Вы находитесь на странице: 1из 20

Viriato

Foi pastor e chefe hispnico no sculo II a. C. Conduziu os Lusitanos, na luta contra os romanos, a partir de 150 a. C. Notvel na tctica de guerrilha e admirvel chefe-guerreiro, animou os seus guerreiros sob duras condies de vida, rompendo cercos, vencendo os melhores generais romanos, com retiradas fingidas e conhecimento perfeito do terreno. Os seus homens lutavam com pequenas espadas, dardos, punhais e lanas, protegendo-se com escudos circulares de couro. Durante a luta cingiam a fronte com panos coloridos. Viriato casou com a filha de um importante agricultor da plancie, demonstrando conhecer a necessidade de alianas entre as vrias populaes para fazer frente ao perigo romano. A luta com os poderosos exrcitos romanos foi longa, os jovens morriam, os velhos no exploravam as terras, por isso aceitaram as trguas com o inimigo, tambm j cansado da guerra. Impressionados pela humanidade com que tratou os vencidos depois da batalha de Arsa, os Romanos concederam-lhe o ttulo de Amicus populi romani. Mas Roma no desistiu de impor a sua autoridade, e quebrou as trguas, voltando a atacar os povos exaustos e dispersos na Pennsula. Viriato props um acordo aos Romanos, comprometendo-se a depor as armas em troca da garantia de um territrio. Contudo Roma legou a Servlio Cipio extraordinrios poderes. Este comprou dois soldados de Viriato, que acederam matar o seu chefe. Assim, Viriato foi morto, traio, enquanto dormia na sua tenda, no ano de 139 a.C.

O cadver, magnificamente vestido, foi queimado numa alta pira, enquanto os soldados, tanto a infantaria como a cavalaria, corriam em volta, formados, empunhando as armas e cantando em honra do heri, as suas glrias. Por fim, duzentos pares de guerreiros efectuaram simulacros de combates e no abandonaram o local enquanto o fogo se no extinguiu por completo.

DIODORO (Texto adaptado)

D. AFONSO HENRIQUES, o

Conquistador
bastarda de Afonso VI de Leo. Aps a morte do Conde D. Henrique, o governo ficou nas mos de D. Teresa. D. Afonso Henriques tinha ento trs anos. Revelando grande ambio, D. Teresa passou a usar o ttulo de rainha. O seu objectivo era mesmo ser rainha no s do Condado Portucalense mas tambm da Galiza. Os nobres portucalenses, porm, no concordaram com esta poltica e trataram de apoiar D. Afonso. E, em 24 de Junho de 1128, nos campos de S. Mamede (arredores de Guimares), o seu exrcito obtm uma grande vitria sobre D. Teresa. A partir da, o jovem Prncipe passa a governar o Condado. Em 1139, aps a importante vitria sobre os Mouros, em Ourique, comea a utilizar o ttulo de rei. Mas esse ttulo s lhe seria reconhecido pelo seu primo,

Nasceu provavelmente em 1109, filho de D. He

Afonso VII, em 1143, na Conferncia de Zamora. D. Afonso Henriques lana-se ento no alargamento da fronteira sul de Portugal. Em 1147, conquista aos Mouros duas importantes cidades da linha do Tejo: Santarm e Lisboa. Beja (1162) e vora (1165) foram as ltimas grandes conquistas do primeiro rei portugus. Casou, em 1146, com Mafalda de Sabia de quem teve sete filhos, entre os quais D. Sancho, seu sucessor. Morreu a 6 de Dezembro de 1185.

