Вы находитесь на странице: 1из 11

Quais fatores influenciam o Psiclogo a fazer escolha de sua linha terica?

Resumo - Este estudo tem como objetivo identificar quais aspectos levam Psiclogos a escolher uma linha terica da Psicologia. O intuito principal da pesquisa identificar esses aspectos quantitativamente, assim como qualitativamente. Foi buscado na literatura referncias bibliogrficas sobre as diferentes correntes tericas. Para tanto, sero analisados Psiclogos formados, que atuam em diferentes correntes tericas, utilizando de um Questionrio com questes abertas, aplicado por alunos do 6 Semestre de Psicologia da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro de Mogi Guau, SP. Palavras-chave: linhas tericas; Psicologia Abstract - This study aims to identify which aspects lead psychologists to choose a line of theoretical psychology. The main purpose is to identify these aspects quantitatively, qualitatively as well. Was sought in literature references on the different theoretical perspectives. For this, we analyzed trained Psychologists, working in the different theoretical perspectives, using the interview with open questions, applied by students in the sixth semester of Psychology, City College Professor Franco Montoro of Mogi - Guau, SP. Keywords: theoretical approaches; Psychology

1. Introduo Comeamos com um paradoxo, ou uma contradio aparente, observando que a Psicologia uma das disciplinas acadmicas mais antigas e, ao mesmo tempo, uma das mais modernas. (SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E., 2007). As razes da Psicologia podem ser encontradas nos grandes filsofos da Grcia Antiga. Os mais famosos entre eles, Scrates, Plato e Aristteles
1

fizeram perguntas fundamentais sobra a vida mental: O que a conscincia? As pessoas so intrinsecamente racionais ou irracionais? Existe realmente o livre arbtrio? (ATKINSON, R.L.; ATKINSON, R. C.; SMITH, E. E.; BEM, D. J.; NOLEM-HOEKSEMA, S., 2002). Antigos textos filosficos de 2.500 anos atrs demonstram que filsofos gregos como Plato e Aristteles j se interessavam pelo comportamento humano e por questes como a memria, a aprendizagem, a motivao, o pensamento, a percepo e o comportamento anormal. Mais tarde todos esses temas foram reunidos na disciplina formal da Psicologia (SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E., 2007). A psicologia evoluiu desde o sculo XIX at o que hoje a cincia do comportamento e dos processos mentais (Evans, 1999c). cincias, principalmente da fisiologia (Fancher, 1996). Muitos estudantes de Psicologia tem dificuldade para escolher qual linha terica seguir, pois no parecem ter muitas caractersticas em comum, mesmo essas correntes ter como estudo a preocupao em conhecer a natureza e o comportamento humanos em uma abordagem que de alguma forma tenta ser cientfica. Tentando minimizar a dificuldade de alunos do curso de Psicologia, este estudo buscar respostas de profissionais j experientes que fizeram suas escolhas e ajudar a nortear os primeiros passos de uma carreira profissional. Davidoff (2001,p.12) coloca que o nicio do XX testemunhou o surgimento e desenvolvimento de movimentos rivais na psicologia. Muitos dos psiclogos contemporneos, apesar de no integrarem mais movimentos especficos se identificam com uma de quatro principais perspectivas: cognitivista, behaviorista, humanista ou psicanaltica. O eventual surgimento da psicologia como uma cincia dependeu do avano de outras

1.1 Viso Cognitivista

Esta perspectiva, no sculo dezenove, focalizava-se primariamente sobre as experincias mentais, e seus dados eram amplamente autoobservaes na forma de introspeces. Introspeco se refere observao e registro, por um indivduo, da natureza de suas prprias percepes, pensamentos e sentimentos, isto , o exame do seu prprio estado mental. O moderno estudo da cognio est baseado no estudo dos processos mentais (percepo, recordao, raciocnio, decises e soluo de problemas) com interpretaes (inferncias) acerca deles. Ao fazerem estas interpretaes os cognitivistas baseiam-se em uma analogia entre a mente e um computador. As informaes que entram so selecionadas, comparadas e combinadas com outras informaes j na memria, transformadas, rearranjadas e assim por diante. A perspectiva cognitiva surgiu como reao ao behaviorismo pois os psiclogos cognitivistas argumentam que no se pode conceber todas as aes humanas unicamente em termos de estmulo e resposta e no se pode negligenciar outras reas do funcionamento humano tais como raciocinar, planejar, tomar decises com base nas informaes recordadas, e usar a linguagem. Para os cognitivistas o medo condicionado do rato se d no por sucessivos emparelhamentos entre estmulo e resposta, mas sim pela formulao de uma hiptese tal como Se se ouve uma campainha, est vindo um choque doloroso. Sobre o fenmeno da amnsia infantil, talvez no se possa recordar eventos dos primeiros anos de vida porque, com o grande aumento na capacidade para a linguagem, por volta dos 3 anos, ocorre um rearranjo no modo de organizar as experincias na memria.

