Вы находитесь на странице: 1из 24

PCMAT

Programa de Condies do Meio Ambiente de Trabalho na Construo Civil Programa de Gerenciamento e Preveno de Acidentes. Modelo para Uso Exclussivo de Empresa Associada ao SECONCI-PR.

Curitiba, 10 de abril de 2001 OF.:10/2001-SEG

Ilmo. Sr. Nononono Nononono Nonono Delegado Regional do Trabalho no Estado do Paran
Recortar aqui

Nesta

Conforme determina a lei 6514 de 22 de dezembro de 1977 que instituiu as Normas de Segurana no Trabalho, e em cumprimento ao disposto na NR-18.2 Comunicao Prvia, informamos essa delegacia o que segue: a) Endereo da Obra: __________________________________________________ _____; b) Qualificao do Contratante: CNPJ:_____________________________________________ _____; c) Endereo do Contratante: __________________________________________________ _____; d) Tipo de Obra: Demolio__________________________________________ _____________; e) Incio da Obra: _______________ Concluso da obra: ________; f) Nmero mximo __60_______________; previsto de trabalhadores:

o que tinhamos a informar. Atenciosamente;

Eng Vixcxvxvc Gtrtrtrtscdfv NDICE CAPTULO I Localizao pg. Caractersticas do local pg. O Canteiro pg. rea de Vivncia pg. Banheiros pg. Chuveiros pg. Local de Refeies pg. Vestirio pg. Instalaes Eltricas pg. . Serra Circular pg. Andaimes pg. Ferramentas pg. Sinalizao pg. Interna pg. Externa pg. Procedimentos de Emergncia pg. Acidentes leves pg. Acidentes graves pg. Acidentes com bito pg.

CAPTULO II Equipamentos de Proteo Coletiva EPCs pg. Equipamentos de Proteo Individual EPIs pg. Proteo contra incndios pg.

CAPTULO III Procedimentos Administrativos pg. Treinamento pg. Controle Mdico pg. Mapa de Riscos pg. CIPA pg. CAPTULO IV Riscos de Acidentes pg. Limpeza do Terreno pg. Escavaes pg. Outras situaes pg. Cronograma de implantao (Anexo 18) CAPTULO V ANEXOS (Esquemas, planilhas) pg. Anexo 2.- Locao do canteiro, Imveis prximos, Postes eltricos, Vegetao, ponto de nibus, pistas de rolamento. Anexo 3.- Instalaes sanitrias Anexo 4.- Local de Refeies Anexo 5.- Vestirio Anexo 9.- Sinalizao: Cartazes, Testada de Obra, Obstruo temporria Anexo 10.- Roteiro de Emergncia Anexo 11.- EPCs: Plat. De Proteo, Guarda-corpo, Prot. Abertura de pisos, Proteo em escavaes, Proteo de pontas de Vergalhes, Proteo de passeios e logradouro, Proteo da entrada da obra, Passarela, Rampas, Escadas de mo, Barreiras de proteo. Anexo 12.- Planilha EPI X Funo Anexo 13.- Modelo de registros: EPI, Vestimenta Anexo 14.- Planilha Exame X Funo Anexo 15.- Mapa de Riscos: Limpeza do Terreno, Escavaes, Fundaes, Estrutura, Alvenaria e Acabamento. Anexo 17.- Telefones teis Anexo 18.- CRONOGRAMA.

CAPTULO I INFORMAES GERAIS MEMORIAL LOCALIZAO Obra situada no Bairro Tijuca, rua do Matoso n 240. CARACTERSTICAS DO LOCAL As principais caractersticas, prximas do canteiro de obras so as seguintes: Comrcio: Existe atividade comercial de mdio fluxo. Trnsito: Fluxo definido como intenso. Cinco linhas de nibus passam em frente ao empreendimento. Posteamento eltrico pblico: Existem postes na calada da face da obra, sendo que os mais prximos esto a uma distncia de 02 metros da face do tapume (ver anexo ) Imveis: Existem imveis adjacentes (residncias), com garagem contgua (ver anexo ). CARACTERSTICAS DO EMPREENDIMENTO Edifcio de uso residncial com as seguintes caractersticas:

