Вы находитесь на странице: 1из 5

Explorao Mamria

Dolencias Masa, ndulo o tumor La mayoria de los ndulos no son de origen cancergeno, corresponden a fibroadenomas (ndulos benignos), a quistes (contenido slido) o al aumento de las glndulas mamrias en la segunda fase de la menstruaion. Dolor Las masas tumorales en general no causan dolor. Por contra, los quistes provocan sensao dolorosa que pode irradiar. Secrecin mamilar Blanca (leche), causas: secrecin fisiolgica, galactorrea, herpes zster. Sanguinolenta, causas: papiloma ductal (benigno), carcinoma (maligno). Serosa, causas: papiloma ductal (benigno), carcinoma (maligno). Mudanzas de piel Muchas veces so indicativas de tumores malignos. Piel de naranja: rd un seal cutneo de tumor maligno; a pele tem este aspecto porque por debaixo dela haver um tumor que obstrui os condutos linfticos, deixando de haver drenagem cutnea na regio. Pequenas depresiones o retracciones en la piel puden tambien ser seal de un tumor maligno que arrastrase la piel hacia el interior.

Puntos clave La explorao mamria se hace, mayoritariamente, para descartar um processo cancergeno. Consta de inspeccin, palpacin axilar y palpacin mamaria. La inspeccin y la palpacin axilar se realizan con el paciente sentado, la mamaria con el paciente de pie.

Inspeccin - La busqueda de siales de malignidada descansa esencialmente en la inspeccin, pues los seales cutaneos son muy comunes (como la retraccin). Encender la luz! - Para delimitar las lesiones y referenciarlas la glndula mamaria se divide en quadrantes: ver imagen: Laterales superior e inferior y medial superior e inferior. Los quadrantes son perpendiculares en el pezn.

Paciente sentada dever prestar-se atencin a la mama, al pezn y a la aureola teniendo en cuenta el tamo, la forma, la superficie, el contorno etec, de forma comparativa. Hay que verificar la simetria y possbles mudanzas de color, tumefaces e ulceraes. Paciente em decbito dorsal anotar modificaes observadas ou a apario de ndulos que antes no se verificavam, bem como possveis mudanas de pele. Podem acentuar-se assimetrias ou sinais cutneos, ndulos, etc, pela aquisio de posies especiais. Uma delas consiste no paciente sentado ou de p, apoiando firmemente as mos na cintura e fazendo um pouco de fora numa tentativa de expor a musculatura peitoral. Esta manobra til para denotar ndulos ou tumores subcutneos dificilmente visveis em posies de relaxamento. O levantar dos braos tambm semelhante quanto ao propsito uma vez que expe ainda mais o tecido mamrio, permitindo identificar por vezes massas que no seriam de outra forma identificveis. Paciente em bipedestao e com o torso inclinado para a frente de forma que os peitos caiam livremente uma manobra especial para denotar retraces de pele.

- possvel, por vezes, observar a presena de mamilos extra-numerrios (politelia). Situam-se geralmente abaixo da mama normal, sobre a linha lctea. Palpao axilar A palpao axilar de grande importncia pela possibilidade de encontrar adenopatias que nos faam suspeitar da presena de uma leso maligna da glndula mamria, uma vez que a maior parte da drenagem linftica da mama discorre at axila. Coloca-se a mo na parte mais inferior da axila e com movimentos circulares e utilizando as pontas dos dedos, sobe-se, palpando a musculatura anterior e posterior, at fossa axilar. importante que se examine bilateralmente. Palpao mamria - Deve-se neste momento palpar a mama e o mamilo. Infinitamente menos demonstrativa que a inspeco, ajuda a pr em evidncia as aderncias cutneas e tumefaces, facilitando a sua visualizao. - A textura das mamas pode variar muito de uma mulher a outra, pelo que tendo em conta a sua idade, contexto pessoal e antecedentes obsttricos, pode nalgumas ser lisa e mole e noutras firme, fibrosa e granular. Deve palpar-se a mama com a superfcie palmar dos dedos, alternadamente, com leves discretos movimentos circulares. - A palpao mamria inicia-se sempre com o paciente em decbito dorsal; a mulher deve colocar a mo do lado da mama a ser palpada por detrs da cabea, o que permitir expandir o tecido mamrio sobre a parede torcica, permitindo uma melhor palpao. Esta manobra particularmente conveniente em mulheres com mamas muito grandes. A presso utilizada