1.2 Behaviorismo

Os caminhos da psicologia tiveram uma mudana dramtica no incio do sculo XX quando uma nova abordagem chamada behaviorismo surgiu como uma fora dominante. John B. Watson acreditava que para a psicologia ser uma cincia, os dados psicolgicos deveriam estar abertos ao exame pblico como os dados de qualquer outra cincia. O comportamento pblico; a conscincia privada.
3

A cincia deveria tratar apenas dos fatos pblicos. Uma vez que os psiclogos estavam ficando impacientes com a introspeco, o novo behaviorismo foi rapidamente aceito; muitos psiclogos jovens nos Estados Unidos se autodenominavam behavioristas. (A pesquisa do fisilogo russo Ivan Pavlov sobre a resposta condicionada era considerada uma rea importante da pesquisa comportamental, mas foi Watson o responsvel pela ampla influncia do behaviorismo.) Watson afirmava que quase todo comportamento resultado de condicionamento e que o ambiente molda o comportamento reforando hbitos especficos. A resposta condicionada era vista como a menor unidade do comportamento, a partir da qual comportamentos mais complexos poderiam ser criados. Todos os tipos de padres de comportamento complexo oriundos de treinamento ou educao especiais eram considerados como nada mais do que um tecido interligado de respostas condicionadas. Os behavioristas tendiam a discutir os fenmenos psicolgicos em termos de estmulos e respostas, dando origem ao termo psicologia de estmulo-resposta (S - R). Note-se, contudo, que a psicologia de S R em si no uma teoria ou perspectiva, mas um conjunto de termos que podem ser usados para comunicar informaes psicolgicas. A terminologia S-R muitas vezes utilizada na psicologia atual. Esse modo de explicar a percepo conhecido pelo nome de teoria da cpia ou teoria da representao mental (Skinner, 1945/1961, 1953/ 1966, 1957, 1968, 1969, 1974).

1.3 Humanismo Os psiclogos humanistas esto unidos em torno de uma meta comum concentrar-se naquilo que significa estar vivo como ser humano (Bugenthal, 1967). Os psiclogos humanistas rejeitam os pressupostos sobre a natureza humana das abordagens psicanaltica e comportamental. Em seu lugar, eles enfatizam as qualidades humanas especiais que distinguem as pessoas saudveis tanto de pacientes perturbados quanto de animais.
4

Todos ns temos uma necessidade bsica de desenvolver nosso potencial ao mximo, de progredir para alm de onde nos encontramos no momento. Embora possamos ser impedidos por obstculos ambientais e sociais, nossa tendncia natural para a realizao de nosso potencial. A psicologia fenomenolgica ou humanista tem se associado mais com a literatura e com as humanidades do que com a cincia. Por isso difcil oferecer descries detalhadas do que a perspectiva fenomenolgica diria sobre nossos exemplos de problemas, como o de reconhecimento de rostos e o de amnsia infantil, uma vez que os fenomenlogos no estudam estes tipos de problemas.

1.4 Psicanlise A concepo psicanaltica do comportamento humano foi desenvolvida por Sigmund Freud na Europa aproximadamente na mesma poca em que o behaviorismo estava se desenvolvendo nos Estados Unidos. Em certos aspectos a psicanlise era uma mescla das verses de cognio e fisiologia do sculo XIX. Freud particularmente combinou noes cognitivas de conscincia, percepo e memria com idias a respeito de instintos de base biolgica para forjar uma nova e ousada teoria do comportamento humano. O pressuposto bsico da teoria freudiana o de que grande parte de nosso comportamento provm de processos inconscientes, ou seja, crenas, medos e desejos dos quais uma pessoa no tem conscincia, mas que mesmo assim influenciam seu comportamento. Freud acreditava que muitos dos impulsos que so proibidos ou punidos pelos pais e pela sociedade durante a infncia so provenientes de instintos inatos. Como todos ns nascemos com estes impulsos, eles exercem uma influncia profunda que deve ser manejada de alguma maneira. Sua proibio simplesmente os afasta da conscincia e os leva para o inconsciente. Contudo, eles no desaparecem; eles podem se manifestar na forma de problemas emocionais, sintomas de doena mental ou, por outro lado, comportamento socialmente aprovado como atividades artsticas e literrias. Por exemplo, se voc sente muita raiva de uma pessoa da qual voc no pode se afastar, sua raiva pode tornar-se inconsciente, talvez expressando-se num sonho com aquela pessoa.
5

Freud acreditava que somos guiados pelos mesmos instintos bsicos que os animais (principalmente sexo e agresso) e que estamos constantemente lutando contra uma sociedade que enfatiza o controle destes impulsos. Assim Freud afirmava que o comportamento agressivo proveniente de um instinto inato.