Fundaes: Fundao profunda por estaca cravada; 1 pavimento: 5m Demais pavimentos: 3m Estrutura: Concreto armado. 7 lajes tipo, total 7 pavimentos. Coertura: laje impermealizada, coerta com telha colonial e telha de zinco fachada: Faces externas pastilhadas e placas de marores (2,00 x 4,00) na fachada central. As placas de marore esto a 4,00m de altura de nvel da rua, sendo o restate preenchido com pastilhas. J as outras, so revestdas somete co argamassa e pintura ase de gua. Caixa dgua de concreto : 21 000l Piso: 1 pav.: pedra portuguesa Demais: hall marmore Apartamento: piso frio na cosinha, na rea de servio e saitrios sinteco nos demais comodos. - Paredes interas: 1 pav.: revestido com pintura acrlica e demais: - hall pintura acrlica

demais

- apt. ladrilho na cozinha, rea de servio e sanitrio; e pintura nos comodos. - Janelas: Prisma de ventilao : ascula de alumnio (2,00 x 2,00) aportas: de correr (2,50 x 2,50 e 2,00 x 2,50) parapeito de marmore e grades nas janelas do 2 e 3 pavimetos

O CANTEIRO A alocao do canteiro de obra ser realizado conforme croqui (ver anexo ), onde temos alm da projeo da planta da obra, a alocao da rea de vivncia e a administrao.

Admistrao O dimesionamento desta instalao funo do nmero de pessoas que traalham no local e das dimenes dos equipamentos (armrios, mesas, cadeiras, computadores, armrios e anheiro). REA DE VIVNCIA Instalaes Sanitrias As instalaes sanitrias provisrias, estaro dimensionadas adequadamente para atender ao nmero mximo previsto de trabalhadores (60). Os sistemas construtivos sero padronizados, assegurando a durabilidade s instalaes. Banheiros (ver anexos) Os banheiros sero constitudos de 3 lavatrios, 3 bacias turcas, mictrio tipo calha, 6 chuveiros plsticos, seguindo o estipulado na NR-18.4.2.4. Caractersticas Sero utilizadas bacias turcas, por serem mais higinicas e durveis. Instaladas em compartimentos individuais e dotadas de portas indevassveis. A ventilao ser natural para o exterior atravs de aberturas (janelas) de ventilao. As paredes divisrias com altura de 2,10 metros, sendo estas revestidas com material cermico (sobras das obras) at uma altura de 1,50m.

O piso ser revestido com material cermico antiderrapante. Cada compartimento contar com recipiente para papis usados. Papel higinico ficar disposio no almoxarifado, em compartimento especfico (ver esquema nos anexos) e ao alcance de todos os trabalhadores. Ser realizada limpeza diria no incio do expediente e s 13 horas. Sendo que o aheiro da adm ser constitudo de : 1 lavatrio, 1 acia turca, 1 chuveiro e 1 mictrio.

Chuveiros (ver esquema no anexo 3) Caractersticas Os chuveiros sero plsticos com gua quente e fria, do tipo coletivo, aterrados eletricamente. Haver suporte para sabonete e cabide para toalha. O piso ser provido de material emborrachado, e retirado freqentemente para secagem. O piso ter caimento necessrio para escoamento da gua para a rede de esgoto.

Local de refeies (ver esquema nos anexos) Caractersticas Mesas com tampo forrado com material impermevel. Marmiteiro tipo banho-maria com capacidade para atender aos usurios. Lixeiras para resduos. Limpeza realizada aps o caf-da-manh e aps o almoo, todos os dias.

Vestirio (ver esquemas nos anexos) Caractersticas mnimas Com armrios e bancos em nmero suficiente.

Armrios: Estes armrios sero confeccionados em madeira laminada, numerados e com fechadura e cadeado. No ser permitida a guarda de bebida alcolica nem armas de qualquer natureza. Iluminao natural e artificial adequada.

INSTALAES ELTRICAS Caractersticas mnimas Sero 2 pontos provisrios dentro do canteiro da ora O quadro geral ser aterrado, alm de dispor de terminal neutro para alimentar o sistema monofsico. Manter as portas do quadro fechadas para evitar que os funcionrios encostem nas partes energizadas (vivas) e no guardem roupas, garrafas ou outros objetos dentro dele. Os fios e cabos sero extendidos de forma area e por locais que no atrapalhem a passagem de pessoas mquinas e materiais. Sempre que se realizarem trabalhos prximo da rede externa eltrica, os mesmos sero acompanhados por pessoa experiente para avisar quando houver risco de acidente. A rede de distribuio nas instalaes de apoio ser protegida por eletrodutos de PVC. No ser permitido o uso de gambiarras. Todas as conexes dos equipamentos sero pelo conjunto Plug/Tomada. Todos os eletricistas recebero Ordens de Servio especficas .(ver anexo 6).

