Вы находитесь на странице: 1из 8

Sumrio

Sumrio........................................................................................................................................................................1

1.

Introduo
MATERIAIS AGREGADOS PARA COSNTRUO CIVIL

Os agregados para indstria da construo civil so os insumos mais consumidos no mundo. Dessa forma, os agregados so matrias granulares, sem volume definidos, de dimenses e propriedades adequadas para uso em obras de engenharia civil. Podem ser classificados levando-se em conta a origem, a densidade e o tamanho dos fragmentos. Com relao origem, podem ser chamados de naturais e artificiais. Naturais so os materiais que forem extrados em sua forma fragmentar, sendo esta, a forma que se encontra do material na sua rea fonte. Como exemplo de agregados naturais tem: areia e cascalho. Artificiais so os materiais que so extrados em forma de blocos e precisam passar por processos de fragmentao, como a brita e areia britada.
1

Considerando a densidade, existem agregados leves (pedra-pomes, vermiculita...); agregados normais (brita, areia, cascalho...); agregados pesados (barita, magnetita...). Quanto ao tamanho dos fragmentos, tem-se: agregados midos, os materiais com dimetro mnimo superior de 4,8mm at dimetro mximo de 0,075mm, especificada pela norma ABNT NBR 7211. Como exemplo de agregado mido tem: areias de origem natural, encontrada como fragmentos, ou resultante de britagem. Defini-se ainda agregado grado, ou pedregulho, os materiais com dimetro mnimo de 4,8mm e mximo de 152mm, especificada pela mesma norma citada anteriormente. Como exemplo de agregados grados tem: cascalho e brita. Levando em conta esse conceitos, possvel deduzir que os agregados so obtidos em rochas cristalinas ou depsitos naturais sedimentares. As propriedades fsicas e qumicas dos agregados e as misturas ligantes so essenciais para a vida das estruturas (obras) em que so usados. So inmeros os casos de falncia de estruturas em que possvel chegar-se a concluso que a causa foi seleo e o uso inadequado dos agregados.

2.

Ensaios
2.1. ANLISE GRANULOMTRICA DO AGREGADO MIDO (NB-7/39) 2.1.1. MATERIAIS O ensaio realizado com os seguintes materiais: 1 kg de areia. Peneiras da srie normal com as seguintes aberturas em mm: 0,5 - 4,8 - 2,4 - 1,2 0,6 - 0,3 - 0,15. Balana com preciso de 0,01g.
2

2.1.2. EXECUO DO ENSAIO a) A amostra seca ao ar e pesada; b) Em seguida, peneirada na srie normal de peneiras de modo contnuo at que em um minuto passe atravs de quaisquer delas, menos de 1% do peso da amostra (10g); c) O material retido em cada peneira separado e pesado; d) As pesagens devem ser feitas com aproximao de 0,1% do peso d amostra (1g); e) Se um agregado fino apresentar entre 5% e 15% de material mais grosso que 4,8 mm, ele ainda ser considerado globalmente, como agregado fino ficar retido acima de 4,8 mm, as composies granulomtricas sero consignadas separadamente. 2.1.3. RESULTADOS Resultados em anexo.

2.2. DETERMINAO DO PESO ESPECFICO ABSOLUTO DA AREIA PELO FRASCO DE CHAPMAN 2.2.1. MATERIAIS 500 g de areia grossa 2.2.2. ENSAIO Primeiramente, enche-se o frasco com gua at a marca de 200 cm3, ento coloca-se a areia. Agita-se o frasco para evitar bolhas de ar aderentes aos gros e faz-se a leitura no gargalo graduado. 2.2.3. RESULTADOS L = leitura no frasco V = volume real da areia seca
3

Ps = peso da areia seca (500g) = peso especfico absoluto da areia. Tem-se:

Em labratrio foi obtido: L = 389 ml de gua V = 500g de areia seca


Logo:

2.3. DETERMINAO DA UMIDADE DA AREIA PELO FRASCO DE CHAPMAN


2.3.1. AMOSTRA: 500g de areia mida

2.3.2. EXECUO DO ENSAIO

1)

Enche-se o frasco com gua at a marca de 200 cm3.

