmacuticos, mdicos e psiclogos poder ter excelentes resultados sobre a adeso.

Mucosite
Infamao da mucosa mucosite pode ser observada em vrios locais.A mucosite uma das reaes adversas mais frequentes e debilitantes, pois em muito compromete o perfil nutricional do paciente. Leses na mucosa podem ser muito dolorosas e reduzir significativamente a qualidade de vida dos pacientes com cncer. uma das responsabilidades do farmacutico dar recomendaes aos pacientes sobre profilaxia da mucosite e seu tratamento.

Manejo da diarreia
A diarreia uma sria complicao da terapia do cncer. Alguns citostticos em particular, bem como a radioterapia podem causar diarreia como efeito adverso. Processos imunolgicos, infecciosos e do prprio cncer tambm podem causar diarria e precisam ser includos na avaliao diagnstica. Diarreia no tratada pode levar fraqueza, desequilbrio eletroltico e desidratao, podendo comprometer drasticamente a resposta ao tratamento quimioterpico.

Terapia Nutricional
Quase todos os pacientes oncolgicos sofrem de perda de peso extrema. Isto no somente leva a uma piora das condies gerais do paciente, mas a caquexia tambm causa uma maior intolerncia terapia e um risco aumentado de desenvolvimento de efeitos adversos. O farmacutico deve tambm prover, junto ao mdico e outros membros da equipe de sade, diretrizes sobre como o paciente pode se beneficiar de mudanas na dieta.

Вам также может понравиться