Serra Circular (ver esquema nos anexos) Somente ser operada por funcionrios qualificados, identificados e com o devido EPI 3 em 1 ( capacete, protetor facial e protetor auricular num s equipamento). Estes EPIs ficaro em compartimento prprio prximos da mesa da serra e ao alcance dos operadores. Atender os seguintes requisitos mnimos: Coifa protetora; Empurradores ;

Caixa coletora de resduos; Chave de ignio. Extintor tipo PQS. Aterrada eletricamente. Ficar sob cobertura. Quadros de aviso Uso exclusivo de carpinteiro e Uso obrigatrio de EPI. Alguns procedimentos bsicos: Regularmente ser verificado o disco de corte. Ser esvaziada a caixa coletora de resduos, principalmente no final do expediente. Corte de cunhas somente em madeiras com mais de 30cm (trinta centmetros). Andaimes Alm das orientaes do fornecedor dos andaimes, sero consideradas as seguintes observaes: * A montagem, movimentao e desmontagem dos andaimes, ser supervisionado

pelo tcnico de Segurana da obra para evitar riscos de acidentes, principalmente com redes eltricas e queda de componentes, que possam atingir no somente aos trabalhadores da obra, como a pedestres. * O andaime suspenso dispor de sistema guarda-corpo e rodap (ver anexo 8), inclusive nas cabeceiras. * Todos os andaimes suspensos sero numerados, e no livro da obra registrado o nome da(s) pessoa(s) que estiverem nesses equipamentos diariamente (ver anexo 8). * Deve ser feita verificao diria das condies dos cabos de sustentao, assoalho e do cabo guia de segurana, dos balancins. * Os andaimes fachadeiros fixos, se utilizados, disporo de tela de proteo, desde a primeira plataforma de trabalho at pelo menos dois metros acima da ltima plataforma (ver anexos). * Aps o uso dos andaimes suspensos, devem ser devidamente ancorados estrutura do prdio.

Ferramentas O Almoxarifado dispor de todas as ferramentas necessrias etapa da obra. Caso algumas ferramentas, equipamentos, instrumentos ou similares precisem ser alugados os mesmos devero acompanhar garantia explicitada em documento prprio, de funcionamento e de manuteno realizada nos equipamentos alugados. * Antes da sada (das ferramentas) do almoxarifado ser verificado o

funcionamento da mquina ou equipamento. Verificao visual. * Sero periodicamente vistoriadas todas as ferramentas e equipamentos de apoio,

nas suas protees, estado, fiao eltrica e outros considerados necessrios e recomendados pelos fabricantes. * Se a ferramenta requerer EPI especfico, o responsvel do almoxarifado entregar a Ferramenta e o EPI obrigatoriamente. (Ex. entalhadora e culos de segurana). * Especial ateno para a pistola de fixao plvora. Deve ser verificado

principalmente o bocal protetor e seguir as instrues do fabricante. O operador obrigatoriamente usar abafador de rudo e ser submetido a avaliaes constantes de audiometria pelo servio mdico.

Especificaes e precaues das ferramentas manuais a ser utilizadas:

Tipos de ferramentas De corte (talhadeiras, raspadeiras,

Leses Provocadas Perfuraes e cortes

De ponta (pontas de Traar, compassos, Limas,

Perfuraes e corte

Precaues Transportar as ferramentas protegidas por bainhas e dentro de sacolas, nunca em bolsos de calas ou camisas; Colocar as ferramentas em locais estveis, onde no haja perigo de queda. Proteger as pontas dos equipamentos por rolha de cortia; No utilizar limas

De percusso (talhadeiras, percursores, punes, calibradores) Projeo de estilhaos metlicos, batida