Santo Antnio de Lisboa


(Lisboa 1190-Pdua 1231) Numa casa modesta junto da S de Lisboa, em 1190 ou 1191, nasceu um menino a quem foi dado o nome de Fernando, Fernando Martins de Bulhes. Quando chegou idade escolar foi na S que aprendeu a ler e a escrever. Aprendeu, tambm, doutrina e outras disciplinas elementares. Nas sedes episcopais* de ento ensinavamse gratuitamente os estudantes pobres. Fernando era um rapazinho estudioso. Aos 15 anos ingressou em S. Vicente de Fora, comunidade de reconhecido nvel cultural. Porque desejava aprender mais e ter uma vida mais afastada

do bulcio da cidade, pediu transferncia para Sta. Cruz de Coimbra, que possua uma biblioteca muito rica e onde leccionavam mestres que tinham realizado estudos em Paris. Foi em Sta. Cruz que conheceu cinco frades da ordem de S. Francisco de Assis, que ali pediram pousada no seu caminho para Marrocos, onde iam pregar a f crist aos muulmanos. Impressionado, decidiu entrar para a Ordem dos Franciscanos. Deixou, portanto, a Ordem dos frades Agostinhos a que pertencia e trocou o seu nome pelo de Antnio. Seguiu para Marrocos, mas pouco tempo ali permaneceu porque, tendo adoecido gravemente, foi mandado regressar a Portugal. Uma grande tempestade arrastou o barco em que viajava para a Siclia. Santo Antnio decidiu ir a Assis onde se encontrava S. Francisco, o fundador da Ordem. S. Francisco encarregou-o de pregar a palavra de Cristo. Foram os seus sermes que revelaram os profundos conhecimentos adquiridos durante a vida de estudos nos conventos de Portugal. Conta-se que uma vez Santo Antnio, como no fosse ouvido pelos homens descrentes a quem

falava, se dirigiu para a beira-mar e comeou a pregar aos peixes. Diz-se que o milagre aconteceu. Os peixes, com as cabeas fora da gua, ouviram-no atentamente falar de Deus. S. Francisco de Assis encarregou Santo Antnio do ensino de Teologia em vrias cidades de Frana. Os sermes que ento escreveu ficaram famosos pela riqueza de conhecimentos, pela inteligncia da interpretao dos textos sagrados e, tambm, pela humildade do Santo na sua sabedoria. Foi canonizado em 1232 e Pdua ergueu-lhe uma igreja onde se encontra o seu tmulo, junto do qual se teriam dado muitos milagres.

Papa Joo XXI


(Lisboa 1210? -Viterbo 1277) Pedro Hispano ou Pedro Julio foi o nico papa portugus. Filsofo, mdico, telogo, matemtico, estudou em Frana e na Itlia. Deixou vrias obras escritas. Foi papa apenas oito meses, pois no sobreviveu aos ferimentos causados pela queda de uma abbada do Palcio dos Papas, quando ainda muito havia a esperar de um homem de grande cultura como ele era.

D. Dinis, 0 Lavrador
Nasceu a 9 de Outubro de 1261 e subiu ao trono a 16 de Fevereiro de 1279. Quando o rei D. Dinis subiu ao trono, j tinham acabado as lutas com os Mouros. Assim, D. Dinis pde reinar em paz, Ficou at conhecido como O Lavrador, porque tomou medidas para desenvolver a agricultura. Preocupou-se tambm com o comrcio dentro do pas, criando feiras, e apoiou o comrcio entre Portugal e outros pases da Europa, protegendo muito os mercadores. D. Dinis era muito culto e, talvez por isso, tomou o gosto pela cultura e pela lngua portuguesas. Foi ele quem ordenou que todos os documentos oficiais passassem a ser escritos em Portugus e no em Latim, como era costume. Fundou a primeira Universidade Portuguesa. Na sua corte havia sempre grande animao e ele prprio fazia versos muito bonitos. Casou com D. Isabel de Arago que ficou conhecida como a Rainha Santa Isabel. Morreu a 7 de Janeiro de 1325.