2. Problema de Pesquisa Quais fatores influenciam o Psiclogo a fazer escolha de uma linha terica?

3. Objetivo Este presente estudo tem como finalidade identificar os aspectos que influenciam na escolha de uma linha terica, a qual o profissional de Psicologia ir atuar. 3.1 Objetivos Especficos Enumerar os aspectos levantados Quantificar o aparecimento de cada aspecto identificado pela amostra
4. Mtodo

Ser utilizado como ferramenta de pesquisa um Questionrio com questes abertas e estruturadas, tendo como ponto de partida o referencial terico abordado como ponto de partida para sua elaborao. Ser utilizado uma amostra de 48 Psiclogos que atuam em diferentes correntes tericas, sendo que cada aluno do 6 Semestre de Psicologia da Faculdade Municipal Professor Franco Montoro ser responsvel por entrevistar 01 profissional.
6

Aps ter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido assinado, os dados sero colhidos e, aps, representados em grficos para que se possa ter o resultado quantitativo, e a anlise do contedo do discurso de cada profissional ser revertida em dados qualitativos. Sero entrevistados psiclogos da cidade de Mogi Guau e regio. Pretende-se identificar os seguintes critrios: * Faculdade em que graduou; * A fundamentao terica; * Oportunidade de Campo de Atuao; * O atual campo de trabalho; * Motivo da preferncia pela linha terica. Aps ter o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (Anexo) assinado, os dados sero colhidos e, aps, representados em grficos para que se possa ter o resultado quantitativo, e a anlise do contedo do discurso de cada profissional ser revertida em dados qualitativos.

5.

Resultados Esperados Espera-se que com este estudo possam-se identificar quais parmetros so considerados para o profissional de Psicologia ao determinar uma linha terica para exercer a profisso, assim podendo auxiliar estudantes de Psicologia com as dificuldades em escolher qual a corrente terica a que ir seguir.

6. Referncias Bibliogrficas

ATKINSON, R.L.; ATKINSON, R. C.; SMITH, E. E.; BEM, D. J.; NOLEMHOEKSEMA, S. Introduo Psicologia de Hilgard. So Paulo: Artmed, 2002.
7

DAVIDOFF,L.L. Introduo Psicologia. So Paulo:Pearson Makron Books, 2001. HOCKENBURY, D. H.; HOCKENBURY, S.E. Descobrindo a Psicologia. Barueri, SP: Manole, 2003. JNIOR, J. R. Introduo ao Existencialismo. Campinas, SP: 2003. LOPES,C. E.;ABIB. J. A. D. Teoria da Percepo no Behaviorismo Radical. Psicologia: Teoria e Pesquisa Mai-Ago 2002, Vol. 18 n. 2, pp. 129-137. Universidade 17h09min. Federal de So Carlos. Disponvel em < http://www.scielo.br/pdf/ptp/v18n2/a03v18n2.pdf> Acesso em 26 mai, 2011

MYERS, D. G. Psicologia. Rio de Janeiro: LTC Livros Tcnicos e Cientficos S.A., 2006. SCHULTZ, D. P.; SCHULTZ, S. E. Histria da Psicologia Moderna. So Paulo: Thompson Learning Edies, 2007. TALAFERRO, A. Curso Bsico de Psicanlise. So Paulo: Martins Fontes, 2004.

7. Cronograma

Ms

Procedimento
8

Agosto Setembro

Elaborao do projeto final para aplicao. Orientao questionrio aos aplicadores e a aplicao do

Outubro Novembro

Anlise de dados Concluso da pesquisa

8. Apndice O Questionrio a seguir tem como finalidade identificar quais so os aspectos que levam o psiclogo a se identificar com uma linha terica, dentre tantas correntes existentes dentro da Psicologia.
9

Trata-se de questes abertas, caso necessite, utilize o verso da folha para responder. Sua colaborao muito importante para ns!

1. Data do preenchimento do questionrio: ___/___/___ Horrio: ___:___

1.1. Sexo: Masc. (

) Fem. (

) 1.2. Idade:__________ ) Companheira/o ( )

1.3. Estado civil: Solteira/o (


2. Faculdade

) Casada/o ( graduou

Separada/o ou Divorciada/o ( ) Viva/o ( ) onde Psicologia: ______________ __________________________________ Cidade:

UF: _______ Pas______________ Ano de concluso: ____________

3. Qual a linha terica que segue? ________________________________ 4. Na sua opinio, qual das linhas tericas oferece mais oportunidade de campo para se atuar? Por qu? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ ________________________________________________________ 5. Em que ambiente de trabalho voc atua? (Hospital, clnica, escola...) __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 6. Por qual motivo voc se caracterizou para seguir essa linha terica? __________________________________________________________ __________________________________________________________
10

__________________________________________________________ __________________________________________________________ 7. Quais foram as influncias que te levaram a seguir essa linha? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ 8. Voc acha que a linha de sua escolha oferece bastante campo de atuao? __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________ __________________________________________________________

11

Вам также может понравиться