De Bater (martelos, macetes Batida

Perfuraes, batidas De apertar (chaves fixas, grifos, chaves inglesas, chaves de. fenda)

como alavancas; Utilizao de cabos para as lima. Conservar em bom estado a cabea de talhadeiras, evitando-se rebarbas. Usar tmpera apropriada para o ao empregado; Cuidado com as projees ao cortar ferros ou rebite. Verificar a boa fixao dos cabos; No molhar a ferramenta, evitando assim o apodrecimento da madeira e oxidao da cabea; Evitar a utilizao destes equipamentos em ambientes explosivos Verificar o tamanho das chaves de acordo com a fenda do parafuso ou dimenso da porca; No aumentar o tamanho do cabo para provocar o efeito alavanca; No utilizar chaves para apertar ou soltar; Verificar a existncia de

Serras para madeiras e metais (serrotes Cortes, perfuraes

Diversas (tesouras, escovas metlicas, colher de pedreiro Perfurao corte

Pistolas de Fixao

Ferimento por projteis ou estilhao

fissuras no material. Transportar as ferramentas com proteo para os dentes; Verificar o estado dos dentes (devem estar afiados; No alinhar a direo do corte com os dedos. Usar tesouras de braos abertos para evitar que os dedos fiquem presos; Manter as colheres de pedreiro em bom estado, evitandose assim o corte por desgaste da lmina; Manter certa distncia para utilizar a escova de ao, evitandose assim a projeo de partcula. Utilizar protetores apropriados contra estilhaos na ponta do cano, de acordo com o servio a ser executado; No apoie a pistola em suportes finos ou quebradios; Localizar as instalaes de hidrulica e eltrica antes do incio do servio; No usar as pistolas em

locais com produtos inflamveis ou vapores explosivos; Transportas as pistolas e cartuchos caixas apropriada.

SINALIZAO Interna Toda a obra ser sinalizada com avisos e cartazes, informando sobre Riscos, Ateno e Avisos, conforme orientaes da assessoria de segurana do trabalho e material do Sinduscon/PR/ SECONCI/PR. (ver croqui nos anexos) Externa Na sinalizao externa sero atendidos os critrios para Bloqueio de testada de Obra e Trnsito de Veculos de Carga e Descarga da Urbanizao de Curitiba S/A URBS, do Diretran e do Controle de Trfego em rea CTA. (ver esquema nos anexos) A execuo de servios externos (fora dos limites do canteiro, principalmente na rua) ser sinalizado com cavaletes, cones, fita zebrada e um orientador de trnsito veicular e de pedestres, quando necessrio. Ainda deve ser observado o seguinte: Na eventualidade de obstruo temporria do passeio para fins de descarga de materiais, dever ser providenciado cordo de isolamento, em volta do veculo, de maneira a criar um corredor para passagem do pedestre (ver esquema nos anexos). Durante a descarga de concreto usinado, ser utilizado cordo de isolamento, como descrito no item anterior. Pode ser utilizada fita zebrada fixa em balizas, e como complemento cones de sinalizao (ver esquemas nos anexos). Antes da execuo de qualquer servio na rua verificar e certificar-se que no exista risco contra terceiros. Devemos priorizar a segurana dos pedestres (principalmente crianas) e veculos.

PROCEDIMENTOS DE EMERGNCIA Em caso de ocorrncia de acidente, onde a vtima precise ser removida para centro de atendimento mdico, sero tomadas as seguintes providncias:

Hospital: O hospital mais prximo que deve ser procurado em caso de acidentes o Hospital Muicipal Souza Aguiar, Praa da Replica, 111. Fone: (3111-2600/3111-2729). (ver esquema do roteiro da obra ao hospital no anexo 10). Pequenos acidentes Encaminhar a vtima para o almoxarifado do canteiro, onde se encontra o material de primeiros socorros, e funcionrio treinado em primeiros socorros para o atendimento. A caixa de primeiros socorros estar abastecida com: sal de fruta, mercrio, esparadrapo, analgsico em gotas, analgsico em comprimidos, gazes, pomada para queimaduras, ataduras, algodo, luvas de procedimento, tesoura ponta romba. O Servio de Sade e Segurana controlar periodicamente os mesmos. Comunicar ao setor de segurana no trabalho, pelo 333-2033. Acidente de gravidade mdia e alta Se esta for a situao, tomar as seguintes providncias: Acionar o SAMU pelo telefone 192, ou o convnio de remoo mdica ou a ECO pelo 361-1111. Comunicar Administrao da Obra, ao setor de segurana do trabalho ou ao departamento de recursos humanos. A assistncia social dever acompanhar o desenvolvimento do quadro do funcionrio acidentado. Acidente com bito Comunicar Administrao da Obra, ao setor de segurana do trabalho ou ao departamento de recursos humanos. Comunicar a Polcia Civil pelo fone 197