Rainha Santa Isabel


Uma das rainhas mais conhecidas foi D. Isabel. Mulher do rei D. Dinis, filha de D. Pedro III de Arago e de D. Constana de Navarra, nasceu em Saragoa ou Barcelona entre 1269 e 1270, e morreu em Estremoz, atacada pela peste, em 1336. O av, Jaime " O Conquistador, chamava-lhe a Rosa da Casa de Arago. Recebeu na corte de seu av, onde viveu at morte deste, e depois junto de seus pais, esmerada educao. Desde muito nova mostrou gosto pela meditao e solido, por rezas e jejuns. Em 24 de Abril de 1281, foram assinadas as bases do seu contrato de casamento com o rei D. Dinis, tendo o mesmo sido realizado por procurao, em Barcelona, em 1288. Em 24 de Junho realizou-se em Trancoso, a cerimnia do casamento. Nos primeiros tempos de casada acompanhou o rei nas suas deslocaes pelo Pas e a sua modstia e bondade conquistaram a simpatia do povo. A sua caridade e piedade foram notrias: os pobres e os infelizes tinham sempre apoio material e moral junto dela. Dotava com as suas prprias rendas as raparigas mais pobres e educava os filhos dos cavaleiros sem fortuna.

Desempenhou papel de medianeira nas lutas entre o rei e o seu irmo e entre o rei e o prncipe herdeiro D. Afonso. Acusada de favorecer os interesses do filho, foi mandada para a sua vila de Alenquer. Por sua interveno, a paz foi assinada em 1322. Um ano mais tarde, foi ela novamente que evitou a luta entre ambos, quando as tropas estavam j prestes a entrar em combate. Depois da morte do rei, fixou residncia em Coimbra, junto do Convento de Santa Clara. Mandou construir o Hospital de Coimbra, o de Santarm e o de Leiria. Nesta cidade fundou, tambm, um recolhimento para mulheres e ainda uma albergaria em Odivelas. Sepultada, por sua vontade, no Convento de Santa Clara, foi mais tarde transladada para o novo Convento e depositada em cofre de prata e cristal. O povo criou sua volta uma imagem de santidade, atribuindo-lhe vrios milagres. Em 1625 foi canonizada pelo Papa Urbano VIII.

D. INS DE CASTRO
No se sabe ao certo a data do seu nascimento. Era filha do galego D. Pedro Fernandez de Castro e prima em 2 grau do infante D. Pedro de Portugal. Era

extremamente bela e veio para Portugal em 1340, como dama de honor de D. Constana, noiva de D. Pedro. D. Pedro casou com a sua prometida, D. Constana, mas logo se apaixonou por D. Ins to profundamente, que com ela manteve um grande amor, de que nasceram D. Joo e D. Dinis. Este romance no era bem visto pelos portugueses que temiam a influncia poltica dos irmos de D. Ins junto dela e receavam que os seus filhos pudessem vir a subir ao trono portugus em vez do herdeiro legtimo, D. Fernando. Ento, o rei D. Afonso IV (pai de D. Pedro), depois da morte de D. Constana, instigado pelos conselheiros da Corte, mandou matar D. Ins. Assim, D. Ins foi degolada, no dia 7 de Janeiro de 1355, em Coimbra. E, se com esta trgica morte se evitou o perigo castelhano, originou-se a revolta do infante D. Pedro. Quando subiu ao trono, D. Pedro vingou a morte da sua amada, com quem se teria casado em segredo, mandou matar os seus algozes e, segundo a lenda, deulhe a dignidade de rainha, obrigando os sbditos a beijaremlhe a mo depois de morta. Foi sua vontade ser sepultado junto de D. Ins. Os amores de D. Pedro e de D.

Ins ficaram imortalizados na literatura portuguesa com Garcia de Resende, Cames e Antnio Ferreira.

