Вы находитесь на странице: 1из 7

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

Configurao do Ms Windows 98
Viso geral das Componentes do Ms Windows 98 O Ms windows 98 um Sitema Operativo de 32 bit, e que apresenta as seguintes caractersticas: Suporta aplicaes de 16 e 32-bits. um sistema hbrido; D acesso at 4GB de memria virtual; Suporta a multitarefa preeemtiva e multithreading; Apresenta um kernel totalmente compilado a 32-bits que inlue a gesto de memria, escalonamento e gesto de processos Configurao dinmica do ambiente de trabalho Suporta drivers de 32-bits que permite uma gesto de memria avanada e melhor performance; de LFN e uma arquitectura modular e expansvel. Estas caractersticas so suportadas pelas componentes indicadas na figura a seguir.

Suporta mltiplos sistemas de ficheiros tais como: VFAT, CDFS. Ainda permite o uso

Figura 1. Componentes do Ms Windows 98 O Registry uma base de dados centralizada que armazena a informao especfica do utilizador e especfica de configurao sob forma de ficheiros System.dat e User.dat. esta base de dados pode ser localizada no computador local ou num lugar na rede. Isso permite que os administradores de rede possam padronizar a configurao em todos computadores da rede. De modo a conferir ao sistema robustez e capacidade de auto-recuperao, o Windows 98 mantm uma cpia de segurana dos ficheiros de configurao-System,da0 e User.da0.

Ref: SOII_capII_2008

-1-

M.Mulungo

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

Esta cpia de segurana feita ou actualizada sempre que o sistema entra no modo protegido.

Figura 2. Registry do Ms Windows 98 Device Drivers No windows 3.x devece drivers eram entidades bastante complexos e estticos. Entretanto, no Windows 9X/NT/2000 oferecem um suporte melhorado de componentes de hardware incluindo discos. O winsows 9X usa a arquitectura universal driver/mini-driver, o que simplifica o cdigo de um dispositivo especfico.

Figura 2. Arquitectura do driver universal Driver universal Um driver universal inclui a maioria de cdigo necessrio para dispositivos de uma classe particular (tal como impressoras e modems) para se comunicarem com componentes apropriadas do sistema operativo (tal como subsistemas de impresso e comunicao). Um minidriver relativamente reduzido e simples, contendo instrues adicionais que um dispositivo especfico possa precisar.

Device drivers virtuais Num ambiente puramente de 32bits como Windows 9x muito pouco de gesto de memria feito, novos drivers de 32 bits designados devices drivers virtuais (VxD) so carregados na memria no processo de boot. Isto elimina a necessidade dos comandos DEVICEHIGH para dispositivos que usam VxDs e aplicaes do ambiente Windows 9x. VxDs so device drivers do modo Protegido que permitem a mltiplas aplicaes tenham acesso aos mesmos recursos de hardware e software de forma concorrente.

Ref: SOII_capII_2008

-2-

M.Mulungo

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

Vcache Device driver que cria o disk cache no modo protegido e isso dispensa o SMART DRIVE e outros utilitrios que fazem o disk cache.

Boot do Windows 9X Basicamente, o boot de Win9x obedece a sequncia em 5 fases seguintes : 1. Arranque do Bootstrap Loader do BIOS. 2. Carregamento de drivers e TSRs DOS 3. Inicializao dos device drivers estticos do modo Real. 4. Comutao para o modo Protegido 5. Carregamento dos restantes VxDs O x representa um tipo particular de driver (VDD- driver do monitor VPD- driver da printer) h dois tipos de VXD: Estticos e Dinmicos. Os Estticos que so carregados de forma esttica, isto , so carregados em memria e permanecem l enquanto o sistema estiver a operar. Todos device drivers so carregados desta maneira no Windows 3.x. O que implica muito consumo de memria. E os Dinmicos so carregados de forma no permanente, isto , so carregados em memria no caso de solicitao. Os ficheiros VxDs do Windows 9x tem a extenso .VxD (LPT.VxD, mouse.VXD, etc); os do Windows 3.X apresentam a extenso .386.