Isolar a rea do acidente, Comunicar Superintendncia Regional do Trabalho pelo fone 2533-1339 No mexer no local at liberao por parte da polcia ou DRT. A assistncia social da empresa dever acompanhar e orientar famlia da vtima nos trmites legais necessrios e no apoio psicolgico necessrio durante e na seqncia do evento. Todo apoio deve ser realizado de forma a mitigar o sofrimento de um acidente, tanto ao acidentado como famlia do acidentado. Em todas as situaes, o departamento de pessoal, emitir a Comunicao de Acidentes do Trabalho CAT , com a seguinte destinao (conforme ordem de servio do INSS n 329, de 26.10.93): 1 via ao INSS 2 via ao SUS 3 via ao sindicato dos trabalhadores 4 via empresa 5 via ao segurado ou dependente 6 via DRT/Ministrio do Trabalho.

Igualmente ser preenchido o Anexo I da NR-18, com a seguinte destinao: 1 via para CERJ. Avenida Antonio Carlos, 251 Centro Rio de Janeiro RJ CEP: 20020-010. 2 via para SECONCI-RIO. Praa da Bandeira, 141 RJ

Captulo II
EQUIPAMENTOS DE PROTEO EQUIPAMENTOS DE PROTEO COLETIVA EPCS Equipamento de Proteo Coletiva, diz respeito ao coletivo, ao grupo a ser protegido. Quando h risco de acidente ou doena relacionada ao trabalho, a empresa deve providenciar EPC, visando eliminar o risco no ambiente de trabalho. Estes so os EPCs mnimos a serem utilizados durante a deolio da obra (ver esquemas nos anexos 11): Plataformas de proteo; Guarda-corpo; Proteo de aberturas no piso; Proteo de escavaes; Proteo de pontas de vergalhes; Corda de segurana;

Tela de proteo; Protees de partes mveis de mquinas e equipamentos; Protees para terceiros (passeios e logradouros); Proteo de entrada da obra; Passarelas; Rampas; Escadas de mo; Barreiras de proteo (ex. tapume). Obs. Todo o permetro da obra ser devidamente isolado com tapumes de forma a evitar o ingresso de pessoas estranhas obra e que possam colocar-se em situao de risco. EQUIPAMENTOS DE PROTEO INDIVIDUAL EPIS (ver planilha X EPI nos anexos) A empresa fornecer aos trabalhadores, como medida complementar de segurana, atendendo o disposto no quadro do anexo 12: Capacete de proteco (para proteger o crnio contra: quedas de ojetos provinientes de nveis elevados; impactos e partculas projetadas); Luvas de proteco mecnica (resestnte agentes arasivos, ao corte, a rasgo e perfuraes); Otas de proteco mecnica (proteo contra impactos de quedas de ojetos pesados e contra ojetos perfurates); culos de proteco anti-impacto (proteo contra impactos de estilhaos, partculas, fagulhas e respingo de produtos quicos); Protectores auriculares (aafador de rudo para os traalhadores com serra circular) Mscara com filtro (para reter partculas de poeiras) Cinto de segurana do tipo pra-quedista (para traalhos em altura superiores a 2 metros) Branco: Administrao e comando; Verde: Carpinteiros; Vermelho: Eletricistas e Encanadores; Amarelo: Armadores; Azul: Servente; Marrom: Pedreiros; Laranja: Visitantes. Obs.: Detalhes sobre uso e conservao destes equipamentos ver nos anexos.

EXTINTORES Sero colocados extintores (todos de no mnimo 6Kg) contra princpio de incndios nos seguintes locais:

Almoxarifado: 01 PQS (P Qumico Seco) e 01 gua pressurizada.

Serra Circular: 01 PQS. Local de refeies: 01 PQS e 01 gua pressurizada. Administrao da obra: 01 PQS.

Incndio Princpio de incndio que no possa ser controlado, ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.