dever ser a necessria consoante a consistncia, densidade e tamanho do tecido mamrio, caractersticas muito variveis. Em geral, seriam 3 nveis de presso. - Para facilitar a exposio da mama comum colocar algo por debaixo do lado a ser explorado (nas costas, ao mesmo nvel da mama). - A palpao mamria no dever negligenciar nenhum segmento, e para garantir a total palpao utilizam-se mtodos diferentes, como o mtodo dos crculos concntricos (comea-se na aurola, circulando-a at chegar s partes mais externas da mama) ou o mtodo dos raios de roda de bicicleta (diviso em 12 segmentos, comeando a avaliao de cada um deles do mamilo para fora). A palpao deve ser bilateral. - Encontrando um ndulo na mama, deve perguntar-se paciente se j o tinha sentido antes, e caso no saiba realizar a auto-palpao dever mdico ensinar-lhe. - Ademas de la palpao da mama deve realizar-se a palpao do pezn (mamilo), pois necessrio descartar a presena de massas inferiormente ao mamilo. importante tambm verificar se existe secreo, comprimindo os condutos galactforos.

Explorao genital feminina


Antes da execuo de uma explorao genital obrigatrio lavar as mos e usar luvas, bem como ter o equipamento necessrio prximo. A presena de uma terceira pessoa previne problemas relacionados apresentao de queixas e m interpretao de mtodos exploratrios, bastante comuns, pelo que imprescindvel. Os passos de uma explorao genital feminina so: Inspeco e palpao dos genitais externos Analisar aspecto e superfcie da vulva, rea perineal, canal vaginal, lbios, cltoris e glndulas de Bartolino. Procurar sinais patolgicos como eritema, inflamao, escoriao, leses, massas, trauma e dor palpao. Examinar a paciente procurando por reas de irritao ou desconforto.

Exame com espculo e citologia Com o espculo bem limpo e aplicando-lhe um lubrificante base de gua, insere-se lentamente com um ngulo ligeiramente inferior atravs do intrito vaginal, tentando alcanar uma profundidade de aproximadamente 4-5cm. A esta profundidade dever-se- abrir o espculo, o que permitir visualizar o crvix, de aparncia suave e firme, sem enrugamentos vaginais. Amostras do endo e exocrvix, bem como das paredes vaginais, podero ser obtidas com o material apropriado. A retirada do espculo dever ser feita com este fechado, lentamente, de forma a visualizar as paredes vaginais.

Palpao bimanual Situando o 2 e 3 dedos da mo dominante na vagina, e a mo no dominante no abdmen, dever ser possvel examinar a vagina, o crvix, o tero e os seus anexos. A mo que fica posicionada sobre o abdmen servir para pressionar os rgos plvicos para baixo, enquanto a outra mo tentar elev-los. Ser possvel determinar a forma, o tamanho, a simetria, a mobilidade, a posio e a consistncia do tero. A palpao dos anexos servir para determinar o tamanho e a mobilidade normais dos ovrios (2*3cm). Massas anormais devem ser descritas quanto sua localizao, tamanho, consistncia, mobilidade e superfcie. Palpao recto-vaginal Este tipo de palpao ser til em casos de anlise de tamanho e forma de tero retrovertido, busca por cancros colo-rectais e avaliao de doena plvica sob suspeita. Na realizao da palpao recto-vaginal, situa-se o dedo ndice da mo dominante na vagina e ao mesmo tempo, o 3 dedo dever ser inserido no recto, aplicando com ambos os dedos algum nvel de presso lateral e anterior, numa tentativa de palpar estruturas normais e anormais. A mo no dominante dever estar sobre o abdmen pressionando-o.

Explorao genital masculina


A explorao genital masculina realiza-se em duas fases, com o paciente em decbito dorsal e com o paciente em bipedestao. Paciente em decbito dorsal Inspeco e palpao Nesta fase examina-se a pele e a distribuio dos plos, bem como o pnis e o escroto. Palpa-se por ndulos inguinais. Neste momento tenta-se examinar ainda o contorno e a forma do saco escrotal, para que quando em bipedestao, seja possvel procurar por mudanas acentuadas nessas caractersticas. Inspecciona-se ainda a rea perineal procurando por leses.

Paciente em bipedestao Inspeco e palpao Examina-se o meato urinrio, observando se h alguma secreo ou leses. Examina-se ainda a coroa e a base do pnis. Palpam-se os corpos cavernosos e o corpo esponjoso. A avaliao do escroto procura por massas, assimetrias, e contedo do cordo espermtico. A avaliao dos testculos tem em conta tamanho e consistncia. O epiddimo tambm se avalia.

Investigao de hrnias No tecido escrotal, por cima do testculo, comprime-se buscando pelo anel inguinal externo, e no canal inguinal pede-se ao paciente que tussa. A presena de uma hrnia inguinal indirecta seria denotada nesta fase, provocando a tosse que esta entrasse no canal inguinal sendo possvel palp-la. Uma hrnia directa no entraria no canal mas seria possvel palp-la mais acima, na mesma direco.

Вам также может понравиться