D. FERNANDO I, "O Formoso"


Nasceu a 31 de Outubro de 1345 em Coimbra. Era filho de D. Pedro I e D. Constana. Foi aclamado rei em 1367. O seu reinado foi marcado por muitos conflitos. Um dos mais graves foi o casamento do rei com D. Leonor Teles de quem teve uma filha, D. Beatriz . Esta unio no era do agrado da maior parte dos portugueses, mas a cerimnia acabou por realizar-se, mais ou menos em segredo, em Lea do Bailio (arredores do Porte). Um outro conflito foi a guerra com Castela, j que D. Fernando tentou por vrias vezes obter o trono castelhano. Chegou a ser reconhecido como rei em algumas terras importantes - Tui, Zamora, Cidade Rodrigo - mas acabou por ser derrotado. Para selar a paz entre os dois reinos, foi celebrado o Tratado de Salvaterra, a 2 de Abril de 1383, atravs do qual se combinou o casamento entre a herdeira do trono, D. Beatriz e D. Joo I, rei de Castela. Esta unio viria a estar na origem de um dos perodos mais difceis da histria

portuguesa: a crise poltica de 1383-85. Apesar de todos estes problemas, o rei D. Fernando teve oportunidade de tomar medidas importantes para o reino: mandou reparar castelos, construir outros e cercar de novas muralhas as cidades de Lisboa e Porto; para desenvolver a agricultura, publicou a Lei das Sesmarias, procurando aumentar o nmero de terras arveis e o numero de trabalhadores agrcolas; desenvolveu a construo naval e o comrcio com outros pases. Morreu em 22 de Outubro de 1383.

D. LEONOR TELES
Era filha de Martim Afonso Teles de Meneses e de D. Aldona de Vasconcelos. Casou com o fidalgo Joo Loureno da CUnha, de quem veio a separar-se para poder casar com o rei D. Fernando. Contra este casamento levantou-se grande parte da populao portuguesa, tendo havido vrios tumultos em muitas cidades e vilas do reino. Com a morte de D. Fernando, teve incio uma grave crise dinstica, pois sua filha, D. Beatriz, estava casada com o rei de Castela. Aps o assassnio do conde Joo Fernandes de Andeiro, seu amigo

e confidente, D. Leonor Teles pediu ao genro para invadir Portugal, convencida de que manteria o cargo de regente. Entretanto, chegou mesmo a rejeitar a proposta de casamento que lhe dirigia o Mestre de Avis. Quando percebeu que D. Joo de Castela estava disposto a assumir ele prprio o poder, tentou ainda o apoio dos alcaides seus simpatizantes. Mas era tarde demais. Foi enviada para o Mosteiro de Tordesilhas onde acabou por falecer.

D. BEATRIZ
D. Beatriz era filha de D. Fernando e de D. Leonor Teles. Nasceu em Fevereiro de 1373 e antes de completar 10 anos j tinha sido prometida em casamento pelo menos umas quatro vezes. Ainda com 3 anos combinado o seu casamento com Fradique, filho bastardo de Henrique II de Castela. Porm, em 1380, o seu prometido passa a ser o prprio herdeiro da coroa castelhana, D. Henrique, filho de D. Joo I. Pela mesma altura, s escondidas dos castelhanos, combinava o rei portugus o casamento de D. Beatriz com Duarte, filho do conde de Cambridge. Era a forma de celebrar um tratado de aliana com a Inglaterra. Mas to

depressa o acordo se fez como se desfez, pois, sem os ingleses saberem, o rei portugus assina a paz com Castela (Agosto de 1382) e a infanta passa a ser noiva de D. Fernando, filho segundo do rei castelhano. Mas foi por pouco tempo... Como entretanto o rei castelhano ficara vivo, D. Beatriz acabou por casar com ele, por contrato celebrado em 2 de Abril de 1383. E, deste modo, com apenas 11 anos, a filha de D. Fernando tornou-se rainha de Castela.