PARTE III ADMINISTRAO PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS Todos os EPIs fornecidos aos colaboradores, sero anotados em ficha prpria e individual (ver modelo nos anexos) onde obrigatoriamente dever constar o n do Certificado de Aprovao C.A. e data e assinatura do recebedor do EPI. Para o fornecimento de um novo EPI, o funcionrio entregar o EPI objeto da substituio. Todos os trabalhadores estaro legalmente contratados, tanto os prprios como os terceirizados. Os Atestados de Sade Ocupacional ASO, ficaro na administrao da obra ou no almoxarifado, para fins de consulta do Ministrio do Trabalho. Inclusive dos empreiteiros. Sero realizadas vistorias peridicas de Segurana e Sade pela Assessoria de Segurana do Sinduscon/Seconci, com elaborao de relatrio de campo e circunstanciado. Estes relatrios sero encaminhados administrao da obra para a correo de eventuais irregularidades. Em todas as reunies gerais sobre o andamento da obra, ser apresentado relatrio da segurana e sade no canteiro, pela assessoria de segurana do Sinduscon/Seconci. Todos os funcionrios recebero Ordens de Servio OS, j mencionadas anteriormente ( ver anexos). Todos os funcionrios devero estar imunizados contra o Ttano. Empreiteiros tambm devero atender as disposies da NR-7 e 18. Principalmente no tocante a treinamentos, ordens de servio e aos exames mdicos. Fica disposio dos empreiteiros o PCMAT da obra, para consulta e acompanhamento. Treinamento Todos os funcionrios recebero treinamento inicial e peridico em Sade e Segurana, a ser administrado pelo Sinduscon/Seconci com carga horria total de seis horas, que

sero distribudas acompanhando o cronograma de execuo da obra. Treinamentos peridicos sero realizados a cada sessenta dias teis pelo pessoal da segurana do trabalho do Seconci/PR, conforme agenda prpria. O treinamento contemplar os seguintes assuntos: O mundo do trabalho A importncia da Construo Civil; Responsabilidade. A Segurana: A Comisso de Preveno de Acidentes CIPA; O Servio de Sade e Segurana SESMT; Principais Riscos de acidentes e Mapa de Riscos; Equipamentos de Proteo (EPIs e EPCs) Praticando a preveno. A Sade e Higiene: Bons hbitos de higiene; Sade do corpo; Sade dos dentes; Doenas sexuais; Doenas da pele; Como evitar as doenas no trabalho.

CONTROLE MDICO O PCMSO desenvolvido pelo Seconci/PR, com programao prpria e que pode ser consultada pelo RH da empresa para eventuais dvidas relacionadas a procedimentos. Todos os funcionrios sero monitorados pelos mdicos do Seconci, atendendo as disposies legais em vigncia. Exames Mdicos A planilha Exames X Funo (ver nos anexos ) mostra os tipos de exames que sero realizados para as diferentes funes e sua periodicidade conforme critrio do mdico do trabalho do Seconci/PR. Eventualmente o Mdico do Trabalho do Seconci acompanhar aos tcnicos do Seconci/PR nas vistorias de orientao para poder levantar situaes de risco sade. Os riscos sade sero abordados pelos tcnicos periodicamente e comunicados ao mdico do trabalho para anlise, avaliao e tomada de providncias. O PCMSO, inicialmente consta como diretriz do empreendimento a ser executado, o mesmo ser efetivamente consolidado quando do incio do empreendimento , acompanhando as etapas da obra e seguindo os relatrios ambientais de riscos sade a serem realizados peridicamente pelos tcnicos da empresa.

Comisso Interna de Preveno a Acidentes CIPA

A Comisso Interna de Preveno de Acidentes CIPA, constituda conforme a determinao da NR 5, da Portaria n. 3214/78, do Ministrio do Trabalho, conforme quadro I, apresentado abaixo:

Grau de Risco

N Empregados 20 a 50 Tcnicos Representantes 1 Do Empregador Representantes 1 dos Epregados

51 a 100 3

51 a 100 4

A CIPA tem por objetivos:

Observar e relatar as condies e meio ambiente de trabalho Solicitar medidas para reduzir, minimizar e eliminar os riscos existentes ou neutralizar os mesmos. Discutir, em conjunto com o SESMT, os acidentes ocorridos, encaminhando para gerncia do empreendimento o resultado da discusso. Solicitar medidas que previnam a ocorrncia de acidentes semelhantes Orientar os funcionrios quanto preveno de acidentes.
_ _ _ _ _

A gerncia do empreendimento dever providenciar e encaminhar para o SESMT a seguinte documentao:


_

Relao dos candidatos a membros representantes dos empregados. Relao dos membros representantes do empregador Data e horrio da votao

Com este dados, o SESMT providenciar:


_

Cdula de eleio da CIPA Efetuar a eleio da CIPA Ata da eleio dos representantes dos empregados da CIPA Ata de instalao e posse da CIPA

Calendrio anual de reunies ordinrias Requerimento de registro da CIPA a Superitedecia Regional do Trabalho.