Gestor de Drivers Win32 Driver Model (WDM) Um driver WDM pode correr no Windows 98 e verses de NT/2000. WDM utilize uma arquitectura em camadas em cada camada encerra apenas servios necessrios para um certo dispositivo. Esta estrutura tambm permite que fabricantes de um hardware especfico tenham todas funcionalidades num nico ficheiro. Antes de WDM, drivers tinha que incluir funes para um sistema operativo particular e ainda elementos necessrios pata interagir com um tipo especfico de hardware. Este modelo no disposto em camadas evitava que drivers fossem suportados por mltiplos de sistemas operativos. O gestor de drivers WDM constitui uma camada sobre a arquitectura existente VxD que faz a imitao do kernel do Windows NT/2000. O NTkern.vxd a interface para drivers WDM Gestor de Configuraes. Processo de Plug-and-Play. No DOS e Win 3.X,a maior parte das configuraes eram feitas de forma manual. No entanto, Windows 98 a configurao dinmica e simplificada devido a presena do Gestor de Configuraes. Este servio, com a ajuda das sua sub-componentes, aloca os recursos que os dispositivos precisam para sua operao normal e actualiza a informao no registry.

O papel do gestor de configuraes descrito a seguir:

O gestor de configuraes notifica ao bus enumerator para cria a rvore de hardware, que envolve identificar os dispositivos no no canal (bus) e os respectivos recursos (IRQ, I/O address, DMA, etc). O bus enumerator coleciona a informao dos drivers e servios de BIOS para cada tipo de dispositivo. De seguida carregam-se o drivers. O Gestor de configuraes solicita o recurso que vai alocar os recursos, identificar e resolver eventuais conflitos- Arbitrator. E partir -3M.Mulungo

Ref: SOII_capII_2008

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

deste ponto exibida a informao dos drivers alocados cada dispositivo. Este processo repete-se sempre que o bus enumerator ou o BIOS notificam sobre mudanas.

Figura 3. Arquitectura do driver universalFigura 4. Arquitectura do driver universal Processo de Plug-and-Play. Permite ao sistema operativo configurar o hardware de forma automtica. No processo de arranque, o Gestor de configuraes faz o scan do hardware. Quando encontra um novo dispositivo de Plug-and-play ele realiza as seguintes tarefas: Isolar e identificar o dispositivo Atribuir um nmero nico: Device ID e serial number Determinar as especificaes do dispositivo Cada dispositivo envia sua funcionalidade ao sistema operativo, tal como quantos Joysticks suporta, suas funes de udio, modo de funcionamento em rede, etc. Alocar recursos O sistema operativo aloca os recursos ao dispositivo dependendo das suas funcionalidades e o prprio dispositivo informado dos recursos a si alocados(IRQ, I/O address, canais DMA,etc) e ainda verifica eventuais conflitos neste recursos. Activar o dispositivo Concludos os processos acima o dispositivo activado.

Ref: SOII_capII_2008

-4-

M.Mulungo

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

Ncleo do MS WIndows 98 - Core components Conforme a figura abaixo o Windows 98 apresenta trs ncleos:Kernel, GDI e o User. Aqui ser apenas analisada a componente kernel e concretamente a sua funo de gesto de memria virtual.