D. Nuno lvares Pereira


Nasceu em 1360. Passou a sua juventude a treinar-se como cavaleiro. Foi o brao direito de D. Joo I, na revoluo de 1383-85, provocando pesadas derrotas aos exrcitos castelhanos. Foi Condestvel do Reino (chefe supremo dos exrcitos), graas ao seu talento de guerreiro e lder militar que todos ouviam, respeitavam e gostavam de seguir. Para alm de excelente estratega foi um hbil guerreiro, como aconteceu na tomada do castelo de Monsaraz. Era muito religioso e com profundo sentimento de amor Ptria, que defendeu com toda a heroicidade. J velho e cansado, entrou para a ordem dos Carmelitas, onde veio a morrer em

1431. Diz a lenda que, por debaixo do hbito de frade, muitas vezes, trazia vestido o arns de combatente.

lvaro Pais
(sculo XIV) Padrasto de Joo das Regras, pertencia burguesia abastada de Lisboa. Tornou-se grande defensor da causa do Mestre de Avis, de quem foi conselheiro, durante a crise de 1383-85. Exerceu grande influncia sobre a "arraia-mida" de Lisboa, preparando a revoluo de 1383. -lhe atribuda a ideia de matar o conde de Andeiro. Com lvaro Pais, a burguesia comeou a ter influncia poltica.

Joo das Regras


(1340-1404) Joo de Aregas, seu verdadeiro nome, foi um importante jurisconsulto. Doutorado em Direito pela Universidade de Bolonha, foi professor na Universidade de Lisboa. Teve um papel de grande relevo nas Cortes de Coimbra de 1385, argumentando que o trono estava vago, porque nenhum pretendente era considerado herdeiro legtimo. Assim, deveria caber ao povo a escolha de um novo rei, enumerando as qualidades que deveria ter, as quais, segundo ele provou, existiam no Mestre de

Avis. D. Joo I nomeou-o chancelermor do Reino e seu conselheiro, encarregando-o de ordenar e reformar as leis. Foi sepultado no Convento de S. Domingos de Benfica, em Lisboa.

Ferno Lopes
Sabe-se muito pouco acerca da vida de Ferno Lopes. Ter nascido em Lisboa ou arredores por volta do ano de 1380 e no seio de uma famlia modesta, camponeses ou artesos. Ignorase por que motivo estudou e onde. Mas ainda bem que o fez; caso contrrio no teria a oportunidade de dar largas ao seu imenso talento de escritor, investigador, historiador. No ano de 1408 D. Joo I nomeou-o Guardador das Escrituras do Tombo, ou seja, responsvel por todos os documentos antigos existentes no arquivo histrico do reino, que se chamava Torre do Tombo e funcionava ento no Castelo de S. Jorge (1). Ferno Lopes mostrou-se to competente que se manteve em funes at velhice. Isso no impediu que o rei e os prncipes lhe atribussem outros cargos, como Escrivo dos Livros de D. Duarte, Escrivo dos Livros de D. Joo I, Escrivo de Puridade do

Infante D. Fernando. Em data incerta encarregaram-no ainda de escrever as Crnicas dos Reis de Portugal. E ele entregou-se a essa tarefa de alma e corao. Consultou os documentos da Torre do Tombo, livros de memrias e de linhagem, crnicas de autores estrangeiros, como por exemplo a de Ayala, que se referia a factos contemporneos mas vistos pelo lado de Castela. Quis tambm visitar os locais que tinham servido de palco aos acontecimentos mais empolgantes e ouvir o testemunho das pessoas que os presenciaram. Percorreu o pas de ls a ls vasculhando bibliotecas de mosteiros, igrejas e cartrios, numa nsia de encontrar a verdade dos factos para a transmitir, tanto quanto possvel, sem desvios nem distores. Esta atitude era invulgar numa poca em que se escrevia sobretudo para agradar s pessoas que encomendavam a obra. A sua prosa magnifica. No se pode, no entanto, considerar totalmente imparcial. E bvio, por exemplo, que assumiu o dio popular a Leonor Teles. Tambm no deixa lugar a dvidas a simpatia pelo partido do Mestre de Avis e pelo Condestvel... Os historiadores contemporneos apontam-lhe alguns exageros, como no caso da