Captulo IV

Riscos de acidentes

A seguir a relao dos possveis riscos, informaes gerais sore medidas de preveno integridade fsica dos trabalhadores e terceiros, que podem acontecer durante o trabalho de demolio que englobam as atividades de derrube da construo, planejamento, transporte dos entulhos, limpeza da rea e as correspondentes medidas de eliminao ou neutralizao de controle por meio dos equipamentos de proteo coletiva (epcs), medidas administrativas de correo e finalmente por equipamentos de proteo individual (epis).

Medidas de carter geral: - Ates do incio de qualquer trabalho de demolio devem ser toadas as seguintes precaues: Delimitar toda rea circundante da estrutura a demolir; Selecionar local adequado para remoo de entulhos; Garantir a inoperacionalidade das redes de infraestruturas (gua, gs, eletricidade, telefone,...). Remover da estrutura a demolir as cablagens, condutas e outros componentes das redes tcnicas; Retirar da estrutura a demolir os equipamentos fixos, as bancadas e os elementos frgeis como janelas, portas com painis de vidros, etc.; Se necessrio, delimitar, sinalizar e proteger as linhas, cabos e condutas existentes as proximidades.

Demolio Manual

Devem ser escorados ou entivados os elementos construtivos que instabilidade ou falta de instabilidade ou falta de resistncia, antes de iniciar os trabalhos de demolio. Deve ser delimitado e sinalizado todo permetro da rea e demolio; No incio e no final da jornada de trabalho deve sanear todos os elementos construtivos que estejam instveis; Os andaimes (se forem necessrios) devem ficar completamente desligados dos elementos a demolir; Devem-se demolir primeiro os elementos suportados e s depois os suportantes; Os acessos aos postos de trabalho devem ser adequados (principalmente em resistncia e largura), exercendo-se vigilncia constante sobre os mesmos; Os acessos devem-se manter permanentemente desobstrudos e limpos de entulhos; As tubagens, mangueiras e cabos devem ser fixados e arrumados de modo a que, no provoquem tropees, no fiquem sujeitas a esforos que as possam danificar. No atravessamento de vias de circulao de veculos devem ser enterradas ou protegidas; As peas que vo ser soltas devem ser deslocadas sem conduzirem os trabalhadores a movimentos bruscos, devendo ser retiradas com cuidado; Os produtos da demolio devem ser imediatamente retirados da zona de trabalhos e armazenados em local prprio; O corte de elementos de estrutura construdos em Beto pr-esforado, deve ser. rigorosamente efetuado nos locais assinalados pelos tcnicos e unicamente nesses locais; Os elementos a demolir devem ser molhados regularmente a fim de evitar o levantamento de poeiras; As plataformas de trabalho devem ser estveis; slidas e horizontais; Os ajudantes devem trabalhar a uma distncia que evite ser atingido por projees; Deve desinfestar e desinfetar, onde seja necessrio; Dentro de permetros urbanos, deve tomar medidas de proteo contra as projees. de materiais sobre a vida pblica;