2) Coloca-se a areia agitando-se o frasco para eliminar bolhas de ar. 3) Faz-se a leitura final no gargalo graduado. 2.3.3. RESULTADO Chamando de:
4

L= leitura no frasco v= volume de gua (ou peso) carregada na areia V= volume real da areia seca. = peso especfico absoluto da areia. Ps = peso de areia seca h = teor de umidade Ph= peso da areia mida (500 g ). Tem-se: L = 200+ v + V onde v = h.Ps e V = Ps Calcula-se a umidade com a seguinte expresso simplificada: h = 100 [( L - 200) - 500] [500 - ( L - 200)] Para: = 2,64 g/cm3 L = 394 mm Temos: h = 100 [( 394 - 200) 2,64 - 500] = 1,5% [500 - ( L - 200)] 2,64
2.4. DETERMINAO DO PESO UNITRIO DE AGREGADOS PARA CONCRETO

EM ESTADO SOLTO (NB-214/54) 2.4.1. APARELHAGEM Balana sensvel a 0,5% do peso da amostra a ser pesada; Recipiente paralelepipdico metlico de capacidade compatvel com a seguinte tabela: Dimetro mximo do agregado (mm) 4,8 50 100 Volume (dm3) 15 20 60
5

Estufa regulvel para 110C

2.4.2. AMOSTRA Amostra a ensaiar deve ter pelo menos o dobro do volume do recipiente utilizado. Sempre que a amostra no estiver no estado seco, deve ser indicado o teor de umidade correspondente com preciso de 0,1%. 2.4.3. EXECUO DO ENSAIO a) O recipiente enchido por meio de uma concha ou p, sendo o agregado lanado de uma altura que no deve exceder 10 cm do topo; b) Devem ser tomados cuidados para prevenir uma eventual segregao das partculas que constituem a amostra; c) A superfcie do agregado alisada com uma rgua quando se tratar de agregado mido; no caso de agregado grado a superfcie regularizada de modo a compensar as salincias e reentrncias das pedras;
d)

O ensaio dever ser executado no mnimo duas vezes, no devendo haver variao de peso superior a 1%.

2.4.4. RESULTADOS O peso unitrio, expresso em kg/dm3, obtido pelo quociente: Peso mdio do recipiente cheio - tara Volume do recipiente Em laboratrio obteve-se: Vcaixa = 31,7 x 31,9 x 20,0 = 20224 cm3 = 20,224 dm3 Pcaixa = 8,600 kg Pcaixa cheia = 37,100 kg Logo:

3.

Concluso
Devido importncia destes materiais na construo civil, diversos so os ensaios para caracterizao dos agregados, sendo que entre eles esto anlise granulomtrica do agregado mido, determinao do peso especifico absoluto da areia, determinao da umidade da areia e determinao do peso unitrio de agregados para concretos em estado solto. Como esperado, atravs da analise granulomtrica do agregado mido, chegou-se a concluso deste ser composto por areia fina. O peso especfico absoluto da areia encontrado esta prximo do valor esperado (2,6 g/cm). muito importante a determinao da umidade da areia, pois esta pode influenciar na dosagem do concreto, influenciando a relao gua/cimento. Dependendo da umidade do agregado na obra e seu consequente inchamento obriga uma alterao compensatria na medida volumtrica. O peso unitrio encontrado esta dentro da faixa esperada ( 0,96 a 1,56 ). Conclui-se ser de extrema importncia a completa caracterizao dos agregados de modo a garantir a qualidade e confiabilidade dos materiais a serem utilizados nas obras.

4.

Bibliogafia

ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NB-7/39: Anlise granulomtrica do agregado mido. Rio de Janeiro, 1984. ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS. NB-214/54: Determinao de Peso unitrio de agregados para concreto em estado solto. Rio de Janeiro, 1984.

http://www.pormin.gov.br/informacoes/arquivo/agregados_minerais_propiedades_aplicabilidade_ ocorrencias.pdf

Вам также может понравиться