Batalha de Aljubarrota. Ao que parece, esqueceu-se de referir as vantagens que o terreno conferia ao exrcito portugus, no referiu as armadilhas escavadas por ordem de Nun' lvares Pereira e ter aumentado um pouco o nmero de castelhanos e diminudo o nmero de portugueses para dar mais brilho vitria. Mas todos concordam que se trata de pormenores. No essencial, Ferno Lopes procurou de facto a verdade e apresentou-a de uma forma to bela que ainda hoje nos encanta. (1) A palavra tombo significava registo de documentos ou de direitos. Esse registo podia formar um nico livro ou vrios livros. O tombo dos direitos e propriedades do rei esteve guardado numa torre do Castelo de S. Jorge at ao Terramoto de 1755. Essa torre passou a chamarse Torre do Tombo. O terramoto destruiu a torre mas os documentos salvaram-se e foram transferidos para o Palcio de S. Bento, onde estiveram at serem mudados para um edifcio novo construdo de propsito na Cidade Universitria de Lisboa. Este Arquivo Nacional continua a chamar-se Torre do Tombo. in Jos Mattoso, Ana M. Magalhes, Isabel Alada, Um

Tempo de Revoluo, ed. Caminho

D. Joo I
Dcimo rei de Portugal, cognominado "O Prncipe de Boa Memria", fundador da segunda dinastia, que dele tomou o nome de Joanina (ou de Avis, por ter sido mestre desta Ordem Militar). D. Joo nasceu em Lisboa no ano de 1357 e morreu na mesma cidade, no castelo de Alcova, a 14 de Maro de 1433. Era filho bastardo do rei D. Pedro I e de Teresa Loureno, filha de Loureno Martins, burgus, cidado de Lisboa. Foi a este Loureno Martins que D. Pedro entregou a primeira criao do pequeno bastardo. A seguir, a D. Nuno Freire de Andrade, mestre da Ordem de Cristo, que D. Pedro confia o pequeno bastardo, para continuar a sua educao, vindo a tornar-se mestre da Ordem de Avis. Falecido D. Pedro e elevado ao trono D. Fernando, na corte de seu meio-irmo, que o mestre de Avis, ento apenas de 10 a 11 anos, passa a mocidade. Em 1383, vai ter um papel decisivo na conspirao de alguns nobres (entre os quais o moo Nuno lvares Pereira e seu tio Rui Pereira, o conde de Barcelos e o popular conselheiro lvaro Pais, padrasto do jurisconsulto Joo das Regras) para matar o Conde Andeiro, conselheiro galego de D. Leonor Teles, acontecimento que vai desencadear a crise seguinte. Perante a ameaa de invaso

castelhana, nomeado Regedor e Defensor do Reino e, em 6 de Abril de 1385, aclamado rei nas Cortes de Coimbra. Tem um papel decisivo na luta contra Castela. Nomeia D. Nuno lvares Pereira como Condestvel (chefe dos exrcitos) e pede ajuda ao rei de Inglaterra. Finalmente d-se a derrota dos Castelhanos em Aljubarrota, a 14 de Agosto de 1385. A 9 de Maio de 1386 assinado um tratado entre D. Joo I e o rei de lnglaterra; e a 2 de Novembro de 1387, D. Joo I casa com a filha mais velha do Duque de Lencastre, D. Filipa de 28 anos. Deste casamento nascem: D. Branca (n. em 1388, m. com 8 meses apenas); D. Afonso, de breve vida tambm (1390-1400); D. Duarte, o sucessor (1391); D. Pedro (1392), D. Henrique (1394), D. Isabel (1397), D. Joo (1400), D. Fernando (1402). Uma vez desembaraado de preocupaes graves quanto a Castela (a paz assinada em 1411), D. Joo aplica-se a consolidar e desenvolver a situao da nova era que na Histria Portuguesa se iniciara com a sua dinastia. assim que vai surgir a empresa da tomada de Ceuta, em 1415, seguida dos Descobrimentos portugueses por mar.

Morreu a 14 de Maro de 1433, com 77 anos de idade, e sepultado no mosteiro da Batalha, conforme o seu testamento.

Вам также может понравиться