Quando aplicvel, devem ser desmontados e retirados todos os elementos frgeis. antes do incio da demolio (portas, janelas, claraboias,); Devem ser escoradas e/ou entivadas as paredes-mestras das edificaes adjacentes, at uma altura que garanta a solidez das mesmas, caso seja necessrio; A demolio deve ser efeituada piso por piso, de cima para baixo e, os trabalhadores. devem laborar todos no mesmo piso; Se necessrio, devem ser montadas escadas exteriores construo ou reforadas. as escadas da edificao. As escadas devem ser os ltimos elementos a demolir em cada piso, porque so necessrias circulao dos trabalhadores; As tubagens e acessrios das redes de ar comprimido devem ser periodicamente inspecionados a fim de evitar fugas de ar sob presso; As aberturas no pavimento do piso em demolio devem ser tapadas, exceto se. forem usadas para escoamento de entulhos, devendo nesse caso ser protegidas; Deve ser rigorosamente proibido atirar entulhos pelas janelas ou aberturas nos pisos; O material da cobertura deve ser retirado de forma progressiva e de ambos os lados para evitar desequilbrios (da estrutura); Os materiais da cobertura, medida que so retirados devem ser descidos atravs. de caleiras e/ou com o auxlio da grua ou guincho; As peas que vo ser soltas, no devem ser arrancadas com o auxlio da grua; As telhas, placas metlicas ou de fibrocimento, no devem servir de apoio aos trabalhadores, devendo ser utilizadas tbuas de rojo; A demolio da laje s deve ser iniciada depois de se conhecerem os seus apoios e deve ser efetuada na direo paralela a esses apoios; Os trabalhadores no se devem apoiar nas paredes-mestras, que no apresentem. estabilidade e solidez adequadas, devendo executar o seu trabalho a partir de plataformas. ou andaimes externos; Devem ser referenciadas as paredes construdas com Beto de resistncia inferior e

avisados os trabalhadores envolvidos de que esses elementos iro opor menos resistncia demolio do que seria suposto; As paredes devem ser retiradas e removidas em seces facilmente transportveis, sem sujeitar os trabalhadores a esforos excessivos; As seces de parede no devem ser abaladas e deixadas ruir como uma massa nica; As escadas encastradas devero demolir-se da ponta do balano para o encastramento; Os trabalhos devem ser suspensos em dias de chuva intensa.

LIMPEZA DO TERRENO ATIVIDADES E OPERAES PRINCIPAIS RISCOS EPIS/Cuidados EPCS/Preveno

Remoo de vegetao Ataque de animais Retirar ou escorar arbustiva , com peonhentos e ferimentos solidamente rvores, ferramentas manuais. por ferramenta de limpeza. rochas, equipamentos, materiais e objetos de qualquer natureza, quando --for constatado comprometimento de sua estabilidade. Usar luvas de raspa de couro, botas de cano-longo. Remoo de vegetao Risco de acidentes com o Abafador de rudo (se Na entrada e sada do arbustiva, com veculo. necessrio), mscara terreno, sinalizar equipamento Poeiras. contra poeiras. adequadamente o local, autopropulsado. inclusive com anteparos (cavaletes) Remoo de cobertura Risco de acidentes com o Atender as Ordens de florestal com motoserra equipamento de corte. Servio OS-emitidas. --ou outro equipamento.

ESCAVAES Alm do atendimento ao regulamento da NR-18-6, deve ser atendido o disposto na NBR 9061. ATIVIDADES E OPERAES
Escavao manual ou com mquina.

PRINCIPAIS RISCOS
Risco de desabamento.

EPIS/Cuidados

EPCS/Preveno (ver anexo )

Usar capacete, bota de Pranches (escorados borracha com solado horizontalmente se Quedas em nvel e em antiderrapante. Abafador necessrio em talude diferena de nvel. de rudo, para o operador superiores a 1,20m), da mquina, se necessrio Escadas de sada de Inalao de poeiras. e Mscara contra poeiras, emergncia. Muros, quando houver excesso de edificaes vizinhas e poeira. todas as estruturas adjacentes devem ser

Escavao manual ou com mquina.

Risco de choque eltrico.

Botas impermeveis.

escoradas. O material retirado deve ficar a distncia superior metade da profundidade, medida a partir da borda do talude. Verificar a existncia de cabos eltricos subterrneos e desligar os mesmos. No permitir a entrada de pessoas no autorizadas a este local de trabalho.

DIVERSAS ATIVIDADES EPIs cuidados EPCs preveno (ver anexos) Botinas de segurana No deixar partes sem partes metlicas. vivas nas instalaes culos de proteo. provisrias. Luvas isolantes. No realizar servios em circuitos energizados. Servio autorizado somente a trabalhador qualificado. Utilizar materiais especificados no projeto. Utilizar sempre Manter sempre as vias Capacete e botina de de circulao, escadas segurana. e passagens desobstrudas. Manter os entulhos afastados da periferia das lajes

ATIVIDADES E PRINCIPAIS OPERAES RISCOS Instalaes eltricas Choque eltrico. provisrias e definitivas

Riscos diversos de Organizao e limpeza no canteiro acidentes.

Вам также может понравиться