Figura 5. Componentes do ncleo Ms windows 98 Gesto de memria virtual A partir de Intel 80386, o sistema passa a enderear at 4 GB de RAM, usando todos os 32 bits do barramento de endereos. (232 = 4GB). Assim, o hardware permite que programas operem com tanta memria que eles precisam simulando memria RAM no disco duro conhecida por memria virtual, sendo que parte do programa e dados activos so carregados na memria fsica RAM. O processador traduz ou mapea endereos virtuais do disco em endereos fsicos correctos da RAM. O processador manipula memria em termos de pginas (pages ou frames) de tamanho tpico de 4 Kbytes cada. Page Faults Apenas partes do programa e dados activos precisam estar na memria RAM. Outras partes so mantidas num ficheiro designado swap file (Windows 95/98/me: win386.swap) ou page file (Windows NT/2000/Xp: pagefile.sys). Quando um programa tenta aceder algum endereo que no se encontra na memria RAM, gera uma interrupo chamada Page Fault. Esta interrupo pede ao sistema que recupere uma pgina de 4KB com o respectivo endereo. Esta operao Valid Page Fault - acontece normalmente de forma despercebida para o utilizador. As vezes, por erro do programa ou de hardware, a pgina no se encontra no lugar. Neste caso o sistema exibe o erro Invalid Page Fault. Este ser um erro fatal que pode ser Ref: SOII_capII_2008 -5M.Mulungo

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

detectado num programa em execuo, podendo manifestar-se como um Blue Screen of Failure ou Blue Screen of death -BSD O contedo da RAM dividida em duas partes: Non-Page Area Constitui partes da memria que so to importantes que no podem ser mapeadas na memria virtual, por correr cdigo crtico do sistema que e no pode ser susceptvel a erros Blue Screen. Erros de Non Paged Area muitas vezes indicam um problema srio de hardware, com os mdulos de RAM, ou possivelmente cdigo corrompido resultante de um defeito, por exemplo, de Disco Duro ou RAM. possvel tambm que algum software (por exemplo Norton Utilities) d sempre este tipo de erros. A soluo mais prtica desinstalar e voltar a instalar. Page pool usado para manter Cdigo de programas Pginas de dados recentemente lidos Espao de memria para o file cache (VCache).

Onde se encontra a memria virtual e qual seu tamanho A memria virtual um ficheiro oculto. Em geral normalmente no disco duro Tamanho tpico da memria virtual: (1.5 -2.5) x RAM regenerado em cada boot e reside

Problemas com a memria virtual Por vezes o sistema pode dar a mensagem Out of memory ou Virtual memory space being low quando tenta abrir num programa. Apontam-se como possveis causas: o o A definio do tamanho mximo da memria virtual bastante pequena ou no h espao suficiente no disco. o A memria virtual (pagefile.sys ou win386.swp) est corrompida, possivelmente causado pelo desligar anormal do sistema.

Possveis solues: o Desactivar a memria virtual, reiniciar o computador e voltar a activa -la. o Se o problema ocorrer frequentemente enquanto se trabalha numa aplicao especfica, desinstalar e voltar a instalar aplicao em causa. Gestor de mquina Virtual (Virtual Machine Manager - VMM) O ambiente perfeito para correr aplicaes num computador stand-alone, que fica exclusivamente dedicado quela tarefa e que no sofre interferncia de qualquer outro programa que possa ter acesso a algum dispositivo sempre que quiser. Este o conceito de Mquina virtual. No windows 9X, o Gestor de Mquina virtual (VMM) fornece a cada aplicativo com recursos sempre que precisar. Ref: SOII_capII_2008 -6M.Mulungo

Sistemas Operativos II

Configurao do Ms Windows 98

O VMM responsvel por: Escalonamento de processos Gesto de memria virtual para cada aplicativo Suporte ao modo Ms DOS

O VMM d suporte aos aplicativos do Ms DOS que devem ter o acesso exclusivo ao hardware Conforme mostra a figura 6 o Windows 9X apresenta apenas uma nica componente na qual todos processos correm, quer de 16-bits (Win-16) quer de 32- bits (Win-32). Cada aplicativo do MS DOS corre na sua mquina virtual.

Figura 6. Gestor de mquina virtual

Ref: SOII_capII_2008

-7-

M.Mulungo

Вам также может понравиться